arte bizantina, gótica, barroca e art nouveau

5
Arte Bizantina Em 395 d.C., o imperador Teodósio dividiu o Impé- rio Romano entre seus dois filhos: - Honório, que ficou com o Império Romano do Ocidente, de capital Roma e onde se originaou a Arte Românica; - Arcádio, que herdou o Império Romano do Orien- te, cuja capital era Consantinopla, antiga Bizâncio e atual Istambul e onde se desenvolveu a Arte Bizanti- na. Uma das mais importantes contribuições da Arte Bizantina foi a arquitetura das igrejas. Como exem- plo segue abaixo o esquema da Catedral de Santa Sofia, arquitetada por Antêmio de Tralles e Isidoro de Mileto. Suas características são: - Base circular, octogonal ou quadrada - Imensas cúpulas - Prédios enormes e espaçosos - Decoração: uso de ouro e mármore, pinturas , e mosaicos.

Upload: beatriz-otto-ramos

Post on 24-Jun-2015

4.140 views

Category:

Education


7 download

DESCRIPTION

Síntese dos estilos arquitetônicos da arte bizantina, gótica e art nouveux

TRANSCRIPT

Page 1: arte bizantina,  gótica, barroca e art nouveau

Arte Bizantina

Em 395 d.C., o imperador Teodósio dividiu o Impé-rio Romano entre seus dois filhos:- Honório, que ficou com o Império Romano do Ocidente, de capital Roma e onde se originaou a Arte Românica;- Arcádio, que herdou o Império Romano do Orien-te, cuja capital era Consantinopla, antiga Bizâncio e atual Istambul e onde se desenvolveu a Arte Bizanti-na.

Uma das mais importantes contribuições da Arte Bizantina foi a arquitetura das igrejas. Como exem-plo segue abaixo o esquema da Catedral de Santa Sofia, arquitetada por Antêmio de Tralles e Isidoro de Mileto. Suas características são:- Base circular, octogonal ou quadrada- Imensas cúpulas- Prédios enormes e espaçosos- Decoração: uso de ouro e mármore, pinturas , e mosaicos.

Page 2: arte bizantina,  gótica, barroca e art nouveau

Arte Gótica

O estilo gótico é derivado de mudanças ocorridas a partir do século XII na região onde havia se de-senvolvido a Arte Românica, Império Romano do Ocidente.Nessa época, a vida social já se deslocava dos campos para as cidades, como Veneza, Gênova, Barcelona e Marselha.O nome “gótico” veio do modo depreciativo com que os estudiosos do Renascimento atribuíam aos povos bárbaros de origem germânica que imvadiram o Império Romano e causando grandes destruições, os godos.

A arquitetura gótica teve origem em Paris com a reconstrução da Abadia de Saint-Denis (1140-1144. Outro exemplo de edificação gótica é a catedral de Notre-Dame. Sãosuas características:- Fachada: três portais, com uma rosácea sobre o portal central;- Arcos ogivais: tem o formato de ogiva, possibilitam a construção de igrejas mais altas que as construções românicas e acentuam a impressão de verticalidade.- Abóbadas: os arcos ogivais permitem a construção de abóbadas de nervuras em substituição das abó-badas de berço (de cume arredondado) e de arestas (duas abóbadas de berço cruzadas) usadas anterior-mente na arquiterura românica;- Pilares: uso de pilares ou colunas de sustentação para as abóbadas fato que possibilitou substituir as grossas paredes românicas por paredes menos espes-sas e uso de grandes vitrais ilustrados.

Page 3: arte bizantina,  gótica, barroca e art nouveau

Arte Barroca

O estilo barroco não ocorreu no mesmo tempo entre a Europa e o Brasil.Na Europa, alguns fatos desencadearam o surgimen-to desta arte, derivada das mudanças econômicas, religiosas e sociais (Humanismo, a Reforma Protes-tante e a reação Católica, a Contrarreforma).

- Origem: a construção de igrejas pela Companhia de Jesus - os Jesuítas, para difundir a fé católica;- Na Itália: país de origem, jogos de uz e dramatici-dade das cenas. Na pintura as composições são feitas em linhas diagonais e usados temas religiosos, mito-lógicos e o cotidiano. Na arquitetura italiana surge Gian Lorenzo Bernini, arquiteto, pintor, urbanista e escultor da obra “O êxtase de Santa Tereza”.- Na Holanda: cenas do cotidiano retratadas por Peter Paul Rubens e Rembrandt van Rijn;- Na Espanha: a arquitetura recebe entalhes requin-tados nas portadas dos edifícios religiosos e civis.- Escultura Barroca: linhas curvas, excesso de dobras nos tecidos das vestes e o uso do dourado.

Na arquitetura barroca predominam cúpulas altas. No interior das igrejas enfileiram-se capelinhas com altares com imagens de santos para incentivar a ado-ração e a devoção.O Barroco em Portugal se desenvolveu graças a des-coberta de ouro no Brasil em 1861 e à reconstrução de Lisboa após o terremoto que a destruiu em 1755.Na Alemanha e Países Baixos etá presente na cons-trução das igrejas São Carlos Borromeu (Antuérpia) e Cristo Flagelado (Wies, Alemanha), e nas duas capitais imperiais Viena e Praga.Na Inglaterra o estilo Barroco foi usado na recons-trução das igrejas de Londres após o incêncio de 1666 que quase destruiu a cidade.Na França, houveram construções civis por Luís XIV, como o Palácio de Versailles (1660-1680).No Brasil, nas regiões ricas o interior das igrejas eram decoradas com entalhes em madeira cobertos de ouro, teto pintado com cenas bíblicas, esculturas de santos, altares com anjos, colunas e flores. O exterior das construções tem fachadas simples. A arquitetura também está presente nas fazendas, sítios, chácaras, engenhos e prédios públicos.

Page 4: arte bizantina,  gótica, barroca e art nouveau

Art Nouveau ou Nova Arte

É o estilo artístico criado no final do século XIX na Europa para suplantar o Ecletismo (junção de vários estilos). O Art Nouveau valoriza a decoração interna e ex-terna das construções e dos objetos com desenhos inspirados em flores e folhas, criando formas sinuo-sas e serpentinadas.Este estilo foi usado na arquitetura e nas artes apli-cadas, como para o vestuário, a gravura e a joalheria, entre outras linguagens artísticas.

Page 5: arte bizantina,  gótica, barroca e art nouveau

Referências

CALABRIA, Carla, Paula Brondi; MARTINS, Raquel Valle. Arte, história e produção: arte Brasil. São Paulo: FTD, 2009. [Edição Renovada, Livro do Professor]

______. Arte, história e produção 2: mundo. São Paulo: FTD, 2009. [Edição Renovada, Livro do Professor]

Consulta aos meios eletrônicos e textos da internet.