apresentação do powerpoint - concursos de enfermagem · bibliografia principais assuntos dicas de...

11
Como Estudar Saúde da Criança para a prova de Enfermagem PROF. HYGOR ELIAS

Upload: ngokhanh

Post on 13-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Como Estudar Saúde da Criança para a prova de EnfermagemPROF. HYGOR ELIAS

Bibliografia Principais Assuntos Dicas de Estudo Questões Comuns

Bibliografia Principais Assuntos Dicas de Estudo Questões Comuns

• MORTALIDADE INFANTIL

• ALEITAMENTO MATERNO

• INTRODUÇÃO DE NOVOS ALIMENTOS

• ACOMPANHAMENTO DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO

• CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO DA CRIANÇA

• DOENÇAS RESPIRATÓRIAS E DIARRÉICAS

• ACIDENTES DOMÉSTICOS

• VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇA

Bibliografia Principais Assuntos Dicas de Estudo Questões Comuns

QUESTÃO IDECAN

“O escore - Z utilizado nos gráficos da caderneta de saúde da criança que quantificamos valores antropométricos, ‘representa o número de desvio-padrão a partir doponto central da população referência da mediana, originando as curvas padrão’.”(Souza e Horta, 2012.) Uma criança de quatro anos cujo escore-Z de peso X idadeseja ≥ –3 e < –2 tem o diagnóstico nutricional de:

A) Baixo peso para a idade.

B) Peso adequado para a idade.

C) Peso elevado para a idade.

D) Muito baixo peso para a idade.

Bibliografia Principais Assuntos Dicas de Estudo Questões Comuns

Bibliografia Principais Assuntos Dicas de Estudo Questões Comuns

QUESTÃO AOCP

De acordo com o Ministério da Saúde, em condições normais, érecomendado quantas consultas de rotina no primeiro ano de vida?

(A) Sete consultas de rotina no primeiro ano de vida.

(B) Nove consultas de rotina no primeiro ano de vida.

(C) Doze consultas de rotina no primeiro ano de vida.

(D) Dezesseis consultas de rotina no primeiro ano de vida.

(E) Dez consultas de rotina no primeiro ano de vida.

Bibliografia Principais Assuntos Dicas de Estudo Questões Comuns

QUESTÃO CESPE

Uma criança de um mês e dez dias de idade, atendida no serviço de crescimento e desenvolvimento de uma unidadebásica de saúde, apresenta diarreia há três dias. Segundo a mãe, a criança é alimentada exclusivamente com leitematerno e há dois dias passou a eliminar fezes líquidas, sem outras alterações, mas, progressivamente, houve piorada diarreia e diminuição da sucção no peito. No exame físico, foram detectados olhos fundos, sinal de irritação, aoser movimentada, e regressão, após dois segundos, na avaliação do sinal da prega do abdome. Não foram observadasdificuldades respiratórias. A mãe relata ausência de febre, vômitos e sangue nas fezes. Considerando o caso clínicoapresentado acima, julgue os itens subsequentes.(1) A criança deve receber a classificação verde, sem desidratação, sendo indicado tratamento domiciliar. A mãe deve

ser orientada a administrar soro oral, a manter a amamentação e a retornar imediatamente, em caso deagravamento do quadro.

(2) O exame da prega cutânea, realizado com técnica correta, exigiu que o enfermeiro colocasse a criança em posiçãosupina, com os braços sobre a cabeça e as pernas estendidas, sendo feita a prega cutânea com a ponta dosdedos, polegar e indicador, na região acima do umbigo.

(3) Para o tratamento da diarreia, é indicada a administração de uma dose de 1 mg de vitamina K, por viaintramuscular, além da primeira dose de antibiótico parenteral.

(4) A partir dos dados do exame físico, pode-se dizer que a criança apresentou sinal da prega do abdome comretorno muito lento, além de permanecer inquieto ou irritado.

Bibliografia Principais Assuntos Dicas de Estudo Questões Comuns

OUTRA QUESTÃO CESPEDuas crianças deram entrada, às 2 horas da manhã, no pronto-socorro de um hospital. Segundo o relato da mãe, o filho maisvelho, de 6 anos de idade, teria caído de uma escada após agredir o irmão menor, de 4 meses. O bebê apresentava hemorragiaretiniana, convulsões e diminuição do nível de consciência. Não havia sinais externos de traumatismo ou lesão craniana, e atomografia computadorizada detectou um hematoma subdural. O menino de 6 anos, no exame físico, apresentava lesõestraumáticas cutâneas inespecíficas nas costas, nas nádegas, nos braços e nas coxas. Algumas equimoses e contusõesmostravam-se de coloração azul-púrpura e marrom-amarelada, enquanto outras eram de coloração vermelho-azulada. Em umdos braços desse menino, havia uma mordida recente, que, segundo relato da mãe, teria sido dada por outra criança, quemora próximo à sua casa. Esse menino maior mostrava-se triste e calado, olhava para o chão e tinha muito medo da mãe.Diante da situação hipotética apresentada, julgue os itens subseqüentes.(1) A situação descrita evoca uma síndrome conhecida por transtorno factício por procuração.(2) As equimoses e contusões apresentadas pela criança maior são comuns em crianças ativas e normais e estão associadas a

acidentes involuntários.(3) O processo de evolução das lesões da criança maior indica que estas eram decorrentes da queda da escada.(4) Avaliar a mordida presente no braço da criança maior, medindo-se a distância entre as marcas dos caninos superiores, a fim

de se determinar o tamanho da arcada dentária do agressor, poderia fornecer dados úteis para a análise da situaçãofamiliar.

(5) O quadro clínico do bebê sugere a síndrome do bebê sacudido.

Bibliografia Principais Assuntos Dicas de Estudo Questões Comuns

QUESTÃO FGVAo levar o filho de 1 ano ao posto de saúde para vacinar, a mãe foi informada de que a criança receberia as seguintes vacinas: Obs: O calendário de vacinação da criança está em dia. (A) 1ª dose da Pentavalente e 2ª dose da Rotavírus Humano; (B) dose inicial da Febre Amarela e 3ª dose da Pneumocócica 10V;(C) 2ª dose da Meningocócica C e 1ª dose da Hepatite B;(D) dose inicial da Pentavalente, 3ª dose da VOP e 2ª dose da Febre

Amarela;(E) reforço da Pneumocócica 10V, reforço da Meningocócica C e 1ª

dose da Tríplice Viral.

Bibliografia Principais Assuntos Dicas de Estudo Questões Comuns

Como Estudar Saúde da Criança para a prova de EnfermagemPROF. HYGOR ELIAS