após a leitura a bruxinha...

2
Após a leitura Uma escola de bruxas é uma ideia muito instigante para qualquer criança. Proponha que transformem a sala de aula, por algumas horas, numa escola assim. Entre as atividades, proponha uma oficina para transformar sucata em objetos mágicos. Cada criança deve imaginar e depois contar aos colegas como funciona e qual o poder de seu objeto. Outra sugestão é fazer um concurso de desenhos bem “bruxescos” ou criar um código de bruxas, com “letras” inventadas. Também seria divertido fazer uma atividade na cozinha, preparando uma poção mágica! Os mais velhos gostarão de criar códigos e desafiar os colegas a decifrá-los. Organize a classe em grupos e peça que escrevam um trecho do livro em código. Depois, um grupo desafia o outro. Ampliando a leitura Aproveite a cartinha que há no livro e proponha que escrevam uma, dando instruções para que um colega descubra, por exemplo, onde está um objeto previamente escondido. Se as crianças ainda não escrevem, escreva com elas uma carta coletiva ou sugira que desenhem as instruções. Muitos, provavelmente, conhecem o famoso personagem Harry Potter, que também frequentava a escola para bruxos. Que tal rever um de seus filmes e comentar as diferenças entre este bruxo e a bruxinha da história? Indicações de leitura da mesma autora A bruxinha curiosa. São Paulo: Brinque-Book, 2009. O aniversário de Nita. São Paulo: Brinque-Book, 2009. * Para mais informações sobre os Temas Transversais propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério da Educação e Cultura, acesse: www.portal.mec.gov.br. ** A Meta do Milênio 2 tem como objetivo atingir o ensino básico universal, ou seja, o ensino de qualidade para todos e, assim, permitir a formação de adultos alfabetizados e capazes de contribuir para a sociedade como cidadãos e profissionais. Para mais informações sobre as Metas do Milênio, acesse: www.pnud.org.br . Fazendo histórias, estreitando laços Rua Mourato Coelho, 1215, Vila Madalena CEP: 05417-012 – São Paulo – SP – Brasil Tel./Fax: (11) 3032-6436 www.brinquebook.com.br – [email protected] Distribuidor 8 METAS DO MILÊNIO Pelo Desenvolvimento Sustentável Texto e ilustrações: Lieve Baeten Tradução: José Feres Sabino Temas: Aprendizado, convivência social, comportamento, amadurecimento, fantasia Temas transversais: Trabalho e consumo* Recomendado a alunos da Educação Infantil (leitura compartilhada) ao 5 o ano (4 a 10 anos) A bruxinha inteligente

Upload: others

Post on 25-Jul-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Após a leitura A bruxinha inteligentemedia.brinquebook.com.br/blfa_files/Bruxinha_Inteligente.pdfsó serviria mesmo quando a bruxinha provasse que estava pronta para entender. Motivação

Após a leituraUma escola de bruxas é uma ideia muito instigante para qualquer criança. Proponha que transformem a sala de aula, por algumas horas, numa escola assim. Entre as atividades, proponha uma oficina para transformar sucata em objetos mágicos. Cada criança deve imaginar e depois contar aos colegas como funciona e qual o poder de seu objeto. Outra sugestão é fazer um concurso de desenhos bem “bruxescos” ou criar um código de bruxas, com “letras” inventadas. Também seria divertido fazer uma atividade na cozinha, preparando uma poção mágica!

Os mais velhos gostarão de criar códigos e desafiar os colegas a decifrá-los. Organize a classe em grupos e peça que escrevam um trecho do livro em código. Depois, um grupo desafia o outro.

Ampliando a leituraAproveite a cartinha que há no livro e proponha que escrevam uma, dando instruções para que um colega descubra, por exemplo, onde está um objeto previamente escondido. Se as crianças ainda não escrevem, escreva com elas uma carta coletiva ou sugira que desenhem as instruções. Muitos, provavelmente, conhecem o famoso personagem Harry Potter, que também frequentava a escola para bruxos. Que tal rever um de seus filmes e comentar as diferenças entre este bruxo e a bruxinha da história?

Indicações de leitura

da mesma autoraA bruxinha curiosa. São Paulo: Brinque-Book, 2009.

O aniversário de Nita. São Paulo: Brinque-Book, 2009.

* Para mais informações sobre os Temas Transversais propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério da Educação e Cultura, acesse: www.portal.mec.gov.br.

** A Meta do Milênio 2 tem como objetivo atingir o ensino básico universal, ou seja, o ensino de qualidade para todos e, assim, permitir a formação de adultos alfabetizados e capazes de contribuir para a sociedade como cidadãos e profissionais. Para mais informações sobre as Metas do Milênio, acesse: www.pnud.org.br .

Fazendo histórias, estreitando laços

Rua Mourato Coelho, 1215, Vila MadalenaCEP: 05417-012 – São Paulo – SP – Brasil

Tel./Fax: (11) 3032-6436www.brinquebook.com.br – [email protected]

Distribuidor

8 METAS DO MILÊNIOPelo Desenvolvimento Sustentável

Texto e ilustrações: Lieve Baeten

Tradução: José Feres Sabino

Temas: Aprendizado, convivência social, comportamento, amadurecimento, fantasia

Temas transversais: Trabalho e consumo*

Recomendado a alunos da Educação Infantil (leitura compartilhada) ao 5o ano (4 a 10 anos)

A bruxinha inteligente

Page 2: Após a leitura A bruxinha inteligentemedia.brinquebook.com.br/blfa_files/Bruxinha_Inteligente.pdfsó serviria mesmo quando a bruxinha provasse que estava pronta para entender. Motivação

“Bugiganga de bruxa, abracadabra. Mala pequena, abra!” Mas a mala era teimosa e não abria. Nita era uma bruxinha bem esperta, mas dessa vez não conseguia acertar o feitiço. Como abrir aquela mala? Seria uma mala só para bruxas grandes? E o que haveria ali dentro? Algo muito especial, que só serviria mesmo quando a bruxinha provasse que estava pronta para entender.

Motivação para a leituraLeia com os alunos o título e o nome da autora do livro (um nome alemão). Este é o terceiro livro dela sobre a bruxinha Nita. Pergunte às crianças se já leram algum deles. Se for o caso, peça para lembrarem o que leram.

Se não, pergunte se conhecem alguma história de bruxa e deixe que contem alguma coisa que sabem sobre bruxas. Como elas são? O que costumam fazer? São sempre malvadas? Observem a ilustração da capa: o que a bruxinha tem em comum com as outras que conhecem? O chapéu? A vassoura? Gato e corvo também são animais que costumam acompanhar as bruxas. O que a bruxinha está fazendo? Ensinando o quê? Vamos fazer essa conta dos cogumelos? Aos mais velhos, pergunte o que, na opinião deles, faria de uma bruxa comum uma bruxa inteligente.

Abrindo o livro2a capa e p.1 - Observem atentamente a ilustração. Que país estranho, não? O que serão esses prédios? As crianças poderão identificá-los no correr da leitura.

p.4 - peça que os alunos interpretem os quadrinhos antes de ler o texto escrito. Pergunte se as atividades do acordar da bruxinha são parecidas com as deles. Um detalhe interessante é que ela usa luvas de banho para se lavar, o que é um costume generalizado na Europa, onde a água custa caro e o costume do banho de chuveiro diário não é igual ao nosso. Depois, leiam o texto e aproveitem para fazer outras continhas: um gato mais um gato, dois peixes mais dois peixes etc.

p.5 - O que haverá na mala? É hora de levantar hipóteses.

pp.6-7 - Agora será divertido descobrir tudo aquilo que estava fechado e se abriu com as palavras mágicas!

pp.10-11 - O livro também brinca com o abre e fecha de algumas ilustrações. Avise os alunos que essas páginas devem ser abertas apenas quando a bruxinha disser a fórmula mágica. Peça para os alunos dizerem o que abriu e para nomearem os objetos que apareceram.Talvez eles não conheçam, por exemplo, os instrumentos médicos, como seringa e estetoscópio.

pp.12-13 - Agora as crianças já conseguem identificar os prédios que apareciam na primeira página.

pp.14-15 - Antes de revelar o que a meia página esconde, pergunte aos alunos o que será que vai se abrir. Desafie- -os a tentar adivinhar o que vai aparecer.

p.18 - Nita “matutou e matutou”. Será que as crianças conhecem essa palavra? Proponha que “matutem” um pouco e deem sugestões para solucionar o problema da bruxinha.

pp.20-21 - Oba! A mala vai abrir! O que haverá dentro dela?

pp.22-23 - Uma carta com instruções. Mas será que Nita já não fez tudo aquilo?

pp.24-25 - Nita estava pronta para começar a escola de bruxas. O que será que se aprende numa escola como essa? Que aula parece que as bruxas estão tendo? Observem os detalhes da escola: os desenhos no varal, as letras sob a lousa. Algumas letras são conhecidas, mas outras são bem diferentes, não é mesmo? E por que será que há ervas secando na sala de aula? Para fazer algum feitiço?

p.26 - E Nita pôde enfim pendurar sua malinha no cabideiro. Ops! O que mais as bruxas penduram lá?

A bruxinha inteligente