artigo 25 memorial descritivo

5
ARTIGO: O que é um memorial descritivo. Nesse artigo vamos falar sobre o que são e para que servem os diferentes tipos de memoriais descritivos, requerimentos e laudos técnicos que são frequentemente solicitados pelas prefeituras municipais no momento da aprovação de uma edificação nova ou a ser regularizada. Tema que faz parte do meu livro: O Pequeno Grande guia de aprovação de Projetos de Prefeitura, onde você aprende TUDO sobre como elaborar um projeto para aprovação com dicas práticas para quem nunca trabalhou na área e deseja ingressar na carreira de Arquiteto de Edificações. Vamos ver para que servem esses documentos e de quebra no final do artigo, deixarei alguns modelos de memoriais para download que vão servir de “inspiração” na elaboração dos seus próprios memoriais. Lembrando que cada prefeitura tem um item ou outro em particular que deve ser incluso, modificado ou adaptado de acordo com as leis e códigos de obra da cidade em questão. 1- O QUE É UM MEMORIAL DESCRITIVO? Um memorial descritivo é um documento que detalha todo o projeto a ser realizado, onde estão relacionados, um a um, todos os itens da edificação a ser construída. Vedos, estruturas, acabamentos, instalações, tudo deverá ser informado de acordo com o que será realizado na obra. É válido lembrar que o memorial não é, e nem planeja ser, o projeto em si. O memorial tem o objetivo de contar pormenorizadamente todo o projeto de desenvolvimento do projeto. Dentre os inúmeros tópicos, pode conter: - localização da obra; -proprietário; -detalhe de cada etapa da construção; - alvenaria; - acabamento; - conceituação do projeto; - normas adotadas para a realização dos cálculos; - premissas básicas adotadas durante o projeto; - objetivos do projeto; - detalhamento de materiais empregados na obra ou no produto; -demais detalhes que pode ser importantes para o entendimento completo do projeto. Tudo de acordo com a Norma de Desempenho (NBR 15.575).

Upload: marlon-sousa

Post on 14-Apr-2017

13 views

Category:

Engineering


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Artigo 25 memorial descritivo

ARTIGO: O que é um memorial descritivo.

Nesse artigo vamos falar sobre o que são e para que servem os diferentes tipos de memoriais descritivos, requerimentos e laudos técnicos que são frequentemente solicitados pelas prefeituras municipais no momento da aprovação de uma edificação nova ou a ser regularizada. Tema que faz parte do meu livro: O Pequeno Grande guia de aprovação de Projetos de Prefeitura, onde você aprende TUDO sobre como elaborar um projeto para aprovação com dicas práticas para quem nunca trabalhou na área e deseja ingressar na carreira de Arquiteto de Edificações.

Vamos ver para que servem esses documentos e de quebra no final do artigo, deixarei alguns modelos de memoriais para download que vão servir de “inspiração” na elaboração dos seus próprios memoriais. Lembrando que cada prefeitura tem um item ou outro em particular que deve ser incluso, modificado ou adaptado de acordo com as leis e códigos de obra da cidade em questão.

1- O QUE É UM MEMORIAL DESCRITIVO?

Um memorial descritivo é um documento que detalha todo o projeto a ser realizado, onde estão relacionados, um a um, todos os itens da edificação a ser construída. Vedos, estruturas, acabamentos, instalações, tudo deverá ser informado de acordo com o que será realizado na obra.

É válido lembrar que o memorial não é, e nem planeja ser, o projeto em si. O memorial tem o objetivo de contar pormenorizadamente todo o projeto de desenvolvimento do projeto.

Dentre os inúmeros tópicos, pode conter:

- localização da obra;-proprietário;-detalhe de cada etapa da construção;- alvenaria;- acabamento;- conceituação do projeto;- normas adotadas para a realização dos cálculos;- premissas básicas adotadas durante o projeto;- objetivos do projeto;- detalhamento de materiais empregados na obra ou no produto;-demais detalhes que pode ser importantes para o entendimento

completo do projeto.Tudo de acordo com a Norma de Desempenho (NBR 15.575).

PARA QUE SERVE UM MEMORIAL DESCRITIVO?

A finalidade do memorial descritivo é relatar em texto o que está representado no projeto, é um registro técnico com valor legal quando assinado pelo profissional ou responsável técnico assim como os laudos para regularização de construção existente.

TIPOS DE MEMORIAIS DESCRITIVOS:

Page 2: Artigo 25 memorial descritivo

-MEMORIAL DESCRITIVO RESIDENCIAL -MEMORIAL DESCRITIVO COMERCIAL-MEMORIAL DESCRITIVO PARA EXECUÇÃO DE PISCINA-MEMORIAL DESCRITIVO DE DESMEMBRAMENTO-MEMORIAL DESCRITIVO DE UNIFICAÇÃO- MEMORIAL DESCRITIVO DE RESIDÊNCIA PARA DEMOLIÇÃO- MEMORIAL DE TANQUE SÉPTICO E FOSSA: (Constam desenhos e é solicitado geralmente quando não há rede de esgoto pública no local).

-MEMORIAL CONCEITUAL DE MURO DE ARRIMO/ATERRO: (Constam desenhos e é solicitado geralmente quando há no projeto um muro de arrimo a ser edificado ou movimento de terra, deve-se anexar também um termo de responsabilidade de execução de muro de arrimo.

Page 3: Artigo 25 memorial descritivo

2- LAUDO TÉCNICO – O que é um Laudo Técnico?

De acordo com o Manual de Procedimentos e Contratação de Serviços de Arquitetura e Urbanismo do IAB, um laudo técnico é a “peça na qual, com fundamentação técnica, o profissional habilitado, como perito, relata o que observou e apresenta as suas conclusões, ou avalia o valor de bens, direitos ou empreendimentos”.

Um laudo, portanto é o relato de uma perícia, procedimento que, segundo o mesmo documento é a : “Atividade que envolve a apuração das causas que motivaram determinado evento, ou da asserção de direitos, e na qual o profissional, por conta própria ou a serviço de terceiros, efetua trabalho técnico visando a emissão de parecer ou laudo, compreendendo: levantamento de dados, realização de análise ou avaliação de estudos, propostas, projetos, serviços, obras ou produtos desenvolvidos ou executados por outrem.”

Ao elaborar o seu memorial lembre-se que o verbo está sempre no passado, pois a edificação já foi construída ao contrário dos outros memoriais, exceto o de demolição onde o verbo é conjugado no futuro.

Page 4: Artigo 25 memorial descritivo

3- REQUERIMENTO PADRÃO

Para dar início ao processo de aprovação de um projeto é necessário preencher um requerimento oficial e cada prefeitura possui um modelo padrão o qual deve acompanhar o restante da documentação.

O requerimento é um documento preparado pelo profissional e assinado pelo proprietário, para obter o alvará de construção da obra. Algumas prefeituras disponibilizam um formulário para preenchimento on-line e, em outros casos, basta utilizar o arquivo modelo de requerimento, que normalmente tem uma redação como as do exemplo que estou disponibilizando no item a seguir.

Baixe aqui gratuitamente alguns modelos de memoriais descritivos,

laudo técnico e requerimento que podem ser usados como referência para a elaboração dos seus próprios materiais, porém não esqueça: Consulte cada prefeitura e verifique a existência de memoriais descritivos, laudos técnicos e requerimentos padrões que possivelmente possam ser obrigatoriamente solicitados na aprovação de seus projetos.