apropriação de créditos na aquisição de bens do ativo imobilizado. pis/cofins/icms (sÃo paulo)

19
APROPRIAÇÃO DE CRÉDITOS NA AQUISIÇÃO DE BENS DO ATIVO IMOBILIZADO. ALEXANDRE PANTOJA Advogado Especialização em Direito Tributário. Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo Especialização em Direito Tributário. Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. GV law PIS/COFINS/ICMS (SÃO PAULO)

Upload: alexandre-pantoja

Post on 23-Jun-2015

1.419 views

Category:

Law


0 download

DESCRIPTION

ATIVO IMOBILIZADO. CREDITAMENTO. Apropriação de Créditos na Aquisição de Bens do Ativo imobilizado. PIS/COFINS/ICMS (SÃO PAULO)

TRANSCRIPT

Page 1: Apropriação de Créditos na Aquisição de Bens do Ativo imobilizado. PIS/COFINS/ICMS (SÃO PAULO)

APROPRIAÇÃO DE CRÉDITOS NA AQUISIÇÃO DE BENS DO ATIVO IMOBILIZADO.

ALEXANDRE PANTOJAAdvogado

Especialização em Direito Tributário. Faculdade de Direito de São Bernardo do CampoEspecialização em Direito Tributário. Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. GV law

PIS/COFINS/ICMS (SÃO PAULO)

Page 2: Apropriação de Créditos na Aquisição de Bens do Ativo imobilizado. PIS/COFINS/ICMS (SÃO PAULO)

I. ATIVO IMOBILIZADO. INTRODUÇÃO

A definição de ativo imobilizado tem lugar na legislação societária - Lei 6404/76 (Lei das SA´s ) – cujoartigo 179, inciso IV foi modificado pela Lei 11.638/2007, com o seguinte teor:

APROPRIAÇÃO DE CRÉDITOS NA AQUISIÇÃO DE BENS DO ATIVO IMOBILIZADO. PIS/COFINS/ICMS (SÃO PAULO)

Art.179: As contas serão classificadas do seguinte modo:IV – no ativo imobilizado: os direitos que tenham por objetobens corpóreos destinados à manutenção das atividades dacompanhia ou da empresa ou exercidos com essafinalidade, inclusive os decorrentes de operações quetransfiram à companhia os benefícios, riscos e controledesses bens.

© ALEXANDRE PANTOJA

Segundo Manual de Contabilidade1 , “subentende-se que neste grupo de contas do balanço são incluídostodos os bens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade e de seuempreendimento, assim como os direitos exercidos com esta finalidade.”

1. IUDÍCIBUS, Sergio de et al. Manual de contabilidade societária. São Paulo:Atlas, 2010

desses bens.

Page 3: Apropriação de Créditos na Aquisição de Bens do Ativo imobilizado. PIS/COFINS/ICMS (SÃO PAULO)

APROPRIAÇÃO DE CRÉDITOS NA AQUISIÇÃO DE BENS DO ATIVO IMOBILIZADO. PIS/COFINS/ICMS (SÃO PAULO)

I. ATIVO IMOBILIZADO. INTRODUÇÃO

Neste grupo de contas, os citados ‘bens de permanência duradoura’ subdividem-se em:

a)BENS TANGÍVEIS: “que tem corpo físico”2, exemplificadopelos terrenos, obras civis, máquinas, móveis, veículos, etc.

b)BENS INTANGÍVEIS: “cujo valor reside não em qualquer

© ALEXANDRE PANTOJA

b)BENS INTANGÍVEIS: “cujo valor reside não em qualquerpropriedade física, mas nos direitos de propriedade que sãolegalmente conferidos aos seus possuidores”3 exemplificadopelas patentes, direitos autorais, etc.

2. Idem3. ibidem

Page 4: Apropriação de Créditos na Aquisição de Bens do Ativo imobilizado. PIS/COFINS/ICMS (SÃO PAULO)

APROPRIAÇÃO DE CRÉDITOS NA AQUISIÇÃO DE BENS DO ATIVO IMOBILIZADO. PIS/COFINS/ICMS (SÃO PAULO)

II. DELIMITAÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO E PLANO DE APRESENTAÇÃO

No universo de bens classificados como ativo imobilizado, para este estudo, são recortadosaqueles de permanência duradoura e que estejam sujeitos à apropriação de créditos (e nolimite, à incidência) dos tributos ICMS , PIS e COFINS.

PLANO DE APRESENTAÇÃOI. INTRODUÇÃO. ATIVO IMOBILIZADOII. DELIMITAÇÃO DO OBJETOIII. ICMS. SÃO PAULO. INTRODUÇÃO

© ALEXANDRE PANTOJA

III. ICMS. SÃO PAULO. INTRODUÇÃOIII.1 MÉTODO DE APROPRIAÇÃO DE CRÉDITOS NA AQUISIÇÃO DE BENS DO ATIVO IMOBILIZADOIII. 2 DECISÃO NORMATIVA CAT Nº 01/2001III.3 VEDAÇÕES AO APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS DE ICMS NA AQUISIÇÃO DE BENS DO ATIVO IMOBILIZADOIII.4 DEVERES INSTRUMENTAIS PARA O APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS DE ICMSIII.5 EXEMPLO PRÁTICOIV. PIS/COFINS. INTRODUÇÃO AO ‘DESCONTO’ DE CRÉDITOSIV.1 MÉTODOS DE ‘DESCONTO’ DE CRÉDITOS E EXEMPLO PRÁTICO

Page 5: Apropriação de Créditos na Aquisição de Bens do Ativo imobilizado. PIS/COFINS/ICMS (SÃO PAULO)

APROPRIAÇÃO DE CRÉDITOS NA AQUISIÇÃO DE BENS DO ATIVO IMOBILIZADO. PIS/COFINS/ICMS (SÃO PAULO)

ICMS – SÃO PAULO

APROPRIAÇÃO DE CRÉDITOS DE ICMS

© ALEXANDRE PANTOJA

APROPRIAÇÃO DE CRÉDITOS DE ICMS NA AQUISIÇÃO DE BENS DO ATIVO IMOBILIZADO.

Page 6: Apropriação de Créditos na Aquisição de Bens do Ativo imobilizado. PIS/COFINS/ICMS (SÃO PAULO)

APROPRIAÇÃO DE CRÉDITOS NA AQUISIÇÃO DE BENS DO ATIVO IMOBILIZADO. PIS/COFINS/ICMS (SÃO PAULO)

III. ICMS. SÃO PAULOAPROPRIAÇÃO DE CRÉDITOS NA AQUISIÇÃO DE BENS DO ATIVO IMOBILIZADO

Com o advento da Lei Complementar 102/2000 e que modificou a Lei Complementar 87/1996 (ambas dispõem sobre o ICMS) ,

Art. 20. (...), é assegurado ao sujeito passivo o direito de creditar-sedo imposto anteriormente cobrado em operações de que tenharesultado a entrada de mercadoria, real ou simbólica, noestabelecimento, inclusive a destinada ao seu uso ou consumo ou aoativo permanente, ou o recebimento de serviços de transporteinterestadual e intermunicipal ou de comunicação.

© ALEXANDRE PANTOJA

interestadual e intermunicipal ou de comunicação.

A legislação paulista recepcionou a norma complementar autorizadora da apropriação dos créditos de ICMS na aquisição de bens do ativo imobilizado, nos seguintes termos dispostos pelo Decreto 45.490/2000 (RICMS):

Artigo 61 - (...) será assegurado ao contribuinte, salvo disposição em contrário, o direito de creditar-se do imposto anteriormente cobrado, nos termos do item 2 do § 1º do artigo 59, relativamente a mercadoria entrada, real ou simbolicamente, em seu estabelecimento, ou a serviço a ele prestado, em razão de operações ou prestações regulares e tributadas

Page 7: Apropriação de Créditos na Aquisição de Bens do Ativo imobilizado. PIS/COFINS/ICMS (SÃO PAULO)

APROPRIAÇÃO DE CRÉDITOS NA AQUISIÇÃO DE BENS DO ATIVO IMOBILIZADO. PIS/COFINS/ICMS (SÃO PAULO)

III.1. ICMS. SÃO PAULOMÉTODO DE APROPRIAÇÃO DE CRÉDITOS NA AQUISIÇÃO DE BENS DO ATIVO IMOBILIZADO

A apropriação dos créditos de ICMS na proporção de 1/48 por mês, nestes casos obedecerá, no estadode São Paulo, à conjugação ordenada pela LC 87/1996 e a regulamentação normativa do RICMS:

LC 87/1996, Art.20: § 5o Para efeito do disposto no caput deste artigo, deverá ser observado:I – relativamente aos créditos decorrentes de entrada de mercadorias no estabelecimento destinadas ao ativo permanente,a apropriação será feita à razão de um quarenta e oito avos por mês, devendo a

© ALEXANDRE PANTOJA

será feita à razão de um quarenta e oito avos por mês, devendo a primeira fração ser apropriada no mês em que ocorrer a entrada no estabelecimento;

DECRETO 45.490/2000 (RICMS), Art. 61§ 10 - O crédito decorrente de entrada de mercadoria destinada à integração no ativo permanente, (...) 1 - será apropriado à razão de um quarenta e oito avos por mês, devendo a primeira fração ser apropriada no mês em que ocorrer a entrada no estabelecimento;2 - para seu cálculo, terá o quociente de um quarenta e oito avos proporcionalmente aumentado ou diminuído "pro rata die", caso o período de apuração seja superior ou inferior a um mês.

Page 8: Apropriação de Créditos na Aquisição de Bens do Ativo imobilizado. PIS/COFINS/ICMS (SÃO PAULO)

APROPRIAÇÃO DE CRÉDITOS NA AQUISIÇÃO DE BENS DO ATIVO IMOBILIZADO. PIS/COFINS/ICMS (SÃO PAULO)

III. 2. ICMS. SÃO PAULODECISÃO NORMATIVA CAT Nº 01/2001 DA CONSULTORIA TRIBUTÁRIA DA SECRETARIA DAFAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO

As aquisições aqui estudadas e que possibilitam a apropriação dos créditos de ICMS foram delimitadasatravés da manifestação exarada pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo através da DecisãoNormativa CAT 01/2001, que assim explicitou seu entendimento:

(...)3.3 - ativo permanente (incluindo o bem objeto de arrendamento mercantil)

© ALEXANDRE PANTOJA

Entende a Consultoria Tributária, com fundamento no artigo 20 da Lei Complementar nº 87/96 (artigo 38 da Lei nº 6.374/89), que dão direito a crédito do valor do ICMS apenas os bens relacionados à produção e/ou comercialização de mercadorias ou a prestação de serviços tributadas pelo ICMS, ou seja, quando se tratar dos chamados bens instrumentais, vale dizer, bens que participem, no estabelecimento, do processo de industrialização e/ou comercialização de mercadorias ou da prestação de serviços. (...)

Vê-se que a Decisão Normativa nº 01/2001 tangencia, segundo seu entendimento, às vedações na apropriação de créditos do ICMS na aquisição de bens do ativo imobilizado.

Page 9: Apropriação de Créditos na Aquisição de Bens do Ativo imobilizado. PIS/COFINS/ICMS (SÃO PAULO)

APROPRIAÇÃO DE CRÉDITOS NA AQUISIÇÃO DE BENS DO ATIVO IMOBILIZADO. PIS/COFINS/ICMS (SÃO PAULO)

III. 3. ICMS. SÃO PAULOVEDAÇÕES AO APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS DE ICMS NA AQUISIÇÃO DE BENS DO ATIVOIMOBILIZADO

O estado de São Paulo mantém vedado o aproveitamento de créditos do ICMS nestas aquisições pormeio do Regulamento (Decreto 45.490/2000) , o que em princípio destoa por extrapolar o comando daLC 87/1996 por esta ter silenciado sobre tal proibição e por si, ser o fundamento de validade da normaregulamentadora. De toda forma, a proibição que trata o RICMS é assim disposta:

Artigo 66 - Salvo disposição em contrário, é vedado o crédito relativoà mercadoria entrada ou adquirida(...)I - alheios à atividade do estabelecimento;

© ALEXANDRE PANTOJA

I - alheios à atividade do estabelecimento;(...)VI - para integração ou consumo em processo de industrialização ou produção rural, para comercialização ou para prestação de serviço, quando a saída do produto ou a prestação subseqüente for beneficiada com redução da base de cálculo, proporcionalmente à parcela correspondente à redução. (...)§ 2º - Além da aplicação, no que couber, das hipóteses previstas no "caput", é também vedado o crédito relativo à mercadoria destinada a integração no ativo permanente:1 - se previsivelmente, sua utilização relacionar-se exclusivamente com mercadoria ou serviço objeto de operações ou prestações isentas ou não tributadas;

Page 10: Apropriação de Créditos na Aquisição de Bens do Ativo imobilizado. PIS/COFINS/ICMS (SÃO PAULO)

III. 4. ICMS. SÃO PAULODEVERES INSTRUMENTAIS PARA O APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS DE ICMS NAAQUISIÇÃO DE BENS DO ATIVO IMOBILIZADO

A manutenção e apropriação dos créditos de ICMS deve ser suportada pela escrituração fiscal dosseguintes instrumentos:

a) NOTA FISCAL: o crédito advindo da aquisição de bens do ativo imobilizado deverá ser apropriadomensalmente na proporção de 1/48 mediante a emissão de NF-e com as seguintes informações:�emitente : o próprio adquirente contribuinte do imposto�natureza da operação: lançamento de crédito – ativo imobilizado�CFOP: 1604

APROPRIAÇÃO DE CRÉDITOS NA AQUISIÇÃO DE BENS DO ATIVO IMOBILIZADO. PIS/COFINS/ICMS (SÃO PAULO)

�CFOP: 1604�descrição: “crédito do ativo imobilizado – mês/ano/valor�valor total do ICMS: soma de todos os valores apropriados mensalmente como crédito conforme CIAP(controle de créditos de ICMS do Ativo Permanente)

b) CIAP: a apuração e controle dos créditos de ICMS relativamente a estes bens imobilizados é realizadaatravés do CIAP - controle de créditos de ICMS do Ativo Permanente –

c) LIVRO DE REGISTRO DE ENTRADAS: utilizadas as colunas ‘Documento Fiscal’, ‘Operações com créditodo imposto’ e ‘ Observações’.

© ALEXANDRE PANTOJA

Page 11: Apropriação de Créditos na Aquisição de Bens do Ativo imobilizado. PIS/COFINS/ICMS (SÃO PAULO)

APROPRIAÇÃO DE CRÉDITOS NA AQUISIÇÃO DE BENS DO ATIVO IMOBILIZADO. PIS/COFINS/ICMS (SÃO PAULO)

III. 5. ICMS. SÃO PAULOEXEMPLO PRÁTICO DO APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS DE ICMS NA AQUISIÇÃO DE BENSDO ATIVO IMOBILIZADO

DADOS: 1. Adquirente: contribuinte paulista2. Fornecedor: contribuinte mineiro3. Valor do bem do ativo imobilizado: R$ 200.000,004. ICMS - Alíquota interestadual: 12% (R$ 24.000,00)5. ICMS – Alíquota interna: 18% (R$ 36.000,00) 6. ICMS – Diferencial de alíquota: 6% (R$ 12.000,00) 7. Total das operações no período de apuração: R$ 1.000.000,00 (incluídas saídas isentas e não

© ALEXANDRE PANTOJA

7. Total das operações no período de apuração: R$ 1.000.000,00 (incluídas saídas isentas e não tributadas)

8. Operações de exportação: R$ 150.000,009. Operações internas: R$ 600.000,0010. Operações isentas: R$ 250.000,00

Valor do crédito: {[(4+6)/48] x [(8+9/1.000.000,00]}{[(24.000,00 + 12.000,00/48] x [(150.000,00 + 600.000,00)/1.000.000,00{750,00 x 0,75} = R$ 562,50

*vê-se que mensalmente o valor do crédito deverá ser recalculado, tomando por base as operações tributadas e as não-tributadas (latu sensu) no período. .

Page 12: Apropriação de Créditos na Aquisição de Bens do Ativo imobilizado. PIS/COFINS/ICMS (SÃO PAULO)

PIS / COFINS

APROPRIAÇÃO DE CRÉDITOS DE ICMS

APROPRIAÇÃO DE CRÉDITOS NA AQUISIÇÃO DE BENS DO ATIVO IMOBILIZADO. PIS/COFINS/ICMS (SÃO PAULO)

APROPRIAÇÃO DE CRÉDITOS DE ICMS NA AQUISIÇÃO DE BENS DO ATIVO IMOBILIZADO.

© ALEXANDRE PANTOJA

Page 13: Apropriação de Créditos na Aquisição de Bens do Ativo imobilizado. PIS/COFINS/ICMS (SÃO PAULO)

APROPRIAÇÃO DE CRÉDITOS NA AQUISIÇÃO DE BENS DO ATIVO IMOBILIZADO. PIS/COFINS/ICMS (SÃO PAULO)

IV. PIS/COFINS. ‘DESCONTO’ DE CRÉDITOS NA AQUISIÇÃO DE BENS DO ATIVO IMOBILIZADO.BASE LEGAL. INTRODUÇÃO.

As leis 10.637/02 (PIS) e 10.833/03 (COFINS) são as fontes legislativas que suportam a possibilidade e autorização para que a sociedade constitua crédito sobre as aquisições de bens incorporados ao ativo imobilizado. Assim, temos:

(Lei 10637/02 - PIS)Art. 3º Do valor apurado na forma do art. 2º a pessoa jurídica poderá descontar créditos calculados em relação a:VI - máquinas, equipamentos e outros bens incorporados ao ativo imobilizado, adquiridos ou fabricados para locação a terceiros ou para utilização na produção de bens destinados à venda ou na prestação

© ALEXANDRE PANTOJA

utilização na produção de bens destinados à venda ou na prestação de serviços;VII - edificações e benfeitorias em imóveis de terceiros, quando o custo, inclusive de mão-de-obra, tenha sido suportado pela locatária;

(Lei 10833/03 - COFINS) Art. 3º Do valor apurado na forma do art. 2º a pessoa jurídica poderá descontar créditos calculados em relação a:VI - máquinas, equipamentos e outros bens incorporados ao ativo imobilizado, adquiridos ou fabricados para locação a terceiros, ou para utilização na produção de bens destinados à venda ou na prestação de serviços; VII - edificações e benfeitorias em imóveis próprios ou de terceiros, utilizados nas atividades da empresa;

Page 14: Apropriação de Créditos na Aquisição de Bens do Ativo imobilizado. PIS/COFINS/ICMS (SÃO PAULO)

APROPRIAÇÃO DE CRÉDITOS NA AQUISIÇÃO DE BENS DO ATIVO IMOBILIZADO. PIS/COFINS/ICMS (SÃO PAULO)

IV. PIS/COFINS. ‘DESCONTO’ DE CRÉDITOS NA AQUISIÇÃO DE BENS DO ATIVO IMOBILIZADO.BASE LEGAL. INTRODUÇÃO.

�Como nota introdutória,vale ressaltar que as leis destacadas referem-se ao chamado ‘regime não-cumulativo’ das contribuições PIS/COFINS que, ao contrário dos créditos de ICMS que são destacados na aquisição dos bens, para estes casos o crédito é constituído com base na aplicação de alíquotas (1,6% -PIS e; 7,60% - COFINS) sobre o valor da aquisição.

�Neste sentido, a aplicabilidade desta sistemática é válida exclusivamente para as sociedades tributadas pelo regime tributário do Lucro Real.

�Também é de se reparar imediatamente que, na constituição dos créditos de PIS/COFINS, ao contrário

© ALEXANDRE PANTOJA

�Também é de se reparar imediatamente que, na constituição dos créditos de PIS/COFINS, ao contrário daqueles apropriados pelo ICMS, aplicam-se também sobre as edificações e benfeitorias sobre imóveis, de terceiros (no caso do PIS) e próprios e de terceiros ( no caso da COFINS), consideradas suas delimitações.

�Também deve-se ressaltar o caráter industrial e de locação de bens a terceiros como atividades- fim da sociedade para o creditamento nas aquisições bens do imobilizado isto é, os excertos das leis mencionadas tratam dos bens do ativo imobilizado (i) destinados à produção de mercadorias e (ii) edificações destinadas à locação. Em última análise, as sociedades cujo objeto-fim seja a comercialização, estritamente, estão fora do alcance do campo de creditamento destas contribuições sociais.

Page 15: Apropriação de Créditos na Aquisição de Bens do Ativo imobilizado. PIS/COFINS/ICMS (SÃO PAULO)

APROPRIAÇÃO DE CRÉDITOS NA AQUISIÇÃO DE BENS DO ATIVO IMOBILIZADO. PIS/COFINS/ICMS (SÃO PAULO)

IV.1. PIS/COFINS. MÉTODOS DE ‘DESCONTO’ DE CRÉDITOS NA AQUISIÇÃO DE BENS DOATIVO IMOBILIZADO

a) CALCULADO SOBRE A DEPRECIAÇÃO OU AMORTIZAÇÃO DOS BENSOs créditos de PIS/COFINS são calculados pela (i) aplicação das alíquotas de 1,65% (PIS) e 7,60% (COFINS) (ii) sobre os encargos de depreciação mensal. A depreciação mensal obedece (iii) às taxas fixadas pela RFB em função do prazo de vida útil do bem sendo (iv) vedada a depreciação acelerada que trata o Regulamento do Imposto sobre a renda.

§ 1º O crédito será determinado mediante a aplicação da alíquota prevista no caput do art. 2º desta Lei sobre o valor: (...)

© ALEXANDRE PANTOJA

(...) III - dos encargos de depreciação e amortização dos bens mencionados nos incisos VI, VII e XI do caput, incorridos no mês

VI - máquinas, equipamentos e outros bens incorporados ao ativo imobilizado, adquiridos ou fabricados para locação a terceiros, ou para utilização na produção de bens destinados à venda ou na prestação de serviços; VII - edificações e benfeitorias em imóveis próprios ou de terceiros, utilizados nas atividades da empresa;XI - bens incorporados ao ativo intangível *, adquiridos para utilização na produção de bens destinados a venda ou na prestação de serviços.

Page 16: Apropriação de Créditos na Aquisição de Bens do Ativo imobilizado. PIS/COFINS/ICMS (SÃO PAULO)

APROPRIAÇÃO DE CRÉDITOS NA AQUISIÇÃO DE BENS DO ATIVO IMOBILIZADO. PIS/COFINS/ICMS (SÃO PAULO)

IV.1. PIS/COFINS. MÉTODOS DE ‘DESCONTO’ DE CRÉDITOS NA AQUISIÇÃO DE BENS DOATIVO IMOBILIZADO

� EXEMPLO PRÁTICO DE CÁLCULO SOBRE A DEPRECIAÇÃO OU AMORTIZAÇÃO DOS BENS

Lançamentos contábeis�D - Despesa Depreciação Bens (Conta de Resultado)�D - PIS a recuperar (Ativo Circulante)�D - COFINS a recuperar (Ativo Circulante)�C - (-) Depreciação Acumulada (Ativo Imobilizado)

DADOS:

© ALEXANDRE PANTOJA

DADOS: �Custo de aquisição de máquina: R$ 100.000,00�Tempo de depreciação: 10 anos

100.000,00 / 10 (anos) = 10.000,0010.000,00 / 12 (meses) = 833,33PIS: 833,33 x 1,65% = R$ 13,75 COFINS: R$ 833,33 X 7,6% = R$ 63,33.

�D - Despesa Depreciação Bens (Conta de Resultado) = 756,35 [(833,33 – (13,75 + 63,33)]�D - PIS a recuperar (Ativo Circulante) = 13,75�D - COFINS a recuperar (Ativo Circulante) = 63,33�C - (-) Depreciação Acumulada (Ativo Imobilizado) = 833,33

Page 17: Apropriação de Créditos na Aquisição de Bens do Ativo imobilizado. PIS/COFINS/ICMS (SÃO PAULO)

IV.1. PIS/COFINS. MÉTODOS DE ‘DESCONTO’ DE CRÉDITOS NA AQUISIÇÃO DE BENS DOATIVO IMOBILIZADO

b) CALCULADOS A PRAZO/INTEGRALMENTE (Lei 11.774/2008)

I) no período de 1º.05.2008 a 02.08.2011, com base no art. 1º da Lei 11.774/2008, as pessoas jurídicas poderão optar pelo desconto, no prazo de 12 meses, dos créditos das contribuições para o PIS-Pasep e da Cofins de que tratam o inciso III do § 1º do art. 3º da Lei nº 10.637/2002 e o inciso III do § 1º do art. 3º da Lei nº 10.833/2003 , na hipótese de aquisição de máquinas e equipamentos novos destinados à produção de bens e serviços. Referidos créditos serão determinados mediante a aplicação, a cada mês, das alíquotas de 1,65% e de 7,6%, respectivamente, sobre o valor correspondente a 1/12 do custo de aquisição do bem;

APROPRIAÇÃO DE CRÉDITOS NA AQUISIÇÃO DE BENS DO ATIVO IMOBILIZADO. PIS/COFINS/ICMS (SÃO PAULO)

correspondente a 1/12 do custo de aquisição do bem;

II) desde 03.08.2011, com base no art. 1º da Lei nº 11.774/2008 , alterada pela Medida Provisória nº 540/2011 , as pessoas jurídicas que adquirirem no mercado interno ou de importação de máquinas e equipamentos, destinados à produção de bens e prestação de serviços, poderão optar pelo desconto dos créditos da Contribuição para o PIS-Pasep e da Cofins, mediante a aplicação, a cada mês, da alíquota de 1,65%, relativamente à contribuição para o PIS-Pasep, e de 7,6%, relativamente à Cofins, sobre o valor correspondente ao custo de aquisição do bem, no caso de aquisição no mercado interno, ou sobre o valor que serviu de base de cálculo da contribuição para o PIS-Pasep-Importação e da Cofins-Importação, acrescido do valor do IPI vinculado à importação, quando integrante do custo de aquisição, calculados da seguinte forma:

© ALEXANDRE PANTOJA

Page 18: Apropriação de Créditos na Aquisição de Bens do Ativo imobilizado. PIS/COFINS/ICMS (SÃO PAULO)

- no prazo de 11 meses, no caso de aquisições ocorridas em agosto de 2011;

- no prazo de 10 meses, no caso de aquisições ocorridas em setembro de 2011;

- no prazo de 9 meses, no caso de aquisições ocorridas em outubro de 2011;

- no prazo de 8 meses, no caso de aquisições ocorridas em novembro de 2011;

- no prazo de 7 meses, no caso de aquisições ocorridas em dezembro de 2011;

- no prazo de 6 meses, no caso de aquisições ocorridas em janeiro de 2012;

APROPRIAÇÃO DE CRÉDITOS NA AQUISIÇÃO DE BENS DO ATIVO IMOBILIZADO. PIS/COFINS/ICMS (SÃO PAULO)

- no prazo de 5 meses, no caso de aquisições ocorridas em fevereiro de 2012;

- no prazo de 4 meses, no caso de aquisições ocorridas em março de 2012;

- no prazo de 3 meses, no caso de aquisições ocorridas em abril de 2012;

- no prazo de 2 meses, no caso de aquisições ocorridas em maio de 2012;

- no prazo de 1 mês, no caso de aquisições ocorridas em junho de 2012; e

- imediatamente, no caso de aquisições ocorridas a partir de julho de 2012.

© ALEXANDRE PANTOJA

Page 19: Apropriação de Créditos na Aquisição de Bens do Ativo imobilizado. PIS/COFINS/ICMS (SÃO PAULO)

APROPRIAÇÃO DE CRÉDITOS NA AQUISIÇÃO DE BENS DO ATIVO IMOBILIZADO.

PIS/COFINS/ICMS (SÃO PAULO)

ALEXANDRE PANTOJA

AdvogadoEspecialização em Direito Tributário. Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo

Especialização em Direito Tributário. Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. GV law

www.alexandrepantoja.adv.brhttp://www.slideshare.net/AlexandrePantoja

http://br.linkedin.com/pub/alexandre-pantoja/52/617/abb/

PIS/COFINS/ICMS (SÃO PAULO)