aquecimento global e o nÍvel do mar · aquecimento global e o nÍvel do mar mostrar o impacto do...

2
AQUECIMENTO GLOBAL E O NÍVEL DO MAR Mostrar o impacto do degelo no nível das águas costeiras. Quais os efeitos do aquecimento global na subida do nível das águas costeiras? MATERIAL (por grupo): - 2 sacos de plástico (ou gelo já feito); - 1 bacia com água (ou um garrafão de água improvisado com uma abertura feita num dos lados – ver fotografias da página seguinte); - 1 tira papel com escala em centímetros (cm) ou 1 régua; - 1 pedra alta o suficiente para colocar o pedaço de gelo mesmo na superfície da água. DIFICULDADE Fácil TEMPO Curto PROCEDIMENTO (Esta atividade contém duas experiências) Preparação prévia Encher os sacos de plástico com água e colocar no congelador até formar blocos grandes de gelo. Na aula Divida a turma em grupos. Cada grupo ou grupos diferentes executam as duas experiências que se seguem. PARTE A: Experiência representando o Pólo Norte 1. Encher uma bacia/ garrafão com água até mais ou menos a meio e fixar a tira com a escala ou a régua do lado exterior. Marcar o nível da água. Registar este valor inicial numa tabela (nível da água sem gelo = nível a-A). 2. Abrir o saco de plástico e remover o pedaço de gelo. Este vai representar um iceberg.

Upload: others

Post on 08-Aug-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: AQUECIMENTO GLOBAL E O NÍVEL DO MAR · AQUECIMENTO GLOBAL E O NÍVEL DO MAR Mostrar o impacto do degelo no nível das águas costeiras. !! Quais os efeitos do aquecimento global

 

AQUECIMENTO GLOBAL E O NÍVEL DO MAR Mostrar o impacto do degelo no nível das águas costeiras.  

 Quais os efeitos do aquecimento global na subida do nível das águas costeiras? MATERIAL (por grupo): - 2 sacos de plástico (ou gelo já feito); - 1 bacia com água (ou um garrafão de água improvisado com uma

abertura feita num dos lados – ver fotografias da página seguinte); - 1 tira papel com escala em centímetros (cm) ou 1 régua; - 1 pedra alta o suficiente para colocar o pedaço de gelo mesmo na superfície da água.

DIFICULDADE Fácil

TEMPO Curto  

PROCEDIMENTO (Esta atividade contém duas experiências) Preparação prévia Encher os sacos de plástico com água e colocar no congelador até formar blocos grandes de gelo. Na aula Divida a turma em grupos. Cada grupo ou grupos diferentes executam as duas experiências que se seguem. PARTE A: Experiência representando o Pólo Norte 1. Encher uma bacia/ garrafão com água até mais ou menos a meio e fixar a tira com a escala ou a régua do lado exterior. Marcar o nível da água. Registar este valor inicial numa tabela (nível da água sem gelo = nível a-A).

2. Abrir o saco de plástico e remover o pedaço de gelo. Este vai representar um iceberg.

Page 2: AQUECIMENTO GLOBAL E O NÍVEL DO MAR · AQUECIMENTO GLOBAL E O NÍVEL DO MAR Mostrar o impacto do degelo no nível das águas costeiras. !! Quais os efeitos do aquecimento global

 

3. De seguida, colocar o icebergue dentro da água e registar o nível da água (este valor será equivalente ao nível da água do mar que, habitualmente, é considerado 0 m/cm sendo a partir deste valor que se mede a altura, por exemplo, das montanhas e a profundidade do mar = nível b-A). Deixar a bacia num local quente e observar enquanto o icebergue derrete. Se possível colocar um candeeiro a incidir sobre o iceberg. 4. Registar o nível da água de 10 em 10 minutos até o gelo derreter por completo (nível c). Nota: o tempo de descongelação vai depender do tamanho do icebergue e do local em que a experiência decorre. PARTE B: Experiência representando o Pólo Sul 1. Encher uma bacia/ garrafão com água até meio, colocar uma pedra dentro que fique submersa mas próxima da tona da água e fazer o primeiro registo do nível da água neste momento (nível a-B). 2. Colocar o iceberg em cima da pedra de modo a que este fique à tona da água. Registar novamente o nível da água (nível b). 3. Colocar a bacia/garrafão num local quente ou com um candeeiro por cima (mesmas condições que na experiência A) e voltar a registar o nível da água no mesmo intervalo de tempo que na experiência anterior (10 em 10 minutos – nível c-B), até que o bloco descongele completamente.

4. Para registar e comparar os dados, desenhar uma tabela com os dados das duas experiências como no exemplo a seguir:

Tempo Nível da água (cm)

PARTE A Tempo

Nível da água (cm) PARTE B

Nível a-A Nível a-B Nível b-A Nível b-B Nível c1-A (10 min) Nível c1-B (10 min) Nível c2-A (20 min) Nível c2-B (20 min) Nível c3-A (30 min) Nível c3-B (30 min)

PARTE A PARTE B

(Em cima: fotografias tiradas durante as sessões de formação na Cidade da Praia (Setembro 2016))