associação projeto paz e união: vislumbrando o exercício da cidadania em cidade alta

2
Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas Ano 7 • nº1432 Novembro/2013 Associação Projeto Paz e União: Vislumbrando o exercício da cidadania em Cidade Alta A Associação Projeto Paz e União foi fundada em 11 de agosto de 1986, na zona periférica de Limoeiro do Norte, no bairro Antônio Holanda de Oliveira, conhecido como Cidade Alta. Uma comunidade carente, onde o acesso à água de qualidade e moradia ainda é restrito a uma parte da população. Com a missão de contribuir com o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, jovens e famílias em vulnerabilidade, a instituição vem desenvolvendo um trabalho de prevenção, acompanhamento e inserção social dos componentes envolvidos. As ações educativas, sociais e economicamente solidarias vêm vislumbrando o exercício da cidadania, conforme conta uma das gestoras, a pedagoga Maria Francineide Chaves, conhecida como Neidinha. “A Associação desenvolve projetos com prioridade no desenvolvimento integral da criança, do adolescente e suas famílias, em situação de vulnerabilidade”, afirma. Para melhor atender ao público de “Cidade Alta”, a Associação tenta compreender o contexto local e a realidade de cada família. Na consolidação do trabalho vem traçando algumas estratégias, como campanhas educativas, por exemplo. “Uma das campanhas que fizemos foi sobre os cuidados com a água, e contribuição com doações de filtros para as famílias mais necessitadas”, conta Neidinha. Os projetos são destinados aos sócios e famílias do bairro, em especial as crianças e adolescentes inscritos e assistidos pelo sistema de apadrinhamento do Child Fund Brasil, organização parceira da Associação, ampliando-se ainda a outros participantes da comunidade. “Este projeto estimula uma incidência política nas famílias. Conseguimos realizar audiência pública com vereadores para cobrar os direitos à saúde, e com isso há um tratamento diferenciado no Programa Saúde da Família (PSF)”, comenta Maria Costa – Assistente Social e voluntária. Limoeiro do Norte

Upload: articulacaosemiarido

Post on 23-Jul-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Associação Projeto Paz e União: Vislumbrando o exercício da cidadania em Cidade Alta

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Ano 7 • nº1432

Novembro/2013

Associação Projeto Paz e União: Vislumbrando o exercício da cidadania em Cidade Alta

A Associação Projeto Paz e União foi fundada em 11 de agosto de 1986, na zona periférica de Limoeiro do Norte, no bairro Antônio Holanda de Oliveira, conhecido como Cidade Alta. Uma comunidade carente, onde o acesso à água de qualidade e moradia ainda é restrito a uma parte da população. Com a missão de contribuir com o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, jovens e famíl ias em vu lnerab i l idade , a ins t i tu i ção vem desenvolvendo um trabalho de prevenção, acompanhamento e inserção social dos componentes envolvidos. As ações educativas, sociais e economicamente solidarias vêm vislumbrando o exercício da cidadania, conforme conta uma das gestoras, a pedagoga Maria Francineide Chaves, conhecida como Neidinha. “A Associação desenvolve projetos com prioridade no desenvolvimento integral da criança, do adolescente e suas famílias, em situação de vulnerabilidade”, afirma. Para melhor atender ao público de “Cidade Alta”, a Associação tenta compreender o contexto local e a realidade de cada família. Na consolidação do trabalho vem traçando algumas estratégias, como campanhas educativas, por exemplo. “Uma das campanhas que

fizemos foi sobre os cuidados com a água, e contribuição com doações de filtros para as famílias mais necessitadas”, conta Neidinha. Os projetos são destinados aos sócios e famílias do bairro, em especial as crianças e adolescentes inscritos e assistidos pelo sistema de apadrinhamento do Child Fund Brasil, organização parceira da Associação, ampliando-se ainda a outros participantes da comunidade. “Este projeto estimula uma incidência política nas famílias. Conseguimos realizar audiência pública com vereadores para cobrar os direitos à saúde, e com isso há um tratamento diferenciado no Programa Saúde da Família (PSF)”, comenta Maria Costa – Assistente Social e voluntária.

Limoeiro do Norte

Page 2: Associação Projeto Paz e União: Vislumbrando o exercício da cidadania em Cidade Alta

Articulação Semiárido Brasileiro – Ceará

A Associação conta com outras parcerias, entre elas, a Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte, com o projeto PIAJ/ Cantando Cidadania; a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Limoeiro do Norte e um grupo de 15 voluntários. Tecendo um Mundo de Paz; Arte de Sonhar Bem; Grupo de Oportunidades e Sustentabilidade do Lar; Família Fio da Meada e Juventude em Ação são projetos que se destacaram. Atualmente, a associação desenvolve o Projeto O-Dores, que tem como objetivo, trabalhar com Jovens na realização de um documentário sobre a realidade dos catadores de lixo; o Projeto Cine Paz, com exibições de filmes brasileiros semanalmente na sede da Associação, entre outros.

Público atendido e atividades desenvolvidasCrianças, adolescentes e jovens que estudam em escolas públicas da comunidade. Aqueles que apresentam dificuldades de aprendizagem frequentam aulas de apoio pedagógico oferecidas pela Associação, para isto, a comunidade dispôs de 03 espaços de educação infantil onde recebe crianças a partir de 03 anos de idade. Os adolescentes e jovens além de participarem da escola, são convidados a participarem dos projetos de esporte, cultura e formação (humana e profissional) na perspectiva de motivarem-se para a vida. São oferecidas oficinas em diversos campos de atuação, desde reciclagem de lixo à tecnologia (filmagens, edições, fotografias). “Sou voluntária facilitadora de massoterapia e artesanato há três anos. Eu era criança inscrita. Tudo que sei de arte aprendi aqui e é importante repassar. É uma forma de agradecimento, como também, ajuda à comunidade”, diz Natália Cindía Alves, enfatizando que as atividades acabam com a ociosidade dos jovens que se mantêm ocupados o dia inteiro com a escola e as atividades da Associação. Atualmente, a Associação atende 390 famílias, o que corresponde a mil e duzentas pessoas entre crianças adolescentes e jovens. Entre os desafios enfrentando estão relacionados: maior envolvimento da comunidade com os projetos sociais de forma participativa e empoderada; captação e sustentabilidade financeira; recursos humanos e manter equipe de colaboradores na Associação.

Impactos positivos- Maior visibilidade da Associação; Sinais de mudanças de consciência através de falas e participações; Ser referência de trabalho social no bairro; acolhimento das situações adversas de famílias; novo movimento comunitário focado na ação de cada sujeito histórico; crianças e adolescentes inseridos em projetos sociais.

Perspectivas - Focar na missão; manter-se presente e atuante na comunidade como referência de defesa e proteção dos direitos sociais básicos de todos os cidadãos; promover a incidência política comunitária, entre outras.

Realização Patrocínio

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas