as marcas de cristo!

13
As Marcas de Cristo! Gl.6:11-17

Upload: joel-manhaes

Post on 23-Dec-2015

3 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Orientação para iniciantes da caminhada cristã sobre as "marcas de Cristo"

TRANSCRIPT

Page 1: As Marcas de Cristo!

As Marcas de Cristo!

Gl.6:11-17

Page 2: As Marcas de Cristo!

Introdução

Estamos trabalhando uma ênfase a intimidade nesse ano. E ainda que estejamos trabalhando mais sobre oração e intimidade, há muitos aspectos sobre a vida cristã que refletem intimidade com o Senhor.

Paulo era um homem intimo do Senhor! E uma das declarações que expressam essa intimidade está em Gl.6:11-17

Page 3: As Marcas de Cristo!

Podemos resumir a idéia central do apóstolo Paulo ao escrever as igrejas da galácia na defesa de que não se fazia necessário realizar o ritual da circuncisão nem a guarda das festas judaicas.

A declaração do apóstolo “Pois nem a circuncisão nem a incircuncisão é coisa algumas, mas sim o ser uma nova criatura”, aponta para quais são as marcas que ele diz carregar.

A grande marca de Jesus é ser uma nova criatura livre de qualquer necessidade de manter atos religiosos como identificação entre os homens e perante Deus.

Page 4: As Marcas de Cristo!

Alguns de nós carregamos muitas marcas. São marcas no corpo, na alma, no emocional etc.

Mas nesse texto, Paulo fala de um tipo de marca diferente. Ele fala que trazia no seu corpo as marcas de Cristo. E quando Paulo fala dessas marcas, não fala com uma atitude de revolta, ou de lamentação, ele fala como expressão da graça de Deus em sua vida. No tempo de Paulo, era comum para algumas pessoas, carregar marcas no corpo. Mas que marcas eram essas? 

Page 5: As Marcas de Cristo!

I – A Marca de Propriedade!

A palavra que Paulo usou no livro aos Gálatas para "marcas", origina-se da palavra grega "stigma".

O stigma de Paulo, por servir a Cristo, remete, também, ao antigo costume judaico de marcar os escravos antigos (Êxodo. 21.6). Uma marca que fala sobre ser propriedade de alguém ou algo.

Somos identificados como pertencentes ao Senhor!

Page 6: As Marcas de Cristo!

No tempo da escravatura, o "senhor", dono ou patrão marcava os seus escravos com um ferrete incandescente, de maneira a que a marca ficasse para todo o sempre. Cada vez que um senhor comprava novos escravos, a sua primeira providência era pegar o ferrete em brasa, e marcá-los com as iniciais do dono determinando assim o seu direito de propriedade.  O que era um escravo? Alguém que possuía um dono. Um escravo não era alguém que possuía vontade própria, não era alguém que possuía direitos, era alguém cuja vida inteira pertencia a um dono.

Page 7: As Marcas de Cristo!

Essa é a primeira marca que precisamos carregar conosco.  A marca do escravo, daquele que foi comprado, daquele que não pertence a si mesmo.( I Co 7.22,23a)   Quantos foram comprados por Cristo Jesus? Isso significa que no momento em que você foi comprado você passou a pertencer a um dono.Passamos a ser propriedade exclusive do nosso Deus. I Pedro 2.9. Paulo se via como um escravo de Cristo, e como todo escravo ele era marcado com ferro em brasa, porque marcas de queimaduras não saem nunca.

Page 8: As Marcas de Cristo!

No dia que você foi salvo, Deus marcou a sua vida com um ferro incandescente “Propriedade Exclusiva de Deus!” (1Co.1:22) Isso significa que você não pode mais ter vontade própria. Você perdeu o direito de fazer o que você quer. Você não pode ir para onde quiser. Qualquer coisa que você queira fazer em sua vida você só pode fazer em obediência a uma ordem divina.

Page 9: As Marcas de Cristo!

II – A Marca do Serviço!

O Segundo tipo de pessoa que tinha marcas em seu corpo era o soldado. Muitas vezes o soldado tinha o seu corpo marcado com as iniciais do seu comandante, como um gesto de lealdade, de que jamais iria traí-lo, que jamais se uniria ao exército inimigo. E isso às vezes lhe custava a vida. Porque quando um soldado desse era capturado, ele não podia negar a quem servia. Todos sabiam a que comandante ele servia. Portanto a marca do soldado é também a marca do serviço. E esse é outro aspecto da vida cristã que está fora de moda em nossos dias, que é o serviço de Deus, fruto da obediência. 

Page 10: As Marcas de Cristo!

Nós fazemos parte da geração do entretenimento. A doutrina do nosso tempo é o prazer como bem supremo. E os cristãos estão embarcando nessa doutrina pós-modernista. Eles querem servir a Deus, desde que não gere incômodo, desde que não gere sacrifício, desde que não gere nenhum tipo de desconforto.  Onde fica o chamado de Jesus quando ele diz: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a cada dia a sua cruz e siga-me”. Que naquele dia você compareça diante de Deus como o apóstolo Paulo, dizendo: Eu trago as marcas de Cristo. E por causa de Cristo eu trago as marcas de um soldado! Lucas 17.33

Page 11: As Marcas de Cristo!

III – A Marca do Sofrimento!

O terceiro tipo de pessoa que recebia esse tipo de marca em seu corpo era o devoto de um deus. Aquele que se dispunha a adorar a um deus muitas vezes colocava a marca do seu deus em seu corpo. Isso era motivo de muitos sofrimentos. O sofrimento era causado porque aquela marca era um sinal de consagração.  

Essa é uma dura verdade do evangelho de Cristo: Quanto mais consagrado ao Senhor você for, mas você irá sofrer por amor de Jesus.(2 Tm.3:12) Por isso, o cristão genuíno, levará em seu corpo as marcas do sofrimento por causa de Cristo. Mas isso também é graça de Deus na nossa vida!

Page 12: As Marcas de Cristo!

Mas hoje muitos oferecem a Deus as sobras de tempo, de dinheiro e às vezes da própria vida, porque não há consagração. Romanos 12.1. O que é o sacrifício vivo? É quando nós apresentamos o nosso corpo a Deus. Quando nós sofremos no corpo por causa da nossa consagração. Às vezes dormindo menos! Às vezes abrindo mão do lazer! Às vezes abdicando de direitos legítimos por amor ao Senhor e a sua obra.

Page 13: As Marcas de Cristo!

Conclusão

Que haja em seu corpo a marca da consagração ao Senhor! Toda pessoa consagrada terá algum tipo de sofrimento. Quem nunca foi perseguido em nada por amor de Cristo é porque não é consagrado.

Que haja em seu corpo a marca do serviço com bom soldado de Cristo.

Que haja no seu corpo as marcas do Seu Senhor, pois você é propriedade exclusiva de Deus!!