apresentação do...

14

Upload: others

Post on 12-Feb-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

SOGIPA

A atual SOGIPA - Sociedade de Ginástica Porto Alegre - foi fundada como Deutscher Turnverein -Sociedade Alemã de Ginástica, em 1867, por um grupo de imigrantes alemães.

A iniciativa foi do comerciante Alfred Schütt, que trouxe de sua terra natal (Hamburgo) a cultura Turnen, traduzida como "prática de ginástica".

O empreendimento inicial contou com a participação de 25 sócios.

História da Esgrima Sogipana

Em 1999 foi encontrada a Ata de número 13, ainda escrita em alemão, realizada numa Assembleia Geral Mensal ocorrida nas instalações da TURNERBUND (SOGIPA), em 06 de outubro de 1885, com a presença de 36 membros.

O Presidente da época observou que mais membros se manifestaram para praticar esgrima e ficou decidido que seriam adquiridos mais floretes, assim como bandagens necessárias, as quais se oportunizou a compra pelo preço 25$000.

Com isso, conclui-se que, antes mesmo de 1885, a esgrima já havia iniciado a sua trajetória na SOGIPA, restando-nos descobrir quando, exatamente, entre 10 de agosto de 1867 e 06 de outubro de 1885, deu-se o início desta atividade no clube.

História da Esgrima Sogipana

Nos primeiros momentos da Esgrima na SOGIPA houve uma pequena e inconstante afluência de sócios, registrando-se a média de sete praticantes. Já em 1901, passou a prática da esgrima para duas noites por semana, permanecendo o mesmo número até 1907.

Em 1910 assume como diretor Max Homrich, mas, até meados da década de 20, a esgrima teve pouco destaque no clube.

Em 1923, Carlos Black recomeça a dar aulas particulares de esgrima para os ginastas Karl Black, Hans Mutzberg, Oswald Krespsky, Andreas Liess, Adolfo Estrow, Ito Snel, Th.Noeldecke e Huber .

Vindo da Alemanha em 1924, Ferdinand Fenchel, esgrimista treinado em escolas alemãs, associou-se ao grupo e tal fato em muito veio a contribuir para a evolução da esgrima Sogipana.

Forma-se, assim, o “Grupo de Esgrima Teutonia” e os alunos do Professor Carlos Black tornaram-se destacados atiradores da Sociedade.

Em 1926, foi disputado o 1º Torneio de Esgrima. Naquela ocasião não havia vencedores coletivos, apenas colocações individuais. Em janeiro de 1927 Ferdinand Fenchel foi nomeado Diretor de Esgrima e, em 1927, a esgrima passou a ser reconhecida como “Departamento de Esgrima (Fechtriege) Teutônia”. Nesse ano, o Departamento contava com 16 esgrimistas.

Em 1933 deu-se início da esgrima para as mulheres no Turnerbund (SOGIPA): Hidelgard Uhr, Carlota Fenchel, Ruth Herzfeld, Eleonora Ludwig e Hidelgard Knak.

Nas décadas de 40,50 e 60 já havia a presença constante de esgrimistas Sogipanos nos pódios estaduais e nacionais.

Em 1945, os esgrimistas Sogipanos conquistaram o Troféu Ernesto Dornelles - CAMPEONATO DAS ARMAS DO RS e o Campeonato Brasileiro de Sabre equipe e individual.

Dirce Andriotti, Gladsmary Runte, Rosemary RunteVICE-CAMPEÃS DE FLORETE - 1960

Em 1966, o Coronel Mário Queiroz, da Brigada Militar do RS, por muitos anos Mestre D´Armas da SOGIPA e Gerhard Theisen, sabrista, Presidente Honorário da SOGIPA e patrono da Esgrima Sogipana, participaram na Argentina do CAMPEONATO MUNDIAL como integrantes da Equipe Brasileira.

Já em 1967, a SOGIPA era a única do Rio Grande do Sul a desfrutar de um moderno conjunto eletrônico que registrava os toques em competições de espada elétrica.

Em 1976, sob o comando do Mestre D´Armas Mário Queiroz, Ricardo Pacheco Machado, atual Presidente da CBE, passou a integrar a equipe de atletas de esgrima da SOGIPA, tornando-se também Mestre D´Armas do clube em dois períodos distintos: 1982/1983 e 1990/1992.

Da OLIMPÍADA DE SEUL, em 1988, participaram os esgrimistas Sogipanos Régis Tróis de Ávila(sabre) e Douglas Veronez Fonseca (espada). A década de 80 vê a Família Kalil despontar nacionalmente, seguida em 90 pela Família Krause.

Nos anos 90, surgiram muitos talentos com conquistas e participações em diversos Campeonatos Brasileiros, Campeonatos e Jogos Sul-Americanos, Campeonatos e Jogos Pan-Americanos e Campeonatos Mundiais.

Em 06 de dezembro de 1997 inaugura-se o CENTRO OLÍMPICO DE TREINAMENTO DE ESGRIMA - COTE em convênio firmado entre COB/CBE/SOGIPA

Em 30 de novembro 1998 chega de Havana/ Cuba para treinar a equipe da esgrima Sogipana o Mestre D´Armas Dr. Juan Ramon Velazquez Fernandez.

Em 2007, o Departamento de Esgrima mudou-se para uma moderna Sala D´Armas no quarto piso da sede social, transferindo para lá todos os seus equipamentos.

A estrutura conta com pistas oficiais equipadas com sinalização, além de três salas que respondem pela aparelhagem eletrônica, diretório técnico e oficina.

Uma característica da ESGRIMA SOGIPANA é o elevado número de irmãos que fizeram e que ainda fazem parte do seu Departamento:

▪ TROIS ÁVILA – Regis e Jarbas

▪ KALIL – Karina e Fabiana

▪ KRAUSE – Ricardo, Maurício e Leonardo

▪ NUSKE – João e Pedro

▪ PHUL – Flavio e Janice

▪ GUZENSKI – Tywilliam e Taylaine

▪ ZIMMER – Camila e Arthur

Aos Mestres D´Armas, Professores e Monitores que treinaram e ainda treinam os nossos atletas, a SOGIPA estende o seu mais profundo agradecimento: Mario Queiroz, Ervin Erich Sonnenstrahl, Silvio Sampaio, Ion Drimba, Ricardo Machado, Renato Dal Pont, Regis Trois, Jarbas Ávila, Carmem Massom, Juan Velazquez, Luciano Finardi, Jorge Cardozo, Maurício Krause, Fabiano Letti e Thomas Schwanke.

Da mesma forma aos Diretores do Departamento de Esgrima: Ferdinand Fenchel, A.Dreher, A.Flath, W.Koliver, Ruben Markus, Wilfried Richter, Gerhard Theisen, Erni Makcus, Vayne Kremer Heidrich, Erni, Humberto di Santo, Verner Kremer, Onélviode Oliveira Paes, Newton Kalil, Airton Geidel, João Pedro Paes, Osvaldo Ferreira, Newton Guilherme Krause, Maria Nilda Krause.

Diretora do Departamento: Nilda Krause

Técnico – Juan Ramon Velazquez Fernandez

Auxiliar técnico – Thomas Schwanke

Professor da Escolinha – Jorge Cardozo

R. Barão do Cotegipe, 415 - São JoãoPorto Alegre – RS(51) [email protected]