artigo - bispo - com as maos sujas de sangue - 2o. parecer

Upload: marcosdabata

Post on 07-Jul-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/18/2019 Artigo - Bispo - Com as Maos Sujas de Sangue - 2o. Parecer

    1/2

     TENDÊNCIAS: CADERNO DE CIÊNCIAS SOCIAIS (ISSN 1677-9460) Departamento de Ciências Sociais (DECISO)Universidade Regional do Cariri (URCA)Rua Cel Antônio Luis, 1161, cep 63105-000 (Crato/CE)

    PARECER

    Parâmetros gerais para avaliação e indicação de prioridade para publicação:

      Prioridade 1: Artigos cujo tema seja relevante para o campo das ciências sociais,considerados totalmente satisfatórios  e adequados para a publicação (em termos doconteúdo, abordagem teórico-metodológica adotada e construção da argumentação/ estruturaformal), ainda que passíveis de sugestões facultativas para seu aprimoramento e/ou quedemandem uma revisão final (mínima) de redação.

      Prioridade 2: Artigos cujo tema seja relevante para o campo das ciências sociais, mas quedemandariam algum grau de reelaboração (em termos do conteúdo, abordagem teórico-metodológica adotada e/ou construção da argumentação/ estrutura formal) para alcançar umresultado plenamente satisfatório

      Prioridade 3: Artigos cujo tema seja relevante para o campo das ciências sociais, mas quedemandariam um trabalho significativo de reelaboração  (em termos do conteúdo,abordagem teórico-metodológica adotada e/ou construção da argumentação/ estrutura formal)

     para alcançar um resultado plenamente satisfatório

      Artigos não recomendados

    1. Título do artigo, ensaio ou resenha:

    “Com as mãos sujas de sangue: música, emoções e romantismo” 

    2. Avaliação geral:

    ( ) Prioridade 1( x ) Prioridade 2

    ( ) Prioridade 3

    ( ) Artigo não indicado para a publicação

    3. Parecer (explicitar sugestões, recomendações de alteração ou justificativa no caso de artigosnão-recomendados):

    O artigo deve ser publicado, pois apresenta temática e análise original, fundamentado etnográfica eteoricamente a contento. Contudo, necessita passar por uma muito criteriosa revisão ereestruturação de seu formato. Existem fartos erros de digitação que tornam o produto inaceitável

  • 8/18/2019 Artigo - Bispo - Com as Maos Sujas de Sangue - 2o. Parecer

    2/2

      para publicação do modo como está.

    Faço algumas ressalvas que pretendem colaborar para tornar o texto mais adequado.

    1.  Logo no início do artigo, o/a autor/a afirma que o objetivo do artigo é “analisar as canções produzidas por jovens emos na atualidade”. Essa é a identidade assumida por esses artistas?

    Isso não está claro como se dá a construção dessa identidade “emo artista”. Não seriamartistas consumidos por grupos que se identificam com a categoria “emo”? Esse ponto

    necessita de exploração. Como pode argumentar melhor a existência desse “estilo emo”?Creio ser necessário também justificar melhor o trabalho, apresentar dados de vendagem econsumo das bandas e CDS.

    2.  Outro ponto que merece ilustração é como no campo, seus informantes se referiam a esseestilo emo? Como a musica faz parte de suas vidas e cotidianos? Como se dá a „recepção‟dessas músicas? Ainda que a recepção não necessite ser explorada, tecer comentários sobreas formas de consumo pode ajudar a justificar a análise, que está um pouco solta. Podeexplorar aspectos da etnografia para ilustrar e tornar a leitura mais agradável.

    3.  É preciso também, logo no início do artigo, deixar mais clara a estrutura do texto. Alias,sugiro que a estrutura seja repensada, de modo a contemplar melhor “introdução”,

    explicitando os objetivos do trabalho, metodologia da pesquisa e marcos teóricos e„desenvolvimento‟, com a análise de Werther (uma seção), seguindo-se a análise das letrasemos (outra seção) além da conclusão (literatura, letras emo, sentimentos econtemporaneidade). A estrutura do artigo me pareceu um tanto embaralhada, necessitandode uma melhor arrumação das partes. Fica em evidencia que se trata menos de artigo e maisde capítulo de tese ou dissertação. A reestruturação é necessária para uma melhorcompreensão, pelos leitores, da proposta do texto. Um deslize grave está em trecho (página15) em que o/a autor/a afirma “neste capítulo”, deixando isso em evidência.

    4.  Senti muita falta de uma reflexão sobre antropologia da juventude, associando a análise aosmodos de compreensão das subjetividades juvenis.

     No mais, considero o artigo bem escrito e de relevância para a literatura antropológica ao dedicar-sea exploração de um objeto pouco conhecido que elucida aspectos dos nexos entre „cultura emo‟ e

    subjetividades juvenis.