ariquemes "respira" mais saúde

16
Pag. 6 Agora em novo endereço BR 364 - Setor Industrial Jamari Em frente a Pemaza (69) 3535-2540 Número de milionários cresce mais no Brasil O Brasil foi o país com o maior crescimen- to no número de milionários entre as maio- res economias. O país passou de 155 mil para 165 mil milionários, uma alta de 6,2% entre o ano passado e 2010, segundo es- tudo realizado pela Capgemini, em parce- ria com o RBC Wealth Management. “Suar a camisa é corpo e alma saudável” Secretários de Meio Ambiente discutiram Carta da Amazônia Brasileira Rio +20 Ações que visam melhorar a qua- lidade de vida da população estão sendo prioridade da Prefeitura de Ariquemes. Os investimentos rea- lizados na construção de Praças, Academias ao Ar Livre e agora o Parque Botânico, onde era o anti- go zoológico, são exemplos cla- ros desse propósito. Na ocasião, a secretária de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Ron- dônia (Sedam), Nanci Rodrigues, des- tacou as políticas públicas desenvolvi- das pelo Estado voltadas para a pre- servação ambiental, enfatizando o Projeto Arranjos Produtivos Sustentá- veis cujo objetivo é identificar a poten- cialidade da região ou município... Sema acompanha retirada de uma tonelada de lixo do Jamari Ariquemes “respira” mais saúde Denúncias sobre queimadas urbanas aumentam em Porto Velho Mais de 30 mil crianças ficaram doentes em 2010 por causa da fumaça. Desde 2011 Sema realiza programa para conscienti- zar a população. Calote de cheque sem fundo bate recorde em maio Volume é o maior para o mês desde 2009, diz a Serasa. Em 2012, 8 milhões de documentos foram devolvidos, Em maio foram devolvidos 1,73 milhão documentos e, no acumulado do ano, 8 milhões. De acordo com os econo- mistas Serasa Experian, o Dia das Mães, o endividamen- to e comprometimento de renda e a inadimplência do consumidor foram as causas da alta registrada em maio. Pág. 5 País apresentou a maior expansão entre grandes economias Todo mundo lê! jornalnossafolha.com

Upload: jornal-nossa-folha

Post on 20-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Edição 68 Jornal Nossa Folha

TRANSCRIPT

Page 1: Ariquemes "respira" mais saúde

Ariquemes - Rondônia / 25 de junho a 01 de julho de 2012 - Edição 68 - Ano II

Pag. 6

Agora em novo endereçoBR 364 - Setor Industrial JamariEm frente a Pemaza

(69) 3535-2540

Número de milionários cresce mais no Brasil

O Brasil foi o país com o maior crescimen-to no número de milionários entre as maio-res economias. O país passou de 155 mil para 165 mil milionários, uma alta de 6,2% entre o ano passado e 2010, segundo es-tudo realizado pela Capgemini, em parce-ria com o RBC Wealth Management.

“Suar a camisa é corpo e alma saudável”

Secretários de Meio Ambiente discutiram Carta da Amazônia Brasileira

Rio +20

Ações que visam melhorar a qua-lidade de vida da população estão sendo prioridade da Prefeitura de Ariquemes. Os investimentos rea-lizados na construção de Praças, Academias ao Ar Livre e agora o Parque Botânico, onde era o anti-go zoológico, são exemplos cla-ros desse propósito.

Na ocasião, a secretária de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Ron-dônia (Sedam), Nanci Rodrigues, des-tacou as políticas públicas desenvolvi-das pelo Estado voltadas para a pre-servação ambiental, enfatizando o Projeto Arranjos Produtivos Sustentá-veis cujo objetivo é identificar a poten-cialidade da região ou município...

Sema acompanha retirada de uma tonelada de lixo do Jamari

Ariquemes “respira” mais saúde

Denúncias sobre queimadas urbanas aumentam em Porto VelhoMais de 30 mil crianças ficaram doentes em 2010 por causa da fumaça. Desde 2011 Sema realiza programa para conscienti-zar a população.

Calote de cheque sem fundo bate recorde em maioVolume é o maior para o mês desde 2009, diz a Serasa.Em 2012, 8 milhões de documentos foram devolvidos,Em maio foram devolvidos 1,73 milhão documentos e, no acumulado do ano, 8 milhões. De acordo com os econo-mistas Serasa Experian, o Dia das Mães, o endividamen-to e comprometimento de renda e a inadimplência do consumidor foram as causas da alta registrada em maio.

Pág. 5

País apresentou a maior expansão entre grandes economias

Todo mundo lê!

jornalnossafolha.com

Page 2: Ariquemes "respira" mais saúde

Ariquemes - Rondônia / 25 de junho a 01 de julho de 2012 - Edição 68 - Ano II2Opinião

In Foco

Nossa Folha Publicações LtdaCNPJ - 06.934.246/0001-17

Rua Recife (4ª), 2227 - Setor 03Ariquemes - Rondônia

Artigos e Colunas são de responsabilidade de quem os as-sina e não representam nescessariamente a opinião do jornal

[email protected]@jornalnossafolha.com

[email protected]

Distribuido semanalmente em - Porto Velho, Ariquemes, Alto Paraíso, Cujubim, Monte Negro, Buritis, Machadinho D´Oeste, Cacaulândia, Rio Crespo, Jaru, Ouro Preto, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Pimenta Bueno e Vilhena

69 3536-3854

Spider ‘chuta o bal-de’, xinga Sonnen

e diz: ‘Vou arrancar dente por dente’Anderson Silva se segurou

por muito tempo, mas a maré de calmaria teve um fim na tar-de desta segunda-feira. Depois de quase dois anos escutando provocações de Chael Sonnen, desde antes da primeira luta en-tre eles, em agosto de 2010, Spider “chutou o balde” na cole-tiva por telefone do UFC 148.

- Por baixo, por cima, de la-do, em pé... Ele vai apanhar, vai apanhar muito. Não tem con-versinha dessa vez. Quando entrar lá dentro vai engolir todos os dentes da boca dele. Vou ar-rancar dente por dente. Depois que eu bater nele muita gente vai ficar assustada com o que vai acontecer com o esporte. Estou dedicado, preparado pa-ra fazer uma coisa que ninguém nunca fez no UFC, quebrar Chael Sonnen inteiro. Perna quebrada, cara quebrada, vou quebrá-lo inteiro. Ele está escu-tando, vai apanhar muito, vai sair de maca lá de dentro - dis-se Spider.

O FUTURO DAS MARCAS

A velocidade com que a tecnologia vem mudando o compor-tamento e o hábito dos consumidores desafia o mercado publicitário. As marcas devem ficar atentas às transforma-ções ainda mais profundas onde a sustentabilidade, a éti-

ca e a inovação vão impactar diretamente no balanço das empre-sas. O executivo Antonio Jacinto Matias, vice-presidente da Fundação Itaú Social, falou com a coluna.

Quais os desafios das marcas diante de tantas mudan-ças?As empresas precisam posicionar-se de forma cada vez mais inte-ligente e efetiva para que suas marcas continuem competitivas. O mais importante é manter a consistência e a permanente sintonia com o mercado. Sem perder a sua essência, devem evoluir continu-amente.

Como os anunciantes podem se preparar para o futu-ro? Com inquietação permanente, entendimento dos processos de mu-dança e espirito de inovação. Quem se acomodar, mesmo bem su-cedido hoje, vai morrer. Muita atenção para o comportamento das novas gerações, vislumbrando as expectativas e relações futuras.

O consumidor já deseja marcas atreladas ao desenvol-vimento sustentável? Essa é uma tendência crescente. Embora os dados mostrem que ainda não é significativa a atitude que privilegia a aquisição de pro-dutos e serviços exclusivamente com base em valores e critérios de sustentabilidade. Errará muito quem se descuidar dessa nova rea-lidade. Quem se antecipa já começa a ter os beneficios.

E o papel das empresas em relação à educação? É a grande prioridade que deve ser assumida pelo Estado, pelas empresas e pelo cidadão. Ao atuarem emeducação as empresas exercem seu papel social e trabalham para termos cidadãos mais conscientes, profissionaismais produtivos e melhores consumidores.

João Faria

Relação entre irmãos pode (e deve) ser uma experiência enriquecedoraÉ muito comum os pais relatarem problemas de relacionamento en-tre os filhos. Eles estão sempre reclamando uns dos outros, pro-vocam-se e medem forças o tem-po todo. Ficam tentando provar quem é o melhor. Apesar das di-vergências, nota-se forte união – um protege o outro diante da ira de um terceiro.Em alguns lares, eles não apre-sentam conflitos, já em outros… O certo é que ter irmãos nem sempre é algo simples, geralmen-te é associado a rivalidade, dispu-ta e ciúme. Principalmente do ir-mão mais velho para o segundo.Os filhos disputam entre si o amor e a atenção de seus pais. Para o primeiro não é nada fácil a chega-da de um irmão. Até aquele mo-mento, por toda a sua existência, era somente ele na vida do casal e, em sua fantasia, o único em tu-do. Após o nascimento de outra criança, a realidade se revela – existem outras pessoas no mun-do, com as quais terá que dividir o mesmo espaço. Reorganizar-se nessa nova perspectiva não é ta-refa das mais simples.No entanto, não é só o mais velho que tem ciúme. Em verdade, am-bos se sentem prejudicados, achando que o outro tem certos privilégios. Não estão errados. O segundo ou o mais novo, fica no lugar do mais infantil e mais frágil na família – porém, numa posição de mais inferior. Ele é mais prote-gido e poupado.O primogênito, por sua vez, tem um lugar especial. É assim na maioria das culturas. Basta ob-servarmos a linha sucessória dos tronos. Geralmente o próximo a substituir o rei ou a rainha (o pai ou a mãe) é o primeiro filho. Teo-ricamente, é quem tem mais ex-

periência e mais responsabilida-de.Se o mais novo tem privilégios por ser o ‘bebê’, o mais velho também os tem. Geralmente con-quista coisas antes dos outros ir-mãos – ele se alfabetiza, tira car-teira de motorista, pode sair à noi-te… e tantas outras. O mais novo acaba se sentindo em desvanta-gem.Para nenhum dos dois essa rela-ção é fácil. Enquanto um perde logo o colo, tendo que lidar com sua inveja, o outro tem que convi-ver com a idéia de ser o segundo. O que pode gerar a necessidade de ser o primeiro em tudo o que vai fazer.O que essas experiências vão significar, dependerá de como ca-da um irá lidar com sua dor. O certo é que a experiência de se relacionar com irmãos é algo enri-quecedor. Ela serve para as futu-ras vivências fora do ambiente fa-miliar. Recordo-me de uma mãe que ao ver os filhos brigando (mas não se matando), ficou sa-tisfeita ao ver que cada um sabia se defender. Na sua sabedoria, vislumbrou a capacidade de no futuro, na vida lá fora, poderem se virar sozinhos.

SporTV.com

Ana Cássia Maturano

Page 3: Ariquemes "respira" mais saúde

Ariquemes - Rondônia / 25 de junho a 01 de julho de 2012 - Edição 68 - Ano II 3Política

Follador propõe mudanças na inscrição de unidades habitacionais

Estabelecer como cri-tério a priorização na ins-crição de aquisição de unidade habitacional para mulheres inseridas em Programas de Assistên-cia à Mulher Vítima de Violência foi a proposta do deputado estadual Adelino Follador (DEM), apresentada na Assem-bleia Legislativa, através de projeto de lei.

De acordo com a pro-posta fica inserido nos critérios de prioridade pa-ra reserva de unidades de habitação a grupos espe-cíficos já instituídos pela

Secretaria de Estado da Habitação, o percentual de 4% das moradias para casos de agressão à mu-lher comprovadamente constatados através de boletim de ocorrência ex-pedido por distrito policial e relatório de encaminha-mento, elaborado pelo ór-gão de referência de atendimento à mulher viti-mada.

Para o deputado, ao introduzir essa quota de reserva permite assegu-rar uma alternativa para o recomeço da vida da mu-lher que sofre violência,

garantindo o resgate de sua dignidade e perspec-tiva de uma vida nova, longe da opressão, humi-lhação e constrangimento vividos nessas situações de agressão.

Justificou que dessa forma, a mulher não fica-rá exposta a novas agres-sões de toda natureza quando o indivíduo que cometeu o crime desco-bre que foi notificado o delito, obrigando na maio-ria das vezes sob a ame-aça, que seja retirada a denúncia.

Aprovado projeto de Utilidade Pública para Asmone

A Assembleia Legisla-tiva do Estado (ALE) aprovou esta semana, o Projeto de Lei 428/12 de autoria do deputado Sau-lo Moreira (PDT), que de-clara de Utilidade Públi-ca, a Associação dos Mo-radores Nova Esperança (Asmone) com sede no município de Monte Ne-gro. Conforme explica o deputado, a Associação é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, que se re-ge por estatuto e disposi-ções legais.

Ao comemorar a apro-vação do projeto, Saulo

Moreira destacou que ao se tornar de Utilidade Pú-blica, a Asmone poderá cumprir com seu objetivo que é viabilizar serviços que possam contribuir pa-ra atividades sociais e culturais dos associados.

“Além disso, com este respaldo, a Associação poderá sustentar e defen-der, perante os poderes públicos e onde quer que seja necessário, os direi-tos, interesses e reivindi-cações de seus associa-dos, promover, por todos os meios ao seu alcance, a perfeita união e solida-

riedade entre seus mem-bros, proporcionar asses-soria técnica em assun-tos de natureza jurídica de modo a orientar no exato cumprimento e ob-servância da legislação vigente”, completou o de-putado, acrescentando ainda que, a entidade merece a distinção de Utilidade Pública porque visa também incrementar o congraçamento entre seus componentes e in-centivar as relações de caráter social entre os as-sociados e suas famílias.

DECOM/ALE

DECOM/ALE

Page 4: Ariquemes "respira" mais saúde

Ariquemes - Rondônia / 25 de junho a 01 de julho de 2012 - Edição 68 - Ano II14Destaque

Secretários de Meio Ambiente discutem Carta da Amazônia Brasileira na Rio+ 20

O processo para a elaboração e conteúdo da Carta da Ama-

zônia Brasileira para a Rio+20 foi apresentado na tarde de segunda-feira (18), durante o encontro dos secretários de meio ambiente da Amazônia Le-gal, no Pavilhão do Estado do Rio de Janeiro, Parque dos Atletas.

O encontro, promovi-do pela Associação Brasi-leira de Entidades do Meio

Ambiente (ABEMA) e Asso-ciação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Am-biente (ANAMMA), teve co-mo objetivo apresentar as contribuições e demandas para a promoção do desen-volvimento sustentável da Amazônia, resultado do amplo processo de diálogo e debates promovidos pelo Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazô-nia, com os nove grupos majoritários de cada Esta-do.

A abertura do encontro foi realizada pela presiden-te do INEA, Marilene Ra-mos; sub secretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Luiz Firmino; pelo presidente da ANAMMA, Mauro Buarque e pelo pre-sidente da ABEMA, Hélio Gurgel Cavalcante, que destacou a busca dos Esta-dos pela sustentabilidade.

A mesa redonda foi composta pelos secretários que compõem a Amazônia Legal e presidida pelo se-

cretário de meio ambiente do Mato Grosso, Vicente Falcão de Arruda. Na oca-sião, a secretária de Esta-do do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam), Nanci Rodrigues, destacou as políticas públi-cas desenvolvidas pelo Es-tado voltadas para a pre-servação ambiental, enfati-zando o Projeto Arranjos Produtivos Sustentáveis cujo objetivo é identificar a potencialidade da região ou município para que através

de uma articulação do go-verno junto à sociedade ci-vil organizada, formar ca-deias produtivas desde a produção, logística e co-mercialização, formando um grande arranjo produti-vo onde todos os compo-nentes da cadeia possam ter a sua rentabilidade, ge-rando emprego e renda pa-ra os pequenos produtores.

O Projeto Águas Produ-tivas Sustentáveis é um projeto de inclusão social e econômico que favorece a agricultura familiar com um hectare de lâmina de água, para a criação de peixes de espécies nativas, com re-gularização ambiental.

Outro projeto destaca-do por Nanci durante o en-contro foi o projeto “Plante em Rondônia, Plante seu Negócio, o seu futuro”, co-nhecido como Floresta Plantada, potencializando economicamente as áreas degradadas que serão in-corporadas as áreas produ-tivas, incidindo com ganhos econômicos, inibindo a pressão sobre as florestas nativas e tendo mais crité-rios com os manejos flores-

tais em florestas nativas. No mesmo espaço, os

secretários debateram o Pacto Nacional pela Ges-tão das Águas que visa à construção de compromis-sos entre os entes federa-dos para a promoção do uso múltiplo e sustentável dos recursos hídricos, so-bretudo nas bacias hidro-gráficas compartilhadas e a Carta do Cerrado, que ver-sa sobre a conservação e desenvolvimento do bioma.

Nanci Rodrigues enfati-zou que a Amazônia e cer-rado deixam um legado na Rio+20 que é o compromis-so dos gestores públicos em construir conjuntamen-te com a sociedade o Pacto pelo Desenvolvimento, Carta do Cerrado e da Car-ta dos Governadores. A se-cretária falou ainda de co-nectar o bio cerrado que compõe o corredor da bio-diversidade Guaporé-Ite-nez-Mamoré para a manu-tenção do fluxo genético, garantindo a preservação das unidades de conserva-ção e terras indígenas, combatendo o desmata-mento no Estado.

DECOM-RO

Page 5: Ariquemes "respira" mais saúde

Ariquemes - Rondônia / 25 de junho a 01 de julho de 2012 - Edição 68 - Ano II 5Destaque

Número de milionárioscresce mais no Brasil

► País apresentou a maiorexpansão entre grandes economias Maior Crescimento

10 mil brasileiros

entraram parao “clube do milhão”no ano passado,segundo estudoda Capgemini.

O Brasil foi o país com o maior crescimento no número de milionários entre as maio-res economias. O país pas-sou de 155 mil para 165 mil milionários, uma alta de 6,2% entre o ano passado e 2010, segundo estudo realizado pe-la Capgemini, em parceria com o RBC Wealth Manage-ment. O número mantém o país na 11ª posição no ranking global de países com maior número de milionários. Mas o país está mais próximo do 10º colocado, a Itália, onde o nú-mero caiu de de 170 mil para 168 mil pessoas. A renda na-cional bruta, poupança nacio-nal, imóveis e outros indicado-res são positivos no Brasil, se-

gundo o relatório. A liderança do ranking segue com os Es-tados Unidos, seguido por Ja-pão e Alemanha. Os três paí-ses possuem 53,3% dos mi-lionários. O estudo considera milionário quem tem mais de US$ 1 milhão para investir e exclui itens como imóveis, ar-tigos de colecionador ou bens de consumo. No mundo, há 11 milhões de milionários. Apesar de o número ter cres-cido apenas 0,8%, o patrimô-nio do grupo caiu 1,7% em 2011, para US$ 42 trilhões.

Calote de cheque sem fundo bate recorde em maio ► Volume é o maior para o mês desde 2009, diz a Serasa► Em 2012, 8 milhões de documentos foram devolvidos

O número de cheques sem fundos sobre o total emitido no Brasil subiu de 2,08% em abril para 2,20% em maio. É o maior porcen-tual para o quinto mês do ano desde 2009, quando o volume foi de 2,52%, segun-do pesquisa da Serasa Ex-perian divulgada no inicio do mes de junho. No acumula-do de janeiro a maio, foram devolvidos 2,08% dos che-ques, resultado acima do 1,93% registrado no mesmo período do ano passado. Em maio foram devolvidos 1,73 milhão documentos e, no acumulado do ano, 8 mi-lhões. De acordo com os economistas Serasa Expe-rian, o Dia das Mães, o endi-

vidamento e comprometi-mento de renda e a inadim-plência do consumidor fo-ram as causas da alta regis-trada em maio. No ano, o Acre foi o Estado que mos-trou o maior percentual de cheques devolvidos (15,30%) e o Rio de Janeiro, na contramão, registrou o menor percentual (1,67%). Entre as regiões, a Nordeste teve a maior taxa de devolu-ção de cheques, 2,10%, e a Sudeste, a menor, 1,54%.

Metro Metro

Page 6: Ariquemes "respira" mais saúde

Ariquemes - Rondônia / 25 de junho a 01 de julho de 2012 - Edição 68 - Ano II16Cidades

Buritis é contemplado com mais de Um Milhão de Reais para educação

A prefeitura do Municí-pio de Buritis, conseguiu junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Edu-cação (FNDE) o empenho de R$1.150.712,00 (Um Milhão Cento e Cinquenta Mil Setecentos e Doze Re-ais). O recurso é destinado para a construção de esco-la de educação infantil (0 a 5 anos e 11 meses de ida-de).

O município contou com apoio do Ministério da Educação, desde o início da apresentação do projeto até a liberação dos recur-sos. Trata-se do programa

nacional de reestruturação e aquisição de equipamen-tos para a rede escolar pú-blica de educação infantil (Pro Infância), no âmbito da segunda etapa do PAC 2.

O chefe do executivo municipal, Elson Montes (PR), comemorou a libera-ção desse recurso, que ajudará a prefeitura na es-truturação da rede de ensi-no municipal. “A população de Buritis está feliz com mais esse benefício, agora alunos e professores, terão mais estrutura para apren-der, ensinar e coordenar os

planos de aula” pontuou El-son.

O prefeito ressaltou que a população merece mais, e é isso que a equipe está desenvolvendo, fazendo todos os dias, trabalhando para que mais recursos possam ajudar na estrutu-ração de Buritis, reforçou o prefeito. O recurso que já foi empenhado será aplica-do o mais breve possível para que alunos e profes-sores possam contar com salas de aulas mais ade-quadas, conforme reco-menda o Ministério da Edu-cação.

Denúncias sobre queimadas urbanas aumentam em Porto Velho Mais de 30 mil crianças ficaram doentes em 2010 por causa da fumaça.Desde 2011 Sema realiza programa para conscientizar a população.

Prática é comum no bairro 4 de Janeiro em Porto Velho (Foto: Flaviane Azamuja/G1)

O período de estiagem em Rondônia traz, além da seca, a discussão sobre o combate às queimadas ur-banas e aos incêndios. De acordo com Flávio Moraes, secretário adjunto da Se-cretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) em 2010 o campo de fumaça foi um dos mais intensos dos últi-mos anos, fazendo até com que o aeroporto da capital ficasse fechado. No mes-mo ano, segundo a Sema, mais de 30 mil crianças de zero a cinco anos adoece-ram por problemas respira-tórios, em Porto Velho. No ano passado esse número caiu para mais de 13 mil. O motivo, segundo a Sema, é o serviço 'Disk-Queima-das'. Em 2010 houve 110 denúncias e em 2011 foram 735.

Em 2010 o clima seco deixou a qualidade do ar em níveis críticos. Desde 2011 a Secretaria Munici-pal do Meio Ambiente em Porto Velho realiza o pro-grama 'Queimadas urba-nas, apague essa ideia'. Uma iniciativa que visa combater as queimadas na cidade desde de pequeno porte até os incêndios de grande porte, mobilizar a população e conscientizar a sociedade sobre essa prática que caracteriza cri-me ambiental, segundo Flávio Moraes. Ele garante que o foco do programa é aliar a questão ambiental, a saúde e a qualidade de vi-da.

Segundo dados da Se-ma, desde o lançamento do programa as denúncias aumentaram em Porto Ve-lho. Em 2010, quando ain-da não existia o projeto, a Defesa do Meio Ambiente recebeu apenas 110 de-núncias foram realizadas. Em 2011 saltou para 735 chamadas. “Neste ano queremos diminuir os ca-sos de doenças respirató-rias em 35%, aumentar as denúncias em 50% e esta-mos lutando para mudar o cenário da péssima quali-dade do ar na cidade”, dis-se Flávio Moraes.

Mas de acordo com o

secretário adjunto, a fiscali-zação precisa ser mais efi-caz. “Precisamos contratar mais. Hoje temos 18 fiscais para atender toda a cidade, é pouco. As pessoas estão mais conscientizadas e de-nunciam mais. Por dia re-cebemos cerca de 15 liga-ções e todas elas são che-cadas pela nossa equipe”, conta. Casos reincidentes recebem multa de R$ 2,8 mil. De acordo com a Se-ma, em 2011 foram aplica-das mais de 600 notifica-ções e cerca de 450 mul-tas. Os bairros Nacional, Nova Porto Velho e Areal são os mais críticos.

CombateNeste ano a campanha

começou mais cedo, em re-lação ao ano passado. “Is-so foi necessário porque vi-mos que em 2011 nosso objetivo não foi atingido, já que iniciamos em junho. Agora, desde abril estamos concretizando a etapa de mobilização e conscientiza-ção e por isso o número de denúncias vem aumentan-do, diz o secretário adjunto da Sema.

“Quem pratica queima-das urbanas, além de rece-ber a multa, pode respon-der criminalmente”, diz Flá-vio. Toda a comunidade po-de fazer sua parte. Para fa-zer a denúncia, basta ligar no 0800-647 1320.

Mais de 700 denúncias de queimadas urbanas foram feitas em 2011, em Porto Velho (Foto: Divulgação/José Carlos Sá)

Eletrobrás é proibida de cortar energia em Ariquemes

Após várias denún-cias feitas por consumi-dores à Defensoria Públi-ca do Estado em Arique-mes, RO, sobre cortes in-devidos de energia elétri-ca e possíveis irregulari-dades cometidas pela Eletrobrás Distribuição Rondônia, foi expedida uma liminar proibindo a empresa de cortar o for-necimento de energia nos limites da comarca do município de Ariquemes.

Moradores com receio de pagar um valor estipu-lado e terem seu forneci-mento de energia sus-

penso decidiram recorrrer a Defensoria Pública com intuito de resolver a situa-ção.

Defensores públicos dizem que a empresa ao constatar possíveis irre-gularidades no medidor de energia elétrica resi-dencial, era retirado o aparelho para uma perí-cia unilateral e estipulava um valor a ser pago pelo proprietário da residên-cia, que a Eletrobras en-tendia ser o devido. Se-gundo defensores públi-cos, essa medida está em desacordo com o Código

de Defesa do Consumidor (CDC) e a resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Na liminar expedida pela Justiça, a Eletrobras fica proibida de cortar o fornecimento de energia nos limites da Comarca de Ariquemes e ficando ainda determinado que a empresa faça o religa-mento da energia em to-das as residências que ti-veram o fornecimento suspenso por dívidas de-correntes da apuração de débitos não registrados ou de dívidas passadas.

Do G1 RO

Mateus Andrade

Do G1 RO

Page 7: Ariquemes "respira" mais saúde

Ariquemes - Rondônia / 25 de junho a 01 de julho de 2012 - Edição 68 - Ano II 7Cidades

A cada ano, mais de 200 novos casos de Aids são registrados em RondôniaFlaviane Azambuja Do G1 RO

Os casos de Aids em Rondônia vem crescen-do a cada ano. Desde o primeiro registro da do-ença, em 1987, mais de 2,6 mil pessoas recebe-ram o diagnóstico da do-ença no estado. De acor-do com o Núcleo Estadu-al de DST/Aids e Hepati-tes Virais, a cada ano 200 novos casos surgem e o número é maior entre os homens. Em relação a 2011, as mortes au-mentaram. entre janeiro e abril de 2011, 23 pes-soas morreram em virtu-de da doença. No mes-mo período de 2012, 25 mortes foram registradas em Rondônia, só em Porto Velho houve 12 ví-timas.

De acordo com o co-ordenador do Núcleo Es-tadual de DST/Aids e Hepatites Virais de Ron-dônia, Natanael da Cos-ta Arruda, Porto Velho é a sétima capital no ranking de taxa de inci-dência da doença, com quase 40 pessoas infec-tadas a cada 100 mil ha-bitantes, no topo da lista está Porto Alegre, com 100 pessoas com o vírus a cada 100 mil habitan-tes.

Natanael disse ao G1 que existem 14 homens infectados com aids para cada grupo de dez mu-lheres no estado. Entre 13 e 24 anos existem mais mulheres infecta-das, dez para cada nove homens. O número de casos cresce entre as pessoas acima de 50 anos. "Homens e mulhe-res nesta idade estão mais ativos sexualmen-

te, depois que surgiu a pílula azul. Casamentos estáveis e relacionamen-tos extraconjugal são os principais fatores para esse aumento", disse Natanael.

Sebastião se enqua-dra nesta realidade. Aos 57 anos, descobriu há poucos dias que é porta-dor do vírus HIV. Casado há 38 anos, teve uma re-lação fora do casamento e, depois de perder a amante por conta da do-ença em abril, deu início ao tratamento. "Tem que ter fé em Deus. Eu não sabia que minha namo-rada tinha essa doença, agora minha esposa também precisará fazer o exame. Mesmo per-dendo sete quilos em um mês, não desconfiei que podeira ser aids", conta.

A gerente de Equipe do Serviço de Assistên-cia Especializada (SAE), Gizélia Penedo Lucena, afirma que um diagnósti-co precoce colabora pa-ra que o paciente tenha uma vida normal. Atual-mente existem 28 antir-retrovirais em todo o pa-ís.

Em Rondônia, das 52 cidades, 44 realizam o teste rápido, um exame que em poucos minutos apresenta o resultado, nas unidades de saúde. Nove unidades do Servi-ço de Assistência Espe-cializada realizam aten-dimento em Ariquemes, Rolim de Moura, Cacoal, Ji-Paraná, Pimenta Bue-no, Vilhena, Costa Mar-ques e Porto Velho, que conta com duas unida-des.

Alunos da Casa da Juventude recuperam computadores e os transformam em obras de arte

A Casa da Juventude hoje é referência em profissionalização e inclusão social de jovens em Porto Velho, e é cada vez maior a procura por vagas nos mais de 23 cursos oferecidos. Os mais procurados são nas áreas de informática básica e montagem e manutenção de computadores e foi aí que Jonatan Macedo, coordenador municipal de Políticas Públicas para a Juventude, encontrou um impasse. “Estávamos com um laboratório de informática com um número de maquinas que não

atendia mais a necessidade da demanda e alunos que participam do curso de montagem e manutenção de computadores afoitos para por em prá-tica o que aprenderam na teoria. Foi aí que surgiu a ideia de procurar por máquinas que já estavam fora de uso para serem utilizadas pelos alu-nos que fazem a manutenção e com máquinas aptas para reforçar o laboratório”, conta o coordenador.A partir de doações de máquinas que estavam fora de uso nas secretarias do muni-cípio o trabalho começou. Damião Júnior, instrutor do curso de montagem e manutenção de compu-

tadores trabalhou com os alunos que recondicionaram a primeira máquina. “Para os alunos foi muito importante ter um material para colocar, literalmente, em prá-tica o que aprenderam. Eles ficaram maravilhados quando viram a máquina velha que ia para o lixo funcionando novamente”, disse ele. Mas aí, enfatizou o coorde-nador da Juventude, veio o segundo impasse. As máquinas por ser já bastante usadas, apesar de estarem em pleno funcionamento não estavam boas estetica-mente. Então, surgiu mais uma ideia: Utilizar uma técnica muito usada em paredes e muros, a grafitagem. Assim a má-quina recondicionada foi totalmente estilizada. Todo o processo, desde a recuperação até se transformar em obra de arte é chamada de Metareciclagem. “O grafite já era um de nossos projetos para próximo mês, quando vamos promo-

ver na Casa uma oficina de grafitagem e o uso da técnica nos computadores reciclados foi um resultado surpreendente. Os alunos ficaram or-gulhosos do trabalho por eles realizado e nós também e a partir de agora vamos intensificar a prática da Metareciclagem e a areografia que é a técnica de pintura que foi usada nos computado-res” disse o Coordenador. "A Metareciclagem é mais uma das ações desenvolvidades pela Casa

da Juventude dentro do projeto de inclusão social realizado pela prefeitura de Porto Velho", disse o coordenador de teconologia da Casa, Jacson Pessoa. Nas oficinas da de grafitagem os alunos vão aprender técnicas que podem ser usadas em paredes, telas, muros, computadores, capacete automobilísticos de ciclismo entre outros.

A princípio, os computadores serão destinados ao laboratório de informática da Casa da Juventude, os demais se-rão doados aos alunos da unidade e associações que não tenha recursos para obter um.

Assessoria

Page 8: Ariquemes "respira" mais saúde

Ariquemes - Rondônia / 25 de junho a 01 de julho de 2012 - Edição 68 - Ano II8Capa

“Suar a camisa é corpo e alma saudável”

Ações que visam me-lhorar a qualidade de vida da população estão sendo prioridade da Prefeitura de Ariquemes. Os investi-mentos realizados na construção de Praças, Academias ao Ar Livre e agora o Parque Botânico,

onde era o antigo zoológi-co, são exemplos claros desse propósito.

O resultado dessas ações está sendo visto em todas as Praças da cidade. A prática da caminhada e de atividades físicas cres-ce a cada dia. A necessi-

dade de viver de forma mais saudável está fazen-do com que as pessoas busquem “suar a camisa”.

Um dos locais mais fre-qüentados pela comunida-de é a pista de caminhada da Praça da Vitória. Após ser completamente remo-

delado pela Prefeitura de Ariquemes, o ambiente tornou-se muito atrativo para os adeptos dos exer-cícios físicos.

“Gosto de vir aqui. Ve-nho sempre no fim da tar-de fazer a minha caminha-da. Ficou um local muito agradável para bater papo com os amigos e se exer-citar. Suar a camisa é cor-po e alma saudável”, avisa dona Cleuza dias, de 57 anos.

O prefeito Marcio Ra-poso afirma que os investi-mentos nas áreas de lazer de Ariquemes vão continu-ar. “Cuidar do bem estar da população é nosso de-ver. Ver as famílias lotando as Praças é muito bom. Em breve o Parque Botâni-co será oficialmente entre-gue e, com certeza, vai ser mais um ponto de encon-tro da comunidade”.

Sema acompanha reti-rada de uma tonelada de lixo do Jamari

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SE-MA) participou no domin-go, 24 de junho, da VIII Expedição de Limpeza no Rio Jamari. A iniciativa é da Aprima - Associação dos Protetores dos Rios e Meio Ambiente de Arique-mes, e que ao longo dos anos reúne uma quantida-de cada vez maior de vo-luntários.

De acordo com o en-genheiro ambiental da Prefeitura de Ariquemes, Glauco Kozerski, os pon-tos com mais lixo são em acampamentos de pesca-

dores e praias de banhis-tas. "É nesses lugares on-de além da limpeza, é fei-to uma campanha de conscientização da popu-lação. Durante o trajeto, vários pescadores foram abordados e parados, pa-ra que a equipe falasse da importância de manter os rios limpos”, declarou.

A expedição contou com cerca de 20 barcos e dezenas de pessoas par-ticiparam voluntariamente da ação, onde aproxima-damente uma tonelada de lixo foi retirada das mar-gens do Rio Jamari.

Comunicação PMA

Comunicação PMA

Page 9: Ariquemes "respira" mais saúde

Ariquemes - Rondônia / 25 de junho a 01 de julho de 2012 - Edição 68 - Ano II 9Capa

Page 10: Ariquemes "respira" mais saúde

Ariquemes - Rondônia / 25 de junho a 01 de julho de 2012 - Edição 68 - Ano II10Estado

Asfalto: Pavimentação de rodovias retomadas no interior ► Paralisadas durante o período de chuvas no inverno amazônico, quatro obras de asfaltamento de rodovias foram retomadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER).

As pavimentações ocor-rem na RO-464 (Linha 630), 60 quilômetros da BR-364 ao distrito de Tarilândia, em Jaru; RO-473, 29,72 km in-terligando Urupá a Alvora-da; RO-135 (Linha P-50), 18 km de Alta Floresta ao distrito Marcão, e a RO-267, da RO-479 ao distrito ao município de Castanheira,

com a extensão total 31 km. Em 15 dias também será re-tomada a pavimentação da RO-458, da BR-364 ao dis-trito de Triunfo, em Can-deias, com 29 km de exten-são.

As ordens de serviço, conforme o diretor-geral do DER, engenheiro Lúcio Mosquini, já foram assina-

das pelo governador Confú-cio Moura. Nesta semana o diretor do Departamento apresentou o governador o cronograma dessas obras.

Conforme o diretor, as cinco obras serão finaliza-das até o final do ano, incor-porando mais 167 quilôme-tros de rodovias pavimenta-das em Rondônia. Desse

total, restam pavimentar 70 quilômetros para finalizá--las. “A ideia do governador Confúcio é finalizar essas obras até o final do ano”, afirma Mosquini.

O diretor ressalta que o investimento total nas obras gira em torno de R$ 130 mi-lhões, sendo que parte des-te valor (em torno de R$ 67

milhões) já foi pago às em-presas que executam as pavimentações, e que nes-te ano serão injetados cerca de R$ 63 milhões de recur-sos próprios do Estado para finalizar os asfaltamentos.

Em três obras serão construídas cinco pontes de concreto. Serão duas na RO-267, sobre os rios Pa-

lha (51 metros) e Palhinha (27 metros); duas na RO-458, sobre os rios Preto do Candeias (55 metros) e Córrego São Marcos ou Taboquinha (25 metros); e uma na RO-464, sobre o rio São Domingos. Nas cinco pontes serão investi-dos cerca de R$ 6,5 mi-lhões.

DECOM-RO

Page 11: Ariquemes "respira" mais saúde

Ariquemes - Rondônia / 25 de junho a 01 de julho de 2012 - Edição 68 - Ano II 11Estado

Santo Antônio Energia é exemplo de sustentabilidade

A Santo Antônio Energia é a em-presa responsá vel pela constru-

ção e operação da usina hi-drelétrica Santo Antônio, lo-calizada no rio Madeira, a sete quilômetros de Porto Velho (RO). O empreendi-mento começou a gerar ener-gia no dia 30 de março, a partir do acionamento de duas de suas 44 turbinas do tipo Bulbo. A terceira turbina entrou em operação este mês.

O prazo da concessão para utilizar os recursos hídri-cos do rio Madeira é de 35 anos e a potência instalada da hidrelétrica é de 3.150,4 megawatts, energia suficien-te para abastecer 11 milhões de residências, o equivalente a 40 milhões de pessoas. O investimento total para im-plantação da usina hidrelétri-ca está estimado em R$ 16 bilhões.

Parte da energia gerada pela usina será destinada a Rondônia e outros estados

da região Norte, o que permi-tirá aumentar a segurança energética com o fim da inter-mitência existente atualmen-te e, consequentemente, atrair novos empreendimen-tos para a região.

Hoje, a composição acio-nária da Santo Antônio Ener-gia conta com Eletrobras Fur-nas (39%), Odebrecht Ener-gia (18,6%), Andrade Gutier-rez (12,4%), Cemig (10%) e o Caixa FIP Amazônia Energia (20%).

SustentabilidadeA sustentabilidade é ele-

mento-chave desde o princí-pio e a Santo Antônio Energia começou seu trabalho com pleno compromisso para atender às legítimas deman-das da comunidade e dos ór-gãos reguladores.

Com base nesta premis-sa, está sendo investido R$ 1,6 bilhão em ações do Proje-to Básico Ambiental (PBA), documento que descreve o conjunto de medidas a serem implantadas antes, durante e após as obras, para tratar

adequadamente dos impac-tos identificados no Estudo Prévio de Impacto Ambiental (EIA-RIMA).

Todas as ações foram aprovadas pelo Ibama, órgão responsável pelas licenças de instalação e operação da usina hidrelétrica Santo Antô-nio, e formalizadas por meio de Protocolos de Intenções assinados entre a empresa e a prefeitura de Porto Velho e o governo do Estado de Ron-dônia. No total, a concessio-nária investe, aproximada-mente, R$ 200 milhões nas áreas de educação, saúde, infraestrutura e meio ambien-te, beneficiando milhares de pessoas.

Desenvolvimento econô-mico, profissional e social. A instalação da usina hidrelétri-ca Santo Antônio contribui ainda com diversos setores econômicos de Rondônia, especialmente com o municí-pio de Porto Velho, oferecen-do oportunidades de empre-go e novos negócios.

Nos últimos dois anos,

houve a criação de 8.719 no-vas empresas em Rondônia, na maioria micro e pequenas, que surgiram para abastecer os empreendimentos no Es-tado com produtos, equipa-mentos e serviços. Deste to-tal, 40% se instalaram em Porto Velho e o restante no interior do Estado.

ApoioPor acreditar no tema

“crescer, incluir e proteger” da Conferência das Nações Uni-das sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, a Santo Antônio Energia apoia a participação do Estado de Rondônia para disseminação dos projetos sociais e ações sustentáveis adotadas em busca de mais qualidade de vida para a população.

Rondônia participa da

Rio+20 juntamente com 8 es-tados que compõem a Ama-zônia Brasileira através de um pavilhão localizado no Parque dos Atletas. Desde o último dia 13, com o início da Conferência, países, estados e municípios mostram suas potencialidades e tudo o que tem feito para tornar o mundo mais sustentável.

DECOM-RO

Page 12: Ariquemes "respira" mais saúde

Ariquemes - Rondônia / 25 de junho a 01 de julho de 2012 - Edição 68 - Ano II112Brasil

Norma pode livrar motoristas de multas ►Órgãos de trânsito estaduais e municipais terão autonomia para transformar autuação em advertência

A partir de 10 de ja-neiro de 2013, infrações de trânsito leves e mé-dias poderão ser conver-tidas em advertências por escrito, em vez de em multas e pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O Con-tran (Conselho Nacional de Trânsito) regulamen-tou na semana passada as regras que instituem no país a Penalidade de Advertência por escrito.

De acordo com a re-solução, a mudança irá beneficiar apenas moto-ristas sem antecedentes, ou seja, que não comete-ram a mesma infração de trânsito nos últimos 12 meses. Na regulamenta-

ção, o Contran destaca que as autoridades de trânsito estaduais e mu-nicipais terão autonomia para decidir se aplicam a multa ou a advertência.

A regra permite que o condutor autuado solicite a conversão da multa em advertência em até 15 dias após receber a noti-ficação da infração. A Prefeitura de São Paulo informa que ainda avalia como fará para adotar a nova resolução.

O principal desafio será viabilizar a consulta à base de dados do DSV para levantar se o condu-tor autuado já cometeu o mesmo tipo de infração nos últimos 12 meses.

Metro

Page 13: Ariquemes "respira" mais saúde

Ariquemes - Rondônia / 25 de junho a 01 de julho de 2012 - Edição 68 - Ano II

FAPERON, CNA E SENAR OFERECEM CURSO GRATUITO PARA AGRICULTURA FAMILIAR.► A ideia é ensinar os agricultores a obter a Declaração de Aptidão para ter acesso às li-nhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Muitos agricultores ainda não sabem como participar dos programas oferecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrá-rio. O primeiro passo é ob-ter a Declaração de Apti-dão ao Pronaf. A DAP é o principal instrumento de identificação do agricultor familiar. O documento é gratuito e emitido por di-versos agentes, como em-presas estaduais de as-sistência técnica e exten-são rural e sindicatos. Se-gundo o gestor do SENAR em Rondônia, Oscar Ito, “atualmente a DAP funcio-na como uma espécie de

identidade dos agriculto-res familiares”.

São seis tipos de DAP que permitem a geração de renda e inclusão social e produtiva dos produto-res rurais. O primeiro é para os beneficiários da Reforma Agrária; o segun-do grupo de declarações inclui os agricultores fami-liares com renda anual de até R$ 6 mil. Outra DAP é direcionada aos trabalha-dores com renda anual acima de R$ 6 mil e até R$ 110 mil. Os últimos três tipos do documento são destinados aos filhos de agricultores familiares, às

mulheres agregadas às unidades familiares e às pessoas jurídicas com-postas por agricultores fa-miliares.

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia (Faperon), Francisco Fer-reira Cabral, mais conhe-cido como Chico Padre, é importante ressaltar que a DAP é exclusiva dos tra-balhadores rurais que atu-am em conjunto com a fa-mília. “Quilombolas, po-vos indígenas, extrativis-tas, pescadores, assenta-dos da Reforma Agrária, agricultores em geral,

dentre outros produtores rurais, podem obter a DAP”, afirma Chico Padre. Mas para ser enquadrado na categoria ‘familiar’ existem alguns requisitos que são: ter até dois em-pregados permanentes, residir no local ou bem próximo a ele. Mais um fa-tor é a área do estabeleci-mento, que tem que ser li-mitada a até quatro módu-los fiscais.

Esclarecimentos sobre a Declaração de Aptidão ao Pro-naf

Nos dias 28 e 29 deste

mês, um curso de capaci-tação, que tem como tema a “Visão Geral sobre o Pronaf e emissão de DAP”, será ministrado por técnicos da CNA no audi-tório do SENALBA (Sindi-cato do Sistema “S”) em Porto Velho. Entre os pa-lestrantes, está confirma-da a vinda de Celso Bote-lho, coordenador do Pro-grama Sindicato Forte da Confederação Nacional de Agricultura. É impor-tante que os Sindicatos Rurais participem. O SE-NAR oferece todo suporte técnico para tirar as dúvi-das. “A DAP é gratuita.

Não pode ser cobrada qualquer importância em dinheiro e, nem mesmo, exigir filiação a quaisquer entidades”, conclui Oscar. A renovação da DAP é obrigatória sempre que al-gum dado dos requisitos exigidos para enquadra-mento for alterado. O pro-cedimento consiste na emissão de nova DAP, bastando, portanto, dirigir--se ao agente emissor. O acesso ao crédito também só é permitido com a DAP, incluindo as linhas do Pro-grama Nacional de Forta-lecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Page 14: Ariquemes "respira" mais saúde

Ariquemes - Rondônia / 25 de junho a 01 de julho de 2012 - Edição 68 - Ano II114Esporte

Richarlyson tem CNH apreendidaO jogador Richarlyson do Atléti-co-MG teve a carteira de moto-rista apreendida na madrugada de domingo no Centro de Belo Horizonte. De acordo com a po-lícia, ele foi parado porque diri-gia com o farol apagado, esta-va com sintomas de embria-guez e se recusou a fazer o teste do bafômetro.

Leão não resiste a eliminações e é demitido pelo São PauloLeão não é mais técnico do São Paulo. O treinador não resistiu às eliminações no Campeonato Paulista, na Copa do Brasil e a um início irregular no Campeo-nato Brasileiro e foi demitido pe-la diretoria tricolor nesta terça--feira. O próprio técnico anun-ciou sua saída, após rápida con-versa com o presidente do clu-be, Juvenal Juvêncio.- Quero confirmar que, a partir de agora, não sou mais o técni-co do São Paulo. O (presidente) Juvenal me disse: "Vamos en-cerrar". Agradeci. Deve ter dado uns 30 segundos de conversa. Saí numa boa. Não existe ne-nhum constrangimento. Cada um segue para o seu lado.A diretoria agora corre atrás de substitutos. Abel Braga, do Flu-minense, é um nome especula-do nos bastidores. O português André Villas Boas, ex-Chelsea, também está na mira.

Paulo MirandaAs divergências entre Leão e a diretoria tricolor se tornaram pú-blicas depois do episódio Paulo Miranda. No dia 2 de maio, a poucas horas do confronto com a Ponte Preta, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, o za-gueiro foi barrado pela diretoria já na concentração, a contra-gosto do treinador.

- Houve uma divergência séria, mas não sei se um estremeci-mento. Eu não concordava (com o afastamento) e, na oportuni-dade, foi falada uma coisa e de-pois aconteceu outra. Banquei a presença do atleta como titular da equipe.

Sem surpresasLeão garante que não tinha pro-blemas com o elenco tricolor, muito embora circule nos basti-dores do clube que ele e Rogé-rio Ceni nunca se deram bem. O treinador diz ainda que não fi-

cou surpreso com a demissão.- Felizmente, nunca tive ne-nhum problema de relaciona-mento com ninguém do elenco. Sobre a saída, não foi surpresa. Cheguei para dois meses e aca-bei ficando oito. Sem proble-mas.A passagem do técnico à frente do time do Morumbi, a segunda de sua carreira, durou pouco mais de oito meses. Ele foi con-tratado no dia 24 de outubro de 2011. A princípio, apenas para a reta final do Brasileirão 2011. Na virada da temporada, porém,

a diretoria resolveu renovar o vínculo.Sob o comando de Leão, o Tri-color disputou 44 jogos - foram 26 vitórias, seis empates e 12 derrotas. No Paulistão, o time caiu diante do Santos, na semi-final. Na Copa do Brasil, tam-bém na semi, foi eliminado pelo Coritiba. No Brasileirão, três vi-tórias em casa e três derrotas como visi-tante em seis jogos.

Globoesporte.com

Page 15: Ariquemes "respira" mais saúde

Ariquemes - Rondônia / 25 de junho a 01 de julho de 2012 - Edição 68 - Ano II 15Esporte

Alexandre Jabá

Pedaladas

www.

.com

Um site completíssimo!

Acesse agora

De Trivela

Ciro MartinsMessi 1,2,3...Meu palpite foi 2 a 2, estava sen-

do otimista em vista dos últimos re-sultados. Por um momento, acredi-tei que daria. Mas, o futebol foi mais gentil conosco, e nos trouxe um jogo com três viradas. No fim, 4 a 3 pra Argentina.

Mas, acho que foi um bom resul-tado para o Brasil. Por quê?

Primeiro, quando o Brasil estava ganhando por 3 a 2, Mano Menezes colocou praticamente todos os joga-dores com idade olímpica. Aí, você me pergunta: "Mas, ele não pode testar esses jogadores em outra par-tida, como no jogo contra a Dina-marca, há duas semanas?" Não! O Mano, ao meu ver, fez o correto. Deu experiência a jogadores que precisam para enfrentar as Olimpía-das. Ok. Isso foi bom. Agora por ou-tro lado, a zaga do Brasil não joga nada. No primeiro gol, estava cada

zagueiro em um canto da área, dei-xando Messi sozinho - tudo bem que contou com a falha do Sandro no meio; no segundo, Bruno Uvini de-morou para perceber que Messi iria correr sozinho, e depois demorou para correr para tentar impedir o ten-to; No terceiro, ele não subiu para evitar a cabeçada de Fernandez; e no quarto, a culpa foi de Juan, que não colocou o pé na bola na hora do chute de Messi. A melhor notícia do dia seguinte, foi a confirmação de Thiago Silva como zagueiro brasilei-ro nas Olimpíadas por Mano Mene-zes. Agora só falta ver quem será o companheiro de zaga dele. Outro jo-gador que mandou mal, mas não só no jogo de ontem como em todos desta "excursão" foi Leandro Da-mião. Não fez um único gol, e viu Hulk fazer três e até o desacreditado Alexandre Pato entrar e marcar um belo gol. Se liga, Damião!

Oscar, apesar do gol, não justifi-cou toda a especulação da impren-sa sobre o seu jogo. Não mostrou, novamente, que é o 'Camisa 10 da seleção'. E por que não, Neymar?! Pra mim, não fez uma boa partida. Fez o cruzamento para o primeiro gol, e só. Falta muito para ser o Ney-mar do Santos na seleção. Proble-ma que Messi já teve, em não con-seguir fazer na seleção argentina o que faz no Barcelona.

Falando nele, decidiu o jogo. Lionel Messi vem de alguns jogos muito bons pela seleção. Parece que está começando contradizer tu-do o que ele fez até hoje pela Argen-tina.

Resumindo: Messi é Messi. Não se brinca com o baixinho.

LibertadoresCorinthians X Boca Júniors, final dos tempos, o mundo vai acabar, dizem que de tudo es-tá acontecendo nesta terra, mas o que mas chama a mi-nha atenção, é o Corinthians perto de ganhar a sua primeira Libertadores, mas com mere-cimento, nunca vi o Corin-thians jogar tão perfeito como este time atual, méritos a um comandante chamado Tite. Se tratando de Boca, cuidado ti-mão, eles já ganharam con-quistaram sete vezes e que-rem a oitava por vários moti-vos, se iguala ao Independen-te da Argentina seu rival e Ro-man Riquelme se despede da sua última competição e en-cerrar sua carreira no final do ano.

Brasileirão 2012 Começou o maior campeonato do mundo, sem emoção, o bra-sileirão ainda está no começo, os times de São Paulo decidem dois campeonatos, Libertadores e Copa do Brasil, os rivais Co-rinthians e Palmeiras ambos po-dem soltar o grito de Campeão e deixar o brasileirão de lado, os mineiros mantém na liderança do Nacional, foram seis roda-das, mais acredito que a partir da 10, o pau vai comer solto.

Copa Skol da AmizadeLíons Canaã Saúde é o grande campeão, com a melhor campa-nha na primeira fase, o time vence a final em um jogo fácil, superando seu adversário Líons Canaã Visão pelo placar de 2 x 0 dois gols de Jhoni artilheiro do campeonato. Na disputa de ter-ceiro e quarto lugar o Líons Centro Turma da Bola ficou com o terceiro lugar vencendo a equipe do Líons Canaã Desta-que nos pênaltis. A premiação foi toda da Skol dando cerveja, troféus e diplomas, uma festa bonita no seu encerramento, parabéns ao Lions Canaã.

Peladão do 9 Máster A Final será neste sábado dia 30, entre as equipes da Turma da Bola X ACA Confecções, já se enfrentaram na fase de gru-pos, onde terminou empatado 0x0, agora os dois voltam e se enfrentar na grande final.

Page 16: Ariquemes "respira" mais saúde

Ariquemes - Rondônia / 25 de junho a 01 de julho de 2012 - Edição 68 - Ano II