articulações do esqueleto apendicular

6
Articulações do esqueleto apendicular superior O corpo humano é constituído por diversas partes complexas que estão relacionadas umas as outras, ou seja, dependem umas das outras. Cada sistema, cada órgão responsável por uma ou mais atividade. Ele é formado por órgãos e alguns sistemas como: circulatório, muscular, digestório, entre outros. Ao longo deste trabalho apresentaremos o esqueleto apendicular dos membros superiores, envolvendo a perte óssea, articular. Ossos envolvidos O esqueleto apendicular é composto pelos seguintes ossos: Clavícula, escapula, úmero, ulna, rádio, carpo, metacarpo e falanges. Clavícula A clavícula forma a porção ventral da cintura escapular. É um osso longo curvado como um "S" itálico, situado quase que horizontalmente logo acima da primeira costela. Articula-se medialmente com o manúbrio do esterno e lateralmente com o acrômio da escápula. Tem duas extremidades , duas faces e duas bordas. Diáfise Borda Anterior Borda posterior Face Superior- convexa Face Inferior- plana e apresenta o sulco subclávio Epífise Epífises Medial- esternal e mais volumosa Epífise lateral- acromial e mais achatada A clavícula articula-se com dois ossos: escápula e esterno. Escápula É um osso par, chato, bem fino, podendo ser translúcido em certos pontos. Forma a parte dorsal da cintura escapular. Tem a forma triangular apresentando duas faces, três bordas e três ângulos.

Upload: narawalker

Post on 28-Dec-2015

59 views

Category:

Documents


10 download

TRANSCRIPT

Page 1: Articulações Do Esqueleto Apendicular

Articulações do esqueleto apendicular superiorO corpo humano é constituído por diversas partes complexas que estão relacionadas umas as outras, ou seja, dependem umas das outras. Cada sistema, cada órgão responsável por uma ou mais atividade. Ele é formado por órgãos e alguns sistemas como: circulatório, muscular, digestório, entre outros. Ao longo deste trabalho apresentaremos o esqueleto apendicular dos membros superiores, envolvendo a perte óssea, articular.

Ossos envolvidosO esqueleto apendicular é composto pelos seguintes ossos: Clavícula, escapula, úmero, ulna, rádio, carpo, metacarpo e falanges.

ClavículaA clavícula forma a porção ventral da cintura escapular. É um osso longo curvado como um "S" itálico, situado quase que horizontalmente logo acima da primeira costela. Articula-se medialmente com o manúbrio do esterno e lateralmente com o acrômio da escápula. Tem duas extremidades , duas faces e duas bordas. DiáfiseBorda AnteriorBorda posteriorFace Superior- convexaFace Inferior- plana e apresenta o sulco subclávioEpífiseEpífises Medial- esternal e mais volumosaEpífise lateral- acromial e mais achatada

A clavícula articula-se com dois ossos: escápula e esterno.

Escápula

É um osso par, chato, bem fino, podendo ser translúcido em certos pontos. Forma a parte dorsal da cintura escapular. Tem a forma triangular apresentando duas faces, três bordas e três ângulos.FacesFace DorsalEspinha da escápula -separa as fossas e a infra-espinhal

Acrômio - localiza-se na extemidade da espinha

Fossa supra-espinhosa - é côncava e lisa, localizada acima da espinha

Fossa infra-espinhosa - é côncava e localiza-se abaixo da espinha

Face Costal

Fossa subscapular

Page 2: Articulações Do Esqueleto Apendicular

Bordas

Bordas Superior

Incisura escapular - incisura semi-circular localizada na porção lateral e é formada pela base do processo coracóide

Processo coracóide -processo curvo e espesso próximo ao colo da escápula

Borda lateral

Borda medial

Ângulos

Ângulos inferior - Espesso e áspero

Ângulo superior- Fino, liso e arredondado

Ângulo lateral - É ampliado em processo espesso. Entra na articulações do ombro

A escápula articula-se com dois ossos: úmero e clavícula

Úmero

É o maior e mais longo osso do membro superior. Articula-se com a escápula na articulação do ombro e com rádio e a ulna na articulação do cotovelo. Apresenta duas espífises e uma diafíse.

Epífise proximal

Cabeça do úmero - articula-se com a cavidade glenóide da escápula

Tubérculo maior - situa-se lateralmente à cabeça e ao tubérculo menor

Turbérculo menor - projeta-se medialmente logo abaixo do colo

Colo anatômico - forma um ângulo obtuso com o corpo

Colo cirrúrgico

Sulco intertubercular - sulco profundo que separa os dois turbérculos

Epífise distal

Tróclea - semelhante a um carretel. Articula-se com a ulna

Capítulo - eminência lisa e arredondata. Articula-se com rádio

Epincôndilo medial lateral - localiza-se medialmente à tróclea

Fossa coronóide - pequena depressão que recebe processo coronóide da ulna na flexão do antebraço

Page 3: Articulações Do Esqueleto Apendicular

Fossa Radial - pequena depressão Fossa do olécrano - depressão triangular profunda que recebe o olácrano na extenção do antebraçoSulco do nervo ulnar - depressão localizada inferiormente ao epicôndilo medialDiáfiseTuberosidade deltoidea - elevação triangular áspera para inserção do músculo deltóideSulco do nervo radial - depressão oblíqua ampla e rasaO úmero articula-se com três ossos: a escápula, o rádio e a ulna.

Rádio

 É osso lateral do antebraço. É o mais curto dos dois ossos do antebraço. Articula-se proximamente com o úmero e a ulna e distalmente com ossos do carpo e a ulna. Apresenta duas epífises e diáfise.Epífase proximalCabeça - é cilindrica e articula-se com o capítulo do úmeroCavidade glénoide - articula-se com o capítulo( úmero)Colo do rádio - porção errendondada, lisa estrangulada localizada abaixo da cabeçaTuberosidade radial - eminência localizada medialmente, na qual o tendão do bíceps se insereEpífase distalIncisura ulnar- face articular para a ulnaIncesura cárpica - é côncava, lisa e articula-se com o osso escáfoide e semilunarProcesso estilóide - projeção cônicaDiáfiseApresenta três bordas e três faceBordasBorda interósseaBorda anteriorBorda dorsalFacesFace anteriorFace dorsalFace lateralO rádio articula-se com quatro ossos: o úmero, a ulna, o escafóide e o semilunar.

Ulna

É o osso medial do antebraço. Articula-se proximalmente com úmero e o rádio e distalmente apenas com o rádio. É um osso longo que apresenta duas epífase e uma diáfise.Epífise proximalOlécrano - eminência grande que forma a ponta do cotoveloIncisura troclear - grande depressão formada pelo olécrano e o processo coronóide e serve para articulação com a tróclea do úmeroProcesso coronóide - projeta-se da parte anterior e proximal do corpo da ulnaIncisura radial - articula-se com a cabeça do rádio

Page 4: Articulações Do Esqueleto Apendicular

Tuberosidade ulnarEpífise distalCabeça da ulna - eminência articular arredondada localizada lateralmenteProcesso estilóide - localizado mais medialmente e é mais saliente (não articular)Diáfise:Apresenta três bordas e três faces.BordasBorda interósseaBorda anteriorBorda dorsalFacesFace anteriorFace dorsalFace medialA ulna Articula-se com doi ossos: O úmero e o rádio.

Mão

A mão se divide em carpo, metacarpo e falanges.Ossos do Carpo: são oito ossos distribuídos em duas fileiras, proximal e distal.Fileira proximal: escáfoide, semilunar, piramidial e pisiformeFileira distal: trapézio, trapezóide, capitato, hamato

Ossos do MetacarpoÉ constituído por 5 ossos metacarpianos que são numerados no sentido látero-medial em I, II, III, IV e V e correspondem aos dedos da mão. Considerados ossos longos, apresentam uma epífise proximal que é a base, uma diáfise(corpo) e uma epífise distal que é a cabeça.

Ossos dos dedos da mãoApresentam 14 falanges: Do 2º ao 5º dedo.1º falange (proximal)2º falange (media)3º falange (distal)

Polegar:1º falange (proximal)2º falange (distal)