as parÁbolas de jesus À luz das leis morais ciclo de palestras use 2009-2010

61
AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE Ciclo de Palestras USE 2009-2010 2009-2010

Upload: internet

Post on 17-Apr-2015

111 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

AS PARÁBOLAS DE JESUS À AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAISLUZ DAS LEIS MORAIS

Ciclo de Palestras USE Ciclo de Palestras USE 2009-2010 2009-2010

Page 2: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

PARÁBOLA DO SEMEADOR PARÁBOLA DO SEMEADOR

Page 3: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Presente nos evangelhos de Presente nos evangelhos de MateusMateus (cap 13, v. 1-9) , (cap 13, v. 1-9) , LucasLucas (cap 8, v4-8) e (cap 8, v4-8) e MarcosMarcos (cap 4,v.1-9) (cap 4,v.1-9)

No Evangelho Segundo o Espiritismo No Evangelho Segundo o Espiritismo

Capítulo XVII: Capítulo XVII: Sede Sede PerfeitosPerfeitos

Page 4: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Parábola do Semeador Parábola do Semeador é a primeira dentre sete é a primeira dentre sete proferidas no mesmo dia por Jesus às margens proferidas no mesmo dia por Jesus às margens do mar da Galiléia. do mar da Galiléia.

Elas fazem parte do primeiro grupo de discursos Elas fazem parte do primeiro grupo de discursos feitos por Jesus frente à feitos por Jesus frente à oposiçãooposição dos fariseus dos fariseus ao seu ministério. ao seu ministério.

Page 5: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

• Parábola do semeadorParábola do semeador

• Parábola do joioParábola do joio

• Parábola do grão de mostarda Parábola do grão de mostarda

• Parábola do fermento Parábola do fermento

• Parábola do tesouro escondido Parábola do tesouro escondido

• Parábola da pérolaParábola da pérola

• Parábola da redeParábola da rede

Page 6: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

““Naquele mesmo dia saindo Jesus de casa Naquele mesmo dia saindo Jesus de casa assentou-se à beira mar e grandes multidões-se assentou-se à beira mar e grandes multidões-se reuniram perto dele, de modo que entrou num reuniram perto dele, de modo que entrou num barco e se assentou; e toda a multidão estava em barco e se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia. E de muitas coisas lhes falou por pé na praia. E de muitas coisas lhes falou por parábolas, e dizia: parábolas, e dizia:

- Eis que o - Eis que o semeadorsemeador saiu a semear. E ao semear, saiu a semear. E ao semear, uma parte caiu à uma parte caiu à beira do caminho beira do caminho e vindo as e vindo as avesaves a comerem. Outra parte caiu em a comerem. Outra parte caiu em solo rochoso solo rochoso onde onde a terra era pouca e logo nasceu, visto não ser a terra era pouca e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. Saindo, porém o Sol, a queimou, profunda a terra. Saindo, porém o Sol, a queimou, e porque não tinha raiz , secou-se. Outra caiu entre e porque não tinha raiz , secou-se. Outra caiu entre os os espinhosespinhos, e os espinhos cresceram e a , e os espinhos cresceram e a sufocaram. Outra enfim caiu em sufocaram. Outra enfim caiu em boa terraboa terra, e deu , e deu fruto: a fruto: a cemcem, a , a sessentasessenta e a e a trinta trinta por um. Quem por um. Quem tem ouvidos de ouvir, ouça”tem ouvidos de ouvir, ouça”

Page 7: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

““Atendei vós, pois, à Atendei vós, pois, à parábola do semeadorparábola do semeador. A todos os que . A todos os que ouvem a palavra do reino, e não a compreendem, vem o ouvem a palavra do reino, e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. O que foi semeado em o que foi semeado à beira do caminho. O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria mas não tem raiz em si mesmo, sendo antes de com alegria mas não tem raiz em si mesmo, sendo antes de pouca duração, em lhe chegando a angústia ou a perseguição pouca duração, em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza. O que foi semeado por causa da palavra, logo se escandaliza. O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e as fascinação das riquezas sufocam a palavra, e do mundo e as fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica a infrutífera. Mas o que foi semeado em boa terra é o que fica a infrutífera. Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende , este frutifica, e produz a cem, ouve a palavra e a compreende , este frutifica, e produz a cem, sessenta e a trinta por um”.sessenta e a trinta por um”.

Page 8: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Parábola das parábolasParábola das parábolas (Cairbal Schutel) (Cairbal Schutel)

Síntese dos Síntese dos caracteres predominantes caracteres predominantes em todas as em todas as almas.almas.

Ensina-nos a distinguir as almas pela boa ou má vontade Ensina-nos a distinguir as almas pela boa ou má vontade que recebem a PALAVRA / ENSINAMENTOS / BOA NOVA.que recebem a PALAVRA / ENSINAMENTOS / BOA NOVA.

SemeadorSemeador= = JesusJesus ou qualquer discípulo que divulga a ou qualquer discípulo que divulga a mensagem mensagem

SementeSemente compreende os ensinamentos / a verdade / palavra compreende os ensinamentos / a verdade / palavra divinadivina

Page 9: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Semeador = Semeador = JESUS JESUS

Questão 625. Questão 625.

Qual é o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao Qual é o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem para lhe servir de guia e modelo?homem para lhe servir de guia e modelo?

- Jesus Jesus

Semeador com maior conhecimento da semente. Por Semeador com maior conhecimento da semente. Por mais que pareça que o semeador foi descuidado, o mais que pareça que o semeador foi descuidado, o desfecho da semente ele o conhecia como qualquer desfecho da semente ele o conhecia como qualquer bom agricultor. bom agricultor.

Page 10: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

A verdade é recebida “por cada um” de um modo muito particular.

Ela é a mesma, porém a variedade dos Espíritos que habitam a Terra a interpretem, tal qual, a sua evolução.

Page 11: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Ensinamentos = Conhecimento das Leis Morais

Page 12: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Questão 615 ( Cap I: Lei divina ou natural)

A lei de Deus é eterna?

É eterna e “imutável” como o próprio Deus.

Questão 803 (Lei de Igualdade)

… Deus fez suas leis para todos. O Sol brilha para todos…

Page 13: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

A diferença na assimilação dos ensinamentos existe devido as diferenças na evolução espiritual.

Temos aqueles que a compreendem e a praticam sem qualquer resistência, ao contrário daqueles que não a aceitam com tamanha resistência.

Page 14: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Questão 617. (Lei Divina ou Natural)

É permitido ao homem aprofundar se nessas leis? Aumentar o seu conhecimento!

SIM, mas uma única existência não lhes basta para isso.

Questão 619. Questão 619. (Lei Divina ou Natural)

Deus facultou a todos os homens os meios de conhecerem sua Deus facultou a todos os homens os meios de conhecerem sua lei?lei?

Todos podem conhecê-la, mas nem todos a compreendem. A Todos podem conhecê-la, mas nem todos a compreendem. A cada nova existência ele compreende melhor o que é bem e o cada nova existência ele compreende melhor o que é bem e o que é mal.que é mal.

Page 15: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Questão 804 (Lei de Igualdade)

Deus criou iguais todos os Espíritos. Cada um deles, porém viveu mais ou menos tempo e por conseguinte obteve maior ou menor soma aquisições.

A diferença entre eles está na diversidade da experiência alcançada e da vontade com que procedem, vontade que é o livre-arbítrio.

Page 16: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Questões 238 e 239 (cap VI LE - Vida Espiritual)

As percepções e os conhecimentos dos Espíritos são ilimitados? Numa palavra: Eles sabem tudo?

Quanto mais se aproximam da perfeição, mais sabem. Se são Espiritos Superiores sabem muito. Os Espíritos inferiores são mais ou menos ignorantes a cerca de todas as coisas.

Conhecem os Espíritos os princípios das coisas conforme a elevação e pureza Conhecem os Espíritos os princípios das coisas conforme a elevação e pureza que hajam atingido.que hajam atingido.

  

Page 17: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Questão 779 Questão 779 (Lei do Progresso) (Lei do Progresso)

O homem colhe em si mesmo a força para progredir ou o O homem colhe em si mesmo a força para progredir ou o progresso é apenas fruto de um ensinamento?progresso é apenas fruto de um ensinamento?

O homem se desenvolve por si mesmo, naturalmente, O homem se desenvolve por si mesmo, naturalmente, mas mas nem todos progridem ao mesmo tempo e do mesmo modonem todos progridem ao mesmo tempo e do mesmo modo. . É então que os mais adiantados auxiliam o progresso dos É então que os mais adiantados auxiliam o progresso dos outros, por meio do contato social.outros, por meio do contato social.

O homem não pode manter-se perpetuamente na ignorânciaO homem não pode manter-se perpetuamente na ignorância, , porque deve atingir o objetivo que a providência lhes porque deve atingir o objetivo que a providência lhes assinalou, ele se esclarece pela força das coisas assinalou, ele se esclarece pela força das coisas (“experiências”).(“experiências”).

Page 18: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Questão 115 Questão 115 (Cap I do Livro Segundo Mundo (Cap I do Livro Segundo Mundo Espiritual) Espiritual) e 634 e 634 (Lei Divina ou Natural) (Lei Divina ou Natural)

Os espíritos foram criados simples e ignorantes… e Os espíritos foram criados simples e ignorantes… e progressivamente alcancarem a perfeição, pelo progressivamente alcancarem a perfeição, pelo conhecimento da VERDADE.conhecimento da VERDADE.

Page 19: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Atenção não para o semeador, Atenção não para o semeador, mas para o mas para o tipo de terrenotipo de terreno em que em que a semente cai e na consequente a semente cai e na consequente germinação do grão. germinação do grão. (Alírio de (Alírio de Cerqueira,2008)Cerqueira,2008)

Em razão disto, alguns consideram Em razão disto, alguns consideram que a parábola poderia ser que a parábola poderia ser chamada também de a chamada também de a Parábola da Parábola da Semente Semente ouou Os Quatro Tipos de Os Quatro Tipos de Solo. Solo.

Page 20: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

É marcante o fato da É marcante o fato da sementesemente (mensagem divina) (mensagem divina) não mudar, e sim a qualidade do solo.não mudar, e sim a qualidade do solo.

A terra que recebe as sementes, representa o estado A terra que recebe as sementes, representa o estado intelectualintelectual e e moral moral de cada um.de cada um.

Os diferentes tipos de terreno simbolizam os Os diferentes tipos de terreno simbolizam os diferentes diferentes “perfis psicológicos” “perfis psicológicos” de pessoas na de pessoas na sociedade. sociedade. (Alírio de Cerqueira Filho, 2008)(Alírio de Cerqueira Filho, 2008)

6 perfis: Beira do Caminho / Solo Rochoso / 6 perfis: Beira do Caminho / Solo Rochoso / Espinheiro / Boa Terra (30, 60 e 100)Espinheiro / Boa Terra (30, 60 e 100)

Page 21: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

ESE cap. XVII item 6 ESE cap. XVII item 6 - Comentário de Kardec- Comentário de Kardec

A A Parábola da Semente Parábola da Semente representa perfeitamente as diversas maneiras representa perfeitamente as diversas maneiras pelas quais podemos aproveitar os ensinamentos do Evangelho.pelas quais podemos aproveitar os ensinamentos do Evangelho.

Quantas pessoas há, na verdade, para as quais eles não passam de Quantas pessoas há, na verdade, para as quais eles não passam de letra morta...letra morta...

Page 22: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

1° Perfil1° Perfil

Pessoas que se comportam como se estivessem à Pessoas que se comportam como se estivessem à beira do beira do caminhocaminho. .

Permanecem na periferia da vida e vivem na superficialidade. Permanecem na periferia da vida e vivem na superficialidade. Ouvem a mensagem e não a entendem. Ouvem a mensagem e não a entendem.

Indiferentes, permanecem a margem do processo evolutivo Indiferentes, permanecem a margem do processo evolutivo (inação)(inação)..

Presos aos Presos aos “apelos” “apelos” da Matéria que nem se dão conta da da Matéria que nem se dão conta da mensagem recebida. mensagem recebida.

Page 23: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Questão 712 e 713. Questão 712 e 713. (Lei de Conservação)(Lei de Conservação)

Com que finalidade Deus pôs atrativos no gozo dos bens Com que finalidade Deus pôs atrativos no gozo dos bens materiais?materiais?

… … para experimentá-lo por meio da tentação…. Para estimular o para experimentá-lo por meio da tentação…. Para estimular o homem o cumprimento da sua missão. homem o cumprimento da sua missão.

Qual o objetivo dessa tentação?Qual o objetivo dessa tentação?

Desenvolver lhe a razão, que deve preservá-lo dos excessos.Desenvolver lhe a razão, que deve preservá-lo dos excessos.

Se o homem fosse estimulado ao uso dos bens terrestres pela Se o homem fosse estimulado ao uso dos bens terrestres pela utilidade que têm, sua indiferença poderia comprometer a utilidade que têm, sua indiferença poderia comprometer a harmonia do Universo. harmonia do Universo.

Page 24: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Questão 712 e 713. Questão 712 e 713. (Lei de Conservação)(Lei de Conservação)

Deus lhes deu o atrativo do prazer para experimentar Deus lhes deu o atrativo do prazer para experimentar o homem pela tentação que o arrasta ao abuso, do o homem pela tentação que o arrasta ao abuso, do qual a RAZÃO deve defendê-lo.qual a RAZÃO deve defendê-lo.

Page 25: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Questão 802 Questão 802 (Lei do Progresso).(Lei do Progresso).

Não vedes hoje alguns homens que negam os fatos mais Não vedes hoje alguns homens que negam os fatos mais evidentes que se passam ao seus olhos?evidentes que se passam ao seus olhos?

Não há os que dizem que não acreditariam , mesmo que Não há os que dizem que não acreditariam , mesmo que vissem?vissem?

Não é por meio de prodígios que Deus quer conduzir os Não é por meio de prodígios que Deus quer conduzir os homens, Ele quer deixar o mérito de se convencerem pela homens, Ele quer deixar o mérito de se convencerem pela razão. razão.

Page 26: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Indivíduos ainda Indivíduos ainda imaturosimaturos, não preparados para tal , não preparados para tal semeadura, indivíduos que se expressam mais pelo semeadura, indivíduos que se expressam mais pelo estômago e pelo sexo e cujos corações se mostram estômago e pelo sexo e cujos corações se mostram insensíveis a qualquer apelo de ordem mais elevada.insensíveis a qualquer apelo de ordem mais elevada.

Agem pelo automatismo sem reflexões, auto-crítica...Agem pelo automatismo sem reflexões, auto-crítica...

““Se os brinquedos da maioria não mais te satisfazem é Se os brinquedos da maioria não mais te satisfazem é que a vida lhe convida a explorar horizontes mais que a vida lhe convida a explorar horizontes mais vastos”vastos”

Emmanuel Emmanuel

Page 27: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Estão em completa sintonia com Espíritos inferiores, presos Estão em completa sintonia com Espíritos inferiores, presos ainda aos prazeres da carne (simbiose vs obsessão), onde ainda aos prazeres da carne (simbiose vs obsessão), onde ambos desejam a satisfação de suas paixões. ambos desejam a satisfação de suas paixões.

Esta semente foi comida pelas Esta semente foi comida pelas avesaves. Jesus qualifica as aves . Jesus qualifica as aves como sendo os Espíritos inferiores, utilizando os termos: como sendo os Espíritos inferiores, utilizando os termos: Satanás, Maligno, Diabo.Satanás, Maligno, Diabo.

A parte da semente jogada ao pé do caminho, que é comida A parte da semente jogada ao pé do caminho, que é comida pelas aves, representa a Palavra do Plano Maior recebida, pelas aves, representa a Palavra do Plano Maior recebida, sem que nos modifique, ou sem que nos desperte a ação". sem que nos modifique, ou sem que nos desperte a ação". (Curti, 1982)(Curti, 1982)

Page 28: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Lucas Lucas se refere ao fato da semente ter sido se refere ao fato da semente ter sido pisada,pisada, ou seja, ou seja, desprezadadesprezada. Ele é o . Ele é o único dos evangelistas que aborda este aspecto da parábola. único dos evangelistas que aborda este aspecto da parábola.

Questão 621Questão 621 e e 622 622 (Cap I: Lei Divina ou Natural)(Cap I: Lei Divina ou Natural)

Uma vez que o homem traz em sua consciência a lei de Deus que necessidade havia Uma vez que o homem traz em sua consciência a lei de Deus que necessidade havia de lhe ser ela revelada?de lhe ser ela revelada?

- Ele a tinha esquecido e - Ele a tinha esquecido e desprezadadesprezada..

Deus confiou a alguns homens (SEMEADORES) a missão de revelar a sua Lei? Deus confiou a alguns homens (SEMEADORES) a missão de revelar a sua Lei?

Sim, certamente. Em todos os tempos houve homens que receberam esta missão....Sim, certamente. Em todos os tempos houve homens que receberam esta missão....

Page 29: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Pessoas que representam o Pessoas que representam o solo rochoso solo rochoso simbolizam simbolizam aqueles que inicialmente se empolgam com a possibilidade aqueles que inicialmente se empolgam com a possibilidade de evoluírem e logo se desmotivam (“vacilantes”) de evoluírem e logo se desmotivam (“vacilantes”)

Recebem a mensagem com alegria mas como não tem raízes, Recebem a mensagem com alegria mas como não tem raízes, acabam sucumbindo diante das tribulações e perseguições.acabam sucumbindo diante das tribulações e perseguições.

Já a reconhecem a verdade mas ainda não querem se Já a reconhecem a verdade mas ainda não querem se comprometer com ela. comprometer com ela.

São aqueles que tem um início de despertar para o bem, para São aqueles que tem um início de despertar para o bem, para o bom, para o belo mas a terra (“vontade”) ainda é pouca. o bom, para o belo mas a terra (“vontade”) ainda é pouca.

Page 30: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Estas plantas que cresceram em ambiente Estas plantas que cresceram em ambiente com pouca terra e que não conseguiram com pouca terra e que não conseguiram consequentemente, apresentar raízes consequentemente, apresentar raízes profundas, são logo queimadas pelo sol, que profundas, são logo queimadas pelo sol, que aqui representa as tribulações da vida, aqui representa as tribulações da vida, resultando em um afastamento dos trabalhos. resultando em um afastamento dos trabalhos.

A A falta de umidadefalta de umidade, referida por Lucas, , referida por Lucas, também está relacionada com isso. também está relacionada com isso.

A falta de profundidade ou umidade refere-se A falta de profundidade ou umidade refere-se às nossas carências internas. Se às nossas carências internas. Se buscássemos um melhor entendimento da buscássemos um melhor entendimento da mensagem, se tentássemos mensagem, se tentássemos “regá-la” “regá-la” com a com a nossa compreensão, com a resignação...nossa compreensão, com a resignação...

Page 31: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Classe de pessoas de entusiasmo fácil, que, ao se Classe de pessoas de entusiasmo fácil, que, ao se lhes falar do Evangelho, aceitam-no prontamente, lhes falar do Evangelho, aceitam-no prontamente, com júbilo; mas, não encontrando, dentro de si com júbilo; mas, não encontrando, dentro de si mesmas forças suficientes para vencerem o mesmas forças suficientes para vencerem o comodismo, os vícios arraigados, os maus desejos, comodismo, os vícios arraigados, os maus desejos, sentem-se incapazes de empreender a reforma de sentem-se incapazes de empreender a reforma de seus hábitos, a melhora de seus sentimentos.seus hábitos, a melhora de seus sentimentos.

E, se acontece de surgirem E, se acontece de surgirem incompreensõesincompreensões e e dificuldadesdificuldades (simbolizado pelo Sol), então esfriam de (simbolizado pelo Sol), então esfriam de uma vez, voltando a vida anterior que levavam.uma vez, voltando a vida anterior que levavam.

Page 32: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Necessário Acordar Necessário Acordar (para os 2 perfis)(para os 2 perfis)

““Desperta o tu que dormes levanta te dentre os mortos e o Desperta o tu que dormes levanta te dentre os mortos e o Cristo te esclarecerá. (Paulo aos Efésios)Cristo te esclarecerá. (Paulo aos Efésios)

Grande número de adeptos ou não aos círculos do Grande número de adeptos ou não aos círculos do Cristianismo acusa fortes dificuldades na Cristianismo acusa fortes dificuldades na compreensão e aplicação dos ensinamentos de Jesus. compreensão e aplicação dos ensinamentos de Jesus. Alguns encontram obscuridades nos textos, outros Alguns encontram obscuridades nos textos, outros perseveram nas questiúnculas literárias. Inquietam-se, perseveram nas questiúnculas literárias. Inquietam-se, protestam e rejeitam o pão divino pelo envoltório protestam e rejeitam o pão divino pelo envoltório humano de que necessitou para preservar se na Terra.humano de que necessitou para preservar se na Terra.

Page 33: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Não percebem que isto ocorre porque permanecem dormindo, vítimas Não percebem que isto ocorre porque permanecem dormindo, vítimas da paralisia das faculdades superiores. Os convites divinos passam da paralisia das faculdades superiores. Os convites divinos passam por eles, sugestivos e santificantes, todavia os companheiros por eles, sugestivos e santificantes, todavia os companheiros distraídos interpretam nos por cenas sagradas , dignas de louvor, mas distraídos interpretam nos por cenas sagradas , dignas de louvor, mas depressa relegadas ao esquecimento. O coração não adere, depressa relegadas ao esquecimento. O coração não adere, dormitando amortecido, incapaz de analisar e compreender.dormitando amortecido, incapaz de analisar e compreender.

A criatura necessita indagar a si mesma o que faz, o que deseja, a que A criatura necessita indagar a si mesma o que faz, o que deseja, a que propósitos atende e a que finalidade se destina. propósitos atende e a que finalidade se destina.

Faz se indispensável examinar-se, emergir da animalidade e erguer se Faz se indispensável examinar-se, emergir da animalidade e erguer se para senhorear o próprio caminhopara senhorear o próprio caminho

Fala se em Deus, em fé e em espiritualidade, qual se respirassem na Fala se em Deus, em fé e em espiritualidade, qual se respirassem na estranha atmosfera de escuro pesadelo. estranha atmosfera de escuro pesadelo.

Page 34: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Sacodidas pela corrente incessante do rio da vida, Sacodidas pela corrente incessante do rio da vida, rolam no turbilhão dos acontecimentos, enceguecidas, rolam no turbilhão dos acontecimentos, enceguecidas, dormentes e semi-mortas até que despertem e se dormentes e semi-mortas até que despertem e se levantem através do esforço pessoal, a fim de que levantem através do esforço pessoal, a fim de que Cristo as esclareça. Cristo as esclareça.

(Emmanuel – Texto 68 Pão Nosso)(Emmanuel – Texto 68 Pão Nosso)

Page 35: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Pessoa que está no perfil Pessoa que está no perfil espinheiroespinheiro é aquela que é aquela que ao receber a semente a sufoca ao receber a semente a sufoca (“rebeldes/contrários às leis”). (“rebeldes/contrários às leis”).

São grandes obstáculos ao Progresso da São grandes obstáculos ao Progresso da Humanidade.Humanidade.

Os Os espinheirosespinheiros representam os chamamentos do representam os chamamentos do mundo, a sedução das riquezas, a ambição, o mundo, a sedução das riquezas, a ambição, o orgulho, o egoísmo, a vaidade.orgulho, o egoísmo, a vaidade.

Page 36: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

São os São os materialistasmaterialistas que produzem o mal para o próximo para terem que produzem o mal para o próximo para terem cada vez mais (e principalmente para si mesmos) cada vez mais (e principalmente para si mesmos)

Agem deliberamente no mal. São extremamente egoístas e Agem deliberamente no mal. São extremamente egoístas e egocêntricos, verdadeiros doentes existenciais. egocêntricos, verdadeiros doentes existenciais.

Aniquilam a sua essência divinaAniquilam a sua essência divina

Os medos do futuro, a luta pela conquista de garantias pessoais, Os medos do futuro, a luta pela conquista de garantias pessoais, vantagens e luxuosidades, sufocam, no nascedouro, os vantagens e luxuosidades, sufocam, no nascedouro, os sentimentos sentimentos altruísticos altruísticos ou qualquer movimento de alma que implique a renúncia ou qualquer movimento de alma que implique a renúncia aos seus queridos tesouros terrestres.aos seus queridos tesouros terrestres.

Page 37: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Questão 714 e 715 Questão 714 e 715 (Lei de Conservação)(Lei de Conservação)

Que se deve pensar do homem que procura nos Que se deve pensar do homem que procura nos excessos de todo o gênero o requinte de seus excessos de todo o gênero o requinte de seus prazeres? prazeres?

Pobre criatura, que devemos lastimar e não invejar, Pobre criatura, que devemos lastimar e não invejar, porque está bem perto da morte … morte porque está bem perto da morte … morte físicafísica e e moral.moral.

Page 38: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Questão 717. Questão 717. (Lei de Conservação)(Lei de Conservação)

Que se deve pensar dos que se apropriam dos bens da Que se deve pensar dos que se apropriam dos bens da Terra para se proporcionarem o supérfluo, com Terra para se proporcionarem o supérfluo, com prejuízo daqueles a quem falta o necessário?prejuízo daqueles a quem falta o necessário?

Desconhecem a Lei de Deus e terão que responder Desconhecem a Lei de Deus e terão que responder pelas privações que houverem causado aos outros.pelas privações que houverem causado aos outros.

Page 39: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Questão 802 Questão 802 (Lei do Progresso).(Lei do Progresso).

Não vedes hoje alguns homens que negam os fatos Não vedes hoje alguns homens que negam os fatos mais evidentes que se passam ao seus olhos? mais evidentes que se passam ao seus olhos?

Não há os que dizem que não acreditariam, mesmo que Não há os que dizem que não acreditariam, mesmo que vissem? vissem?

Não é por prodígios que Deus quer conduzir os homens. Não é por prodígios que Deus quer conduzir os homens. Ele quer deixar o mérito de se convencerem pela razão.Ele quer deixar o mérito de se convencerem pela razão.

Page 40: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Questão 781Questão 781 (Lei do Progresso) (Lei do Progresso)

É permitido ao homem deter a marcha do Progresso ? É permitido ao homem deter a marcha do Progresso ?

Semente cai e os espinhos retardam o seu Semente cai e os espinhos retardam o seu crescimento.crescimento.

- Não, mas pode entravá-la algumas vezes.- Não, mas pode entravá-la algumas vezes.

Page 41: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Questão 781 aQuestão 781 a.(Lei do Progresso).(Lei do Progresso)

Que pensar dos homens que tentam deter a marcha do progresso … ? Que pensar dos homens que tentam deter a marcha do progresso … ?

Pobres seres, que Deus castigará. Serão arrastados pela torrente que Pobres seres, que Deus castigará. Serão arrastados pela torrente que procuram deter.procuram deter.

Questão 785Questão 785

Qual é o maior obstáculo ao progresso…MORAL?Qual é o maior obstáculo ao progresso…MORAL?

O O orgulhoorgulho e o e o egoísmo.egoísmo.

Mudará à medida que o homem compreender melhor que além dos Mudará à medida que o homem compreender melhor que além dos gozos dos bens terrenos, existe uma felicidade infinitamente maior e gozos dos bens terrenos, existe uma felicidade infinitamente maior e mais duradoura. mais duradoura.

Page 42: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Questão 883 Questão 883 (Lei de Justiça, Amor e Caridade)(Lei de Justiça, Amor e Caridade)

É natural o desejo de possuir? É natural o desejo de possuir?

Sim, mas quando o homem só deseja para si e para a sua satisfação pessoal Sim, mas quando o homem só deseja para si e para a sua satisfação pessoal , é puro egoísmo., é puro egoísmo.

Questão 883a Questão 883a

Há homens insaciáveis que acumulam bens sem utilidade para ninguém ou Há homens insaciáveis que acumulam bens sem utilidade para ninguém ou apenas para saciar as suas paixões.apenas para saciar as suas paixões.

Questão 895 Questão 895 (Perfeição Moral)(Perfeição Moral)

O apego as coisas materiais constitui sinal notório de inferioridade. Quanto O apego as coisas materiais constitui sinal notório de inferioridade. Quanto mais apego menor a compreensão do seu destinomais apego menor a compreensão do seu destino

Page 43: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Questão 913. Questão 913. (Perfeição Moral)(Perfeição Moral)

Dentre os vícios qual o que se pode considerar Dentre os vícios qual o que se pode considerar radical?radical?

Já dissemos inúmeras vezes: O egoísmo. Dele deriva Já dissemos inúmeras vezes: O egoísmo. Dele deriva todo o mal. todo o mal.

Enquanto não atacardes o mal pela raiz , enquanto não Enquanto não atacardes o mal pela raiz , enquanto não destruirdes a causa…destruirdes a causa…

O egoísmo é incompatível com a justiça, o amor e a O egoísmo é incompatível com a justiça, o amor e a caridade, ele neutraliza todas as outras qualidades.caridade, ele neutraliza todas as outras qualidades.

Page 44: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Aqueles que estão no perfil espinheiro não tem Aqueles que estão no perfil espinheiro não tem alternativa para a transformação a não ser a alternativa para a transformação a não ser a dor dor e o e o sofrimentosofrimento porque já passaram pela fase do perfil porque já passaram pela fase do perfil beira do caminho quando poderiam escolher se tornar beira do caminho quando poderiam escolher se tornar aprendizes da vida e evoluir usando bem o livre aprendizes da vida e evoluir usando bem o livre arbitrio. arbitrio.

Abuso do livre arbitrio Abuso do livre arbitrio

Sofrer as consequências dos espinhos plantados para Sofrer as consequências dos espinhos plantados para somente depois da colheita retornarem ao caminho do somente depois da colheita retornarem ao caminho do qual deliberadamente se afastaram. qual deliberadamente se afastaram.

Page 45: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Questão 843 Questão 843 (Lei de Liberdade)(Lei de Liberdade)

O homem tem o livre-arbítrio de seus atos?O homem tem o livre-arbítrio de seus atos?

Já que tem a liberdade de pensar, tem também a de agir. Sem o livre-Já que tem a liberdade de pensar, tem também a de agir. Sem o livre-arbítrio, o homem seria uma máquina.arbítrio, o homem seria uma máquina.

Questão 860. Questão 860. (Lei de Liberdade)(Lei de Liberdade)

Pode o homem pela sua vontade e por seu atos evitar acontecimentos…?Pode o homem pela sua vontade e por seu atos evitar acontecimentos…?

Para fazer o bem que lhe cumpre- único objetivo da vida- é permitido ao Para fazer o bem que lhe cumpre- único objetivo da vida- é permitido ao homem impedir o mal, sobretudo aquele que possa contribuirn para a homem impedir o mal, sobretudo aquele que possa contribuirn para a produção de um mal maior produção de um mal maior

Page 46: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010
Page 47: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Questão 872 Questão 872 (Lei de Liberdade- resumo teórico)(Lei de Liberdade- resumo teórico)

O homem não é fatalmente levado ao mal; os atos que pratica não forma O homem não é fatalmente levado ao mal; os atos que pratica não forma previamente determinados…previamente determinados…

Tem a faculdade de ceder ou resistir aos arrastamentos a que todos estamos Tem a faculdade de ceder ou resistir aos arrastamentos a que todos estamos voluntariamente submetidos (escolha da existência e das provas que o espírito voluntariamente submetidos (escolha da existência e das provas que o espírito elegeu no estado de erraticidade)elegeu no estado de erraticidade)

Pode combater as más tendências quando se basear no estudo aprofundado da Pode combater as más tendências quando se basear no estudo aprofundado da natureza moral do homem. natureza moral do homem.

Page 48: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Questão 799 Questão 799 (Lei do Progresso)(Lei do Progresso)

De que maneira o Espiritismo pode contribuir para o Progresso… De que maneira o Espiritismo pode contribuir para o Progresso… Moral? Moral?

Destruindo o Materialismo, que é uma das chagas da Humanidade.Destruindo o Materialismo, que é uma das chagas da Humanidade.

Espiritismo faz com que os homens compreendam onde estão os Espiritismo faz com que os homens compreendam onde estão os seus verdadeiros interessesseus verdadeiros interesses

O homem perceberá que pode garantir seu futuro por meio do O homem perceberá que pode garantir seu futuro por meio do presentepresente

Ensina a solidariedade que os há de unir como irmãosEnsina a solidariedade que os há de unir como irmãos

Page 49: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Questão 800 (Questão 800 (Lei do Progresso)Lei do Progresso)

Não será de temer que o Espiritismo nã consiga vencer a Não será de temer que o Espiritismo nã consiga vencer a indiferença dos homens e seu apego as coisas materiais? indiferença dos homens e seu apego as coisas materiais?

As mudanças não ocorrem por um encanto.As mudanças não ocorrem por um encanto.

As ideías se modifificam pouco a pouco…As ideías se modifificam pouco a pouco…

… … Passa se gerações para que modifiquem os velhos Passa se gerações para que modifiquem os velhos hábitos.hábitos.

……. A transformação só pderá operar se com o tempo . A transformação só pderá operar se com o tempo gradualmente e de modo progressivo.gradualmente e de modo progressivo.

Page 50: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Boa terra.Boa terra.

Aqueles que buscam um sentido para a própria vida, que a vêem Aqueles que buscam um sentido para a própria vida, que a vêem como uma dádiva divina para sua evolução. Buscam a verdade como uma dádiva divina para sua evolução. Buscam a verdade com o objetivo de revolver a terra, para que possam produzir de com o objetivo de revolver a terra, para que possam produzir de acordo com a sua fertilidade.acordo com a sua fertilidade.

Personificam os adeptos sinceros, nos quais as lições do Mestre Personificam os adeptos sinceros, nos quais as lições do Mestre Divino encontram magníficas condições de receptividade. Divino encontram magníficas condições de receptividade.

Abraçam o ideal cristão de corpo e alma, e se esforçam no Abraçam o ideal cristão de corpo e alma, e se esforçam no sentido de pô-lo em prática. Embora sofram tropeços e sentido de pô-lo em prática. Embora sofram tropeços e fracassem algumas vezes, perseveram animosos, resultando de fracassem algumas vezes, perseveram animosos, resultando de seu trabalho abençoados frutos de benemerência e de amor ao seu trabalho abençoados frutos de benemerência e de amor ao próximopróximo

Page 51: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Uns produzem Uns produzem trinta,trinta, simbolizando aqueles que já simbolizando aqueles que já iniciaram um processo de fertilização da própria iniciaram um processo de fertilização da própria existência. A vida para eles começa a ter um novo sentido.existência. A vida para eles começa a ter um novo sentido.

Uns produzem Uns produzem sessentasessenta , são aqueles que estão em , são aqueles que estão em situação mediana. Despertaram há mais tempo e utilizam a situação mediana. Despertaram há mais tempo e utilizam a verdade para transformarem suas vidas e do seu próximo verdade para transformarem suas vidas e do seu próximo

Uns produzem Uns produzem cemcem simbolizando aqueles que já são fiéis à simbolizando aqueles que já são fiéis à verdade. Têm as suas vidas repletas de sentido e utilizam verdade. Têm as suas vidas repletas de sentido e utilizam todos os recursos para viver o Ser que são em comunhão todos os recursos para viver o Ser que são em comunhão plena com Deus. plena com Deus.

Page 52: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Decidiram viver uma vida repleta de exercícios de amor a si Decidiram viver uma vida repleta de exercícios de amor a si mesmas e ao próximo, tornando suas vidas suaves. mesmas e ao próximo, tornando suas vidas suaves.

Homens de bemHomens de bem

Page 53: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Questão 619 Questão 619 (Lei divina ou natural)(Lei divina ou natural)

Deus facultou a todos os homens os meios de conhecerem Deus facultou a todos os homens os meios de conhecerem sua lei?sua lei?

-Os homens de bem e os que desejam pesquisá-las são os Os homens de bem e os que desejam pesquisá-las são os que melhor a compreendem.que melhor a compreendem.

Questão 614 (Lei divina ou natural)(Lei divina ou natural)

É a única verdadeira para a felicidade do homem.

“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”

Page 54: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Questão 893. Questão 893. (Lei de Amor, Justiça e Caridade)(Lei de Amor, Justiça e Caridade)

Qual a mais meritória de todas as virtudes?Qual a mais meritória de todas as virtudes?

-- Há virtude sempre que há resistência voluntária ao Há virtude sempre que há resistência voluntária ao arrastamento do mal.arrastamento do mal.

Mas a sublimidade da virtude consiste no sacrifício do Mas a sublimidade da virtude consiste no sacrifício do interesse pessoal, pelo bem do próximo, sem interesse pessoal, pelo bem do próximo, sem segundas intenções. segundas intenções.

Page 55: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Questão 894. Questão 894. (Lei de Amor, Justiça e Caridade)(Lei de Amor, Justiça e Caridade)

Há pessoas que fazem o bem espontaneamente sem que Há pessoas que fazem o bem espontaneamente sem que precisem vencer quaisquer sentimentos contrários….?precisem vencer quaisquer sentimentos contrários….?

As que não tem que lutar são aquelas em que o progresso já As que não tem que lutar são aquelas em que o progresso já está realizado; lutaram outrora e triunfuram. É por isso que os está realizado; lutaram outrora e triunfuram. É por isso que os bons sentimentos não lhes custam nenhum esforço e suas bons sentimentos não lhes custam nenhum esforço e suas ações lhes parecem muito naturais, para elas o bem se tornou ações lhes parecem muito naturais, para elas o bem se tornou um hábito.um hábito.

Semente que cai em Semente que cai em BOA TERRABOA TERRA

TERRA PREPARADA / FÉRTILTERRA PREPARADA / FÉRTIL

Page 56: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Questão 918. Questão 918. (Perfeição moral)(Perfeição moral)

Porque sinais se pode reconhecer num homem o Porque sinais se pode reconhecer num homem o progresso rela que deve elevar o seu espírito na progresso rela que deve elevar o seu espírito na hierarquia espiritual? hierarquia espiritual?

Quando os atos de sua vida corporal representam a Quando os atos de sua vida corporal representam a prática da lei de Deus e quando compreende prática da lei de Deus e quando compreende antecipadamente a vida espiritual. antecipadamente a vida espiritual.

Leitura pag. 550.Leitura pag. 550.

Page 57: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Questão 967. (Questão 967. (Penas e Gozos Futuros)Penas e Gozos Futuros)

Em que consiste a felicidade dos Bons Espíritos? Em que consiste a felicidade dos Bons Espíritos?

Em conhecerem todas as coisas; em não sentirem ódio, nem Em conhecerem todas as coisas; em não sentirem ódio, nem ciúme, nem inveja, nem ambição, nem qualquer das paixões que ciúme, nem inveja, nem ambição, nem qualquer das paixões que causam a desgraça dos homens.causam a desgraça dos homens.

Para eles o amor que os une é fonte de suprema felicidade. Não Para eles o amor que os une é fonte de suprema felicidade. Não experimentam as necessidade, nem os sofrimentos, nem as experimentam as necessidade, nem os sofrimentos, nem as angústias da vida material. angústias da vida material.

São felizes pelo bem que fazem. São felizes pelo bem que fazem.

Sabem que depende deles consegui-la e trabalham com esse Sabem que depende deles consegui-la e trabalham com esse objetivo. objetivo.

Page 58: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO

O HOMEM MAIS FELIZ DO MUNDOO HOMEM MAIS FELIZ DO MUNDO

Page 59: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Irmão X, em Irmão X, em Pontos e ContosPontos e Contos, conta a história cujo título é o , conta a história cujo título é o "Semeador Incompleto". "Semeador Incompleto". Tratava-se de um pregador que Tratava-se de um pregador que ensinava, mas sentia-se incompreendido. Aos poucos foi ensinava, mas sentia-se incompreendido. Aos poucos foi perdendo o brilho da palavra. Desencarna. Vai ao mundo perdendo o brilho da palavra. Desencarna. Vai ao mundo espiritual como o pregador incompreendido. Depois de algum espiritual como o pregador incompreendido. Depois de algum tempo, recebe a presença do Senhor. Este lhe diz: "Se atiraste tempo, recebe a presença do Senhor. Este lhe diz: "Se atiraste tantas sementes a esmo, que fazias do solo? Acreditas que o tantas sementes a esmo, que fazias do solo? Acreditas que o Supremo Criador conferiu eternidade ao pântano e ao Supremo Criador conferiu eternidade ao pântano e ao espinheiro? Que dizer do lavrador que planta espinheiro? Que dizer do lavrador que planta desordenadamente, que não retira as pedras do campo, nem desordenadamente, que não retira as pedras do campo, nem socorre o brejo infeliz? É fácil espalhar sementes porque os socorre o brejo infeliz? É fácil espalhar sementes porque os princípios sublimes da vida procedem originariamente da princípios sublimes da vida procedem originariamente da Providência Divina. A preparação do solo, porém, exige Providência Divina. A preparação do solo, porém, exige cooperação direta do servo disposto a contribuir com o próprio cooperação direta do servo disposto a contribuir com o próprio suor". suor". (Chico Xavier, 1978, cap. 22)(Chico Xavier, 1978, cap. 22)

Page 60: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

QUE A PAZ E LUZ DE JESUS NOS ENVOLVA SEMPRE QUE A PAZ E LUZ DE JESUS NOS ENVOLVA SEMPRE ASSIM SEJA ASSIM SEJA

Page 61: AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

Na Parábola doNa Parábola do