as cores são usadas pelos homens desde os primórdios dos tempos

42
As cores são usadas pelos homens desde os primórdios dos tempos. Não conseguimos precisar seu início historicamente, mas há relatos de sua utilização desde o período neolítico em rituais Xamânicos. Nas inscrições do Papiro de Ebers (que datam 1500 a.C.) estão descritas a utilização de óleos coloridos com fins terapêuticos. No “Nei Jing” (Tratado Chinês de Medicina Interna), que data de aproximadamente 5000 anos, havia relatos sobre a utilização das cores no diagnóstico e tratamento, mas sua utilização fundamentada pela Física só começou a ser feita no século XVII quando Isaac Newton explicou cientificamente o fenômeno das cores. A partir desta constatação, cada vez mais pesquisadores demonstraram os efeitos da luz de acordo com os princípios da ciência. Por volta de 1890, o Dr. Niels Finsen conduziu um experimento com raios U.V.A em pacientes com lesões de pele devido a tuberculose e descobriu que seu método produzia curas consideráveis. Mas a utilização das cores é magia ou ciência? Isto é fácil responder. Primeiramente devemos lembrar que em 1922 o biólogo Russo chamado Alexander G. Gurwistch demonstrou que as células em nosso corpo se comunicam através da luz. Já na década de 1980 o biofísico alemão Dr. Fritz Albert Popp comprovou que as células do nosso organismo emitem e captam luz. Portanto, podemos concluir que se as células se comunicam, emitem e captam luz, podem ser estimuladas pela mesma e, conseqüentemente, pelas cores. Podemos aceitar o fato de as cores estimularem nosso organismo, mas como funciona a colorpuntura? Sabemos que a luz é uma onda eletromagnética e que as cores são comprimentos de ondas diferentes. O Dr. Yoshio Nakatani demonstrou em suas pesquisas que os pontos de acupuntura são áreas eletropermeáveis, isto é suscetíveis a estímulos elétricos. Se a luz e as cores são ondas eletromagnéticas e os pontos dos meridianos são suscetíveis a serem estimulados por eletricidade, as cores podem estimular os pontos dos meridianos. Em 1980 o professor Peter Mandel publicou um compêndio sobre colorpuntura, onde relata os seus estudos com base na Kirliangrafia. Em 1995 o Dr. YoshioManaka publicou seu livro “Chasing The Dragon´s Tail”, estudos de utilização de cores nos cinco elementos e nos vasos maravilhosos. No Brasil, o Professor Henrique Cirilo vem, desde 1995, pesquisando sobre a utilização das cores de acordo com os princípios da Medicina Tradicional Chinesa e com o auxílio do aparelho desenvolvido pelo Dr. Nakatani (Ryodoraku), o Professor Henrique Cirilo tem comprovado os efeitos da colorpuntura nos meridianos. A grande vantagem da colorpuntura é ser um método não invasivo e indolor. Para quem desejar experimentar os efeitos da

Upload: patricia-cardoso

Post on 09-Aug-2015

45 views

Category:

Documents


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: As cores são usadas pelos homens desde os primórdios dos tempos

As cores são usadas pelos homens desde os primórdios dos tempos. Não conseguimos precisar seu início historicamente, mas há relatos de sua utilização desde o período neolítico em rituais Xamânicos. Nas inscrições do Papiro de Ebers (que datam 1500 a.C.) estão descritas a utilização de óleos coloridos com fins terapêuticos. No “Nei Jing” (Tratado Chinês de Medicina Interna), que data de aproximadamente 5000 anos, havia relatos sobre a utilização das cores no diagnóstico e tratamento, mas sua utilização fundamentada pela Física só começou a ser feita no século XVII quando Isaac Newton explicou cientificamente o fenômeno das cores. A partir desta constatação, cada vez mais pesquisadores demonstraram os efeitos da luz de acordo com os princípios da ciência. Por volta de 1890, o Dr. Niels Finsen conduziu um experimento com raios U.V.A em pacientes com lesões de pele devido a tuberculose e descobriu que seu método produzia curas consideráveis.

Mas a utilização das cores é magia ou ciência?

         Isto é fácil responder. Primeiramente devemos lembrar que em 1922 o biólogo Russo chamado Alexander G. Gurwistch demonstrou que as células em nosso corpo se comunicam através da luz. Já na década de 1980 o biofísico alemão Dr. Fritz Albert Popp comprovou que as células do nosso organismo emitem e captam luz. Portanto, podemos concluir que se as células se comunicam, emitem e captam luz, podem ser estimuladas pela mesma e, conseqüentemente, pelas cores.

         Podemos aceitar o fato de as cores estimularem nosso organismo, mas como funciona a colorpuntura?

         Sabemos que a luz é uma onda eletromagnética e que as cores são comprimentos de ondas diferentes. O Dr. Yoshio Nakatani demonstrou em suas pesquisas que os pontos de acupuntura são áreas eletropermeáveis, isto é suscetíveis a estímulos elétricos. Se a luz e as cores são ondas eletromagnéticas e os pontos dos meridianos são suscetíveis a serem estimulados por eletricidade, as cores podem estimular os pontos dos meridianos.

         Em 1980 o professor Peter Mandel publicou um compêndio sobre colorpuntura, onde relata os seus estudos com base na Kirliangrafia. Em 1995 o Dr. YoshioManaka publicou seu livro “Chasing The Dragon´s Tail”, estudos de utilização de cores nos cinco elementos e nos vasos maravilhosos.

No Brasil, o Professor Henrique Cirilo vem, desde 1995, pesquisando sobre a utilização das cores de acordo com os princípios da Medicina Tradicional Chinesa e com o auxílio do aparelho desenvolvido pelo Dr. Nakatani (Ryodoraku), o Professor Henrique Cirilo tem comprovado os efeitos da colorpuntura nos meridianos.

         A grande vantagem da colorpuntura é ser um método não invasivo e indolor. Para quem desejar experimentar os efeitos da colorpuntura, o Instituto Brasileiro de Chi Kung (IBRACHI) mantém um ambulatório às sextas-feiras à tarde, mas é necessário agendar um horário previamente.

historia

No Nei Ching Su Wen e Ling Shu, Tratado de Medicina Interna Chinês, que têm maisNo Nei Ching Su Wen e Ling Shu, Tratado de Medicina Interna Chinês, que têm mais de 5000 anos, descrevia a utilização das cores no diagnóstico e tratamento. de 5000 anos, descrevia a utilização das cores no diagnóstico e tratamento.

 

Em 1877 o Dr. S. Pancoast publicou o livro Light and its Rays as Medicine. Em 1877 o Dr. S. Pancoast publicou o livro Light and its Rays as Medicine.

 

Em 1878 foi publicado The Principles of Ligth and Colour, de autoria de Edwin Em 1878 foi publicado The Principles of Ligth and Colour, de autoria de Edwin Babitt. Babitt.

 

Page 2: As cores são usadas pelos homens desde os primórdios dos tempos

Em 1933 nos Estado Unidos, foi publicado a The Spectro Chromemetry Em 1933 nos Estado Unidos, foi publicado a The Spectro Chromemetry Encyclopaedia do Dr. Dinshah Ghadiali.Encyclopaedia do Dr. Dinshah Ghadiali.

 

Já na década de 1980 encontramos o trabalho do biofísico alemão Fritz Albert Já na década de 1980 encontramos o trabalho do biofísico alemão Fritz Albert Popp, que comprovou cientificamente que todas as células do organismo emitemPopp, que comprovou cientificamente que todas as células do organismo emitem  e e captam luz. captam luz.

 

Também na década de 1980 foi publicado o livro The Practical Compedium of Também na década de 1980 foi publicado o livro The Practical Compedium of Colorpuncture do alemão Peter Mandel. Colorpuncture do alemão Peter Mandel.

 

E em 1995 no livro Chasing The Dragon´s Tail, o pesquisador japonês Yoshio E em 1995 no livro Chasing The Dragon´s Tail, o pesquisador japonês Yoshio Manaka, relata a aplicação das cores dos cinco elementos e dos vasos maravilhososManaka, relata a aplicação das cores dos cinco elementos e dos vasos maravilhosos aplicado aos tratamentos de acupuntura. aplicado aos tratamentos de acupuntura.

 

A partir de 2001 o prof. Henrique Cirilo sistematiza a utilização das cores aplicadas aos pontos segundo a mesma metodologia de diagnóstico e tratamentos da medicina tradicional chinesa.

Bases da Colorpuntura

 

    O Dr. Yoshio Manaka em seu livro “Chasing the Dragons Tail” descreve a correspondência da cor com os cinco elementos. Suas investigações clínicas demonstraram que os acupontos respondem as diferentes freqüências de luz (cor). Por exemplo, ao pressionar o ponto IG 4 do lado direito, refere-se dor, quando se aplica vermelho no ponto P 10 reduz a dor ao pressionar o ponto IG 4. Mas se utilizarmos azul escuro no ponto P 10, a dor aumenta. Outro teste pode ser feito ao pressionar P 1, refere-se dor, aplicando amarelo em P 9 diminui a dor do P 1. Segundo suas observações aplicando-se as cores correspondentes aos cinco elementos, de acordo com os pontos Shu (Su) Antigos promovem efeitos parecidos com os da agulha.

    Outro pesquisador o prof. Peter Mandel utilizou a fotografia Kirlian, desenvolvida pelo cientista soviético Semjon Davidovitch Kirlian, em suas pesquisas na utilização da cor aplicados aos acupontos. O prof. Mandel através do método de análise de emissão de energia (AEE) mapeou o corpo humano e determinou padrões definidos para a utilização dos acupontos.

Embora ambas as pesquisa sejam extremamente importantes, cabe ressaltar, que os chineses já utilizavam as freqüências de luz (cores) para tratamento há mais de 3.000 anos.

Na Metafísica Oriental a utilização das cores, são empregadas no Feng Shui ou mesmo na estimulação dos pontos. As células humanas estão relacionadas ao microcosmo e as estrelas estão para o   macrocosmo, portanto as nossas células captam e emitem luz (freqüência luminosa).

    Estudos modernos demonstraram que o corpo é capaz de absorver luz entre 60 a 100  hertz.

    Há diversas maneiras de estimularmos os pontos através das cores, talvez a mais simples é utilizando os pontos Shu (Su) Antigo, onde a madeira é verde, o fogo é vermelho, a terra é

Page 3: As cores são usadas pelos homens desde os primórdios dos tempos

amarela, o metal é branco e a água é o azul escuro (ou preto). Desta maneira podemos estimular os pontos fogo, madeira, terra, metal e água com as cores correspondentes.

 

As Cores e a Medicina Tradicional Chinesa

 

            O Nei Ching  (Tratadado de Medicina Interna) já cita a utilização da cor no diagnóstica e tratamentos há mais de 3.000 anos.

        Segundo o geógrafo chinês Yi Fu Tuan “Três cores simbolizam os princípios universais: o preto, o branco e o vermelho. O preto e o branco são os opostos complementares, yin e yang, escuridão e claridade, morte e vida, dia e noite etc. Foram associados atos fisiológicos de significados universais: o branco representa o sêmen, o leite; o preto as excreções e a terra fértil; o vermelho tem o seu significado primordial ligado a experiências orgânicas, corporais tais como: o sangue, a caça e a obtenção de alimento”.

            As cores também estão associados aos cinco elementos, e conseqüentemente as suas inter -relações, como podemos observar na tabela abaixo:

 

Elementos Madeira Fogo Terra Metal ÁguaManifestações

Estação do Ano Primavera Verão Intermediária Outono InvernoPropriedade Vento Calor Umidade Secura FrioCiclo da Vida Nascimento Infância Adolescência Maturidade VelhiceMeridianos Shao Yang

Jue Yin

Shao Yang

Tai Yang

Shao Yin

Jue Yin

Yang Ming

Tai Yin

Tai Yin

Yang Ming

Tai Yang

Shao Yin

Órgãos / Zang Fígado Coração

Pericárdio

Baço Pâncreas Pulmão Rim

Vísceras / Fu Vesícula Biliar Intestino Delgado

Triplo Aquecedor

Estômago Intestino Grosso

Bexiga

Sentimento Hun Shen Yi Po Zhi Órgão do Sentido Olhos Língua Boca Nariz OuvidoParte do Corpo Tendões Vasos Músculos Pele e Pelos OssosCor Verde

Azul Claro

Vermelho

Violeta

Amarelo Branco

Ouro

Preto

Azul EscuroSabor Ácido Amargo Doce Picante SalgadoCereal Gergelim Trigo Arroz Aveia Feijão de SojaAs Frutas Ameixa Mamão Jujuba Pêssego CastanhaTrigrama Predominante Chen Li Tai Chi Tui KanTrigramas Associados Sun Kun Chien

Page 4: As cores são usadas pelos homens desde os primórdios dos tempos

Animal Sagrado Dragão Fênix Boi e o

Dragão Amarelo

Tigre Serpente

TartarugaPlaneta Júpiter Marte Saturno Vênus MercúrioImperador Fu Xi Shen Nung Huang Ti Shao Hao Shuan HsuPedra Safira

Ametista

Esmeralda Rubi

Diamante

Topázio

Onix

           

    Como podemos observar acima o Cinco Elemento encontram-se em tudo.

 

Cores Frias (Yin) e Cores Quentes (Yang)

 

As cores frias são consideradas sedativas.

Azul

Violeta

Índigo

 

As cores quente são consideradas tonificantes.

Vermelho

Amarelo

Laranja

 

Cores Primárias e Complementares

Vermelho a cor complementar Verde

Laranja a cor complementar é o azul

Violeta a cor complementar é o amarelo

 

O Significado das Cores

Vermelho: Vermelho é a cor do fogo, da queimada, do sol radiante e da própria vida. Ambos, amor e ódio, alegria e ira, são associados a esta cor. É uma cor de grande poder de penetração e pode estimular

Page 5: As cores são usadas pelos homens desde os primórdios dos tempos

fortemente o fluxo sanguíneo. Por este motivo é indicada para casos de pouca circulação ou suprimento sanguíneo insuficiente. Vermelho é a cor do coração, pulmões e músculos. É a cor certa para o tratamento de ferimentos não supurados, para doenças da pele, tosses crônicas, asma, problemas da laringe, anemia, eczema exudativo úmido e inação causada pelo frio, relaxa a língua, gera um efeito animador e excitante, é estimulante e desperta paixões. O vermelho deixa pessoas preguiçosas mais ativas. Crianças flegmáticas podem ter ser ajudadas se forem expostas à luz vermelha ao fazer seu dever de casa.

É uma cor primaria e vibra 436 trilhões de vezes por segundo. Pertence ao elemento fogo ministro.

Azul: Esta é a cor da paz e da infinidade. É considerada uma cor fria e de efeito relaxante. Azul é a cor da glândula pituitária e do sistema endócrino. Todas as doenças que envolvem calor pedem tratamento com a luz azul. Esta cor é também indicada para problemas de supuração, dor, pletora e congestão. O azul tem um efeito excelente em hemorróidas, verrugas desaparecem sob o efeito da radiação da luz azul e é indicada para o tratamento doenças do coração, insônia e hemorragia. O azul atua nos testículos, e é indicado para impotência, frigidez e menopausa. O azul regula a contração dos músculos, ligamentos e tecidos. Crianças hiperativas devem fazer seu dever de casa sob a luz azul. Esta luz favorece quietude e reserva, estimula a eliminação de toxinas, ativa a glândula pineal. O azul vibra 658 trilhões de vezes por segundo. Pertence ao elemento água.

Amarelo: Amarelo simboliza o sol no seu ápice e é uma das cores quentes. Favorece a digestão, fortalece os nervos, estimula o estômago e tem um efeito vivaz e animador em geral. Fortalece o sistema endócrino, intensifica processos crônicos e é indicado para doenças do fígado, vesícula, rins e estômago. O amarelo favorece o processo de aprendizado em crianças e tem influência favorável no intelecto. Todas as doenças de ordem digestiva devem ser tratadas com a cor amarela. Pessoas descontentes apresentam mudanças quando expostas à luz amarela. Ativa as glândulas linfáticas, estimula os intestinos, pâncreas e sucos digestivos. É a cor da mente e do intelecto. O amarelo vibra 510 trilhões de vezes por segundo. Pertence ao elemento terra.

Verde: Verde é a cor mais comum na natureza e é considerada como sendo um fator neutro. É indicada para catarro bronquial, coqueluche e inflamações nas juntas (alternando-se com o azul, no segundo). Todas as doenças crônicas respondem bem ao uso intermitente da luz verde e um trabalho de precisão pode ser feito melhor sob ela. O verde é indicado para tumores, úlceras e cistos, assim como para doenças dos olhos e diabetes. Tem um efeito equilibrador e favorece a sensação de contentamento e tranqüilidade. O verde tem também um efeito sedativo, calmante e relaxante. O verde vibra 584 trilhões de vezes por segundo. Pertence ao elemento madeira.

Verde-Limão: Esta cor que é composta de amarelo e verde favorece as faculdades intelectuais, fortalece os nervos e tem um efeito calmante e relaxante sobre corpo em geral. Todas as doenças tratadas com amarelo, como moléstias de ordem digestiva, podem ser tratadas da mesma forma, mas de maneira mais suave, se a luz verde-limão for usada. O tratamento da parte superior dos rins com o verde-limão pode ser muito eficiente para desintoxicar o corpo.

O verde-limão é indicado para coqueluche, menopausa, inflamação dos nervos, paralisias, doenças dos rins, diabetes e todas as doenças de ordem digestiva, tem a ação laxante, dissolve coágulos de sangue. O verde-limão vibra 547 trilhões de vezes por segundo. Pertence ao elemento madeira e terra.

Laranja: Laranja é uma mistura de vermelho com amarelo e é a cor da alegria e felicidade. É indicada para casos de descontentamento, pessimismo, depressão e medo. Entretanto, o laranja deve ser alternado com o azul para o tratamento de pessoas com medo. Pode ser usado em todos os  processos de esclerose, tal como arteriosclerose e esclerose arterial e cerebral respondem bem à cor laranja. Ela favorece o apetite e pode ser usada em tratamentos de anorexia e anemia. É recomendada para doenças do coração em geral e para insuficiência cardíaca em particular. Trata efeitos de ataques cardíacos ou anginas peitorais, o laranja deve ser alternado com azul, como no caso do medo (ver acima). Uma breve exposição à luz laranja pela manhã auxilia pessoas que estão cronicamente cansadas nesta hora do dia. O laranja aumenta a sensação de ambição e favorece a afetividade. Tem um efeito de vivacidade e ânimo e promove um efeito de força e alegria às pessoas que não se sentem inclinadas a trabalhar. Estimula a energia dos pulmões e estômago. Esta cor estimula a tiróide e o crescimento dos ossos. O laranja vibra 473 trilhões de vezes por segundo. Pertence ao elemento fogo ministro e terra

Page 6: As cores são usadas pelos homens desde os primórdios dos tempos

Violeta: O violeta tem sempre sido associado à espiritualidade e do mesmo modo, atua no subconsciente, proporciona força espiritual individual e promove atenção e consciência. O violeta aumenta o efeito de todos os tipos de meditação, sendo também considerada a cor da inspiração. Tem um efeito positivo sobre o baço e favorece o funcionamento do sistema linfático. Tem propriedades antibióticas e alivia as dores. O violeta vibra 731 trilhões de vezes por segundo. Atua no vaso maravilhoso Chang Mai e no elemento fogo ministro.

Índigo ou Azul-escuro: Esta cor pode ser usada para as doenças tratadas com a luz azul e intensificará seus resultados. Como penúltima cor do arco-íris, é considerada a cor que promove a faculdade da intuição e aumenta os efeitos da meditação. Ativa as paratinóides e acalma a tiróide. Tem um eleito anestésico no corpo. O Índigo vibra 695 trilhões de vezes por segundo. Pertence ao elemento fogo ministro e os rins.

Turquesa: É uma combinação das cores azul e verde, é o oposto do verde-limão. Ele reconstitui a pele é especialmente eficaz na reparação e na nutrição das células com distúrbios graves; também pode ser usado na infecções, queimaduras e ferimentos, acalma o cérebro, elimina febres baixas, dores de cabeça, induz ao sono profundo. O Turquesa vibra 621 trilhões de vezes por segundo. Pertence ao elemento metal.

Este resumo a respeito dos problemas que podem ser tratados com cores individuais foi compilado da literatura disponível sobre o assunto, que tem contribuído com muitos terapeutas e pesquisadores do mundo inteiro. Esta lista é provavelmente incompleta, O levantamento mencionado pretende oferecer ao leitor uma idéia das muitas maneiras em que a cor pode ser usada como terapêutica.

http://www.ibrachi.com.br/

ESTUDIO PRELIMINAR DE LA APLICACIÓN DE LA CROMOTERAPIA EN Estudo preliminar da aplicação da terapia COR EM DIFERENTES PATOLOGÍAS CON EL EQUIPO DE CROMOPUNTURA PATOLOGIA DE DIFERENTES EQUIPE CROMOPUNTURA “CROMOTER” "CROMOTER" Umbral Científico, junio, número 004 Limite científico, junho, número 004 Fundación Universitaria Manuela Beltrán Fundación Universitaria Manuela Beltrán Bogota, Colombia Bogotá, Colômbia En el trabajo se presentan los resultados obtenidos en el estudio preliminar de aplicar la luz como O artigo apresenta os resultados obtidos no estudo preliminar da aplicação da luz como medio terapéutico utilizando el equipo de cromopuntura “CROMOTER” concebido por investigadores meios terapêuticos utilizando equipamentos cromopuntura "CROMOTER" concebido por pesquisadores del Centro de Bioingeniería (CEBIO), ISPJAE, de Cuba y Grupo de investigación “Línea Óptica - Centro de Bioengenharia (CEBI) ISPJAE, Cuba e Grupo de Pesquisa Linha de "Optical - Láser y Técnicas Afines” de la Fundación Universitaria Manuela Beltrán, de Colombia. Laser e Técnicas Relacionadas "da Fundación Universitaria Manuela Beltran, na Colômbia. Las patologías Patologias estudiadas fueron Asma Bronquial, HTA, Síndrome Ansioso, Heridas Sépticas, Ulceras de Miembros estudados foram hipertensão asma, síndrome de ansiedade, feridas sépticas, os Membros úlceras Inferiores, Déficit Inmunológico, Nódulo de las Cuerdas. Deficiência, fundo imunológico, calo nas cordas. Vocales Los resultados obtenidos demuestran Os resultados mostram vocais la efectividad de la terapéutica y el aparato desarrollado, por lo que se recomienda la valoración a eficácia da terapia eo aparelho desenvolvido, recomenda-se que a avaliação de la utilización de equipos de esta naturaleza por los profesionales de la salud que atienden las o uso de equipamento desta natureza para os profissionais de saúde que atendem a

Page 7: As cores são usadas pelos homens desde os primórdios dos tempos

patologías referenciadas en el trabajo. condições referenciadas no trabalho. ABSTRACT RESUMO In the work are presented the results obtained in the preliminary study of applying the light as a Apresentados no trabalho são os resultados obtidos no estudo preliminar da luz, como aplicar a therapeutic mean using the chromepuncture equipment “CROMOTER” devised by researches of the Chromepuncture terapêutico significa utilizar o equipamento "CROMOTER" Devis por pesquisas do “CENTRO DE BIOINGENIERÍA – CEBIO-, ISPJAE, of Cuba and the Línea Optica – Láser y Técnicas "Bioengenharia Center - CEBI-ISPJAE, de Cuba e da Linha Optical - Técnicas de Laser Afines of the Fundación Manuela Beltrán of Colombia. Manuela Beltrán relacionados da Fundação da Colômbia. The pathologies studied were: Bronchial As patologias foram estudados: brônquica Asthma, HTA, Anxious Syndrome, Septic Injury, Ulcer M. Asma, hipertensão, síndrome de, Ansioso, Lesão séptica, Úlcera M. Inf. Immun. Inf Immun. Deficit, Vocal Nodule C. Déficit, Vocal Nodule C. The O obtained results show the effectiveness of the therapeutic and the developed apparatus. Resultados obtidos mostram a eficácia terapêutica do aparelho e do desenvolvedor. For this Para este it is recommended the assessment of the use of this kind of equipments by the health professionals recomenda-se a avaliação do uso deste tipo de equipamentos pelos profissionais de saúde who deal with the pathologies mentioned above. Que lidam com as patologias mencionadas acima. Palabras claves: Cromoterapia, Cromopuntura, Láser, Luz, Asma Bronquial, HTA, Síndrome Ansioso, Palavras-chave: terapia de cor clara, Cromopuntura, Light Laser, asma brônquica, hipertensão, síndrome de ansiedade, Herida Séptica, Ulcera Infectadas, Déficit Inmunol, Nódulo C. Ferimento séptico, feridas infectadas, o déficit Immunol, Node C. Vocal Vocal Keywords: Chrometherapy, Chromepuncture, Laser, Light, Bronchial Asthma, HTA, Anxious Syndrome, Palavras-chave: cromoterapia, Chromepuncture, Laser, Luz, asma brônquica, hipertensão, síndrome Ansioso, Septic Injury, Ulcer M. Ferimento séptico, Úlcera M. Inf. Immun., Nodule C. Inf Immun., Nódulo C. INTRODUCCIÓN INTRODUÇÃO La Cromoterapia, es el tratamiento a diferentes patologías utilizando como agente físico terapéutico A terapia da cor é o tratamento de várias doenças utilizando agente físico terapêutico la interacción de longitudes de onda en regiones seleccionadas del espectro electromagnético con a interação de comprimentos de onda em regiões selecionadas do espectro eletromagnético com los sistemas biológicos. sistemas biológicos. Las regiones de interés son la ultravioleta cercana, visible e infrarrojo Regiões de interesse são o ultravioleta próximo, visível e infravermelho cercano, que constituyen las radiaciones electromagnéticas no ionizantes. proximidade, que são não-ionizante radiação eletromagnética. La curación por medio de los colores fue, probablemente, el primer tipo de terapia utilizada por A cura através das cores foi provavelmente a primeira terapia utilizada por el hombre, que era el método que la naturaleza proporcionaba como recurso natural para mantener homem, que era a maneira que a natureza fornecido como um recurso para manter

Page 8: As cores são usadas pelos homens desde os primórdios dos tempos

el organismo equilibrado y acompasado (1). o corpo equilibrado e rítmica (1). Los efectos terapéuticos que se obtienen al utilizar Os efeitos terapêuticos são obtidos usando convenientemente determinadas longitudes de onda se han reportado por diferentes autores, siendo comprimentos de onda selecionados foram devidamente relatados por diferentes autores, sendo una técnica muy útil en manos de un terapeuta o de un médico en el nivel primario de atención uma técnica útil nas mãos de um terapeuta ou um médico na atenção primária médica, curando y previniendo.(4,6,8) cura, saúde e prevenção. (4,6,8) ESTUDIO PRELIMINAR DE LA APLICACIÓN DE LA CROMOTERAPIA EN Estudo preliminar da aplicação da terapia COR EM DIFERENTES PATOLOGÍAS CON EL EQUIPO DE CROMOPUNTURA “CROMOTER” PATOLOGIA com diferentes "CROMOTER" TEAM CROMOPUNTURA ESTUDIO PRELIMINAR DE LA APLICACIÓN DE LA CROMOTERAPIA EN Estudo preliminar da aplicação da terapia COR EM DIFERENTES PATOLOGÍAS CON EL EQUIPO DE CROMOPUNTURA “CROMOTER” PATOLOGIA com diferentes "CROMOTER" TEAM CROMOPUNTURA La técnica de curar mediante los colores se basa en la conservación o modificación de las vibraciones A técnica de cura com base em cores usando a retenção ou reintrodução de vibração cuánticas en el cuerpo humano, con el fin de obtener efectos beneficiosos (2). quantum no corpo humano, a fim de obter efeitos benéficos (2). La medicina occidental A medicina ocidental reconoce la influencia del color de la luz en determinadas enfermedades (8,9,10,11,12), recordemos reconhece a influência da cor da luz em certas doenças (8,9,10,11,12), lembre-se a este fin las recomendaciones del uso de la luz roja en el tratamiento del sarampión. recomendações para esse fim o uso de luz vermelha no tratamento de sarampo. De hecho, Na verdade, la absorción de la luz se debe al cambio de un electrón entre órbitas de niveles diferentes de absorção da luz devido à mudança de um elétron entre órbitas de diferentes níveis de energía. energia. Cuando esto ocurre en los tejidos biológicamente vivos se genera un estímulo de modo Quando isso ocorre na vida tecidos biológicos é gerado como um estímulo semejante a las ondas magnéticas, acústicas o eléctricas, tan usadas en electromedicina. semelhantes às ondas magnéticas, acústicos ou elétricos, como usado no electro. Aunque los médicos egipcios fueron los precursores del uso del color para curar, son los griegos Embora os médicos egípcios foram os precursores do uso da cor para curar, são os gregos los primeros en documentar tanto la teoría como la práctica de la terapia solar. o primeiro a documentar a teoria ea prática da terapia da luz. Heliopolis, la ciudad Heliópolis, a cidade griega del sol, fue famosa por sus templos de curaciones, en los cuales la luz solar entraba en ellos Sol grego, era famosa por seus templos de cura, onde a luz do sol caiu sobre eles en sus componentes espectrales, siendo usado los colores y cada componente para cada problema em seus componentes espectrais cores sendo usado e cada componente para cada problema médico específico (3,4). médico específico (3.4). La ciencia moderna reconoce el valor de la luz en la terapéutica y algunos autores la consideran A ciência moderna reconhece o valor da terapia da luz, e alguns autores consideram como la medicina del futuro. como a medicina do futuro. Albert Saint Jorge, premio nobel y descubridor de la vitamina C ha Albert Saint George, Prêmio Nobel e descobridor da vitamina C tem

Page 9: As cores são usadas pelos homens desde os primórdios dos tempos

reconocido cuan profundamente la luz y el color nos afectan. reconheceu quão profundamente a luz ea cor nos afetam. Descubrió que muchas enzimas y Ele descobriu que muitas enzimas e hormonas reaccionan a determinados colores. hormônios reagir a determinadas cores. Las mismas conclusiones fueron alcanzadas por As mesmas conclusões foram alcançadas por Martineski y Versin en 1779, encontrando que algunos colores de la luz pueden aumentar el Versin Martineski e em 1779, descobrindo que algumas cores de luz pode aumentar promedio de reacciones enzimáticas, activar o desactivar ciertas enzimas y afectar el movimiento média de reações enzimáticas, ativar ou desativar certas enzimas e afetar o movimento de las sustancias a través de las membranas celulares (5). de substâncias através das membranas celulares (5). Según la ciencia de la Cromoterapia, todos los objetos (incluyendo los vivos) tienen frecuencias De acordo com a ciência da cromoterapia, todos os objetos (incluindo vivos) têm freqüências de vibración características, así como todos los órganos en condiciones de salud. características de vibração, bem como todos os órgãos de saúde. Siendo la enfermedad Conforme a doença una función alterada (cambio de frecuencia), el aumento o disminución de unas vibraciones causadas uma função alterada (mudança de freqüência), aumentando ou diminuindo as vibrações causadas por un factor estresante químico, mecánico o térmico; de modo que todas las enfermedades tienen por um produto químico estressor, mecânicos ou térmicos, de modo que todas as doenças têm frecuencias de vibración características. característica freqüências de vibração. La aplicación de la frecuencia adecuada, sea alimento, A aplicação de freqüência apropriada, seja alimentos, medicamento, drogas, etc., influirá sobre la función alterada, ya que el cuerpo tiene la tendencia medicamentos, drogas, etc., influenciar a função alterada, pois o corpo tem uma tendência de regresar a su esquema original si se le da la oportunidad (1). voltar ao seu esquema original, se a oportunidade (1). FUNDAMENTOS FUNDAMENTOS La luz forma parte del llamado espectro electromagnético, o sea, que se le considera una onda, A luz faz parte de um espectro, ou seja, considera-se uma onda, pero la ciencia ha demostrado que su comportamiento es dual, o sea, que se comporta también mas a ciência tem demonstrado que seu comportamento é dual, ou seja, ela também se comporta como partícula (quantum o fotón), con una energía cada fotón que viene dada por: como uma partícula (quantum ou fóton) com uma energia por fóton é dada por: ESTUDIO PRELIMINAR DE LA APLICACIÓN DE LA CROMOTERAPIA EN Estudo preliminar da aplicação da terapia COR EM DIFERENTES PATOLOGÍAS CON EL EQUIPO DE CROMOPUNTURA “CROMOTER” PATOLOGIA com diferentes "CROMOTER" TEAM CROMOPUNTURA ESTUDIO PRELIMINAR DE LA APLICACIÓN DE LA CROMOTERAPIA EN Estudo preliminar da aplicação da terapia COR EM DIFERENTES PATOLOGÍAS CON EL EQUIPO DE CROMOPUNTURA “CROMOTER” PATOLOGIA com diferentes "CROMOTER" TEAM CROMOPUNTURA donde h es la conocida constante de Planck, es la longitud de onda (depende del color) y es onde h é chamada constante de Planck, é o comprimento de onda (dependendo da cor) e la frecuencia (también asociada al color). freqüência (também associado com a cor).

Page 10: As cores são usadas pelos homens desde os primórdios dos tempos

Sólo la radiación que es absorbida por las moléculas tisulares puede iniciar una respuesta biológica, Apenas a radiação que é absorvida pelas moléculas no tecido pode iniciar uma resposta biológica la cual puede dividirse en varios pasos. que pode ser dividido em várias etapas. En el primero de ellos, la radiación es absorbida por moléculas No primeiro, a radiação é absorvida pelas moléculas en la piel como ADN, ARN, proteínas (queratina, colágeno, elastina), porfirinas y otras. na pele, tais como DNA, RNA, proteínas (queratina, colágeno, elastina), porfirinas e outros. Las moléculas Moléculas que absorben luz se denominan cromóforos, encontrándose cromóforos específicos para cada que absorvem a luz são chamados de cromóforos, encontrando cromóforos específicos respuesta fotobiológica. resposta fotobiológica. La ley de Stark-Einstein de la fotoquímica, que es parte de la descripción cuántica de la absorción A lei Stark-Einstein da fotoquímica, que é parte da descrição do quantum da absorção de la luz, señala que cada fotón absorbido sólo activa una molécula. Luz diz que cada fóton absorvido apenas molécula ativa. Einstein después añadió que Einstein mais tarde acrescentou que toda la energía de un cuanto de luz se le transfiere a un solo electrón durante el proceso de toda a energia de um quantum de luz é transferida para um único elétron durante a absorción, lo que provoca el movimiento de ese electrón a un estado de mayor energía. absorção, o que resulta no movimento do elétron para um estado de energia mais altos. Por lo Ele tanto, para que ocurra la absorción de la radiación electromagnética, la energía del fotón deberá Assim, para a absorção de ocorrer de radiação eletromagnética, a energia do fóton deve ser igual a la diferencia energética entre un cierto estado excitado permisible en el átomo o molécula ser igual à diferença de energia entre um estado permitido animado no átomo ou molécula y su estado inicial. e seu estado inicial. La ecuación siguiente nos permite calcular la energía de un mol de fotones (N es el número de A seguinte equação nos permite calcular a energia de um mol de fótons (N é o número de Avogadro): Avogadro) Tabla 1: Relación de longitudes de onda y colores. Tabela 1: Lista de comprimentos de onda e cores. La siguiente tabla nos da una idea sobre los colores y sus relaciones con las longitudes de onda, A tabela a seguir dá uma idéia sobre as cores e suas relações com comprimentos de onda frecuencia y energías correspondientes, lo cual es un elemento importante para el diseño de los freqüência e correspondentes energias, que é um elemento importante no projeto de aparatos y los protocolos de tratamiento. dispositivos e protocolos de tratamento. Después de absorber la energía de la radiación, la molécula se encuentra en un estado de excitación, Depois de absorver a energia da radiação, a molécula está num estado de excitação, en el cual dura una fracción de segundo antes de entregar esa energía y formarse el fotoproducto. em que dura uma fração de segundo antes de entregar a energia e forma o fotoproduto. Se inician procesos bioquímicos complejos, como reparación enzimática, generación de flujos de Complexos processos bioquímicos são iniciadas, como a reparação geração de fluxo de enzima

Page 11: As cores são usadas pelos homens desde os primórdios dos tempos

iones, inducción o inactivación de enzimas, iniciación de la replicación del ADN, etc. íons indução ou inativação de enzimas, o início da replicação do DNA, e assim por diante. Estas respuestas Essas respostas bioquímicas culminan en efectos celulares que pueden llevar a efectos biológicos observables. culminar em efeitos bioquímicos celulares que podem levar a efeitos biológicos observáveis. El espectro de absorción de un compuesto es una extrapolación de la probabilidad de absorción O espectro de absorção de um composto é uma extrapolação da probabilidade de absorção en comparación con la longitud de onda. comparação com o comprimento de onda. Las longitudes de onda de mayores probabilidades de Os comprimentos de onda mais provável absorción se denominan máximas de absorción, siendo el espectro de absorción de un compuesto absorção são chamados de máximos de absorção, com o espectro de absorção de um composto una función de su estructura molecular. uma função de sua estrutura molecular. Así la hemoglobina tiene una ?max.=410 nm, las porfirinas Essa hemoglobina tem um? Max .= 410 nm, porfirinas ?max.=400-420 nm y ?-caroteno ?max.=457-466 nm. ? Max .= 400-420 nm e?-Caroteno? Max .= 457-466 nm. La radiación solar que llega a la atmósfera terrestre tiene una composición espectral dada en: 5% A radiação solar que atinge a atmosfera da Terra tem uma composição espectral dada em 5% de ultravioleta, 28% en la gama visible y 67% en la región infrarroja; de la cual sólo llega a la ultravioleta, 28% na faixa do visível e 67% na região do infravermelho, que só atinge o superficie terrestre: el 2% de ultravioleta, 45% en la gama visible y 53% en la infrarroja; distribución superfície: 2% de UV, 45% na faixa do visível e 53% na distribuição, infravermelho espectral que influye profundamente sobre los sistemas biológicos y determina en gran medida espectral influencia profundamente os sistemas biológicos e determina em grande parte aquellas especies que han podido sobrevivir. aquelas espécies que sobreviveram. Aunque un fotón es suficiente para lograr en una molécula el efecto deseado, en el tratamiento Apesar de um fóton é suficiente para uma molécula o efeito desejado no tratamento terapéutico se requiere de un número apreciable de moléculas excitadas; por lo que se buscan terapia requer um número considerável de moléculas animado, por isso está procurando fuentes de radiación electromagnética que estén emitiendo en un rango del espectro y con una fontes que emitem radiação eletromagnética em uma faixa espectral com um intensidad adecuada. intensidade certa. Este es el principio que se ha seguido al diseñar y construir el CROMOTER. Este é o princípio a ser seguido na concepção e construção do CROMOTER. Equipo que permite utilizar longitudes de onda en los rangos del verde, amarillo y rojo; y más Equipamentos para uso comprimentos de onda na faixa de verde, amarelo e vermelho, e mais recientemente en el infrarrojo cercano. Recentemente, no infravermelho próximo. Por otro lado, atendiendo al uso cada ves más frecuente Além disso, cada vez que tendo em conta o uso mais freqüente de la técnicas de la Medicina Tradicional Asiática, se diseñaron aplicadores que permitan tratar con as técnicas da Medicina Tradicional Asiática, aplicadores são projetados para permitir lidar com el CROMOTER los puntos de acupuntura. os pontos de acupuntura CROMOTER.

Page 12: As cores são usadas pelos homens desde os primórdios dos tempos

Con el fin de valorar la efectividad del aparato CROMOTER se diseñó un protocolo para el tratamiento Para avaliar a eficácia do dispositivo CROMOTER um protocolo foi projetado para tratar de diferentes afecciones, cuyos resultados preliminares se exponen a continuación: diferentes condições, os resultados preliminares são apresentados a seguir: CONTROL SEMÁNTICO CONTROLE SEMÂNTICA 1. 1. Cromoterapia: (definición operacional) Tratamiento mediante colores. Cromoterapia Tratamento (definição operacional) por cores. 2. 2. Luz: Se define frecuentemente como aquella radiación electromagnética que es percibida por Light: Muitas vezes, é definida como radiação eletromagnética que é percebido por el ojo humano. o olho humano. Estrecha banda de ondas electromagnéticas que abarca longitudes de onda (?) Estreita faixa de ondas eletromagnéticas cobrindo comprimentos de onda (?) comprendidas entre los 400 nm (luz violeta) y los 700nm (luz roja). entre 400 nm (violeta) e 700nm (luz vermelha). 3. 3. Color: Longitud de onda definida del espectro electromagnético comprendido en el llamado rango Cor: comprimento de onda definida do espectro eletromagnético cai dentro da faixa chamada del visible. o visível. 4. 4. LED: (Light Emiting Diode) Diodo emisor de luz. LED (Light Emitting Diode) diodo emissor de luz. ESTUDIO PRELIMINAR DE LA APLICACIÓN DE LA CROMOTERAPIA EN MATERIAL Y MÉTODO MATERIAL E MÉTODOS Se aplicó cromoterapia con el equipo CROMOTER a 100 pacientes remitidos a un Departamento Cromoterapia foi aplicado com o CROMOTER equipe de 100 pacientes encaminhados a um Departamento de Medicina Tradicional y Natural, durante los meses de Enero a Octubre del 2003. Medicina Natural e Tradicional, durante os meses de janeiro a outubro de 2003. Estos pacientes Estes pacientes se remitieron por los Especialistas de Alergia, Medicina y Dermatología. Especialistas foram enviados pelo Alergia, Medicina e Dermatologia. Cada paciente fue valorado según los criterios diagnósticos de la Medicina Tradicional Asiática, para Cada paciente foi avaliado utilizando os critérios diagnósticos da Medicina Tradicional Asiática para determinar los elementos energéticos y los puntos acupunturales a tratar, de forma similar al que determinar os elementos e energia para o tratamento de pontos de acupuntura, semelhante ao que se realiza al dar tratamientos de Laserpuntura, la diferencia radicó en que los tiempos de exposición é feito dando tratamentos laserpuncture, a diferença era que os tempos de exposição por puntos se aumentaron a dos minutos. local foi aumentada para dois minutos. Se siguió el mismo principio de uso que en el láser, del Seguimos o mesmo princípio usado na laser, o cual ya se contaba con una amplia experiencia practica de tratamiento. que já tinha uma vasta experiência prática de tratamento. El CROMOTER se colocó en contacto directo a la piel, puntualmente, para evitar perdidas innecesarias O CROMOTER foi colocada em contato direto com a pele, imediatamente, para evitar a perda desnecessária de energía luminosa. de energia luminosa. Se realizaron ciclos de tratamiento de 15 sesiones en frecuencia diaria, con Ciclos de tratamento foram realizadas 15 sessões, em base diária, com descanso sábados y domingos. descanso aos sábados e domingos.

Page 13: As cores são usadas pelos homens desde os primórdios dos tempos

Las características de la muestra en cuanto a edades y patologías se muestran en la tabla 2. As características da amostra em termos de idades e condições são mostrados na Tabela 2. Categorías evolutivas empleadas al concluir el ciclo de tratamiento: Categorias evolutiva usada para completar o tratamento: Igual: se mantienen los signos y síntomas iniciales. É igual a: manutenção dos sinais e sintomas. Mejor: disminución o eliminación de signos y síntomas iniciales. Melhor: redução ou eliminação dos sinais e sintomas. Bien: eliminación de signos y síntomas iniciales. Bem: a eliminação de sinais e sintomas. Peor: Empeoramiento de signos y síntomas iniciales. Pior: Piora dos sinais e sintomas. Sin Reevaluación: sin valoración evolutiva del especialista que lo remitió. Não Reavaliação: unrated especialista evolutiva que se referiu. RESULTADOS RESULTADOS Los resultados preliminares al finalizar el Primer Ciclo de tratamiento, se presentan en al tabla 4 Os resultados preliminares após o primeiro ciclo de tratamento, são apresentados na Tabela 4 donde se evidencia que la terapéutica empleada disminuyó o eliminó los síntomas y signos iniciales que mostra que o tratamento empregado diminuído ou eliminado os sintomas e sinais precoces en un 87% de los pacientes tratados. 87% dos pacientes. La longitud de onda de los colores del espectro visible de la luz puede utilizarse con efectividad O comprimento de onda das cores do espectro visível da luz pode ser utilizada de forma eficaz en la bioestimulación de los puntos acupunturales con fines terapéuticos. a bioestimulação dos pontos de acupuntura para fins terapêuticos. Por todo lo anterior consideramos que el desarrollo del CROMOTER ha venido a ocupar un espacio Por todas estas razões, acreditamos que o desenvolvimento de CROMOTER tem vindo a ocupar um espaço importante en el trabajo de los terapeutas en la atención primaria de salud y que los resultados importante no trabalho de terapeutas nos cuidados de saúde primários e os resultados preliminares permiten valorar ampliar el uso y su aplicación masiva. Avaliação preliminar permitir o uso expandido e aplicação generalizada.

Bases da Colorpuntura     O Dr. Yoshio Manaka em seu livro “Chasing the Dragons Tail” descreve a correspondência da cor com os cinco elementos. Suas investigações clínicas demonstraram que os acupontos respondem as diferentes freqüências de luz (cor). Por exemplo, ao pressionar o ponto IG 4 do lado direito, refere-se dor, quando se aplica vermelho no ponto P 10 reduz a dor ao pressionar o ponto IG 4. Mas se utilizarmos azul escuro no ponto P 10, a dor aumenta. Outro teste pode ser feito ao pressionar P 1, refere-se dor, aplicando amarelo em P 9 diminui a dor do P 1. Segundo suas observações aplicando-se as cores correspondentes aos cinco elementos, de acordo com os pontos Shu (Su) Antigos promovem efeitos parecidos com os da agulha.     Outro pesquisador o prof. Peter Mandel utilizou a fotografia Kirlian, desenvolvida pelo cientista soviético Semjon Davidovitch Kirlian, em suas pesquisas na utilização da cor aplicados aos acupontos. O prof. Mandel através do método de análise de emissão de energia (AEE) mapeou o corpo humano e determinou padrões definidos para a utilização dos acupontos.Embora ambas as pesquisa sejam extremamente importantes, cabe ressaltar, que os chineses já utilizavam as freqüências de luz (cores) para tratamento há mais de 3.000 anos.Na Metafísica Oriental a utilização das cores, são empregadas no Feng Shui ou mesmo na estimulação dos pontos. As células humanas estão relacionadas ao microcosmo e as estrelas estão para o macrocosmo, portanto as nossas células captam e emitem luz (freqüência luminosa).    Estudos modernos demonstraram que o corpo é capaz de absorver luz entre 60 a 100 hertz.    Há diversas maneiras de estimularmos os pontos através das cores, talvez a mais simples é utilizando os pontos Shu (Su) Antigo, onde a madeira é verde, o fogo é vermelho, a terra é amarela, o metal é branco

Page 14: As cores são usadas pelos homens desde os primórdios dos tempos

e a água é o azul escuro (ou preto). Desta maneira podemos estimular os pontos fogo, madeira, terra, metal e água com as cores correspondentes. As Cores e a Medicina Tradicional Chinesa  O Nei Ching (Tratadado de Medicina Interna) já cita a utilização da cor no diagnóstica e tratamentos há mais de 3.000 anos. Segundo o geógrafo chinês Yi Fu Tuan “Três cores simbolizam os princípios universais: o preto, o branco e o vermelho. O preto e o branco são os opostos complementares, yin e yang, escuridão e claridade, morte e vida, dia e noite etc. Foram associados atos fisiológicos de significados universais: o branco representa o sêmen, o leite; o preto as excreções e a terra fértil; o vermelho tem o seu significado primordial ligado a experiências orgânicas, corporais tais como: o sangue, a caça e a obtenção de alimento”.

As cores também estão associados aos cinco elementos, e conseqüentemente as suas inter -relações, como podemos observar na tabela abaixo: 

Elementos Madeira Fogo Terra Metal ÁguaManifestações Estação do Ano Primavera Verão Intermediária Outono InvernoPropriedade Vento Calor Umidade Secura FrioCiclo da Vida Nascimento Infância Adolescência Maturidade VelhiceMeridianos Shao Yang

Jue YinShao YangTai YangShao YinJue Yin

Yang MingTai Yin

Tai YinYang Ming

Tai YangShao Yin

Órgãos / Zang Fígado CoraçãoPericárdio

Baço Pâncreas Pulmão Rim

Vísceras / Fu Vesícula Biliar

Intestino DelgadoTriplo Aquecedor

Estômago Intestino Grosso

Bexiga

Sentimento Hun Shen Yi Po Zhi Órgão do Sentido Olhos Língua Boca Nariz OuvidoParte do Corpo Tendões Vasos Músculos Pele e Pelos OssosCor Verde

Azul ClaroVermelhoVioleta

Amarelo BrancoOuro

PretoAzul Escuro

Sabor Ácido Amargo Doce Picante SalgadoCereal Gergelim Trigo Arroz Aveia Feijão de

SojaAs Frutas Ameixa Mamão Jujuba Pêssego CastanhaTrigrama Predominante Chen Li Tai Chi Tui KanTrigramas Associados Sun Kun ChienAnimal Sagrado Dragão Fênix Boi e o

Dragão AmareloTigre Serpente

TartarugaPlaneta Júpiter Marte Saturno Vênus MercúrioImperador Fu Xi Shen Nung Huang Ti Shao Hao Shuan HsuPedra Safira

AmetistaEsmeralda Rubi

DiamanteTopázioOnix

Como podemos observar acima o Cinco Elemento encontram-se em tudo. Cores Frias (Yin) e Cores Quentes (Yang)

As cores frias são consideradas sedativas.AzulVioleta

Page 15: As cores são usadas pelos homens desde os primórdios dos tempos

Índigo  As cores quente são consideradas tonificantes.VermelhoAmarelo Laranja Cores Primárias e ComplementaresVermelho a cor complementar VerdeLaranja a cor complementar é o azulVioleta a cor complementar é o amarelo O Significado das Cores 

Vermelho: Vermelho é a cor do fogo, da queimada, do sol radiante e da própria vida. Ambos, amor e ódio, alegria e ira, são associados a esta cor. É uma cor de grande poder de penetração e pode estimular fortemente o fluxo sanguíneo. Por este motivo é indicada para casos de pouca circulação ou suprimento sanguíneo insuficiente. Vermelho é a cor do coração, pulmões e músculos. É a cor certa para o tratamento de ferimentos não supurados, para doenças da pele, tosses crônicas, asma, problemas da laringe, anemia, eczema exudativo úmido e inação causada pelo frio, relaxa a língua, gera um efeito animador e excitante, é estimulante e desperta paixões. O vermelho deixa pessoas preguiçosas mais ativas. Crianças flegmáticas podem ter ser ajudadas se forem expostas à luz vermelha ao fazer seu dever de casa.É uma cor primaria e vibra 436 trilhões de vezes por segundo. Pertence ao elemento fogo ministro. Azul: Esta é a cor da paz e da infinidade. É considerada uma cor fria e de efeito relaxante. Azul é a cor da glândula pituitária e do sistema endócrino. Todas as doenças que envolvem calor pedem tratamento com a luz azul. Esta cor é também indicada para problemas de supuração, dor, pletora e congestão. O azul tem um efeito excelente em hemorróidas, verrugas desaparecem sob o efeito da radiação da luz azul e é indicada para o tratamento doenças do coração, insônia e hemorragia. O azul atua nos testículos, e é indicado para impotência, frigidez e menopausa. O azul regula a contração dos músculos, ligamentos e tecidos. Crianças hiperativas devem fazer seu dever de casa sob a luz azul. Esta luz favorece quietude e reserva, estimula a eliminação de toxinas, ativa a glândula pineal. O azul vibra 658 trilhões de vezes por segundo. Pertence ao elemento água. Amarelo: Amarelo simboliza o sol no seu ápice e é uma das cores quentes. Favorece a digestão, fortalece os nervos, estimula o estômago e tem um efeito vivaz e animador em geral. Fortalece o sistema endócrino, intensifica processos crônicos e é indicado para doenças do fígado, vesícula, rins e estômago. O amarelo favorece o processo de aprendizado em crianças e tem influência favorável no intelecto. Todas as doenças de ordem digestiva devem ser tratadas com a cor amarela. Pessoas descontentes apresentam mudanças quando expostas à luz amarela. Ativa as glândulas linfáticas, estimula os intestinos, pâncreas e sucos digestivos. É a cor da mente e do intelecto. O amarelo vibra 510 trilhões de vezes por segundo. Pertence ao elemento terra. Verde: Verde é a cor mais comum na natureza e é considerada como sendo um fator neutro. É indicada para catarro bronquial, coqueluche e inflamações nas juntas (alternando-se com o azul, no segundo). Todas as doenças crônicas respondem bem ao uso intermitente da luz verde e um trabalho de precisão pode ser feito melhor sob ela. O verde é indicado para tumores, úlceras e cistos, assim como para doenças dos olhos e diabetes. Tem um efeito equilibrador e favorece a sensação de contentamento e tranqüilidade. O verde tem também um efeito sedativo, calmante e relaxante. O verde vibra 584 trilhões de vezes por segundo. Pertence ao elemento madeira. Verde-Limão: Esta cor que é composta de amarelo e verde favorece as faculdades intelectuais, fortalece os nervos e tem um efeito calmante e relaxante sobre corpo em geral. Todas as doenças tratadas com amarelo, como moléstias de ordem digestiva, podem ser tratadas da mesma forma, mas de maneira mais suave, se a luz verde-limão for usada. O tratamento da parte superior dos rins com o verde-limão pode ser muito eficiente para desintoxicar o corpo.

Page 16: As cores são usadas pelos homens desde os primórdios dos tempos

O verde-limão é indicado para coqueluche, menopausa, inflamação dos nervos, paralisias, doenças dos rins, diabetes e todas as doenças de ordem digestiva, tem a ação laxante, dissolve coágulos de sangue. O verde-limão vibra 547 trilhões de vezes por segundo. Pertence ao elemento madeira e terra. Laranja: Laranja é uma mistura de vermelho com amarelo e é a cor da alegria e felicidade. É indicada para casos de descontentamento, pessimismo, depressão e medo. Entretanto, o laranja deve ser alternado com o azul para o tratamento de pessoas com medo. Pode ser usado em todos os processos de esclerose, tal como arteriosclerose e esclerose arterial e cerebral respondem bem à cor laranja. Ela favorece o apetite e pode ser usada em tratamentos de anorexia e anemia. É recomendada para doenças do coração em geral e para insuficiência cardíaca em particular. Trata efeitos de ataques cardíacos ou anginas peitorais, o laranja deve ser alternado com azul, como no caso do medo (ver acima). Uma breve exposição à luz laranja pela manhã auxilia pessoas que estão cronicamente cansadas nesta hora do dia. O laranja aumenta a sensação de ambição e favorece a afetividade. Tem um efeito de vivacidade e ânimo e promove um efeito de força e alegria às pessoas que não se sentem inclinadas a trabalhar. Estimula a energia dos pulmões e estômago. Esta cor estimula a tiróide e o crescimento dos ossos. O laranja vibra 473 trilhões de vezes por segundo. Pertence ao elemento fogo ministro e terra Violeta: O violeta tem sempre sido associado à espiritualidade e do mesmo modo, atua no subconsciente, proporciona força espiritual individual e promove atenção e consciência. O violeta aumenta o efeito de todos os tipos de meditação, sendo também considerada a cor da inspiração. Tem um efeito positivo sobre o baço e favorece o funcionamento do sistema linfático. Tem propriedades antibióticas e alivia as dores. O violeta vibra 731 trilhões de vezes por segundo. Atua no vaso maravilhoso Chang Mai e no elemento fogo ministro. Índigo ou Azul-escuro: Esta cor pode ser usada para as doenças tratadas com a luz azul e intensificará seus resultados. Como penúltima cor do arco-íris, é considerada a cor que promove a faculdade da intuição e aumenta os efeitos da meditação. Ativa as paratinóides e acalma a tiróide. Tem um eleito anestésico no corpo. O Índigo vibra 695 trilhões de vezes por segundo. Pertence ao elemento fogo ministro e os rins. Turquesa: É uma combinação das cores azul e verde, é o oposto do verde-limão. Ele reconstitui a pele é especialmente eficaz na reparação e na nutrição das células com distúrbios graves; também pode ser usado na infecções, queimaduras e ferimentos, acalma o cérebro, elimina febres baixas, dores de cabeça, induz ao sono profundo. O Turquesa vibra 621 trilhões de vezes por segundo. Pertence ao elemento metal. Este resumo a respeito dos problemas que podem ser tratados com cores individuais foi compilado da literatura disponível sobre o assunto, que tem contribuído com muitos terapeutas e pesquisadores do mundo inteiro. Esta lista é provavelmente incompleta, O levantamento mencionado pretende oferecer ao leitor uma idéia das muitas maneiras em que a cor pode ser usada como terapêutica.

Saem de cena as tradicionais agulhas e entram os feixes de luz da cromoterapia. Assim é a nova técnica que estimula pontos do corpoPor Katia Deutner 

Todo mundo conhece e já está careca de saber dos benefícios da acupuntura. Também todos já viram as maravilhas da cromoterapia. Só que agora as duas terapias alternativas se uniram para formar essa nova modalidade, a colorpuntura.

Page 17: As cores são usadas pelos homens desde os primórdios dos tempos

Mas, como ela é feita? A grande novidade não precisa de agulhas e atua nos mesmos pontos que a acupuntura. São aplicados nestes locais um feixe de luz produzido por uma caneta. É ele que estimulará nossos órgãos através do comprimento de onda e da ressonância.

“O tratamento pode ser feito em pé, sentado ou deitado (normalmente, utilizamos este último). Cada cor tem um determinado comprimento de onda e, justamente o que diferencia uma da outra. Sendo assim, será usada uma cor específica para cada caso”, comenta a naturóloga Mariana Alves Corrêa, do Otris Spa Urbano.

Ao ser aplicada, a luz entra em ressonância com as cores emitidas pelas células do organismo estabelecendo um tipo de comunicação. “O nosso corpo é formado por bilhões de células se comunicando ininterruptamente. A doença é uma alteração nesta comunicação e a aplicação da cor certa restabelece a comunicação certa. Por exemplo a cor azul propicia relaxamento, melhora o sistema imunológico e atua no tratamento do estresse”, diz a especialista.

Entre as vantagens da nova terapia estão o fato de não ser um método invasivo, de ser indolor, traz resultados rápidos e estimula os canais de energia e o sistema celular do corpo humano. “Acredito que os estudiosos de medicina tradicional chinesa encontrarão aqui um excelente recurso terapêutico e aos que buscam novas abordagens um campo amplo de estudo”, acrescenta Mariana Corrêa.

A Colorpuntura pode ser aplicada em crianças, adultos e idosos sem contra-indicações. “Qualquer um pode passar pelo tratamento, que utiliza a cor de acordo com a necessidade da pessoa. Para desenvolver este método, baseei-me nos estudos dos professores Peter Mandel e Yoshio Manaka, com a sistematização do uso dos princípios da medicina tradicional chinesa, isto é, uso a mesma metodologia do diagnóstico tradicional e prescrição de tratamento”, explica a naturóloga.

A especialista ainda acresenta que a técnica é um sistema próprio com base nos fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa associado a todos os conceitos da física e da ciência moderna, uma vez que a luz e suas freqüências (no caso as cores) são essências para a existência do ser humano.

O tratamento custa R$ 150 (a sessão) e são necessárias no mínimo seis sessões de uma hora para ter um bom resultado. Não é necessário ter cuidados antes ou após a realização da técnica. OUtras informações: www.otris.com.br ou Tel: (11) 3666-7012

 introversão, representa a consciência superior e as profundezas da alma. O azul simboliza a fidelidade. A cor azul é boa para melhorar a concentração, praticar a retidão de caráter e cultivar a pureza da alma, fortalecer o fluxo de energia entre a consciência,a subconsciência e a consciência superior, aprender a distanciar-se, interior e exteriormente.

Tem efeito calmante e suavizante, fortalece a glândula pineal, auxilia na meditação bem como em problemas ou bloqueios da garganta e da pele, ajuda a combater a insônia, estados febris e úlceras, tem efeito restaurador do sistema nervoso e do sistema muscular.

Pode baixar a pressão arterial alta, ajuda nas alergias cutâneas de fundo nervoso, acalma, traz clareza mental e pode equilibrar explosões emocionais, pode resolver tensões e problemas orgânicos de fundo nervoso.

Page 18: As cores são usadas pelos homens desde os primórdios dos tempos

Proporciona um sono tranqüilo, pode baixar a febre e tem efeito antiinflamatório. Na febre, a cor azul atua como sudorÃfico ajudando a expelir substâncias tóxicas, estimula a glândula pineal (epÃfise) e, com isso, constrói nova vitalidade.

O azul não deve ser utilizado nas gripes, problemas de coração, má circulação do sangue e desânimo. O excesso de azul estimula a perda do senso de realidade terrena, pode desacelerar e obstruir a atividade dos pensamentos, pode provocar pesadelos.

VERDE: Representa crescimento terreno e as energias da natureza que dão estrutura e substância à vida. O verde simboliza a esperança e a satisfação. Ele é a mais importante cor de cura. A cor verde é utilizada para proteger contra influências externas indesejadas, alcançar uma atitude neutra em termos mentais e psicossomáticos, o equilÃbrio anÃmico, captar e harmonizar energias dispersas, principalmente nos casos de esgotamento.

Ativa a glândula pituitária, mantém em equilÃbrio o sistema nervoso, auxilia nos problemas cardÃacos e emocionais, elimina a insônia, a tensão nervosa e a irritação, é restauradora fÃsica e mental, purifica a aura, ajuda a limpar as infecções no corpo. O verde esmeralda favorece o chakra do plexo solar, através da sua ação tranqüilizadora.

Pode ainda curar congestões e bloqueios agudos, aliviar e curar processos inflamatórios, inchaços e dores. Atua de modo favorável sobre os olhos hipertensos e fortalece a visualização dos nÃveis relacionados com a cor púrpura. Pode harmonizar flutuações do estado de espÃrito e dar um novo equilÃbrio nos casos insatisfação e impaciência, estimula a glândula pituitária (hipófise) e a harmoniza. Promove a regeneração das células musculares e das células dos tecidos conjuntivos. Destrói bactérias, purifica o organismo e, assim, inibe os processos de degeneração, atuando como anti-séptico. Além disso, protege contra influências mentais indesejadas.

O verde é a mais importante cor terapêutica, no entanto não deve ser utilizado por longo perÃodo de tempo. O excesso de verde pode amortecer a capacidade de sentimentos e o amor do coração, leva a um exagerado interesse pelos bens materiais, pode levar à neutralização dos problemas emocionais não-resolvidos que, então, voltarão a emergir sobre outra forma.

LARANJA: É a cor mais energética, tem efeito estimulante, é a mais importante cor de cura para a melancolia. A cor laranja é boa para fortalecer o senso de auto-estima, auxiliar no processo de tomada de decisão, assumir uma nova postura, construir uma nova casa, uma vida social na qual de cultivam muitos contatos externos, fortalecer as respostas aos estÃmulos, dar mais vivacidade e estimular a vontade de aprender.

É energizadora e tonificante, auxilia o aparelho respiratório e o funcionamento da tiróide, é uma cor importante para a saúde, ajudando a assimilação dos alimentos, eleva o otimismo, propicia a eliminação de gases do estômago e do intestino, tem a capacidade de fixar o cálcio no corpo fÃsico, atuando sobre os ossos, elimina as gorduras do sangue.

Pode transmitir a alegria de viver, atua de modo geral, solucionando problemas e tornando a pessoa mais aberta e ativa, elimina o acúmulo de gases no tubo digestivo, estimula a boa atividade estomacal, ajuda a desintoxicar e a esvaziar o estômago, alivia câimbras e dores musculares.

É importante para os pulmões e estimula a capacidade respiratória. Atua contra o soluço, ajuda no tratamento do raquitismo e fortalece a construção da estrutura óssea e dos dentes, equivale à ação do cálcio. Promove a atividade da tiróide e atua de modo estimulante. Ajuda na gravidez.

O laranja não deve ser utilizado por pessoas com excesso de sensualidade. O excesso de laranja pode exagerar o desejo por alimentos e a sexualidade, leva à confusão e falta de objetivos, possuir possessividade exagerada.

Page 19: As cores são usadas pelos homens desde os primórdios dos tempos

VIOLETA: É a cor da energia cósmica, da inspiração e da experiência espiritual. A cor violeta é boa para a purificação e portanto, a cura dos nÃveis fÃ-sico, emocional e mental. Leva a uma consonância harmoniosa todas as camadas do corpo e da aura, ajuda a encontrar novos caminhos para a espiritualidade e elevar nossa intuição espiritual.

Estimula o funcionamento do baço, abranda a atividade cardÃaca e limpa o sangue, expele do organismo as toxinas e favorece a fabricação das células de defesa, retira a irritação, a raiva e mantém o equilÃbrio das emoções, ajuda a cicatrizar cortes e feridas, auxilia na diminuição dos temores e ansiedades, nos problemas renais e de bexiga, na má digestão, na tosse e na asma.

Atua purificando o organismo, tanto nas impurezas exteriormente visÃveis (por exemplo, a acne) quanto nos sentimentos interiormente perceptÃveis, que, de um modo ou de outro, queremos eliminar. Fortalece a atividade do baço, e com isso a capacidade de defesa do organismo.

Atua de modo calmante sobre os músculos do coração e sobre outros músculos. Harmoniza a hiperatividade do pâncreas. Equilibra os vasos linfáticos sobrecarregados. Promove a formação de leucócitos (glóbulos brancos do sangue que agem na defesa do organismo). Promove o equilÃbrio vibracional entre os dois hemisférios do cérebro. Pode ser útil para a abertura da nossa consciência às experiências em nÃveis não-materiais e para o estÃmulo da intuição e da inspiração.

O violeta não deve ser utilizado nas depressões e esquizofrenias. O excesso de violeta pode provocar confusão mental e espiritual, pode levar a depressões e à alienação da vida.

ÃNDIGO:� Acalma a atividade da tiróide, tem influência anestésica, estimula o chakra frontal, põe para fora os elementos negativos mentais e auxilia a fabricação de elementos mais elevados, ajuda nos tratamentos mentais, nas dores de cabeça e de abdômen, nos problemas oculares e auditivos, normaliza a corrente sanguÃnea, age como coagulador.

Harmoniza a respiração irregular e pesada. Alivia as hemorróidas. Atua de modo adstringente, podendo estancar as secreções e, assim, prevenir a propagação de abscesso. Estimula a formação de fagócitos ajudando na cura mais rápida de feridas. Atua de modo calmante na agitação excessiva e na hiperatividade. Alivia dores fortes e agudas, ajuda a reduzir inchaços e tumores. Pode deter sangramentos nasais e ajuda na cura de inflamações nervosas.

COLORPUNTURA: Aplicação de luzes coloridas em pontos de acupuntura promovem rapidamente um bem estar fÃsico e mental. O resultado alcançado é muito superior a utilização destas técnicas separadas, desta forma consegue-se atingir o equilÃbrio energético rapidamente com resultados extremamente satisfatórios.

Colorpuntura:

Muitas vezes, as perturbações de saúde ocorrem por não termos controle sobre velhos padrões de comportamento, reações adversas frente ao desconhecido e por maus hábitos. Isto tudo gera o conflito entre a alma e a personalidade. Toda situação adversa que é

introversão, representa a consciência superior e as profundezas da alma. O azul simboliza a fidelidade. A cor azul é boa para melhorar a concentração, praticar a retidão de caráter e cultivar a pureza da

Page 20: As cores são usadas pelos homens desde os primórdios dos tempos

trabalhada com as polaridades opostas a esses velhos padrões e hábitos, leva para o equilÃbrio.

A Colorpuntura é um sistema holÃstico de cura

alma, fortalecer o fluxo de energia entre a consciência,a subconsciência e a consciência superior, aprender a distanciar-se, interior e exteriormente.

Tem efeito calmante e suavizante, fortalece a glândula pineal, auxilia na meditação bem como em problemas ou bloqueios da garganta e da pele, ajuda a combater a insônia, estados febris e úlceras, tem efeito restaurador do sistema nervoso e do sistema muscular.

Pode baixar a pressão arterial alta, ajuda nas alergias cutâneas de fundo nervoso, acalma, traz clareza mental e pode equilibrar explosões emocionais, pode resolver tensões e problemas orgânicos de fundo nervoso.

Proporciona um sono tranqüilo, pode baixar a febre e tem efeito

A aplicação de luzes coloridas é feita através de uma lanterna com foco piramidal de quartzo, intercambiável com as diversas cores, nos pontos de acupuntura na pele, sem perfurá-la e sem perigo de contágio. Ela não apenas se atem aos sintomas fÃ-sicos, mas procura sempre

   

detectar as origens não fÃsicas de uma doença, sendo que qualquer doença fÃsica tem quase sempre a sua origem no estado emocional. É a luz que ilumina a escuridão que encobre as raÃ-zes da doença.

O tratamento pela Colorpuntura corretamente aplicado por um profissional formado, é capaz de desbloquear e neutralizar traumas emocionais e informações erradas adquiridas ao longo do tempo, desde a infância, as quais, frequentemente, são a origem das nossas doenças fÃsicas.

Durante o tratamento com a Colorpuntura, muitos pacientes relatam no decorrer da terapia uma mudança não só no seu estado fÃsico, mas também adquirem outro enfoque de vida no seu campo emocional.

É importante lembrar que as pessoas com saúde, mas que pretendem prevenir doenças, devem procurar e têm procurado esse tratamento para neutralizar bloqueios e traumas antigos, antes que eles atingem o corpo fÃsico. Isto vale também para as pessoas que pretendem desenvolver seu pleno potencial em todos os sentidos, fÃsico e/ou emocional.

   

Page 21: As cores são usadas pelos homens desde os primórdios dos tempos

antiinflamatório. Na febre, a cor azul atua como sudorÃfico ajudando a expelir substâncias tóxicas, estimula a glândula pineal (epÃ-fise) e, com isso, constrói nova vitalidade.

O azul não deve ser utilizado nas gripes, problemas de coração, má circulação do sangue e desânimo. O excesso de azul estimula a perda do senso de realidade terrena, pode desacelerar e obstruir a atividade dos pensamentos, pode provocar pesadelos.

VERDE: Representa crescimento terreno e as energias da natureza que dão estrutura e substância à vida. O verde simboliza a esperança e a satisfação. Ele é a mais importante cor de cura. A cor verde é utilizada para proteger contra influências externas indesejadas, alcançar uma atitude neutra em termos mentais e psicossomáticos, o equilÃbrio anÃmico, captar e harmonizar energias dispersas, principalmente nos casos de esgotamento.

O método pode ser utilizado em caso de depressão, diabete, doenças crônicas e alérgicas. A Colorpuntura alivia dores e tensões do corpo fÃ-sico, além de também atuar sobre o corpo energético, reequilibrando o organismo e conscientizando a pessoa sobre os comportamentos e os padrões que

podem estar causando a doença.

Desenvolvida nos anos 70 pelo médico naturopata alemão Peter Mandel, a colorpuntura tem como filosofia a certeza de que a doença nada mais é do que uma informação incorreta na comunicação entre as células. Segundo a ciência, a comunicação intracelular é feita através de energia luminosa, ou seja, fótons. Assim, Mandel defende que a irradiação de uma determinada cor por estes pontos pode corrigir esse erro, levando à cura.

Para cada tipo de distúrbio, seja hormonal, endócrino ou degenerativo, existem as respectivas combinações de pontos e cores. A colorpuntura reorganiza o sistema energético corporal, sem acrescentar nada além do que o organismo já dispõe.

O seu embasamento cientÃfico vem da moderna biofÃsica, após a descoberta de que a principal comunicação e informação entre as células do nosso corpo é feita através de vibrações e impulsos luminosos. Luz e luzes coloridas são a

linguagem das nossas células e esta sua intercomunicação é a base para o bom funcionamento de todas as funções orgânicas.

O efeito da luz é muito sutil, seu movimento é rápido e penetra profundamente nas células.

Cada cor do espectro luminoso (as 7 cores do arco Ãris) tem um comprimento de onda e frequencia

Page 22: As cores são usadas pelos homens desde os primórdios dos tempos

vibratória especÃfica e, aplicada corretamente, estimula a comunicação intracelular quando em desarmonia, instruindo o organismo a restabelecer o equilÃbrio entre as mesmas, promovendo assim a cura, tanto fÃsica como emocional.

SIGNIFICADO DAS CORES

VERMELHO: A cor vermelha é boa para dar mais vitalidade e atividade, fortalecer o corpo e dar mais energia fÃsica ao senso de auto-estima, desenvolver o desejo e a sexualidade, fortalecer as energias vitais, ativar processos iminentes de transformação, dar energia suficiente à pessoa que trabalha como curadora, tudo aquilo de precisa aumentar sua energia.

Estimula o sistema nervoso, ativando os sentidos sensoriais, favorece a vitalidade, aumentando a hemoglobina, ajuda no bom funcionamento do fÃ-gado, ativa o sistema circulatório e muscular, auxilia nos casos de anemia, emagrecimento, resfriados, reumatismo,nutrição deficiente e depressão.

Pode reativar funções já degeneradas do organismo, estimula o metabolismo e promove os processos de eliminação de resÃduos através da pele, promovendo a purificação de eritemas, pústulas e pruridos. Pode intensificar as funções do corpo, mas também pode excitar e superestimular.

O vermelho deve ser usado na cromoterapia de modo muito cauteloso e bem direcionado, não deve ser utilizado por pessoas muito nervosas, agitadas, com problema de úlceras, pressão alta e agressividade. O excesso de vermelho torna as pessoas agressivas, briguentas e irritadiças, provoca insônia e pode causar prisão de ventre, superestimula o organismo e promove processos inflamatórios, torna a pessoa ávida ou viciada.

AMARELO: Representa uma mente desperta e a capacidade de análise, bem como a comunicação, a flexibilidade e o intercâmbio. O amarelo é também a cor da maturidade pura e simples. A cor amarela aumenta o ânimo, o conhecimento e o intelecto, a pessoa que está em busca da verdade, ordenar os pensamentos e poder se concentrar melhor, proporcionar clareza às correlações mentais, ajudar pais e pedagogos a estimularem a organização de idéias de seus filhos e alunos, fortalecer a criatividade mental.

Estimula os sistemas motor e muscular, favorece o intelecto, auxilia os órgãos da digestão e do intestino, elimina as impurezas do sangue,

Ativa a glândula pituitária, mantém em equilÃbrio o sistema nervoso, auxilia nos problemas cardÃacos e emocionais, elimina a insônia, a tensão nervosa e a irritação, é restauradora fÃsica e mental, purifica a aura, ajuda a limpar as infecções no corpo. O verde esmeralda favorece o chakra do plexo solar, através da sua ação tranqüilizadora.

Pode ainda curar congestões e bloqueios agudos, aliviar e curar processos inflamatórios, inchaços e dores. Atua de modo favorável sobre os olhos hipertensos e fortalece a visualização dos nÃ-veis relacionados com a cor púrpura. Pode harmonizar flutuações do estado de espÃrito e dar um novo equilÃbrio nos casos insatisfação e impaciência, estimula a glândula pituitária (hipófise) e a harmoniza. Promove a regeneração das células musculares e das células dos tecidos conjuntivos. Destrói bactérias, purifica o organismo e, assim, inibe os processos de degeneração, atuando como anti-

Page 23: As cores são usadas pelos homens desde os primórdios dos tempos

equilibra o plexo solar, ajuda a reconstituir as células, atua nos casos de gripes, diabete, dores de cabeça e problemas hepáticos.

Estimula os intestinos e o pâncreas (também na diabete), ajuda o fÃgado a produzir suco biliar e promove desintoxicação do organismo, tem ação estimulante sobre o estômago e os rins. Estimula o movimento peristáltico dos intestinos, ajuda a eliminar vermes e parasitas. Promove o fluxo linfático, estimula o sistema nervoso autônomo e o motor, ajudando nos sintomas de paralisia.

Pode promover, nos casos de apatia e falta de interesse pelo presente, uma nova atenção ativa pelo mundo. Pode despertar nova esperança nos casos de resignação e também com os doentes que desistiram de se curar. Aplicada sobre o plexo solar, pode fortalecer a vontade de viver, acalma o baço. O amarelo também fortalece os olhos e os ouvidos e em alguns casos também ajuda na artrite e na neurite.

O amarelo não deve ser utilizado por pessoas autoritárias, que tenham problemas de coração e histerias. O excesso de amarelo estimula tendências à inveja e ao ciúme, leva à propensão de querer absorver mais do que se pode processar, exagera o desejo de reconhecimento.

séptico. Além disso, protege contra influências mentais indesejadas.

O verde é a mais importante cor terapêutica, no entanto não deve ser utilizado por longo perÃodo de tempo. O excesso de verde pode amortecer a capacidade de sentimentos e o amor do coração, leva a um exagerado interesse pelos bens materiais, pode levar à neutralização dos problemas emocionais não-resolvidos que, então, voltarão a emergir sobre outra forma.

LARANJA: É a cor mais energética, tem efeito estimulante, é a mais importante cor de cura para a melancolia. A cor laranja é boa para fortalecer o senso de auto-estima, auxiliar no processo de tomada de decisão, assumir uma nova postura, construir uma nova casa, uma vida social na qual de cultivam muitos contatos externos, fortalecer as respostas aos estÃmulos, dar mais vivacidade e estimular a vontade de aprender.

Page 24: As cores são usadas pelos homens desde os primórdios dos tempos

É energizadora e tonificante, auxilia o aparelho respiratório e o funcionamento da tiróide, é uma cor importante para a saúde, ajudando a assimilação dos alimentos, eleva o otimismo, propicia a eliminação de gases do estômago e do intestino, tem a capacidade de fixar o cálcio no corpo fÃsico, atuando sobre os ossos, elimina as gorduras do sangue.

Pode transmitir a alegria de viver, atua de modo geral, solucionando problemas e tornando a pessoa mais aberta e ativa, elimina o acúmulo de gases no tubo digestivo, estimula a boa atividade estomacal, ajuda a desintoxicar e a esvaziar o estômago, alivia câimbras e dores musculares.

É importante para os pulmões e estimula a capacidade respiratória. Atua contra o soluço, ajuda no tratamento do raquitismo e fortalece a construção da estrutura óssea e dos dentes, equivale à ação do cálcio. Promove a atividade da tiróide e

Page 25: As cores são usadas pelos homens desde os primórdios dos tempos

atua de modo estimulante. Ajuda na gravidez.

O laranja não deve ser utilizado por pessoas com excesso de sensualidade. O excesso de laranja pode exagerar o desejo por alimentos e a sexualidade, leva à confusão e falta de objetivos, possuir possessividade exagerada.

VIOLETA: É a cor da energia cósmica, da inspiração e da experiência espiritual. A cor violeta é boa para a purificação e portanto, a cura dos nÃveis fÃsico, emocional e mental. Leva a uma consonância harmoniosa todas as camadas do corpo e da aura, ajuda a encontrar novos caminhos para a espiritualidade e elevar nossa intuição espiritual.

Estimula o funcionamento do baço, abranda a atividade cardÃaca e limpa o sangue, expele do organismo as toxinas e favorece a fabricação das células de defesa, retira a irritação, a raiva e mantém o equilÃbrio das emoções, ajuda a cicatrizar cortes e feridas, auxilia na diminuição dos temores e ansiedades, nos problemas renais e de bexiga, na má digestão, na tosse e na asma.

Atua purificando o organismo, tanto nas impurezas exteriormente visÃ-veis (por exemplo, a acne) quanto nos sentimentos interiormente perceptÃveis, que, de um modo ou de outro, queremos eliminar. Fortalece a atividade do baço, e com isso a capacidade de defesa do organismo.

Atua de modo calmante sobre os músculos do coração e sobre outros músculos. Harmoniza a hiperatividade do pâncreas. Equilibra os vasos linfáticos sobrecarregados. Promove a formação de leucócitos (glóbulos brancos do sangue que agem na defesa do organismo). Promove o equilÃbrio vibracional entre os dois hemisférios do cérebro. Pode ser útil para a abertura da nossa consciência às experiências em nÃveis não-materiais e para o estÃmulo da intuição e da inspiração.

Page 26: As cores são usadas pelos homens desde os primórdios dos tempos

O violeta não deve ser utilizado nas depressões e esquizofrenias. O excesso de violeta pode provocar confusão mental e espiritual, pode levar a depressões e à alienação da vida.

ÃNDIGO:� Acalma a atividade da tiróide, tem influência anestésica, estimula o chakra frontal, põe para fora os elementos negativos mentais e auxilia a fabricação de elementos mais elevados, ajuda nos tratamentos mentais, nas dores de cabeça e de abdômen, nos problemas oculares e auditivos, normaliza a corrente sanguÃnea, age como coagulador.

Harmoniza a respiração irregular e pesada. Alivia as hemorróidas. Atua de modo adstringente, podendo estancar as secreções e,

Page 27: As cores são usadas pelos homens desde os primórdios dos tempos
Page 28: As cores são usadas pelos homens desde os primórdios dos tempos
Page 29: As cores são usadas pelos homens desde os primórdios dos tempos
Page 30: As cores são usadas pelos homens desde os primórdios dos tempos