atividade: reflexão sobre bullying e uso consciente da internet...

8
Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio Atividade: Reflexão sobre Bullying e Uso consciente da internet Público: Sextos anos Data: 25/5/2012 Após a realização do Provão, nossos alunos do 6º ano foram convidados a participar de uma atividade sobre Bullying e explicações sobre o uso da Internet Segura.A partir desta atividade, cada turma desenvolveu atividades diversificadas sobre o assunto e algumas delas vãos conhecer agora! 161 A 1ª etapa foi fazer um levantamento sobre a caracterização do bullying e a ocorrência na escola. O que é Bullying para vocês? Os alunos pontuara: - falta de respeito - discriminação - apelidos negativos A professora então retomou: Definição de Bullying: É um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou por um grupo, com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo que é incapaz de se defender (indivíduos mais velhos, diferentes, nerds...). Em seguida, os alunos responderam a uma breve enquete: Pergunta Sim Não Você considera que já sofreu ou sofre bullying? Você já praticou ou pratica bullying? Você já presenciou a prática de bullying? Se você já testemunhou a prática de bullying, você se mobilizou? No seu colégio existe a prática de bullying? Se você respondeu a questão anterior SIM, qual o ambiente de sua escola onde o bullying é praticado com maior frequência? Após esta breve pesquisa a sala foi convidada a viver a Dinâmica - Exercício da Qualidade Exercício da Qualidade: Objetivos: 1. Conscientizar os membros do grupo para observar as boas qualidades nas outras pessoas. 2. Despertar as pessoas para qualidades até então ignoradas por elas mesmas.

Upload: lekien

Post on 08-Nov-2018

222 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio

Atividade: Reflexão sobre Bullying e Uso consciente da internet

Público: Sextos anos

Data: 25/5/2012

Após a realização do Provão, nossos alunos do 6º ano foram convidados a participar de uma atividade sobre Bullying e explicações sobre o uso da Internet Segura.A partir desta atividade, cada turma desenvolveu atividades diversificadas sobre o assunto e algumas delas vãos conhecer agora! 161 A 1ª etapa foi fazer um levantamento sobre a caracterização do bullying e a ocorrência na escola. O que é Bullying para vocês? Os alunos pontuara: - falta de respeito - discriminação - apelidos negativos A professora então retomou: Definição de Bullying: É um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou por um grupo, com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo que é incapaz de se defender (indivíduos mais velhos, diferentes, nerds...).

Em seguida, os alunos responderam a uma breve enquete:

Pergunta Sim Não Você considera que já sofreu ou sofre bullying?

Você já praticou ou pratica bullying? Você já presenciou a prática de bullying? Se você já testemunhou a prática de bullying, você se mobilizou?

No seu colégio existe a prática de bullying? Se você respondeu a questão anterior SIM, qual o ambiente de sua escola onde o bullying é praticado com maior frequência? Após esta breve pesquisa a sala foi convidada a viver a Dinâmica - Exercício da Qualidade Exercício da Qualidade: Objetivos: 1. Conscientizar os membros do grupo para observar as boas qualidades nas outras pessoas. 2. Despertar as pessoas para qualidades até então ignoradas por elas mesmas.

Processo: o animador iniciará dizendo que, na vida diária, o mais das vezes as pessoas observam não as qualidades, porém os defeitos do próximo. Nesse instante, cada qual terá a oportunidade de realçar uma qualidade do colega. Para isso: 1. O animador distribuirá uma papeleta para todos os participantes. Cada qual deverá escrever nela a qualidade que no seu entender caracteriza seu colega da direita; 2. A papeleta deverá ser completamente anônima, sem nenhuma identificação. Para isso não deve constar nem o nome da pessoa da direita, nem vir assinada; 3. A seguir o animador solicita que todos dobrem a papeleta para ser recolhida, embaralhada e redistribuída; 4. Feita a redistribuição, começando pela direita do animador, um a um lerá em voz alta a qualidade que consta na papeleta, procurando entre os membros do grupo a pessoa que, no entender do leitor, é caracterizada com esta qualidade. Só poderá escolher uma pessoa entre os participantes. 5. Ao caracterizar a pessoa, deverá dizer porque tal qualidade a caracteriza; 6. Pode acontecer que a mesma pessoa do grupo seja apontada mais de uma vez como portadora de qualidades, porém, no final, cada qual dirá em público a qualidade que escreveu para a pessoa da direita; 7. Ao término do exercício, o animador pede aos participantes depoimentos sobre o mesmo. As qualidades faladas pelos alunos foram:

- meiga - bonita - engraçado (a) - inteligente - amigável - simpática - companheira - amigo (a) - fiel - risonha - esperta

Em seguida, foram distribuídas as qualidades para o aluno adivinhar quem era a pessoa que tinha aquela qualidade. Este foi o momento mais “rico”! Não acertaram a qualidade dada com a pessoa certa, mas quando liam a qualidade e diziam a uma pessoa que achavam que era dona daquela qualidade, muitos se surpreenderam com a imagem positiva que os colegas tinham dele e se emocionaram . Não faziam ideia que “mereciam” determinada qualidade. Então foi levantado novo questionamento: o que vocês acham importante para a existência e manutenção de uma amizade? - confiança - respeito - solidariedade - companheirismo - sinceridade - amor - união - fidelidade - compaixão Concluímos: relacionamentos saudáveis = relações cordiais

Em seguida propus criarmos um remédio para “acabar” com o bullying. O aluno Leonardo Poleo desenhou numa cartolina a caixa de um remédio e em outra a bula. Os alunos gostaram muito desse trabalho, se envolveram. Agora vamos continuar investindo para que as qualidades levantadas pela 161 para que as amizades se mantenham , estejam presentes em nosso cotidiano! Profa. Maria Valéria 162 Após assistirem ao vídeo do youtube elaborado por alunos de uma escola pública sobre Bullying e refletirem sobre os slides preparados pela equipe de coordenação sobre Bullying e uso da internet segura, os alunos fizeram uma rica partilha em sala e como produto final, criaram a paródia abaixo.

Paródia da música Assim caminha a humanidade feita pelos alunos da turma Não dá pra viver desse jeito Ferindo e magoando o companheiro Com o bulling é assim Faz mal para você e também pra mim. Pra isso só se tem um jeito. Nós temos todos que mudar por dentro. Assim isso não pode ficar. Se não onde é que isso vai parar? O BULLING É RUIM NÃO DÁ MAIS PRA VIVER ASSIM, ACHANDO QUE ISSO TUDO É NORMAL, ESPALHANDO ESSE MAL. A gente tem que evoluir Pra o bulling não mais existir. Podia não ser sua intenção Mas magoou meu coração. EU SEI QUE ISSO FOI RUIM, NÃO ACHEI QUE AFASTASSE TANTO ASSIM, EU NÃO CONTEI PRA NIMGUÉM NÃO, NÃO. AGORA VIVO A SOLIDÃO. Assim Caminha A Humanidade Lulu Santos Ainda vai levar um tempo Pra fechar O que feriu por dentro Natural que seja assim Tanto pra você Quanto pra mim... Ainda leva uma cara Pra gente poder dar risada

Assim caminha a humanidade Com passos de formiga E sem vontade... Não vou dizer que foi ruim Também não foi tão bom assim Não imagine que te quero mal Apenas não te quero mais... Ainda vai levar um tempo Pra fechar O que feriu por dentro Natural que seja assim Tanto pra você Quanto pra mim... Ainda leva uma cara Pra gente poder dar risada Assim caminha a humanidade Com passos de formiga E sem vontade... Não vou dizer que foi ruim Também não foi tão bom assim Não imagine que te quero mal Apenas não te quero mais Prof. João Gilberto

163

O dia 25/05 foi muito especial, pois os alunos foram convidados a refletir sobre o fenômeno Bullying e uso seguro da internet.

164 Após assistir a uma apresentação, no auditório, sobre Bullying e Internet segura, a turma 164

participou de um momento de reflexão, em sala, sobre os temas abordados. A sala foi reunida para refletir sobre o significado do Bullying e as diferentes formas dessa prática. Em sala de aula, realizamos a leitura de algumas tirinhas do Calvin, personagem criado por Bill

Watterson, passando por situações de agressão, cometido por Moe, seu agressor. Na sequência, fizemos uma dinâmica na qual os alunos deveriam escrever as características positivas

dos seus colegas. Assim, a sala entendeu que a prática do bullying é frequente, porém não deve ser banalizada e nem esquecida.

A partir dessas reflexões, a sala produziu um cartaz com ações para combater o bullying e um lema: “Não deixe essa palavra marcar sua vida!”.

Profa. Patricia Sadaike

Na sala de aula, após a apresentação no auditório, os alunos da turma 163 partilharam suas opiniões acerca do tema. Realizam a leitura da fábula “ As Galinhas gordas e Galinhas magras”, e após a leitura,chegaram à conclusão que o Bullying é uma ação de atos repetitivos contra um ou mais indivíduos de um grupo e pode se dar de diferentes formas como:

· Xingamentos, · Ofensas; · Brigas; · Difamação na internet; · Agressões físicas, verbais e sexuais.

A partir deste momento, de forma coletiva, a classe criou dois cartazes: um com os tipos de Bullying, e outro em forma de contrato antibullying.

Os cartazes foram expostos na sala de aula para que todos possam vivenciar essa experiência no nosso cotidiano.

Profa. Juliana Sousa

165 e 166 O primeiro passo da atividade de reflexão sobre bullying aconteceu no Auditório, onde as professoras

Patrícia Marques e Josi introduziram o assunto por meio de slides preparados para este fim. Já neste momento, os alunos mostraram-se bastante receptivos em relação ao tema. Interessaram-se, principalmente, pelos slides que tratavam das consequências do bullying na vida das vítimas e das sanções que os autores de tais atos podem sofrer. Alguns alunos participaram relatando aos colegas situações de bullying sofridas por eles ou pessoas conhecidas.

Após a explanação no auditório, nos dirigimos à sala de Arte para dar continuidade ao trabalho. Conversamos um pouco sobre o que mais os interessou na apresentação anterior, algumas dúvidas foram sanadas e muitos alunos expuseram suas opiniões sobre o assunto. Foi bastante interessante notar, que muitos deles julgavam algumas práticas de bullying como uma simples brincadeira, algo que “todo mundo faz”, como eles mesmos disseram. A conclusão dessa etapa de discussão do assunto trouxe como principal aprendizado a importância de colocar-se no lugar do outro, antes de iniciar qualquer brincadeira que possa ofender e magoar.

Em seguida, nos dirigimos ao pátio e fizemos uma grande roda com as duas salas. Iniciamos, então, a dinâmica chamada Exercício da Qualidade. Nesta dinâmica, cada aluno recebe um papel em branco, em que deverá escrever uma qualidade da pessoa que está sentada a sua direita. Esses papéis foram recolhidos por mim e, após voltarmos à sala de Arte, cada um dos alunos sorteava um dos papéis, que haviam sido postos em um saco plástico, lia a qualidade ali escrita e dizia quem considerava merecedor de tal atributo.

A dinâmica foi muito proveitosa, pois os alunos puderam perceber que, diferente do que ocorre no bullying, ressaltar as qualidades dos colegas e ter as suas próprias valorizadas era muito mais divertido! Ninguém ficou sem receber pelo menos uma qualidade, pois, ao final da dinâmica, cada um dos alunos teve que revelar qual predicado havia dado, a princípio, para o colega que estava a sua direita. Muitos deles quiseram guardar os papéis recebidos com suas características como se fosse um presente recebido. Fechamos a dinâmica com a conclusão de que é muito melhor valorizar e ser valorizado pelo que temos de bom e, o mais importante, que todos nós somos pessoas especiais e cheias de qualidade.

Como atividade final, pedi aos alunos que criassem slogans de campanhas contra o bullying. Os alunos mostraram-se muito interessados e alguns começaram a produzir trabalhos muito bem feitos. Infelizmente, o tempo não foi suficiente para que conseguissem terminar a proposta da campanha, que deverá ser finalizada, posteriormente, em aula. Exercício da Qualidade: Objetivos: 1. Conscientizar os membros do grupo para observar as boas qualidades nas outras pessoas. 2. Despertar as pessoas para qualidades até então ignoradas por elas mesmas. Processo: o animador iniciará dizendo que, na vida diária, o mais das vezes as pessoas observam não as qualidades, porém os defeitos do próximo. Nesse instante, cada qual terá a oportunidade de realçar uma qualidade do colega. Para isso: 1. O animador distribuirá uma papeleta para todos os participantes. Cada qual deverá escrever nela a qualidade que no seu entender caracteriza seu colega da direita; 2. A papeleta deverá ser completamente anônima, sem nenhuma identificação. Para isso não deve constar nem o nome da pessoa da direita, nem vir assinada; 3. A seguir o animador solicita que todos dobrem a papeleta para ser recolhida, embaralhada e redistribuída; 4. Feita a redistribuição, começando pela direita do animador, um a um lerá em voz alta a qualidade que consta na papeleta, procurando entre os membros do grupo a pessoa que, no entender do leitor, é caracterizada com esta qualidade. Só poderá escolher uma pessoa entre os participantes. 5. Ao caracterizar a pessoa, deverá dizer porque tal qualidade a caracteriza; 6. Pode acontecer que a mesma pessoa do grupo seja apontada mais de uma vez como portadora de qualidades, porém, no final, cada qual dirá em público a qualidade que escreveu para a pessoa da direita; 7. Ao término do exercício, o animador pede aos participantes depoimentos sobre o mesmo.

Profa.Vanessa Paternostro