as035 preview

16
Ano II Edição 35 Papanduva (SC), 26 de julho de 2014 Moradores cobram providências para esgoto a céu aberto e água de péssima qualidade

Upload: josue-cardoso

Post on 01-Apr-2016

246 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal A Semana de Papanduva, 26 de julho de 2014

TRANSCRIPT

Page 1: As035 preview

1Papanduva (SC), 26 de julho de 2014 Ano II Edição 35 Papanduva (SC), 26 de julho de 2014

Moradores cobram providências para esgoto a céu aberto e água de péssima qualidade

Page 2: As035 preview

2 Papanduva (SC), 26 de julho de 2014Opinião

Diretor geral: Luiz Henrique Saliba FilhoDiretora de redação: Angela Kohler

Gerente comercial:Rosália SlugowieskDiagramação: JC Publicidades

Expe

dien

te

SLB Comunicação EIRELI-MERua John Kennedy n°2983, sala 05

Papanduva - SCE-mail: [email protected]

Fone: (47) 3653-2725

Obs.: Informes publicitários só serão publicados mediante aprovação da direção e pagamento antecipado.

Circulação: Papanduva

Char

ge

Guerras DistantesFrequentemente, temos os lares invadidos por cenas de violência estatal Se durante a última

semana se intensificaram as escaramuças entre o HAMAS e asForças de Defesa de Israel na Faixa de Gaza, e a troca de acusações entre os Ucranianos e “separatistas” a soldo da Rússia sobre o abate de um avião da Malásia Air Lines. As imagens são chocantes, e sucitam debates acalorados sobre o que acontece mundo à fora.

Porém, a mídia nacional parece ter verdadeiro fascínio por mortos que não tenham o selo “brasileiro” de qualidade. A situação interna brasileira, já apelidada por analistas militares de “front interno”, não parece levantar tanto interesse dos analistas da imprensa tupiniquim. Seja por serem notícias que “não vendem”, seja por conveniências editoriais e contratuais.

O índice de homicídios registrados no ano de 2013, pelo próprio governo, chegou a absurdos 50 mil homicídios por ano. Se a frieza dos números ainda não te impressionou, só para se ter um idéia, o Iraque, em estado de Guerra Civil, registra 13 mil homicídios por ano. Isso em estado de guerra reconhecido. O Brasil, que muitos gostam de dizer ser um país “pacífico”, registra um número cinco vezes maior.

Como já explanado, os números são oficiais, ou seja, do próprio Governo Federal. Seria natural, portanto, que medidas políticas estivessem sendo tomadas, ou que a oposição batesse nesta tecla com mais violência. Não é o que acontece. Nosso país, com um gigantesca fronteira terrestre, con-tinua registrando um orçamento ridículo para as Forças Armadas. Nossas fronteiras são território praticamente livre para os revolucionários/assassinos/traficantes das FARC, por exemplo.

No interior do país, ao mesmo tempo em que as polícias são achincalhadas, organizações como o PCC e o Comando Vermelho registram recordes de venda de drogas e tráfico de armas. Sentenças cada vez mais descabida são dadas por membros do judiciário, evidenciando influência ds criminosos nos poderes da república. Qualquer tentativa de endurecer a repressão aos criminosos enfrente acirrada oposição ideológica dos partidos de esquerda. A direita bate em teclas velhas, como o aumento do número de presídios. É pouco.

Enquanto isso, o cidadão sente-se cada vez mais acuado. Não vê das correntes políticas dominantes nenhuma proposta concreta para os flagelos que humilham e deixam o Brasil de joelhos. Nas pesquisas eleitorais, o termo “mudança” aparece em 70% dos entrevistados, segundo o Data-folha. Mas os principais candidatos contam com somente o velho proselitismo eleitoreiro, o mais do mesmo, com promessas que nunca são cumpridas, até por serem irrealistas. Suas propostas estão nas mãos de seu departamento de marketing. E de marketing o cidadão comum está farto. E não existe maior perigo para a democracia e as suas instituições do que ser desacreditada pelos que, em tese, deveriam ser os maiores beneficiários dela.

Luiz Henrique Saliba Filho

OLHAR CRÍTICO

Não poderia haver pior hora para a aproximação entre o Brasil e a Rússia. No último dia 14, antes de seguirem para a 6ª Reunião de Cúpula dos Brics – formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – a presidente Dilma Rousseff e o presidente russo Vladimir Putin assinaram oito acordos bilaterais para promover o investimen-to em áreas como energia, agronegócio e aeronáutica, além da pretensão em dobrar o comércio entre si.

O problema não são os acordos e nem a aproximação dos dois países, mas sim o momento no qual foram firmados. A Rússia se encontra no meio de uma guerra com a Ucrânia que está tomando proporções gigantescas.

Os Estados Unidos endurecem ainda mais as declarações contra as atitudes russas a cada dia por conta da omissão de cadáveres de supostos separatistas pró-Rússia, dificultando

assim as investigações sobre o avião da Malaysia Airlines que caiu na úl-tima semana em território ucraniano atingido por um míssil.

A delinquência nas atitudes e declarações de Vladimir Putin leva o mundo a indagar o questionamento de Barack Obama em um discurso no dia 21: o que os russos estariam querendo esconder?

Putin, acusado de ser a favor e ajudar os separatistas na destruição das provas do avião, está sendo mal visto por grande parte dos líderes mundiais. Mal vista também pode ser a maneira calorosa de sua acolhida durante a estadia no Brasil após a Copa do Mundo. E obviamente os acordos firmados também.

Embora necessário se aproximar de países em crescimento, não era hora nem ocasião. A busca de alianças internacionais é corriqueira e deve

ser vista com bons olhos, entretanto, a aliança Brasil-Rússia não é um fato isolado. Deve-se levar em conta os fatores externos que podem ser preju-diciais ao Brasil na aproximação com um país que se encontra afastado do resto do mundo.

Acordo entre Brasil e Rússia não veio em boa hora

Karina Sonaglio karinasonaglio@

hotmail.comAcadêmica de Comunicação

Social - Jornalismo – Universidade Positivo

(47) 9251-0129(47)9740-1883

Page 3: As035 preview

3Papanduva (SC), 26 de julho de 2014

Radar Por Luiz Henrique Saliba [email protected]

Anuncie Aqui3653.2725

Seja nosso parceiro e conquiste novos clientes

DANÇA DAS CADEIRASE a dança das cadeiras anunciada aqui na coluna Radar,

ao que tudo indica, vai (re)começar. A música nem iniciou e já tem gente descontente, bufando de raiva. Uns por não estarem sendo lembrados, outros por estarem na iminência de serem descartados, respectivamente, pelo PSDB e PMDB, partidos que comandam a prefeitura.

PRIMEIRA MUDANÇAA primeira mudança é na Secretaria de Obras, onde

quem assume o comando é Ademar Gutz. O até então ti-tular, Cesar Reva, deverá ser aproveitado em outro posto, já que o prefeito Tuca (PSDB) sempre falou que o homem era intocável. Segundo ele, Cesar teria sido um dos pilares da eleição que o levou, juntamente com Humberto Ribas (PMDB), ao comando da cidade.

DEGOLA ORIENTADA POR PESQUISA

Já tem gente associando uma pesquisa política com a degola iminente. Na semana passada, pesquisadores reali-zaram uma bateria de perguntas. Entre elas, a avaliação de governo, intenção de voto nas eleições de outubro, e sur-preendentemente, quais eram os bons e maus secretários. Quantos serão atingidos pelas vozes da rua?

NINGUÉM ESTÁ A “SALVO”Parece que a caça às bruxas vai muito além dos titulares

de secretarias. Há rumores de profundas mudanças nas diretorias e outros comissionados. Tem gente dizendo que a palavra de ordem dos “manda-chuvas” da prefeitura conti-nua sendo: “a culpa é minha, e eu ponho em quem eu quiser”.

DERROTA NO SINDICATO AINDA NÃO CICATRIZOU

Ao que tudo indica, a atual administração ainda não digeriu a derrota que lhe foi imposta na eleição do Sin-dicato dos Servidores Municipais de Papanduva. Muitos servidores ligados à chapa vencedora estão denunciando uma orquestrada campanha de retaliação. Pessoas liga-das à diretoria eleita já dizem por aí que não irão tolerar perseguições infundadas e nem assédio moral contra os seus filiados.

VEREADOR BRANCO É TRANSFERIDO SEM QUALQUER EXPLICAÇÃO CONVINCENTE

O vereador Valde-cir Vaneski, conhecido como Branco (PSB), não presta mais ser-viços à Secretaria de Saúde como motorista. Branco foi transferido para o Conselho Tute-lar. O vereador presta-va ótimos serviços na saúde há aproximada-mente 15 anos e pos-suía diversos cursos de aperfeiçoamento na área, como transporte de emergência e de passageiros. Além da experiência, tem o reconhecimento de toda a população, junto com outros competentes motoristas que há tempos levam nossos doentes.

APOSTAS SÃO EM MOTIVAÇÃO POLÍTICA

Muita gente aposta que a transferência do vereador e motorista tem motivação politiqueira. Branco vinha denun-ciando falhas e desmandos graves na condução da saúde municipal pelos atuais mandatários. Se for verdade, mais uma vez quem perde é o povo, já que, não custa lembrar, todo o preparo e experiência profissional, como cursos e aperfeiçoamentos, são pagos por toda a população.

Page 4: As035 preview

4 Papanduva (SC), 26 de julho de 2014

Geral

Anuncie Aqui3653.2725

Seja nosso parceiro e conquiste novos clientes

Dr. Aricleia Ap. R. Calixto BordignonAdvogada-OAB/SC 31.424

O Jornal A Semana foi procurado pelo senhor Orlando Santos Vieira e dona Maria Zenilda Vieira, moradores da Rua Juscelino Kubitscheck de Oliveira, na parte entre as Ruas John Kennedy e Jair Damaso da Silveira.Em conversa com a equipe do Jornal, o casal reclamou da qualidade da água, que frequentemente chega suja, com muitos resíduos.

Dona Maria Zenilda nos contou que até para cozinhar e lavar os alimentos ela utiliza água mineral. “– A qualidade da água é muito ruim, utilizamos somente para descarga e lavagem das calçadas”, frisou dona Maria Zenilda.

Já o Senhor Orlando Vieira nos explicou que o problema da qualidade da água ocorre porque em sua rua é um final da rede da Samae. “– Há a necessidade de fazer a interli-gação das redes, procurei por duas vezes a Samae, há uns 6 meses atrás e nada ainda foi feito”, lamenta o morador.

SAMAEO Jornal A Semana resolveu investigar o que estava

acontecendo. Fomos até a Prefeitura, conversamos com Fábio Padilha, atual secretário de administração do mu-nicípio, o qual nos recebeu muito bem, e nos orientou a procurar os órgãos competentes ao caso.

Fomos então até a Samae. Conversamos com o Diretor IlárioSchulka, que nos comunicou que o problema na Rua Juscelino é justamente porque lá é fim de rede, assim como o senhor Orlando já havia nos relatado. “- Ali é um final de rede onde acaba na residência do Sr Orlando. Quando ocorre um conserto nas proximidades, quando o fornecimento de agua é cortado, no retorno há tendência de algumas partículas que ficam no cano venham a se deslocar até o final da rede e justamente os moradores que tem essa situação acabam recebendo um pouco dessa água com sujeira”, frisou Ilário.

Ilário disse ainda que a SAMAE pretende sim fazer a interligação da rede que vai eliminar esse problema. Porém, há bastante trabalho e muitas outras prioridades. A previsão para regularização é de aproximadamente 60 a 90 dias.

Teste:IlárioShulka, diretor da Samae, comentou com o Jornal

A Semana que a população pode fazer um teste simples em casa. Quando faltar água, com a pressurização é normal ficar acúmulo de sujeira nos canos. Após o retorno da água, deixe ligada sua torneira por 20 segundos. Esse é

Moradores cobram providências para esgoto a céu aberto e água de péssima qualidade

o tempo para a sujeira desaparecer. Caso persista o pro-blema pode ser na instalação hidráulica de sua residência. Procure a Samae.

Esgoto a céu abertoOutro problema relatado pelos moradores é a questão

do esgoto que está a céu aberto. Segundo o senhor Orlando, já foi por 3 vezes até a Prefeitura conversar com o Secre-tário de Administração, e também falou com o Secretário de Obras, e nada foi feito. Só promessas.

A equipe de reportagem do [as] foi até a Garagemda Prefeitura conversar com Alisson Wunsche, atual res-ponsável pelo Setor de Infraestrutura do município de Papanduva. Alisson relatou que o problema encontrado na Rua Juscelino K. Oliveira encontra-se nomanilhamento.

“- Se tiver que trocar tudo irão cerca de 100 tubos de 40, avaliados em torno de 5 mil reais”, afirma Alisson.

A secretaria de infraestrutura já esteve na Rua Juscelino, abrindo e desentupindo o manilhamento, pois em algumas vezes o esgoto chegou até a invadir a secretaria de habita-ção. “Achamos que o problema teria sido sanado”, afirmou Alisson, que disse ainda desconhecer a situação atual da rua.

ProvidênciasAlisson afirma que a secretaria de obras irá visitar a

Rua e verificar o conserto. Se for coisa pequena, afirma que tentará consertar já na próxima semana, porém se tiver que realmente trocar todo o manilhamento, aí ele pede paciência à população, pois dependerá da compra dos equipamentos necessários.

Page 5: As035 preview

5Papanduva (SC), 26 de julho de 2014

Geral

Bom atendimento e Qualidade!De segunda à sábado, 8:00h às 18:00h

domingos: 8:00h às 12:00h

Bem-Vindos

Centro Comercial Itália - Sala 18 - 3653 2121

PRODUTORES DE LEITE PARTICIPARAM DE REUNIÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO MANEJO DA ÁGUA PARA BOVINOS

No último dia 17 de Julho, a Epagri de Monte Castelo promoveu reunião sobre a importância do manejo da água para bovinos, onde estiveram presentes 16 produtores de leite, na propriedade do Sr. Nirso França Pereira na localidade do Rodeio Grande em Monte Castelo – SC.

A reunião foi conduzida pelo extensionista, engenheiro agrônomo em pré-serviço Filipe Kinalski. Segundo ele o fornecimento de água para os animais é de grande importância prin-cipalmente para vacas em lactação diante do cenário de produção desses animais. Deve ser dada atenção aos critérios da fonte dessa água para o fornecimento, bem como à qualidade, pois são fatores que influenciam a ingestão desse nutriente e estão ligados com diversos fatores que influenciam no bem estar animal e na produtividade.

A água oferecida aos animais deve ter a mesma qualidade e aparência da água

considerada adequada para o consumo hu-mano. Água é o alimento de maior requisição quantitativa para o bovino leiteiro, pois o leite contem em média 87% de água e como regra prática, uma vaca leiteira necessita em média de 4 litros de água para produzir 1 kg de leite. Sendo que seu maior consumo é observado após as ordenhas, quando podem representar de 40% a 50% do consumo diário total, logo o espaço após a ordenha é o melhor local para instalação de bebedouros, explica Kinalski.

Segundo o produtor Aristeu Koaski, “a reunião do grupo de produtores de leite foi muito interessante e já está pensando em realizar modificações o modo de ofertar água aos animais, disponibilizando bebedouros”.

A reunião contou com a presença dos en-genheiros agrônomos Donato João Noernberg, gerente regional da Epagri de Canoinhas e Josinei Antônio Tissi, extensionista do escri-tório municipal de Monte Castelo.

SEGUROSNos dias atuais, a segurança na vida do ser humano é

de extrema importância, seja para nossa família, para nós mesmos e para nossos patrimônios.

Independente de pagarmos anual, semestral ou mensalmente, são os seguros que nós passam um certo conforto em nossas vidas.

Hoje tudo é mais fácil no mundo, e o mercado de seguros não é exceção. Por isso mesmo, para evitar dissabores no futuro, você deve saber que a compra de seguros exige diversos cuidados, daí a importância de umCorretor de Seguros que é legalmente autorizado a promover contratos de seguro entre as seguradoras e seus clientes. Por exemplo: Você compra um carro novo e pode sair da concessionária já coberto por uma apólice de seguro contra danos, roubo e incêndio. O corretor está em posição estratégica para ajudar o cliente a buscar o produto que melhor atenda aos seus desejos e, como conhecem bem os produtos com que trabalham, os corretores de seguros dão um atendimento melhor para os segurados. Este é o dado que importa: asses-sorado por um corretor competente, o segurado - ou seja, o cidadão que pretende proteger seu patrimônio ou sua capacidade de atuação - tem chances concretas

de comprar melhor. Digamos que você teme algum risco em particular e pensa em adquirir seguro contra ele. Considere as seguintes questões e você logo entenderá por que deve procurar o auxílio de um bom corretor de seguros:

• O Corretor trabalha para o Segurado.• É um profissional técnico especializado.• É legalmente responsável pela defesa dos inte-

resses do Segurado.• Para o corretor o Segurado vem em primeiro

lugar.• Para o corretor o Segurado tem a garantia de um

atendimento rápido e seguro.• O Corretor está a serviço do Segurado e não para

outras instituições financeirasSeguro é vendido com olho no olho. É uma venda que

exige confiança em quem vende. E essa confiança só nasce do contato pessoal e na hora em que o segurado percebe que quem o está atendendo conhece o produto que está vendendo. E quem tem esse perfil é o corretor de seguros.

Vamos cuidar do que é nosso, venha fazer um seguro e garanta sua tranquilidade!!!!!!

LEMBRE-SEAo adquirir um seguro, qualquer que seja o tipo do

seguro, você deve contar com a experiência e técnica profis-sional de um Corretor de Seguros devidamente habilitado pela SUSEP para ter a certeza de ter feito bom negócio.

Procure-nos e se informe....SEGURO SÓ COM CORRETOR DE SEGUROS

FALCHETTI SEGUROS/COLIGAÇÃO CORRETORA DE SEGUROS

IMPORTÂNCIA DE FAZER SEGURO COM UM CORRETOR

A Epagri de Monte Castelo além de agradecer a presença dos produtores, também agradece o Sr. Nirso França Peireira e sua esposa Almira os quais não mediram

esforços em oferecer e ceder a sua propriedade para a realização deste evento e também a FM Castelense pela divulgação do mesmo.

Maiores informações po-

dem ser obtidas no Escritório Municipal da Epagri de Monte Castelo, no telefone (47) 3647-0335 ou e-mail: [email protected]

Fonte: EPAGRI Monte Castelo

Page 6: As035 preview

6 Papanduva (SC), 26 de julho de 2014

Anuncie: 47 3653.2725

Administrando

Este artigo foi desenvolvido pelo Papanduvense Luiz Guilherme Kovalski, acadêmico de Administração pela Universidade do Contestado – UNC.

Em entrevista ao Jornal A Semana, o autor relatou que faz parte do programa “Guia do Adm” que é um grupo de estudantes e formados em administração. O Grupo conta com uma fan page no Facebook com quase 10.000 curtidores. “- Quando entrei no grupo descobri que po-deria escrever um artigo e publicar no blog, e assim o fiz. Busquei inspiração em um livro que estou lendo. A área de liderança me fascina, espero ser um líder (risos)”, comentou Guilherme.

O artigo “As cinco qualidades dos grandes líderes” já foi publicado no maior site de administração do país e da América Latina (http://administradores.com.br), no blog Guia do Adm e agora no Jornal A Semana. Confira:

Um desafio, um grande líder e cinco qualidades.

O que fez de LINCOLN, um grande líder foi atingir grandes resultados (ele dominou a rebelião da Confederação e, assim, salvou os Estados Unidos e ele deu fim à ESCRAVIDÃO e con-cedeu a liberdade a milhares de americanos).

Aí você pode se perguntar? Como ele conseguiu? Então, nesse artigo irei lhe explicar:

• Sendo inovador, e não sucumbindo diante do senso comum.

• Encarando riscos calculados, embora significativos, que valem a pena.

• Cercando-se de pessoas extraordinariamente talen-tosas e despertando o melhor delas.

• Fazendo uso do senso de perspectiva incomum do qual dispõem; olhando adiante, para trás e para ambos os lados.

• “Brilhando” a partir de suas qualidades pessoais – presença, carisma e magnetismo.

Aplicando-as a Abraham Lincoln, deixem-me ilustrar essas cinco qualidades dos Grandes Líderes.

Inovação: os grandes líderes são pensadores originais“Exibia tremenda curiosidade pelas coisas novas que lhe

pudessem viabilizar a realização de seus objetivos, no caso dele, ganhar a Guerra.”

A principal inovação de Lincoln como líder foi dar fim à escravidão, embora esse processo costume ser confuso. Apesar de sua clareza de pensamento, por exemplo, Lincoln acabou não se tornando um Grande Emancipador. Seu caminho até a Proclamação de Emancipação foi difícil, às vezes sofrido, flexível e criativo. Enquanto os sulistas o consideravam a en-carnação do diabo por conta de sua oposição a disseminação da escravidão.

Lincoln, como todos os Grandes Líderes, exibia tremenda curiosidade pelas coisas novas que lhe pudessem viabilizar a realização de seus objetivos – no caso dele, ganhar a GUER-RA. Ele passava várias horas conversando com um homem que dizia ser possível salvar vidas e milhões de dólares com melhores previsões de tempo, por exemplo. Ele também de-senvolveu um interesse pessoal por novas armas propostas por inventores e, de vez em quando, as experimentava no gramado dos fundos da Casa Branca.

Encarando riscos: os grandes líderes são apostadores bem informados com um histórico profissional de sucesso“Somente depois de substituir os líderes inferiores por outros

mais fortes é que os resultados são alcançados.”

Embora Lincoln fosse perseguido por seus difamadores por ser demasiadamente cauteloso, ele demonstrou maior disposição para “jogar os dados” do que muitos daqueles nos quais confiou para cargos de liderança em sua administração.

Lincoln encarou um dos problemas conhecido de todos os líderes: como fazer com que os subordinados caminhem todos na mesma direção, no que se refere a encarar riscos, sem influenciar em sua autoridade, autonomia e senso de respon-sabilidade. Ele sempre toleravaexcessivo conservadorismo de seus generais, fazendo sugestões e, até mesmo, distribuindo ordens, mais isso não ajudava muito. O seu General George McClellan, por exemplo, parecia ser perfeito, era um organiza-dor brilhante e um excelente planejador estratégico, mais suas timidez, hesitação e aversão a riscos decepcionaram Lincoln. Como muitos líderes acabam descobrindo, somente depois de substituir os líderes inferiores por outros mais fortes é que os resultados são alcançados. Lincoln, apostou em substituir McClellan por Ulysses e William Sheman e foi o que ajudou os Estados Unidos a vencerem a guerra.

O padrão das decisões de Lincoln: engajar-se na guerra para salvar o país, escrever a Proclamação de Emancipação, posicionar-se a favor do perdão e da reconstrução, em vez de punição e do isolamento dos estados da Confederação. Revela um nível impressionante de disposição para encarar os riscos de forma consciente, guiado por metas claras e propósitos morais elevados.

Identificando talentos: os grandes líderes têm um apetite insaciável por talentos extraordinários“Os Grandes Líderes sabem que a única maneira de ultrapas-sar suas próprias limitações de tempo e habilidade é cercar-se

das pessoas mais fortes.”

Os Grandes Líderes sabem que a única maneira de ultrapas-sar suas próprias limitações de tempo e habilidade é cercar-se das pessoas mais fortes. Ao contrário dos líderes inferiores,

eles não se sentem ameaçados pelas pessoas talentosas e procuram por elas, compreendem suas metas e sonhos e as recrutam para a busca das aspirações que compartilham.

Neste ponto, Lincoln era extraordinário. Ele lotou seu gabinete com alguns dos líderes mais talentosos da época, incluindo dois que ficaram desapontados por Lincoln (e não eles) de ter recebido a indicação presidencial. Mas, depois de sua vitória, Lincoln estendeu a mão e convenceu os dois a fazerem parte de sua administração e servir seu país.

Visão-helicóptero: os grandes líderes possuem um senso de perspectiva excepcionalComo soldado, candidato e eleito, Abraham Lincoln manteve seus pés no chão, embora tenha superado conflitos imediatos e controvérsias para olhar adiante, para trás e para sua volta e oferecer às pessoas contexto e perspectivas extremamente

importantes. Hoje em dia, chamamos isso de “Visão-helicóptero”.

O Fator faísca: os grandes líderes possuem presença

Algumas pessoas iluminam um local com sua perso-nalidade aparência e são o centro das atenções. Outras possuem uma presença tão marcante que, mesmo falando pouco, causam grande impacto. Há ainda as que têm mag-netismo e carisma. Embora não seja possível classificar o nível de presença que fui de um posição e seu grau de autoridade e poder, e quanto advém somente do indivíduo, existe uma qualidade nos Grandes Líderes a qual chamo de “fator faísca”.

Para a maioria das pessoas, a figura de Lincoln é séria e melancólica. Talvez você se surpreenda ao saber que, muito antes de ser “alguém” no sentido de se tornar uma figura pública, Lincoln, costumava ser o centro das aten-ções. Um grande contador de histórias.

Considerados por muitos (e por mim) como um ho-mem extraordinariamente simples, foram a inteligência, o bom senso, o domínio da linguagem, a moralidade e a humanidade que produziram a faísca que ajudou Lincoln, a ocupar posições de liderança e ganhar o respeito e o afeto de milhares de pessoas.

Luiz Guilherme Kovalski, 22 anosEstudante de Administração - UNC

Estagiário de Administração no Tribunal de Justiça de SCVoluntário na empresa Guia do Adm - rep. Santa Catarina,

responsável pelas redes sociais.Voluntário na empresa ASUPA - Associação

dos Universitários de Papanduva

AS CINCO QUALIDADES DOS GRANDES LÍDERES

Page 7: As035 preview

7Papanduva (SC), 26 de julho de 2014

Geral

Rua Pedro Povaluk, 601

Dia 25 de julho dia do Colono e do Motorista, um dia muito especial para nossa terra.

A força vem da terra, mas o talento e o trabalho vem do homem. Homens e mulheres da roça e do volante, que com trabalho intenso ajudam a construir o progresso de nossa

terra. Parabéns a todos os Motoristas e Colonos pelo seu dia!

A loja SexyAppeal já esta atendendo em seu novo endereço. Anexo à Tricomalhas e com novo telefone (47) 3653-2569 ou(47) 9244-5740. A loja ficou ainda mais linda! Visite e confira as novidades e descontos especiais.

Loja SexyAppeal em novo endereço

Homenagem de Alóis Mikalovicz

e Família.

Page 8: As035 preview

8 Papanduva (SC), 26 de julho de 2014

Espaço MulherFabiane [email protected]

Olá meninas!!! O Espaço Mulher dessa semana vai falar sobre informática. Quem de nós hoje em dia não tem um computador, notebook ou tablet?

Existe informática em quase tudo que fazemos e em quase todos os produtos que consumimos. É muito difícil pensar em mudanças, em transformações, inovações, sem que em alguma parte do processo a informática não esteja envolvida.

E já que a informática é tão importante assim, não menos do que ela, uma boa LOJA de Informática. O Es-paço Mulher visitou a Butterfly, que atua no comércio papanduvense há muitos anos e é referência em infor-mática na cidade.

AButterfly Informática tem foco em fornecer produtos de qua-lidade, bem como, assistência técnica especializada. Isto permite oferecer através de seus produtos e serviços as mais completas soluções em tecnologia de informação empresarial e domiciliar.

A busca constante de novas tecnologias em produtos e servi-ços permite que a Butterfly Informática se adapte às mais novas exigências do mercado de tecnologia sendo eficaz e eficiente para que possa atendê-los com a máxima dedicação, esta empresa faz de sua necessidade a própria necessidade.

A Butterfly conta ainda, com pessoal técnico altamente especializado para a comercialização e prestação dos serviços, instalação e suporte pós-venda para as mais diversas soluções em informática.

Page 9: As035 preview

9Papanduva (SC), 26 de julho de 2014

Espaço Mulher Fabiane [email protected]

o cliente merece. Prover serviços de manutenção em computadores,

notebooks, GPS e Impressoras. Também contamos com artigos para papelaria e móveis para escritório.

DiferencialButterfly: Possuímos a diferença que faz a diferença: A busca

incansável da perfeição. Isto quer dizer que buscamos, juntamente com nossos clientes e fornecedores, aprimorar cada vez mais os nossos produtos e serviços.

Visite hoje mesmo a Butterfly, lá você vai encontrar tudo o que precisa em soluções para informática.

MissãoButterfly:Proporcionar, através da informática, a modernização

de seus equipamentos, disponibilizando os mais modernos equipamentos de ultima geração, capacitando a empresa para atingir seu potencial pleno.

O que a Butterfly oferece:Os mais modernos produtos de informática disponi-

bilizados no mercado nacional de forma fácil, prática, funcional e segura, através de parcerias com empresas sérias e capazes de prestar o atendimento pós-venda que

Page 10: As035 preview

10 Papanduva (SC), 26 de julho de 2014

Social

MANUELLA EUFRÁSIO23 de julho, uma data como essa, o dia do seu aniversário é um dia especial como você, hoje um pouquinho maior, completou 5 aninhos, cada vez mais linda e cheia de sonhos. Desejamos que a cada manhã Jesus abençõe seus passos, sua vida e coloque um colorido especial no seu sorriso tão lindo. Feliz Aniversário. São os votos de seus pais, familiares e equipe do Jornal A Semana.

FERNANDO SIMÃO

A equipe do Jornal A Semana parabeniza toda a equipe de Velocross Papanduvense, em especial, Fernando Simão pela conquista do 1º lugar na categoria Street Original, na quinta etapa da Copa Integração de Ve-locross, acontecida na cidade de Irineópolis no último dia 20. E também parabeniza pelo seu aniversário ocorrido no dia 21. Parabéns! Muitas alegrias, realizações e vitórias como essa!

TEREZA DITIUK25 de julho, seu aniversário. Agradecemos a Deus por ter permitido que nós lhe parabenizássemos por todos esses anos convividos juntos, e que foram bem vividos. 71 anos de tantas experiências, tantos ensina-mentos e tanta paciência.Mantenha sempre a tua alegria e amor pelo próximo, porque assim o teu caminho será sempre decorado com as flores do sucesso. Feliz Aniversário! São os votos de sua filha Rosália e toda a família..

HELOISA E ANGELINAO Jornal A Semana parabeniza as mamães Celina Lang e Thais Rodrigues de Souza, pelo nascimento das princesas Heloisa e Angelina!"O nascimento representa o princípio de tudo - é o milagre do presente e a esperança do futuro".Que elas tenham muita saúde e cresçam sempre fortes e felizes!

IAGO FREDERICO CAVALHEIRO 28 de julho é seu dia! Você é o melhor presente que Deus e Nossa Senhora poderia ter nos dado para iluminar as nossas vidas! Te amamos muito. "O sorriso de um filho, renova as energias, acalma o coração e ameniza qualquer dor... Meu filho, melhor parte de mim!". Parabéns pelos seus 8 anos!!! Que Deus o abençõe com tudo de bom nessa vida, hoje e sempre! Com carinho são os votos de seus pais Ângela e Sandro, seus avós e toda família.

JOÃO VITOR PEREIRA MOURACompletou 13 anos no último dia 16 de julho. Parabéns nesta data querida de todos de sua família. Amamos você e lhe desejamos tudo de melhor que a vida possa dar. Que Deus esteja sempre em seu caminho e estará assim muito bem acompanhado. Feliz Aniversário..

Compartilhe com todos o amor e carinho que você sente por seu animal de estimação. O Social Pet dessa semana apresenta Viviane Michalovicz com sua cachorrinha Nina. Lindas amigas e inseparáveis!Quer aparecer neste espaço com seu animal de estimação? Envie-nos uma foto no email: [email protected]

Aniversariantes [AS]21/07 – BIANCA FURTADO MELO, FERNANDO SIMÃO, MARLI DE LUCA, ANA CAROLINA ZIEZKOWSKI GUERRA, EMERSON CHERMACH22/07 – WAGNER SOUZA, ENEDINA DE LUCA23/07 – CATIA TACIANA THORSTENBERG, AMANDA LISBOA, MILENA CORREA, ALEX CAINÃ LIMA, MANUELLA EUFRASIO24/07 – MARCOS JIENTARA, GRAÇA IZIDORO HIRTH25/07 – PATY THIESEN NETO PEREIRA, JACIEL RENATO SIMÕES, TAFAREL SCHONS, TEREZA DITIUK26/07 – SÂMBARA LUIZ MARON, PAULO MARCELO TABALIPA, ROBSON SILVA, KATITOO MENDES27/07 – JACK WILLIAN MAIER, JOSÉ VATRAZ E MARIA POPADIUK VATRAZ ( BODAS DE RUBI)28/07 – IAGO FREDERICO CAVALHEIRO, IGOR KAUÊ GERALDI, EMER JAQUE VILICZINSKI

SOCIAL PET

Page 11: As035 preview

11Papanduva (SC), 26 de julho de 2014

Esporte Luane [email protected]

BRASILEIRÃO 2014

CLASSIFICAÇÃO P J V E D GP GC SG %

1 Cruzeiro 25 11 8 1 2 23 12 11 75.8

2 Corinthians 20 11 5 5 1 13 6 7 60.6

3 Fluminense 19 11 6 1 4 17 11 6 57.6

4 Atlético-PR 19 11 5 4 2 19 13 6 57.6

5 Internacional 19 11 5 4 2 17 11 6 57.6

6 São Paulo 19 11 5 4 2 18 13 5 57.6

7 Grêmio 19 11 5 4 2 8 5 3 57.6

8 Sport 18 11 5 3 3 9 10 -1 54.5

9 Santos 17 11 4 5 2 12 6 6 51.5

10 Goiás 17 11 4 5 2 7 7 0 51.5

11 Atlético-MG 15 10 4 3 3 12 10 2 50.0

12 Palmeiras 13 11 4 1 6 9 14 -5 39.4

13 Botafogo 12 11 3 3 5 14 13 1 36.4

14 Criciúma 11 11 4 2 5 7 15 -8 42.4

15 Chapecoense 11 10 3 2 5 8 10 -2 36.7

16 Bahia 9 11 2 3 6 8 13 -5 27.3

17 Vitória 8 11 1 5 5 9 14 -5 24.2

18 Figueirense 7 11 2 1 8 5 15 -10 21.2

19 Coritiba 7 11 1 4 6 8 13 -5 21.2

20 Flameng 7 11 1 4 6 7 19 -12 21.2

ESCOLINHA DO DEPARTAMENTO DE ESPORTESCom aproximadamen-

te 180 crianças, entre me-ninos e meninas de 8 a 17 anos, no seu primeiro ano de projeto a Escolinha do Departamento Municipal de Esportes está sendo um sucesso.

Com profissionais ca-pacitados e buscando sempre o desenvolvimen-to das crianças, lecionam aulas de futsal desde a iniciação até categorias de base.

ÁRBITROS PAPANDUVENSES

MOLEQUE BOM DE BOLA

RALLY TRANSCATARINA

No domingo (13/07) os ár-bitros Papanduvenses Valdecir Pinheiro e Luane Fernandes Borges, atuaram na cidade de Joinville sob orientação do já árbitro, Diego Luciano Oliveira, que atua na Liga Joinvilense de Futebol e também na Federa-ção Catarinense de Futebol.

Valdecir e Luane já estão

atuando em eventos orga-nizados pela Liga Joinvilen-se de Futebol (LIF), que é a maior entida-de de Santa Catarina que organiza campeonatos nas categorias de base (sub 11,

sub 13, sub 15, e sub 17), 1ª, 2ª e 3ª divisões, com equipes de cidades como, Joinville, Garu-va, Araquari,

Barra do Sul e São Bento do Sul.

A LIF também cede árbi-

tros do seu quadro para atua-rem na Federação Catarinense de Futebol, Fesporte e FELEJ ( Fundação de Esporte e Lazer de Joinville ).

Os árbitros papanduven-ses já fazem parte do quadro de arbitragem da Liga Joinvi-lense, que abrange competi-ções de alto nível.

Nossa cidade vai ser sede da fase Regional Les-te\Norte do Moleque Bom de Bola, que vai contar com fortes equipes de toda a re-gião norte/leste do estado,

todos em busca da classifi-cação para a próxima fase da competição.

De 13 a 17 de agos-to, 20 delegações, entre femininas e masculinas,

estarão competindo entre si por vaga.

Nossos meninos e nos-sas meninas do Moleque Bom de Bola precisam da sua torcida!

Papanduva tem orgulho de receber na próxima sexta--feira (25) em sua terra os mais de 300 competidores do Rally Transcatarina, a competição é formada por parti-cipantes do Brasil inteiro, que sempre fazem bonito por onde passam, encantando as cidades com sua garra e jeito aventureiro de ser. O projeto da equipe é cortar o Estado de Santa Catarina, e Papanduva está na programação de parada, que acontecerá no dia 25 de julho.

O Transcatarina ficou conhecido na cidade através do grupo de Jipeiros da ‘Trilha Vaca Atolada’, que ao longo dos anos faz história no município de Papanduva. Devido a esta popularidade e divulgação da trilha na internet e redes sociais, os organizadores do Transcatarina se interessaram em vir para Papanduva, colocando o nome do município em cenário nacional, através de um dos maiores rallys do Brasil.

(Via facebook DME)

Anuncie Aqui3653.2725

Seja nosso parceiro e conquiste

novos clientes

Page 12: As035 preview

12 Papanduva (SC), 26 de julho de 2014

Classificados

Imóveis-Casa em alvenaria com 01 suíte, 01 quarto, 01 cozinha, 01 sala,

01 banheiro, lavanderia, despensa, 01 sala comercial, garagem para 02 carros, 01 edícula com 01 quarto e 01 cozinha, terreno com 908m2. Terreno todo murado, com portão eletrônico, situadoo na Av: Papa João XXIII, esquina com Rua: Narciso Guebert, Bairro São Cristóvão. Valor R$ 300.000,00.

- Casa em alvenaria com 03 quartos, sala e cozinha conjugados, banheiro, lavanderia, e varandas, terreno com 248 m2 todo murado, sito à Rua: Rufino Mendes de Souza esquina com Maria Tereza Schadeck, Bairro Cohab II. Valor R$ 110.000,00.

-Terreno urbano medindo 300 m2, sito à Rua: Eugênio Sidorak próximo ao Colégio Alinor V. Côrte. Valor R$ 200.000,00.

-Terreno urbano medindo 250 m2, sito à Rua: Eugênio Sidorak Próximo ao Colégio Alinor V. Côrte. Valor R$ 150.000,00.

-Terreno urbano medindo 400m2, sito no Alto da Rua: Mafra. Valor R$ 60.000,00.

-Terreno urbano medindo 250m2, sito no Alto da Rua: Mafra. Valor R$ 55.000,00.

-Terreno urbano medindo 350m2, sito à Rua: Nereu Ramos, frente para o asfalto. Valor R$ 115.000,00.

-2 terrenos urbanos medindo 325m2 cada, sito à Rua: Nereu Ramos, frente para o asfalto. Valor R$ 110.000,00 (cada).

-Terreno urbano medindo 423m2, sito à Rua: Alfredo Lopes, Centro. Valor R$ 100.000,00

-Terreno urbano medindo 518m2, sito à Rua: Alfredo Lopes, Centro. Valor R$ 125.000,00

- Terreno Rural com 17 alqueires, bom para gado ou reflorestamento, sito em Rio Bonito. Valor R$ 16.000,00 por alqueire,

- Terreno Rural com 6,5 alqueires, situado na localidade de São Tomaz. Valor R$ 220.000,00

- Terreno Rural com 9 alqueires com estufa de fumo, casa em alve-naria, paiol em alvenaria, lagoas para peixe, 5 mil eucaliptos plantados. Sito em Rio do Engano. Valor R$ 330.000,00

- Casa em alvenaria 100 m², sala,cozinha,3 quartos,2 banheiros,área de serviço, toda murada.Rua Getúlio Vargas,961-Centro-Papanduva, próximo ao Romanio. Valor R$ 185 mil.Aceita-se proposta

- Vende-se Lote urbano com 650 m²,todo murado contendo um

barracão em alvenaria medindo 320 m², próprio para um atacado a 100 metros da Prefeitura preço R$ 200 mil reais.

COMPRA E VENDA DE PRODUTOS► Vende-se antena para internet via rádio. Bom estado de con-

servação. Tratar com Viviane Kuchler (47) 9234-0219.► Procura-se áreas rurais para plantio acima de 50 alqueires.

Pagamento à vista; interessados entrar em contato pelos telefones: (47) 84807329 - Rose (47) 91157327 - Edilene

► Vende-se 02 terrenos com área de 5.090 m2 cada, situados na Rua Mafra. Valor: R$ 200 mil reais cada um. Fone: (47) 9153-6525

► Vende-se 01 Trator de Esteira Komatsu D-30E, ano 86. Único dono, revisado, em ótimo estado de conservação. Preço a combinar. Interessados tratar pelo fone: (47) 3653-1831

► Vende-se 01 fusca ano 76, cor azul metálico, com rodas espor-tivas. Ótimo estado de conservação. Valor: R$ 2 mil reais. Interessados tratar pelo fone (47) 9106-0663 com Rosane

► Vende-se lote de 600 m2 com casa em alvenaria, de 100 m², composta por 3 quartos, 1 banheiro, sala, cozinha, lavanderia e garagem. Situada na Rua Rogério Marques, 906, Bairro Tolachinski. Tratar pelo telefone (47) 9214-9734 com João

MUNDO ANIMAL

Se o seu cão tem interagido menos com você, se mostra agitado durante a noite, esquece truques antigos, late sem motivo e urina e defeca em locais inadequados, saiba que ele pode estar com Disfunção Cognitiva Canina (DCC).A DCC é uma desordem neurodegenerativa progressiva que acomete cães idosos, em sua maioria.

Por ser uma enfermidade degenerativa e que com-promete a função cognitiva, em humanos temos como exemplo a doença de Alzheimer que apresenta perda da memória e dificuldade de realizar tarefas fáceis e rotineiras, funções que se assemelham ao comportamento errático de um paciente com DCC.Várias alterações degenerativas ocorrem no cérebro de cães ao longo do tempo até que eles cheguem à idade geriátrica, estes sinais podem se confundir com os sinais da DCC, mas não há uma explicação

clara de relação com a síndrome clínica. Acredita-se que os fatores genéticos, assim como no Alzheimer, influenciam o aparecimento da DCC.

As causas da DCC não são conhecidas, mas sabe-se que ela se manifesta devido a uma série de alterações físicas e químicas que ocorrem no cérebro durante o processo de envelhecimento. Isso se deve a alterações no cérebro em vários parâmetros como neu-rônios, neurotransmis-sores, no metabolismo, na área vascular do cérebro e na bioquímica cerebral.

Os cães que possuem a DCC, podem apresentar alguns dos seguintes sinais clínicos:

• Aumento do sono e o animal troca do dia pela noite;

• Caminhadas e latidos sem motivo aparen-te durante a noite;

• Desorientação em locais conhecidos;• Olhar fixo;• O cão entra em locais inadequados e não consegue

sair;

• Diminuição da aprendizagem;• Esquecimento de comandos já aprendidos em

adestramento;• Diminuição da resposta a estímulos sonoros;• Falta de reconhecimento de pessoas familiares;• Alguns cães ficam presos em quinas e vão para o

lado errado da porta na hora de sair.• Defecam e urinam em lugares inapropriados, até

mesmo na frente dos proprietários.Ao que tudo indica, cerca de 50% dos cães que pos-

suem mais de 11 anos de idade apresentam uma ou mais dessas mudanças comportamentais que estão associadas ao envelhecimento do cérebro.

OS CÃES NA VELHICE PODEM TER ALZHEIMER

Iverson Alberto EufrasioMédico

VeterinárioCRMV/SC 3476

Page 13: As035 preview

13Papanduva (SC), 26 de julho de 2014

EucaliptoQue espécie plantar?

SaúdePRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO MÉTODO PILATES

Esta semana vou descrever os be-nefícios do Método Pilates e itens que compõem uma aula.

• Tonifica, define e alonga a muscula-tura: O pilates modela o corpo, sem ficar com músculos exagerados;

• Traz mais flexibilidade: Principal-mente para aqueles músculos que vão se “encurtando” por causa da má postura no ambiente de trabalho ou em casa e do esforço repetitivo por horas a fio;

• Eleva a autoestima: A prática regular de exercícios físicos faz aumentar os níveis de serotonina (um neurotrans-missor responsável pela sensação de bem-estar);

• Combate o estresse: Os exercícios devem ser feitos obedecendo um ritmo respiratório o que exige concentração, por isso ao longo das aulas, o praticante um poder maios de controle sobre o corpo, o que ajuda a lidar melhor com situações de estresse, ansiedade e nervosismo;

• Melhora a respiração: O pilates trabalha a musculatura respiratória, en-sinando o aluno a respirar a um tempo preciso de inspiração e expiração;

• Corrige a postura: Por meio de exer-cícios com a coluna alinhada e alongada durante toda a sessão, adquire-se maior força nos músculos que sustentam a região lombar;

• Estimula a coordenação motora: A consciência corporal, é um aprendizado sobre como devemos nos movimentar e usar músculos e articulações a nosso favor por meio do pilates, é possível adquirir equilíbrio e melhorar a percep-ção espacial dos objetos em relação a si mesmo.

AS AULAS DE PILATES APRESEN-TAM:

1- Exercícios suaves e eficazes;2- Poucas repetições de cada

movimento;3- Grande repertório de exercícios;4- Uso de aparelhos e acessórios

criados especialmente para os exercí-cios;

5- Resultados rápidos e duradou-ros;

6- Construção de uma postura correta;

7- Ausência de desgaste físico;

Drª Cassandra Tatsch de Jesus Sulczewski

FisioterapeutaCrefito 10 n° 53561

Nos últimos anos o eucalipto vem ga-nhando importância como matéria prima para a construção civil e para a fabricação de móveis. No entanto, a sua utilidade já é conhecida e utilizada por toda a sociedade a muito tempo. Sem ele o nosso dia a dia estaria comprometido, pois o eucalipto é a principal espécie empregada na fabricação de celulose, que dá origem a vários subpro-dutos, dentre eles o papel.

Originário da Austrália e da Indonésia, a espécie pertence ao gênero Eucalyptus e reúne mais de 700 espécies diferentes. Em território brasileiro, o eucalipto (assim popularmente denominado), encontrou óti-mas condições climáticas e de solo para se desenvolver. A possibilidade de uso da madeira de eucalipto para diversos fins tem estimulado a implantação de florestas de uso múltiplo, ou seja, um mesmo plantio manejado para a obtenção de vários produ-tos, por exemplo: lenha, mourões, estacas, carvão, toras e etc.

No entanto, para o sucesso de um em-preendimento florestal (plantio), a escolha da espécie a ser plantada é a primeira etapa de um projeto de reflorestamento, levando--se em consideração o objetivo da produção (uso da madeira) e as condições edafocli-máticas (solo e clima) da região. Cada es-pécie se desenvolve em um ambiente ade-quado e por isso o sucesso do plantio está atrelado a essa definição da espécie.

Segundo a EPAGRI, o clima de Papan-duva é classificado como mesotérmico úmi-do, sem estação seca e com verões frescos, apresentando temperatura média anula de 17°C. A ocorrência de geadas é mais fre-quente em junho, julho e agosto, quando ocorrem em média 17,4 geadas por ano. E o volume de chuvas varia em torno de 1470 mm por ano.

Isso quer dizer que Papanduva está em uma região de clima frio e, portanto, não é recomendado que se plante espécies de eu-calipto que não estejam adaptadas a esse tipo de clima.

Abaixo segue uma relação de espécies de eucalipto indicadas em função dos usos, do solo e do clima.

ESPÉCIES DE EUCALIPTO INDICADAS EM FUNÇÃO DO USO, SOLO E CLIMA DE PAPANDUVA-SC:

• Celulose: E. dunnii, E. globulus, E. grandis, E. saligna;

• Lenha e carvão: E. globulus, E. gran-dis, E. paniculata, E. saligna, E. dunnii;

• Serraria: E. dunnii, E. globulus, E. grandis, E. paniculata, E. propinqua, E. re-sinifera, E. robusta, E. saligna, E. pilularis;

• Móveis: E. dunnii, E. grandis, E. pani-culata, E. pilularis, E. saligna;

• Laminação: E. dunnii, E. grandis, E. pilularis, E. robusta, E. saligna;

• Caixotaria: E. dunnii, E. grandis, E. pi-lularis;

• Construções: E. paniculata, E. pilula-ris, E. robusta;

• Dormentes: E. paniculata, E. pilularis, E. propinqua, E. robusta;

• Postes: E. paniculata, E. pilularis, E. propinqua, e E. resinífera;

• Estacas e moirões: E. paniculata, E. dunnii;

• Taninos: E. paniculata ;

Apesar de toda essa lista, as espécies mais amplamente plantadas na região sul com sucesso são: E. dunnii, E. grandis (em locais mais protegidos do frio). Outras es-pécies ainda são promissoras, como o Eu-calyptus benthamii e E. citriodora.

Silvane Vatraz BorgesCREA: PR-73294/D (visto para

habilitação em SC e PA)Doutoranda em Ciências Florestais pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Belém-PA, Mes-

tre em Ciencias Florestais-UFRA, graduada em engenharia florestal pela UNICENTRO, em Irati-PR.

Page 14: As035 preview

14 Papanduva (SC), 26 de julho de 2014

AgriculturaMulher terá preferência no pagamento de benefícios rurais

Foi sancionada nesta semana a Lei 13.014/14, que dá preferência a mu-lheres chefes de família no

recebimento dos benefícios dos programas de Apoio à Conservação Ambiental e de Fomento às Atividades

Rurais.A lei entra em vigor

em 90 dias, de acordo com a agência de notícias da Câmara dos Deputados. Tem origem em projeto apresentado pelo senador Paulo Bauer (PSDB-SC).

Conforme o texto, a mu-lher receberá preferencial-mente, pela família, valores referentes a benefícios eventuais, ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e a projetos de enfrentamento da pobreza,

previstos na Lei Orgânica de Assistência Social (Loas). A preferência já é aplicada no Bolsa Família.

A nova lei também es-tabelece o pagamento à mulher dos recursos do Programa de Apoio à Con-servação Ambiental e do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, instituídos pela Lei 12.512/11.

Fonte Globo Rural

Curiosidades Agrícolas

Algumas plantas e árvores apresentam a produção da auxina sem a necessidade de fertilização. Esse processo resulta na formação de frutos sem semente - fenômeno conhecido como partenocarpia.

Algumas frutas também se desenvolvem sem semen-tes quando são geneticamente manipuladas. Os frutos partenocárpicos duram mais e, teoricamente, são mais agradáveis para comer, pois não apresentam sementes.

A formação de frutos sem sementes também pode estar associada à polinização deficiente ou a formação de gametas inférteis.

Na agricultura, uma técnica utilizada para a obtenção de frutos sem sementes é o desbalanço cromossômico de indivíduos triploides, como as bananas. A mesma técnica é empregada para produzir melancias sem caroço a partir de sementes triploides.

Hoje, os cientistas trabalham em estudos de mecanis-mos genéticos que permitam a produção de frutos sem fertilização. Em geral, os frutos que não têm sementes são:a banana comercial, o figo brasileiro, o limão taití, e a laranja baiana legítima. Graças à engenharia genética, hoje também encontramos à venda algumas variedades de caquis, laranjas e uvas sem sementes.

Fonte sitedecuriosidades

Lei foi sancionada nesta semana pela, depois de aprovação no Congresso

Moinhos podem sair do mercado de trigo nos próximos meses, aponta Cepea

Com menor demanda interna e importações, preço do trigo já caiu mais de 10% no Paraná e 8,5% no Rio Grande do Sul (Foto: Acervo/Ed. Globo)

Os moinhos de trigo do Brasil estão, de forma geral, abastecidos e alguns sinali-zam que podem ficar de fora do mercado do cereal nos pró-ximos meses. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (23/7) pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

“Agentes de moinhos dizem estar abastecidos e/ou importando o trigo – al-

guns, inclusive, indicam que podem ficar fora do mercado nos próximos dois meses. Há aquisições, especialmente, por parte de pequenos e mé-dios moinhos, que geralmente

adquirem no mercado spot, mas as efetivações ainda são pequenas”, informou a instituição.

O preço do cereal man-tém a trajetória de queda no

mercado interno, conforme os indicadores do Cepea. No Paraná, a desvalorização é de 10,29% neste mês, com o valor médio chegando a R$ 671,11 por tonelada nesta terça-feira (22/7). No Rio Grande do Sul, a baixa é de 8,48%, com a tonelada cotada a R$ 525,35.

“Quanto ao plantio da nova safra, está chegando ao fim nos dois principais estados produtores do País. Agora, produtores se atentam à produtividade, que pode ser prejudicada pelo clima em algumas regiões”, informou o Cepea.

Fonte Globo Rural

Quais frutas não possuem sementes?

Page 15: As035 preview

15Papanduva (SC), 26 de julho de 2014

Bodas de RUBIJosé Vatraz e Maria Popadiuk Vatraz

Queridos pais,Neste 27 de julho, vocês celebram as Bodas de

Rubi! 40 anos de casamento, 4 décadas de união, amor, alegrias, compreensão, carinho, renúncias e muita luta, que fizeram de vocês duas pessoas que descobriram juntos o que há de mais belo, a entrega, a dedicação e a vivência mútua.

No dia a dia aprenderam a ter a confiança um no outro, desenvolvendo valores que mantiveram essa união feliz por tantos anos. Descobriram, por fim, que amar não é apenas fantasiar, mas acima de tudo, construir. E cons-truir pede não somente planejamentos e ter esperança, mas também suor e por vezes aflições e lágrimas. Foram tantas lutas e vitórias, tantos momentos bons e ruins que contribuíram para construir essa união sólida e duradoura.

Hoje sabemos que vocês não podem imaginar a vida de um sem o outro.

Vocês são o exemplo mais próximo e real que nós conhecemos de amor, compreensão, companheirismo e lealdade.

Parabéns, a história de vocês realmente merece uma homenagem especial neste dia e que as Bodas de Rubi seja uma consolidação e a manutenção de uma vida longa feliz e abençoada.

Obrigada por vocês existirem e estarem juntos.Amamos vocês!

Homenagem de suas filhas Fabiane, Silvane e Lucimar.

Page 16: As035 preview

16 Papanduva (SC), 26 de julho de 2014