astronomia - files.mundodasespecialidades.com.br

27
! Ministério dos Aventureiros Igreja Adventista do Sétimo Dia C L U B E D E A V E N T U R E I R O S ASTRONOMIA Nº 24 Ano 9/2021 1ª Edição ATIVIDADES RECREATIVAS

Upload: others

Post on 04-Feb-2022

6 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

!

Ministério dos AventureirosIgreja Adventista do Sétimo Dia

CLUBE DE AVENTUREIROS

ASTRONOMIA

Nº 24Ano 9/2021

1ª Edição

ATIV

IDA

DES R

ECREA

TIVA

S

!

EXPEDIENTE

QUEM ESCREVE

www.mundodasespecialidades.com.br

mundodasespecialidades

[email protected]

@mundodasespecialidades

AVENTUREIROS

Meu nome é Rafael Oliveira, faço parte da liderança dos Aventureiros há 19 anos. Fui investido líder de aventureiros, desbravadores e jovens, já atuando em diversas funções do clube. Além da coordenação, fui conselheiro, secretário, capelão e diretor de clube nas associações Rio Sul, Rio Fluminense, Planalto Central e Sul-Riograndense. Hoje sou membro batizado da IASD Freguesia e trabalho como psicopedagogo, educador, consultor educacional e coordenador pedagógico aqui no Rio de Janeiro. Este ministério é a minha grande paixão, principalmente a parte de instrução/ensino e com grande alegria faço parte desse projeto para líderes que buscam por amor a Jesus fazer o seu melhor para os nossos clubes e para Deus.

Rafael Oliveira

2

1ª Edição: Disponível emwww.mundodasespecialidades.com.br

Direção Geral: Pedro Paz; Rossalles Freitas e Victor ArielSecretária: Sabrina RodriguesEquipe de Coordenadores:Claudio Henrique | ColunasAdeline Bello | PublicidadeDaniel Vinícius | Guias de DesbravadoresKaiio Victor | DiagramaçãoMaira Cardoso | Linguística PortuguêsNalva Martins | Guias de AventureirosNeto Sputinyk | WebRonald Vásquez | Linguística Espanhol

Revisão Linguística: Camila PerrudDiagramação e Edição: Leonardo AndradeAutor: Rafael Oliveira

CONTATO +55 81 9 9835-8482

DIREITOS RESERVADOS: A reprodução total ou parcial deste material por qualquer meio, assim como a tradução ou difusão dos conteúdos do site Mundo das Especialidades fi ca proibida, salvo se realizada a expressa referenciação ao site e seus autores. Todos os direitos são reservados para o site Mundo das Especialidades.

IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA MINISTÉRIO DOS AVENTUREIROS Recife, PE, maio 2021

QUEM ESCREVE

O Clube de Aventureiros é um dos departamentos que mais cresceu na última década na Igreja Adventista do Sétimo Dia, assim como é uma das maiores organizações do mundo. As especialidades são uma das grandes partes desse programa. O objetivo das especialidades é o desenvolvimento físico, mental e espiritual das nossas crianças, além de despertar os talentos individuais que até então podem estar ocultos e expandir o conhecimento de mundo de cada um dos membros do clube.

A especialidade de Astronomia nos mostra uma das grandes maravilhas criadas por Deus, um pouco da sua imensa criatividade e como podemos compreender um pouco sobre o universo. Essa é uma das especialidades mais queridas pelas crianças e apresenta um pouco do olhar do maior artista da história.

Sobre a Especialidade

Especialidade de Astronomia:

“E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas” (Gênesis 1:16).

“Procurai o que faz o Sete-estrelo e o Orion e torna

a sombra da noite em manhã, e faz escurecer o dia como a noite, que chama as águas do mar, e as derrama sobre a terra; o SENHOR é o seu

nome” (Amós 5:8).

“Assim diz o SENHOR, que dá o sol para luz do dia, e as ordenanças da lua e das

estrelas para luz da noite, que agita o mar, bramando as suas

ondas; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome”. (Jeremias 31:35).

“O que fez a Ursa, o Órion, e o Sete-estrelo, e as recâmaras do sul” (Jó 9:9).

3

desafioPara Decora

r !

4

Astronomia é a ciência que estuda o universo, corpos celestes e todo o espaço. A astronomia também analisa o movimento dos astros, a sua posição e movimentos.

A astronomia é uma ciência antiga e respeitada, já a astrologia é uma pseudociência (ciência falsa) apoiada por religiões ligadas à feitiçaria que estabelecem uma relação entre os astros e os acontecimentos terrestres.

Deus é o criador da astronomia, já que foi o criador das estrelas e vemos na Bíblia homens que estudaram o movimento dos corpos celestes,

inclusive podemos pela astronomia estudar um pouco sobre o poder imenso de Deus. A Bíblia inclusive nos encoraja a estudar o espaço, já Deus proíbe a prática da astrologia, já que condena a adivinhação e predição do futuro. A astronomia é uma ciência real, mas a Bíblia é bem clara que as estrelas e o movimento da Terra não têm relação com a personalidade e nem direciona o destino das pessoas.

O que é Astronomia

Diferença entre Astronomia e Astrologia

é bem clara que as estrelas e o movimento da Terra não têm relação com a personalidade e nem direciona o destino das pessoas.

5

É nada mais que uma estrela que queima, não de fogo comum (como muitos pensam), mas através de fusões termonucleares que ocorrem no interior da estrela mais famosa da nossa galáxia. Essa matéria se torna energia. Só para ter ideia, a massa do sol apresenta 99,8% de toda a massa do Sistema Solar, o tamanho de 333 mil planetas Terra, muito maior que Júpiter, Saturno etc.

São aproximadamente 300 mil quilômetros por segundo. Só para ter ideia, entre o sol e a terra há cerca de 384 mil km, então a luz chega aqui em um pouco mais do que um segundo. Se você pudesse viajar na velocidade da luz, você daria cerca de sete voltas em torno da Terra em um segundo, uma viagem de São Paulo a Nova York duraria 0,03 segundos.

O que é o sol?

Qual é a velocidade da luz?

Jogo das Curiosidades

6

Não, não é uma estrela, mas meteoros. Essas rochas são atraídas pela gravidade da terra e ao se aproximarem há um atrito tão forte contra o ar que o aquece e produz o brilho tão famoso.

Cada planeta tem uma cor de céu, por exemplo Marte tem uma aparência meio rosada, meio alaranjada com um pôr do sol azulado, ao invés do avermelhado da Terra. Tudo depende de uma sequência de fatores, como a atmosfera ou a falta dela.

O que é uma estrela cadente?

Qual é a cor do céu nos outros planetas?

7

A lua interfere muito na terra, não é apenas um enfeite no céu. As marés oceânicas ajudam os níveis da água do mar a subirem e descerem dependendo da posição da lua no céu.

Sim. Em alguns planetas gasosos como Júpiter, Saturno, Urano e Netuno pode sim existir chuva de diamantes.

Curiosidade sobre a lua:

Existe chuva de diamante?

8

São planetas com um núcleo rochoso pequeno e com uma tremenda força de gravidade, então os gases são atraídos para o centro do planeta. A principal característica desses planetas é a sua composição de gases, como hélio e hidrogênio. Normalmente são planetas maiores que os rochosos. Já Terra, Mercúrio, Vênus e Marte são planetas rochosos, planetas com superfície.

Cada planeta tem uma realidade diferente com relação a muitas coisas, inclusive a temperatura. Nos planetas gasosos, a temperatura pode chegar a cem graus negativos (como Júpiter), 140 graus negativos (como Saturno) ou até 218 graus negativos (como Netuno).

O que são planetas gasosos?

A temperatura nos planetas gasosos é diferente?

9

100º C durante o dia lunar e -175º C à noite. Inclusive por isso, quando os astronautas foram à lua, foi necessário um estudo bem rigoroso para saber onde pousar e quando pousar.

Poeira de rochas e gelo.

E a temperatura da lua?

Qual é o material dos anéis dos planetas?

10

Sempre ouvimos falar que é impossível contar as estrelas desde criança, mas segundo cálculos feitos por astrônomos, há cerca de 200 e 400 bilhões de estrelas, mas aqui da Terra podemos enxergar somente cerca de 8.500.

Em Netuno demoraria muito para você completar um ano ao redor do sol, na verdade levaria precisamente 163 anos terrestres.

Já contou as estrelas?

Um planeta bem lento:

Uma bola esférica de rocha e/ou gás que orbitauma estrela.

Planeta

Agrupamentos de estrelas ligadas por linhas imaginárias usadas para representar objetos, animais, etc.

Constelações

Volume de espaço em que a gravidade é tão grande que nada lhe pode escapar, nem mesmo

a luz. Pensa-se que os buracos negros se formam quando estrelas grandes morrem.

Buraco Negro

As galáxias são aglomerados em forma de espiral, de estrelas, meteoróides, planetas e diversos outros corpos espaciais. Um exemplo é a Via

Láctea, a galáxia em que nós vivemos.

Galáxia

Esferas de gás que produzem energia no centro porreações nucleares.

Estrelas

11

Termos Importantes

12

O Sistema Solar é o conjunto de planetas que incluem a Terra e todos esses planetas orbitam o sol. Já falamos, por exemplo, que o sol é uma estrela e possui cerca de 98,8% de toda a massa do nosso sistema solar. O nosso sol e todo o nosso Sistema Solar fazem parte de uma galáxia, que se chama Via Láctea.

Os planetas do nosso sistema solar são os seguintes:

Tudo que existe, incluindo toda a matéria, espaço e o tempo.

Universo

Instrumento para observar objetos distantes.

Telescópio

Sistema Solar

13

Abaixo você verá mais características dos planetas citados na gravura acima, na ordem do sol até a outra “ponta” do sistema solar:

Planeta mais próximo do sol e menor de todos do nosso sistema solar, esse também é o planeta mais rápido, já que um ano lá (giro completo ao redor do Sol) é equivalente a 88 dias daqui da Terra. Em compensação, um dia solar do planeta dura 2 anos terrestres.

A sua formação é de basicamente ferro e a sua temperatura supera os 400°C (e você aí reclamando do calor no Brasil, não é?) e pode ser visto a olho nu no início da manhã ou no fim da tarde pela sua proximidade com o Sol.

Mercúrio

Esse é o segundo planeta mais próximo do sol. Vênus é o planeta mais brilhante do nosso céu, tanto que ele também é chamado de Estrela d’Alva, Estrela Matutina ou Vespertina, aparente no céu antes do amanhecer e logo depois do entardecer. Esse é o único planeta a rotacionar no sentido horário, então lá o Sol nasce no oeste e se põe no leste, ao contrário da Terra, por exemplo.

O planeta é coberto por nuvens de poeira que refletem a luz solar, por isso consegue ser ainda mais quente do que Mercúrio, chegando a 460ºC, sendo o planeta mais quente do sistema solar. Esse também é o planeta mais próximo da Terra.

Vênus

O terceiro planeta do Sistema Solar, o único que apresenta água em estado líquido e oxigênio em sua atmosfera. O movimento de rotação da Terra dura 23 horas, 56 minutos e 04 segundos e o ano terrestre é de aproximadamente 365 dias e 6 horas. O único planeta do nosso sistema solar que possui condições para vida. Apesar das diversas temperaturas, a temperatura média da Terra é de 14ºC.

Terra

14

O famoso planeta vermelho é o segundo menor planeta do nosso sistema solar. Esse planeta tem duas luas em sua órbita, chamadas Fobos e Deimos. Sua cor é devido a presença de óxido de ferro na sua superfície

O ano em Marte dura 687 dias terrestres e o dia marciano é muito parecido com o da Terra, 24 horas e 35 minutos. Sua temperatura média é de -63ºC, mas a sua temperatura pode variar de -140°C a 25°C dependendo do lugar e horário. Esse é o quarto planeta do sistema solar.

Marte

Júpiter é o primeiro dos gigantes gasosos dessa lista e também é o maior planeta do Sistema Solar, 120 vezes maior do que a Terra. Formado principalmente pelos gases hidrogênio, hélio e metano e, ainda, por um pequeno núcleo sólido no interior.

A temperatura média do planeta é de -108ºC.

Um ano por lá é 11,86 anos terrestres e o dia tem a duração de 9 horas e 50 minutos. Júpiter possui 79 luas, a maior delas é Ganimedes.

Júpiter

Um dos planetas que mais causa fascínio em crianças e adultos, Saturno é o segundo

maior planeta do Sistema Solar e é famoso pelos anéis formados principalmente por gelo e poeira cósmica. O diâmetro do planeta é de cerca de 100.000 km e nos anéis chega a 270.000 km. Sua temperatura média é de -139ºC. Também é um planeta gasoso.

Saturno

15

Urano também é conhecido como o “Gigante de Gelo”, também é um planeta gasoso e a sua atmosfera é constituída, principalmente, de hidrogênio, hélio e metano, com muita formação de gelo. É o planeta com a superfície mais fria do Sistema Solar, sua temperatura média é de -220ºC.

A duração do ano de Urano é de 84 anos terrestres e o dia possui 17 horas e 14 minutos.

Por conta de sua posição tão distante do Sol, seus polos passam 42 anos (terrestres) iluminados seguidos de 42 anos de escuridão.

Urano

Finalmente, o último planeta do Sistema Solar, o mais distante do sol e também um gigante gasoso. Possui os ventos mais fortes do Sistema Solar, chegando a 2.000 km/h, superior a velocidade de um carro de fórmula 1 (372 km/h) ou até mesmo de um avião da Boeing (840 km/h)

O dia de Netuno dura cerca de 17 horas terrestres e o ano 164,79 anos na Terra. Sua temperatura média é de -201ºC. O planeta tem 14 luas (com formatos diferenciados) e embora não seja muito visível e estudado, também possui anéis ao seu redor.

Netuno

16

UMA VIAGEM AO TAMANHO DO UNIVERSO

Já falamos que mais de 98% da massa do nosso sistema solar é o nosso sol. E qual é o tamanho do nosso mundo em comparação com o universo?

Vamos falar inicialmente do segundo astro mais visível para nós. Depois do sol, obviamente pensamos na lua. Abaixo vemos a distância entre a lua e a Terra. Sim, inicialmente pode até parecer pouca coisa...

Mas não é pouca coisa não, são cerca de 384.400 km. Para ficar mais fácil de entender, nesse espaço caberiam todos os outros planetas do sistema solar enfileirados:

17

Mesmo assim a Terra é muito bem visívelda Lua:

E ainda menos visível de Saturno:

E menos visível de Marte:

Mas já vimos aqui que existem planetas muito maiores que a Terra. Só para ter ideia, Júpiter é tão grande que essa mancha verde aí representa o tamanho só da nossa América do Norte com relação ao famoso planeta gasoso:

18

Ah, você prefere comparar o tamanho de toda a Terra? Eis abaixo:

Mas como você já sabe, nada se compara ao tamanho do Sol. Abaixo veja uma comparação do tamanho do sol com os demais planetas do Sistema Solar:

19

Mesmo assim o sol é muito inferior ao tamanho de outras estrelas, como por exemplo a

Estrela Sirius:

E claro, Sirius é muito menor do que a sequência de exemplos de estrelas abaixo:

20

E a Canis Majoris não é a maior estrela. Temos, por exemplo, a Uy Scuti, que é bem maior e já estava sendo considerada a maior estrela conhecida pelos astrônomos, até vir a STEPHENSON 2-18 e ultrapassá-la, no momento ainda sendo estudada.

Pois bem! Já vimos que o universo é enorme, mas o mais impressionante disso tudo é a importância que você tem para Deus. Mesmo Deus tão longe em um ambiente tão infinito, Ele ouve as suas orações, os seus pedidos e até mesmo veio a esse mundo para literalmente morrer por você. Sabe por quê? Porque para Deus, mesmo com tantos planetas, estrelas e coisas incríveis, você é a coisa mais preciosa para Ele. E esse Deus está preparando uma cidade incrível e um dia ele trará essa cidade até aqui e nós poderemos viver com o criador do universo na cidade Dele. Quer bênção maior? Amém!

Decore:

Diferença entre

As estrelas têm luz própria, elas piscam e por isso seu brilho é cintilante. Já os planetas apenas refletem a luz do Sol, sendo assim, seu brilho é fixo.

Os planetas orbitam o Sol, enquanto os satélites naturais orbitam os planetas, logo a lua é um satélite da Terra. Com exceção dos planetas Mercúrio e Vênus, todos os demais integrantes do Sistema Solar têm satélites naturais, isso porque os dois citados são muito pequenos para terem um satélite. Já Júpiter tem 79 satélites naturais, enquanto Saturno possui 82 conhecidos hoje pelo homem.

Planeta e Estrela

Planeta e Satélite (natural)

Já estudamos o que é uma constelação, agora vamos mostrar alguns exemplos práticos.

O céu do Brasil é privilegiado. Algumas das principais constelações austrais podem ser vistas quase que de todo o território. Veja como identifi cá-las:

21

Constelação Parte 01

Encontrando as “Três Marias” fi ca mais simples de enxergar a constelação. Ela faz parte da formação do Cinturão de Órion. Ela pode ser vista praticamente de qualquer lugar do mundo, mas é mais visível no verão.

Constelação de Órion

Fácil de ser encontrada entre os meses de março e abril. Não são tão brilhantes como tantas outras por apresentarem corpos celestes opacos. Contudo, pode ser vista do hemisfério celestial sul.

Hidra

No mês de agosto fi ca fácil de encontrar a formação. Ao observar os céus e perceber uma estrela em tom avermelhado, lá estará a constelação.

Escorpião

22

Órion tem em seu centro as famosas “Três Marias”. A estrela laranja no topo (seta) é a popular e brilhante estrela Betelgeuse, à sua direita, Bellatrix, no canto inferior, descendo em linha reta, Rígel e, à sua esquerda, Saiph, que formam o quadrilátero principal da constelação. No topo da imagem, com brilho menor, Meissa.

Em seu centro, as três marias, que se chamam Alnitak, Alnilam e Mintaka, três estrelas de brilho similar alinhadas que constituem o Cinturão de Órion.

A Constelação de Órion e as suas estrelas:

Essa possui um formato bem característico, portanto é bem simples de se encontrar no céu.

Cruzeiro do Sul

Parte de uma das principais constelações: a de escorpião. Basta apenas encontrar o “rabo” do animal que a pequena formação estará lá.

Coroa Austral

23

Constelação Parte 02

Pégaso

Escorpião

Cisne

Aquário

Águia

Gêmeos

24

Para identifi car os movimentos observados no céu, os astrônomos da antiguidade criaram regiões que eram, basicamente, desenhos formados ao ligar as estrelas no céu, como numa brincadeira de ligar os pontos. Esses desenhos poderiam ser usados como referências e receberam o nome de constelações.

Texto de Letícia Rioga, do Núcleo de Astronomia da UFMG.

Dia a Dia na Astronomia

Curiosidade:

“ “Há dois efeitos naturais que acontecem nos nossos dias e que são explicados também

pela astronomia. O primeiro deles é o nascer do sol, o momento em que o sol aparece no horizonte. O segundo é o momento em que o sol se oculta no horizonte e assim inicia a noite.

Em março, o sol nasce um pouco à esquerda do Leste. Em setembro, nasce bem no leste, e em dezembro um pouco à direita do leste, e em horários diferentes. Em março, o Sol se põe um pouco à direita do Oeste, em setembro bem a Oeste, e em dezembro um pouco à esquerda do Oeste em horários diferentes.

Em alguns lugares do mundo podemos observar o Sol da Meia Noite, fenômeno natural observável ao norte do Círculo Polar Ártico e ao sul do Círculo Polar Antártico, onde é possível ver o sol por 24 horas por dia nas datas próximas ao solstício de verão. Esse fenômeno inclusive é um fenômeno turístico em países como Noruega, Suécia, Rússia, Islândia, entre outros. Há muitos vídeos na internet que também falam sobre essa atividade. Isso acontece devido ao eixo de rotação da Terra e a sua inclinação em áreas mais ao norte, quando a posição aparente do Sol é tal que o somatório da sua declinação com a latitude do lugar é igual ou superior a 90º e o Sol nunca desce abaixo do horizonte do lugar.posição aparente do Sol é tal que o somatório da sua declinação com a latitude do lugar é igual ou superior a 90º e o Sol nunca desce abaixo do horizonte do lugar.

Lira Hércules

Sua Missão

Astrônomos na Bíblia

Como trabalhar essa especialidade no clube

Observar o surgimento da lua, o nascer e o pôr-do-sol e fazer desenhos com lápis de cera desses três acontecimentos. Desenhar em uma folha separada e anexar na parte de trás deste guia.

Essa é uma das mais belas e maravilhosas especialidades do nosso clube. É uma oportunidade de aprender e conhecer melhor o Maior Artista do Universo e também sua criação. A criança por si só é muito curiosa e sente o desejo de saber muitas coisas e de entender como funciona o mundo, por isso, com essa especialidade você conseguirá aguçar a curiosidade delas e fazê-la memorável caso seja bem planejada.

Uma sugestão é preparar uma apresentação no PowerPoint, imagens impressas ou até mesmo usar um notebook ou tablet com bastante imagens. Você também pode apresentar as imagens desse mesmo guia seguindo o passo a passo. Independentemente do formato, sempre busque explorar o senso de curiosidade. As crianças de oito e nove anos automaticamente sentirão interesse neste tema, enquanto as de seis e sete anos você vai cativar pela forma mais animada e empolgante, aí sim você pode começar a trabalhar de forma natural todas as curiosidades e requisitos. No último dia, você cumprirá o guia de forma natural, utilizando a sua criatividade e então avaliando as crianças de forma lúdica e divertida.

Nunca leia este guia na frente das crianças, estude antes, apresente as imagens e fale de forma natural.

25

de forma natural.

Jó fala em seu livro na Bíblia sobre Órion e as Plêiades.

Eles estudavam as estrelas e percebemos em Mateus 2:2 que eles perceberam uma diferença entre as estrelas e também conheciam a profecia.

Reis Magos

Em Salmos, ele diz: Os céus proclamam a Glória de Deus e o fi rmamento anuncia as obras de Sua mão.”

Davi

Referências:Dicionário Michaelis

https://centrowhite.unasp.br/perguntas/perguntas-e-respostas-biblicas/podemos-ser-cristaos-e-acreditar-em-astrologia/

https://brasilescola.uol.com.br/

CanalTech

Mega Curioso

Mundodaeducacao.com.br

NationalGeographic.com

History.uol.com.br

Fontes das Imagens:Wikimedia Commons

CatracaLivre

Expediente Sínico

MegaCurioso

Revista Super Interessante

Tecmundo

BrazukAstronomy WordPress.com

BBC

ScieneSCI

Printerest

EXAME.com

Revista Galileu

ofi cinadanet.com.br

www.catho.com.br

www.sopoesias.com

26

1. Listar “astrônomos” da Bíblia e dizer por que podem ser considerados assim.2. Identifi car um planeta, duas estrelas, três constelações no céu e dar seus nomes corretos.3. Preparar um trabalho contendo imagens e descrições de 10 constelações diferentes.4. Explicar as diferenças entre um planeta e uma estrela.5. Marcar o lugar no horizonte onde o sol nasce e se põe em cada uma destas datas: 23/mar,

23/jun, 23/set e 23/dez. Escrever sobre as mudanças de localização ocorridas em cada data.6. Observar o surgimento da lua, o nascer e o pôr-do-sol e fazer desenhos com lápis de cera

desses três acontecimentos.7. Memorizar três textos bíblicos que se referem ao céu sideral ou corpos celestes.

ACOMPAHE SEU DESEMPENHO