apresentação do powerpoint - portal...

32
Professor Edley www.professoredley.com.br

Upload: trinhkien

Post on 11-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apresentação do PowerPoint - Portal Históriaprofessoredley.com.br/espacodeestudoef/31-AsRevolucoesd... · PPT file · Web view2017-01-20 · A Revolução Francesa Os filósofos

Professor Edley

www.professoredley.com.br

Page 2: Apresentação do PowerPoint - Portal Históriaprofessoredley.com.br/espacodeestudoef/31-AsRevolucoesd... · PPT file · Web view2017-01-20 · A Revolução Francesa Os filósofos

A Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa

Gravura de Jean-François Janinet representando a Tomada da Bastilha em 14 de julho de 1789.

As Revoluções do Iluminismo

Page 3: Apresentação do PowerPoint - Portal Históriaprofessoredley.com.br/espacodeestudoef/31-AsRevolucoesd... · PPT file · Web view2017-01-20 · A Revolução Francesa Os filósofos

Em 1776, em nome da soberania e da liberdade do povo, os habitantes das Treze Colônias fundaram os Estados Unidos da América (EUA). Em 1789, menos de quinze anos depois, começava a Revolução Francesa que, com base nos mesmos ideais, buscava outras formas de expressão e organização.

Em pouco tempo, as ideias desse movimento se espalharam e chegaram, junto com os colonizadores ingleses, à América, onde despertaram o sentimento de independência em muitos colonos.

Ao longo do século XVIII, a Europa foi palco de um movimento de ideias conhecido como Iluminismo, que defendia a liberdade de opinião, o uso da razão, a tolerância religiosa e o fim do absolutismo, entre outros preceitos.

Iluminismo e Revolução

Page 4: Apresentação do PowerPoint - Portal Históriaprofessoredley.com.br/espacodeestudoef/31-AsRevolucoesd... · PPT file · Web view2017-01-20 · A Revolução Francesa Os filósofos

A rendição de lorde Cornwallis, óleo sobre tela, de John Trumbull, pintado entre 1819 e 1820. Representa a rendição das tropas do general britânico Lord Cornwallis após perder a batalha de Yorktown

para as forças francesas e norte-americanas durante as guerras da independência americana.

A Independência dos Estados Unidos da América

Page 5: Apresentação do PowerPoint - Portal Históriaprofessoredley.com.br/espacodeestudoef/31-AsRevolucoesd... · PPT file · Web view2017-01-20 · A Revolução Francesa Os filósofos

A colonização inglesa

De forma geral, os colonos dessa região cultivavam produtos agrícolas em pequenas propriedades rurais.

Na região foi instaurado um sistema governamental conhecido como self-government (autogoverno), no qual os representantes dos colonos eram escolhidos diretamente por eles.

A região da Nova Inglaterra foi colonizada principalmente por pessoas que fugiam de perseguições religiosas na Europa.

No Norte das Treze Colônias

Na América do Norte, a colonização inglesa ocorreu por meio da divisão do território em diferentes colônias. Não havia um governo centralizado e as formas de organização variavam de uma região para outra.

A Independência dos Estados Unidos da América

Page 6: Apresentação do PowerPoint - Portal Históriaprofessoredley.com.br/espacodeestudoef/31-AsRevolucoesd... · PPT file · Web view2017-01-20 · A Revolução Francesa Os filósofos

Havia também o chamado comércio triangular, no qual os comerciantes compravam o melaço produzido nas Antilhas e com ele produziam o rum, que, por sua vez, era levado à África e trocado por pessoas escravizadas, que seriam revendidas para outras colônias e nas próprias Antilhas.

Outros produtos também faziam parte desse comércio.

A Independência dos Estados Unidos da América

Page 7: Apresentação do PowerPoint - Portal Históriaprofessoredley.com.br/espacodeestudoef/31-AsRevolucoesd... · PPT file · Web view2017-01-20 · A Revolução Francesa Os filósofos

As Treze Colônias e o comércio triangular

Page 8: Apresentação do PowerPoint - Portal Históriaprofessoredley.com.br/espacodeestudoef/31-AsRevolucoesd... · PPT file · Web view2017-01-20 · A Revolução Francesa Os filósofos

As colônias do sul eram marcadas pela existência de grandes propriedades exportadoras de produtos, como tabaco, algodão e arroz, nas quais eram utilizadas mão de obra de africanos escravizados e traficados.

As colônias do centro da América do Norte eram bem parecidas com as do norte, formadas por pequenas propriedades onde se praticava a agricultura e a pecuária, tendo alguns colonos se dedicado à exportação de madeira e pele e importação de açúcar, vinho e outros produtos.

Tal prática deu origem a uma rica aristocracia produtora de gêneros agrícolas.

As Colônias do Centro e do Sul

Page 9: Apresentação do PowerPoint - Portal Históriaprofessoredley.com.br/espacodeestudoef/31-AsRevolucoesd... · PPT file · Web view2017-01-20 · A Revolução Francesa Os filósofos

Primeiro Congresso Continental da Filadélfia, movimento contra as medidas e cobranças abusivas do governo inglês. Resultou no encaminhamento de um protesto para o governo inglês e no boicote aos produtos metropolitanos.Latifundiários do sul apoiaram a manutenção dos laços com a Inglaterra e os comerciantes do norte queriam o rompimento com a metrópole.

Setembro, 1774

Fim da Guerra dos Sete Anos. A metrópole aumenta a cobrança de impostos sobre os produtos consumidos pela colônia, sob pena de punição àqueles que não pagassem os novos tributos estabelecidos.

1763

Batalha entre as tropas inglesas e os colonos armados. Início da guerra pela independência das Treze Colônias.

Abril, 1775

A Crise com a Inglaterra

Page 10: Apresentação do PowerPoint - Portal Históriaprofessoredley.com.br/espacodeestudoef/31-AsRevolucoesd... · PPT file · Web view2017-01-20 · A Revolução Francesa Os filósofos

O governo inglês intensificou o conflito bélico contra os então Estados Unidos da América, mas eles, por sua vez, tinham o apoio dos governos da Holanda, Espanha e França.

Em 4 de julho de 1776, o Congresso aprovou a Declaração de Independência das Treze Colônias, que se denominaram então Estados Unidos da América.

Seus participantes anunciaram o rompimento com a Inglaterra – assumindo o Congresso como governo informal das Treze Colônias –, e criaram o Exército Continental Americano, que teve a chefia entregue a George Washington, com o objetivo de lutar contra os ingleses.

Em maio de 1775, reuniu-se na Filadélfia o Segundo Congresso Continental.

Rompem-se os Laços Coloniais

Page 11: Apresentação do PowerPoint - Portal Históriaprofessoredley.com.br/espacodeestudoef/31-AsRevolucoesd... · PPT file · Web view2017-01-20 · A Revolução Francesa Os filósofos

Os ingleses foram definitivamente derrotados em 1781, na batalha de Yorktown. Essa foi a primeira separação de uma colônia de sua metrópole desde o início do processo de expansão marítima iniciado no século XV.

A bandeira escolhida para representar o novo país tinha treze listras brancas e vermelhas, cada uma representando uma colônia, além de treze estrelas. À medida que novos territórios foram anexados aos Estados Unidos da América, foram acrescentadas mais estrelas.

Atual bandeira norte-americana, com 50 estrelas, cada uma representando um estado da federação.

Rompem-se os Laços Coloniais

Page 12: Apresentação do PowerPoint - Portal Históriaprofessoredley.com.br/espacodeestudoef/31-AsRevolucoesd... · PPT file · Web view2017-01-20 · A Revolução Francesa Os filósofos

Negros e indígenas foram excluídos do conceito de cidadania americana e, dessa forma, só eram considerados cidadãos, basicamente, os homens brancos e que possuíam propriedades ou pertenciam às camadas intermediárias urbanas.

A Constituição assegurava aos cidadãos direitos políticos e civis, o que abriu espaço para as ideias de liberdade e cidadania, porém, na prática, nem todos eram contemplados por tais ideias – a escravidão foi mantida até 1863, por exemplo.

Em 1787, representantes eleitos pela população dos treze estados aprovaram uma Constituição que vigora até hoje no país.

Logo após a independência, não havia, nos Estados Unidos, um poder centralizado; sendo assim, cada ex-colônia manteve um certo grau de autonomia.

Quem era o Cidadão no Novo País?

Page 13: Apresentação do PowerPoint - Portal Históriaprofessoredley.com.br/espacodeestudoef/31-AsRevolucoesd... · PPT file · Web view2017-01-20 · A Revolução Francesa Os filósofos

Na França do século XVIII, com uma população de cerca de 28 milhões de pessoas, a palavra estado designava os grupos sociais que compunham a sociedade.

Formado por cerca de 120 mil pessoas integrantes do clero. Eram donos de aproximadamente 20% das terras, recebiam dízimo, não pagavam impostos, estavam isentos do serviço militar e tinham direito a julgamento em tribunal próprio.

Primeiroestado Abarcava cerca de 400 mil pessoas.

Composto pela nobreza de sangue, proprietários de terras e por burgueses ricos, que compravam títulos de nobreza. Não pagavam impostos.

Formado por 98% da população. Composto pela alta e a média burguesia e pelos trabalhadores rurais e urbanos. Sustentava os outros grupos por meio do pagamento de impostos.

A Revolução Francesa

Page 14: Apresentação do PowerPoint - Portal Históriaprofessoredley.com.br/espacodeestudoef/31-AsRevolucoesd... · PPT file · Web view2017-01-20 · A Revolução Francesa Os filósofos

Os filósofos iluministas, em sua grande maioria do terceiro estado, ajudaram os integrantes do terceiro estado a tomar consciência da opressão em que viviam.

Despertar do terceiro estado: caricatura, de autoria desconhecida, da época da Revolução Francesa (1789), que representa a nobreza e o clero assustados diante da reação do terceiro estado (burguesia).

A Revolução Francesa

Page 15: Apresentação do PowerPoint - Portal Históriaprofessoredley.com.br/espacodeestudoef/31-AsRevolucoesd... · PPT file · Web view2017-01-20 · A Revolução Francesa Os filósofos

A Assembleia era um órgão consultivo em que cada estado tinha direito a um voto.

A estratégia do rei para controlar as manifestações foi a convocação da Assembleia dos Estados Gerais, que teve seus trabalhos iniciadosem maio de 1789.

A situação foi agravada pelo longo período de secas, que colocou a população em contato com a fome e causou greves nas cidades e manifestações no meio rural.

No final do século XVIII, os altos gastos dos membros da corte e a participação na guerra contra a Inglaterra pela independência dosEstados Unidos provocaram o esvaziamento dos cofres da França.

Os “Estados Gerais”

Page 16: Apresentação do PowerPoint - Portal Históriaprofessoredley.com.br/espacodeestudoef/31-AsRevolucoesd... · PPT file · Web view2017-01-20 · A Revolução Francesa Os filósofos

No dia da abertura das discussões acerca do aumento dos impostos, o terceiro estado exigiu que a contagem dos votos fosse feita por pessoa.

Óleo sobre tela de Auguste Couder, pintura de 1839, que representa a abertura da reunião dos Estados Gerais em Versalhes em 5 de maio de 1789, com a presença deLuís XV e da corte real.

No dia 9 de julho, o terceiro estado se autoproclamou Assembleia Nacional Constituinte, com o intuito de elaborar uma nova constituição.

Como o clero e nobreza não aceitaram, o terceiro estado se reuniu em uma das salas do Palácio de Versalhes com o intuito de lá permanecer até que seus objetivos fossem alcançados.

Os “Estados Gerais”

Page 17: Apresentação do PowerPoint - Portal Históriaprofessoredley.com.br/espacodeestudoef/31-AsRevolucoesd... · PPT file · Web view2017-01-20 · A Revolução Francesa Os filósofos

Sem conseguir controlar a situação, o rei reconheceu a Assembleia Constituinte e, em 4 de agosto de 1789, aboliu as leis feudais ainda em vigor no país e decretou o fim dos privilégios do clero e da nobreza.

A tomada da Bastilha na cidade de Paris estimulou revoltas camponesas e urbanas, dando ao movimento que se opunha ao regime absolutista contornos populares.

A multidão se apoderou de armas e munições guardadas em arsenais rumo à fortaleza de Bastilha, que servia como uma prisão para os que se mostravam contra o governo e por isso era um dos símbolos mais odiados do regime absolutista.

A população de Paris, que acompanhava o que acontecia em Versalhes, tomou conhecimento da pretensão do rei em dissolver a Assembleia e, indignada, tomou as ruas parisienses na madrugada de 14 de julho de 1789.

A Revolta Popular

Page 18: Apresentação do PowerPoint - Portal Históriaprofessoredley.com.br/espacodeestudoef/31-AsRevolucoesd... · PPT file · Web view2017-01-20 · A Revolução Francesa Os filósofos

O documento causou grande impacto em diversos lugares do mundo, já que ali havia frases que negavam que o rei fosse o representante de Deus na Terra e afirmavam o poder como pertencente ao povo.

No dia 26 do mês de agosto, a Assembleia proclamou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, documento inspirado nos ideais iluministas, que estabelecia valores supremos de liberdade e igualdade a todos perante a lei.

Reprodução do primeiro artigo da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

Os Direitos do Homem e do Cidadão

Page 19: Apresentação do PowerPoint - Portal Históriaprofessoredley.com.br/espacodeestudoef/31-AsRevolucoesd... · PPT file · Web view2017-01-20 · A Revolução Francesa Os filósofos

O grande impacto da Revolução Francesa na sociedade ocidental fez com que os historiadores se valessem do fato para marcar o final da Idade Média e o início da Idade Contemporânea.

Queda de Constantinopla

(1453) Idade Moderna

1453 a 1789

Iluminismo(século XVII)

Independência dos Estados Unidos

(1776)Idade

Comtemporânea

RevoluçãoFrancesa – Queda da Bastilha (1789)

RevoluçãoIndustrial

(século XVIII)

dias atuais

Linha do Tempo

Page 20: Apresentação do PowerPoint - Portal Históriaprofessoredley.com.br/espacodeestudoef/31-AsRevolucoesd... · PPT file · Web view2017-01-20 · A Revolução Francesa Os filósofos

Apesar de aparentemente se submeter à Constituição, em junho de 1791, o rei e sua família tentaram fugir disfarçados para o exterior com o intuito de reorganizar as forças militares francesas e retomar o poder, mas antes foram reconhecidos e presos.

• o fim da monarquia absolutista e o início da monarquia constitucionalista, na qual o rei ainda governava, mas estava condicionado às novas leis;

Em 1791, foi promulgada a Constituição. Ela determinava:

• a Igreja foi separada do Estado e a liberdade religiosa foi assegurada à população.

• a autoridade do Estado foi dividida em três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário);

O Rei Sob Controle

Page 21: Apresentação do PowerPoint - Portal Históriaprofessoredley.com.br/espacodeestudoef/31-AsRevolucoesd... · PPT file · Web view2017-01-20 · A Revolução Francesa Os filósofos

Enquanto os girondinos eram moderados, os jacobinos, liderados por Maximilien Robespierre (1758-1794), propunham medidas radicais com o objetivo de promover mudanças drásticas na organização social francesa.

O controle da Convenção variava entre os girondinos – grupo de deputados ligados à alta burguesia – e os jacobinos – representantes da pequena burguesia e, em parte, dos trabalhadores de Paris.

A Assembleia Nacional foi substituída pela Convenção Nacional, cuja principal função era elaborar uma constituição republicana.

Com a prisão do rei, o governo passou para um Conselho Executivo Provisório e, em 22 de setembro de 1792, foi proclamada a República.

A República Francesa

Page 22: Apresentação do PowerPoint - Portal Históriaprofessoredley.com.br/espacodeestudoef/31-AsRevolucoesd... · PPT file · Web view2017-01-20 · A Revolução Francesa Os filósofos

Por decisão dos jacobinos e contra os girondinos, o rei Luís XVI foi julgado e morto em 1793, o que incentivou a criação de uma aliança formada pelos governos de Áustria, Prússia, Inglaterra, Rússia, Espanha e Portugal, que tinha como objetivo barrar as ações revolucionárias francesas – ao mesmo tempo, movimentos burgueses internos se organizavam com o mesmo intuito.

Gravura de autoria anônima, do século XVIII, representando a execução de Luís XVI na guilhotina na praça da Concórdia, em Paris, em 21 de janeiro de 1793.

A República Francesa

Page 23: Apresentação do PowerPoint - Portal Históriaprofessoredley.com.br/espacodeestudoef/31-AsRevolucoesd... · PPT file · Web view2017-01-20 · A Revolução Francesa Os filósofos

Mesmo com toda a violência, esse período foi o momento em que a maioria das conquistas populares foi consolidada, o que proporcionou a instituição do divórcio, a criação de escolas laicas, a cobrança de impostos para os membros ricos da sociedade e a fixação do preços máximos para os produtos consumidos, entre outros exemplos.

Enquanto o primeiro juntava forças para combater os países invasores, o segundo julgava e condenava os suspeitos de conspirar contra a república – calcula-se que nesse período, cerca de 35 mil pessoas tenham sido mortas na guilhotina.

Com o intuito de enfrentar a coalizão entre os demais países europeus, em abril de 1793, a Convenção, nessa época sob o controle do jacobinos, criou o Comitê de Salvação Pública e o Tribunal Revolucionário.

Os Jacobinos no Poder

Page 24: Apresentação do PowerPoint - Portal Históriaprofessoredley.com.br/espacodeestudoef/31-AsRevolucoesd... · PPT file · Web view2017-01-20 · A Revolução Francesa Os filósofos

A Convenção Nacional passou a ser controlada pela alta burguesia e, alémdo cancelamento das medidas impostas pelos jacobinos, outras ordens foram impostas, como o desarmamento da população e a proibição do canto dos hinos revolucionários nas ruas, num período marcado pelo fim da participação popular na Revolução Francesa.

Como resposta à suposta ameaça, os girondinos, unidos a outros setores da sociedade, articularam um golpe contra os jacobinos, que culminou na morte de Robespierre em julho de 1794.

Durante a liderança dos jacobinos, a burguesia se afastou do poder. Nesse período, ela acreditava que dois valores que lhe eram caros estavam sendo ameaçados pelo tabelamento de preços e pela reforma agrária implementados pelos jacobinos: o direito à propriedade privada e o livre-comércio.

A Burguesia Retoma o Controle da Revolução

Page 25: Apresentação do PowerPoint - Portal Históriaprofessoredley.com.br/espacodeestudoef/31-AsRevolucoesd... · PPT file · Web view2017-01-20 · A Revolução Francesa Os filósofos

Seu sucesso lhe garantiu, em outubro de 1799, uma das vagas do Diretório, o que culminou, um mês depois, num golpe de Estado que pôs fim à Revolução.

Foi então que o Diretório convocou o general do Exército, Napoleão Bonaparte, para reprimir os revoltosos, missão na qual obteve sucesso.

Nesse período, uma grave crise econômica e a fome que voltou a assolar a França fizeram com que jacobinos e defensores da monarquia se unissem para conspirar contra a burguesia.

O Poder Executivo passou a ser exercido pelo Diretório – órgão composto de cinco pessoas eleitas entre os deputados –, responsável por nomear os ministros do Estado.

Com a Convenção sob o controle da burguesia, uma nova constituição foi aprovada em 1795, reintroduzindo o voto censitário e excluindo os pobres da participação pública.

O Diretório

Page 26: Apresentação do PowerPoint - Portal Históriaprofessoredley.com.br/espacodeestudoef/31-AsRevolucoesd... · PPT file · Web view2017-01-20 · A Revolução Francesa Os filósofos

Napoleão exerceu o poder de 1799 a 1814 e em seu governo adotou medidas que visavam recuperar a economia e as instituições do Estado francês, promovendo assim a construção de obras públicas com o intuito de gerar empregos.

Napoleão havia conquistado a confiança da burguesia graças a seus êxitos militares, recebendo assim, em 1802, o título de cônsul vitalício, se tornando, dois anos depois, imperador por meio de uma consulta popular.

Napoleão Bonaparte representado quando ainda era cônsul em pintura de Robert Lefèvre.

O Império Francês sob Napoleão

Page 27: Apresentação do PowerPoint - Portal Históriaprofessoredley.com.br/espacodeestudoef/31-AsRevolucoesd... · PPT file · Web view2017-01-20 · A Revolução Francesa Os filósofos

Sob governo de Napoleão se instituiu o Código Civil, um conjunto de leis que consolidava as conquistas burguesas da Revolução, como o respeito à propriedade privada e o casamento civil separado do religioso.

Em 1815, Napoleão foi derrotado na Batalha de Waterloo, sendo novamente preso e deportado para uma ilha, no oceano Atlântico, onde morreu alguns anos depois.

Algum tempo depois, fugiu de Elba e voltou à Paris, sendo recebido como imperador, entretanto, seu governo durou cerca de 100 dias.

Napoleão governou até 1814, quando foi derrotado por uma coalizão internacional que o obrigou a se exilar na ilha de Elba, próxima à costa italiana.

Em diversas campanhas militares, as tropas de Napoleão ampliaram a fronteira francesa invadindo vários países, alguns dos quais foram anexados à França.

O Império Francês sob Napoleão

Page 28: Apresentação do PowerPoint - Portal Históriaprofessoredley.com.br/espacodeestudoef/31-AsRevolucoesd... · PPT file · Web view2017-01-20 · A Revolução Francesa Os filósofos

Além disso, ficou decidido que os países que sofreram mudanças no governo em razão das guerras napoleônicas, deveriam ser entregues às suas antigas dinastias, consolidando um período europeu conhecido como Restauração.

Com a derrota de Napoleão em 1814, representantes das nações europeias se reuniram no Congresso de Viena (1814-1815), na Áustria, em busca de retomar as fronteiras do continente europeu traçadas no período anterior à Revolução Francesa.

O Congresso de Viena

Page 29: Apresentação do PowerPoint - Portal Históriaprofessoredley.com.br/espacodeestudoef/31-AsRevolucoesd... · PPT file · Web view2017-01-20 · A Revolução Francesa Os filósofos

A Europa após o Congresso de Viena

Page 30: Apresentação do PowerPoint - Portal Históriaprofessoredley.com.br/espacodeestudoef/31-AsRevolucoesd... · PPT file · Web view2017-01-20 · A Revolução Francesa Os filósofos

Embora alguns aspectos da Revolução tenham se perdido com o governo Napoleônico e a Restauração, a Revolução Francesa marcou a história do mundo ocidental, estabelecendo princípios de valor universal, como a liberdade, a igualdade e a fraternidade, inaugurando assim uma nova história do Ocidente.

Tradicional marcha de Primeiro de Maio em Paris. Nesta foto de

2009, os trabalhadores franceses protestam contra a política

econômica do governo francês, liderado na época pelo

presidente Nicolas Sarkozy.

A Revolução Francesa

Page 31: Apresentação do PowerPoint - Portal Históriaprofessoredley.com.br/espacodeestudoef/31-AsRevolucoesd... · PPT file · Web view2017-01-20 · A Revolução Francesa Os filósofos

Referência Bibliográfica

Projeto Teláris: História / Gislane Campos de Azevedo, Reinaldo Seriacopi. – 1ª Edição – São Paulo: Ática, 2012.

Page 32: Apresentação do PowerPoint - Portal Históriaprofessoredley.com.br/espacodeestudoef/31-AsRevolucoesd... · PPT file · Web view2017-01-20 · A Revolução Francesa Os filósofos

Professor Edley

www.professoredley.com.br