atividade final 2012

11
ATIVIDADE ATIVIDADE FINAL FINAL DArLI DArLI CorrêA CorrêA MArINho MArINho EE EE ProFº EDEVALDo ProFº EDEVALDo PErAssI PErAssI CUrso CoNhEÇA A CUrso CoNhEÇA A orQUEsTrA NA sALA sÃo orQUEsTrA NA sALA sÃo PAULo 2012 PAULo 2012

Upload: darli-correa-marinho

Post on 09-Jul-2015

2.731 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Atividade final 2012

ATIVIDADE ATIVIDADE FINALFINALDArLI DArLI CorrêA CorrêA MArINhoMArINho

EE EE ProFº EDEVALDoProFº EDEVALDo PErAssIPErAssI

CUrso CoNhEÇA A CUrso CoNhEÇA A orQUEsTrA NA sALA sÃo orQUEsTrA NA sALA sÃo PAULo 2012PAULo 2012

Page 2: Atividade final 2012

sEQUêNCIA Dos sEQUêNCIA Dos TrABALhosTrABALhos

Já havia começado a passar algumas atividades antes do curso começar , pois tinha feito o curso no ano passado e já tinha alguma ideia do que mostrar.

Apresentei aos alunos do 1° ano do ciclo I os seguintes vídeos ; Instrumentos de orquestra e o aprendiz de feiticeiro da Disney , retirados da internet . Observei que a maioria dos alunos não conheciam nem os instrumentos nem o som deles , conheciam mais os instrumentos populares.

Page 3: Atividade final 2012
Page 4: Atividade final 2012

Após o primeiro encontro , aonde a professora Viviane Beineke demonstrou a brincadeira com copos , juntei o material necessário , com a ajuda dos alunos e dos professores da escola .

Comecei a ensinar os ritmos , primeiro corporal , mostrando que cada parte do corpo tem um som diferente , dependendo do local aonde se bate .

Retirei as partituras rítmicas da Apostila oferecida na aula presencial , Rabo do Tatu e Zabelinha e utilizei os mesmos ritmos com algumas adaptações no tempo com a música Ciranda da Rosa Amarela .

Page 5: Atividade final 2012

o Inclui nos ritmos com copos a música africana Obwisana

retirada do Site www.pragentemiuda.org , devido a semana da Abolição dos Escravos

A atividade é feita fazendo os ritmos em roda ,e trocando os copos ou outro material com os alunos , depois senta-se

um de frente ao outro trocando o copo cruzando os braços

Vídeos

Page 6: Atividade final 2012

Áudio da música Áudio da música obwisana obwisana

Page 7: Atividade final 2012

Projeto de Projeto de matemática matemática

emaiemaio Foi solicitado que eu

trabalhasse paralelamente com esse projeto , passei o filme Donald no Pais da Matemágica , aonde é explicado a origem da Música e da Matemática e como Pitágoras descobriu uma maneira mais fácil de escrever a música.

Page 8: Atividade final 2012

evento didático 30/03/2012o Gostei muito do roteiro

preparado pelo Maestro João Carlos Martins , falando sobre danças , antes da apresentação eu já havia comentado a respeito dos problemas enfrentados pelo maestro com as mãos ,e porque dele ter ido estudar regência .

o Quando meus alunos observaram que o maestro não tinha movimento na mão esquerda e como ele tocou piano no final , ficaram impressionados com a força de vontade dele.Depois fiquei sabendo por uma aluna que viu uma reportagem na TV , que o Maestro havia sido operado para melhorar o movimento da mão . Fiquei feliz pelo Maestro e pela aluna ter se interessado pelo assunto e ter vindo me contar .

Page 9: Atividade final 2012

o A única coisa percebi , é que no roteiro não foi colocada a música Pequena Serenata Noturna de Mozart , que o maestro usou para explicar para as crianças que existem músicas clássicas mais populares e até pediu para 4 alunos "regerem“ a Orquestra pra ele , o começo desta obra.

Dia Do evento

esperanDo para entrar

Page 10: Atividade final 2012

o A Valsa do Artista , que estava no programa não foi A Valsa do Artista , que estava no programa não foi tocada.tocada.

o No final o Maestro tocou o tema do Filme Cinema No final o Maestro tocou o tema do Filme Cinema Paradiso , ( do compositor Ennio Morricone ) que não Paradiso , ( do compositor Ennio Morricone ) que não estava programado , foi o ponto alto do espetáculo , estava programado , foi o ponto alto do espetáculo , pois deu pra perceber que apesar das dificuldades , a pois deu pra perceber que apesar das dificuldades , a música está dentro da alma de João Carlos Martinsmúsica está dentro da alma de João Carlos Martins

Page 11: Atividade final 2012

AgrAdecimentos:AgrAdecimentos:

Aos professores : Fábio , Sandra Cristina , Sandra Aparecida e Eliana Domingues pela paciência e cooperação com o meu trabalho .A Direção da EE Professor Edevaldo Perassi , Diretora : Noelma Bitencourt FiordolivaVice Diretora : Vilma Aparecida VendraminiCoordenador Ciclo I : Domingos Alfredo de Moraes .Que incluíram esse trabalho no planejamento escolar .