as estratégias de prevenção da cárie dentária devem levar

9
As estratégias de prevenção da cárie dentária devem levar em consideração os momentos de maior suscetibilidade dos dentes à contaminação por microrganismos cariogênicos, que ocorrem: a) na fase do “patinho feio”. b) ao início do período da puberdade. c) ao final do período de aleitamento materno. d) durante a erupção dos primeiros dentes decíduos. e) quando da erupção dos primeiros e segundos molares decíduos. Na clínica odontológica, os riscos ocupacionais são minimizados pela adoção de alguns procedimentos, como: a) manter o ambiente ventilado, visando reduzir o risco biológico. b) utilizar protetores auriculares, visando reduzir o risco ergonômico. c) realizar exercícios de alongamento, visando reduzir o risco físico. d) usar óculos de proteção, visando reduzir o risco de transmissão aérea. e) utilizar equipamentos de proteção radiológica, visando reduzir o risco químico. Um tipo de traumatismo frequente na dentição decídua é aquele em que há lesão dos tecidos periodontais de suporte com a presença de reação à percussão, entretanto, sem a presença de mobilidade ou deslocamento anormal. Qual é esse tipo de traumatismo? a) Subluxação.

Upload: nathan-jinkins-rodrigues

Post on 17-Dec-2015

13 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

As Estratégias de Prevenção Da Cárie Dentária Devem Levar

TRANSCRIPT

As estratgias de preveno da crie dentria devem levar em considerao os momentos de maior suscetibilidade dos dentes contaminao por microrganismos cariognicos, que ocorrem:Parte superior do formulrioa)na fase do patinho feio.

b)ao incio do perodo da puberdade.

c)ao final do perodo de aleitamento materno.

d)durante a erupo dos primeiros dentes decduos.

e)quando da erupo dos primeiros e segundos molares decduos.

Na clnica odontolgica, os riscos ocupacionais so minimizados pela adoo de alguns procedimentos, como:Parte superior do formulrioa)manter o ambiente ventilado, visando reduzir o risco biolgico.

b)utilizar protetores auriculares, visando reduzir o risco ergonmico.

c)realizar exerccios de alongamento, visando reduzir o risco fsico.

d)usar culos de proteo, visando reduzir o risco de transmisso area.

e)utilizar equipamentos de proteo radiolgica, visando reduzir o risco qumico.

Um tipo de traumatismo frequente na dentio decdua aquele em que h leso dos tecidos periodontais de suporte com a presena de reao percusso, entretanto, sem a presena de mobilidade ou deslocamento anormal. Qual esse tipo de traumatismo?Parte superior do formulrioa) Subluxao.

b)Concusso.

c)Luxao lateral.

d)Fratura de esmalte.Alguns acidentes e complicaes decorrentes da anestesia por bloqueio do nervo alveolar inferior em paciente com 18 anos de idade, sexo feminino, incluemParte superior do formulrioa)paralisia facial ao atingir o nervo auriculotemporal.

b)rouquido ao atingir o nervo larngeo recorrente.

c)nuseas e vmitos devido anestesia da tonsila palatina.

d)olho roxo devido ao extravasamento de sangue nesta regio altamente vascularizada.

e)ptose da plpebra inferior devido anestesia de ramos do nervo facial.

As doenas periodontais necrosantes so caracterizadas por ulcerao, necrose da papila e da margem gengival, oque resulta em aspecto caracterstico de crateras. Nessas patologias,Parte superior do formulrioa)as lceras so cobertas por uma camada branco-amarelada ou cinza, denominada de pseudomembranosa.

b)as leses necrosantes sem sintomatologia dolorosa so de evoluo lenta e sangram com facilidade.

c)as lceras atingem a margem gengival, porm no afetam a papila interdental.

d) a febre e o mal-estar so exemplos de suas manifestaes sistmicas.

Considere uma doena causada por um vrus. Sua infeco primria conhecida como catapora, e a reativao tardia do vrus, em adultos, conhecida como cobreiro; sua ocorrncia unilateral e a cicatrizao de suas leses d-se entre uma e duas semanas. Qual essa doena?Parte superior do formulrio.a) Herpes-zster

b)Infeco por citomegalovirus.

c)Hepstem Bar.

d)Eritema multiforme.

Em 1940, comprovou-se que, aps a ingesto de acar, o pH da placa dental baixa, alcanando seu nvel mnimo aps 10 minutos do consumo, volta ao seu pH normal somente aps 60 minutos. A representao grfica que ilustra tal fenmeno conhecida porParte superior do formulrioa)curva de Stephan.

b)curva de Spee.

c)curva ROC.

d)ndice CPO-D.

O cimento de ionmero de vidro (CIV) o nome genrico de um grupo de materiais baseados na reao do p de vidro de silicato e de cido poliacrlico. O CIV convencional tem como vantagemParte superior do formulrioa)o aumento do seu tempo de trabalho em virtude do acrscimo do cido itacnico no lquido.

b)a qualidade esttica, podendo substituir as resinas compostas em dentes anteriores.

c)a alta resistncia ao desgaste, trao e ao cisalhamento em relao s resinas compostas.

d)a eficcia na reduo de cries secundrias por liberar fluoreto no meio bucal.

Dentre os tipos de agentes usados no controle da placa dentria e/ou gengivite, evidencia-se o grupo dos antisspticos bisbiguanidas que tm como principal representante a clorexidina. Esta substncia utilizada na clnica odontolgica porque possui aoParte superior do formulrioa)anti-inflamatria.

b)antimicrobiana.

c)antiadesiva.

d)oxidante.

Na dentio decdua podem ser observadas algumas caractersticas favorveis ao desenvolvimento da normo-ocluso. Dentre estas, menciona-se a presena deParte superior do formulrioa)plano terminal distal.

b)curva de Spee e curva de Wilson.

c)diastemas anteriores e espaos primatas.

d)sobremordida e sobressalincia de at 6 mm

Durante o processo de erupo, o espao folicular em torno da coroa do dente pode encher-se de lquido tissular e produzir tumefao flutuante na crista alveolar. Essa formao denominadaParte superior do formulrioa)cisto de erupo.

b)cisto de Riga-Fede.

c)edema eruptivo.

d)ndulo de Bohn.

Quais doenas so passveis de transmisso por sangue e outros fluidos orgnicos durante o tratamento odontolgico:Parte superior do formulrioa)hepatite C, o profissional pode apresentar um perodo prodrmico com anorexia, nuseas, vmitos e diarreia.

b) Aids, o profissional pode apresentar febre alta, linfadenopatia, mialgia, hepato esplenomegalia e exantema maculo papular, se a sorologia for positiva nos dois primeiros dias aps a exposio.

c)hepatite B, o profissional deve ser afastado do trabalho por trs semanas aps a regresso da ictercia.

d) herpes, o profissional deve ser afastado do trabalho por 48 horas, perodo necessrio para a cicatrizao aps a ecloso das vesculas.

e)hepatite A, o profissional pode apresentar um perodo subclnico com cefaleia, mal-estar, astenia e ictercia.

Paciente com 56 anos de idade, sexo feminino, tem indicao para exodontia do 16 por razes protticas. A radiografia mostra que o dente 16 apresenta razes divergentes e tambm uma leso periapical na regio do dente 15.A tcnica cirrgica exodntica preconizada Parte superior do formulrioa)a ostectomia.

b)a apicectomia.

c)o seccionamento dental.

d)a alveolectomia total.

e)a alveolectomia parcial.

Paciente com 22 anos de idade, sexo masculino, relata episdios de dor aguda recorrente na regio inferior esquerda. O exame clnico mostra uma fratura vertical no sentido msio distal no dente 37. O exame radiogrfico mostra alterao radiolcida periapical recente, indicativa de abscesso periapical.Quando a inflamao pulpar intensa o suficiente para ocasionar odontalgia severa e contnua, esta condio, em geral, evolui paraParte superior do formulrioa)necrose pulpar.

b)abscesso periodontal crnico.

c)cisto periodontal.

d)granuloma periapical.

e)cisto radicular.

Paciente com 22 anos de idade, sexo masculino, relata episdios de dor aguda recorrente na regio inferior esquerda. O exame clnico mostra uma fratura vertical no sentido msio distal no dente 37. O exame radiogrfico mostra alterao radiolcida periapical recente, indicativa de abscesso periapical.Algumas caractersticas da dor pulpar aguda incluem ofato de serI. induzida por variados tipos de irritantes, como o consumo de doces.II. exacerbada pelo frio e aliviada pelo calor.III. confundida com a disfuno muscular mastigatria.IV. indutora de dores referidas.Est correto o que se afirma APENAS emParte superior do formulrioa)I e II.

b)I e III.

c)I e IV.

d)II e III.

e)III e IV.

Paciente com 28 anos de idade, sexo feminino, apresenta destruio avanada dos tecidos de suporte na maior parte da dentio e a presena de um grande nmero de defeitos sseos angulares. Os dentes 14, 12, 11, 21, 22, 23, 24, 43, 42, 41, 31, 32, 33 e 37 apresentam mobilidade aumentada, porm sem comprometer o conforto da mastigao da paciente. H biofilme evidente em cerca de 75% das superfcies dentrias.A terapia corretiva consiste emParte superior do formulrioa)instrues sobre higiene bucal.

b)raspagem supragengival e gengivoplastia.

c)correo de restauraes defeituosas de amlgama.

d)avaliao do controle do biofilme.

e) cirurgia periodontal e alisamento radicular.

A radiografia periapical da regio posterior inferior de um paciente com 32 anos de idade, sexo masculino, mostra espessamento do espao do ligamento periodontal e diminuio da lmina dura do dente 35. Este quadro compatvel com o diagnstico deParte superior do formulrioa)periodontite apical aguda.

b)granuloma periapical crnico.

c)cisto radicular.

d)abscesso periapical.

e)ostete esclerosante.

Paciente com 31 anos de idade, sexo masculino, apresenta-se com a boca aberta e sem capacidade de fech-la. O paciente relata que esta condio ocorreu logo aps um bocejo e, durante as tentativas de fechar a boca, sente dor.O fator causador desta condio Parte superior do formulrioa)o movimento sbito do cndilo em direo aos tecidos retrodiscais.

b)a rotao do disco sobre o cndilo antes da completa translao do complexo cndilo-disco.

c)o aprisionamento do cndilo frente da eminncia.

d)a injria ao ligamento capsular quando os dentes no esto ocludos.

e)a distonia oromandibular, com origem no sistema nervoso central.

Paciente com 46 anos de idade, sexo feminino, relata o aparecimento repentino de bolhas na boca, que se romperam, formando leses extremamente dolorosas. O exame clnico mostra a presena de ulceraes generalizadas na mucosa jugal, extensas e rasas, alm de sialorreia. Este quadro clnico compatvel com o diagnstico deParte superior do formulrioa)lpus eritematoso.

b)eritema multiforme.

c)candidase.

d)afta vulgar.

e)periadenite mucosa necrtica.Parte inferior do formulrio

Parte inferior do formulrio

Parte inferior do formulrio

Parte inferior do formulrio

Parte inferior do formulrio

Parte inferior do formulrio

Parte inferior do formulrio

Parte inferior do formulrio

Parte inferior do formulrio

Discursiva: Apenas cinco ou seis linhas. TEMA: SUS Sistema nico de Sade

Parte inferior do formulrio

Parte inferior do formulrio

Parte inferior do formulrio

Parte inferior do formulrio

Parte inferior do formulrio

Parte inferior do formulrio

Parte inferior do formulrio

Parte inferior do formulrio

Parte inferior do formulrio

Parte inferior do formulrio