arte rupestre

34
ARTE RUPESTRE

Upload: escola-silene-de-andrade

Post on 24-May-2015

23.584 views

Category:

Technology


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Arte Rupestre

ARTE RUPESTRE

Page 2: Arte Rupestre

Do francês rupestre, o termo designa gravação, traçado e pintura sobre suporte rochoso, qualquer que seja a técnica empregada.

Page 3: Arte Rupestre
Page 4: Arte Rupestre

Arte rupestre

Arte rupestre é o nome da mais antiga representação artística da história do homem. Os mais antigos indícios dessa arte são datados no período Paleolítico Superior (40.000 a.C.); consistiam em pinturas e desenhos gravados em paredes e tetos das cavernas. Isso demonstra que o homem pré-histórico já sentia a necessidade de expressão através das artes, algo inerente ao ser humano.

Page 5: Arte Rupestre
Page 6: Arte Rupestre

Pintura rupestre

Realizadas por meio de diversas técnicas: algumas, com a fricção de um bloco de pigmento seco e duro na pedra; outras, com o uso de um pincel feito de galhos de árvores; em outros casos, a pintura foi feita com o próprio dedo ou o pigmento foi transformado em pó e soprado na rocha.

Page 7: Arte Rupestre
Page 8: Arte Rupestre

Gravuras

As gravuras podem ser elaboradas através de picoteamento ou incisão.Mas, em vez de tintas, eles usaram ferramentas para desenhar em arenitos, uma rocha frágil.

Baixo-relevo

Page 9: Arte Rupestre
Page 10: Arte Rupestre

Brasil

Foi precisamente nos sertões nordestinos do Brasil. onde a natureza é particularmente hostil à ocupação humana, onde se desenvolveu uma arte rupestre pré-histórica das mais ricas e expressivas do mundo, demonstrando a capacidade de adaptação de numerosos grupos humanos que povoaram a região. No estado atual do conhecimento, podemos afirmar que três correntes, com seus horizontes culturais, deixaram notáveis registros pintados e gravados nos abrigos e paredões rochosos do Nordeste brasileiro. A esses horizontes chamamos tradição Nordeste, tradição Agreste e tradição São Francisco de pinturas rupestres, somam-se as tradições de gravuras sob rocha, conhecidas como Itaquatiaras. Foram também definidas outras tradições chamadas "Geométrica", "Astronômica", "Simbolista", etc. que podem ser incluídas nas anteriores.

Page 11: Arte Rupestre
Page 12: Arte Rupestre
Page 13: Arte Rupestre
Page 14: Arte Rupestre
Page 15: Arte Rupestre
Page 16: Arte Rupestre
Page 17: Arte Rupestre
Page 18: Arte Rupestre
Page 19: Arte Rupestre
Page 20: Arte Rupestre
Page 21: Arte Rupestre
Page 22: Arte Rupestre
Page 23: Arte Rupestre
Page 24: Arte Rupestre
Page 25: Arte Rupestre
Page 26: Arte Rupestre
Page 27: Arte Rupestre

Goiás

“Em Goiás, estão definidos três estilos de pinturas rupestres, que são o estilo Caiapônia (possivelmente tradição Planalto), o estilo Serranópolis (possivelmente tradição São Francisco) e o conjunto estilístico de Formosa (tradição Geométrica)".

Page 28: Arte Rupestre
Page 29: Arte Rupestre
Page 30: Arte Rupestre
Page 31: Arte Rupestre
Page 32: Arte Rupestre
Page 33: Arte Rupestre

Cores

A maior parte das pinturas são feitas com pigmentos vermelhos, composições de minerais de ferro. Raramente aparece o amarelo, o preto e o branco.

Acredita-se que os materiais mais usados como aglutinante para as pinturas rupestres foram o sangue, argila, excrementos humanos, látex de plantas, gordura e clara de ovos de animais. A cor era obtida misturando-se o pó de rochas, com destaque para o óxido de ferro, que tem a coloração vermelho-alaranjada.

Page 34: Arte Rupestre

O que eles representam nas pinturas? Seres vivos e figuras geométricas. Os animais que lhes são próximos, como o lagarto, o tatu, a tartaruga, macaquinhos, o veado, a ema, a seriema, as araras e os papagaios, outras aves. São representados cheios, delineados ou feitos com traços e pontos. Geralmente são estáticos e muitas vezes, justapostos e repetidos, sem formar cenas verdadeiras"