arinos - ediÇÃo 938

8
Há pouco mais de duas semanas a po- lícia de Mato Grosso em parceria com a polícia de Minas Ge- rais deram início a mais um trabalho de investigação. Acessibilidade é desafio para pessoas com deficiência em todo o país. Mercado Fitness cresce 52% em três anos. NOVA MUTUM 06 a 12 de Dezembro de 2012 Edição nº 938, ano 15 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA A VERDADE LETRA A LETRA Pág. 04 OSJNM surpreende em fantur tecnológico do Sebrae Pág. 02 Pág.03 PF de Minas com parceria de agentes do MT realizam trabalho conjunto: 189 quilos de cocaína são encontrados Vereadores Mirins encerram seus mandatos Pág. 02 Pág. 04 ANUNCIE CONOSCO (65) 3308 2222 JORNAL Pág. 05 Ferrugem será mais agressiva nesta safra

Upload: jornal-arinos

Post on 24-Mar-2016

243 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

DESDE 1997 o Jornal Arinos e Mais expressivo o Veículo de Comunicação de Nova Mutum (MT), tendão acompanhado o Desenvolvimento Social, Político e Econômico da Região.

TRANSCRIPT

Page 1: ARINOS - EDIÇÃO 938

Há pouco mais de duas semanas a po-lícia de Mato Grosso em parceria com a polícia de Minas Ge-rais deram início a mais um trabalho de investigação.

Acessibilidade é desafio para pessoas com deficiência em todo o país.

Mercado Fitness cresce 52% em três anos.

NOVA MUTUM06 a 12 de Dezembro de 2012Edição nº 938, ano 15 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

A VERDADE LETRA A LETRA

Pág. 04

OSJNM surpreende em fantur tecnológico do Sebrae

Pág. 02 Pág.03

PF de Minas com parceria de agentes do MT realizam trabalho conjunto: 189 quilos de cocaína são encontrados

Vereadores Mirins encerram seus mandatos

Pág. 02

Pág. 04

ANUNCIE CONOSCO

(65) 3308 2222JORNAL

Pág. 05

Ferrugem será mais agressiva nesta safra

Page 2: ARINOS - EDIÇÃO 938

[email protected]

(65) 3308.2222 Redação/Comercial

EXPEDIENTEDiretor Geral. Claudio Prestes Diretor Administrativo. Andrei Mariotti Reportagem. Ana Paula Dias, Chico Tello e Poliana ChavesDiagramação. Bruna Alves

Editado e distribuído porBFF Gráfica e Comunicação. Endereço: Rua dos Cedros, 39 N, Centro, CEP 78450-000, Nova Mutum, MT. O Jornal Arinos é im-presso na Gráfica e Editora Regional.

Circulação. Nova Mutum e região. Tiragem. 1 mil exemplares.

WWW.GRUPOARINOS.COM.BR06 A 12 DE DEZEMBRO DE 201202

NOTAS

Proposta no Senado quer acabar com salário de

vereadores

Assessoria Senado Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que tramita no Senado, de au-toria do tucano Cyro Miran-da (GO), propõe a extinção do salário de vereadores em municípios com menos de 50 mil habitantes. Caso aprovada, a medida pode atingir 89,41% dos 5.565 municípios brasileiros - ape-nas 600 cidades continua-riam a remunerar seus le-gisladores municipais. A proposta, chamada de PEC 35, está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e será relatada por Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), mas ainda não tem prazo para ser votada. Segundo a as-sessoria do parlamentar, ele ainda não analisou a medi-da, que é estudada pelos técnicos jurídicos. De acordo com Miranda, o relator estuda incluir ajuda de custo para gastos com combustíveis e até ampliar o alcance da medida. “Mais uma semana ou duas e deve estar com tudo pronto. Não sei se ele vai colocar um salário mínimo de aju-da de custo, quando com-provado, para combustível ou ampliar para cidades de 40 mil habitantes, mas de-pendemos da pressão da opinião pública, porque a votação é nominal da CCJ”, diz o autor da PEC.

´FARMACIAS

DE 01/12 A 07/12

CENTROFarmácia Bothanica

Rua das Primaveras, 40 N3308.4030

Audi FarmaAvenida dos Canários, 391 W

3308.2438

BAIRROFarmácia Vitória

Rua das Sibipírunas, 1804 W3308.3977

Drogaria Bella FarmaAvenida das Seriemas, 1531 W

3308.1556 / 9228.8040DE 24/11 A 30/11

CENTRO

Farmácia NativaAvenida Mutum, 367 W

3308.1616

Drogaria AvenidaAvenida Mutum, nº 585 W

3308.3400 / 3308.1847

BAIRROFarmácia Nativa 2

Avenida dos Pavões, nº 857 W(65) 3308.4222

Farmácia Nativa 3Rua dos Cedros, nº 2312 W

(65) 3308.3309

Agência Folk

A primeira manifes-tação é de surpresa. Uma orquestra sinfôni-ca em meio a lavouras de soja e algodão, no interior do Mato Gros-so, por si só já é algo que desperta o inte-resse dos visitantes. E quando essa orques-tra, com apenas três anos de existência, formada por crianças e adolescentes, toca um repertório de alto nível e emociona a to-dos, aí a sensação de surpresa passa a ser de encanto.

Assim foi mais uma apresentação da OSJNM para visitan-tes de outras cidades. A entidade recebeu ontem (29) um fantur (expedição turística) do projeto Turismo Tecnológico implan-tado em Nova Mutum pelo Serviço Brasilei-ro de Apoio à Micro e Pequenas Empre-sas (Sebrae-MT) com apoio da Prefeitura e Acenm/CDL. Os visi-tantes, que chegaram à OSJNM às 19h e

saíram por volta das 20h30, são operado-res turísticos de agên-cias de Cuiabá, um representante da Se-cretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur-MT) e técnicos e consultores do Sebrae.

A expedição, que durante a tarde de on-tem e manhã de hoje passou pelas empre-sas do agronegócio in-tegrantes preojeto em Nova Mutum, procu-rou otimizar a opera-ção turística nos em-preendimentos onde se pretende fazer a exploração da ativida-

OSJNM surpreende em fantur tecnológico do Sebrae

de turística.Incluída no projeto,

a OSJNM é a atração diferenciada no roteiro turístico. Após um dia de andanças pelo in-terior do município, vi-sitar a Orquestra pode ser uma atividade rela-xante e agradável den-tro da programação. Essa foi a sensação transmitida pelos ope-radores turísticos e demais visitantes, que destacaram o aspec-to social da entidade como principal ponto de interesse. “Entre os projetos sociais que se tem por aí, essa Orquestra é realmen-

te um bálsamo”, poe-tizou a consultora do Sebrae responsável pelo projeto, Tatiana Fernandes.

Para o técnico da Sedtur-MT, Geraldo Lúcio, a OSJNM é algo inédito no Mato Gros-so e pode se tornar um grande atrativo, assim como o grupo Olodum é na Bahia. “Temos aqui uma realidade onde a sustentabilida-de econômica e am-biental anda junto com a social”, destacou.

Durante apresen-tação da Orquestra, entremeada por falas explicativas do maes-

tro Edmar Nascimen-to e do presidente da Associação Cultural e Social de Nova Mu-tum (mantenedora da OSJNM), Luiz Divino da Silva, a interação dos visitantes foi in-tensa. Edmar e os alu-nos músicos apresen-taram um por um dos instrumentos, além de executarem obras da música clássica uni-versal e popular brasi-leira.

Ao final do encon-tro, os operadores avaliaram a experiên-cia e concluíram que a OSJNM, enquanto destino turístico, pode ser explorada através da música, da sua história, do aspecto social e do aspecto técnico (conhecer os instrumentos, a estru-tura de uma orquestra, os métodos musicais, etc). O projeto Turis-mo Tecnológico segue em fase de elabora-ção e estudo. Maiores informações podem ser obtidas no posto do Sebrae em Nova Mutum, pelo fone (65) 3308-4491.

Nova Mutum: Vereadores Mirins encerram seus mandatos

Câmara Municipal

Com a apresen-tação dos alunos da Orquestra Jovem de Nova Mutum, aconte-ceu nesta sexta-feira a última Sessão Ordiná-ria Mirim.

Na ordem do dia foram aprovadas duas indicações mirins. O vereador mirim Carlos Felipe indicou a ne-cessidade de viabili-zar lixeiras ecológicas para todas as escolas do município de Nova Mutum. Carlos afirmou ainda que a instalação de lixeiras adequadas,

além de propiciar um trabalho mais digno aos recolhedores de lixos, melhora signifi-cantemente o aspecto visual da cidade.

A vereadora mirim Patrícia Monique, so-licitou a disponibiliza-ção de armários nas salas de aulas das Es-colas Municipais. Con-siderando que os obje-tos de estudo estariam sempre à disposição dos alunos e em local seguro.

Para os alunos que queiram ingressar da Câmara Mirim é neces-sário participar duran-

te o início do ano das eleições, que são reali-zadas nas próprias es-colas, municipais, par-

ticulares ou estaduais. A idade para se can-didatar é com 11 anos de idade completos ou

16 anos incompletos, e estejam cursando da 5ª a 8ª série do ensino fundamental.

No roteiro, Sedtur-MT e operadores turísticos de agências da capital do Estado conheceram empresas do agronegócio de Nova Mutum e a Orquestra Jovem da cidade

Page 3: ARINOS - EDIÇÃO 938

WWW.GRUPOARINOS.COM.BR06 A 12 DE DEZEMBRO DE 2012 03

SEMENTE DE FÉ

Igreja Casa da Bênção de Nova Mutum | Av. das Araras, 480 W – Centro | www.icbnovamutum.com.br

DEUS É HONRADO EM TUDO O QUE VOCÊ DIZ?

“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem” (Ef 4:29) Quando falamos com nossos familiares ou com funcionários e colegas, nossas pa-lavras são apropriadas e agradáveis ou as pessoas se sentem humilhadas? Aqui estão algumas diretrizes para se certificar de que as palavras sempre “transmi-tam graça aos que ouvem”: Primeiro: seja sincero. Dizer a verdade estabelece sua credibilidade e o torna uma pessoa confiável. Segundo: fale a verdade em amor. Tenha o cuidado de não fazer julgamentos ou usar palavras agressivas. Elas até servem para descarregar a ira, mas não ajudam nem são apreciadas pelos outros. Certifique-se de que tudo o que se diz é instrutivo e útil. Então, quando for necessário corrigir um filho ou funcionário, faça-o com sabedoria. Assuma a atitude do treinador que orienta e encoraja sua equipe. Quando cada palavra dita é sincera, encorajadora e sábia, os funcionários se sentem motiva-dos a empreender os melhores esforços para servir os clientes de maneira mais eficiente e seus familiares conseguirão mais facilmente manifestar o Amor pre-sente em seus corações.

“A língua dos sábios adorna o conhecimento, mas a boca dos insensatos der-rama a estultícia”. (Provérbios 15:2)

Pastor Christian Piovesan

Ferrugem será mais agressiva nesta safra

Fundação MT

Quatro focos de fer-rugem da soja já foram detectados em Mato Grosso e um em San-ta Catarina. Este diag-nóstico é preocupante quando se trata da dis-seminação do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da principal doença da sojicultura. A saída para quem quer ter controle da doença e não amargar prejuízos é monitorar diariamente a lavoura e região.

Segundo Ivan Pedro, pesquisador da Funda-ção de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, a ferrugem poderá se es-palhar mais cedo nesta safra e de forma mais agressiva. “As condições climáticas da entressafra

propiciaram o surgimento do patógeno em plantas tiguera (“ponte verde”) em diferentes regiões do estado. E o que é pior, nestas foram encontra-das pústulas viáveis do fungo, o que torna mais preocupante o cenário”.

As principais regiões mato-grossense que merecem atenção espe-cial de toda classe pro-dutora são: Médio Norte, Parecis, Sul e Vale do Araguaia. Para estas, o pesquisador recomenda, além do monitoramento efetivo da lavoura e da região, o acompanha-mento da evolução da doença, planejamento correto das aplicações (“timing”), aplicações preventivas (no floresci-mento da cultura) e com intervalos mais curtos en-tre si principalmente nas

cultivares de ciclo médio e tardio, controle quími-co através de fungicidas, uso das doses recomen-dadas e tecnologia de aplicação adequada.

Em função das lavou-ras já estarem instaladas em praticamente todo estado, a principal medi-da de controle e manejo da doença que deve ser adotada neste momento a fim de minimizar per-das no campo e garantir a produtividade é o con-trole químico por meio de fungicidas registrados para a cultura. “Neste, deve-se optar pela utili-zação de combinações de triazóis com estrobi-lurinas em todas as apli-cações no sentido de se alcançar melhor eficácia e performance de con-trole”, destaca o pesqui-sador.

Quatro focos de ferrugem da soja já foram detectados em Mato Grosso e um em Santa Catarina

Page 4: ARINOS - EDIÇÃO 938

04 WWW.GRUPOARINOS.COM.BR06 A 12 DE DEZEMBRO DE 2012

Acessibilidade é desafio para pessoas com deficiência em todo o país

Agência Brasil

A superintendente do IBDD lembra que, embora a fabricação de ônibus sem aces-sibilidade no país seja proibida desde 2008, há demora na reno-vação da frota e os equipamentos são su-butilizados. “Muitas ve-zes, falta a chave [para acionar a estrutura que garante a cadeirantes o acesso em ônibus]. Quando se tem a cha-ve, o equipamento está quebrado, ou o motoris-ta não sabe muito bem como usá-lo. Quando se consegue tudo isso,

o ônibus está cheio, e as pessoas não têm paciência de esperar que o cadeirante suba, porque já demorou de-mais para encontrar tudo.”

De acordo com Te-resa, essas “dificul-dades diárias” são encontradas em “pra-ticamente todos os meios de transporte”. Ela defende uma atu-ação mais efetiva do Estado, mas também uma mobilização mais intensa da sociedade, que precisa compreen-der que os direitos das pessoas com deficiên-cia não são “regalias”.

A estudante Vivia-ne Aleluia, de 25 anos, tem paralisia cerebral leve e diz que “colecio-na” relatos de desres-peitos a seus direitos na jornada diária nos transportes públicos. Em um dos episódios, Viviane não conseguiu sentar nos bancos re-servados a deficientes físicos, que já estavam ocupados, e acabou prendendo o pé no vão entre o vagão e a plata-forma em uma das es-tações de metrô no Rio de Janeiro.

“Como não tinha lu-gar e ninguém cedeu o seu, eu fiquei em pé ao

lado da porta. Em uma das estações, fui em-purrada pela multidão que tentava sair do va-gão, caí e minha perna esquerda ficou presa. Acabei com um hema-toma no local”, conta Viviane.

Para discutir o de-senvolvimento de polí-ticas públicas efetivas para esses brasileiros, começa hoje (3), em Brasília, a 3ª Conferên-cia Nacional dos Direi-tos da Pessoa com De-ficiência, que marca o o Dia Internacional das Pessoas com Deficiên-cia, instituído em 1992 pela Assembleia Geral

das Nações Unidas.O tema do evento,

que vai até quinta-feira (6), é Um Olhar Atra-vés da Convenção so-bre os Direitos da Pes-soa com Deficiência: Novas Perspectivas e Desafios. Cerca de 2 mil pessoas de todos os estados brasileiros deverão participar dos quatro dias de deba-tes sobre educação, esporte, trabalho, re-abilitação profissional, acessibilidade e saúde, entre outros temas.

Segundo a Secreta-ria de Direitos Huma-nos da Presidência da República, o governo

pretende apresentar na conferência um ba-lanço do Plano Viver sem Limites, lançado em novembro do ano passado. A iniciativa, que inclui ações nas áreas de acessibilida-de, educação, assis-tência social, trabalho e saúde, tem previstos investimentos de R$ 7,6 bilhões até 2014.

Dados do Instituto Brasileiro de Geogra-fia e Estatística (IBGE) indicam que 45,6 mi-lhões de pessoas têm algum tipo de deficiên-cia, o que corresponde a 23,91% da popula-ção brasileira.

Mercado Fitness cresce 52% em três anosCentral Mailing List

Com a chegada do verão o desejo de man-ter o corpo em forma agita um mercado que cresce a cada vez mais no país, o setor de es-porte e saúde. Entrar numa academia para malhar por saúde ou por estética é algo que os brasileiros vem ado-tando cada vez no dia a dia, as salas cheias apontam que o Brasil já é o segundo no mundo em número de acade-mias. Hoje o país conta

com 26.700 academias de ginásticas, dados referentes uma pes-quisa realizada pela Central Mailing List, empresa especialista em fornecer banco de dados.

Entre os meses de novembro a março a quantidade de matrí-culas e a presença dos alunos nas academias de ginástica costumam aumentar significativa-mente, o que desperta interesse dos empre-sários em investir no mercado fitness, um

O verão, a busca por um corpo em forma e melhoria na saúde impulsiona este segmentomercado que está cada vez mais aquecido, o crescimento fez do Brasil o segundo país do ranking mundial em números de academias, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e à frente de países como Itália, Coreia do Sul, Alemanha e Canadá.

Em três anos entre 2009 e 2011, a tercei-ra maior metrópole do mundo, aumentou o número para 2737 aca-demias, representando 29,88% no mercado fi-tness do país. Atrás de

São Paulo, vem Minas Gerais com 970, depois o Rio de Janeiro com 967, Rio Grande do Sul com 644 e Bahia com 570 academias em todo o estado.

O estudo mostra também, que a região norte é a que menos investe no setor, os es-tados como Acre, Ama-pá e Roraima represen-tam apenas 0,47% da estatística. Os estados que vem crescendo re-pentinamente são os estados do Paraná e Santa Catarina, onde

Presidente Nacional da OAB prestigia lançamento do Centro de Saúde do Advogado

Assesoria OAB

O novo Centro de Saúde do Advogado foi inaugurado nesta sexta-

-feira (30) pelo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA-MT), Leo-nardo Campos. O presi-dente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcanti, além do presidente da OAB-MT, Cláudio Stábile, também estiveram pre-sentes.

Além de todos os 12 mil advogados ativos no Estado de Mato Grosso, todos os familiares dire-tos deles e estagiários também poderão usufruir do Centro de Saúde que

oferecerá de 20 a 45% de desconto.

Na ocasião, Leonardo Campos ressaltou que o lançamento do Centro de Saúde pode ter sido o úl-timo grande ato da atual gestão, porém ressaltou que também poderá ser considerado o primeiro da próxima gestão, de-vido ao período de tran-sição da OAB, após o pleito para a presidência da instituição.

“Essa é praticamente nossa última ação como presidente da Caixa nes-se triênio, e acredito que pudemos avançar bas-tante em todos os senti-dos, porém isso não nos deixa acomodados pois ainda queremos fazer

mais pela nossa classe”, afirmou.

Leonardo reeleito no último pleito da OAB presidente da Caixa dos Advogados e lembrou que o Centro de Saúde já poderia ter sido inaugura-do anteriormente, porém não fez isso respeitando o período eleitoral.

Ophir Cavalcanti sa-lientou que pretende le-var os moldes do Centro de Saúde para todas as OABs a nível nacional.

“Sem dúvida vai ser uma referência para nós, podemos ver o cuidado com que foi feito este Centro”, disse.

EspecialidadesAlém do atendimento

odontológico, o Centro

de Saúde do Advogado disponibiliza profissio-nais nas áreas de pilates, estética, RPG, acupuntu-ra, psicologia, nutrição e shiatsu.

“O dia inteiro à frente do computador, leva mui-tos advogados a terem problemas na coluna, o que podemos corrigir

aqui com sessões de RPG”, explicou a fisiote-rapeuta Lilian Sant´Anna, professora de RPG e ‘shiatsu.

Nayara Gaspar Pres-tes é professora de pila-tes no local, que trabalha principalmente o alonga-mento da pessoa, melho-rando a flexibilidade e to-

nificações dos músculos.“O pilates é talvez hoje

a melhor atividade que existe para se combater o stress, portanto, depois de um dia intenso de tra-balho o Centro de Saúde do Advogado pode aju-dar aos operadores do Direito neste ponto”, fina-lizou.

o Paraná já conta com 1609 academias repre-sentando 6% do setor e Santa Catarina que possuí em todo o es-tado 1220 estabeleci-mentos totalizando 4% no mercado fitness do país.

O mercado brasilei-ro está contando com uma grande variedade de redes de academias, o que faz aquecer os estados do Rio de Ja-neiro e São Paulo, com esse crescimento, ou-tros estados já estão à vista dos empresários.

O aumento da pro-cura por academias gera competição no mercado de trabalho, o que faz gerar uma rápida expansão no se-tor, oferecendo assim, oportunidades para empresários de gran-des redes e também para empreendedores individuais e micro e pequenas empresas. Vele ressaltar que uma boa administração evi-ta causar uma quebra-deira geral, por falhas na gestão do empreen-dimento.

Page 5: ARINOS - EDIÇÃO 938

05WWW.GRUPOARINOS.COM.BR06 A 12 DE DEZEMBRO DE 2012

PF de Minas com parceria de agentes do MT realizam trabalho conjunto: 189 quilos de cocaína são encontrados

Redação

Há pouco mais de duas semanas a po-lícia de Mato Gros-so em parceria com a polícia de Minas Gerais deram início a mais um trabalho de investigação. No último sábado (01), a Polícia Federal de Uberaba/MG, e agentes da Polícia Militar de Mato Gros-so intensificaram os trabalhos e conse-

guiram prender dois rapazes.

A operação é coor-denada pela Polícia Federal de Uberaba/MG, com a ajuda de policiais do MT, os agentes realizaram uma fiscalização em uma fazenda em tor-no do município de Santa Rita do Trive-lato/MT, norte do Es-tado.

Na fazenda os po-liciais encontraram 189 kg de pasta base,

cocaína, seis carabi-nas, uma pistola e 70 munições. De acor-do com o delegado da Polícia Federal, a droga que pode ter saído da Bolívia e que seria distribuída no Brasil, o valor de cada tablete pode va-riar de R$ 10 a R$ 40 mil reais. “Eles aca-baram admitindo o cometimento do cri-me e apontaram a lo-calização da droga”, ressaltou Adriano

Junqueira, delegado da Polícia Federal.

A droga encon-trada tinha símbo-lo característico de uma pantera, usado pela quadrilha, ela foi enterrada dentro de tambores para despistar os poli-ciais. “Uma das pes-soas era o gerente da fazenda, o outro provavelmente o au-xiliar. Nos tambores foram encontrado as drogas devidamente enterradas no chão

a cerca de 20 a 30 centímetros do solo”, explicou Celso Henri-que, Coronel da Polí-cia Militar.

De acordo com o delegado da Polícia Federal de Sinop, a origem da droga ain-da é investigada, mas segundo ele, a pista de pouso na fazenda aumenta a suspeita de tráfico internacio-nal de entorpecentes.

Os detidos foram encaminhados para o presídio ferrugem de

Sinop/MT e as inves-tigações continuam.

Este é o segun-do carregamento de apreensão de dro-gas na região norte do Estado em menos de 60 dias. No mês de outubro um avião que decolou da Bolí-via, fez pouso força-do em uma fazenda no município de No-bres/MT, onde o pilo-to foi preso e 440 kg de drogas foi encon-trado. (Apoio Record Sinop e Só Noticías)

De acordo com o delegado da Polícia Federal, a droga que pode ter saído da Bolívia e que seria distribuída no Brasil, o valor de cada tablete pode variar de R$ 10 a R$ 40 mil reais

Caminhonete roubada em Lucas do Rio Verde é trocada por drogas na Bolívia

Cenário MT

A Caminhonete Hi-lux, prata, roubada no último sábado (01), em Lucas do Rio Verde já cruzou a fronteira e foi trocada por cinco quilos de cocaína. As informa-ções foram repassadas pelo delegado, Marcelo Torhacs.

Também foram pre-sos dois homens que teriam participado do roubo. Eles, que não tiveram as identidades reveladas, foram pre-sos pela Policia Rodo-viária Federal, próximo

à fronteira entre o mu-nicípio de Pontes e La-cerda-MT com o país vizinho, a Bolívia. Com a dupla foi apreendida uma pistola 9 milíme-tros.

“Através das inves-tigações conseguimos apurar que esses dois homens foram parti-cipantes do roubo em Lucas e levaram a ca-minhonete para Pon-tes e Lacerda e infeliz-mente passado para o lado boliviano e presos quando retornavam ao Brasil”, disse o delega-do.

A polícia acredita que pelo menos cinco pessoas tiveram en-volvimento no roubo. O delegado não descarta a possibilidade de pes-soas que residem no município ter dado su-porte aos ladrões.

A picape foi rouba-da na noite de sábado, quando três mulheres teriam parado em fren-te a uma unidade do Si-credi, no centro de Lu-cas do Rio Verde, para sacar dinheiro. Um ho-mem armado rendeu as vítimas e obrigou as mulheres a seguir até o

bairro Bandeirantes.Próximo à praça

do bairro, outros dois homens entraram no veiculo roubado e se-guiram sentindo ao município de Nova Mu-tum. A 15 km, pararam a Hilux e obrigaram as mulheres descer.

Enquanto dois ho-mens ficaram vigiando as vitimas, o outro se-guiu com o carro rouba-do sentido a fronteira. As vitimas foram libera-das somente as 03h00 da manhã de domingo e precisaram de carona para retornar a cidade.

As mulheres não sofre-ram violência física, so-mente emocional.

“Não se trata de um crime de sequestro. É um roubo majorado, crime esse gravíssimo, pois restringiu a liber-dade das vítimas”, fina-lizou o delegado.

Page 6: ARINOS - EDIÇÃO 938

EMPREGOS

SHOPPING CALHAS

Função: Serviços gerais.Contato: (65) 3308-5590ou levar o curriculum direta-mente na empresa na Rua-das Figueiras - Bairro Jose Aparecido Ribeiro, falar com Alex.

WWW.GRUPOARINOS.COM.BR06 A 12 DE DEZEMBRO DE 201206

SOLICITAMOS O COMPARECIMENTO DO Sr. NEILSON RODRIGUES DE FRANCA, PORTADOR CTPS N° 65440 SÉRIE 022 - MT, NO PRAZO DE 48 hs NA EMPRESA, UNIGEO GEOPROCESSAMENTO E CONSULT. LTDA, CNPJ: 07.439.122/0001-28, SITUADA AV. JOSÉ APARECIDO RIBEI-RO , Nº 739 S, SALA 01, SETOR COMERCIAL JAR, SOB PENA DE CON-TRATO SER EXTINTO POR JUSTA CAUSA, TENDO EM VISTA SER ABANDONO DE EMPREGO POR MAIS DE 30 DIAS, NOS TERMOS DO ARTIGO 482, LETRA I, DA CLT.

CLASSIFICADOS

ALCIDES ALVES DOS SANTOS, CPF 141.660.701-34, INSCRI-ÇÃO ESTADUAL 13.245.967-1, PROPRIETÁRIO DA FAZENDA BURITI ALEGRE, LOCALIZADO EM NOVA MUTUM – MT . CO-MUNICA O EXTRAVIO DO BLOCO FISCAL N° 26 AO 50 E DAS VIAS DA NF 65 - 66 E 90 DO BLOCO MODELO 1 A.

SOLICITAMOS O COMPARECIMENTO DO Sr. ALVICIR FER-NANDES PORTADOR CTPS N° 80478 SÉRIE 000028-PR, NO PRA-ZO DE 48 hs NA EMPRESA, MAURO CONCEIÇÃO FAION ME, CNPJ: 11.692.312/0001-20, SITUADA NA RUA PERIMETRAL DAS SAMAMBAIAS , Nº 1680 W, DESTRITO INDUSTRIAL, SOB PENA DE CONTRATO SER EXTINTO POR JUSTA CAUSA, TENDO EM VISTA SER ABANDONO DE EMPREGO POR MAIS DE 30 DIAS, NOS TERMOS DO ARTIGO 482, LETRA I, DA CLT.

RESTAURANTE ESPAÇO GURMET, CNPJ 12.571.489/0001.30, INSCRIÇÃO ESTADUAL 13.401.012-4, NO ENDEREÇO RUA DOS INGAZEIROS, 1461 N, JARDIM DAS ORQUIDEAS NOVA MU-TUM – MT. COMUNICA O EXTRAVIO DAS SEGUINTES NOTAS, 01 ATÉ 3.500 EM LOCAL INCERTO.

SOLICITAMOS O COMPARECIMENTO DO Sr. ANTONIO GO-MES DA SILVA, PORTADOR CTPS N° 00063329 SÉRIE 00017, NO PRAZO DE 48 hs NA EMPRESA, ALCIDES VIANA GON-ÇALVES ME, CNPJ: 07.861.130/0001-68, INSCRIÇÃO ESTADUAL 13.316.049-1, SITUADA NA RUA DAS GAMELEIRAS, Nº 2570 W, ARARA AZUL, SOB PENA DE CONTRATO SER EXTINTO POR JUSTA CAUSA, TENDO EM VISTA SER ABANDONO DE EMPRE-GO POR MAIS DE 30 DIAS, NOS TERMOS DO ARTIGO 482, LE-TRA I, DA CLT.

Page 7: ARINOS - EDIÇÃO 938

Horóscopo Áries (21/3 a 20/4)

Estimule ainda mais a vida social, pois contatos e parcerias interessantes poderão acontecer neste período, possibilitando bons negócios. Procure deixar bem claras suas propostas. Dessa forma você conseguirá atrair maior credibilidade. Utilize todo seu poder de comunicação nos próximos dias. Esse será o fator decisivo para seu sucesso.

Touro (21/4 a 20/5)Vai receber um grande impulso na vida afetiva. Saiba

receber as boas energias e não desperdice o momento. Com esse estímulo, os relacionamentos ficarão mais pra-zerosos e fortalecidos. Abra o coração para novas emo-ções, sem medo. Deixe de lado qualquer traço de timidez ou de recolhimento. Sua força será notada. Aproveite.

Gêmeos (21/5 a 20/6)Hora de investir com firmeza em uma melhor quali-

dade de vida. Vários assuntos estarão em evidência nos próximos dias, principalmente nas relações afetivos e no trabalho. O fortalecimento do laço de amor e do compa-nheirismo proporcionarão mudanças significativas em seu dia a dia. Momento certo para novas emoções e renovação.

Câncer (21/6 a 21/7)Aproveite esta fase de introspecção e recolhimento

para fazer uma profunda reflexão sobre a vida e seus va-lores. Isso não significa melancolia ou pessimismo. Con-tinue normalmente com suas atividades cotidianas, com-partilhando emoções. Evite qualquer tipo de conflito com familiares ou amigos. Reservese o direito de não se expor.

Leão (22/7 a 22/8)No trabalho, esta fase será bem produtiva. Várias

pessoas ao redor estão observando sua desenvoltura pro-fissional e poderão colaborar com seu sucesso. Mostre disponibilidade, presença de espírito e criatividade. Boas oportunidades estão chegando. Os relacionamentos de afeto e amizade também estarão plenamente ativados neste dias.

Virgem (23/8 a 22/9)Muitos de seus projetos encontram base sólida para

a concretização. Finalize esta etapa com dedicação, mini-mizando pendências. Se necessário, peça ajuda e conse-lhos de amigos ou familiares. Essa energia será benéfica e um importante veículo para a estabilidade e a harmonia. Para tudo, é fundamental uma boa dose de autoestima.

Libra ( 23/9 a 22/10)Evite ao máximo qualquer tipo de conflito. Deixe tudo

muito claro a sua volta e elimine as pendências cotidia-nas do modo mais prático possível. Não acumule tare-fas. Reserve um tempo para refletir e harmonizar seu interior. Busque ajuda através de amigos e parentes. Re-ceber apoio e carinho neste momento trará fortalecimento.Escorpião (23/10 a 21/11)

Não subestime sua capacidade de ação e transforma-ção. Momento importante para estabelecer novo padrão de vida, principalmente nos relacionamentos. O diálogo e a busca de um entendimento real e concreto serão funda-mentais para o futuro de sua vida afetiva. Saiba com cla-reza onde deseja chegar. Assim atrairá energias positivas.

Sagitário (22/11 a 21/12)

Capricórnio (22/12 a 20/1)

Aquário (21/1 a 19/2)

Peixes (20/2 a 20/3)

Mantenha uma vida sadia, com períodos regulares de descanso e lazer. Não descuide da boa alimentação e de exercícios físicos condicionados. Afaste-se de pessoas pessimistas ou mal-humoradas. Não entre nessa energia. No trabalho, momento ideal para liquidar pendências. Es-tabeleça metas claras e siga em frente com determinação.

Estabelecer harmonia e estabilidade na vida afetiva será necessário neste período. Quanto mais honestos fo-rem seus sentimentos, maior será a receptividade de seu par. Na relação amorosa, com diálogo franco e carinhoso, ficará mais fácil produzir resultados positivos. No trabalho é importante usar a criatividade e o poder de observação.

Você possui uma personalidade carismática e cativan-te. Use essa energia para gerar um ambiente harmonioso no cotidiano, pois o momento é favorável para renovar importantes laços de afeto e amizade. No trabalho, um im-portante acordo poderá ser fechado proporcionando bons lucros para você. Preste atenção nas boas oportunidades.

Na carreira e no trabalho haverá mudanças. Abrace causas e coloque-se numa posição receptiva aos novos desafios profissionais. Confie em seu poder de realização e valorize todas as iniciativas. Quanto mais energia positi-va gerar, mais fácil será o desdobramento de importantes questões pessoais. Não desanime nunca. Aja com coragem.

WWW.GRUPOARINOS.COM.BR06 A 12 DE DEZEMBRO DE 2012 07

Eleitas novas diretorias da Acenm e CDL

Agência Folk

Foram eleitas na última sexta-feira (30) as novas diretorias da Associação Comercial e Empresarial de Nova Mutum (Acenm) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Mu-tum (CDL) para o biê-nio 2013/14. Com 96% de aprovação na urna, as duas chapas con-sensuais – uma para cada entidade – fo-ram encabeçadas pe-los atuais presidentes, Carlos Alexandre Saito (Acenm) e Rodrigo Ri-goni (CDL).

Segundo Rigoni, a Acenm/CDL ainda está trabalhando no plane-jamento para os pró-ximos dois anos, mas o empresário adianda que os serviços e even-tos serão ampliados e novas ações imple-mentadas, como o “Dia D de Pagamento de Contas”, para que con-sumidores negociem suas dívidas e assim a inadimplência na cida-de seja reduzida. “Na última gestão nossa meta era a organização das finanças das insti-tuições. Nossa próxima meta é a reforma da

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2012

BANCO 15

COPA

NATALINOESCADARIA

TELCVBRNCADE

FATIAARENUPASSAGAFESA

VIRLCRIMFATAISERIEOO

VINTEEUMP

TINSETOMOUSELAR

Colocar si-nal tônico

numapalavra

(?) qual:exatamen-

te igual

Peça queidentifica o

veículo

Data co-memoradacom bolo

Ordem dosAdvogadosdo Brasil(sigla)

É com-posta por

muitosdegraus

Local ondese realizao velório

De + as

Ondeestá?(bras.pop.)

Vogais de"zebra"

Unidadede medida

agrária

Comogosta deviver o

naturista

Tipo deuva seca

Artigodefinidofemininosingular

Tipo deisolantetérmico

Seguido-res de uma

religião

Mortais;letais

Letra quenão

precede o"P"

Alimentopreferidodo urso

Basta;chega

(interj.)

Serve paramover o

cursor natela do PC

Animalcomo amosca

Nelecomeça aeducação

Relativo a25 de

dezembro

Violênciafísica ou

moralcontraalguém

Ratas;fiascos

Dirigir-separa cá

(?) John-son, atorDia domês deabril emque Tira-dentes foiexecutado

Sílaba de"crise"

Os (?): a tua família

Telefone(abrev.)

Divisão deuma pizza C A D E

4/teus. 5/gafes — mouse. 6/isopor. 9/escadaria.

Os presidentes Carlos Alexandre Saito (Acenm) e Rodrigo Rigoni (CDL) seguirão à frente das entidades até dezembro de 2014

estrutura física que há mais de cinco anos so-fre com alguns proble-mas de manutenção”, acrescenta Rigoni.

Saito adiantou que as entidades intensi-ficarão a defesa dos interesses da classe empresarial e citou como exemplo as rei-vindicações políticas junto à Sefaz-MT e ou-tros órgãos, também por intermédio das fe-derações estaduais da classe empresarial (Fa-cmat e FCDL). “Gerar valor para o associado é nosso objetivo cons-tante”, sintetiza.

Page 8: ARINOS - EDIÇÃO 938

C l i c kNo último sábado o parque de exposição de Nova Mutum recebeu várias pessoas para a festa “Funknejo”. Alegria que não acabava mais, ao som do funknejo.Fotos : Elton