apresentacao bioquimca (1)

28
ARTERIOSCLEROSE E APOLIPOPROTEÍNA B100 Bioquímica II

Upload: jacy-cardoso

Post on 04-Feb-2016

12 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Bioquimica geral

TRANSCRIPT

Page 1: apresentacao bioquimca (1)

ARTERIOSCLEROSE E APOLIPOPROTEÍNA B100

Bioquímica II

Page 2: apresentacao bioquimca (1)

ESTRUTURA DAS ARTÉRIAS:

Túnica externa (adventícia) Túnica média Túnica íntima

Page 3: apresentacao bioquimca (1)

O QUE É COLESTEROL?

Page 4: apresentacao bioquimca (1)

O QUE É COLESTEROL?

Colesterol é uma substância gordurosa encontrada naturalmente no seu corpo. Ele tem o papel vital de manter cada célula do corpo funcionado adequadamente. Entretanto, o acúmulo de colesterol no sangue pode aumentar o risco de doenças do coração.

Page 5: apresentacao bioquimca (1)

O COLESTEROL "BOM" E COLESTEROL "RUIM"

O colesterol é transportado pelo corpo por proteínas. Essa combinação é chamada lipoproteína. Há dois tipos principais de lipoproteínas (‘colesterol’): HDL e LDL.

Lipoproteína de alta-densidade (HDL) é boa para o seu coração. Ela carrega colesterol das suas artérias para o seu fígado, onde é eliminada.

Lipoproteína de baixa-densidade (LDL) é ruim para o seu coração. Ela carrega colesterol do seu fígado para seus tecidos do corpo. Se houver muito LDL, ou colesterol 'ruim' no seu corpo, ele pode se acumular nas células e nas artérias.

Page 6: apresentacao bioquimca (1)

O COLESTEROL "BOM" E O COLESTEROL "RUIM"

VLDL é produzido no fígado e a sua função é transportar triglicerídeos, pela corrente sanguínea, para serem armazenados nas células e utilizados na produção de energia. 

O VLDL é considerado um colesterol mau, juntamente com o LDL, porque os seus valores elevados no sangue levam o acumulo de gordura nas artérias e formação placas de aterosclerose, aumentando o risco de doenças do coração.

Page 7: apresentacao bioquimca (1)
Page 8: apresentacao bioquimca (1)

APOLIPOPROTEÍNAS

Apolipoproteína é uma proteína que liga lipídeos, formando uma lipoproteína. É classificada em dois tipos principais: apolipoproteína-A e Apolipoproteína-B. A Apo-A está associada ao colesterol HDL, facilitando o transporte de colesterol dos tecidos para o fígado ("bom colesterol"). Já a Apo-B é constituinte do colesterol LDL e é a responsável pela ligação destes aos receptores celulares, podendo levar a acumulação nas artérias e entupimento das mesmas (aterosclerose).

Page 9: apresentacao bioquimca (1)
Page 10: apresentacao bioquimca (1)

ESTRUTURA

O componente principal da íntima das artérias de grande calibre é os proteoglicanos (PGs). Eles formam uma rede tridimensional que preenche aproximadamente 60% do espaço entre as células endoteliais e a lâmina elástica interna.

Page 11: apresentacao bioquimca (1)

PROTEOGLICANOS Os principais PGs são o grande (CS) sulfato de condroitina que forma agregados com ácido hialurônico. A pequena decorina contendo sulfato de dermatano (DS) e biglicano que estão associados com feixes de colágeno.

Page 12: apresentacao bioquimca (1)

PROTEOGLICANOS

Estudos mostraram que o sulfato de condroitina (CS) tem uma maior afinidade pela apolipoproteína B100

A interação dos PGs com a B100 aparece inicialmente mediada principalmente por interacções de carga-carga, da carga negativa dos glicosaminoglicanos com regiões carregadas positivamente da LDL no exterior das lipoproteínas.

Page 13: apresentacao bioquimca (1)

INCORPORAÇÃO DO LDL A ÍNTIMA

Após essa interação o LDL é incorporado na camada dos glicosaminoglicanos atingindo a íntima sendo fagocitados, havendo uma agressão local e formação de placa fibrosa e células espumosas.

Mesmo com essa inflamação, o LDL não para de ser incorporado havendo mais recrutamento de células e um aumento da placa originando a aterosclerose.

Page 14: apresentacao bioquimca (1)

INCORPORAÇÃO DO LDL A ÍNTIMA

Page 15: apresentacao bioquimca (1)

PROCESSO INFLMATORIO PROCESSO INFLAMATÓRIO

LDL incorporado na íntima 

Mesmo com a inflamação o LDL não para de ser incorporado 

Page 16: apresentacao bioquimca (1)

ARTERIOSCLEROSE

A aterosclerose é uma doença multifatorial, lenta e progressiva, resultante de uma série de respostas celulares e moleculares altamente específicas.

 O acúmulo de lípides, células inflamatórias e elementos fibrosos, que se depositam na parede das artérias, são os responsáveis pela formação de placas ou estrias gordurosas, e que geralmente ocasionam a obstrução das mesmas.

A lipoproteína LDL é a maior causa da doença aterosclerótica.

Page 17: apresentacao bioquimca (1)

ARTERIOSCLEROSE

Embora qualquer artéria possa ser afetada, os principais alvos da doença são a aorta e as artérias coronárias e cerebrais, tendo como principais conseqüências o infarto do miocárdio, a isquemia cerebral e o aneurisma aórtico.

Doença progressiva caracterizada pelo acúmulo de lípides, elementos fibrosos e inflamatórios, especificamente de resposta ao dano endotelial vascular

Page 18: apresentacao bioquimca (1)
Page 19: apresentacao bioquimca (1)

TIPOS DE PLACA

Estável - "Boa"

Instável-"Ruim"

http://www.cardiocenterltda.com/filmes/Aterosclerose.swf

Page 20: apresentacao bioquimca (1)

PREVENÇÃO /CONTROLE

Como o processo de formação de placas é um processo inflamatório, todos os alimentos que tiverem poder anti inflamatório irão prevenir.

Exemplos:

• Alho

• Gengibre

• Canela

Page 21: apresentacao bioquimca (1)

PREVENÇÃO / CONTROLE

Suplementação de ômega 3 é uma outra medida para evitar que a inflamação desenvolva

A proporção ideal é :

Ômega 3    Ômega 6 - 1:4

Neste caso uma melhor forma de suplementar seria 2:4

Page 22: apresentacao bioquimca (1)

AÇÃO DAS LIPOPROTEÍNAS

Page 23: apresentacao bioquimca (1)

ALIMENTOS QUE AUMENTAM OS NÍVEIS DE HDL

Page 24: apresentacao bioquimca (1)

APOLIPOPROTEÍNAS

Apolipoproteína B: APO B-48, APO B-100

Apolipoproteína A: APO A-I, APO A-II

Apolipoproteínas B e A-I: Fatores de risco cardiovascular?

Relação APO B / APO A – I

Page 25: apresentacao bioquimca (1)

APOLIPOPROTEÍNAS

A relação apo B/ apo A-I pode ser aceita como alternativa a CT/HDL-c para calcular o risco de aterosclerose

Valores-alvo de apo B podem ser adotados como alternativa aos de LDL-c ou não HDL-c3.

Page 26: apresentacao bioquimca (1)

CONCLUSÃO HDL : Bom colesterol. ( carrega colesterol das suas artérias para o seu fígado, onde é transformado em sais biliares.) 

LDL é ruim para o seu coração. (Ela carrega colesterol do seu fígado para seus tecidos do corpo.)

VLDL : (produzido no fígado e a sua função é transportar triglicerídeos, pela corrente sanguínea, para serem armazenados nas células e utilizados na produção de energia.) É considerado um colesterol mau, juntamente com o LDL, porque os seus valores elevados no sangue levam o acumulo de gordura nas artérias e formação placas aterosclerose, aumentando o risco de doenças do coração.

Page 27: apresentacao bioquimca (1)

CONCLUSÃO

Apolipoproteína é uma proteína que liga lipídeos, formando uma lipoproteína. É classificada em dois tipos principais: Apolipoproteína-A e Apolipoproteína-B.

A Apo-A está associada ao colesterol-HDL, facilitando o transporte de colesterol dos tecidos para o fígado ("bom colesterol")

Já a Apo-B é constituinte do colesterol-LDL e é a responsável pela ligação destes aos receptores celulares, podendo levar a acumulava nas artérias e entupimento das mesmas

Page 28: apresentacao bioquimca (1)

OBRIGADO!