aprendizagem sob a perspectiva da pedagogia de projetos

20
Projetos Educacionais: reconstruindo a aprendizagem sob a perspectiva da Pedagogia de Projetos Prof. Alairton Soares Especialista em Psicopedagogia e Filosofia e História das Ciências.

Upload: alairton-luis-araujo-soares

Post on 23-Jun-2015

120 views

Category:

Education


1 download

DESCRIPTION

Aprendizagem sob a perspectiva da Pedagogia de Projetos

TRANSCRIPT

Page 1: Aprendizagem sob a perspectiva da Pedagogia de Projetos

Projetos Educacionais: reconstruindo a aprendizagem

sob a perspectiva da Pedagogia de Projetos

Prof. Alairton SoaresEspecialista em Psicopedagogia e Filosofia e História das Ciências.

Page 2: Aprendizagem sob a perspectiva da Pedagogia de Projetos

Segundo Aranha (1989), nos últimos anos, os avanços das ciências, das mudanças sociais causadas pela industrialização, urbanização acelerada e pelas grandes guerras, a organização do ensino passou por um movimento educacional renovador conhecido como Escola Nova.

Page 3: Aprendizagem sob a perspectiva da Pedagogia de Projetos

Quem abriu caminhos?

Pestalozzi e Fröebel – século XVIII – apontam a necessidade de uma educação voltada para os interesses e necessidades infantis.

Montessori e Decrolly – a partir de 1907 – defendem os temas lúdicos e o ensino ativo.

Page 4: Aprendizagem sob a perspectiva da Pedagogia de Projetos

Maria Montessori aponta a necessidade da atividade livre e da estimulação sensório-motora

Ovide Decrolly sugere a aprendizagem globalizadora em torno de centros de interesses.

Page 5: Aprendizagem sob a perspectiva da Pedagogia de Projetos

Dewey e Kilpatrik – década de 20 – acentuam a preocupação de tornar o espaço escolar um espaço vivo e aberto ao real. John Dewey valoriza a experiência e considera que a educação tem função social e deve promover o sujeito de forma integrada, principalmente valendo-se da arte.

Page 6: Aprendizagem sob a perspectiva da Pedagogia de Projetos

Freinet – década de 30 – propôs a valorização do trabalho e da atividade em grupo para estimular a cooperação, a iniciativa e a participação.

Paulo Freire – década de 60 – introduz do debate político e da realidade sociocultural no processo escolar com a educação libertadora e os chamados temas geradores.

Page 7: Aprendizagem sob a perspectiva da Pedagogia de Projetos

Jurjo Santomé e Fernando Hernández – década de 90 em diante – propõe o currículo integrado e os projetos de trabalho;

Antoni Zabala – década de 90 (Espanha) entende que a complexidade do projeto educativo deve se abordado por um enfoque globalizador no qual a interdisciplinaridade está presente.

Page 8: Aprendizagem sob a perspectiva da Pedagogia de Projetos

Jolibert na França, Adelia Lener e Ana Maria Kaufman, ambas na Argentina, também divulgam estudos sobre propostas educativas globalizadoras.

Page 9: Aprendizagem sob a perspectiva da Pedagogia de Projetos

Pedagogia de Projetos apresenta diversas propostas de ruptura:

Romper com a desarticulação entre os conhecimentos escolares e a vida real;

Romper com a fragmentação dos conteúdos em disciplinas, em séries e em períodos letivos predeterminados;

Page 10: Aprendizagem sob a perspectiva da Pedagogia de Projetos

Romper como horários fixos e bimestres;

Romper com o protagonismo do professor nas atividades educativas;

Romper com o ensino individualizado e com a avaliação exclusivamente final, centrada nos conteúdos assimilados e voltada exclusivamente para selecionar os dignos de certificação.

Page 11: Aprendizagem sob a perspectiva da Pedagogia de Projetos

Propõe que o docente abandone o papel de “transmissor de conteúdos” para se transformar num pesquisador. O aluno, por sua vez, passa de receptor passivo a sujeito do processo.

Page 12: Aprendizagem sob a perspectiva da Pedagogia de Projetos

A prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos é uma forma de conceber a educação que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnologias, e todas as interações que ocorrem no ambiente de aprendizagem.

Page 13: Aprendizagem sob a perspectiva da Pedagogia de Projetos

A pedagogia de Projetos traduz uma determinada concepção de conhecimento escolar, trazendo a tona uma reflexão sobre a aprendizagem dos alunos e os conteúdos das diferentes disciplinas. Esta discussão nos leva a identificar três tipos de posturas com relação ao conhecimento:

Fundamentos:

Page 14: Aprendizagem sob a perspectiva da Pedagogia de Projetos

a) Concepção científica conservadora – professores que enxergam o conhecimento escolar como a transmissão de um conhecimento já pronto e acabado a alunos que não o detêm.

b) Concepção espontaneísta - negam e desvalorizam os conteúdos disciplinares, entendendo a escola apenas como espaço de conhecimento da realidade dos alunos e de seus interesses imediatos.

Page 15: Aprendizagem sob a perspectiva da Pedagogia de Projetos

c) Concepção integradora – professores que observam o processo de elaboração do conhecimento constitui um único processo, global e complexo, com varias dimensões que se inter-relacionam.

Page 16: Aprendizagem sob a perspectiva da Pedagogia de Projetos

Níveis de interação entre as disciplinas

Interdisciplinaridade refere-se a uma espécie de interação entre as disciplinas ou áreas do saber. Todavia, essa interação pode acontecer em níveis de complexidade diferentes:

Multidisciplinaridade, Pluridisciplinaridade,

Interdisciplinaridade, e Transdisciplinaridade.

A Interdisciplinaridade

Page 17: Aprendizagem sob a perspectiva da Pedagogia de Projetos

Multidisciplinaridade: caracteriza-se por uma ação simultânea de uma gama de disciplinas em torno de uma temática comum. Essa atuação, no entanto, ainda é muito fragmentada, na medida em que não se explora a relação entre os conhecimentos disciplinares e não há nenhum tipo de cooperação entre as disciplinas.

Page 18: Aprendizagem sob a perspectiva da Pedagogia de Projetos

Pluridisciplinaridade: observa-se a presença de algum tipo de interação entre os conhecimentos interdisciplinares. há uma espécie de ligação entre os domínios disciplinares indicando a existência de alguma cooperação, diálogo e ênfase à relação entre tais conhecimentos.

Page 19: Aprendizagem sob a perspectiva da Pedagogia de Projetos

Interdisciplinaridade: há cooperação e diálogo entre as disciplinas do conhecimento, mas nesse caso se trata de uma ação coordenada, que pode assumir as mais variadas formas. É preciso um elemento (ou eixo) de integração das disciplinas, que norteia e orienta as ações interdisciplinares.

Page 20: Aprendizagem sob a perspectiva da Pedagogia de Projetos

Transdisciplinaridade: representa um nível de integração disciplinar além da interdisciplinaridade. Há uma espécie de coordenação de todas as disciplinas e interdisciplinas do sistema de ensino. É um tipo de interação onde ocorre uma espécie de integração de vários sistemas interdisciplinares num contexto mais amplo e geral, gerando uma interpretação mais holística dos fatos e fenômenos.