arcadismo

8
ARCADISMO PORTUGUÊS Disciplina: Português Alunos: Fernando, Luana e Andrieli Professora: Liane Kuhn Turma: 202

Upload: fernando-augusto

Post on 01-Jul-2015

247 views

Category:

Education


2 download

DESCRIPTION

Trabalho sobre o Arcadismo

TRANSCRIPT

Page 1: Arcadismo

ARCADISMOPORTUGUÊS

Disciplina: PortuguêsAlunos: Fernando,

Luana e AndrieliProfessora: Liane Kuhn

Turma: 202

Page 2: Arcadismo

ArcadismoO Arcadismo, Setecentismo ou Neoclassicismo é o período que

caracteriza principalmente a segunda metade do século XVIII. O nome"arcadismo" é uma referência à Arcádia, região campestre doPeloponeso, na Grécia antiga, tida como ideal de inspiração poética.Segundo a lenda, a Arcádia era dominada pelo deus Pã e habitada porpastores que, vivendo de modo simples e espontâneo, se divertiamcantando, fazendo disputas poéticas e celebrando o amor e o prazer.

Em Portugal, o arcadismo estende-se de 1756, ano da fundação daArcádia Lusitana, até 1825, data da publicação do poema “Camões”, deAlmeida Garrett, considerado o marco inicial do Romantismo português.

Os poetas desta escola literária escreviam sobre as belezas docampo, a tranquilidade proporcionada pela natureza e a contemplação davida simples. Portanto, desprezam a vida nos grandes centros urbanos etoda a vida agitada e problemas que as pessoas levavam nestes locais. Ospoetas arcadistas chegavam a usar pseudônimos (apelidos) de pastoreslatinos ou gregos.

A Arcádia era uma academia literária que reunia os escritores coma finalidade de combater o Barroco.

Page 3: Arcadismo

O novo modo de analisar a cientificidade e a racionalidade daépoca árcade fugia das convenções artísticas da época, já que osescritores retomam as características clássicas, como: bucolismo (buscade uma vida simples, pastoril), exaltação da natureza (refúgio poético, emoposição à vida urbana), pacificidade amorosa (relacionamentostranquilos), a mitologia pagã, clareza na escrita com utilização deperíodos curtos e versos sem rima. Os poetas árcades sãofrequentemente citados como fingidores poéticos, pois escrevem sobretemas que não correspondem com a realidade do período histórico.

O Iluminismo é determinado pela revolução intelectualocasionada por volta dos séculos XVII e XVIII, o qual trazia como lema:liberdade, igualdade e fraternidade, o que influenciou os pensamentosartísticos da época na Europa, e principalmente a Revolução Francesa, aindependência das colônias inglesas da América Anglo-Saxônica.

Justifica falar-se em "fingimento poético" no arcadismo, uma vezque esses autores viviam nos centros urbanos e, burgueses que eram, alimantinham os seus interesses econômicos.

Page 4: Arcadismo

Momento Histórico

Os primeiros sintomas da nova maneira de pensar já no reinadode D. João V, com a fundação da Academia Real de história (1720), quedaria caráter mais científico ao conhecimento histórico, e com o apoiodado a uma proposta de modernização do ensino superior segundo asideias iluministas.

Em 1748, Montesquieu publica O espírito das leis, obra na qualpropõe a divisão do governo em três poderes ( Executivo, Legislativo eJudiciário). Voltaire, como Montesquieu, defende uma monarquiaesclarecida. Em 1851, dirigido por Diderot e D'Alembert, aparece oDiscours préliminaires de l'encyclopédie, cultuando a razão, o progresso eas ciências. Importante papel desempenhou Jean-JacquesRousseau, defensor de uma governo burguês e do ideal de “ o homemnasce bom, a sociedade é que o corrompe"; portanto, o homem deveriavoltar-se para o refúgio da natureza pura. É dentro desse quadro que sedesenvolve o Iluminismo europeu, transformando o século XVIII noSéculo das Luzes, que resulta no despotismo esclarecido, governo fortedando segurança ao capitalismo mercantil da burguesia e preparandoterreno para a Revolução Francesa

Page 5: Arcadismo

Principais CaracterísticasO arcadismo constitui-se numa forma de literatura

mais simples, opondo-se aos exageros e rebuscamentos doBarroco, expresso pela expressão latina "inutilia truncat"("cortar o inútil"). Os temas também são simples e comunsaos seres humanos, como o amor, a morte, o casamento, asolidão.

Os autores retornam aos modelos clássicos daAntiguidade greco-latina e aos renascentistas. Eram em partecontra a Arte pois acreditavam que era uma copia danatureza.

Quanto à forma, usavam muitas vezes sonetos comversos decassílabos, rima optativa e a tradição da poesiaépica.

Page 6: Arcadismo

• Características

• Valorização da vida no campo (Bucolismo)

• Crítica a vida nos centros urbanos

• Objetividade

• Idealização da mulher amada

• Inutilia truncat (Cortar o inútil)

• Locus amoenus (Lugar agradável)

• Convencionalismo amoroso

• Linguagem simples

• Uso de pseudônimos com frequência

• Pastoralismo

• Fugere urbem (Fuga da cidade)

Page 7: Arcadismo

Principais autores e suasPrincipais Obras

• Bocage (1765-1805)Manuel Maria de Barbosa l'Hedois du Bocage foi um

poeta português e, possivelmente, o maior representantedo arcadismo lusitano. Na poesia lírica de Bocage, a influencia doArcadismo limita-se a aspectos mais formais, pois do ponto de vistatemático, o poeta foi um pré-romântico.

“ Razão, de que me serve o teu socorro?Mandas-me amar, eu ardo, eu amo;Dizes-me que sossegue, eu penso, eu morro.”

Page 8: Arcadismo

Principais autores e suasPrincipais Obras

• Cruz e Silva(1731-1799)

António Dinis da Cruz e Silva foi um fiel seguidor dos

princípios estéticos preconizados peloneoclassicismo, nomeadamente o francês, e só em rarosmomentos libertou a sua poesia dos convencionalismosarcádicos.

“Musa, tu que nas margens aprazíveisQue o Sena borda d’ árvores viçosasDo famoso Boelóa fértil mente 5Inflamaste benigna, tu me inflama,Tu me lembrao motivo, tu as causas,Por que a tanto furor, a tanta raiva. “

Ilustração de "O Hissope“, obra mais conhecida de Cruz e Silva.