apresentação talent abroad

27
MOBILIDADE PROFISSIONAL CARREIRAS INTERNACIONAIS

Upload: marcelo-silva

Post on 21-Feb-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Briefing Talent Abroad

TRANSCRIPT

Page 1: Apresentação Talent Abroad

PROJETO FINALISTA NOS CONCURSOS:

EMPREENDEDORISMO SOCIAL— DIOGO VASCONCELOS

CONCURSO NEGÓCIOS SOCIAIS—SHARE UP

MOBILIDADE PROFISSIONAL

CARREIRAS INTERNACIONAIS

Page 2: Apresentação Talent Abroad

PROJETO TALENT ABROAD

I. OBJETO SOCIAL II. PROBLEMA SOCIAL III. CONCEITO E VISÃO

IV. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS V. PLATAFORMA ONLINE

VI. EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO SOCIAL

01.01.01.

Page 3: Apresentação Talent Abroad

PROJETO TALENT ABROAD

I. OBJETO SOCIAL II. PROBLEMA SOCIAL III. CONCEITO E VISÃO

IV. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS V. PLATAFORMA ONLINE

VI. EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO SOCIAL

01.01.01.

Page 4: Apresentação Talent Abroad

OBJETO SOCIAL

Mobilidade profissional e Carreiras Internacionais

A mobilidade profissional e a construção de carreiras internacionais mais que uma realidade, é também uma tendência crescente e um assunto com particular atenção e foco no mercado de trabalho global. Enquanto que nas empresas a valorização das competências e experiências interna-cionais dos recursos humanos são cada vez mais um requisito de diferenciação, também cada vez mais, os profissionais tendem a trabalhar para a internacionaliza-ção da sua carreira, correndo atrás dos seus objetivos pessoais e dos objetivos das empresas para as quais trabalham, ou às quais gostariam disponibilizar as suas capacidades. São inúmeras as estratégias individuais para o conseguir, desde oferecer os seus serviços a várias empresas espalhadas pelo mundo, aproveitar oportunidades inter-nas da sua entidade empregadora atual ou simplesmente apostar no networking e abraçar (ou, muitas vezes, criar) as oportunidades, à medida que forem surgindo. Nos dias de hoje, poucas empresas conseguem restringir a sua atividade ao merca-do nacional. A concorrência internacional, sustentada na inovação, qualidade e preço competitivo encontra-se presente na realidade quotidiana de todos os mercados. Assim, apesar do valor intrínseco do currículo académico ser uma mais-valia consi-derável, as entidades empregadoras procuram agora experiência internacional e competências de relacionamento interpessoal para lidar com um ambiente multicul-tural e com a globalidade dos mercados. A integração das pessoas numa operação internacional é um processo que se cons-trói com iniciativas de ambos os lados – empresa e colaborador. Contudo, quando um profissional começa a iniciar este processo surge uma série de dificuldades que só uma boa preparação e auxílio de outros profissionais inseridos numa comunidade global seriam capazes de diminuir o risco associado.

Page 5: Apresentação Talent Abroad

OBJETO SOCIAL

Mobilidade profissional e Carreiras Internacionais

Page 6: Apresentação Talent Abroad

PROBLEMA SOCIAL

Falta de planeamento e dificuldade de integração social e laboral no

exterior

Page 7: Apresentação Talent Abroad

Confirmando os estudos de mercado e as conclusões retiradas ao longo do desenvolvi-mento do projeto, a FAP apresentou um estudo de Mobilidade Profissional em que os dados recolhidos revelam que 69% dos estudantes em Portugal, afirmam estar dispos-tos a iniciar uma carreira internacional, à semelhança do que também é referido nou-tros países. Entre a amostra selecionada, os inquiridos dizem procurar melhores condições, encon-trando dificuldades, falta de informação, apoio e condições económicas quando preten-dem iniciar um processo de internacionalização. Segue-se assim, algumas das perguntas que de um modo geral, surgiram a todos os profissionais entrevistados:

De um modo genérico, são estas as dúvidas e problemas que fazem da experiência de internacionalização um fator crítico se tiver dificuldades de adaptação a uma nova cul-tura e a um novo ambiente de trabalho. O desequilíbrio emocional e a construção de uma nova vida pode destruir irremediavelmente a carreira que se ambicionou ou que tanto desejou, bem como desperdiçar todo o investimento realizado. Iniciar um proces-so de expatriação implica ser capaz de se adaptar e de se sentir “em casa” em qualquer parte do mundo, o que significa ser capaz de atuar num mercado cada vez mais globa-lizado e de tomar consciência dos diferentes passos a serem dados. É neste contexto que se insere o Projeto Talent Abroad, desenvolvendo soluções para alguns dos proble-mas sociais apresentados.

Qual o país que melhor se adequa ao seu perfil de competências? Que tipo de empresas estão dispostas a recrutar profissionais no mercado externo? Quais os requisitos mínimos que as empresas procuram e quais as áreas? Que tipo de empresas estão dispostas a interagir com um determinado candidato? Como contactar profissionais de determinada área e nacionalidade no exterior? Que tipo de preparação deve ser feita no país de origem? Que tipo de instituições e apoios se pode encontrar no país de destino? Como diminuir os riscos de investimento envolvidos no processo?

Page 8: Apresentação Talent Abroad

PROJETO TALENT ABROAD

Conceito e Visão

O Projeto Talent Abroad nasceu em Agosto de 2011, com o objetivo de constituir uma comunida-de global de estudantes e profissionais como apoio à mobilidade profissional e à criação de opor-tunidades internacionais de emprego. O nosso mercado é constituído por um triângulo entre três das seguintes entidades: estudantes universitários, empresas e profissionais que ambicionam construir uma carreira fora do seu país e/ou que pretendem fazer o processo inverso. Desta forma, para alcançar este objetivo, o Projeto Talent Abroad tem como propósito constituir o primeiro Frachising Social entre estudantes univer-sitários de todo o mundo. A Talent Abroad é uma Organização Sem Fins Lucrativos, com uma equipa multidisciplinar lidera-da e gerida por estudantes de diversas universidades, com o intuito de apoiar todos os profissio-nais graduados até aos 35 anos, interessados em criar a sua própria carreira internacional, pro-movendo assim a mobilidade profissional. Apelamos à criação de um movimento de comunidade global que através de um sentido de res-ponsabilidade e atuação social se pretende a expansão do projeto através de um sistema de Franchising Social implementado e gerido por estudantes em diferentes universidades. Deste modo, o projeto inova como um conceito de empreendedorismo social universitário que partindo de Portugal, ambiciona atuar a nível internacional, proporcionando serviços e ferramen-tas úteis para colmatar os problemas encontrados e de forma a responder à crescente tendência e realidade de mobilidade internacional do fator trabalho.

Page 9: Apresentação Talent Abroad

No triângulo apresentado, temos então três entida-des envolvidas que se revelam fundamentais, cada uma com as seguintes especificidades: I. Estudantes universitários É um projeto desenhado por e para estudantes univ sitários que pretende implementar um sistema de Frachising Social - Talent Abroad, com sede e dire-ção em Portugal. Ambicionamos através do modelo de Franchising Social atingir uma ampla escalabilidade internacio-nal, de uma forma rápida e sem custo, tendo vários estudantes e empreendedores sociais a colaborar com a organização enquanto associações imple-mentadas localmente, por forma a ter um espaço físico nas universidades de todo o mundo, propor-cionando assim também, um local de encontro para profissionais. II. Candidatos Entendemos por candidatos todos os profissionais até aos 35 anos, interessados em internacionalizar a sua carreira ou simplesmente fazer o processo inver-so para o seu país de origem. A associação Talent Abroad tem como objetivo pro-porcionar serviços e ferramentas de apoio legal, informacional, social e profissional a todos os candi-datos que sejam membros do projeto e que tenham como objetivo mobilizar-se para determinado país. Desta forma, além dos candidatos deverem cons-truir individualmente, um sentido forte de responsa-bilidade, pro-atividade, capacidade de adaptação, motivação e espírito de equipa, ao inscrever-se teriam como membros do projeto, a nível internacio-nal, a oportunidade de usufruir de uma rede associa-tiva, implementada em diversos países de interesse, que lhes proporcionaria, as vantagens de ao fazer parte de uma comunidade global, conhecer outros profissionais e estudantes da sua área e, por fim, empresas que estão dispostas a interagir consigo no mercado internacional.

Os candidatos para serem inscritos como membros na Associação Talent Abroad e usufruir de todos serviços descritos e apresentados em toda a rede implementada, teriam de pagar apenas uma fee anual respetivo ao período e à associação local de inscrição. Pretendemos deste modo, com este projeto, solucio-nar alguns problemas acima salientados, sendo também uma mais valia para todos que procuram e se interessam por carreiras internacionais, adquirin-do experiência como profissionais de topo. III. Empresas As empresas também se constituem com parceiros e clientes da associação, pois permitem a integra-ção laboral de profissionais nos diferentes países. É conhecido o padrão das empresas que cada vez, nomeadamente as multinacionais, se preocupam em recrutar profissionais altamente qualificados, de determinadas áreas, no mercado internacional. Con-tudo, nem sempre o ajustamento entre a procura e a oferta é feita da melhor forma, sendo este o merca-do que as associações locais se posicionaram. As empresas ao fazerem parte da base de dados da associação, terão acesso a todos os candidatos/profissionais que de acordo com certos critérios, de determinada área de formação e de diversas partes do mundo, estariam interessados em trabalhar nes-se país. Deste modo, a realização de eventos e fóruns de recrutamento torna-se então indispensável como serviço base, permitindo a inscrição das empresas, com o pagamento de uma taxa fixa conforme a sua participação, que dará a vantagem de contacto dire-tamente com os melhores profissionais inscritos, de toda a parte do mundo, num método rápido e efi-ciente de recrutamento, sem compromisso. As empresas constituem-se assim, um parceiro lógi-co na medida que a sua integração no projeto será uma via de contacto e interação com os melhores profissionais e estudantes do mercado externo.

Page 10: Apresentação Talent Abroad

As associações locais implementadas terão apoio através de um processo de Implementação pré-definido, com o objetivo de dispor serviços e ferramentas comuns em toda a rede da organiza-ção. Temos como propósito implementar este projeto, numa escala global, através dos seguintes conceitos e instrumentos a todos os membros da Talent Abroad: Eventos e fóruns de recrutamento Os eventos e fóruns de recrutamento permitem juntar os melhores profissionais com as empresas interessadas, de uma forma organizada, durante um período, num só local. Pretendemos garantir e dar auxílio na integração laboral de cada profissional no país de destino, ao proporcionar eventos que permitam aos membros, ter acesso a recrutamentos locais em dife-rentes partes do mundo, restritos a convite e direcionados aos candidatos externos escolhidos pelas empresas de cada país. Definindo-se os diferentes eventos de recrutamento que serão organizados pelas associações locais integrantes do projeto, conforme o cruzamento de informa-ção entre todos os agentes implementados, obedece ao seguinte método pré-definido:

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Associação Talent Abroad

Fase 1: País de Origem – Processo de Inscrição e Recrutamento na Plataforma Online Abertura de inscrições – Período de abertura de inscrições para profissionais membros de todas as partes do mundo, para participar na realização de um evento de recrutamento, de uma determinada área de formação e num país de destino da associação local; Eventos Online de Triagem e Seleção – Todos os profissionais inscritos terão acesso a um período de avaliação por parte das empre-sas, aos seus perfis de competências, sendo nesta fase a realização de seleção e convite dos profissionais escolhidos pelas empre-sas, a participar nesse evento. Esta fase permitirá também aos candidatos, ter indicações da sua aceitabilidade nos diferentes merca-dos e ainda avaliação do seu perfil pelas empresas inscritas; Recrutamento Online – Período de interação entre os profissionais selecionados e as empresas participantes através da organização de entrevistas e testes online. Divulgação pormenorizada de informação das empresas aos profissionais selecionados. Fase 2: País de Destino – Eventos de Recrutamento Presenciais Eventos e Fóruns de Recrutamento – Atribuição dos convites e realização do evento de recrutamento presencial no país de origem, num período entre 3 a 5 dias, pela associação local. Este evento permite juntar os melhores profissionais interessados de todo o mun-do inscritos e selecionados previamente com as empresas a participar. Neste evento juntam-se as empresas que procuram recursos humanos com competências internacionais de determinadas áreas. Será um evento simples e rápido, que proporcionará a apresentação de empresas e a apresentação dos profissionais, troca de con-tactos, realização de entrevistas previamente marcadas e um jantar informal entre todos os inscritos. Pretendemos através deste servi-ço fazer um matching internacional ao encontro de profissionais e empresas de áreas específicas num só local. Todos os membros para ter acesso ao convite, terá de ser pré-selecionado. No que diz respeito às empresas terão acesso aos even-tos através de uma taxa fixa reduzida apenas se estiverem presentes no evento indicado.

Page 11: Apresentação Talent Abroad

Comunidade e Tutoria Consiste num dos objetivos sociais do projeto. Aspiramos constituir uma comunidade organizada de pro-fissionais pelo mundo que sirva de apoio à mobilidade internacional. Entendemos e acreditamos que o conceito de comunidade é o valor mais importante para a adaptação a novas realidades e para a cons-ciencialização dos difíceis passos a serem dados, através da troca de experiências e feedbacks entre profissionais de diferentes partes do globo, diminuindo assim o risco associado ao processo. Pretendemos ainda estabelecer enquanto organização internacional, uma base de dados de profissio-nais de diversas nacionalidades localizados nos vários países do mundo e que se disponibilizam a ajudar candidatos na sua mobilidade. Desta forma, objetivamos construir um sistema que permita: - Atribuir a cada candidato um mentor no país de destino, organizados por área de formação e nacionali-dade de forma a ajudar no aconselhamento e no processo de mobilidade, bem como na receção e inte-gração; - Disponibilizar uma rede de contactos a cada profissional para responder às suas dúvidas e questões; - Disponibilizar na plataforma da Talent Abroad, uma ferramenta de comunidade online em tempo real, para troca de experiências entre os vários membros interessados em determinado local, possibilitando também a construção de uma rede de contactos ainda no país de origem. A adesão de todos a um movimento de comunidade global é essencial para este projeto. Queremos que todos os candidatos se consciencializem através da partilha de informações e que tenham apoio para a adaptação a diferentes ambientes e para facilitar a sua integração na sociedade. Pretendemos que todos se juntem a nós e que deixem de construir processo independentes de mobili-dade, para que o seu futuro tenha maiores probabilidade de sucesso. Rede de apoio à mobilidade profissional Através do projeto de expansão da organização Talent Abroad, ambicionamos através do modelo de Franchising Social atingir grande escalabilidade internacional de uma forma rápida e sem custo, de for-ma a ter vários estudantes, empreendedores sociais e universidades a colaborar com a organização enquanto associações locais. Assim a existência de um espaço físico nas universidades proporciona um local de encontro e de apoio aos candidatos em todos os países de interesse. A escalabilidade que pretendemos para o projeto permitiria além do já referido, disponibilizar os seguin-tes meios: - Entrega de Guias e Brochuras informacionais ao profissional ainda no pais de origem; - Local de encontro e de apoio para esclarecimento de dúvidas e ajuda nos processos burocráticos e legais no país de destino; - Proporcionar ajuda, aconselhamento profissional e formações, na adaptação à cultura e mercado de trabalho de cada país e local; - Organização de meetings entre profissionais de várias nacionalidades e determinada área no país de destino; - Disponibilizar e mediar serviços de acordo com as necessidades de cada um: Alojamento, Serviços Centrais, Custos de vida, Contactos e informações, entre outros.

Page 12: Apresentação Talent Abroad
Page 13: Apresentação Talent Abroad

Empreendedorismo e Inovação Social

Plataforma Online—Talent Abroad

A plataforma da Talent Abroad permitirá o cruzamento de informação entre todas as associações locais implementadas nas universidades e entre todos os membros inscritos, sendo feita através ao recurso de uma plataforma tecnológica da organização que terá disponível as seguintes funcionalidades: Registo do CV dos candidatos – Todos os membros terão direito a fazer parte do sistema, registando e

disponibilizando o seu perfil de competências pessoais e profissionais. Acompanhado deste terão de realizar testes linguísticos obrigatórios. Todas as informações terão de ser avaliadas pela associação local do candidato;

Disponibilização de informação – Informação dos eventos de recrutamento a realizar em todo o mun-do e respetiva abertura de inscrições para os membros;

Tecnologia de recrutamento online – Inserido em cada evento terão acesso a Eventos Online e Recru-tamento Online de candidatos por parte de empresas, com base em filtros simples e rápidos de pes-quisa e seleção;

Inscrição e disponibilização de Informação das empresas em cada evento de recrutamento a realizar; Disponibilizar ofertas de emprego das empresas inscritas nos eventos de recrutamento respetivos; Registo e pesquisa de profissionais que se disponibilizam aos serviços de tutoria; Comunidade Online – Comunidade aberta a todos os membros para troca de informações e de expe-

riências por interesse, por área e país de destino;

O Projeto Talent Abroad tem com base um conceito de empreendedorismo social que se pretenda que seja aplicável a nível internacional, através de parcerias com jovens empreendedores sociais e universi-dades, sem investimentos de implementação, de forma rápida, permitindo o controlo e a partilha de informações em rede. Criamos este conceito para responder de uma forma útil e eficiente a todas as dificuldades do processo de mobilização profissional e de criação de oportunidades aos membros interessados, tendo objetivos meramente sociais, de integração cultural, profissional e legal de todos numa comunidade de entreajuda entre os diversos países. Subjacente a este objetivo que se refere como base do projeto, conciliamos a meta de criação e desen-volvimento do conceito de empreendedorismo social entre estudantes de diversas áreas e de universida-des que estejam interessados em fazer parte do projeto através de associações locais. Desta forma, com o modelo de franchising social, pretendemos que as receitas do projeto sejam aplicá-veis na criação de igualdade de oportunidades e em resolver os problemas socioeconómicos de muitos dos estudantes universitários que também se interessam em construir uma carreira global. Uma vez inte-ressados em fazer parte como membros ativos do projeto, através do seu contributo, poderão criar e financiar a sua própria Bolsa de Mobilidade. Este é assim um dos elementos diferenciadores e inovadores em termos de projeto e conceito de empreendedorismo social.

Page 14: Apresentação Talent Abroad

Atribuição de Bolsas de Mobilidade a todos os estudantes da associação Todos os estudantes universitários que queiram fazer parte e constituir associações locais pertencentes à organização Talent Abroad, além da semelhança da experiência que já existe em outras organiza-ções, que proporciona vantagens como: primeira experiência de trabalho, formação enquanto líderes e gestores internacionais, contacto direto com diversos profissionais de todo o mundo da sua área e con-tacto com diversas empresas que se poderão revelar importantes no seu futuro; teriam ainda como ele-mento diferenciador através da experiência de trabalho no projeto, a aplicação das receitas na criação das suas próprias Bolsas de Mobilidade. Estas Bolsas de Mobilidade servirão para custear os processos e financiar todos aqueles que partici-pem diretamente no trabalho da associação e que têm como objetivo essencial também construir uma carreira internacional. Deste modo, todos os membros que não tenham condições ou simplesmente queiram criar a sua carreira internacional. Além de uma experiência enriquecedora de trabalho poderão também ter acesso a uma igualdade de oportunidades através da criação e financiamento de bolsas, conforme as receitas obtidas e distribuí-das nas associações locais. Pretendemos também assim, resolver um problema de falta de financia-mento a muitos jovens com valor e que ambicionam também uma experiência profissional em novos mercados. Com o projeto Talent Abroad, as áreas sociais de atuação abrangidas seriam as seguintes: Apoio à mobilidade internacional aos diversos profissionais no processo burocrático, legal, cultural

e social; Realização de um matching internacional entre a procura e oferta de trabalho; Criação de um movimento de comunidade global de entreajuda de estudantes e profissionais; Implementação de uma rede associativa de apoio a profissionais e empresas a atuar exclusiva-

mente no mercado internacional; Criar e financiar bolsas a mobilidade de estudantes graduados, promovendo uma igualdade de

oportunidades; Implementar o conceito e experiência de empreendedorismo social nas faculdades. Definimos e conciliamos estes objetivos sociais transversais ao conceito inerente, fazendo do Pro-

jeto Talent Abroad um projeto abrangente, de fácil implementação e de verdadeira essência de empreendedorismo e inovação social.

Faz parte da Comunidade. Junta-te a nós. A estratégia do Projeto Talent Abroad é simples. Queremos implementar um sistema que permita resol-ver os conflitos sociais e globais que se impõem a todos na mobilidade profissional entre países. Dese-jamos assim, resolver questões como a adaptação social, laboral e cultural dos diferentes profissionais na sua mobilização entre países; dar acesso às empresas a mão-de-obra qualificada com experiência noutros mercados; e, proporcionar aos estudantes universitários, o contacto com profissionais da sua área em todo o mundo, com empresas do seu interesse e ainda financiar as suas próprias bolsas de

Page 15: Apresentação Talent Abroad

Para isto, procuramos que todos os estudantes universitários interessados se juntem a este projeto constituindo uma comunidade global de apoio à mobilidade profissional entre países, criando assim o primeiro Franchising Social Internacional de estudantes universitários. Procuramos jovens empreendedores sociais pelo mundo.

Se és um deles, faz parte da comunidade e junta-te a nós.

Page 16: Apresentação Talent Abroad

CONDIÇÕES E VANTAGENS

I. FRANCHISING SOCIAL UNIVERSITÁRIO II. PROFISSIONAIS

III. EMPRESAS

02.02.02.

Page 17: Apresentação Talent Abroad

CONDIÇÕES E VANTAGENS

I. FRANCHISING SOCIAL UNIVERSITÁRIO II. PROFISSIONAIS

III. EMPRESAS

02.02.02.

Page 18: Apresentação Talent Abroad

Franchising Social Universitário – Associação Talent Abroad

Pretendemos assim, constituir um modelo eficiente de aplicação, em que os estudantes universitários sem qualquer investimento, possam usufruir de uma rede global de aprendizagem e de trabalho conforme os valores fundamentais e princípios da organização. Para tal, apenas teriam de seguir um Guia de Procedimentos que seria disponibilizado, obtendo a aprovação da organização conforme os seguintes traços gerais: Apresentação de uma carta de motivação; Constituição de uma equipa de estudantes para atuação numa determinada área de formação da universidade; Implementação do projeto num espaço em parceria com a universidade local; Definição de um professor orientador do projeto; Apresentação de um Regulamento Interno da Associação Local; Realização de um Estudo de Mercado e de um Guia Informacional na universidade local que vá de acordo com os princípios sociais estabelecidos; Participação ativa na expansão projeto através da cobrança de uma Franquia Social conforme as receitas obtidas anualmente. Sem qualquer investimento e através da cobrança de uma Franquia Social conforme as receitas obtidas anualmente, as associações locais implementadas teriam acesso às seguintes condições: Plataforma Onli-ne, Contabilidade Organizada, Rede Integrada de trabalho, Gestão da marca, Formação Técnica Profissional e apoio na Gestão.

Page 19: Apresentação Talent Abroad

Existem vários fatores pelas quais perspetivamos uma abordagem de franchising social para a replica-ção do nosso projeto social. Tomamos como exemplo, as seguintes razões: Os estudantes poderem implementar a associação na sua universidade, sem qualquer investimen-

to de implementação e gestão, com apoio de uma Direção Central; Aumento do impacto social, em conformidade com os objetivos, integrando numa rede global de

partilha de informações e de entreajuda de comunidades universitárias; Implementação mais rápida, fácil e com custos reduzidos em diferentes mercados internacionais; Permitir a adaptação local, flexibilidade e adaptação a contextos e circunstâncias internacionais; Alcance de benefícios de organização internacional (comunicação eficaz, economias de escala,

interligação entre associações de diferentes partes do globo); Organização que segue um modelo comum que combina objetivos sociais com autossustentabili-

dade financeira (impacto social vs autossustentabilidade); Funcionamento entre parcerias genuínas e para benefício comum, sob uma identidade e marca

própria; Delegar o poder e incentivar a criação de empreendedores sociais nas universidades de todo o

mundo; Permitir a difusão aberta, troca de conhecimento entre os agentes e criar um modelo de cresci-

mento de inovação social; Permitir uma maior escalabilidade internacional, aumentando assim os benefícios sociais e o inter-

câmbio entre todos os agentes envolvidos. O fator mais importante é o facto de franquia social combinar os objetivos sociais do projeto (partilha de aprendizagem e metodologias de maior impacto social), com os objetivos de autossustentabilidade que permitirão a formação de empreendedores sociais nas universidades e a criação de bolsas de mobilida-de para os estudantes.

Franchising Social Universitário – Associação Talent Abroad

Pretendemos assim, constituir um modelo eficiente de aplicação, em que os estudantes universitários sem qualquer investimento, possam usufruir de uma rede global de aprendizagem e de trabalho conforme os valores fundamentais e princípios da organização. Para tal, apenas teriam de seguir um Guia de Procedimentos que seria disponibilizado, obtendo a aprovação da organização conforme os seguintes traços gerais: Apresentação de uma carta de motivação; Constituição de uma equipa de estudantes para atuação numa determinada área de formação da universidade; Implementação do projeto num espaço em parceria com a universidade local; Definição de um professor orientador do projeto; Apresentação de um Regulamento Interno da Associação Local; Realização de um Estudo de Mercado e de um Guia Informacional na universidade local que vá de acordo com os princípios sociais estabelecidos; Participação ativa na expansão projeto através da cobrança de uma Franquia Social conforme as receitas obtidas anualmente. Sem qualquer investimento e através da cobrança de uma Franquia Social conforme as receitas obtidas anualmente, as associações locais implementadas teriam acesso às seguintes condições: Plataforma Onli-ne, Contabilidade Organizada, Rede Integrada de trabalho, Gestão da marca, Formação Técnica Profissional e apoio na Gestão.

Page 20: Apresentação Talent Abroad

Vantagens para os estudantes universitários Conceito de Empreendedorismo social: Com as receitas das associações locais, criar e financiar Bolsas de Mobilidade para

construção de carreiras internacionais de todos os membros ativos no projeto; Proporcionar a primeira experiência de trabalho enquanto empreendedores sociais a

estudantes durante o seu período de formação na Universidade; Conhecer outros empreendedores sociais de vários países, difundindo e implemen-

tando o conceito nas universidades a nível internacional; Implementar um projeto social numa universidade local enriquecendo as skills pes-

soais e valorizando as suas competências profissionais dos estudantes envolvidos; Formação enquanto líderes que ambicionam a construção da sua própria carreira

internacional em empresas de prestígio; Troca de experiências e criação de ligações entre estudantes de diferente áreas de

diferentes universidades internacionais; Criação de uma rede de contactos e troca de experiências com profissionais de todo

mundo, ligados diretamente à sua área de formação; Contacto diário e direto com empresas inseridas em determinado ramo de formação

e de atividade, inserindo os estudantes desta forma mais facilmente no mercado de trabalho;

Desenvolver competências e experiências aos estudantes em gestão de equipas, apresentação de projetos, organização de eventos e network.

Page 21: Apresentação Talent Abroad
Page 22: Apresentação Talent Abroad

O projeto Talent Abroad tal como descrito, pretende constituir uma comunidade global organizada de estudantes e profissionais em diferentes países de apoio à mobilidade e promovendo a criação de oportunidades internacionais. Como tal, o objetivo social essencial do projeto é apoiar todos os profissionais que pretendam deslocar-se para outro países ou simplesmente fazer o processo inverso, na sua integração social e laboral no país de destino, concedendo-lhe um conjunto de vantagens que lhe permita associar-se ao pro-jeto, traçando entre estas, os seguintes elementos: Poder-se inscrever e ter acesso a diversos eventos de recrutamento a realizar em diferentes países específicos na sua área profissional; Estar disponível para seleção e recrutamento online perante empresas a atuar em diversos mercados internacionais; Ter acesso e conhecimento das empresas que estão dispostas a recebê-lo com entrevistas previamente marcadas e com realização de testes

online; Participar presencialmente em eventos de recrutamento simples e eficazes que reúnem profissionais de determinada área e de diferentes países

com empresas dispostas a recrutar e a conhecer novos profissionais em determinado país de destino; Disponibilização e informação de ofertas de emprego para os eventos de recrutamento respetivos; Trocar informações e experiências numa comunidade online organizada por países de interesse e áreas de formação; Atribuição de um tutor (profissional de determinada área e de determinada nacionalidade) com experiência no país de destino; Disponibilizar uma rede de contactos de outros profissionais do seu país que se encontrem no país de destino, facilitando a sua integração social

e cultural; Ter acesso a um ponto de encontro numa universidade local que lhe disponibilizem informação e uma brochura de orientação, bem como: forma-

ção, bolsa de alojamentos, informação de custos de vida e contactos, entre outros; Participar em meetings e jantares dos membros da organização em determinado local; Cooperar com estudantes e outros profissionais, podendo também ser um agente mobilizador e de ajuda no futuro a outros elementos interessa-

dos.

Perante o projeto proposto, ambicionamos criar estes serviços de apoio aos profissionais de diferentes países em que o seu acesso seja socialmente aceitável e de baixo custo para todos aqueles que pretendem fazer parte do mesmo.

Vantagens para os membros do projeto Talent Abroad

Page 23: Apresentação Talent Abroad

O projeto Talent Abroad tal como descrito, pretende constituir uma comunidade global organizada de estudantes e profissionais em diferentes países de apoio à mobilidade e promovendo a criação de oportunidades internacionais. Como tal, o objetivo social essencial do projeto é apoiar todos os profissionais que pretendam deslocar-se para outro países ou simplesmente fazer o processo inverso, na sua integração social e laboral no país de destino, concedendo-lhe um conjunto de vantagens que lhe permita associar-se ao pro-jeto, traçando entre estas, os seguintes elementos: Poder-se inscrever e ter acesso a diversos eventos de recrutamento a realizar em diferentes países específicos na sua área profissional; Estar disponível para seleção e recrutamento online perante empresas a atuar em diversos mercados internacionais; Ter acesso e conhecimento das empresas que estão dispostas a recebê-lo com entrevistas previamente marcadas e com realização de testes

online; Participar presencialmente em eventos de recrutamento simples e eficazes que reúnem profissionais de determinada área e de diferentes países

com empresas dispostas a recrutar e a conhecer novos profissionais em determinado país de destino; Disponibilização e informação de ofertas de emprego para os eventos de recrutamento respetivos; Trocar informações e experiências numa comunidade online organizada por países de interesse e áreas de formação; Atribuição de um tutor (profissional de determinada área e de determinada nacionalidade) com experiência no país de destino; Disponibilizar uma rede de contactos de outros profissionais do seu país que se encontrem no país de destino, facilitando a sua integração social

e cultural; Ter acesso a um ponto de encontro numa universidade local que lhe disponibilizem informação e uma brochura de orientação, bem como: forma-

ção, bolsa de alojamentos, informação de custos de vida e contactos, entre outros; Participar em meetings e jantares dos membros da organização em determinado local; Cooperar com estudantes e outros profissionais, podendo também ser um agente mobilizador e de ajuda no futuro a outros elementos interessa-

dos.

Perante o projeto proposto, ambicionamos criar estes serviços de apoio aos profissionais de diferentes países em que o seu acesso seja socialmente aceitável e de baixo custo para todos aqueles que pretendem fazer parte do mesmo.

Page 24: Apresentação Talent Abroad

O Projeto Talent Abroad estabelece relações empresariais que sustentem a sua atividade através de parcerias benéficas para as organizações e empresas concedendo acesso a uma Base de Dados que privilegia a informação e a interação com mão-de-obra qualificada de todo o mundo, de acordo com os critérios e necessidades do mercado de trabalho internacional. Pretendemos que as empresas se evidenciem no mercado de recrutamento de licenciados e recém-licenciados, bem como profissionais até os 35 anos, diferenciando-se como entidades de recrutamento de excelência de recursos humanos que acrescentam uma mais-valia internacional e de adaptação a diferentes situações de mercado. Quais as principais vantagens de ser parceiro no projeto?

Pertencer sem compromisso a uma Base de Dados de empresas de referências na área de recrutamento e de criação de oportunidades internacionais; Ter informação privilegiada e acesso a mão-de-obra qualificada de diferentes países de acordo com os perfis de competências pretendidos; Todas as empresas que sejam parceiras poderão inscrever-se e participar nos eventos de recrutamento locais da sua área de atuação através do pagamento de uma taxa fixa reduzida conforme a presen-

ça; Participar nos eventos de recrutamento locais sem compromisso de recrutamento, sem limite de profissionais a recrutar e podendo ter acesso a entrevistas previamente marcadas; De uma forma simples e rápida, poderá ter acesso num só local aos melhores profissionais de determinada área de formação e de diferentes partes do mundo interessados em trabalhar no seu país de ori-

gem; Poder divulgar informações e aumentar a notoriedade da sua empresa nos eventos de recrutamento, por forma a evidenciar-se no mercado de recrutamento de profissionais internacionais; Fazer network, partilhar informações e troca de contactos com outras empresas do seu ramo de atividade; Ter acesso na plataforma online a ferramentas simples e rápidas de avaliação e seleção de candidatos das áreas pretendidas de diferentes países; Submeter a testes e entrevistas online, bem como marcar previamente entrevistas com todos os profissionais de interesse; Poder receber recomendações e referências de outras empresas sobre determinados profissionais; Poder participar em meetings e encontros com profissionais de todo o mundo.

Vantagens para

Empresas e Parceiros

Page 25: Apresentação Talent Abroad

O Projeto Talent Abroad estabelece relações empresariais que sustentem a sua atividade através de parcerias benéficas para as organizações e empresas concedendo acesso a uma Base de Dados que privilegia a informação e a interação com mão-de-obra qualificada de todo o mundo, de acordo com os critérios e necessidades do mercado de trabalho internacional. Pretendemos que as empresas se evidenciem no mercado de recrutamento de licenciados e recém-licenciados, bem como profissionais até os 35 anos, diferenciando-se como entidades de recrutamento de excelência de recursos humanos que acrescentam uma mais-valia internacional e de adaptação a diferentes situações de mercado. Quais as principais vantagens de ser parceiro no projeto?

Pertencer sem compromisso a uma Base de Dados de empresas de referências na área de recrutamento e de criação de oportunidades internacionais; Ter informação privilegiada e acesso a mão-de-obra qualificada de diferentes países de acordo com os perfis de competências pretendidos; Todas as empresas que sejam parceiras poderão inscrever-se e participar nos eventos de recrutamento locais da sua área de atuação através do pagamento de uma taxa fixa reduzida conforme a presen-

ça; Participar nos eventos de recrutamento locais sem compromisso de recrutamento, sem limite de profissionais a recrutar e podendo ter acesso a entrevistas previamente marcadas; De uma forma simples e rápida, poderá ter acesso num só local aos melhores profissionais de determinada área de formação e de diferentes partes do mundo interessados em trabalhar no seu país de ori-

gem; Poder divulgar informações e aumentar a notoriedade da sua empresa nos eventos de recrutamento, por forma a evidenciar-se no mercado de recrutamento de profissionais internacionais; Fazer network, partilhar informações e troca de contactos com outras empresas do seu ramo de atividade; Ter acesso na plataforma online a ferramentas simples e rápidas de avaliação e seleção de candidatos das áreas pretendidas de diferentes países; Submeter a testes e entrevistas online, bem como marcar previamente entrevistas com todos os profissionais de interesse; Poder receber recomendações e referências de outras empresas sobre determinados profissionais; Poder participar em meetings e encontros com profissionais de todo o mundo.

Page 26: Apresentação Talent Abroad

Vantagens para

Empresas e Parceiros

Onde estamos? Universidade Católica Portuguesa - Porto Campus da Asprela R. Dr. António Bernardino de Almeida s/n 4200-072 Porto Contactos Email: [email protected] www.talent-abroad.com https://www.facebook.com/talentabroad

Page 27: Apresentação Talent Abroad