artigo aditivos de concreto

1
Aditivos Aditivos tensoativos: Incorporadores de ar; redutores de água Incorporadores de ar: aumentam a plasticidade e durabilidade, diminuem a permeabilidade. Reduz a segregação e exsudação. Aplicações: concretos resistentes ao congelamento, concreto massa, concreto leve. Plastificante ou redutores de água: reduz a quantidade de água, não perde plasticidade, reduz fator a/c e consumo de cimento, economia de custo, aumenta a trabalhabilidade. Aplicações: estruturas densamente armadas, bombeado, concreto com maior resistência, concreto massa. Superplastificantes: mesmas características do plastificante porém muito mais intenso. Aplicações: Concreto auto adensável, bombeado, etc. (exige um aumento no teor de finos para não ocorrer segregação) Aceleradores de pega: acelera o início do acabamento e da aplicação de isolamento de proteção, reduz o tempo de cura, aumenta resistência inicial, desforma mais rápido; pode ocorrer corrosão. Aplicações: pré-moldados, concretagens em clima frio, reduz a exsudação , possibilita lançar o concreto em temperaturas de até 7°C sem congelar a água, mais retração. Retardadores de pega: concretagem de grandes peças; transporte de concreto por longo período, temperaturas elevadas. Afetam resistência iniciais, não prejudicam resistências finais. Impermeabilizantes e hidrofugantes: Impermeabilizantes: obturam os poros reduzindo a penetração de umidade sobre pressão, hidrofugantes: repelem eletricamente a água reduzindo penetração de umidade. Expansores: Usados p/ compensar os efeitos da retração em concretos, caldas para injeção e argamassas, tornando-as expansivas, uso em chumbamentos de peças e encunhamento de alvenarias. Inibidores de hidratação: interrompem o processo de hidratação do cimento, chamados inibidores ou estabilizadores

Upload: lucas

Post on 18-Feb-2016

2 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Artigo sobre aditivos de concreto

TRANSCRIPT

Page 1: Artigo Aditivos de concreto

Aditivos

Aditivos tensoativos: Incorporadores de ar; redutores de água

Incorporadores de ar: aumentam a plasticidade e durabilidade, diminuem a permeabilidade. Reduz a segregação e exsudação. Aplicações: concretos resistentes ao congelamento, concreto massa, concreto leve.

Plastificante ou redutores de água: reduz a quantidade de água, não perde plasticidade, reduz fator a/c e consumo de cimento, economia de custo, aumenta a trabalhabilidade. Aplicações: estruturas densamente armadas, bombeado, concreto com maior resistência, concreto massa.

Superplastificantes: mesmas características do plastificante porém muito mais intenso. Aplicações: Concreto auto adensável, bombeado, etc. (exige um aumento no teor de finos para não ocorrer segregação)

Aceleradores de pega: acelera o início do acabamento e da aplicação de isolamento de proteção, reduz o tempo de cura, aumenta resistência inicial, desforma mais rápido; pode ocorrer corrosão. Aplicações: pré-moldados, concretagens em clima frio, reduz a exsudação , possibilita lançar o concreto em temperaturas de até 7°C sem congelar a água, mais retração.

Retardadores de pega: concretagem de grandes peças; transporte de concreto por longo período, temperaturas elevadas. Afetam resistência iniciais, não prejudicam resistências finais.

Impermeabilizantes e hidrofugantes: Impermeabilizantes: obturam os poros reduzindo a penetração de umidade sobre pressão, hidrofugantes: repelem eletricamente a água reduzindo penetração de umidade.

Expansores: Usados p/ compensar os efeitos da retração em concretos, caldas para injeção e argamassas, tornando-as expansivas, uso em chumbamentos de peças e encunhamento de alvenarias.

Inibidores de hidratação: interrompem o processo de hidratação do cimento, chamados inibidores ou estabilizadores