ati geo7 uni1 o territorio brasileiro

6
 1  Sugestão de Atividades – Geografa 7º ano – Unidade 1 1. Leia o texto a seguir e responda: Por cima do Tratado de Tordesilhas  A cidade d e Guaíra é hoje um discreto centro prod utor de soja com 30 000 habitan tes, 680 quilô- metros a oeste de Curitiba, no Paraná. Em 1600, no entanto, tinha importância estratégica. Cha- mava-se Ciudad Real del Guayra e era capital da província de Guayrá, subordinada a Assunção, capital do Vice-Reinado do Prata espanhol. O Guayrá abrangia 80% do atual território paranaen- se. Localizada dentro das terras atribuídas à Espanha pelo T ratado de Tordes ilhas – que em 1492 dividira os territórios espanhóis e portugueses na América – a província abrigava vilas espanho- las e doze missões jesuíticas, que congregavam grande parte dos índios guaranis da região. Era uma verdadeira mina de escravos para os paulistas, já que os guaranis eram um povo agrícola que falava um idioma semelhante à língua geral de São Paulo. Só que os padres e fazendeiros espanhóis impediam o acesso dos índios aos colonos portugueses. Por isso, os moradores de São Paulo defendiam abertamente uma invasão militar da região. Mas Portugal insistia em man- ter uma política de boa vizinhança com os espanhóis e respeitar a fronteira. Foram os próprios castelhanos que cutucaram a onça primeiro e vieram apresar índios perto de São Paulo. Era a desculpa que os bandeirantes esperavam. Em 1619, um exército de 2 000 ín- dios e 900 mestiços invadiu aldeias e missões no Guairá, capturando guaranis. Hordas foram en- viadas acorrentadas para São Paulo. Era o começo do fm do T ratado de Torde silhas. Nos anos seguintes o território das missões sofreu na mão dos bandeirantes. Logo as expedições militares que partiam de São Paulo passaram a atacar também as missões de T ape, conquistan- do a maior parte das terras que séculos depois formaria o atual Estado do Rio Grande do Sul, além das missões do Itatim, hoje no sul do Mato Grosso do Sul. Segundo o historiador John Mon- teiro, até 1641 os paulistas destruíram entre onze e catorze missões jesuíticas espanholas. Cada uma tinha entre 3 000 e 5 000 índios, o que daria entre 33 000 e 55 000 índios escravizados. Nesse apresamento, os bandeirantes tiveram um auxiliar poderoso: as epidemias contraídas pe- los índios dos espanhóis, uma vez aldeados nas missões. “Muitas vitórias dos bandeirantes no Guayrá podem ter ocorrido porque os guaranis j á estavam enfraquecidos pelas doenças”, ressalta o arqueólogo Francisco Noelli, da Universidade Federal de Maringá, no Paraná.  Revista Superinteressante . Ed. 151, abr. 2000, p. 30-31.

Upload: maisa-andrade

Post on 17-Jul-2015

550 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Sugesto de Atividades Geografia 7 ano Unidade 11. Leia o texto a seguir e responda: Por cima do Tratado de Tordesilhas A cidade de Guara hoje um discreto centro produtor de soja com 30 000 habitantes, 680 quilmetros a oeste de Curitiba, no Paran. Em 1600, no entanto, tinha importncia estratgica. Chamava-se Ciudad Real del Guayra e era capital da provncia de Guayr, subordinada a Assuno, capital do Vice-Reinado do Prata espanhol. O Guayr abrangia 80% do atual territrio paranaense. Localizada dentro das terras atribudas Espanha pelo Tratado de Tordesilhas que em 1492 dividira os territrios espanhis e portugueses na Amrica a provncia abrigava vilas espanholas e doze misses jesuticas, que congregavam grande parte dos ndios guaranis da regio. Era uma verdadeira mina de escravos para os paulistas, j que os guaranis eram um povo agrcola que falava um idioma semelhante lngua geral de So Paulo. S que os padres e fazendeiros espanhis impediam o acesso dos ndios aos colonos portugueses. Por isso, os moradores de So Paulo defendiam abertamente uma invaso militar da regio. Mas Portugal insistia em manter uma poltica de boa vizinhana com os espanhis e respeitar a fronteira. Foram os prprios castelhanos que cutucaram a ona primeiro e vieram apresar ndios perto de So Paulo. Era a desculpa que os bandeirantes esperavam. Em 1619, um exrcito de 2 000 ndios e 900 mestios invadiu aldeias e misses no Guair, capturando guaranis. Hordas foram enviadas acorrentadas para So Paulo. Era o comeo do fim do Tratado de Tordesilhas. Nos anos seguintes o territrio das misses sofreu na mo dos bandeirantes. Logo as expedies militares que partiam de So Paulo passaram a atacar tambm as misses de Tape, conquistando a maior parte das terras que sculos depois formaria o atual Estado do Rio Grande do Sul, alm das misses do Itatim, hoje no sul do Mato Grosso do Sul. Segundo o historiador John Monteiro, at 1641 os paulistas destruram entre onze e catorze misses jesuticas espanholas. Cada uma tinha entre 3 000 e 5 000 ndios, o que daria entre 33 000 e 55 000 ndios escravizados. Nesse apresamento, os bandeirantes tiveram um auxiliar poderoso: as epidemias contradas pelos ndios dos espanhis, uma vez aldeados nas misses. Muitas vitrias dos bandeirantes no Guayr podem ter ocorrido porque os guaranis j estavam enfraquecidos pelas doenas, ressalta o arquelogo Francisco Noelli, da Universidade Federal de Maring, no Paran. Revista Superinteressante. Ed. 151, abr. 2000, p. 30-31.1

Sugesto de Atividades Geografia 7 ano Unidade 1a) Qual o significado do ttulo da matria? b) Que importantes agentes da conquista do territrio brasileiro so citados no texto? A tabela abaixo ser utilizada nas atividades 2, 3, 4 e 5.Brasil Porcentagem dos domiclios particulares permanentes com renda mdia inferior a 1 salrio mnimo (2008) Unidades da Federao Rondnia Acre Amazonas Roraima Par Amap Tocantins Maranho Piau Cear Rio Grande do Norte Paraba Pernambuco Alagoas Sergipe Bahia Minas Gerais Esprito Santo Rio de Janeiro So Paulo Paran Santa Catarina Rio Grande do Sul Mato Grosso do Sul Mato Grosso Gois Distrito Federal Domiclios particulares (%) 12,84 15,25 10,82 14,18 14,82 10,27 16,87 21,83 26,46 22,49 18,68 23,72 24,58 30,82 23,03 24,1 11,1 9,41 7,65 5,21 8,06 4,34 7,75 9,39 9,50 11,05 5,64 tabela/protabl.asp?c=1941&z=t&o=1&i=P, Acesso em: 27 jan. 2010. 2

Fonte: IBGE Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios, 2008. Disponvel em: http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/

Sugesto de Atividades Geografia 7 ano Unidade 12. Separe as Unidades da Federao no quadro abaixo, de acordo com os intervalos de dados indicados nas colunas: Unidades de Federao com porcentagem de domiclios com renda mdia inferior a 1 salrio mnimo (2008). 4,00 a 8,00 8,01 a 12,00 12,01 a 16,00 16,01 a 20,00 Mais de 20

3. Agora, pinte a legenda abaixo, orientando-se pelas cores indicadas e pelo intervalo de dados da questo anterior: Legenda: % de domiclios 4,00 a 8,00 (amarelo claro) 8,01 a 12,00 (amarelo escuro) 12,01 a 16,00 (laranja) 16,01 a 24,00 (vermelho claro) Mais de 24,01 (vinho)

3

Sugesto de Atividades Geografia 7 ano Unidade 1

4. Pinte o mapa de acordo com a legenda da questo 3 :

Fonte: IBGE Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios, 2008. Disponvel em: http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/ tabela/protabl.asp?c=1941&z=t&o=1&i=P,Acesso em: 27 jan. 2010.

5. Considerando que o objetivo das trs atividades anteriores foi a regionalizao do espao, responda: a) Em qual direo do mapa (considerando os pontos cardeais ou colaterais) encontramos os Estados com piores ndices de rendimento? b) Em qual direo do mapa encontramos os Estados com melhores ndices de rendimento? c) Como voc faria para regionalizar o espao brasileiro atravs do critrio de rendimento familiar? Estabelea regies semelhantes e indique suas caractersticas:4

Sugesto de Atividades Geografia 7 ano Unidade 1

6. Observe as semelhanas e diferenas entre os dados visualizados no mapa dos domiclios com salrios inferiores a um salrio mnimo e as caractersticas dos complexos regionais: Quais as semelhanas encontradas entre os dois mapas em relao aos indicadores sociais apresentados? 7. Preencha as lacunas com o nome das principais regionalizaes em suas respectivas singularidades:

DO IBGE - GEOECONMICA - DO PROFESSOR MILTON SANTOS

a) A regionalizao _________________________ considera as caractersticas naturais, histricas e econmicas , sem se ater s delimitaes das fronteiras polticas interestaduais. b) Na regionalizao ________________________, alm das regies Amaznica, Nordeste e Centro-Oeste, acrescentada a Regio Concentrada, aquela em que h investimentos em desenvolvimento cientfico e tecnolgico aplicado a modernas formas de agricultura, indstria e servios. c) A regionalizao ________________________ considera as caractersticas histricas da ocupao do nosso pas, com base em critrios naturais e socioeconmicos, respeitando os limites dos Estados. 8. Na regionalizao geoeconmica, alguns Estados fazem parte de mais de uma regio. So esses: a) ( ) Mato Grosso do Sul, Piau, Minas Gerais, Bahia; b) ( ) So Paulo, Bahia, Par. Gois; c) ( ) Par Tocantins, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Maranho; d) ( ) Bahia, Maranho, Piau, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso. 9. Com base na resposta correta da questo anterior, identifique as regies geoeconmicas dos respectivos Estados:

5

Sugesto de Atividades Geografia 7 ano Unidade 1

10. A sequncia das seguintes imagens reflete quais aspectos do territrio brasileiro?

a) ( ) As diferentes paisagens ao longo de sua extenso longitudinal. b) ( ) As diferentes paisagens naturais em decorrncia de diferentes fusos-horrios. c) ( ) As variaes nas suas paisagens naturais, em decorrncia da grande extenso latitudinal. d) ( ) As variaes nas paisagens naturais em decorrncia da sua grande extenso territorial, no sentido leste-oeste.

6