arcadismo ou neoclacissismo ou setecentismo brasileiro (1768 1808

10
ARCADISMO OU NEOCLACISSISMO OU SETECENTISMO BRASILEIRO (1768-1808)

Upload: chrys-novaes

Post on 15-Apr-2017

408 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Arcadismo ou neoclacissismo ou setecentismo brasileiro (1768 1808

ARCADISMO OU NEOCLACISSISMO OU SETECENTISMO BRASILEIRO (1768-1808)

Page 2: Arcadismo ou neoclacissismo ou setecentismo brasileiro (1768 1808

Nasce com o repudio aos exageros Barroco e na busca do simples e do natural. O Setecentismo nasce sob influencia do paganismo; enquanto que no Barroco, estilo antecessor habitavam temáticas religiosas e monárquicas.

Page 3: Arcadismo ou neoclacissismo ou setecentismo brasileiro (1768 1808

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO ARCADISMO

• 1) OPOSIÇÃO AO BARROCO – Proposta de linguagem simples, de frases na ordem direta e de palavreado de uso popular, ou seja, o contrário das pregações do seiscentismo.

2) VERSOS BRANCOS – Ao contrário do Barroco, o poeta árcade pode usar o verso branco (sem rima), numa atitude que simboliza liberdade na criação. No Brasil, Basílio da Gama foi o mais ousado: compôs o livro O Uraguai (poema épico) sem fazer uso da rima.

3) A POESIA COMO IMITAÇÃO DA NATUREZA – Os árcades copiavam os modelos clássicos antigos ou renascentistas, numa flagrante falta de originalidade. O poeta buscava, na natureza, os modelos de beleza, bondade e perfeição. Falta, pois, ao árcade a capacidade de inventar, comum nos poetas do Barroco, do Romantismo, do Simbolismo e do Modernismo.

Page 4: Arcadismo ou neoclacissismo ou setecentismo brasileiro (1768 1808

Características estilísticas do Arcadismo

• a) OPOSIÇÃO AO BARROCO – Proposta de linguagem simples, de frases na ordem direta e de palavreado de uso popular, ou seja, o contrário das pregações do seiscentismo.

• b) VERSOS BRANCOS – Ao contrário do Barroco, o poeta árcade pode usar o verso branco (sem rima), numa atitude que simboliza liberdade na criação. No Brasil, Basílio da Gama foi o mais ousado: compôs o livro O Uraguai (poema épico) sem fazer uso da rima.

• c) A POESIA COMO IMITAÇÃO DA NATUREZA – Os árcades copiavam os modelos clássicos antigos ou renascentistas, numa flagrante falta de originalidade. O poeta buscava, na natureza, os modelos de beleza, bondade e perfeição. Falta, pois, ao árcade a capacidade de inventar, comum nos poetas do Barroco, do Romantismo, do Simbolismo e do Modernismo.

• d) COMPROMISSO COM A BELEZA, O BEM, A PERFEIÇÃO – Compromisso com a poesia descritiva e objetiva. Nesse aspecto, a poesia árcade faz lembrar a época parnasiana. Há mais preocupação com situações do que com emoções.

Page 5: Arcadismo ou neoclacissismo ou setecentismo brasileiro (1768 1808

e) PASTORALISMO – O poeta do Arcadismo imagina-se, na hora de produzir poemas, um “pastor de ovelhas”. É de supor que um pastor não disponha de linguagem sofisticada. Daí a idéia de simplicidade no escrever. O próprio tema da poesia converge para assuntos bucólicos, amorosos, com riachos, campinas, fontes, rebanho, ovelhas, cajado. A própria condição de amar e ser feliz é condicionada à convivência campestre.f) USO DE PSEUDÔNIMOS – O poeta árcade adota nome falso porque se considera um “pastor de ovelhas”. É como se o escritor tivesse duas identidades: uma real, outra especial, usada apenas para compor poesias. Tomás Antônio Gonzaga, o nosso maior poeta árcade, era advogado e político na vida real. Na momento de compor poemas, transformava-se em Dirceu, um simples (às vezes nem tanto) pastor de ovelhas.g) PRESENÇA DE MUSAS – Diz-se que a condição precípua para ser poeta, no Arcadismo, era estar apaixonado. Exageros à parte, a maioria dos poetas árcades brasileiros notabilizaram-se fazendo poesias líricas para suas amadas. Alguns comedidos (caso de Gonzaga que se inspirava em uma só mulher: Marília), outros mais ousados (caso de Cláudio Manuel da Costa que fazia poemas para Nise e Eulina), a verdade é que poucos se aventuraram à lavra pura e simples da poesia dissociada da figura feminina.

Page 6: Arcadismo ou neoclacissismo ou setecentismo brasileiro (1768 1808

AUTORES E OBRAS DE NOSSO ARCADISMOCLÁUDIO MANUEL DA COSTA (1729-1789)• Nome Árcade: Glauceste Satúrnio• Poema Épico: "Vila Rica" (1837), o poema narra,

desde a fundação, a história de Vila Rica, atual Ouro Preto e exalta os bandeirantes.

• Poesia (musa-pastora Nise): "Obras Poéticas" (1768), considerada como a primeira obra árcade brasileira. Compõem-se de sonetos perfeitos na forma e na linguagem, porém, sem profundidade em relação ao conteúdo.

Page 7: Arcadismo ou neoclacissismo ou setecentismo brasileiro (1768 1808

• JOSÉ [BASÍLIO DA GAMA] (1741-1795)

Nome Árcade: Termindo SipílioPoema Épico: "O Uraguai" (1769); a obra mais importante de Basílio, narra a luta dos índios de Sete Povos da Missão (no Uruguai) instigados pelos jesuítas, contra as tropas portuguesas auxiliadas pelos espanhóis. O trecho mais conhecido é o que descreve a morte de Lindoia, a índia que se deixa picar por uma serpente, como prova de fidelidade e amor ao índio Cacambo, assassinado pelos inimigos.No aspecto formal, Basílio quebra a estrutura camoniana compondo a obra em versos decassílabos brancos, sem rima, não é dividido em estrofes e consta de apenas cinco cantos. Mas apresenta à divisão tradicional das epopeias: proposição, invocação, dedicatória, narrativa e epílogo, embora inicie o poema pela narração.

Page 8: Arcadismo ou neoclacissismo ou setecentismo brasileiro (1768 1808

• Vejamos um soneto Árcade tradicional, escrito por Cláudio Manuel da Costa:

• XVII

Torno a ver-vos, ó montes; o destinoAqui me torna a pôr nestes oiteiros;Onde um tempo os gabões deixei grosseirosPelo traje da Côrte rico, e fino.

Aqui estou entre Almendro, entre Corino,Os meus fiéis, meus doces companheiros,Vendo correr os míseros vaqueirosAtrás de seu cansado desatino.

Se o bem desta choupana pode tanto,Que chega a ter mais preço, e mais valia,Que da cidade o lisonjeiro encanto;

Aqui descanse a louca fantasia;E o que té agora se tornava em pranto,Se converta em afetos de alegria.

Page 9: Arcadismo ou neoclacissismo ou setecentismo brasileiro (1768 1808

Um soneto de Bocage:

A frouxidão no amor é uma ofensa, Ofensa que se eleva a grau supremo;Paixão requer paixão, fervor e extremo;Com extremo e fervor se recompensa.

Vê qual sou eu, vê qual és tu, vê que diferença!Eu descoro, eu praguejo, eu ardo, eu gemo;Eu choro, eu desespero, eu clamo, eu tremo;Em sombras a razão se me condensa.

Tu só tens gratidão, só tens brandura,E antes que um coração puco amorosoQuisera ver-te uma alma ingrata e dura.

Talvez me enfadaria aspecto iroso,Mas de teu peito a lânguida ternuraTem-me cativo e não me faz ditoso.

Page 10: Arcadismo ou neoclacissismo ou setecentismo brasileiro (1768 1808

Responda com 1- arcadismo ou 2-Barroco

1 O escultor Antônio Francisco Lisboa, também conhecido como Aleijadinho.2 A Inconfidência Mineira.3 O poeta Gregório de Matos Guerra, também conhecido como 'Boca do Inferno'.4 Pastoralismo, Bucolismo e Nativismo são características do movimento.5 A ideia do Carpe Diem, isto é, aproveitar a vida e o momento presente.6 A musa Marília, inspiradora dos versos do pastor Dirceu.7 Padre Antônio Vieira, famoso pelos seus sermões em estilo conceptista.8 Jogo de ideias, rebuscamento e assimetria.9 Influência do pensamento Iluminista.10 Poemas satíricos sobre as autoridades civis e religiosas de Salvador.11 Movimento também conhecido como Neoclassicismo.12 Na poesia religiosa, o poeta sente-se culpado pelos pecados cometidos e ajoelha diante de Deus para pedir perdão.13 Mito do Sebastianismo, isto é, o retorno do Rei de Portugal D. Sebastião.14 Fundação da Arcádia Ultramarina por um grupo de poetas e intelectuais.15 Metáfora, Antítese e Hipérbole são figuras de linguagem características do período.16 "Prosopopeia", de Bento Figueiredo é considerado o primeiro poema do movimento.17 Caramuru, poema épico em que ocorre a morte da índia Moema.