apresentação trânsito ( senai 2013550)

22
Trânsito Alunos: Gabriela, Jaqueline, Jefferson, Sabrina e Vanessa. Turma: 2013550 Prof. (a): Adriana Augusto

Upload: jefferson-pedro

Post on 26-Jan-2015

372 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Transito, Meio Ambiente, Leis, e CTB Alunos : Jefferson Pedro e Vanessa Santos

TRANSCRIPT

Page 1: Apresentação trânsito ( Senai 2013550)

Trânsito

Alunos: Gabriela, Jaqueline, Jefferson, Sabrina e Vanessa.Turma: 2013550Prof. (a): Adriana Augusto

Page 2: Apresentação trânsito ( Senai 2013550)

O que é Trânsito?

É considerado trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos, animais, isolados ou em grupos conduzidos ou não para fins de circulação, parada ou estacionamento e operação de carga e descarga.

Page 3: Apresentação trânsito ( Senai 2013550)

Código Brasileiro de Trânsito (CBT)

O Código de Trânsito Brasileiro é o conjunto de órgãos de sistemas da União, dos Estados, do Distrito Federal, e dos Municípios que planejam, administram, normatizam, pesquisam , registram o licenciamento de veículos, formação, habilitação e reciclagem dos condutores. Fazem também o policiamento, a fiscalização, julgamento de infrações e aplicações de penalidades.

Page 4: Apresentação trânsito ( Senai 2013550)

Crime de TrânsitoCrime de Trânsito é a infração penal praticada culposa ou dolosamente na via terrestre, seja pelo condutor, que se locomove num veículo, individualmente ou para o transporte de pessoas ou carga, seja pelo pedestre que dirige sua ação contra a segurança da circulação viária.A falta desses procedimentos resultam em falhas humanas, entre elas a negligência , imprudência, imperícia , ação evasiva, falta de atenção, avaliação errada, excesso de velocidade.

Page 5: Apresentação trânsito ( Senai 2013550)

Lei SecaLei nº11.705. de 19 de JUNHO DE 2008

Tem a finalidade de alcoolemia zero e de impor penalidades mais severas para o condutor que dirigir sob a influência de álcool.Dg/l Efeitos do álcool sobre o condutor

1 a 2 dg/l

Sem efeito

3 a5 dg/l

Problemas na percepção de distâncias e velocidades

6 a 8 dg/l

Reação mais lenta, inicio da euforia

9 a 15 dg/l

Reflexos muito lentos, condução perigosa

16 dg/l Visão dupla , desorientação, condução impossível

Page 6: Apresentação trânsito ( Senai 2013550)

O processo de absorção a do álcool é de 90% em uma hora.O álcool demora de 6 a 8 horas para ser eliminado do organismo .Sua eliminação se da 90% pelo fígado, 8% pela respiração e 2% pela transpiração.Outras drogas duram em média 2 a 4 horas para ser eliminadas.

Page 7: Apresentação trânsito ( Senai 2013550)

Beber e dirigir é crime!A pena é de 6 meses a 3 anos para pessoas que

possuírem concentração igual ou superior a 6dg/l, multa de R$ 957,70 e suspensão por 12 meses ou proibição de

se obter a permissão ou habilitação para dirigir.

Page 8: Apresentação trânsito ( Senai 2013550)

Prevenção de acidentesÉ preciso ter: Conhecimento - das leis de trânsito e dos perigos aos quais todos estão sujeitos. Atenção - estar alerto ao volante pronto para reagir.Previsão – tentar prever os atos dos condutores e pedestres para procurar antecipar-se, buscando a segurança.Decisão - ao se deparar com situações inesperadas e buscar tomar as decisões mais corretas possíveis.Habilidades - é preciso adquirir habilidade técnica ao volante para reagir com mais segurança.

Page 9: Apresentação trânsito ( Senai 2013550)

Como agir em caso de acidentes?O que fazer:• Manter calma• Garantir a segurança• Pedir socorro• Controlar a situação• Verificar a situação das vítimas

O que não fazer:• Movimentar a vítima• Retirar capacetes de motociclistas• Aplicar torniquetes • Dar algo para a vítima beber

Page 10: Apresentação trânsito ( Senai 2013550)

Pedestres Obrigações dos pedestres:• Respeitar a sinalização.• Não atravessar a via na

diagonal.• Utilizar a faixa de

segurança.• Zelar pelos seus direitos

no trânsito.

Proibições dos pedestres:• Permanecer ou andar nas

pistas de rolamento.• Andar fora da faixa.• Obstruir a via, por qualquer

razão, sem autorização.• Cruzar vias de trânsito

rápido, viadutos, pontes.

Page 11: Apresentação trânsito ( Senai 2013550)

Direção DefensivaÉ o ato de conduzir um veículo com a finalidade de evitar e prever qualquer tipo de acidente, tendo consciência dos perigos apesar das condições adversas e ações incorretas dos outros condutores ou pedestres.

Page 12: Apresentação trânsito ( Senai 2013550)
Page 13: Apresentação trânsito ( Senai 2013550)

Existem também outros fatores que influenciam a forma com que o condutor age no trânsito. • Físicos : Fadiga, Atenção, Audição, Visão• Mentais e Emocionais: Inexperiência,

Depressão, dirigir sob pressão ou pressa.• Temporários: fome, raiva, dor, calor.

Page 14: Apresentação trânsito ( Senai 2013550)

Ergonomia e segurançaSua finalidade é desenvolver máquinas e veículos mais confortáveis, seguros e fáceis de serem utilizados.

Page 15: Apresentação trânsito ( Senai 2013550)

Equipamentos de segurança Cinto de segurança: segura as pessoas nos seus assentos e absorve ele próprio a parte do impacto. Encosto da cabeça: evita que em uma batida traseira, este equipamento pode evitar sérias lesões no pescoço e na coluna vertebral. Volante: os braços do condutor devem ficar flexionados , com as duas mãos no volante para sua segurança e facilidade no modo de dirigir. Pneus: São a única parte do veículo que toca na via. Seu bom estado é fundamental para o bom desenvolvimento do veículo.

Page 16: Apresentação trânsito ( Senai 2013550)

O trânsito e meio ambientePoluição da água e solo:

Os veículos contribuem através de sua lavagem, da troca do óleo e lubrificantes.

Poluição sonora:Barulhos provocados pelos motores e buzina são os principais causas de perturbação nas grandes cidades e sossego público.

Poluição do ar:A queima de combustíveis para obter energia é a sua principal causa.

Page 17: Apresentação trânsito ( Senai 2013550)

Os veículos deverão ter então suas condições de segurança de controle de emissão de gases poluentes e de ruídos avaliadas mediante inspeção que será obrigatória , na forma e na periodicidade estabelecidas pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito)para itens de segurança e CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), para emissão de gases e ruídos.

Page 18: Apresentação trânsito ( Senai 2013550)

Convívio social no trânsito• Fiscalização • Conhecimento das Leis de Trânsito• Condições do condutor Para que haja a organização no trânsito foi criado O trinômio “E”: Engenharia, Esforço Legal e Educação.

Page 19: Apresentação trânsito ( Senai 2013550)

Cap. VI – arts. 74 a 79 do CTB diz que:

A fim de promover a educação com campanhas para o trânsito, o CTB prevê parcerias entre diversos estabelecimentos de ensino desde a pré-escola até o 3º grau, visando conscientizar o cidadão de seus direitos e deveres no trânsito.

Page 20: Apresentação trânsito ( Senai 2013550)

Para melhorar o convívio e a qualidade de vida no trânsito é necessária a participação de todos. Deve existir a igualdade de direitos e deveres e todos devem praticar a solidariedade , pois o respeito á pessoa humana e a convivência solidária tornam o trânsito mais seguro.

O CTB foi criado com o principal objetivo de preservar a vida e proteger o meio ambiente. O trânsito em perfeitas condições de segurança é um direito de todo cidadão.

Page 21: Apresentação trânsito ( Senai 2013550)
Page 22: Apresentação trânsito ( Senai 2013550)

Código de Trânsito Brasileiro (CTB) www.detran.rj.gov.brwww.autoescolamanilha.com.br

Referências