apresentação workshop sharebiotech ar diagnostic

17
WORKSHOP BIOTECNOLOGIA QUALIDADE DA ÁGUA E QUALIDADE DO AR 18.11.2011 Paulo Pedro [email protected] Aplicações de biotecnologia por uma empresa a operar no mercado nacional A QUALIDADE DO AR NO INTERIOR DE EDIFICIOS 1

Upload: zarzaragoza

Post on 03-Jul-2015

364 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Apresentação Ar Diagnostic no Workshop Sharebiotech realizado no passado dia 18 de Novembro, organizado pelo CCMAR na Universidade do Algarve. A tematica da Qualidade do Ar Interior em Portugal.

TRANSCRIPT

Page 1: Apresentação Workshop Sharebiotech   Ar Diagnostic

WORKSHOP BIOTECNOLOGIA QUALIDADE DA ÁGUA E QUALIDADE DO AR

18.11.2011

Paulo [email protected]

Aplicações de biotecnologia por uma empresa a operar no mercado nacional

A QUALIDADE DO AR NO INTERIOR DE EDIFICIOS

1

Page 2: Apresentação Workshop Sharebiotech   Ar Diagnostic

A QUALIDADE DO AR?

Síndroma do Edifício Doente Níveis de Conforto Segurança e higiene no trabalho Legionella, tuberculose, pneumonia atípica Bioterrorismo Ambientes sem fumo de tabaco Certificação QAI (RSECE)

2

Page 3: Apresentação Workshop Sharebiotech   Ar Diagnostic

• Passamos 90% do tempo em ambientes fechados• A má qualidade do ar tem sido apontada como a causa de sintomas físicos e queixas tais como dores de cabeça, irritação dos olhos e mucosas e tosse

- afecta a saúde, o conforto, a satisfação no trabalho e o desempenho profissional

A QUALIDADE DO AR?

3

Page 4: Apresentação Workshop Sharebiotech   Ar Diagnostic

Um ambiente de ar interior raramente é estático, uma vez que a concentração de qualquer substância pode ser constantemente alterada por:

• Intensidade da fonte;• Actividade humana;• Taxa de ventilação;• Condições climáticas internas ou externas;• Reacções químicas e possíveis perdas (ex. absorção pelas superfícies e mobiliário)

4

A QUALIDADE DO AR?

Page 5: Apresentação Workshop Sharebiotech   Ar Diagnostic

Fundada no final de 2006, com sede em Olhão é constituída por uma equipa multidisciplinar com vasta experiência nas áreas de Análise Laboratorial, Saúde Pública, Qualidade do Ar Ambiente, Ar Interior e ainda em Sistemas de Qualidade, Sistemas de Climatização, entre outros, que se dedica à análise de níveis de conforto e controlo da qualidade do ar no interior de edifícios.

Este projecto foi distinguido em 2004 com o prémio de “Melhor ideia de negócio” do Concurso de Ideias e Negócios do Projecto FIVE, promovido pelo IAPMEI com o apoio do Ministério da Economia de Portugal.

A AR DIAGNOSTIC…

5

Page 6: Apresentação Workshop Sharebiotech   Ar Diagnostic

A Ar Diagnostic, fornece serviços na área das análises da qualidade do ar e níveis de conforto em edifícios de utilização pública intensiva, pretendendo estrategicamente, evoluir no futuro para a consultadoria na elaboração de soluções de controlo, tratamento e purificação de ar interior.

A Ar Diagnostic fornece “pacotes” de análises adaptados às necessidades de cada grupo de clientes, particulares, institucionais e segurança e higiene no trabalho, Procurando adoptar os mais recentes avanços tecnológicos ao seu dispor.

6

A AR DIAGNOSTIC…

Page 7: Apresentação Workshop Sharebiotech   Ar Diagnostic

• Técnicos qualificados que trabalham na realização das auditorias, deslocando-se ao terreno. (Planeiam as auditorias, efectuam medições e recolhas in situ, analisam os dados obtidos, elaboram relatórios e preenchem os certificados). A Equipa integra Peritos Qualificados para Certificação da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios, no âmbito do RSECE, reconhecidos pela ADENE.

• Técnicos qualificados, que trabalham em laboratório com todos os meios para processamento das amostras recolhidas in situ.

A NOSSA EQUIPA

7

Page 8: Apresentação Workshop Sharebiotech   Ar Diagnostic

Auditorias de QAI a edifícios no âmbito do RSECE Auditorias de Diagnóstico de problemas de QAI

(queixas dos ocupantes) Auditorias no âmbito de avaliação de conformidade

com Normas internacionais e/ou certificação em Higiene e Segurança no Trabalho

Análises laboratoriais para apoio às auditorias Na eventualidade de serem detectadas situações não

conformes, apresentamos, caso solicitado, soluções para a sua resolução (ex PACQAI no âmbito do RSECE após investigação no terreno)

O QUE FAZEMOS NA AVALIAÇÃO QAI?

8

Page 9: Apresentação Workshop Sharebiotech   Ar Diagnostic

Os parâmetros que medimos

As medições e análises efectuadas pela Ar Diagnostic dividem-se em dois grupos: níveis de conforto e qualidade do ar interior. Níveis de ConfortoTemperaturaHumidadeVelocidade do arTaxa de renovação do arVentilaçãoPressão

9

Qualidade do Ar InteriorGases inorgânicos tóxicosCompostos orgânicos voláteis (VOC’s)Partículas em suspensão (PM10)Campos electromagnéticos e radiaçãoContaminantes microbiológicos

- Organismos totais- Fungos e leveduras- Legionella

Page 10: Apresentação Workshop Sharebiotech   Ar Diagnostic

Sistema de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios - Dec-Lei 78/2006

SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO ENERGETICA - SCE

Desde de 1 de Janeiro de 2009!! Obrigatoriedade da obtenção do certificado de eficiência energética e da qualidade do ar para todos os grandes edifícios de serviços.

10

Proprietários e gestores dos edifícios

Page 11: Apresentação Workshop Sharebiotech   Ar Diagnostic

- Aumentar a Eficiência Energética nos Edifícios, responsáveis por 40% dos consumos a nível Europeu (em Portugal representa cerca de 22%; - Potenciar a melhoria da qualidade dos edifícios novos e dos já existentes;- Reduzir a dependência externa de energia;- Reduzir emissões de gases com efeito de estufa;- Melhorar a informação junto da população.

O SCE resulta da transposição da Directiva comunitária 2002/91/CE de 16 de Dezembro, que tem como objectivos:

11

SCE

RSECE RCCTE

Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios - Decreto-Lei 80/2006

Regulamento dos Sistemas Energéticos de Climatização em Edifícios - Decreto-Lei 79/2006

Sistema de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios - Dec-Lei 78/2006

Page 12: Apresentação Workshop Sharebiotech   Ar Diagnostic

RSECE

Objectivos do RSECE

3)Definir as condições de conforto térmico e de higiene que devem ser requeridas nos diferentes espaços dos edifícios;

2) Melhorar a eficiência energética global dos edifícios;

3) Impor regras de eficiência aos sistemas de climatização que permitam melhorar as suas prestações energéticas efectivas e garantir os meios para a manutenção de uma boa qualidade de ar interior;

4) Inspeccionar com regularidade as práticas de manutenção dos sistemas de climatização como condição de eficiência energética e da qualidade do ar interior.

12

Regulamento dos Sistemas Energéticos de Climatização em Edifícios

Page 13: Apresentação Workshop Sharebiotech   Ar Diagnostic

AUDITORIAS DE CERTIFICAÇÃORSECE - QAI

• Planeamento: recolha de informação acerca do edifício e seus sistemas de ventilação/ar condicionado (AVAC); tipo de ocupação; identificação de pontos críticos e potenciais fontes de contaminação.

• Medições e análises: fazem-se as necessárias medições de parâmetros físicos, químicos e microbiológicos, assim como a recolha de amostras para serem analisadas em laboratório, de forma a avaliar os níveis de conforto e a qualidade do ar interior. É avaliado o estado de higiene e manutenção do sistema AVAC de acordo com os critérios do RSECE e verificados os Planos e Registos respectivos assim como habilitações dos vários responsáveis do ed.

• Análise dos dados: identificação de zonas suspeitas, identificação e quantificação de contaminantes e indicação de possíveis acções correctivas. Verificação de Conformidade

A Ar Diagnostic conduz a avaliação de um edifício através de 3 passos:

13

Page 14: Apresentação Workshop Sharebiotech   Ar Diagnostic

14

Parâmetros Concentração máxima de referência

Partículas suspensas no ar 0,15 mg/m3

Dióxido de carbono 1800 mg/m3

Monóxido de carbono 12,5 mg/m3

Ozono 0,2 mg/m3

Formaldeído 0,1 mg/m3

Compostos Orgânicos Voláteis

0,6 mg/m3

Microrganismos - Bactérias 500 UFC/m3

Microrganismos – Fungos 500 UFC/m3

Legionella 100 UFC/l

Radon 400 Bq/m3

PARÂMETROS RSECEValores Limite

• Todas as avaliações efectuadas devem apresentar resultado de acordo com os limites máximos apresentados.

• Nas auditorias devem ser medidas as concentrações de todos os poluentes referidos , bem como quando se justifique, efectuadas medições adicionais de outros poluentes perigosos, químicos ou bacteriológicos. (Art. 12 Decreto-Lei 79/2006 de 4 de Abril).

Page 15: Apresentação Workshop Sharebiotech   Ar Diagnostic

15

O Kit Bioalarm Legionella é uu sistema de análise que permite detectar de forma rápida e eficaz Legionella pneumophila livre na agua e prevenir que a bacteria

atinja niveis perigosos para os humanos.

RESULTADO SEMI-Quantitativo em apenas 2 horas. A interpretação do resultado faz-se por comparação

com uma escala de cor

KIT BIOALARM LEGIONELLA

Page 16: Apresentação Workshop Sharebiotech   Ar Diagnostic

16

AIRLOG proposes a web-based Indoor Air Quality (IAQ) Audit Management platform that will save specialized SMEs up to 40% of the cost of performing audits. This cost saving will increase gross income and simultaneously drop the audit costs to clients by 30%, making the SMEs more competitive in the market helping auditors improve their audits and clients better understand the IAQ process. AIRLOG will assist auditors conducting on-site assessments of pollutant pathways and sources based on multi-zone simulation, combined with fluid dynamics models AIRLOG’s decision support system will learn from past experiences and propose the most effective Best Practice mitigation actions to ultimately improve IAQ control and healthier conditions in EU buildings.

AIRLOG Plataforma WEB para Gestão de Auditorias de Qualidade do Ar

Page 17: Apresentação Workshop Sharebiotech   Ar Diagnostic

Obrigado!

Telefone +(351) 289 713 671Fax +(351) 289 713 671

[email protected]://www.ardiagnostic.pt

RUA DE OLIVENÇA, 19A8700-413 OLHÃOPORTUGAL

17 w w w .a rd ia g n o s t ic .p t

Esta apresentação estará disponível online no endereço:

http://pt.linkedin.com/in/paulopedro