apresentação robótica 2014

11
CONTROLE BIOLÓGICO DE PRAGAS EM CULTIVOS ASSOCIADOS AUTORES: Felipe Rabelo de Barros Simão, Gabriel Mesquita Angelo, Iago Leite Andrade, João Vitor Galaxe de Andrade, Marllon Nogueira Guimarães, Mateus Barreto de Souza COORDENADORA: Prof a LÍGIA CRISTINA PALACIO

Upload: ligia-palacio

Post on 07-Jul-2015

99 views

Category:

Science


0 download

DESCRIPTION

Agricultura sustentável

TRANSCRIPT

Page 1: Apresentação robótica 2014

CONTROLE BIOLÓGICO DE PRAGAS EM

CULTIVOS ASSOCIADOS

AUTORES: Felipe Rabelo de Barros Simão, Gabriel Mesquita Angelo, Iago Leite Andrade, João Vitor Galaxe de Andrade, Marllon Nogueira Guimarães, Mateus Barreto de SouzaCOORDENADORA: Profa LÍGIA CRISTINA PALACIO

Page 2: Apresentação robótica 2014

INTRODUÇÃO

A agricultura moderna, com a implementação de monocultivos em grande escala, tem provocado vários problemas no que se refere às doenças e pragas resistentes e especializadas nas plantas cultivadas.

A utilização excessiva de pesticidas de origem química e sem prévia assistência técnica, em lugar de resolverem o problema, tem produzido fortes danos à produtividade agricultura, ao ser humano e à natureza.

Atualmente, muitas instituições estão em busca de alternativas menos prejudiciais, aproveitando as defesas naturais dos organismos e reorganizando completamente as técnicas de cultivo tradicionais.

Page 3: Apresentação robótica 2014

AGROTÓXICO

Desde a Revolução Verde, na década de

1950, o processo tradicional de produção agrícola sofreu drásticas

mudanças, com a inserção de novas

tecnologias, visando a produção extensiva

de commodities agrícolas. Estas tecnologias

envolvem, quase em sua maioria, o uso extensivo de agrotóxicos, com a finalidade de controlar pragas e aumentar a

produtividade.

Page 4: Apresentação robótica 2014

Pesticidas são inimigos não só das pragasO impacto do uso de pesticidas, vai do desequilíbrio ecológico a

prejuízos à saúde humana

Page 5: Apresentação robótica 2014

CICLO DO PESTICIDA

Page 6: Apresentação robótica 2014

CONTROLE BIOLÓGICO DE PRAGAS

O controle biológico é um fenômeno natural, o qual consiste no controle do número de plantas e animais pelos seus inimigos naturais ou introduzidos. Podendo ser útil para o controle de patógenos, pragas e “ervas daninhas”. Para isto, envolve o mecanismo de densidade recíproca, onde uma população é controlada por outra população, isto é, um inseto praga é sempre controlado por outro inseto, que por sua vez é predador do inseto praga e assim mantem o equilíbrio natural do ambiente, onde se uma das populações aumenta simultaneamente a outra também irá aumentar.

Page 7: Apresentação robótica 2014

CONTROLE BIOLÓGICO DE PRAGAS EM CULTIVOS ASSOCIADOS

Um dos grandes desafios da agricultura, principalmente nos sistemas orgânicos de produção, é combater as pragas e doenças nas lavouras sem utilizar pesticidas. Para tal, o manejo fitossanitário deve basear-se na prevenção, criando condições que desfavoreçam o surgimento de insetos-pragas nas plantas cultivadas. O controle biológico é uma técnica que utiliza inimigos naturais das pragas para mantê-las sob controle e impedir que prejudiquem a produção.

É a implantação de uma metodologia inovadora de controle biológico de pragas chamada "push-pull", ou "atrair-repelir", em português.O método tem como base o sistema de rodízio de culturas agrícolas, mas com foco diferente do convencional. Neste caso, o consórcio de lavouras visa não apenas aumentar a produtividade, mas principalmente, combinar plantas com aptidão natural para controlar pragas agrícolas a partir de seus semioquímicos (substâncias químicas utilizadas na comunicação entre os seres vivos na natureza) ou características físicas, por exemplo, sem a necessidade de usar agrotóxicos.

O método está em reunir, em uma mesma lavoura, plantas com capacidade natural para repelir e outras capazes de atrair os insetos-praga, impedindo assim, a sua reprodução.

Page 8: Apresentação robótica 2014

CONTROLE BIOLÓGICO DE PRAGAS EM CULTIVOS ASSOCIADOS

Page 9: Apresentação robótica 2014

CONTROLE BIOLÓGICO DE PRAGAS EM CULTIVOS ASSOCIADOS

Para manter este equilíbrio podem ser usadas plantas repelentes ou atrativas ou mesmo plantas armadilhas, que tem mostrado ótimos resultados na proteção das plantações sem prejudicar a saúde ou o meio ambiente. Plantas repelentes ou atrativas em geral são aquelas com odor emitido pelas raízes, folhas e flores, que afastam ou atraem formigas, lesmas, gafanhotos, vespas, besouros e outros evitando ataques às culturas. Elas podem ser colocadas, por exemplo, ao redor das plantações, entre duas culturas principais ou até mesmo alternando as fileiras de plantas.

As plantas atrativas podem ser usadas como armadilhas para atrair os infestantes e não atacar a cultura principal. Por exemplo, no caso de formigas na cultura da mandioca pode ser plantada batata-doce, preferida pelas formigas, deixando a mandioca intacta. Com as plantas podem ser preparados compostos ou extratos que podem ser pulverizados nas plantações.

Plantas repelentes: cravo-de-defunto, alho, alho poró, hortelã-pimenta, alfavaca, salsa, cebola, manjericão, orégano, arruda, citronela, gerânio, rosa, malva, jasmin, hortelã, camomila, crisântemo, urtiga, louro, cebola, abóbora, mamona, fumo, eucalipto, mastruz, nim (neem), espirradeira, alamanda, ata, cardo santo e outras.

Plantas atrativas: girassol, capim-santo, caruru, papoula, cavalinha, cravo de defunto, fumo, alecrim, malva, tomilho, confrei, dentre outros.

Page 10: Apresentação robótica 2014

CONTROLE BIOLÓGICO DE PRAGAS EM CULTIVOS ASSOCIADOS

Vejamos alguns outros exemplos:

Alfafa - combate mosquitosAlfavaca, manjericão branco - inseticida contra moscas e mosquitosAngico - combate as saúvasAnis ou erva-doce - repelente de traçasArruda - inseticida de pulgões e cochonilhas sem carapaçaCebola ou cebolinha verde - repele vaquinha e combate pulgões e lagartasChagas, capuchinho - repelente de nematóidesChuchu - atrativo de lesmas e caracóisCoentro - combate ácaros e pulgõesCravo-de-defunto - neomaticida, repelente de pulgão e broca-de-tomateiroCrotalária - combate nematóidesEucalipto - folhas são inseticidas de grãos armazenadosGergelim - contra saúvas, plantio ao redor das plantasGerânio - repelente de insetos na hortaGirassol - inseticida, repelenteHortelã ou menta - repele formigas e ratosManjericão - inseticida em geralMamoeiro - ferrugem do cafeeiroNim - inseticida em geralPimenta - repelente de insetosSamambaia - contra ácaros, cochonilhas e pulgõesTomateiro - ação inseticida contra pulgões (folhas e tatos)Tomilho - repelente de pulgas e percervejosUrtiga - combate pulgões e fungos das plantas

alfavaca alecrim tomilho

cebolinha hortelã tanaceto

arruda citronela gergelim

Page 11: Apresentação robótica 2014

RECOMENDAÇÕES E CONCLUSÃO

A agricultura moderna transformou-se nas últimas décadas em uma agricultura intensiva de capital, cujas práticas permitiram grandes incrementos de produção. Porém, a agroindústria sempre foi baseada em métodos pouco sustentáveis, uma vez que afeta o meio ambiente. Existem várias possibilidades de desenvolver novas tecnologias visando à agricultura sustentável.

O desenvolvimento das tecnologias emergentes geram um potencial para que estas sejam utilizadas dentro de programas de manejo integrado de pragas (MIP) ou programas de atrair-repelir (push-pull). Este último implica na manipulação do comportamento dos insetos praga e de agentes de controle biológico para criar duas forças sinergísticas: de repulsão da cultura alvo (por exemplo compostos voláteis e plantas repelentes) e atração a uma fonte fora da cultura alvo (armadilhas de compostos voláteis induzidos, feromônios ou plantas armadilha) por meio da utilização de pistas visuais e olfativas.

As futuras pesquisas nesse tema não podem deixar de considerar o efeito da mudança climática. O aumento nas temperaturas, na concentração de oxidantes na atmosfera, como o ozônio (O3), e a falta de água poderiam, sem dúvida, influenciar a eficácia destas tecnologias, uma vez que estes fatores afetam o metabolismo das plantas (tanto convencionais como transgênicas), o comportamento e distribuição de insetos e a estabilidade de compostos na atmosfera.