apresentação4

13
A Urografia Excretora

Upload: adalmir-farias

Post on 25-Jul-2015

44 views

Category:

Health & Medicine


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apresentação4

A Urografia Excretora

Page 2: Apresentação4

Definição: A urografia excretora é um exame radiológico que faz uso de um contraste iodado hidrossolúvel, para estudar a árvore excretora urinária a partir dos rins. É um exame rápido e precisa ser realizado com precisão em seu tempo, pois as moléculas do MC são rapidamente removidas da corrente sanguínea e excretadas por completo pelos rins.

Page 3: Apresentação4
Page 4: Apresentação4

Objetivo: A urografia excretora oferece importantes informações anatômicas e funcionais sobre o sistema urinário.

Page 5: Apresentação4

Indicações Clínicas: anomalias genéticas, infecções do trato urinário, insuficiência renal,cálculos e tumores renais ou ureterais, massa abdominal ou pélvica, hematúria (sangue na urina), hipertensão.

Page 6: Apresentação4

Preparo do paciente: Jejum absoluto de 8 a 10 hs antes do exame e realizar limpeza intestinal por via oral (laxante) e por via retal (fleet-enema), visando livrar o intestino de conteúdos que podem obscurecer as imagens dos rins e das vias urinárias excretoras. Solicitar ao paciente que esvazie a bexiga

Page 7: Apresentação4

Técnica Radiológica: Paciente em decúbito dorsal, realiza-se uma radiografia simples do abdome, para verificação de técnica, posicionamento e preparo intestinal adequado. Após 3 minutos da injeção de contraste realizaremos uma radiografia localizada dos rins, procedendo então a compressão uretral, que é feita com dispositivo próprio. Ainda com uso do compressor realizaremos outra radiografia localizada dos rins após 5 minutos e após 10 minutos da injeção de contraste. Após 15 minutos da injeção soltaremos a compressão e realizaremos uma radiografia panorâmica do abdome. Realiza-se então uma radiografia de bexiga cheia e outra pós-miccional. Este seria um procedimento padrão para um exame de urografia excretora, porém depende do departamento e do médico radiologista outras rotinas.

Page 8: Apresentação4
Page 9: Apresentação4

Abdômen APChassi: 35x43 ÷ longitudinalmente, para homens, mulheres 30x40RC: Na crista ilíaca e no centro do chassiDfofi: 1mRins APChassi 24x30 ÷ transversalmenteRC: No centro da região e do chassiDfofi: 1mBexiga APChassi 18x24 ÷ transversalmente RC: No centro da região e do chassiDfofi: 1m

Page 10: Apresentação4

Contra indicações: Hipersensibilidade ao MC e insuficiência renal

Page 11: Apresentação4
Page 12: Apresentação4
Page 13: Apresentação4

FIM