apresentacao mobile banking - julho/2016 - fgv santo andré

9
Participan tes Douglas Inue Evandro Bueno Janaina Emidio Taise Marketing Digital Fundação Getúlio Vargas Mobile Marketing Fabio Flatschart

Upload: taise-bortoletto

Post on 15-Apr-2017

134 views

Category:

Services


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apresentacao Mobile Banking - Julho/2016 - FGV Santo André

ParticipantesDouglas InueEvandro BuenoJanaina EmidioTaise Bortoletto

Marketing DigitalFundação Getúlio Vargas

Mobile MarketingFabio Flatschart

Page 2: Apresentacao Mobile Banking - Julho/2016 - FGV Santo André

1. Cenário pré-mobile2. Ubiquidade3. Disruptura4. Mudança da proposta de valor5. Comparativo6. Exemplos

Mobile Banking

Page 3: Apresentacao Mobile Banking - Julho/2016 - FGV Santo André

Antes do Mobile e da Internet Banking, ir ao banco era um compromisso, como ir ao médico ou supermercado. Tratava-se de uma responsabilidade semanal ou mensal que, na maioria das vezes, consumia muito tempo devido as filas imensas. Além disso, era sinônimo stress, por atendentes algumas vezes mal humorados e alguns processos burocráticos.

Com a chegada da internet, alguns processos começaram a ser simplificados. Extratos e algumas operações bancárias já podiam ser realizadas através da rede, porém o acesso à internet era limitado e, geralmente, as pessoas podiam navegar apenas a noite, quando voltavam do trabalho.

Cenário pré-mobile

Page 4: Apresentacao Mobile Banking - Julho/2016 - FGV Santo André

Com a chegada da internet e dos smartphones, o comportamento do consumidor mudou. Hoje, o cliente preza pela disponibilidade dos serviços na palma da sua mão, pelo mobile. É ele quem decide o canal e o horário que quer ser atendido.

Com isso, o serviço bancário precisou se reestruturar. Não existe mais o dia de ir à agência fazer os pagamentos. Agora, é possível fazer a maioria das transações por meio dos aplicativos. A fatura do cartão de crédito é acompanhada diretamente pelo aplicativo e por lá, é feito também o seu pagamento.

Ubiquidade

“O serviço bancário está namão do cliente 24 horas por diae em qualquer lugar”

Page 5: Apresentacao Mobile Banking - Julho/2016 - FGV Santo André

Acesso aos serviços bancários de qualquer lugar, a qualquer momento.

Abertura de conta pela internet, com o envio dos documentos e uma selfie, sem a necessidade de ir até uma agência.

Startups, como Nubank, passam a ser as principais concorrentes dos bancos com nomes já consagrados.

Bancos 100% digitais, como o Banco Original.

Desburocratização de serviços, como o pagamento por meio de uma foto do código de barras do boleto, ou transferência de dinheiro pelo número de celular do favorecido, sem a necessidade de digitar agência e conta.

Disruptura

TokpagAplicativo do Itaú que

possibilita transferência para os contatos da

agenda que também possuam o aplicativo.

Page 6: Apresentacao Mobile Banking - Julho/2016 - FGV Santo André

A internet e Mobile banking se consolidaram no Brasil, com mais de 50% das transações feitas por esses canais. O número de transações via mobile, cresceu mais de 100 vezes desde 2011 e apresentou um aumento de 4,7 bilhões para 11,2 bilhões de 2014 para 2015 (aumento de 138 %).

O que o cliente querRapidez, sem ter que enfrentar filas.Online, transferências feitas na mesma hora. Comodidade, resolver o seu problema de onde estiver.Qualidade, não só ter acesso ao serviço digital, mas que ele funcione.Facilidade, o aplicativo tem que ser fácil de usar.

Mudança da propostade valor

Page 7: Apresentacao Mobile Banking - Julho/2016 - FGV Santo André

Dados comparativosAno 2014 e 2015 – Febraban.

MobileBanking

2014

4,7Milhões

2015

11,2 Milhões

InternetBanking

2014 2015

18,0Milhões

17,7Milhões

CaixasEletrônicos

2014 2015

10,2Milhões

10,0Milhões

Posto de Serviçoe Compras

2014 2015

7,2Milhões

7,8Milhões

ContactCenters

2014 2015

1,5Milhões

1,4Milhões

AgênciasFisicas

2014 2015

4,9Milhões 4,4

Milhões

Page 8: Apresentacao Mobile Banking - Julho/2016 - FGV Santo André

Banco OriginalDesde o início das operações, o Banco Original não conta com agências próprias. Em 2013 deu início a um projeto para se tornar o primeiro banco brasileiro 100% digital, sem agências e todos os serviços oferecidos por meio de aplicativos para computadores, celulares, tablets e Smart TVs. Em 2016, foi o lançamento de uma plataforma 100% digital para atender o público de varejo, e todas as transações do banco passaram a ser online. O projeto foi comandado pelo idealizador do banco, Henrique Meirelles, atual Ministro da Fazenda do governo Temer.

Exemplos

NubankNubank é a nova operadora de cartões de crédito que está deixando os brasileiros ansiosos. Ela possui muitos diferenciais em comparação com as demais operadoras de cartões, a começar pela ausência de uma agência física. Absolutamente tudo é feito online e com a rapidez que a Internet proporciona, através de um app disponível para Android e iOS.O cartão Nubank, surpreendentemente, não cobra anuidade e nenhuma outra taxa. Isso é possível graças ao modelo de negócio 100% digital, que permite a eles cortar custos com agências e estruturas caras, além da papelada, já que a burocracia é menor.

Banco XPXP Investimentos é uma das maiores empresas independentes de investimento do país e oferece educação, informação e um portfólio completo de produtos e serviços financeiros, de forma isenta, para que os clientes invistam melhor e consigam alcançar o sucesso financeiro.

Bancos tradicionaisO Itaú e outros bancos, como: Bradesco, Santander entre outros, também estão de olho no futuro digital, o fato de possuir um legado de agencias e estruturas físicas ainda não conseguem diminuir algumas tarifas que hoje são cobradas, de olho nas startups estão preocupados em lançar serviços que simplificam a vida de seus clientes e investem de mais em propagada tanto da mídia convencional quanto da digital.

Page 9: Apresentacao Mobile Banking - Julho/2016 - FGV Santo André

FIM