asanas para cada chakra

13
ASANAS PARA CADA CHAKRA Publicado por Redação em 13/05/2010 às 16h52 Talvez você já saiba que os sete chakras podem ser ativados positivamente por meio da execução de asanas. Mas você sabe quais são as combinações recomendadas? Confira a seguir Texto • Thiago Perin | Ilustrações • Luiz Pellegrini Chakra da raiz Muladhara (base, fundação) Localização: entre o ânus e os órgãos genitais Cor: vermelho Elemento: terra Quando bloqueado: provoca insegurança, ganância e confusão com relação a questões financeiras Uttasana (postura curvada para frente em pé) Com as mãos nos quadris, curve-se para frente e desça até seu limite. Mantenha as pernas esticadas e tente encostar as mãos no chão. A

Upload: cicero

Post on 19-Dec-2015

13 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

asanas

TRANSCRIPT

Page 1: Asanas Para Cada Chakra

ASANAS PARA CADA CHAKRAPublicado por Redação em 13/05/2010 às 16h52

Talvez você já saiba que os sete chakras podem ser ativados positivamente por meio da execução de asanas. Mas você sabe quais são as combinações recomendadas? Confira a seguir

Texto • Thiago Perin | Ilustrações • Luiz Pellegrini

Chakra da raiz

Muladhara (base, fundação)

Localização: entre o ânus e os órgãos genitaisCor: vermelhoElemento: terraQuando bloqueado: provoca insegurança, ganância e confusão com relação a questões financeiras Uttasana (postura curvada para frente em pé)

 Com as mãos nos quadris, curve-se para frente e desça até seu limite. Mantenha as pernas esticadas e tente encostar as mãos no chão. A cada expiração, solte-se um pouco mais. Para voltar, retome as mãos nos quadris e suba lentamente. Janu Sirsana (postura com a cabeça no joelho)

Page 2: Asanas Para Cada Chakra

 

Dobre o joelho direito, de forma que o calcanhar e a planta do pé encostem-se perfeitamente à coxa esquerda. A outra perna fica esticada para frente. Incline o torso como se fosse deitar sobre a perna esticada. Os punhos encostam-se à planta do pé esquerdo.

Chakra do hara

Swadishthana (morada do sol)

Localização: no baixo-ventre, pouco abaixo do umbigoCor: laranjaElemento: águaQuando bloqueado: pode provocar distúrbios emocionais, como ciúme, inveja e culpa em excesso Baddha Konasana (postura em ângulo fechado)

 Dobre os joelhos, puxe os calcanhares em direção à pélvis e junte as solas dos pés. Nessa posição, segure os dedões dos pés, cada um com uma mão. Mantenha os joelhos tão próximos do chão quanto possível. Upavistha Konasana (postura sentada em ângulo aberto)

Page 3: Asanas Para Cada Chakra

 

Incline o torso para frente, apoiando-se nas mãos e braços, que devem estar firmados no chão. Abra as pernas em um ângulo de aproximadamente 90 graus. Então, trazendo os glúteos para frente, abra-as mais 10 ou 20 graus.

Chakra do plexo solar

Manipura (jóia reluzente)

Localização: centro da região abdominalCor: amareloElemento: fogoQuando bloqueado: podemos sofrer abuso de poder e perder a força e a vitalidade Paripurna Navasana (postura inteira do barco)

 Sente-se, dobre os joelhos para frente e, suavemente, vá levantando os pés, de modo que as coxas formem um ângulo de 50 graus com o chão. Então, estique as pernas e os braços em direção a elas, paralelamente ao solo. 

Page 4: Asanas Para Cada Chakra

Urdhva Dhanurasana (postura do arco elevado)

 

Suavemente, vá arqueando e erguendo o corpo, mantendo as palmas das mãos e as plantas dos pés totalmente firmados no chão. Os dedos das mãos apontam para os ombros, e os membros permanecem paralelos.

Chakra cardíaco

Anahata (puro, intocado)

Localização: centro do peitoCor: verdeElemento: arQuando bloqueado: provoca instabilidade emocional, solidão e orgulho Garudasana (postura da águia)

Page 5: Asanas Para Cada Chakra

 Dobre levemente os joelhos e cruze a perna direita por trás da esquerda. Os braços ficam cruzados em frente ao peito, o direito sobre o esquerdo, e as costas das duas mãos ficam voltadas para trás. Pressione as palmas, levante os cotovelos e estique os dedos em direção ao teto. Gomukhasana (postura da vaca)

 

Dobre a perna direita para trás e sente-se sobre o pé. Dobre a esquerda por cima e mantenha os dois pés apoiados no chão. O braço direito fica nas costas, virado para cima, e o esquerdo dobrado atrás da cabeça, até que a mão toque as costas.

Chakra laríngeo

Vishuddha (pureza)

Page 6: Asanas Para Cada Chakra

Localização: região da gargantaCor: azul prateadoElemento: éterQuando bloqueado: causa impaciência e dificuldade de trocar experiências Salamba Sarvangasana (postura sobre os ombros)

 Deite-se, dobre os joelhos e leve-os de encontro à cabeça, sem tirá-la do chão. Apóie a base da lombar com as mãos e estique as pernas em direção ao teto. Inicie com 10 segundos e depois vá, aos poucos, aumentando o tempo. Setu Bandha Sarvangasana (postura da ponte)

 

Com os joelhos dobrados e os pés plantados no chão, expire e levante os quadris, contraindo os glúteos, e as costas, sem mover os ombros. Mantenha as coxas e pés paralelos. Os braços ficam esticados, no chão.

Page 7: Asanas Para Cada Chakra

Chakra frontal

Ajna (saber, perceber)

Localização: entre os olhos, um pouco acima das sobrancelhasCor: azul anilElemento: nenhum, pois está em um plano de energia superiorQuando bloqueado: surgem a falta de concentração e a indecisão Padmasana (postura de lótus)

 

Dobre o joelho direito e ponha o pé sobre a coxa esquerda. Faça o mesmo com a perna esquerda e tente manter os calcanhares perto do umbigo, voltados para dentro. As mãos descansam sobre os joelhos, com as palmas para cima.

O tipo de asana mais adequado para equilibrar o chakra frontal de cada um é definido de acordo com as sensações individuais, já que este é o ponto de energia ligado à intuição, mas uma boa dica é praticar yoga com uma venda nos olhos, o que proporciona melhor concentração e visão interior aprofundada.

Sahashara (mil vezes maior)

Localização: topo da cabeçaCor: violetaElemento: nenhum, pois está no plano da energia cósmicaQuando bloqueado: estimula a confusão mental, a depressão e a alienação 

Page 8: Asanas Para Cada Chakra

Prasarita Padottanasana (postura de alongamento intenso com os pés afastados)

 

Forme um V invertido com as pernas e deixe os pés paralelos. Coloque as mãos na cintura e inspire. Na expiração, desça o tronco em direção ao solo e tente colocar as mãos e a cabeça no chão.

Este é o ponto de energia do pensamento. Uma das melhores formas de equilibra-lo, portanto, é por meio da meditação profunda e do autoconhecimento. Para isso, a postura de lótus também é bastante indicada.

BHUTA SHUDDHI: PRÁTICA PARA SUBLIMAR O CIÚME

O ciúme e a inveja se relacionam com a possessividade. O praticante de Yoga deve ter especial cuidado em evitar a possessividade e outras formas de apego negativo. Em relação ao ciúme no casal, cada um deve achar elementos para sublimar o apego excessivo.

Kriya: kapalabhati. Asanas: trikonasana, flexão lateral em pé; padahastasana,

flexão frontal em pé; paschimottanasana, flexão sentado;vajrolyasana, elevar as pernas e o tronco sentado no chão;bhujangasana, extensão deitado de bruços e shirshasana, inversão sobre a cabeça.

Yoganidra: mentalização para transformar esta emoção em seu oposto: amor desinteressado, desapego e afeição.

Pranayama: antar kumbhaka bandha, e nadi shodhanapranayama, respirações completa e alternada.

Mantra: japa com o bija mantra Ram, do manipura chakra, onde se concentra essa emoção.

Meditação: concentração ou meditação sobre o manipurachakra, no umbigo, um vórtice de energia de

Page 9: Asanas Para Cada Chakra

cor vermelho-alaranjada rodeado por dez pétalas cinza, dentro das quais refulge um triângulo invertido.

Outros procedimentos:

Fazer a respiração completa e profunda no momento em que a emoção estiver mais intensa, mantendo o controle sobre os impulsos hostis.

Dominar o momento de maior exaltação: se você conseguir conter o primeiro impulso, verá que fica mais fácil expor suas razões de forma objetiva e serena.

Ao mesmo tempo, não deixar de falar a verdade, desde que a palavra não seja usada para ferir ('estou falando pelo seu próprio bem').

Evitar responder à ação. Ao invés disso, tentar responder à pessoa como um todo.

Cultivar a não possessividade (aparigraha), o estudo de si próprio (svadhyaya) e o contentamento (santosha).

Praticar Karma Yoga, realizando ações que não busquem produzir frutos para si mesmo, mas para os demais

BHUTA SHUDDHI: PRÁTICA PARA SUBLIMAR O ÓDIO

O ódio e emoções semelhantes, como rancor, inimizade, antipatia, repulsão, desprezo e abominação, movimentam uma enorme energia e enfraquecem a pessoa. Já a raiva, um aspecto positivo do ódio, pode ser sublimada de forma mais fácil. Precisamos aprender a canalizar de forma positiva essa energia e ter consciência de que esses sentimentos nos afastam da senda e o objetivo do Yoga: a ampliação da consciência por meio do samadhi.

Kriya: trataka em padmasana, dez ciclos de uddiyanabandha ou nauli kriya em ardha paschimottanasana.

Asanas: trikonasana, flexão lateral; simhasana, exalar vigorosa e profundamente pela boca sentado nos calcanhares;matsyendrasana, torção sentado; urdhva dhanurasana, extensão sobre as mãos e os pés; ushtrasana, extensão sobre os joelhos com as mãos nos calcanhares; dhanurasana, extensão de bruços segurando os tornozelos com o corpo em forma de arco eshirshasana, inversão sobre a cabeça.

Yoganidra: repita mentalmente a mensagem 'corto meus liameskármicos', ao mesmo tempo em que você se visualiza em pé, empunhando uma espada flamejante de luz violeta com a qual traça círculos ao seu redor.

Pranayama: murccha e nadi shodhana pranayama, retenções longas e respiração alternada.

Mantra: japa com o bija mantra Ram. Meditação: yantra dhyana sobre o anahata chakra, no plexo

cardíaco, ou ainda meditação sobre o amor e emoções análogas.

Page 10: Asanas Para Cada Chakra

Outros procedimentos:

Fazer pranayama no mesmo momento em que estivermos sentindo ódio.

Se possível, fazer 24 horas de mauna, jejum verbal. Bater sucessivas vezes e com uma certa força no esterno, para

estimular o timo. Treinar/recuperar o sorriso frente ao espelho, reconhecendo

que a emoção é apenas inútil e prejudicial, pois nada irá resolver. Assumir tarefas de serviço desinteressado. Praticar ahimsa, a não-violência, mantendo controle sobre os

impulsos de agressão, embora estejamos cobertos de razão. Evitar a primeira explosão: se você conseguir conter o primeiro

impulso, estará em condições de expor seus motivos de forma mais civilizada e justa.

Cultivar santosha, o contentamento.

BHUTA SHUDDHI: PRÁTICA PARA SUBLIMAR O INVEJA

Todos temos, em maior ou menor grau, alguma forma de medo: de enfrentar certas situações, de dizer a verdade a quem precisa ouvi-la, de mudanças, temor do desconhecido ou ainda eventuais momentos de angústia ou pânico. O medo é a antítese do amor, no sentido que há uma necessidade de voltar-se para o interior, fechar-se sobre si mesmo a causa da fragilidade que o indivíduo sente. O amor é centrífugo, emana desde o interior. Quem vibra amor não precisa proteger-se nem fechar-se, pois ele é a solução contra os estados negativos.

Cada vez que fugimos dos nossos medos ? ou emoções correlatas: receio, pavor, sobressalto e apreensão ? eles se reforçam. Como podemos dominar o medo? Geralmente o somatizamos na região abdominal e no plexo solar, precisamente onde vão agir as técnicas do Yoga. Através do efeito das visualizações, respiratórios, contrações e asanas, criaremos uma nova memória corporal com a qual estaremos em condições de sublimar a desordem emocional em questão.

Kriya: cinco ciclos de uddiyana bandha, a contração abdominal, alternados com outros tantos de bhastrika, a respiração do sopro rápido.

Asanas: padangushthasana, equilíbrio nas pontas dos pés sentado sobre os calcanhares; janushirshasana, flexão sentado sobre uma perna de cada vez, segurando os tornozelos com as mãos;bhadrasana, abertura pélvica sentado com as plantas unidas;gomukhasana, segurando as mãos atrás das costas, com um braço por cima e o outro por baixo; sarvangasana e matsyasana, a invertida sobre os ombros e sua compensação. Faça cada exercício acompanhado de mula bandha, contração dos esfíncteres.

Page 11: Asanas Para Cada Chakra

Yoganidra: mentalização para sublimar e transformar essa emoção em seu oposto: confiança, segurança, fé e firmeza de ânimo.

Pranayama: bahya kumbhaka com mula bandha, respiração com retenção vazia e contração dos esfíncteres.

Mantra: japa com os bija mantras Vam e Ram, centros de força onde se localiza essa emoção.

Meditação: a mais adequada é no svadhishthana chakra, na cor branca, localizado quatro dedos abaixo do umbigo.

Outros procedimentos:

Praticar um dos respiratórios acima no próprio momento em que a emoção estiver manifestando-se.

Traçar o perfil do nosso samskara e identificar as vasanas que possam estar condicionando-nos a sentir medo ou a agir de acordo com um determinado padrão.

Cultivar tapas, autodomínio, svadhyaya, a observação atenta de si mesmo, e Ishvara pranidhana, que é permitir que a força da vida se manifeste através de nós mesmos.