apresentação do powerpoint - teresiano.g12.br · conteÚdo do bimestre critÉrios de avaliaÇÃo...

21
CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO Português/ Lorena CONTEÚDO DO BIMESTRE Gêneros Textuais Conto de Ficção Científica Infográfico no texto de divulgação científica Texto de Divulgação Científica Análise linguística Verbos Ter e Haver com sentido de Existir Transitividade verbal Revisão : verbos Tipos de sujeito Ortografia: Uso de mas/mais; onde / aonde. 1º Bimestre 2018

Upload: lamduong

Post on 09-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apresentação do PowerPoint - teresiano.g12.br · conteÚdo do bimestre critÉrios de avaliaÇÃo tÓpicos do conteÚdo O Guia do Mochileiro das Galáxias, nosso livro paradidático

CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

Português/ Lorena

CONTEÚDO DO BIMESTRE

Gêneros

Textuais

Conto de Ficção

Científica

Infográfico no texto de divulgação científica

Texto de Divulgação Científica

Análise linguística

Verbos Ter e Haver com sentido de

Existir

Transitividade verbal

Revisão : verbos

Tipos de sujeito

Ortografia:

Uso de mas/mais;

onde / aonde.

1º Bimestre 2018

Page 2: Apresentação do PowerPoint - teresiano.g12.br · conteÚdo do bimestre critÉrios de avaliaÇÃo tÓpicos do conteÚdo O Guia do Mochileiro das Galáxias, nosso livro paradidático

CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

Português/ Lorena

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

• Prova• Redações: R1 + R2 + R3• Avaliação Parcial• Trabalho(s)

Prova (10,0) + Média das Redações (10,0) + Avaliação Parcial (10,0) + Trabalho (s) (10,0)___________________________________________________________________________________________

4

Obs.: Todas as avaliações valem 10,0 pontos.

Page 3: Apresentação do PowerPoint - teresiano.g12.br · conteÚdo do bimestre critÉrios de avaliaÇÃo tÓpicos do conteÚdo O Guia do Mochileiro das Galáxias, nosso livro paradidático

CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

Português/ Lorena

Livros para serem consultados

Convergências: Português. 8º ano. Passos, Daniela. Editora Edições SM.

O guia do mochileiro das galáxias. Adams, Douglas. Editora Arqueiro.

Page 4: Apresentação do PowerPoint - teresiano.g12.br · conteÚdo do bimestre critÉrios de avaliaÇÃo tÓpicos do conteÚdo O Guia do Mochileiro das Galáxias, nosso livro paradidático

CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

Português/ Lorena

Nossa disciplina possui um Blog. O endereço dele é:

discursosesintaxe.blogspot.com.br

Lá, você encontra a nossa agenda com as datasimportantes do bimestre, um link para o nossoEstudo Dirigido (que fica hospedado no site daescola), uma cópia das fichas de aula e algumasmatérias interessantes sobre a nossa LínguaPortuguesa.

Aproveite!

Page 5: Apresentação do PowerPoint - teresiano.g12.br · conteÚdo do bimestre critÉrios de avaliaÇÃo tÓpicos do conteÚdo O Guia do Mochileiro das Galáxias, nosso livro paradidático

Como estudarEm sentido bem amplo, podemos entender TEXTO como qualquer expressão que estabelece comunicação

com um leitor. Logo, uma “música”, um “filme”, uma “pintura” e, até mesmo, “gestos” poderiam serconsiderados manifestações textuais. É por isso que nossos bimestres sempre possuem gêneros textuais bemdiversos.

A noção de texto deve ser sempre vista como fazendo parte da constituição de um discurso e, nessesentido, é muito importante pensar na figura do interlocutor e na finalidade para a qual o texto foi produzido.Sempre se lembre disso quando estiver analisando um texto. De modo geral, você precisa:

1. não ter preguiça. Uma boa leitura exige que você volte ao início do texto a fim de retomar certa ideia ou fala de uma personagem.

2. estar sempre atento às atividades desenvolvidas em sala de aula e praticar bastante para que os conhecimentos adquiridos,especialmente os gramaticais, fiquem internalizados.

3. fazer muitos exercícios e procurar vários exemplos, além dos que foram vistos na escola.

4. durante a avaliação, ler com atenção o enunciado das questões e entender os comandos. Perceba se é preciso citar, explicar, relacionar, exemplificar... E não se esqueça de que resposta completa é fundamental nas provas.

5. caprichar na apresentação da sua prova também. A caligrafia é fator importante para que o corretor/professor compreenda bem a sua resposta.

CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

Page 6: Apresentação do PowerPoint - teresiano.g12.br · conteÚdo do bimestre critÉrios de avaliaÇÃo tÓpicos do conteÚdo O Guia do Mochileiro das Galáxias, nosso livro paradidático

CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

Documentário Ficção científica ou realidade científica

Em narrativas de ficção científica, o conflito central é baseado em uma realidade transformada pela criação de inventos e descobertas científicas que têm possibilidade de se tornar reais no futuro – seja ele próximo ou distante.

Vale-se da ciência para a construção da sua verossimilhança.

Para recordar um pouco das características desse tipo de narrativa, volte à ficha de aula número 2 (dois), que também está disponível no nosso blog.

Para se aprofundar ainda mais no universo da ficção científica, sugerimos o documentário, de aproximadamente 18 min., Ficção científica ou realidade

científica, realizado pelo Discovery Channel. Abaixo, você tem disponível um link que permite acesso ao curta no YouTube.

https://www.youtube.com/watch?v=GJ1f0LP0-Gs/

Page 7: Apresentação do PowerPoint - teresiano.g12.br · conteÚdo do bimestre critÉrios de avaliaÇÃo tÓpicos do conteÚdo O Guia do Mochileiro das Galáxias, nosso livro paradidático

CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

Reflexões sobre o documentário Ficção científica ou realidade científica (responda em seu caderno):

1. Já é possível considerar a Ficção Científica uma Realidade Científica? Justifique sua resposta.

2. Que evidências do avanço tecnológico encontramos no documentário?

3. As teorias da conspiração envolvendo inteligência artificial são muito frequentes. Queproblemas as teorias conspiratórias podem causar?

Page 8: Apresentação do PowerPoint - teresiano.g12.br · conteÚdo do bimestre critÉrios de avaliaÇÃo tÓpicos do conteÚdo O Guia do Mochileiro das Galáxias, nosso livro paradidático

CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

Português/ Lorena

Texto 1. Eu, robô

Foi entre as décadas de 40 e de 50 que Isaac Asimov escreveu a história de “I, Robot” (Eu, robô). Justamente nesta obra, o autor apresentou ao público quais seriam as três leis fundamentais que a robótica deveria seguir.

Apesar de os contos de Asimov fazerem parte de uma obra de ficção, Hollywood aceitou muitas ideias do autor e criou diversas adaptações com base nas leis da robótica. Finalmente em 2004, sob a direção de Alex Proyas (o mesmo de “Presságio”), o estúdio da Fox lançou o filme “Eu, robô”.

Ambientado em 2035, o longa tem como base a história de um detetive do FBI que investiga um suicídio. A princípio um caso desse tipo não teria nada a ser investigado, visto que na cena do crime não havia outra pessoa além do Dr. Alfred Lanning.

Eis o grande mistério do caso, porque o Dr. Lanning era o criador das três leis da robótica (uma interpretação de Isaac Asimov dentro do filme) e não havia motivos para tal atitude. De fato, o caso não seria investigado, mas graças à tecnologia do futuro, Alfred pôde programar um dispositivo que chamaria o detetive Del Spooner (Will Smith) para a cena do crime.

Ao vasculhar o local onde o Dr. Lanning trabalhava, Spooner encontra um robô que repentinamente se levanta e ameaça o detetive. Não demora muito até que outros acontecimentos induzam o policial a acreditar que os robôs são inimigos poderosos e podem infringir as leis da robótica.

(Trecho extraído de: https://www.tecmundo.com.br/da-ficcao-para-a-realidade/6226-da-ficcao-para-a-realidade-eu-robo.htm)

Page 9: Apresentação do PowerPoint - teresiano.g12.br · conteÚdo do bimestre critÉrios de avaliaÇÃo tÓpicos do conteÚdo O Guia do Mochileiro das Galáxias, nosso livro paradidático

CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

Português/ Lorena

O texto 1 corresponde a um fragmento de um texto que resume e analisa a história de Eu, robô. Após assistir ao filme, leia o texto na íntegra e faça em seu caderno as questões propostas abaixo.

Link para o texto completo:https://www.tecmundo.com.br/da-ficcao-para-a-realidade/6226-da-ficcao-para-a-realidade-eu-robo.htm

4. Logo no início do filme, vemos que as pessoas possuem dispositivos portáteis capazes de projetar hologramas. Em nossa realidade, possuímos tecnologias semelhantes às que aparecem no decorrer do filme? Em caso de resposta afirmativa, em que nossas tecnologias se assemelham e em que se diferenciam daquela encontrada no filme?

5. O robô Sonny tem a capacidade de sentir emoções, sonhar e tomar atitudes diversas sem necessitar de ordens de um proprietário. O robô, portanto, nos coloca uma questão em torno da qual há muita discussão: o que significa ser humano? E o que significa ser um Robô, uma máquina? Dê sua opinião.

6. Observe o trecho a seguir:

“Em 2035, as pessoas estarão habituadas aos comandos de voz, sendo muito fácil apenas dizer “Ligar”, “Tocar” ou “Reproduzir” para que um mini system execute as músicas de uma mídia. Apesar de no filme não ser mostrado, presume-se que outros aparelhos também funcionem de maneira semelhante.”

a) Indique em que modo verbal estão os verbos “Ligar”, “ Tocar” e “ Reproduzir.b) Reescreva o trecho trocando a forma verbal “ execute” por uma locução verbal.c) Identifique no trecho um verbo no particípio.d) Identifique no trecho um verbo transitivo indireto.

Page 10: Apresentação do PowerPoint - teresiano.g12.br · conteÚdo do bimestre critÉrios de avaliaÇÃo tÓpicos do conteÚdo O Guia do Mochileiro das Galáxias, nosso livro paradidático

CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

Português/ Lorena

7. Indique quais são os elementos fundamentais na construção de uma narrativa de ficção científica.

8. Observe o trecho a seguir:

“Para se locomover de um local a outro em busca da verdade, o detetive Spooner dirige um veículo bem futurista. Criado especialmente para o filme, o Audi RSQ tem tudo o que alguém pode imaginar em design e funcionalidade.”

a) Informe qual é a transitividade de todos os verbos presentes no trecho anterior.b) Explique qual é diferença existente entre um verbo transitivo direto e um verbo transitivo indireto. Justifique sua

resposta com exemplos.

9. Por que os verbos bitransitivos recebem este nome? Justifique sua resposta com exemplos.

Page 11: Apresentação do PowerPoint - teresiano.g12.br · conteÚdo do bimestre critÉrios de avaliaÇÃo tÓpicos do conteÚdo O Guia do Mochileiro das Galáxias, nosso livro paradidático

Robôs, androides e humanoides no cinema*

As histórias de ficção científica sempre tiveram espaço no cinema, seja pela adaptação de livros ou pela criação de roteiros originais. E é claro que, nesse universo, diversas personagens conquistaram seus espectadores.

Observe as imagens abaixo, compare as personagens e responda às questões 10, 11 e 12.

C3PO e R2D2, da saga Star Wars(1977)

Andrew, em cena do filme O homem bicentenário (1999)

Robôs NS-5, em cena do filme Eu, Robô (2004)

CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

Page 12: Apresentação do PowerPoint - teresiano.g12.br · conteÚdo do bimestre critÉrios de avaliaÇÃo tÓpicos do conteÚdo O Guia do Mochileiro das Galáxias, nosso livro paradidático

10. Podemos afirmar que estes seres robóticos se aproximam visualmente dos homens? Justifique.

11. A tecnologia cinematográfica influencia a forma como robôs, androides e humanoides são representadosesteticamente. Com o passar dos anos, você acredita que os robôs do cinema passaram a ser mais futuristas?Em caso afirmativo, qual deles parece mais futurista? Justifique.

12. A semelhança com os humanos também pode se dar pelo aspecto emocional. Pelas fotos, é possível suporqual deles se aproxima mais de um ser humano? Por quê? Que emoções este androide parece possuir?Justifique.

* As questões 10, 11 e 12 foram adaptadas do livro Geração Alpha, da editora SM.

CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

Page 13: Apresentação do PowerPoint - teresiano.g12.br · conteÚdo do bimestre critÉrios de avaliaÇÃo tÓpicos do conteÚdo O Guia do Mochileiro das Galáxias, nosso livro paradidático

O Guia do Mochileiro das Galáxias, nosso livro paradidático dobimestre, é um dos grandes clássicos da ficção científica. A saga de livros,escrita por Douglas Adams entre os anos de 1979 e 1992, foi traduzida paramais de 30 idiomas, conquistou milhões de fãs ao redor do mundo etornou-se leitura obrigatória dentro do universo geek. O dia 25 de maio,conhecido como Dia da Toalha, foi escolhido pelos seguidores da série parahomenagear o autor. Ele possui esse nome em referência ao terceirocapítulo do livro, onde Adams dedica uma página inteira às diferentesutilidades de uma toalha.

Easter Egg: Vá até a página principal do Google e digite:

a resposta para a vida, o universo e tudo mais

e veja só o que acontece!!!

Acesse o link abaixo e descubra 18 curiosidades sobre a saga:

https://mundoestranho.abril.com.br/blog/turma-do-fundao/feliz-dia-da-toalha-18-curiosidades-sobre-o-guia-do-mochileiro-das-galaxias/

O Guia do Mochileiro das Galáxias

CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

Page 14: Apresentação do PowerPoint - teresiano.g12.br · conteÚdo do bimestre critÉrios de avaliaÇÃo tÓpicos do conteÚdo O Guia do Mochileiro das Galáxias, nosso livro paradidático

DESAFIO:

Pense em outras utilizações possíveis para umatoalha. Aqui vão duas como exemplo:

• Quando você for enterrado, seus amigospodem usar duas grandes toalhas de banhopara abaixar seu caixão no chão.

• Você pode usar uma toalha enrolada comotravesseiro em viagens longas de carro ouavião.

VAMOS VER QUEM TEM A IDEIA MAIS CRIATIVA?

CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

Page 15: Apresentação do PowerPoint - teresiano.g12.br · conteÚdo do bimestre critÉrios de avaliaÇÃo tÓpicos do conteÚdo O Guia do Mochileiro das Galáxias, nosso livro paradidático

Vimos que no desafio anterior havia a presença de umINFOGRÁFICO dando informações sobre o Dia da Toalha,também conhecido como Dia do Orgulho Nerd.

O infográfico é um gênero textual que geralmenteacompanha os textos de divulgação científica, podendo tambémaparecer em outros suportes.

Para relembrar as características do

infográfico, retorne ao livro didático nas

páginas 238,239,240,241,

246,247,248,249,250.

CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

Page 16: Apresentação do PowerPoint - teresiano.g12.br · conteÚdo do bimestre critÉrios de avaliaÇÃo tÓpicos do conteÚdo O Guia do Mochileiro das Galáxias, nosso livro paradidático

Os textos de divulgação científica têm como objetivo apresentar a um grande público, em linguagem acessível e didática,uma descoberta ou resultado de uma pesquisa científica relevante para a sociedade. Portanto, devem apresentar o conteúdocientífico de forma acessível , utilizando constantemente vários recursos que garantem o entendimento daquilo que sepretende explicar. Para atingir esse objetivo, podem ser utilizados exemplos do cotidiano, comparações, dados estatísticos,infográficos, etc.

Para saber mais sobre a produção deste gênero, assista ao vídeo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=FO_rh1hs4SI

13. Depois de assistir ao vídeo, responda:

a) Qual é a importância deste gênero textual para a nossa sociedade?b) Por que podemos afirmar que o texto de divulgação científica representa

uma fusão dos domínios jornalístico e científico? Justifique.

Texto de divulgação científica

CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

Page 17: Apresentação do PowerPoint - teresiano.g12.br · conteÚdo do bimestre critÉrios de avaliaÇÃo tÓpicos do conteÚdo O Guia do Mochileiro das Galáxias, nosso livro paradidático

Divulgação científica - "Divulgação Científica (com #Pirula) | Peixe Babel 63“

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=BTOoExRQSws e responda às questões a seguir:

O que é divulgação científica? Dê exemplos de atividades de divulgação científica. Por que a " Campus Party" é um exemplo de evento de divulgação científica? Divulgação científica é/ pode ser considerada como entretenimento? Justifique de acordo com os argumentos que

aparecem no vídeo. Por que as pessoas preferem informações mais superficiais ao invés de informações científicas detalhadas? Qual é a estratégia David Attenborough adota para cativar seu público na BBC? Por que a beleza e a interatividade são importantes nos textos/ vídeos de divulgação científica? Qual é a diferença entre um expectador passivo e um ativo? Qual é a melhor maneira de se aprender um novo conteúdo, na opinião do convidado do canal do YouTube?

CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

Page 18: Apresentação do PowerPoint - teresiano.g12.br · conteÚdo do bimestre critÉrios de avaliaÇÃo tÓpicos do conteÚdo O Guia do Mochileiro das Galáxias, nosso livro paradidático

Qual é a semelhança que existe entre assistir a um vídeo sobre maquiagem ou culinária no You Tube e assistir a um vídeo sobre conhecimento científico?

O que é o "movimento anticiência"? Por que as afirmações científicas mudam tanto com o tempo? O que é uma teoria da conspiração? Por que há preconceito entre os cientistas com as pessoas que fazem divulgação científica na internet? Dê exemplos de estratégias dos canais de You Tube que trabalham com divulgação científica para

conquistar novos inscritos. Qual é o número aproximado de canais de divulgação científica disponíveis na internet na atualidade? Como a ciência influencia os novos modelos de educação?

CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

Page 19: Apresentação do PowerPoint - teresiano.g12.br · conteÚdo do bimestre critÉrios de avaliaÇÃo tÓpicos do conteÚdo O Guia do Mochileiro das Galáxias, nosso livro paradidático

CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

Texto 2. Células-tronco caçam e matam vírus da Aids Geneticamente modificadas, as células poderiam ser a tão esperada cura da doença

Uma pesquisa da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, mostra que células-tronco podem ser geneticamente modificadas e transformadas em “guerreiras” para caçar e matar o vírus do HIV. Os cientistas responsáveis esperam que a descoberta possa ajudar a erradicar completamente a doença do organismo de pacientes infectados.

Para isso, foi identificada e isolada uma substância em leucócitos que os torna capazes de combater infecções. No entanto, como a quantidade de leucócitos que uma pessoa tem no organismo não é suficiente para acabar com o HIV, pesquisadores clonaram essa substância receptora e a colocaram em células-tronco geneticamente alteradas.

Então essas novas células foram implantadas em ratos de laboratório doentes, permitindo que eles estudassem a reação do tratamento em um organismo vivo. Como esperado, as “guerreiras” identificaram e caçaram, especificamente, as células infectadas com HIV. Quando isso aconteceu, os níveis de leucócitos do rato também aumentaram, deixando seu sistema imunológico mais forte e combatendo a doença com mais eficácia.

De acordo com o responsável pela pesquisa, Scott G Kitchen, esse é o primeiro passo em direção a um tratamento mais intenso, que irá fazer com que células tronco e leucócitos sejam capazes de livrar um organismo infectado do HIV.

(Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI302305-17770,00-

Um close no temido vírus da Aids // Crédito: Shutterstock

Page 20: Apresentação do PowerPoint - teresiano.g12.br · conteÚdo do bimestre critÉrios de avaliaÇÃo tÓpicos do conteÚdo O Guia do Mochileiro das Galáxias, nosso livro paradidático

CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

14. Identifique, no texto 2 exemplos de:

a) sujeito simples.b) sujeito oculto.

15. Sabemos que, nos textos que serão publicados na imprensa, é necessário um cuidado maior com a utilização adequada da ortografia e da norma padrão culta da língua. Tendo isto em mente, explique em que consiste a diferença de uso dos seguintes pares de palavras:

Mas/ MaisOnde/ Aonde

15. Explique em que contexto os verbos Ter e Haver podem ser utilizados como sinônimos.

16. Informe quais são as diferenças semânticas básicas que existem entre os verbos Ter e Haver.

17. Cite 3 características do texto 2 que nos permitem classificá-lo como um texto de divulgação científica.

Page 21: Apresentação do PowerPoint - teresiano.g12.br · conteÚdo do bimestre critÉrios de avaliaÇÃo tÓpicos do conteÚdo O Guia do Mochileiro das Galáxias, nosso livro paradidático

CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

Para testar seus conhecimentos sobre os tipos de sujeito, responda aos quizzes a seguir, disponibilizados pelo site Racha Cuca:

https://rachacuca.com.br/quiz/85867/tipos-de-sujeito-i/

https://rachacuca.com.br/quiz/137290/tipos-de-sujeito-iv/

Tipos de Sujeito

Esta atividade será realizada no laboratório de informática da escola.