arquivos cnen2004 provas t44 - t.cnico qu.mica ensaios · 2014-12-02 · ... uma das reações que...

12
CONCURSO PÚBLICO Comissão Nacional de Energia Nuclear CADERNO DE QUESTÕES Prova para o Cargo: Técnico 1 Perfil: Técnico Química Ensaios ATENÇÃO NesteCadernodeQuestões,vocêencontra: 20(vinte)questõesdeConhecimentosEspecíficos; 20(vinte)questõesdeLínguaPortuguesa; 10(dez)questõesdeRaciocínioLógico. SóinicieaprovaapósaautorizaçãodoFiscaldeSala. Duraçãomáximadaprova:4(quatro)horas. Saídadoscandidatosdasala:após1(uma)horadoinício. Somente serápermitidolevar seuCadernodeQuestõesfaltando1(uma)horaparao términodaProva. OsFiscaisdeSalanãoestãoautorizadosa prestarqualquer esclarecimento sobre a resoluçãodasquestões. Não é permitido que os candidatos se comuniquem entre si. É proibida também a utilizaçãodeequipamentoseletrônicos. Em cada questão só há uma opção correta de resposta, portanto evite rasurar seu CartãodeRespostas,poisemhipótesealgumaeleserásubstituído. Não dobre, amasse ou escreva em seu Cartão de Respostas; apenas confira seus dados, leia as instruções para seu preenchimento e assine no local indicado. É obrigatóriasuaassinaturanoCartãodeRespostas. O gabarito Oficial daprovaobjetiva demúltipla-escolha será publicado noendereço eletrônicohttp://www.tradecensus.com.brnodiaseguinteàrealizaçãodaprova. Paraexercerodireitoderecorrercontraqualquerquestão,ocandidatodeveráseguir asorientaçõesconstantesdoitem10doEdital/ManualdoCandidato. BOA PROVA Confiraseestaprovacorrespondeaocargo/perfilnoqualvocêseinscreveu. Informaçõestel.: (21)2722-1815

Upload: buitram

Post on 16-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CONCURSO PÚBLICOComissão Nacional de Energia NuclearCADERNO DE QUESTÕES

Prova para o Cargo:Técnico 1

Perfil: Técnico Química Ensaios

ATENÇÃO

NesteCadernodeQuestões,vocêencontra:20(vinte)questõesdeConhecimentosEspecíficos;20(vinte)questõesdeLínguaPortuguesa;10(dez)questõesdeRaciocínioLógico.

SóinicieaprovaapósaautorizaçãodoFiscaldeSala.Duraçãomáximadaprova:4(quatro)horas.Saídadoscandidatosdasala:após1(uma)horadoinício.

Somente serápermitidolevar seuCadernodeQuestõesfaltando1(uma)horaparaotérminodaProva.OsFiscaisdeSalanãoestãoautorizadosa prestarqualquer esclarecimento sobre aresoluçãodasquestões.Não é permitido que os candidatos se comuniquem entre si. É proibida também autilizaçãodeequipamentoseletrônicos.Em cada questão só há uma opção correta de resposta, portanto evite rasurar seuCartãodeRespostas,poisemhipótesealgumaeleserásubstituído.Não dobre, amasse ou escreva em seu Cartão de Respostas; apenas confira seusdados, leia as instruções para seu preenchimento e assine no local indicado. ÉobrigatóriasuaassinaturanoCartãodeRespostas.O gabarito Oficial daprovaobjetiva demúltipla-escolha será publicado noendereçoeletrônicohttp://www.tradecensus.com.brnodiaseguinteàrealizaçãodaprova.

Paraexercerodireitoderecorrercontraqualquerquestão,ocandidatodeveráseguirasorientaçõesconstantesdoitem10doEdital/ManualdoCandidato.

BOA PROVA

Confiraseestaprovacorrespondeaocargo/perfilnoqualvocêseinscreveu.

Informaçõestel.: (21)2722-1815

01) Considere as seguintes características desistemasquímicos:

1. Éformadoporduasfases.2. As temperaturas de fusão e de ebulição sãoconstantes,àpressãoconstante.

3. Éconstituídopormoléculasiguais.4. Adensidadenãoéamesmaemtodososseuspontos.

5. Éhomogêneo.6. Apresenta temperatura de fusão e faixa deebulição,àpressãoconstante.

7. Possuimoléculasformadasporátomosdeummesmoelementoquímico.

8. Éformadoportrêscomponentes.

Aopção queapresentauma afirmativa verdadeiraemrelação às características mencionadas sobresistemasquímicosé:A)

B)

C)

D)

E)

02) Em laboratório foram realizados váriosexperimentoscomareaçãoentreferroeenxofre.Osvaloresdemassa,emgramas,utilizadoseobtidosemalgumas dessas experiências estão anotados natabelaquesegue.

Aalternativa queindica corretamente o valor d e X e afórmuladocompostoformadoentreoferroeoenxofreé :A)B)C)D)E)

2,3e5sóestãopresentesemumsistemaconstituídoporumasubstânciasimplesnoestadolíquido;1 , 3 e4não podem sercaracterísticasdeummesmosistema;se 1, 6 e 8 participam de um sistema, então éclassificadocomomisturahomogênea;épossívelumsistemaapresentarascaracterísticas1,2e7eserclassificadocomosubstânciasimples;1,2e5sóestãopresentesemumsistemaconstituídoporumasubstância.

177eFeS;165eFeS ;1 77eFeS ;165eFeS;177eFeS

2

2 3

2 .

03)Asesponjasdelãdeaçotêmmuitasaplicaçõesnodia-a-diadoméstico,principalmenteparaarearalgunstiposdepanelasetalheres,porémnãoserecomendaoseu uso em objetos de superfícies polidas, materiaisde baixadurezaeemlocaisporondepassecorrenteelétrica.Também nãodeveserutilizadaemsuperfícieondesederramouácidomuriático(soluçãoaquosadeácido clorídrico), pois o contato entre esses doismateriais provoca algumas transformações nosmesmos. Um aluno ao analisar tais transformações,representou-asnalinguagemquímicaeescreveu:

I - Fe(s) Fe (aq) + 2elétrons

I I - 2C (aq) C (g) + 2elétrons

III- Fe (aq) + 2C (aq) FeC (aq)

IV - 2H (aq) + 2elétrons H(g)

As interpretações CORRETAS desse aluno seencontramnaalternativa:A)B)C)D)E)

04) Umasolução aquosa d eN aCO foi preparada, a25ºC, juntando-se 26,5 gramas deste sal comquantidadesuficientedeHOparaseter2.000cm desolução.Emumacertapráticadelaboratórioumalunoprecisava utilizar solução de NaCO com umadeterminada concentração. Fazendo uso de seusconhecimentos químicos, verificou que tal soluçãopoderiaserobtida evaporando-se 1/4 do volume dasolução que já estava pronta. A alternativa queapresentaaconcentração,emmol.L , dasoluçãoqueoalunodesejaé:A)B)C)D)E)

05) Nos conversores catalíticos utilizados nosautomóveis modernos, uma das reações que neleocorreméaoxidação,pelooxigêniogasoso,doCO(g)aCO(g),poisomonóxidodecarbonoéextremamenteperigoso, podendo causar a morte de pessoas queentrememcontatocomele.Suponha que uma certamassademonóxidodecarbonoestejasendooxidada,em condiçõesemqueovolumepossavariarequeascondiçõesiniciaisparareagentessejamVr,TrePr.Seno final da reação, produto já obtido, for mantida atemperatura inicial, para que a pressão final seja amesmadainicial,ovolumefinaldeprodutoemrelaçãoaovolumeinicialdereagentesdeveráser:A)

B)

C)

D)

E)

2+

1-

2+ 1 -

+

3

-1

l 2

2

2

2 3

2

2 3

2

ll l

IeIV;IIeIII;IIIeIV;IeII;IIeIV.

0,50;0,33;1;0,75;0,17.

igual;

;

;

;

2.

02 Tel.:(21)2722-1815

Conhecimentos Específicos

Experimento Ferro Enxofre Sulfetodeferro Sobradereagente1 98 56 105 49deferro2 77 100 X Y

122332

06) Colocaram-se quantidades iguais, em mols, dosreagentes e para reagirem, segundo a equaçãoabaixo.

3A(g) + B(g) C(g)

Realizaram-se várias experiências com a mesmareação, modificando-se de uma para outra algumascondições, e as observações feitas foram anotadas.Uma pessoa desavisada alterou uma das anotações,enquanto o laboratorista foi beber água, tornando-aerrada.Aanotaçãoerradaé:A)

B)

C)

D)

E)

07) Na praia, é comum o uso de protetores solaresduranteaexposiçãodocorpohumanoaosol ,poisasuautilizaçãoajudaaevitarocâncerdepele.Dentreosconstituintes ativos de alguns desses protetoressolaresencontra-sea substânciaorgânicadefórmulaestrutural:

Nela identif icam-se grupos de átomos quecaracterizamasseguintesfunçõesorgânicas:A)B)C)D)E)

08) Uma carga de 19.600 litros de solução de ácidosulfúrico, de concentração 100g.L , por acidente docaminhão transportador, foi derramada na RodoviaNova Dutra. Técnicos da empresa concessionáriautilizaram óxido de cálcio para neutralizar o ácidocontidonacargaderramada.Paraissoespalharamportoda área acidentada uma massa, em toneladas, doreferidoóxidoiguala:A)B)C)D)E)

A B

ao final da reação verificou-se um excesso doreagenteBcorrespondentea2/3,emmols;quandorealizadaemrecipientedemenorcapacidade,tevesuavelocidadeaumentada;a velocidadedareação aumentou,quandoumnovomecanismo de reação cuja energia de ativação émenorfoiproporcionadoporadiçãodeumcatalisador;diminuindo a energia cinética das moléculas dasubstância resultante, a velocidade da reaçãodiminuiu;em condições apropriadas, um dos reagentessolidificou-se, e, quanto mais pulverizada a suaparticipação na reação, maior era a velocidade damesma.

ácidocarboxílico,ésterealdeído;álcool,ácidocarboxílicoecetona;cetona,éterefenol;aldeído,fenoleéter;éster,álcooleanidrido.

0,56;1,12;1,68;1,96;0,49.

-1

09)Asatividades diárias doquímico desenvolvem-seno laboratório, local de reflexão, concentração,execução de procedimentos e acima de tudo muitotrabalho. A conduta do químico e a segurança nolaboratório são extremamente importantes, uma vezque freqüentemente há exposição a situaçõespotencialmente perigosas. Nos laboratórios e nosrótulos dos recipientes que contêmsubstâncias sãoutilizadossímbolosdesegurança,quetêmafinalidadede informar e alertar sobre a existência de perigo. Aalternativa que apresenta um símbolo com erro deidentificaçãoé:

A)

B)

C)

D)

E)

Materialexplosivo;

Vaporesnocivosouvenenosos;

Substânciacáusticaoucorrosiva;

Materialradioativo;

Substânciainflamável.

03Tel.:(21)2722-1815

10) Muitos materiais deusodomésticosãovendidosno comércio na forma de soluções, dentre os quaisestãoosalvejantes,conhecidos comoáguasanitária,que são soluções de hipoclorito e cloreto de sódiopreparadas industrialmentepela reaçãodo clorocomsoluçãodesodacáustica.Orótulodeumdeterminadoalvejanteindicaqueoteordecloroativoéiguala2,5%emmassaeadensidadedasoluçãoaproximadamente1,0g/cm,alémdasseguintesrecomendaçõesdeuso:

A concentração em%m/mdecloroat ivonasoluçãopreparadapararemoverumamanchaeasoluçãomaisapropriada para serusada,por 10minutos,paralavarvasilhaseutensílios são,respectivamente:A)B)C)D)E)

11) Sobre a bancada de um laboratórioencontram-setrês recipientes,sendooconteúdodecadaumácidoclorídrico, ouácidosulfúrico,ou ácido nítrico. Porémseus rótulos apresentavam uma única informação:Solução de um ácido. Um aluno com a intenção deidentificá-los,numerou-osaleatoriamenteerealizouosseguintesensaios,anotandoasobservações:

1º Retirouumaamostradecadaumdosconteúdosdos recipientes e transferiu para diferentestubosdeensaio, adicionando em seguida nos três 2mLde solução de hidróxido de cálcio 0,5mol.L everificou,apósalgumtempo,modificação apenasna amostra do recipiente III, formação deprecipitado.

2º Eletrolisou separadamente amostras dosconteúdos dos recipientes e observou produçãodegásnoanodonastrêseletrólises.Essesgasesforam recolhidos em diferentes tubos de ensaiocontendo água destilada, sendo o sistemaresultante testado com papel de tornassol azul.Verificou que apenas a amostra oriunda dorecipienteIItornourosaopapeldetornassol.

Diantedessesexperimentosefatosobservadospode-se dizer que os ácidos clorídrico, sulfúrico e nítricoestão,respectivamente,nosrecipientes:

A)B)C)D)E)

3

-1

0,096%ebranqueiapeçaderoupa;0,025%elimpapisoseazulejos;9,6%ebranqueiapeçaderoupa;2,5%elimpapisoseazulejos;0,096%eremovemancha.

I I I , I IeI ;I , I IeI I I ;I I , IeI I I ;I I , I I IeI ;I , I I IeI I .

12) Em princípio, os metaisemcontatocom agentesoxidantespodemsofreroxidaçãocommaioroumenorfacilidade,atribuindo-seaesseprocessoumpotencialde oxidação que é um indicador de sua reatividade,poisquantomaioropotencialdeoxidação,maiorsuareatividade.Realizaram-seensaioscomquatrometaisA,B,CeDeforamfeitasasseguintesobservações:

1 - MetalCreagecomsoluçãocontendo cátionsA ,formandometalAecátionsC .

2 - MetalDnãoreagecomsoluçãocontendocátionsB .

3 - Apenas os metais A e C em contato ,separadamente com solução deácidoclorídrico,produzemgáshidrogênio.

A alternativa que apresenta a ordem crescente dereatividadedosmetaisA,B,C,Dehidrogênioé:A)B)C)D)E)

13) O sistema abaixo serve para testar acondutibilidadeelétricadesoluções,observando-seaintensidade com que a lâmpada acende ou se elacontinua apagada. Um experimento é realizado comsolução aquosa de hidróxido de cálcio e verifica-sequealâmpadaacendecomdeterminadaintensidade.Aseguir,comauxíliodeumcanudodeplástico,assopra-seoarexpiradonasoluçãodorecipiente.

A afirmação verdadeira em relação ao que foiobservadoduranteoexperimentoé:A)

B)

C)

D)

E)

3+

2+

2+

A<B<C<D<H;C<A<H<B<D ;B<D<H<C<A;H<D<C<B<A;D<B<H<A<C .

a dissolução de oxigênio gasoso do ar expiradoionizou-se na solução, aumentando a intensidadeluminosadalâmpada;a dissolução de gás carbônico do ar expiradoformou ácido carbônico que se ionizou nasolução,aumentandoaluminosidadedalâmpada;a evaporação da água da solução concentrou ohidróxido de cálcio, fazendo com que diminuísse aintensidadeluminosadalâmpada;adissoluçãodegáscarbônicodoarexpiradoformouum precipitado branco no fundo do recipiente,diminuindoaluminosidadedalâmpada;a dissolução de gás oxigênio do ar expiradopropiciou a formação de hidróxido de cálciosólido, diminuindo a intensidade luminosa dalâmpada.

04 Tel.:(21)2722-1815

14)Assubstânciaspresentesemumamisturapodemser separadas por processos mecânicos e físicos,aplicados adequadamente. A tabela apresentada aseguircontémnaprimeiracolunaalgumasmisturasdesubstânciasemcondições ambientes e,nasegunda,propostas de separação de seus componentes emseqüênciaadequada.

Correlacionando-seascolunas,pode-seafirmarqueapresentaapenascorrelações corretas a opção:A)B)C)D)E)

15) Na cromatografia gasosa o tempo de retençãonacoluna é determinado por alguns parâmetros, sendoqueparaumaamostracontendosubstânciasdepesosmolecularespróximos,temmaiortempoderetençãoasubstância:A)B)C)D)E)

16) Na determinação de íon cloreto presente numaamostra, utiliza-se uma solução de nitrato de prataacidificada com ácido nítrico, após diluição daamostra, assim o cloreto é precipitado na forma decloreto de prata. Dentre as etapas do procedimentomencionadas a seguir, aquela quepodeinterferir n adeterminaçãodoíoncloretoé:A)

B)

C)

D)

E)

3 -A / 5 -B / 4 -C / 2 -E / 1 -D ;1 -C / 4 -D / 5 - E / 2 - B / 3 - A ;4 -D / 2 -E / 1 -A / 3 -C / 5 -B ;2 -B / 4 -A / 1 -C / 3 -D / 5 -E ;2 -A / 1 -D / 4 -C / 5 -E / 2 -B .

quemenosinteragecomafasemóvel;demaiorpressãodevapor;cujamoléculaformaispolar;quemenosinteragecomafaseestacionária;demoléculamaisapolar.

aágua destilada e o ácidonítrico são testados comnitratodeprataparagarantiraausênciadecloreto;aquecer a solução que contém cloreto após aadiçãodenitratodeprata;adição lenta, com agitação de um excesso desoluçãodenitratodeprata;lavagem do precipitado com solução de ácidonítricodiluído;a precipitação e as operações devem ser feitascomexposiçãoàluz.

17) A presença de oxigênio é essencial para váriosorganismos aquáticos nosprocessosmetabólicosdebactérias aeróbicas e outros microorganismosresponsáveis pela degradação de poluentes nossistemas aquáticos. O oxigênio entra na água viadifusão na superfície, bem como via processosfotossintéticos. A concentração de O em águasaturada é dependente da temperatura, pressão es a l i n i d a d e , e p o d e s e r d e t e r m i n a d aexperimentalmente. Para analisar a quantidade deoxigênio dissolvido em uma dada água, coletou-seuma amostra de 200mL e titulou-se com soluçãod etiossulfato de sódio0,025 mol.L , consumindo20mLdestasolução.Sabendo-seque4molsde reagemcompletamentecom1moldeO(aq) ,aconcentraçãodeoxigêniodissolvidonaáguaanalisada,emmg.L , é:A)B)C)D)E)

2

2

-1

-1

10;20;30;40;50.

05Tel.:(21)2722-1815

−22 3S O

18) O esquema abaixo mostra procedimentosutilizados a partir de uma solução de um soluto Asólido nas condições ambientais, não sendoobservadas variações de volume de soluçãoconsideráveis. O coeficiente de solubilidade deA emágua a 25ºC e 40ºC é igual a 10g/100g e 12g / 100g,respectivamente.

Analiseasafirmativasfeitas em relação ao esquemaapresentado.

I - Asolução 5 é classificada como supersaturadacom10gdecorpodechão.

II- A solução 1 pode ser obtida a partir de umafiltraçãonasolução5.

III- O resfriamento lento aplicado na solução 3permiteobtençãodasolução4queésaturada.

IV-Emumgráficosolubilidadeversustemperatura,oponto representativodasolução2estaráacimadacurvadesaturação.

V - SeumcristaldesolutoAforadicionadoàsolução4, elenãosedissolveráearrastaráconsigotodosoluto que está dissolvido, além da saturaçãoparaaquelatemperatura.

A alternativa que contém apenas afirmativasverdadeirasé:A)B)C)D)E)

IeIII;IeV;IIeV;IIeIV;IIIeIV.

T=25ºC

2

50gA500gHO

T=40ºC

1 2AQUECIMENTO Adiçãode10gdeA

3

3 4

3 5

T=40ºC

T=40ºC T=25ºC

T=40ºC T=25ºC

Resfriamentolento,cuidadosoecriterioso

Resfriamentorápido

19) Conhecendo-se os potenciais-padrão de reduçãodo magnésio (-2,37 V) e do cobre (+0,34 V) econsiderando-seoesquemadapilhaabaixo,fazem-seasseguintesafirmativas:

I - O fluxo de elétrons indicado na figura estácorreto.

II- Com o passar do tempo de funcionamento dapilha, o eletrodo de magnésio aumenta demassa.

III-Ad.d.p.dapilhaéiguala-2,03V.IV-Na região catódica, ocorre a seguinte reação:

Cu (aq) + 2e Cu(s)

A alternativa que apresenta apenas afirmativasverdadeirasé:A)B)C)D)E)

20)Suspensãodesulfatodebário(BaSO)éusadaparaexames com raios X, cuja dose suportável pelo serhumanoé2x10 molsdeíonsBa porlitrodesangue.Um paciente ingeriu 300mL dessa suspensão pararealizar um determinado exame. Sabendo-se que oprodutodesolubilidadedosulfatodebárioé1x10 equeovolumemédiodesangueemumserhumanoéiguala6litros,aconcentraçãoemmolsdeíonsBa porlitrodesangueé:A)B)C)D)E)

2+ 0

- 3 2+

-10

2+

IIeIII;IeIV;IeIII;IIeIV;IIIeIV.

10 ;10 ;3x10 ;5x10 ;2x10

4

-10

-5

-6

-7

-3.

06 Tel.:(21)2722-1815

Tel.:(21)2722-1815

Tabela Periódica dos Elementos Químicos

07

01020304

06070809

11121314

16171819

21222324

26272829

31323334

36373839

41424344

46474849

51525354

05

10

15

20

25

30

35

40

45

50

Leiaotextoabaixoerespondaàsperguntasqueseguem

Alemanha limpaUmpaísrenovado

Um país de 82 milhõesdepessoas,entre asquais, 7,3 milhões (8,9% da população) não são deorigem alemã. São turcos, asiáticos e sul-africanos,emsuamaioria.Maisde160nacionalidadesjuntas,emum territóriode357milkm,equivalenteaoestadodeMato Grosso do Sul que tem dois milhões dehabitantes.

Foi essepaísqueguardaemsuasentranhaseno inconsciente coletivo as marcas da guerra, dadestruição, donazismoedoshorroresdoholocaustoe, ao mesmo tempo, se sustenta como uma daseconomiasmaisricasdomundo,queeufuiconhecer.Aconvitedogovernoalemão,mejunteiaumgrupodejornalistaslatinos,paraumaturnêde14diasporBonn,Berlim,HamburgoeFrankfurt.Fomosverdepertoasiniciativas sustentáveis de um país que aposta nasenergiasrenováveiscomoumaalternativaeconômicaesustentávelparaofuturodasnações.

Um país que, no ranking mundial, ocupa oprimeirolugaremenergiaeólica;eosegundoemsolar,atrás apenas do Japão. Uma posição de vanguarda,quandotodasasprojeçõesmundiaissinalizamqueaté2050, as energiasrenováveisdeverão abastecer pelomenos 50% do consumo mundial de eletricidade. Aquestão energética na Alemanha tem um viéseconômico e outro político. As renováveismovimentamvendasanuaisde10bilhõesdeeuros(R$38 bilhões), sustentam uma exportação crescente egeram135milempregos.

AparticipaçãodoDieGruenen,oPartidoVerde(que conseguiu quase 12% dos votos nas eleiçõespara o ParlamentoEuropeu),no governodeu grandeimpulsoaosetor.Osprogramasestataisdeincentivo,lançados a partirde1998,provocaramumverdadeiro“boom”dasenergiaseólicaesolar.

O ministro do Meio Ambiente, Jürgen Trittin,nãotemeconomizado ações para fomentar as fontesrenováveis que representam 4,5% de toda a energiageradanopaís,contraos30%danuclear.Elepretendeelevaropercentualpara12,5%em2010e20%até2020.Essaestratégiaenergéticacapitalizareconhecimentomundialfavorável.Sóem2003,asrenováveisevitaramnaAlemanhaaemissãode53milhõesdetoneladasdeCO2.

Em 2003, a participação das energiasrenováveis na produção de eletricidade subiu paraquase 8%,alcançando,pelaprimeira vez,maisde3%do consumo total de energia. A meta de Trittin éaumentar essa cota para mais de 20% e reduzir aemissãodedióxidodecarbonopara40%atéoanode2020. Até 2050, as renováveis deverãosuprir metadedo consumo das energias primárias, uma metaambiciosa.

2

(DINIZ,Ana.JBEcológico,Ano3,n.31,agostode2004.)

21) O texto é parte de um relato de viagem feitapelaautora à Alemanha, no qual vão sendo destacadosaspectos positivos das políticas adotadas pelogoverno alemão relativamente ao uso de energiarenovável.Noprimeiroparágrafo,buscou-sedestacar,essencialmente:

22) No primeiro período do segundo parágrafo,querendo despertar a atenção do leitor para ocontrasteentre a Alemanha de ontem e a dehoje, aautoratrabalhaaoposiçãoentre:

23) No segundo períododo segundo parágrafo, apósreferir-se às cidades visitadas pelo grupo dejornalistas, a autorafocalizaoobjetivo daviagem,ouseja,conhecer:

24) “Um país que, no ranking mundial, ocupa oprimeirolugaremenergiaeólica”(linhas 19-20), querdizer,emenergiaproduzida:

A)B)C)D)

E)

A)

B)

C)

D)

E)

apresençadeturcoseasiáticosnapopulação;ocontrasteentreapopulaçãonativaeaestrangeira;opercentualmajoritáriodeestrangeirosnapopulação;opercentualdediferençaentreapopulaçãoalemãeadoMatoGrossodoSul;a enorme densidade demográfica de um paísmultirracial.

um passadomarcadopelocaosdecorrentedaguerraeumpresentedeprosperidade;as dificuldades econômicas vividas pela geraçãopassada e as mordomias alcançadas pela geraçãoatual;a repressão política da época do nazismo e asliberdadesconquistadascom o sistema democráticodegoverno;a pobreza das vítimasdoholocaustoe a riquezadaelitenazistaquedominouopaís;oespírito belicoso dosnazistaseavocaçãopacifistadasgeraçõesdopós-guerra.

os novos processosdeproduçãode energianuclear,de acordo com as normas determinadas pelasentidades que lutam pela preservação do meioambiente;as atividades que sustentam o país como o maiorprodutor de energia a custo reduzido, dentro dospadrõesrecomendadospelosdefensoresdaecologia;as ações voltadas para a produção de energiaecologicamente recomendada e economicamenteviável;a realidadeenergéticadeumpaísque,reconstruídodadestruição,passouaadotaravalorizaçãodomeioambientecomofundamentodesuapolítica;otrabalhorealizadopeloPartidoVerde,voltadoparaaconstruçãodeusinashidrelétricas,visandoàgeraçãodeenergialimpaebarata.

pelosóleosextraídosdevegetais;pelomovimentodasmarés;pelaságuasdosrios;pelovento;pelaclaridadedalua.

A)

B)

C)

D)

E)

A)B)C)D)E)

Tel.:(21)2722-1815

Língua Portuguesa

08

25) O “viéseconômico” a queserefereàautoranotrecho“aquestãoenergéticanaAlemanhatemumviéseconômico e outro político” (linhas 24-26), estáindicadonotexto:

26)Deacordocomotexto,“Essaestratégiaenergéticacapitaliza reconhecimento mundialfavorável”(linhas41-42)porque:

27) De acordo com o último parágrafo, a “metaambiciosa”dogovernoconsistiráem:

28) A leitura integral do texto permite ao leitorinterpretar que os adjetivos constantes do título dotexto “Alemanha limpa - um país renovado” estãonumarelaçãodesentidoqueosdefinecomo:

A)

B)

C)

D)

E)

A)

B)

C)

D)

E)

A)

B)C)

D)

E)

A)B)C)D)E)

pela posição de vanguarda que o país ocupa nageração de energia renovável, dentro do contextointernacional;pelos númerosapresentados em valores monetáriosrelativos à venda de energia, pelo crescimento daexportaçãoepelageraçãodeempregos;pela expectativadequeopaísvenhaaproduz i ra té2050 quantidade de energia sustentável capaz deabastecerpelomenos50%doconsumomundial;pelos programas estatais de incentivos, lançados apartirde1998peloPartidoVerde,quandoestepassouafazerpartedogoverno;pelas açõesdo ministrodomeio ambientenosentidode fomentar as fontes renováveis de energia emcontraposiçãoàsfontesdeenergianuclear.

vaiproduzirenergiademelhorqualidadeacustobeminferior;gerará o equilíbrio entre a produção de energiarenováveleenergianuclear;irá diminuir sensivelmente a emissão de CO naatmosfera;tenderá a criar uma mentalidade ecológica maissaudável;haverá uma preocupação permanente com aqualidadedoar.

suprirmetadedoconsumodasenergiasprimáriascomenergiarenovável,até2050;reduziraemissãodeCOem40%,até2020;passar a produção de energia renovável dos 8%,obtidosem2003,para50%,até2050;elevaroconsumo de energia renovável de3%paramaisde20%,até2020;contrabalançaroconsumodeenergiarenovávelcomodeenergianuclear.

hiperônimos;parônimos;homônimos;antônimos;sinônimos.

2

29) Considerando-se a acentuação gráfica dosvocábulos , e ,pode-seafirmarqueseacentuampelasmesmasnormas,respectivamente,osvocábulos:

30) Das substituições feitas nos termos sublinhadosa b a i x o p o r p r o n o m e s s i n t a t i c a m e n t ecorrespondentes,háerro,emrelaçãoànormacultadalíngua,em:

31) Osverbossublinhados nos trechos transcritos aseguir do último parágrafo “ para quase 8%”(linhas46-47),“AmetadeTrittin aumentaressacota”(linhas 48-49) e “Até 2050, as renováveissuprir metade do consumo das energias”(linhas51-52)estãoexpressos,respectivamente,nostempos:

32)Osprefixosdaspalavras e estãonumarelaçãodesentidoidênticaàqueseobservanopar:

33) Das palavras relacionadas nas opções abaixo,aquelaemqueosufixo foiusadocomomesmosentidoquetemnapalavra é:

país asiáticos turnê

subiué

deverão

exportar importar

-ismonazismo

A)B)C)D)E)

A)

B)

C)

D)

E)

A)B)C)D)E)

A)B)C)D)E)

A)B)C)D)E)

saída/paranóia/Grajaú;baú/trânsito/avô;atrás/político/eólica;só/dióxido/primárias;renovável/ruínas/estratégia.

“queguarda(...) ”(linhas8-9)/queasguarda;“mejuntei ”(linhas13-14)/mejunteiaeles;“Fomosverdeperto ”(linhas15-16)/fomosvê-lasdeperto;“sustentam ” (linha 28) /sustentam-a;“para fomentar ”( l inhas37-38)/parafomentá-las.

pretéritoperfeito/presente/futurodopresente;pretéritoimperfeito/futurodopretérito/presente;presente/pretéritoperfeito/futurodopresente;pretéritoperfeito/presente/futurodopretérito;futuro do presente / pretérito perfeito / futuro dopretérito.

interpor/antepor;percorrer/transcorrer;sobrepor/extraordinário;progredir/regredir;anormal/antialérgico.

alcoolismo;socialismo;heroísmo;batismo;terrorismo.

asmarcasdaguerra

aumgrupodejornalistaslatinos

asiniciativassustentáveis

uma exportação crescente

asfontesrenováveis

www.tradecensus.com.br 09

38)Noperíodo“AmetadeTrittinéaumentaressacotapara mais de20%ereduziraemissãodedióxidodecarbonopara40%atéoanode2020”(linhas48-51),osverbos expressos na forma do infinitivo, quanto aosentido,estãoempregadosem:

39)Dasalteraçõesprocessadasnaredaçãodotrechosublinhadoem“Maisde160nacionalidadesjuntas,emumterritóriode357milkm2,

que tem dois milhões dehabitantes” (linhas 4-7), aquela em que há erro noempregodoacentoindicativodacraseé:

40)Notrecho“ essepaís(...) eufuiconhecer”(linhas 8-12), é possível suprimir os termossublinhados, sem se alterar substancialmente osentido original dotexto.Talfatoseexplicaporqueaexpressão“foique”:

A)B)C)D)E)

A)B)C)D)E)

complementação;reiteração;oposição;semelhança;aproximação.

equivalenteàMinasGerais;equivalenteàAmazônia;equivalenteàFrança;equivalenteàGrécia;equivalenteàBahia.

constituiumerrogramatical,devendoserevitadooseuemprego;se apresenta como mero conectivo, sem nenhumsignificado;está, no texto, com o primeiro elemento “foi” muitodistantedosegundo“que”;éusadaapenasparadarênfaseaoobjetodireto“essepaís”;temsomenteafunçãodeindicarum fato ocorridonopassado.

equivalenteaoestadodeMato Grosso do Sul

Foi que

A)

B)

C)

D)

E)

34) Das alterações feitasabaixo,napartesublinhadadoperíodo“Umpaísde82milhõesdepessoas,

” (linhas1-3),aquela em queopronomerelativo está em desacordo com as normas da línguacultaé:

35)Seforemreunidos,eresumidos,osdoisperíodosqueconstituemoquartoparágrafonumúnicoperíodo,aredaçãoquemantémosentidooriginalé:

36) A preposição sublinhada em “não temeconomizado ações fomentar as fontesrenováveis que representam 4,5% de toda a energiagerada no país”(linhas 37-39)exprime no período osentidode:

37)Dasfrasesabaixo,aquelaemqueaconcordânciaverbal está em desacordo com as normas da línguacultaé:

entreas quais, 7,3milhões(8,9%dapopulação)nãosãodeorigemalemã

para

A)

B)

C)D)E)

A)

B)

C)

D)

E)

A)B)C)D)E)

A)B)

C)

D)

E)

com as quais o governo conta para alcançar oprogresso;sobre as quais o governo procura ter informaçõesatualizadas;umapartedasquaisédeprocedênciaestrangeira;àsquaisogovernosemprefazreferênciaspositivas;dasquaisogovernoconfiaparaodesenvolvimentodaeconomia.

A participação do Partido Verde no governo darágrande impulso ao setor, casoosprogramasestataisde incentivo provoquem um verdadeiro “boom” dasenergiaseólicaesolar.AparticipaçãodoPartidoVerdenogovernodeugrandeimpulsoaosetor,mesmoqueosprogramasestataisdeincentivo tenham deixado de provocar o esperado“boom”dasenergiaseólicaesolar.AparticipaçãodoPartidoVerdenogovernodeugrandeimpulsoaosetor,depoisqueosprogramasestataisdeincentivo provocaram um verdadeiro “boom” dasenergiaseólicaesolar.AparticipaçãodoPartidoVerdenogovernodeugrandeimpulsoaosetor,apontodeosprogramasestataisdeincentivo provocarem um verdadeiro “boom” dasenergiaseólicaesolar.AparticipaçãodoPartidoVerdenogovernodeugrandeimpulsoaosetor,àmedidaqueosprogramasestataisde incentivo iam provocando um verdadeiro “boom”dasenergiaseólicaesolar.

meio;comparação;adição;condição;finalidade.

7milhõesdehabitantessãodeorigemestrangeira.Ocorreu no país, após a unificação, grandestransformaçõeseconômicas.Mais da metade da população está preparada parautilizarenergiarenovável.AAlemanhaéumdospaísesqueassinaramoacordodeutilizaçãodeenergiarenovável.Havia ainda nas cidades marcas da destruiçãoprovocadapelosbombardeios.

Tel.:(21)2722-181510

41) Umsupermercado vende laranjas em sacos com6,0kg,porR$4,70,eemsacoscom1,5kg,porR$1,20.Nestecaso,dentreasafirmaçõesabaixo,amaisexatapossível é que o preçoporquilo do saco de 6,0 kg écercade:

42) Ao contratar um ladrilheiro para azulejar umbanheiro,odonodacasa,quedesejavaosazulejosdeuma das paredes centralizados, pediu que os filetes(pedaçosdeazulejosquesãocortadosparacompletaruma parede) fossem colocados em tamanhos iguais,dos dois lados. Como a parede tinha 1,10m e osazulejos 15cm, o ladrilheiro disse que não podiaatender o pedido, pois além dos azulejos inteiros,sobravam 5 cm para filetes. Assim, se eles fossemcolocados em tamanhos iguais dos dois lados,ficariam com 2,5 cm. “Desta maneira” - disse oladrilheiro-“osfiletesficammuitoestreitosenãodãobomacabamento.Émelhornãocentralizarosazulejosecolocarfiletes,com5cm,deumladosó”.Nestecaso,pode-seconcluirque:

43) Maria comprou tainhas a R$ 4,00 o quilo, e ospeixespesavam1kgou1,5kg.ComoeladispunhadeR$23,00,comprouopesomáximoquepodiapagare,dentrodesta opção, levou o menornúmerodepeixespossível.Pode-seconcluirqueMariacomprou:

44) Ao ouvir um viajante falando, um fiscal daalfândegadecertopaísdisse:“oviajanteébrasileiroou português”. O fiscal teria falado de formaequivalente,sedissesseque:

A)B)C)D)E)

A)

B)

C)

D)

E)

A)B)C)D)E)

A)B)C)D)E)

15%maiorqueodosacode1,5kg;10%maiorqueodosacode1,5kg;2%maiorqueodosacode1,5kg;10%menorqueodosacode1,5kg;2%menorqueodosacode1,5kg.

realmente,aúnicaopçãoparacentralizarosazulejos,éusarfiletesde2,5cm;pode-seusarfiletesde7,5cmdecadalado,mantendoosdemaisazulejosinteiros;pode-se usar filetes de 10,0 cm de cada lado,mantendoosdemaisazulejosinteiros;pode-se usar fi letesde8cmdecadalado,mantendoosdemaisazulejosinteiros;pode-se usar filetes de 17,5 cm de cada lado,mantendoosdemaisazulejosinteiros.

4tainhas;3tainhas;5tainhas;7 tainhas;6tainhas.

oviajantenãoébrasileironemportuguês;seoviajantenãoforbrasileiro,entãoeleéportuguês;oviajanteéestrangeiro;oviajantefalaportuguês;oviajantenãoéitalianonemnorueguês.

45)Emumacertacidade,quandoocéuficaencobertopor pequenas nuvens-céupedrento- ,háumditadopopular que assegura que “se o céu está pedrento,então chove ou venta”. Como nesta cidade ventapermanentemente,pode-seconcluirqueoditado:

46)Aonoticiarmudançasnasnormasparaviagensdeadolescentes em certo país, o noticiário de TVinformou:“apartirdeagora,maioresde15anosficamproibidos de viajar sozinhos”. Tomando por baseunicamenteestainformação,pode-seconcluirque:

47)Sedentreosnúmeros{1,2,5,7,8,10,11,13,14,16,18, 20} forem tomados os números ímpares oumenoresque10,obtêm-seosnúmeros:

48) Considerando-se como verdadeira a afirmação“todomorcegodormedecabeçaparabaixo”,pode-seconcluirque:

49) Um candidato fez uma prova e, depois dadivulgação do gabarito, calculou sua nota em 72,5,com uma margem de erro. Como a nota mínima deaprovaçãoera 70,ocandidatoficouincerto quanto àaprovação.Pode-seconcluirqueamargemdeerroerade:

A)B)C)D)E)

A)

B)C)D)E)

A)B)C)D)E)

A)B)C)D)E)

A)B)C)D)E)

acertasempre;sóacertaquandoventaechoveaomesmotempo;erraquandochove;errasempre;erraquandonãochove.

ainformaçãonãodiznadaarespeitodepessoascom33anos;pessoascom13anosnãopodemviajarsozinhas;pessoascom13anospodemviajarsozinhas;pessoascom26anosnãopodemviajarsozinhas;pessoascom22anospodemviajarsozinhas.

{1,2,5,7};{2,8,11,13};{1,2,5,7,8,11,13};{1,5,7,11,13};{1,2,5,7,8}.

passarinhosnãodormemdecabeçaparabaixo;ratosvelhosdormemdecabeçaparabaixo;umbichoquedormedecabeçaparabaixoémorcego;ratosvelhosnãodormemdecabeçaparabaixo;um bicho que não dormedecabeça parabaixo nãoémorcego.

1,5ponto;3,5pontos;2,5pontos;0,5ponto;2,0pontos.

www.tradecensus.com.br

Raciocínio Lógico

11

50) Em um ônibus com 33 passageiros, 20 sãotorcedoresdoFlamengoe16estãovoltandoparacasa.Pode-se concluir com toda certezaqueonúmerodepassageirosquesãotorcedoresdoFlamengoeestãovoltandoparacasaé:A)B)C)D)E)

exatamente12;nomáximo12;exatamente33;nomínimo3;nomínimo1.

Tel.:(21)2722-181512