apresentação do powerpoint - bibliacs.combibliacs.com/biacs/2.pdf · neste mês conversamos um...

24
IACS bibliotecas Acompanhe-nos pelas redes sociais: INSTITUTO ADVENTISTA CRUZEIRO DO SUL Av. Sebastião Amoretti, 2130A Bairro: Empresa Taquara – RS 95603-302 Fone: (51) 3541-6800 Mais uma teoria da conspiração que está dando o que falar. Como ela pode nos afetar, como cristãos criacionistas? Para nos conhecer de verdade, visite-nos. Junho 2017 INFORMATIVO CULTURAL

Upload: dokiet

Post on 11-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

IACS

bibliotecas

Acompanhe-nos pelas redes sociais:

INSTITUTO ADVENTISTA CRUZEIRO DO SULAv. Sebastião Amoretti, 2130A

Bairro: EmpresaTaquara – RS95603-302

Fone: (51) 3541-6800

Mais uma teoria da conspiração que está dando o que falar.Como ela pode nos afetar, como cristãos criacionistas?

Para nos conhecer de verdade, visite-nos.

Junho

2017INFORMATIVO

CULTURAL

IAC

S

Neste mês conversamos um pouco sobrea nova teoria da conspiração, a daterra plana. Quais as implicaçõessobre a fé cristã e sobre ocriacionismo? O que a Bíblia, EllenWhite, a ciência e o próprio bomsenso podem nos dizer sobre isso?Nas Gotas Históricas, o relato davisita do anjo a papai Harder.No dicas do site da biblioteca,aprenda a renovar os seus livrospela internet.O Desafio Nerd continua a todovapor. Pegue mais livros e respondaao desafio do mês. Aprenda a fazerpesquisas utilizando imagens.Dicas de leituras imperdíveis,aproveite!

bibliotecas

4 Terra plana

14 Leituras imperdíveis

16 Gotas históricas

24 Desafio Nerd

34 Espaço cultural

36 Caixa preta de Dawin

20 Sistema de renovação

A Bíblia, Ellen White, aciência e a Terra plana

Por incrível que pareça, na era dos ônibus espaciais edos satélites orbitais, ainda há gente defendendo umaideia que parecia superada: a de que a Terra seria umdisco plano. Os defensores disso vêm sendochamados de “terraplanistas”. Pior é que, em temposde redes sociais, ideias conspiracionistas com saborsensacionalista como essa se espalham como fogo emcapim seco. Muitos desses ditos terraplanistaschegam a pensar que estão defendendo a Bíblia, poissupõem que o Livro Sagrado retrata uma Terra plana.Antes de mais nada, é bom que se diga que o mito daTerra plana é uma ideia antiga utilizada justamentepara desacreditar o cristianismo. À semelhança domito do embate de Galileu com a religião, o mitoterraplanista deriva de uma má compreensão – nestecaso, da Bíblia e da ciência. Mitos devem sercontestados com fatos (como aconteceurecentemente com o cinto de castidade), e o quefaremos neste texto é justamente contestar essa ideiacom base nos textos inspirados, na ciência e no bomsenso.

O que diz a Bíblia?

“Ele é o que está assentado sobre o círculo da Terra,cujos moradores são para Ele como gafanhotos; é Eleo que estende os céus como cortina, e os desenrolacomo tenda, para neles habitar” (Isaías 40:22). Apalavra “círculo”, no original, é chug (חּוג) e significasomente “abóbada dos céus”. Ela se repete emcitações como Jó 22:14 e Provérbios 8:27. Isaías falasimplesmente de um Deus atento ao que ocorre nomundo. Seria como se fosse uma visão da Terra apartir do espaço; o profeta não queria dar aula deastronomia, mas nem por isso ele disse umainverdade cientifica. Trata-se de uma linguagemclaramente figurativa em que Deus está assentadosobre o círculo da Terra (vista do espaço, uma esfera).

“Novamente O transportou o diabo a um montemuito alto; e mostrou-Lhe todos os reinos do mundo,e a glória deles. E disse-Lhe: Tudo isto Te darei se,prostrado, me adorares” (Mateus 4:8, 9). “E o diabo,levando-O a um alto monte, mostrou-Lhe nummomento de tempo todos os reinos do mundo. Edisse-Lhe o diabo: Dar-Te-ei a Ti todo este poder e asua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o aquem quero” (Lucas 4:5, 6).

4 5

Imaginar que com essa passagem a Bíblia estejatambém afirmando que a Terra é plana é purainsensatez. Satanás pegou um helicóptero emJerusalém e levou Jesus ao monte mais alto domundo? A ida ao monte alto tem um valor maissimbólico, afinal, Jesus, como rei, estaria em posiçãoelevada a todos os reinos.

“Ele é o que edifica as suas câmaras superiores nocéu, e fundou na Terra a Sua abóbada, e o que chamaas águas do mar, e as derrama sobre a Terra; o Senhoré o Seu nome” (Amós 9:6). Alguns interpretam essapassagem como se fosse a descrição de um arcosobre um disco plano, mas o texto não fala que aabóbada é o céu, e sim que Deus fundou sua abóbadana Terra. Mesmo que fizesse referência direta ao céu,não significaria que o uso da palavra “abóbada” noversículo seja referência a uma Terra plana com umarco em volta.

O que diz Ellen White?

Ver cristãos defendendo o terraplanismo já é espantoso,mas ver adventistas enveredando pelo mesmo caminhoplano é ainda mais assustador! Os adventistas do sétimodia consideram inspirados os escritos de Ellen White.Muito embora esses escritos não sejam uma segundaBíblia, eles são muito importantes, uma vez que a autorarecebeu orientação divina para escrevê-los. Quando oassunto é Terra plana, bastam algumas citações de textosde Ellen White para refutar a ideia:

“Deus qualificou o Seu povo para iluminar o mundo. Eleos dotou de faculdades por meio das quais devem elesestender a Sua obra até que ela circunde o globo”(Conselhos Sobre Saúde, 115).

“Satanás decidiu-se a fazer valer o seu direito degovernar o mundo. Fora bem-sucedido ao estabelecer aidolatria em toda parte do globo, exceto na terra daPalestina” (O Grande Conflito, p. 514).

“Assim como os raios do Sol penetram até aos maisremotos recantos do globo, assim é desígnio de Deusque a luz do evangelho alcance a toda pessoa dasuperfície da Terra” (O Maior Discurso de Cristo, p. 42).

6 7

Em duas ocasiões Ellen White disse ter se encontrado comadventistas que defendiam a teoria da Terra plana. Ela nãoentrou em debates sobre o formato da Terra, mas tentou mostrarcomo essa questão era insignificante diante da mensagem bíblicaa ser anunciada pelos adventistas: “Quando uma vez certo irmãose chegou a mim com a mensagem de que o mundo é plano, fuiinstruída a apresentar a comissão que Cristo deu aos discípulos:‘Ide, ensinai todas as nações, [...] e eis que Eu estou convoscotodos os dias, até a consumação dos séculos’ (Mateus 28:19, 20).Quanto a assuntos como a teoria de que o mundo é plano, Deusdiz a toda alma: ‘Que te importa? Quanto a ti, segue-Me [João21:22]. Tenho-lhes dado sua comissão. Insistam sobre as grandesverdades probantes para este tempo, não sobre assuntos quenão têm relação com nossa obra’” (Obreiros Evangélicos, p. 314).

Em 1887 e em 1904, Ellen White escreveu duas cartas a respeitode adventistas que defendiam, nas palavras dela, a “teoria domundo plano”. Os textos podem ser lidos no livro ManuscriptReleases, v. 21, p. 412-415 (inédito em português).

Mas essas declarações não significam que Ellen White não tivesseuma posição definida sobre o assunto. Em 1900, ela escreveu:“Deus fez o Seu sábado para um mundo esférico; e, quando osétimo dia chega para nós neste mundo arredondado, controladopelo Sol, que governa o dia, em todos os países e regiões é otempo para observar o sábado. [...] O sábado foi feito para ummundo esférico, sendo, portanto, requerida obediência daspessoas em perfeita harmonia com o mundo criado pelo Senhor"(Mensagens Escolhidas, v. 3, p. 317).

O que diz a ciência?

1. Se (a) a Terra é plana e (b) sempre é dia em algumaparte do mundo, então não existe nascer do sol nem pôrdo sol, exceto, talvez, em regiões cercadas de montanhasaltas. O mesmo se aplica à Lua: ela é sempre visível emalguma parte da Terra, mas desce abaixo da linha dohorizonte em um momento e emerge do horizonte dolado oposto todos os dias.

2. Terraplanistas afirmam que, independentemente daaltitude, sempre vemos o horizonte plano e à altura dosolhos. Isso seria impossível se a Terra fosse um disco. Sóseria possível se ela fosse um plano infinito. Se é umplano infinito, então por que não descobrimos muitasterras e/ou mares além da Antártida?

3. Se a Terra fosse um disco com o Polo Norte ao centro ea Antártida nas bordas, então, se estivéssemos em umavião a uma altitude de voo de cruzeiro (ex.: 36.000 pés),poderíamos ver todos os continentes. Seria possível verChina, Estados Unidos, Europa, África e Austrália,simultaneamente, ao se sobrevoar São Paulo, porexemplo. Bastaria olhar para o lado certo.

4. Ao viajarmos de avião sobre o oceano Atlântico ouPacífico, suficientemente afastados dos continentes, nãovemos terra alguma, o que seria impossível se a Terrafosse plana.8 9

5. Em túneis sem desvios laterais horizontais e commuitos quilômetros de extensão, não é possível veruma entrada a partir da outra. Ao se observarem asluzes de veículos se aproximando, elas parecememergir do solo a certa distância.

6. Em 2008, Fedor Filippovich Konyukhov demorou102 dias para circunavegar a Antártida em um barco avela. Se a Antártida fosse a borda de um disco de20.000 km de raio, essa façanha seria inviável.

7. Ao fazer cálculos envolvendo curvatura da Terra, éimportante não usar para grandes distâncias fórmulasque valem apenas para pequenas distâncias.

8. Ao comparar explicações da Terra plana com as daTerra esférica, é importante não misturar contextos.No modelo da Terra esférica, admite-se o fatoobservável diretamente de que tudo exerce forçagravitacional sobre tudo, o que implica em planosequipotenciais gravitacionais, os quais definem oconceito de horizontal e vertical. Ao usar argumentosque dizem que rios precisariam subir e descer antesde chegar ao mar, no modelo da Terra redonda, essascoisas são sumariamente ignoradas.

9. Independentemente de a força gravitacional quesentimos ser causada por um aparelho que ficaconstantemente acelerando o disco da Terra, essedisco é feito de coisas que geram campogravitacional, como é possível demonstrar emexperimentos bem acessíveis. Isso causaria um campogravitacional adicional que faria com que locaisdistantes do Polo Norte parecessem inclinados. Parairmos em direção à Antártida, sentiríamos como seestivéssemos escalando uma montanha. Além disso, oefeito dessa gravidade sobre a água faria com que aságuas dos oceanos se acumulassem em torno do PoloNorte, formando uma imensa bolha, submergindoCanadá, Estados Unidos, Europa, Sibéria... Para issonão acontecer, a Terra teria que ter um formatoarredondado para compensar.

10. É importante entender que a teoria atual da Terraplana é bem recente e foi inventada para ridicularizaro criacionismo.

11. Como é possível que os voos entre América do Sule Nova Zelândia, viajando somente no hemisfério Sul,tenham aproximadamente a mesma duração quevoos entre a América do Sul e a Europa?

10 11

O que diz o bom senso?

Um cristão que defende a tese da Terra plana acabadando um grande tiro no pé. Esse mito foi criadojustamente para ridicularizar os crentes (conformeestá claro neste texto já mencionado, relacionadocom o ótimo e esclarecedor livro Inventando a TerraPlana). Atende bem aos interesses dos inimigos da fécristã e do criacionismo, especificamente, a ideia deque os cristãos/criacionistas seriam defensores de umargumento tão anticientífico. Como se não bastasseisso, defender teorias conspiratórias como a da Terraplana e tantas outras é pura perda de tempo. Édesviar o foco para bobagens e perder de vista oessencial.

É realmente impressionante como existem pessoasque adoram propagar teorias conspiratórias semfundamento, gastam tempo e energia com isso,enquanto negligenciam coisas infinitamente maisimportantes.

Resumindo: o bom senso diz que existem coisas maisimportantes para fazer do que ficar espalhando ideiasinfundadas que não trazem benefício algum, muitopelo contrário, atraem o deboche e o escárnio pelomotivo errado.

(Michelson Borges, Eduardo Lütz e Alex Kretzschmar)http://www.criacionismo.com.br/2017/03/a-biblia-ellen-white-ciencia-e-terra.html

12 13

Leitu

ras im

perd

íveis

Mais cedo ou mais tarde você irá sedeparar com pessoas que irão desafiara sua crença, a sua fé em Deus.Enquanto este dia não chega,imaginamos que ninguém conseguiráabalar aquilo que aprendemos naigreja ou na escola. Mas isso não éverdade. A ilusão de que não seremosabalados é que torna o problema maiordo que de fato é.Você está preparado pra responder aalguns questionamentos sobre aquiloque você acredita?

Quero desafiar você a leralguns livros que comcerteza irão te prepararpara conversar sobre oassunto com colegas eprofessores incrédulos.

Comece pelo livro:

Não tenho fé suficientepara ser um ateu

e continue lendo os demaisque dispomos na bibliotecapara a sua leitura e seucrescimento.

Tá esperando o quê?

Venha logo garantir o seu.

14

GO

TAS H

ISTÓ

RIC

AS "Não podemos contar com mais ninguém a não ser com

o Pai celeste" - disse Mary. - "E se temos de daresse passo, não podemos demorar muito. Enquantoestamos esperando, é bem provável que muitosjovens estejam indo para escolas mundanas e acabempor perder a fé. Isto não pode acontecer!"Ele bem o sabia! Mas para construir uma escola porconta própria, teria de usar todas as economias dafamília. Era bem verdade que a esposa pusera a suadisposição uma herança pessoal que recebera pormorte de sua mãe. Não era lá uma grande fortuna,contudo com esse dinheiro, Mary poderiaprovidenciar maior conforto para a família eadquirir algum bem para sua alegria e bem-estar.Teria, então, ele o direito de usar o pouco de quedispunham para realizar o sonho tão acalentado ?A decisão da esposa, porém era irrevogável. Que asua herança fosse usada para providenciar umeducandário. Quanto ao futuro, nada lhes faltaria,por certo. Os jovens, porém, não podiam esperarmais.Houve um dia, em que as dúvidas e apreensões quasefizeram o pioneiro esmorecer. Na verdade, o passoque pretendia dar era muito grande e muitoarriscado! O que fazer? Orar...sempre orar.Deixemos que o próprio Abraham Classen Harder nosconte sobre este dia." Passei muito tempo em meditação e oração.Finalmente resolvi, com o auxílio divino,prosseguir e estabelecer uma instituição. Nãoencontrei apoio por parte do Organização, porhaver demais despesas envolvidas. (...)

Existem muitos fatos interessantesque fazem parte da história da nossainstituição.O IACS é realmente um colégio com umahistória muito bonita e a Profa.Aparecida Macedo os conta no livro:Do sonho à realidade.Este livro pode ser lido emdiferentes suportes. Temos eleimpresso, mas pode também seracessado no site da biblioteca, emPDF ou lido diretamente no site(www.bibliacs.com).Neste espaço da revista bibliotecasIACS estaremos colocando algunsepisódios desta história que vocêtambém faz parte.“Fins de 1927 ou, quem sabe, iníciosde 1928. Os Harder já estavam háquase 5 anos no Brasil. O pequenoNeander, o brasileirinho, jápronunciava as primeiras palavras,misturando inglês e português... e aescola ainda era um sonho.Houve um dia em que Mary e Abrahamchegaram à conclusão de que, sequisessem mesmo construir uma escola,teriam de fazê-lo por sua própriaconta e risco. Estava mais do quecerto de que não receberiam apoio ouajuda oficial de nenhum setor daIgreja.

17

GO

TAS H

ISTÓ

RIC

AS Após longas horas em oração sobre

este assunto, um anjo apareceu a meulado dizendo: - ‘ não temas! Segue deperto os desejos do teu coração. OSenhor te sustentará e a obraprosperará.’ Então me senticonfortado e animado."Maravilha das maravilhas! Não haviamais temor, não havia mais dúvidas! OPai do céu enviara um anjo para lhedar uma resposta e coragem paraavançar! A escola dos sonhos seriafundada, sim, e prosperaria. Não foiesta a mensagem do Senhor através deum anjo? Ele e a sra. Harderconversaram com os filhos maisvelhos, que já podiam entender ereceberam deles total apoio ecompreensão. Mais uma vez, a esposaofereceu sua herança para realizar osonho do esposo. O sonho que não erasó dele. Era dela também. Tudo dariacerto... O Senhor o prometera!Começaram, agora, a procurar um lugaradequado e cujas posses lhespermitissem adquirir. Numa próximaviagem, o pastor Harder examinouvárias regiões, levando em conta alocalização, a proximidade de igrejase outros quesitos importantes. Depoisde vária considerações, chegou àconclusão de que as proximidades dacidade de Taquara seriam um bomlugar.

A cidade não estava muito longe de Porto Alegre eera uma região agradável. Além do mais, a famíliaBergold, adventistas de longo tempo, tinha umabela propriedade da qual poderia dispor por umpreço razoável.Depois de muita oração, a decisão foi tomada. Emmeados de novembro de 1928, efetuou-se a compra dafazenda onde surgiria a tão ansiada escola. Nelajá havia um rebanho de gado, cavalos, uma junta debois para o trabalho e algumas máquinas. Apropriedade custava 95 contos de réis em dinheiroda época. A entrada foi de 15 contos e o restoseria em prestações anuais, conforme se pudessepagar e a baixos juros. Na madrugada do diaseguinte ao da compra, o casal de missionáriosregressou a Porto Alegre para preparar a mudança.Era o início da realização do sonho!”

Extraído das páginas 45 e 46 do livro: “Do sonho àrealidade...” de Aparecida H. T. Macedo.

19

Quando você estiver com livros da biblioteca,lembre-se que é possível renová-los pela internet. Éfácil!Entre no site da biblioteca:

www.bibliacs.com

Ao clicar na lupa, se abrirá esta página

Clique à direita em ENTRAR

Digite o número da matrícula que está na suacarteirinha da biblioteca e a senha é a sua data denascimento, sem as barras (DDMMAAAA). Aofazer o primeiro acesso troque a sua senha.

Facilidades do sistema da biblioteca do IACS

20 21

Ao clicar em EMPRÉSTIMO, aparecerão os itensemprestados.Clique para selecionar e depois em RENOVAREMPRÉSTIMOS SELECIONADOS.

Logo após aparecerá um relatório da ação feita.A renovação online poderá ser feita até três vezes, senão houver reserva do material emprestado.

Obs.:Não deixe para testar esta novidade no último dia,caso ocorra algum imprevisto, você não será isentado damulta.

Teste antes!

Facilidades do sistema da biblioteca do IACS

22

de histórias

Desafio Nerd

Resultado do sorteio do

dia 29 de maio

Próximo sorteio em 25 de setembro.

Quanto mais ler, mais chances de ganhar.24 25

Rafaela Robinson Werb

( T-81 )

Audrey Aldrighi Rochadel

( T-83 )

Tyller Roldan Felau

( T-61 )

Ganhadores

26 27

Ganhadores

Estela Almeida dos Santos

(T-133)

Ana Luisa Correa Monteiro

(T-82)

Agathan Oliveira dos Santos

(T-82)28 29

Ganhadores

Andrew Santos Correia

(T-131)

Kauã Eduardo Gaeski

(T-81)

Gabriel Ferreira Alves

(T-72)30 31

de histórias

Desafio Nerd de junho

Valendo 10 cupons:

De onde é esta torre?

R:..................................

Responda este DESAFIO NERD

preenchendo o formulário na

página abaixo:

www.bibliacs.com/desafio

Dica: pág. 80

Resposta do Desafio Nerd de maio:

Ponte da Baía de Sydney

32 33

Espaço Teia cultural

Artes e Literatura se uniram no projeto CONEXÃO CULTURAl. Alunos do Fundamental fizeram os desenhos e os do Médio criaram um texto tentando decifrar a intenção dos autores. O resultado você pode conferir na biblioteca.

Venha conferir os trabalhos feitos

34 35

A caixa preta foi aberta e faztempo... Já se passaram 20 anos que

Michael J. Behe, professor de bioquímica daUniversidade Lehigh, na Pensilvânia, EstadosUnidos, escreveu o livro A caixa Preta deDarwin – O desafio da bioquímica à teoria daevolução (publicado no Brasil pela EditoraJorge Zahar), em que apresenta uma tesepolêmica e controversa, a de que acomplexidade irredutível de sistemasbiológicos não pode ser obtida via processogradual darwiniano.

Nem os maiores cientistas, nem todas asuniversidades, departamentos e institutos debiologia do mundo conseguiram refutar a tesede Behe.

(História da vida, nível 2, Ano 1, n.8)

Este livro está disponível pra você nabiblioteca do IACS.

36

38 39

Informações aqui - goo.gl/x7ngvK