aprenda a analisar e investir em ações na bolsa de valores usando análise gráfica e...

73
8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 1/73

Upload: edson-goncalves

Post on 31-May-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 1/73

Page 2: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 2/73

F ÁBIOGONÇALVES

Aprenda a Analisare Investir em Açõesna Bolsa de Valores

usando Análise Técnicae FundamentalistaEscrito numa abordagem Livro de Receitas “passo-a-passo”

- onde obter dados para análises de forma gratuita

- quais as principais análises a serem realizada

- como montar uma carteira otimizadas

de forma a orientar o investidor/acionista para seu objetivo - maximizar a riqueza

SEUS SONHOS PRECISAM DE AÇÕES

Para Iniciantes

Um exemplo disso foi a valorização do Ibovespa, principal índice da Bolsa, que,

de 1968 a agosto de 2006, rendeu mais de 100 vezes o valor investido.

Page 3: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 3/73

 P  REFÁCIO

Todo país apresenta a necessidade de crescimento econômico como forma de pro- porcionar mais empregos, renda, consumo, bem-estar e arrecadação. Basicamente ocrescimento se faz com aumento contínuo da capacidade produtiva, que por sua vez,depende de novos investimentos que produzam dois efeitos: acumulação de capital

 produtivo e aumento de sua produtividade.

Crescer requer investimentos e, consequentemente, abstenção temporária de con-sumo.

Crescer com eficiência requer que os investimentos sejam direcionados para asalternativas com maiores retornos. Portanto para fomentar o crescimento econômico,são necessários mecanismos eficientes que incentivem a formação de poupança, pos-sibilitem sua intermediação e a tornem acessível para quem quer investir. Existem trêsformas principais de fazer chegar a quem investe o dinheiro de quem poupa.

1. O autofinanciamento, a mais simples e limitada, onde as empresas ou indivíduosinvestem apenas aquilo que eles mesmos poupam.

2. Através do governo, direcionando recursos da sociedade para os investimentosque julga mais adequados. Onde as decisões tomadas por governos, nem sempre dire-ciona os recursos para as alternativas mais produtivas.

3. Através dos mercados financeiro e de capitais. É a forma mais eficiente de cap-tar poupança e direcioná-la para as atividades mais produtivas. Assume papel maisdestacado à medida que as economias se tornam mais sofisticadas. O crescimentoeconômico esteve sempre ligado ao desenvolvimento dos mercados financeiros.

O Mercado de Capitais é mais ativo, quanto mais desenvolvida é uma econo-mia, o que se traduz em mais oportunidades para as pessoas, empresas e instituiçõesaplicarem suas poupanças. A principal função do Mercado de Capitais é aproximar os dois agentes do mercado: o poupador, que tem excesso de recursos, mas não temoportunidade de investi-los em atividades produtivas, e o tomador, que se encontra emsituação oposta. Assim, os mercados viabilizam o aproveitamento das oportunidadesem toda a economia. Promovendo um aumento:

Page 4: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 4/73

Prefácio │ V

• da produtividade;

• da eficiência;• do bem estar da sociedade.

Especificamente o mercado acionário, permite a diluição do risco de novos inves-timentos, incentivo a inovação, uma das maiores fontes de desenvolvimento econô-mico, promove a democratização e a socialização do capital. Ao abrir seu capital, umaempresa encontra uma fonte de captação de recursos financeiros permanentes. A plenaabertura de capital acontece quando a empresa lança suas ações ao público, ou seja,emite ações e as negocia nas bolsas de valores.

Ao comprar ações, um investidor passa a ser também sócio da empresa - um acio-nista.

Investir em bolsa de valores exige ao longo do tempo o aprimoramento e a buscade conhecimentos para melhores tomadas de decisão, exige um amadurecimento pes-soal para melhorar as escolhas intertemporais, que mesmo com todas metodologias deminimização do risco de perda, com o passar do tempo descobrimos que as principaismudanças e crises ocorrem de forma inesperada, e as vezes aparecem pequenos sinais

que ocorrerão, e o otimismo ou pessimismo das massas cegam nossos olhares para oque realmente esta ocorrendo.

Investir se trata da escolha intertemporal de abrir mão de desfrutar o presente emnome de um futuro melhor, aí começa o desafio de tentar adivinhar o que ocorrerá nofuturo, ao longos dos séculos poderosas ferramentas de administração disponíveis nosdias de hoje foram desenvolvidas por matemáticos, cientistas e filósofos com intuitode pôr o futuro a serviço do presente, substituindo a impotência diante do destino pelaescolha e decisão.

Historicamente o mercado de ações demonstra que é uma aplicação característicade longo prazo, de forma que variações de curto prazo sempre são compensadas comganhos de longo prazo se comparados com outros investimentos. Um exemplo dissofoi a valorização do Ibovespa, principal índice da Bolsa, que, de 1968 a agosto de2006, rendeu mais de 100 vezes o valor investido.

O sucesso continuado nos investimentos em bolsa de valores exige sem dúvida umindividuo tenha alcançado um estado de maturidade com uma perspectiva de tempogerações. Ainda hoje a ilusão que leva muitos ao mercado financeiro, de fortuna fácile rápida, fica muito mais no sonho pessoal dos indivíduos do que na materialização.

Page 5: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 5/73

VI │ Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores ....

Quando mais aprendemos, descobrimos que sabemos menos, e amadurecer é de-senvolver esta percepção que vai no sentido oposto a arrogância.

Sob uma perspectiva holística temos:

ASPECTO INDIVÍDUO ESTADO CONSCIÊNCIA PERSPECTIVA DE TEMPO

Filosófico Maturidade Autonomia Tem o discernimento doque é certo ou errado

Gerações – anos

Emocional Juventude Heteronímia Não tem discernimentodo que é certo ou errado

Pequeno – dias

Físico Infância Anomia Desconhece o outro Curto – Tem que ser  agora

Acredito que o sucesso hoje, nas mais diversas atividades, exige a incorporação deduas atitudes nos nossos hábitos. A primeira é ser Socrático, admitir a ignorância emtudo, quer ter certeza que você é um ignorante é pensar que você é um ser humano,você se encontra num universo infinito com infinitas possibilidades. O preconceitovem da ignorância, de não admitir que você não sabe tudo. A segunda é respeitar asdiferenças, lembrar do Mito da Caverna narrado por Platão no livro VII do Republicaé, talvez, uma das mais poderosas metáforas imaginadas pela filosofia, em qualquer 

tempo, para descrever a situação geral em que se encontra a humanidade. Para o fi-lósofo, todos nós estamos condenados a ver sombras a nossa frente e tomá-las comoverdadeiras. Essa poderosa crítica à condição dos homens, escrita há quase 2500 anosatrás, inspirou e ainda inspira inúmeras reflexões pelos tempos a fora. Cada um de nósestá dentro de sua própria caverna, devemos tentar se colocar no lugar dos outros, en-trar na caverna dos outros, e olhar o mundo com o olhar das outras pessoas, que viveucoisas diferentes, que tem experiências diferentes, saborear a ignorância.

 

Page 6: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 6/73

V  ISÃO G  ERAL  DOS C  APÍTULOS 

Para que faça sentido o livro foi dividido em partes sequênciais, onde são agrega-dos novos conceitos em cada etapa de forma a permitir uma compreensão dos funda-mentos para se investir em ações.

Parte 1: Conceitos do Mercado de Valores Mobiliários

● Capítulo 1 – Entendendo o Mercado de Valores Mobiliários – Como esta estru-turado o Sistema Financeiro Nacional

● Capítulo 2 – Bolsa de Valores – Conceitos que estão dentro deste ambiente ondeações de diferentes empresas são compradas e/ou vendidas

Parte 2: Conceitos de Matemática Financeira

●Capítulo 3 – Conceitos de Matemática Financeira – Ter domínio dos princípios básicos de matemática financeira que é um dos pilares para análise de investimentos

e tomada de decisões

● Capítulo 4 – Obtenção das séries históricas das cotações das ações – Vamos ver como obter os dados históricos de forma gratuita para fazer análise das ações, com otempo pode trabalhar direto em softwares

● Capítulo 5 – Obtenção de Dados Macro Econômicos – O entendimento do mer-cado de capitais exige a compreensão da macro economia, já que seu andamento

impacta de forma direta ou indireta nas cotações de ações. Vamos ver onde obter os principais indicadores macroeconômicos

● Capítulo 6 – Aplicando o conceito de matemática financeira na análise do preçode ações – Após aprendermos que o valor dinheiro muda no tempo, que não podemoscomparar quantias em diferentes datas sem aplicar um fator de correção

Page 7: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 7/73

Parte 3: Análise Fundamentalista

● Capítulo 7 – Conceitos de Contabilidade Básica – A compreensão dos conceitos básicos de contabilidade são necessários para análise dos resultados das empresas

● Capítulo 8 – Técnicas de Análise Financeira – Veremos princípios da análisefinanceira e de balanços e interpretação dos índices extraídos destes

● Capítulo 9 – Consulta de Demonstrativos Financeiros das Empresas Listadas eAnálise Fundamentalista – Veremos a utilização de indicadores (Análise Fundamen-talista) na avaliação do desempenho da empresa

Parte 4: Análise Técnica ou Análise Gráfica

● Capítulo 10 – Análise Técnica ou Análise Gráfica – Neste capítulo mostraremosos princípios que estão por trás da análise gráfica, que é uma abordagem que utilizagráficos como ferramenta principal para determinar o melhor momento (e preço) paracomprar e vender ativos, mas não nos aprofundaremos na utilização

● Capítulo 11 – Criação de um Gráfico de Ações com MS Excel – Vamos construir 

um gráfico de Ações com uma série de cinco valores: Volume-Abertura-Alta-Baixa-Fechamento

● Capítulo 12 – Ciclos – as forças misteriosas que guiam os fatos, numa visãosuperficial e rápida de que existem fatos que obedecem algumas constantes, citadoapenas como curiosidade para os que se apaixonarem pelo assunto e tiverem interesseem se aprofundar 

Parte 5: Análise de Ações em mais de uma Bolsa de Valores

● Capítulo 13 - Índice de Bolsa de Valores – O índice engloba as ações mais repre-sentativas e espelha a tendência da bolsa de valores

● Capítulo 14 - Cotação ADR (American Depositary Receipt) - Recibos emitidos por um banco depositário norte-americano e que representam ações de um emissor estrangeiro que se encontram depositadas e sob custódia deste banco

Page 8: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 8/73

Visão Geral dos Capítulos │ IX

Parte 6: Gestão de Riscos

● Capítulo 15 - Risco Financeiro - consequência da decisão de expor-se a umasituação de expectativa de ganho sabendo-se que há a possibilidade de perda

● Capítulo 16 - Retorno Total ao Acionista e Obtenção de Dados – Conceito deRTA ou TSR (Total Shareholder Return) e obtenção de dados para o cálculo

● Capítulo 17 – Conceitos de Estatística – Para realizar algumas análises vamosrever alguns conceitos de estatística que serão utilizados nos próximos capítulos

● Capítulo 18 – Teoria de Carteiras - Vamos compreender as propriedades econô-

micas da função utilidade que auxilia na processo racional de escolha pelos investido-res de aplicações com diferentes relações de retorno esperado x risco e o conceito doModelo de Precificação de Ativos Financeiros CAPM (Capital Asset Pricing Model)

● Capítulo 19 - O Coeficiente Beta β - Conceito do coeficiente beta para mediçãodo grau de volatilidade de uma ação em relação ao comportamento do mercado

● Capítulo 20 - O Alfa de uma Ação - Diferença entre o retorno esperado peloinvestidor Rie e o retorno real R 

● Capítulo 21 - Calculando os coeficientes das ações e montando uma Carteira deAções – Vamos exercitar um pouco dos conceitos vistos nos capítulos anteriores

● Capítulo 22 - Índices de Avaliação de Desempenho de Carteiras – Compreender alguns índices para comparabilidade do melhor desempenho de carteiras

● Capítulo 23 - Cálculo da Carteira Ótima pela Média-Variância (Carteira comMaior Relação Retorno x Risco) – Como obter um retorno esperado com o menor risco

● Capítulo 24 - Escolher Ações boas pagadoras de Proventos em Dinheiro ao invésde Investir em Renda Fixa (Para Investidores Avessos ao Risco)

● Capítulo 25 - Sites Indicados - Algumas sugestões para consulta de informaçõessobre mercado de capitais.

Page 9: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 9/73

QUEM   DEVE   LER  ESTE   LIVRO

Este livro foi escrito com intuito de ensiná-lo a analisar e investir em ações. Muito já se escreveu sobre os métodos de Análise e Investimento em Ações, mas nenhumtexto consegue ser didático o suficiente para fazer um investidor iniciante aprender eaplicar tais métodos de imediato.

Arquivos dos Exemplos Criados no Livro

Todos os arquivos dos exemplos criados no livro se encontram compactados no

arquivo Database.zip, disponível para download na Internet, no site do autor: http://www.fabiogoncalves.com.br 

Page 10: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 10/73

 S UMÁRIO

PARTE 1 - CONCEITOS DO MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS .................................................1Capítulo 1 - Entendendo o Mercado de Valores Mobiliários ....................................................31.1. Sistema Financeiro Nacional ..............................................................................................3

Capítulo 2 - Bolsa de Valores .................................................................................................232.1. As funções de uma Bolsa de Valores ................................................................................232.2. Breve Histórico da BOVESPA ..........................................................................................242.3. Pregão ...............................................................................................................................242.4. Ações .................................................................................................................................252.4. Entenda o Mercado de Ações ............................................................................................272.5. Os Diferentes Mercados ....................................................................................................302.6. Tributação das Aplicações Financeiras ............................................................................32

PARTE 2 - CONCEITOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA .................................................................35Capítulo 3 - Conceitos de Matemática Financeira ..................................................................373.1. Razões da Variação do Valor do Dinheiro no Tempo .......................................................37

3.2. Fluxo de Caixa ..................................................................................................................383.3. Terminologia .....................................................................................................................403.4. Juros Simples ....................................................................................................................413.5. Juros Compostos ...............................................................................................................423.6. Equivalência de Quantias ..................................................................................................423.7. Taxas Simultâneas .............................................................................................................433.8. Taxas Equivalentes ............................................................................................................443.9. Taxas de Juros Nominal e Efetiva .....................................................................................453.10. Fluxo Futuro Isolado: Fator fai (i,n) ...............................................................................48

3.11. FLUXO U NIFORME: FATOR fau(i,n) ......................................................................................503.12. FLUXO GRADIENTE: FATORES fag e fgu...............................................................................51

Capítulo 4 - Obtenção das séries históricas das cotações das ações .......................................554.1. Realizando download das séries históricas das cotações das ações ..................................554.2. Abrindo os arquivos baixados com Microsoft Excel 2007 ...............................................63

Page 11: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 11/73

XVI │ Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores ....

Capítulo 5 - Obtenção de Dados Macroeconômicos ..............................................................735.1. Indicadores de Conjuntura Econômica – Corecon (Conselho Regional de Economia) - RJ ...74

5.2. Indicadores de Conjuntura Econômica – Banco Central do Brasil ...................................775.3. Índices Financeiros – site Portal Brasil .............................................................................945.4. Dados do PIB Brasileiro – site do IBGE ..........................................................................97

Capítulo 6 - Aplicando o conceito de matemática financeira na análise do preço de ações .1056.1. Análise de uma ação........................................................................................................105

PARTE 3 - ANÁLISE FUNDAMENTALISTA ....................................................................................125Capítulo 7 - Conceitos de Contabilidade Básica ..................................................................127

7.1. A Evolução da Contabilidade e os Principais Conceitos ...............................................1277.2. Contabilidade Básica ......................................................................................................1287.3. Balanço Patrimonial ........................................................................................................1307.4. Demonstrativo de Resultados .........................................................................................1327.5. Procedimentos Contábeis Básicos ..................................................................................135

Capítulo 8 - Técnicas de Análise Financeira ........................................................................1418.1. Análise Horizontal (Tendência Histórica) .......................................................................142

8.2. Análise Vertical (Decomposição do Balanço) .................................................................1438.3. Análise de Índices Financeiros........................................................................................146

Capítulo 9 - Consulta de Demonstrativos Financeiros das Empresas Listadas e Análise Funda-mentalista ...............................................................................................................................1559.1. Realizando download das séries históricas das cotações das ações ................................156

Parte 4 - Análise Técnica ou Análise Gráfica .......................................................................179Capítulo 10 - Análise Técnica ou Análise Gráfica ................................................................181

10.1. Construção dos Gráficos ...............................................................................................18210.2. As técnicas mais difundidas de Análise Técnica ou Gráfica .........................................18610.3. Suporte e Resistência ....................................................................................................21310.4. Linhas de Tendência ......................................................................................................21410.5. Padrões de Reversão de Tendência ...............................................................................21710.6. Formações de Continuação de Tendência .....................................................................22210.7. Resumo das Principais Formações................................................................................229

Page 12: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 12/73

Sumário │ XVII

Capítulo 11 - Criação de um Gráfico de Ações com MS Excel ............................................231

Capítulo 12 - Ciclos3 .............................................................................................................235

PARTE 5 - ANÁLISE DE AÇÕES EM MAIS DE UMA BOLSA DE VALORES ........................................239Capítulo 13 - Índice de Bolsa de Valores ..............................................................................24113.1. FTSE 100 , na LSE ......................................................................................................24113.2. Hang Seng index, na HKEx .........................................................................................24113.3. XETRA DAX na FWB .................................................................................................24113.4. SSE 180, na SSE ...........................................................................................................24213.5. Dow Jones, na NYSE ....................................................................................................242

13.6. NASDAQ-100, na NASDAQ .......................................................................................24213.7. IBOVESPA na BOVESPA ...........................................................................................243

Capítulo 14 - Cotação ADR (American Depositary Receipt) ...............................................245

PARTE 6 - GESTÃO DE R ISCOS .................................................................................................253Capítulo 15 - Risco Financeiro .............................................................................................25515.1. Gestão do risco ..............................................................................................................256

Capítulo 16 - Retorno Total ao Acionista e Obtenção de Dados ..........................................259

Capítulo 17 - Conceitos de Estatística ..................................................................................27317.1. Média Aritmética ..........................................................................................................27317.2. Desvio Padrão ...............................................................................................................27417.3. Variância .......................................................................................................................27617.4. Coeficiente de Variação .................................................................................................27717.5. Coeficiente de Correlação .............................................................................................278

17.6. Covariância ...................................................................................................................28217.7. Índice R 2........................................................................................................................283

Capítulo 18 - Teoria de Carteiras ..........................................................................................28518.1. Princípios Básicos .........................................................................................................28618.2. Retorno de um Ativo - CAPM - Modelo de Precificação de Ativos Financeiros .........28718.3. Country Risk Premium – Country Bond Approach ......................................................28818.4. Rating - Classificação de Risco.....................................................................................29018.5. Risco e Retorno .............................................................................................................292

18.6. Medidas de Risco ..........................................................................................................293

Page 13: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 13/73

XVIII │ Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores ....

Capítulo 19 - O Coeficiente Beta β .......................................................................................295

Capítulo 20 - O Alfa de uma Ação ........................................................................................303

Capítulo 21 - Calculando os coeficientes das ações e montando uma Carteira de Ações ....30721.1. Cálculo de Coeficientes.................................................................................................30821.2. Carteira de Ações ..........................................................................................................311

Capítulo 22 - Índices de Avaliação de Desempenho de Carteiras ........................................31522.1. Índice de Sharpe ............................................................................................................31622.2. Índice de Treynor ..........................................................................................................318

Capítulo 23 - Cálculo da Carteira Ótima pela Média-Variância (Carteira com Maior RelaçãoRetorno x Risco) ....................................................................................................................321

Capítulo 24 - Escolher Ações boas pagadoras de Proventos em Dinheiro ao invés de Investir em Renda Fixa (Para Investidores Avessos ao Risco .............................................................34324.1. Realizando download dos Proventos em dinheiro das ações ........................................345

Capítulo 25- Sites Indicados ................................................................................................357

Anexo A - Layout do Arquivo - Cotações Históricas ............................................................3591. Conceitos Básicos ..............................................................................................................3592. Estrutura do Arquivo ..........................................................................................................3593. Layout do Arquivo .............................................................................................................3604. Tabelas Anexas ..................................................................................................................363

Anexo B - Explicação dos Indicadores Macroeconômicos ...................................................371

I – PIB ....................................................................................................................................371II – Setor Externo ...................................................................................................................373III – Setor Público (% do PIB) ...............................................................................................376IV – Índices de inflação .........................................................................................................379V – Juros ................................................................................................................................382

Referências Bibliográficas ...................................................................................................385

Page 14: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 14/73

CONCEITOS DO 

MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS

PARTE 1

“Você vê coisas, e diz: Por quê? Mas eu

 sonho coisas que nunca existiram, e eu digo:

 Por que não?”

George Bernard Shaw

Page 15: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 15/73

1.1. SISTEMA FINANCEIRO NACIONALO Sistema Financeiro Nacional do Brasil é formado por um conjunto de institui-

ções financeiras voltadas para a gestão da política monetária do governo federal.

FIGURA 1.1 - ORGANOGRAMA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL

 Fonte: Portal do Investidor 

 E  NTENDENDO O M  ERCADO  DE V  ALORES M OBILIÁRIOS 

C  APÍTULO 1

Page 16: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 16/73

A regra número 1 para entender melhor o mercado de ações é saber o que é umaBolsa de Valores e para que serve. Pode-se dizer que a Bolsa é um ambiente ondeações de diferentes empresas são compradas e/ou vendidas. Quem concretiza as ope-

rações do mercado acionário são as Corretoras de Valores, que recebem ordens dire-tamente de seus clientes.

2.1. AS FUNÇÕES DE UMA BOLSA DE VALORES

Além de funcionar como um elo entre pessoas interessadas em investir em açõese empresas que precisam de recursos para crescer, a Bolsa é um centro de liquidez1 

 por oferecer às Corretoras de Valores um ambiente seguro, rápido e transparente de

intermediação de negociações.

A BOVESPA também assegura que os preços das ações formem-se pela livre in-teração de compradores e vendedores, e garante que os negócios sejam realizadosde acordo com regras e normas estabelecidas pela própria Bolsa e pela Comissão deValores Mobiliários (CVM).

Além disso, propicia aos investidores, às Corretoras e às empresas um ambienteno qual as operações podem ser efetuadas de forma transparente e segura. Oferece sis-

temas operacionais adequados com emprego de alta tecnologia, além de uma equipetécnica que monitora as negociações e as empresas emissoras para garantir a credibi-lidade e a transparência do mercado.

A Bolsa também exerce uma função educativa ao levar os conceitos do mercadode ações a diferentes públicos.

 BOLSA  DE V  ALORES 

C  APÍTULO 2

1 Liquidez: É o grau de facilidade com que podemos converter o ativo (bem, investimento) em dinheiro: quanto mais fácil e rápido pudermosconverter um ativo em dinheiro, maior será sua liquidez.

Page 17: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 17/73

CONCEITOS DE 

MATEMÁTICA FINANCEIRA

PARTE 2

“Os homens que decidem parar até a

crise passar, verificam mais tarde que

aqueles que não pararam e colaboraram

com o tempo, estão tão adiante que jamais

 poderão ser alcançados.”

(Henry Ford)

 P  RINCÍPIO: “O VALOR DO DINHEIROVARIA COM O TEMPO” 

Page 18: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 18/73

Ter domínio dos princípios básicos de matemática financeira que é um dos pilares para análise de investimentos e tomada de decisões.

Princípio: “O VALOR DO DINHEIRO VARIA COM O TEMPO”

Consequência: QUANTIA depende da DATA

O tempo é medido em períodos: ano, mês, dia, trimestre, etc.

3.1. R AZÕES DA VARIAÇÃO DO VALOR  DO DINHEIRO NO TEMPO

a) INFLAÇÃO: Correção monetária - Existem várias definições a respeito da infla-ção, mas uma definição simples e clara pode ser a elevação contínua do nível de

 preços, isto é, uma taxa contínua de crescimento dos preços num determinado período.

 b) UTILIDADE: Juro, Lucro - Juros nada mais são do que a remuneração do capitalinvestido, ou seja, é o que se exige em troca da colocação de um capital à dispo-

sição de outra pessoa/entidade. A importância da taxa de juros para o processoeconômico é assunto de todas teorias econômicas, e se reflete nas decisões dosagentes econômicos:

• na decisão de poupar;

• na decisão de consumir;

• na decisão de investir.

c) R ISCO: Um banco cobra para um cliente “RUIM” 1% ao mês a mais que para ocliente “BOM”, ou seja, quanto maior o risco maior o retorno.

C ONCEITOS   DE M  ATEMÁTICA F  INANCEIRA

C  APÍTULO 3

Page 19: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 19/73

Precisamos de dados históricos para fazer análise das ações, a obtenção das sérieshistóricas das cotações faz parte deste processo, com o tempo pode trabalhar diretoem softwares, mas compreender o processo de funcionamento e onde obter dados domercado faz parte do aprendizado.

4.1. R EALIZANDO DOWNLOAD DAS SÉRIES HISTÓRICAS DAS CO-TAÇÕES DAS AÇÕES

1. Entre no site www.bovespa.com.br, conforme Figura 4.1.

 

FIGURA 4.1 – SITE BOVESPA

O BTENÇÃO  DAS   SÉRIES   HISTÓRICAS   DAS  COTAÇÕES  

 DAS   AÇÕES 

C  APÍTULO 4 

Page 20: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 20/73

O entendimento do mercado de capitais exige a compreensão da macro economia, já que seu andamento impacta de forma direta ou indireta nas cotações de ações. Nestecapítulo veremos como obter indicadores econômicos e as análises e entendimentoda importância de alguns deles será explicada de acordo com a utilização no decorrer dos capítulos.

FIGURA 5.1 – I NDICADORES MACROECONÔMICOS DETALHADOS  NO A NEXO B ( NO FINAL DO LIVRO).

O BTENÇÃO  DE D ADOS   M  ACROECONÔMICOS 

C  APÍTULO 5

Page 21: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 21/73

Após aprendermos que o valor dinheiro muda no tempo, que não podemos com- parar quantias em diferentes datas sem aplicar um fator de correção. Vamos agora ver este conceito aplicado na análise de ações. Primeiro vamos ver como obter os dadoshistóricos de cotações.

6.1. ANÁLISE DE UMA AÇÃO

Após fazer download de vários anos vamos selecionar uma ação, VALE5 – VALE R DOCE PN, para análise do seu valor ao longo do tempo, no período de Jan/2001até Set/2007, conforme Tabela 6.1.

TABELA 6.1 – AÇÕES ESCOLHIDA

COLUNA NOME DO CAMPO DESCRIÇÃO VALOR  SIGNIFICADO CONFORME ANEXO I

D CODNEG Código de Negociação do Papel VALE5 -

E TPMERC Tipo de Mercado 10 VISTA

 A PLICANDO O CONCEITO  DE   MATEMÁTICA 

FINANCEIRA  NA  ANÁLISE   DO 

 PREÇO  DE   AÇÕES 

C  APÍTULO 6 

Page 22: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 22/73

122 │ Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores ....

FIGURA 6.26 – HISTÓRICO DA COTAÇÃO DA AÇÃO VALE5

Observe que o Valor Presente no mês 01/2001 é R$ 13,01 (treze reais e um centa-vos), e no mês 09/2007 é igual a R$ 52,20 (cinqüenta e dois reais e vinte centavos),isso significa que no período de 01/2001 até 09/2007 (81 meses) o valor aplicado neste

 papel teve um rendimento real de 301% = [(52,2-13,01)/13,01]*100, considerandoque o dinheiro tenha desvalorizado a taxa do CDI.

Se considerarmos apenas o preço do papel, sem atualizar o valor do dinheiro notempo, o valor aplicado teve um rendimento de 1087% = [(52,2-4,4)/4,4]*100. Emambos os casos ainda estamos desconsiderando os ganhos proporcionados pelos di-videndos e juros capital próprio distribuídos pela empresa no período, tópicos queestaremos vendo no capítulo 16.

Page 23: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 23/73

ANÁLISE 

FUNDAMENTALISTA

PARTE 3

“Quando você pode medir o que está falando

e expressá-lo através de números, você sabe

alguma coisa sobre ele; mas, quando você

não pode medi-lo e não pode expressá-lo

em números, seu conhecimento sobre ele

é inadequado e insatisfatório.”

 Lord Kelvin

 P  RINCÍPIO: “DETERMINAÇÃO DA SITUAÇÃO PATRIMONIAL E DOS  RESULTADOS DAS EMPRESAS” 

Page 24: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 24/73

A compreensão dos conceitos básicos de contabilidade são necessários para aná-lise dos resultados das empresas, no curto prazo o preço dos papéis podem subir oucair por especulação, mas a longo prazo o preço normalmente reflete o desempenhoeconômico das empresas e suas perspectivas futuras.

O QUE  É CONTABILIDADE? É um sistema de registro e apuração ou medição dariqueza de uma empresa.

COMO É MEDIDA A RIQUEZA DE UMA EMPRESA? A Contabilidade acompanha os flu-xos que se dirigem para a empresa, ou que partem dela, classificando-os e quantifican-

do-os em um processo contínuo.

7.1. A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE E OS PRINCIPAIS CON-CEITOS 

a. A contabilidade é um instrumento da função administrativa que tem como fi-nalidade controlar o patrimônio, apurar o resultado das entidades e prestar estas

informações aos diversos usuários. b. A contabilidade é um método universal utilizado para registrar todas as tran-sações de uma empresa, que possam ser expressas em termos monetários. Isso

 possibilita a interpretação uniforme das demonstrações expositivas de qualquer empresa.

c. O objeto da contabilidade é o patrimônio das entidades e a sua finalidade é ve-rificar a situação da empresa sob os mais diversos enfoques, tais como análises deestrutura, de evolução, de solvência, de garantia de capitais próprios e de terceiros,de retorno de investimentos, entre outros.

C ONCEITOS   DE  C ONTABILIDADE B ÁSICA

C  APÍTULO 7 

Page 25: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 25/73

Conceitos de Contabilidade Básica │ 129

DEMONSTRATIVO DE RESULTADO - Aspecto dinâmico - mostra como a si-tuação financeira da empresa se desenvolveu em um determinado período devido

a atos administrativos. Neste período a diferença entre receitas e despesas (custos)é o lucro desse período, mostrado de um modo analítico.

FIGURA 7.1 – DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS

PERÍODO CONTÁBIL - Considerando a vida total de uma empresa o lucroliquido é simplesmente o excesso da quantia que os proprietários recebem da empresasobre o que nela investiram (CAPITAL). Porem os proprietários não podem aguardar a apuração do lucro até quando a empresa deixar de existir. Precisam saber a interva-los frequentes “como vão as coisas”. Portanto é escolhido um período conveniente,

geralmente um ano para medir as operações ocorridas nesse espaço de tempo. PERIO-DO CONTABIL é esse intervalo escolhido. Conforme Tabela 7.1.

Page 26: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 26/73

Conceitos de Contabilidade Básica │ 135

7.5. PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS BÁSICOS

A estrutura do lançamento contábil tem por alicerce o secular método das “par-tidas dobradas”, segundo o qual todo débito corresponde a um crédito de mesmovalor, ou seja: em todo lançamento contábil são utilizadas no mínimo duas contas- uma para débito, outra para crédito do mesmo valor.

O método das partidas dobradas é a razão pela qual, na Contabilidade, a soma detodos os valores debitados é sempre igual à soma de todos os valores creditados.

E é também por isso que, no Balanço Patrimonial, o total do Ativo é sempre igualao total do Passivo.

 No Ativo, classificam-se, basicamente, contas que têm saldo devedor; no Passivo,aquelas que têm saldo credor.

Há exceções, que são as chamadas “contas redutoras”. Por exemplo: a conta dedepreciação acumulada é classificada no Ativo, mas seu saldo é credor, porque elareduz o valor do Imobilizado ao qual se refere.

As contas de despesa são debitadas; as de receita, creditadas. Conseqüentemente,

se em determinado período a diferença entre receitas e despesas for:• credora (receitas maiores do que as despesas), o resultado será lucro (saldo cre-dor);

• devedora (despesas maiores do que as receitas), o resultado será prejuízo (saldodevedor). Entrada de dinheiro no caixa não significa necessariamente que a em-

 presa gerou um lucro. Aparece no balanço na forma de lucro acumulado á dispo-sição dos acionistas. Embora meçamos nossa renda pessoal

Page 27: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 27/73

140 │ Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores ....

FIGURA 7.11 – BALANÇO PATRIMONIAL FINAL

 

Page 28: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 28/73

A prática e a literatura têm revelado que a análise financeira e de balanços é umatarefa mais difícil e complexa do que uma mera apuração de índices, cujas formas

 já se encontram montadas ou formalizadas. Onde reside, então, a complexidade e adificuldade?

A resposta é extremamente simples. Apurar ou calcular índices é uma tarefa bas-tante simplista, tendo em vista que as fórmulas já se encontram padronizadas. O quese precisa é meramente um conhecimento de matemática básica ou financeira e saber classificar e extrair as contas das demonstrações a fim de se aplicá-las às fórmulas. Ogrande desafio do problema em questão é justamente a análise ou interpretação destescálculos ou dos índices extraídos. Calcular é muito simples, mas não é uma atividadeque se encerra em si. Indispensável é reforçar a necessidade de bem interpretar osdados e informações.

Partindo-se da hipótese de que parte do elenco de informações que as empresas utili-zam para tomar decisões está nas demonstrações contábeis, especialmente no suplementode análise destas demonstrações, há que se afirmar que a importância em se proceder aanálise financeira e de balanços é de um grau de relevância extremamente alto.

Enfim, é possível sintetizar ainda uma série de razões para realçar quão importanteé esta análise para as empresas:

• se bem manuseada, pode se constituir num excelente e poderoso “painel de con-trole” da administração;

• se não for feita a partir de uma contabilidade “manipuladora” ou “normatizante”, pode trazer resultados bastante precisos;

• é uma poderosa ferramenta à disposição das pessoas que se relacionam ou pre-

tendem relacionar-se com a empresa, ou seja, os usuários da informação contábilou financeira, sejam eles internos ou externos;

T  ÉCNICAS   DE A NÁLISE  F  INANCEIRA

C  APÍTULO 8

Page 29: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 29/73

142 │ Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores ....

• permite diagnosticar o empreendimento, revelando os pontos críticos e permitin-do apresentar um esboço das prioridades para a solução dos problemas;

• permite uma visão estratégica dos planos da empresa, bem como estima o seufuturo, suas limitações e suas potencialidades.

8.1. ANÁLISE HORIZONTAL (TENDÊNCIA HISTÓRICA)

A Análise Horizontal ajuda a identificar mudanças anormais ao longo do tempo,ela dedica-se a elucidar como está ocorrendo a evolução de cada item ou conjunto de

itens constantes das demonstrações. É chamada de horizontal por duas razões:

1) estabelece o primeiro ano ou o ano-base para a análise e a partir deste verificaqual foi a evolução nos anos seguintes;

2) preocupa-se com o crescimento ou decrescimento de itens ou conjunto de itensespecíficos, ou seja, não compara um item com outro no mesmo período e sim omesmo item a cada período.

FIGURA 8.1 – A NÁLISE HORIZONTAL

Page 30: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 30/73

Técnicas de Análise Financeira │ 143

TABELA 8.1 – METODOLOGIA E LIMITAÇÕES DA A NÁLISE HORIZONTAL

Metodologias Limitações da Análise de Tendências• Tendência de Longo Prazo: crescimento para um

 período superior a três anos·• Variações anuais: números-índices ou variações

 percentuais·• Taxas de Crescimento Anual: taxas compostas parao período e taxas anuais médias

• É dependente da seleção da base escolhida e do pe-ríodo de análise·• Proporciona pouca explicação sobre as razões datendência·• A tendência da empresa se torna mais clara quandocomprada à do mercado ou de setor de atuação·Valores negativos precisam ser analisados, compara-dos e interpretados

8.2. ANÁLISE VERTICAL (DECOMPOSIÇÃO DO BALANÇO)

A Análise Vertical concentra-se na verificação da estrutura de composição dositens das demonstrações e a sua evolução no tempo, com enfoque especial, também,ao estudo de tendências. Pode ser usada para conhecimento de aspectos econômicosde diferentes setores e de diferentes empresas do mesmo setor de atividade.

A idéia desta análise consiste no seguinte: estabelecer um item como base e a partir daí verificar quanto cada um dos demais itens representa em relação àqueleescolhido como base.

FIGURA 8.2 – A NÁLISE VERTICAL

Page 31: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 31/73

Análise Fundamentalista enfatiza principalmente os indicadores de desempenho

da empresa, sua estratégia de negócios, mercado em que se insere, política de divi-dendos, eficiência administrativa e solidez financeira. Enfim, é uma escola que analisamuito mais a empresa do que o movimento dos preços de suas ações.

Estas análises são baseadas nas demonstrações financeiras e no relatório da admi-nistração da companhia.

É uma avaliação individual, e busca definir se determinado ativo é ou não umaopção de investimento.

Um dos principais indicadores que baliza o preço das ações é o Índice Preço/Lucro- P/L, que estima o prazo de recuperação integral do capital investido.

É possível consultar os demonstrativos financeiros das empresas no site da Bo-vespa ou CVM (http://www.cvm.gov.br), neste capítulo estaremos consultando viaBovespa.

C ONSULTA  DE   D EMONSTRATIVOS  F  INANCEIROS   DAS  

 E  MPRESAS L ISTADAS   E   A NÁLISE F UNDAMENTALISTA

C  APÍTULO 9

Page 32: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 32/73

174 │ Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores ....

 

   F   I   G   U   R   A   9 .   3   2  –   A   N    Á   L

   I   S   E   F   U   N   D   A   M   E   N   T   A   L   I   S   T   A

Page 33: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 33/73

Consulta de Demonstrativos Financeiros das Empresas Listadas e Análise Fundamentalista │ 175

21. Vamos fazer algumas análises das informações após a conclusão do preen-chimento:

21.1. Apresentou retorno positivo em todos os anos analisados maior que umaaplicação em renda fixa, conforme Figuras 9.33 e 9.34

FIGURA 9.33 - OSCILAÇÃO

FIGURA 9.34 – PROVENTOS EM DINHEIRO

21.2. Apesar da valorização ocorrida no decorrer dos anos a empresa vem melho-rando e/ou mantendo os indicadores de P/L e P/VPA, a interpretação é quanto menor melhor, conforme Figura 9.35.

P/L

• Relação Preço (Cotação) Lucro. Indica o retorno esperado para a ação. Deve-selevar em consideração que efeitos não operacionais podem distorcer este indica-dor.

• FÓRMULA: COTAÇÃO / (LUCRO LÍQUIDO / Nº TOTAL DE AÇÕES).

P/VPA

• Relação Preço Valor Patrimonial da Ação. Indica o quanto a ação representa dovalor patrimonial contábil.

• FÓRMULA: COTAÇÃO / VPA

• VPA = PATRIMÔNIO LÍQUIDO (contábil) / Nº TOTAL DE AÇÕES

Page 34: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 34/73

176 │ Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores ....

FIGURA 9.35 – I NDICADORES DE MERCADO

21.3. As margens de lucratividade vem apresentado constantes melhorias no de-

correr dos anos, interpretação é quanto maior melhor, conforme Figura 9.36.

Indicadores de Rentabilidade - MARGENS DE LUCRATIVIDADE

• Margem Bruta = Lucro Bruto / Receita Operacional Líquida

• Margem Ebit = Ebit / Receita Operacional Líquida

• Mark-up Ebitda = Ebitda / Receita Operacional Líquida

• Margem Líquida = Lucro Líquido / Receita Operacional Líquida

Page 35: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 35/73

Consulta de Demonstrativos Financeiros das Empresas Listadas e Análise Fundamentalista │ 177

FIGURA 9.36 – MARGENS DE LUCRATIVIDADE

21.4. Alguns Indicadores de Situação Financeira e Patrimonial analisados vemapresentado melhora no decorrer dos anos, conforme Figura 9.37.

TAXAS DE R ETORNO

• Rentabilidade sobre o Patrimônio Líquido = Lucro Líquido (12 meses) / Pa-trimônio Líquido

• Interpretação: Quanto maior melhor 

ÍNDICE DE ESTRUTURA PATRIMONIAL 

• Endividamento Geral = (Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo) / Ati-vo Total

• Interpretação: Quanto menor melhor 

ÍNDICES DE SOLVÊNCIA 

• Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante

• Interpretação: Quanto maior melhor 

Page 36: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 36/73

ANÁLISE TÉCNICA OU 

ANÁLISE GRÁFICA

PARTE 4

“Se você não sabe para onde está

caminhando, provavelmente chegará

a um outro lugar.”

 DR. Laurence J. Peter 

 P  RINCÍPIO: “A COTAÇÃO DE UMA AÇÃO SEGUE PADRÕES E TENDÊNCIAS QUE 

 SE REPETEM, OU SEJA, CICLOS” 

Page 37: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 37/73

A análise técnica ou análise gráfica, de maneira resumida, é uma abordagem queutiliza gráficos como ferramenta principal para determinar o melhor momento (e

 preço) para comprar e vender ativos, ela não está preocupada em analisar os funda-mentos da empresa, tal como desempenho financeiro, endividamento ou expectativade lucros, mas seu foco está centrado no comportamento dos preços das ações. Seu

 princípio básico é o de que a cotação de uma ação segue padrões e tendências que serepetem, ou seja, a cotação atual de uma ação é influenciada pela média histórica decotações, sempre observando de perto o indicador de volume.

Em complemento a utilização de gráficos, a análise técnica inclui também umasérie de teorias sobre como acontecem os movimentos do mercado.

A análise técnica é o estudo da dinâmica do mercado através dos sinais que o pró- prio mercado emite, ela apresenta as seguintes características:

analisa os dados gerados pelas transações como preço e volume;

utiliza os gráficos na busca de padrões;

visualiza a ação dos componentes emocionais presentes no mercado.

Analisa as tendências e busca determinar alvos (até onde os preços irão se movi-mentar). A maioria dos indicadores técnicos utiliza uma combinação de médias paraseu cálculo, normalmente uma média de curto prazo e uma média de longo prazo.

Análise técnica é o estudo de como os preços se movimentam, não se preocupandodo porque estes se movimentam.

 A NÁLISE T  ÉCNICA OU   A NÁLISE G  RÁFICA

C  APÍTULO 10

Page 38: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 38/73

182 │ Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores ....

Ela parte de três princípios:

1. A ação do mercado reflete todos os fatores envolvidos neste;2. os preços se movimentam em tendências;

3. o futuro repete o passado.

10.1. CONSTRUÇÃO DOS GRÁFICOS

A ferramenta primária da Análise Técnica é um gráfico. Existem alguns tipos degráficos para representar o que aconteceu no pregão. É importante que você compre-enda como são formados os símbolos que formam os gráficos, pois esses símbolos sãoa própria linguagem do mercado. A seguir os mais populares:

10.1.1. GRÁFICO DE BARRA - QUALQUER  HORÁRIO. MENSAL, SEMANAL,DIÁRIO, POR  HORA, 15 MIN, ETC.

Este tipo de gráfico é um dos mais usados devido a sua funcionalidade. Ele é bemmais eficiente que o de linha, não utilizando somente o preço de fechamento, masindicando também, o preço máximo do dia, o preço mínimo, o preço de abertura e ofechamento, conforme Figura 10.1.

FIGURA 10.1 – GRÁFICO DE BARRA

Page 39: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 39/73

Análise Técnica ou Análise Gráfica │ 183

1. Mercado fecha na baixa. Isso é típico de um mercado fraco e pessimista. (Bear market)

2. Mercado fecha com pouca mudança sobre o dia. Típico de um mercado está-vel.

3. Mercado fecha na alta. Isso mostra um mercado positivo e otimista. (Bull ma-rket)

Através destes quatro preços, temos uma idéia maior do movimento daquele dia,

o que é importante para o investidor em suas tomadas de decisões, facilitando iden-tificar a tendência para o dia seguinte. Lembre-se sempre que estamos em busca dastendências do mercado.

A barra deste gráfico representa, como dito anteriormente, o preço máximo e míni-mo do dia. Estes dois dados formam o “range” (diferença entre o máximo e mínimo)nos permitindo analisar como foi o “rally” entre as duas forças, a compradora e avendedora. Um dia de grande volatilidade nos dará uma barra com um range maislongo, permitindo ao investidor saber que aquele dia teve uma grande oscilação no

 preço do ativo, mostrando um mercado mais nervoso, ao contrário de uma barra comrange curto, demonstrando uma maior calma no mercado.

A mais normal utilizada é a barra diária, pois esta representa um dia de pregãointeiro, facilitando a visualização de cada pregão e dando a idéia de como se realizouo rally do mercado, dia após dia, permitindo ao investidor ter uma visão mais abran-gente em um contexto geral.

10.1.2. GRÁFICO DE LINHA - MENSAL, SEMANAL, DIÁRIO, ETC.

O gráfico de linhas é o mais simples entre, uma vez que utiliza apenas um dado para sua formação: o preço de fechamento. Podemos considerá-lo pouco eficiente emrelação aos outros tipos de gráficos, pois aqueles utilizam mais dados que somente o

 preço de fechamento, tornando-os mais eficazes.

Para sua formação, o preço de fechamento é marcado no eixo do tempo de acordocom a data do pregão, formando uma seqüência de pontos de acordo com o passar do

tempo, e estes interligados através de traços, formando a linha. Os pontos são invisí-veis, predominando a imagem da linha, conforme a Figura 10.2.

Page 40: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 40/73

184 │ Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores ....

FIGURA 10.2 – GRÁFICO DE LINHA

10.1.3. GRÁFICO PONTO E FIGURA - NÃO UTILIZA HORÁRIO.

O Gráfico de Ponto e Figura é um gráfico temporal, isto é, muda conforme a os-

cilação do mercado, não utilizando a característica básica dos gráficos que se foca aotempo, e sim ao os preços durante o pregão.

Este gráfico é utilizado mais ao curto ou curtíssimo prazo, que é mais utilizado para as operações de compra e venda no mesmo dia (day trade).

O gráfico Ponto e Figura é gerado através dos caracter O e X. Estes caracteres sãogerados em um espaço chamado box, que corresponde mais ou menos a escala de

 preços de um gráfico de candlestick ou de barra. O caracter X é usado para oscilação

de alta e o caracter O é usado para oscilações de baixa, conforme Figura 10.3.

Page 41: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 41/73

Análise Técnica ou Análise Gráfica │ 185

FIGURA 10.3 – GRÁFICO PONTO E FIGURA

10.1.4. GRÁFICO DE CANDLES OU CANDLESTICKS - QUALQUER  HORÁ-RIO. MENSAL, SEMANAL, DIÁRIO, POR  HORA, 15 MIN, ETC.

O Gráfico de candles, também chamado gráfico de velas ou candelabro japonês popularizou-se na década de 90 com os trabalhos de Steven Nison, autor do famosolivro Japanese Candlestick Charting Techniques. Também utiliza as informações de

 preço máximo, mínimo, abertura e fechamento para o desenho do símbolo.

Este é formado pelo corpo e pelas sombras.

A sombra representa a diferença entre o preço máximo e mínimo do dia, e é apre-sentada por um eixo central, exatamente como no gráfico de barras. Já os preços deabertura e fechamento fazem seu diferencial do gráfico de barras. Entre estes doisvalores, localiza-se o corpo do candle. Se naquele dia tivermos o fechamento acima daabertura, teremos um corpo vazio, em branco. Se o fechamento for abaixo da abertura,teremos um corpo cheio, negro. Corpo vazio representa a alta enquanto o corpo cheiorepresenta a baixa. Simples e eficiente para análises rápidas, conforme Figura 10.4.

Page 42: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 42/73

186 │ Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores ....

FIGURA 10.4 – GRÁFICO DE CANDLES

 Nos gráficos de candles podem ser utilizados todos os preceitos da teoria de Dow

e padrões clássicos. Além disso, os candles introduzem um novo conjunto de padrõesque serão abordados a seguir.

10.2. AS TÉCNICAS MAIS DIFUNDIDAS DE ANÁLISE TÉCNICA OU GRÁFICA

- Teoria Dow

- Teoria das ondas de Elliot

- A série de Fibonacci

- Candlesticks

- Uso dos Indicadores

Page 43: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 43/73

Análise Técnica ou Análise Gráfica │ 229

10.7. R ESUMO DAS PRINCIPAIS FORMAÇÕES

Formação SignificadoReversão Tendência

Pá de Ventilador ●

Topo Duplo ●

Fundo Duplo ●

Cabeça-Ombro-Cabeça ●

Triângulo Simétrico ● ●

Triângulo Ascendente ●

Triângulo Descendente ●

Cunha ●

Retângulo ● ●

Bandeira ●

Flâmula ●

Diamante ● ●

Figuras Arredondadas ●

Pull Back ●

Para maior detalhamento sobre cada tópico de interesse sugerimos que busquemais fontes bibliográficas.

 

Page 44: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 44/73

Vamos construir um gráfico de Ações com uma série de cinco valores: Volume-Abertura-Alta-Baixa-Fechamento. O objetivo é o entendimento da concepção deconstrução dos gráficos nesta fase de aprendizado.

1. Abrir o Microsoft Excel 2007

2. Selecionar o comando no menu superior Arquivo -> Abrir

3. Selecionar a pasta no caminho Database\Arquivos Livro\Capítulo 11, apósdescompactar o arquivo Database.zip, baixado do site do autor.

4. Selecionar o arquivo VALE5.xls e clique no botão Abrir, conforme Figura 11.1.

FIGURA 11.1 - SELECIONANDO O ARQUIVO A SER  ABERTO

C  RIAÇÃO  DE  UM G  RÁFICO  DE AÇÕES  COM MS E  XCEL

C  APÍTULO 11

Page 45: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 45/73

Criação de um Gráfico de Ações com MS Excel │ 233

FIGURA 11.3 – GRÁFICO VALE5

Apenas comentários de alguns padrões entre tantos que podem ser identificados:

Um Marubozu Branco indica pressão compradora incremental, na qual os preçossobem consistentemente desde a abertura até ao encerramento. Usualmente, se vemosesse Candle em um movimento de baixa, podemos esperar que um início de reversãodo trade baixista esteja se formando. E se estivermos em um trade de alta, a continu-ação da subida. Porem, devemos ter em conta que quando vemos esse sinal em tradede alta já iniciado há algum tempo, podemos esperar que haja alguma correção a serealizar no trade.

Os Spinning Tops tem longas sombras acima e abaixo do corpo real. A cor docorpo real não é tão importante. O padrão indica indecisão entre os comprados evendidos.

ONDE ENCONTRAR 

O arquivo está no caminho abaixo, após descompactar o arquivo Database.zip,

 baixado do site do autor \Database\Arquivos Livro\Capítulo 11\VALE5_Final.xlsx

Page 46: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 46/73

“De acordo com a Lei da Repetição Periódica, tudo aquilo que aconteceu

terá de voltar a acontecer muitas outras vezes – e não caprichosamente,

mas em períodos regulares, cada coisa no seu próprio período, e não em

outro, e cada uma delas obedecendo sua própria lei... A mesma natureza

que se deleita com a repetição periódica nos céus é a natureza que regula

os assuntos na Terra. Não subestimemos o valor dessa insinuação.”

- Mark Twain

A milhares de anos o homem vem tentando prever o futuro, e seu fracasso nesta jornada se encontra descrito pela história. Iniciou com adivinhos, profetas, oráculos,feiticeiros, astrólogos, numerólogos, místicos, charlatões e videntes, que diziam ter 

 poderes sobrenaturais que lhes permitiam prever o futuro. Ao longo da história guer-ras foram travadas, reinos caíram entre outros eventos como resultado desses pronun-ciamentos. Ainda hoje não estamos livres de seus equivalentes.

Mas em silêncio milhares de cientistas de diversas áreas do conhecimento como

Economia, Física, Matemática, Sociologia, História e Antropologia, entre outros, es-tão acumulando dados (fatos e números) com a promessa da possibilidade de prever 

 parcialmente o futuro. Uma ciência que estuda o comportamento de fatos que se re- petem em intervalos razoavelmente regulares em todo o universo, permitindo prever cientificamente os eventos de amanhã.

C  ICLOS 3

C  APÍTULO 12

3 Ciclos – Este capítulo é composto por adaptações e trechos do livro Cycles: the mysterious forces that trigger events

Page 47: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 47/73

ANÁLISE DE AÇÕES EM 

MAIS DE UMA BOLSA DE VALORES

PARTE 5

“O segredo do negócio é saber de alguma

coisa que ninguém mais sabe.”

 Aristóteles Onassis

 P  RINCÍPIO: “A COTAÇÃO DE UMA AÇÃOTENDE A TER O MESMO PREÇO EM 

TODAS AS BOLSAS DE VALORES” 

Page 48: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 48/73

Os movimentos de uma Bolsa de Valores são captados através de índices. Taisíndices englobam o valor médio em moeda corrente de determinado grupo de ações,consideradas mais representativas no movimento total do mercado ou de empresasatuantes em determinados setores da economia. Existem, pois, índices gerais e índi-ces setoriais para cada Bolsa de valores. A variação do índice espelha a tendência da

 bolsa - de alta ou de baixa - em um determinado momento do pregão, ou ao final dele,comparando-se com o índice do dia anterior.

Cada Bolsa de Valores tem seus índices. Entre os índices gerais exemplifica-se:

13.1. FTSE 100 , NA LSE

FTSE 100 é um índice calculado pela FTSE The Index Company. Representa um pool 100 ações representativas da Bolsa de Valores de Londres.

13.2. HANG SENG INDEX, NA HKEX 

Hang Seng index é o índice da Bolsa de Valores de Hong Kong.

13.3. XETRA DAX NA FWB

XETRA DAX é o principal Índice de Bolsa de Valores da Bolsa de Valores deFrankfurt.

 Í  NDICE   DE BOLSA  DE V  ALORES 

C  APÍTULO 13

Page 49: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 49/73

ADR (AMERICAN DEPOSITARY RECEIPT) - Os ADRS são recibos emitidos por um banco depositário norte-americano e que representam ações de um emissor estrangeiro que se encontram depositadas e sob custódia deste banco. Os ADR´s sãocotados em dólares norte-americanos e trazem grandes vantagens ao emissor estran-geiro, já que facilitam o acesso ao mercado norte-americano. Existem três níveis dis-tintos de ADRs: ADR nível 1, nível 2 e nível 3.

ADR NÍVEL 1 - Trata-se de um dos tipos de ADR (American Depositary Receipt)

cuja negociação é feita somente no mercado de balcão norte-americano, ou seja, não é possível efetuar oferta pública do ADR nos EUA. A captação dos recursos levantados pela emissão do ADR fica cargo do banco depositário dos ADRs.

ADR NÍVEL 2 - Trata-se de um dos tipos de ADR (American Depositary Receipt)cuja negociação é feita na Nasdaq, e por isso as demonstrações financeiras da empresacujas ações fazem parte do ADR devem estar de acordo com os princípios contábeis

adotados nos EUA, o US GAAP.

ADR NÍVEL 3 - Trata-se de um dos tipos de ADR (American Depositary Receipt)cuja negociação pode ser feita em qualquer bolsa de âmbito nacional dos EUA, ouna Nasdaq. Ao contrário dos outros níveis de ADR, ele deve estar emitido com baseem ações novas da companhia, e vinculado a uma emissão pública dessas ações nosEUA. Da mesma forma que no AR nível 2 as demonstrações financeiras da empresacujas ações fazem parte do ADR devem estar de acordo com os princípios contábeis

adotados nos EUA, o US GAAP.

C OTAÇÃO ADR (A MERICAN   D EPOSITARY R ECEIPT  )

C  APÍTULO 14 

Page 50: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 50/73

252 │ Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores ....

FIGURA 14.6 – A NÁLISES

Page 51: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 51/73

GESTÃO DE R ISCOS

PARTE 6

“Diversificação é a única forma

de lidar com o desconhecido.”

 Peter Bernstein

 P  RINCÍPIO: “NÃO COLOCAR TODOS OS OVOS NUMA ÚNICA CESTA” 

Page 52: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 52/73

Risco financeiro é uma consequência da decisão livre e consciente de expor-se auma situação na qual há a expectativa de ganho sabendo-se que há a possibilidade de

 perda. Ao longo da análise será chamado apenas de risco.

O risco no mercado financeiro é normalmente definido como reflexo das eventuaisvariações nas distribuição dos possíveis retornos, com as suas probabilidades e comos seus valores subjetivos.

O risco é composto por três componentes:

1. MAGNITUDE DA PERDA - Deve existir a possibilidade de mensurar a perda ou dano;

2. PROBABILIDADE DA PERDA - Deve haver uma probabilidade associada a essa perda;

3. GRAU DE EXPOSIÇÃO À PERDA - Deve haver a possibilidade de agir de forma aaumentar ou diminuir a magnitude ou a probabilidade dessa perda ou dano;

Existe algo em comum entre os conceitos: jogatina (gambling), especulação e in-vestimento, no que diz respeito ao risco:

1. A presença da incerteza.

2. Para ser bem-sucedido em qualquer um deles, o conhecimento dos componentesdos riscos (perdas/ganhos e incertezas) envolvidos é essencial.

 R ISCO F  INANCEIRO

C  APÍTULO 15

Page 53: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 53/73

256 │ Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores ....

JOGATINA - o ganho esperado é negativo, apresenta um sentimento de satisfaçãogerado pela possibilidade de ganhar um alto prêmio com baixa probabilidade maior 

que o sentimento de perda do dinheiro apostado. Uma empresa normalmente não irá jogar, já que no jogo ela não pode controlar os riscos, mas pode especular ou investir em um novo produto, argumentando que, nessas situações, ela pode controlar os resul-tados no sentido de que ele é o melhor preditor dos resultados dos outros participantesdo mercado.

Conforme Bernstein (1997, p. 21) o executivo de sucesso é antes de tudo um pre-visor; comprar, produzir, vender, fixar preços e organizar vem depois.

ESPECULAÇÃO - é a aceitação de risco que prevê ganho, mas reconhece possibi-lidade de prejuízos maiores que a média. Pode ser lucrativa quando realizada por 

 profissionais que geralmente limitam suas perdas utilizando várias técnicas de hed-ging, inclusive operações com opções, venda a descoberto, ordens para prevenção de

 prejuízos e negociações de contratos futuros. O termo especulação indica que um ne-gócio ou investimento de risco pode ser analisado e avaliado e se diferencia do termoinvestimento pela graduação do risco.

INVESTIMENTO - é o uso de capital para gerar mais recursos, seja por meio de negó-cios geradores de renda ou de empreendimentos mais arriscados destinados a ganhosde capital. Pode se referir a um investimento financeiro (quando um investidor põedinheiro em determinado negócio) ou a um investimento de esforço e tempo por partede um indivíduo que deseja colher lucros pelo sucesso de seu trabalho. Investimentosugere a idéia de que a segurança do valor principal investido é importante.

15.1. GESTÃO DO RISCO

A gestão do risco consiste em obter informações adequadas, tendo como resultadoa melhoria da qualidade das decisões, com a minimização da possibilidade de perdaou dano.

Os elementos determinantes da perda numa situação com risco, adaptado de Stei-ner Neto (1998, p. 52), são:

(i) impossibilidade de dominar as forças da natureza (condições climáticas, leis danatureza etc.), o comportamento humano (livre arbítrio, ações e atitudes individu-

Page 54: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 54/73

Risco Financeiro │ 257

ais e coletivas etc.) e os recursos limitados (tempo, capital etc.)

(ii) informação incompleta, podendo ela ser inadequada, inconfiável, não familiar,imprevisível ou inacessível.

A atitude diante do risco é uma prerrogativa individual, supõe a consideração:

1. da atitude diante da incerteza;

2. da perda potencial;

3. da expectativa de ganho da situação.

Entre as várias ações para minimização do risco encontra-se o processo de previsão.

É POSSÍVEL PREVER  O FUTURO?

Para o “pai” da administração moderna, Peter Druker, as mudanças mais impor-tantes são aquelas que acontecem sem que ninguém as preveja. Fatos ocorridos nosúltimos 10/20 anos mostram acontecimentos que não estavam previstos, por exemplo,ninguém previu que o estabelecimento da Comunidade Econômica Européia não iria

 provocar um crescimento econômico explosivo na Europa mas, ao contrário, conduzir a estagnação econômica e disputas mesquinhas. O crescimento econômico explosivoda China e posteriormente da Índia. Ninguém previu a emergência dos 55 milhões dechineses residentes no exterior como uma nova superpotência econômica. Ninguém

  previu que o maior impacto da Revolução da Informação sobre os negócios seria

uma reestruturação radical do mais antigo dos sistemas de informações, o modelocontábil.

Desta forma não se pode tomar decisões para o futuro, decisões são compromissoscom ações, podemos tomar decisões no presente como forma de construir o futuro.Estas decisões devem ser tomadas tendo em vista o presente e explorando as mudan-ças que já aconteceram. O planejamento tradicional pergunta: “O que é provável queaconteça?”. Em vez disso, o planejamento para a incerteza pergunta: “O que já acon-teceu que irá criar o futuro?”.

Os dados demográficos são os primeiros a serem olhados. Quase todas as pessoasque estarão trabalhando nos próximos 10 ou 20 anos já estão vivas hoje. Houveram

Page 55: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 55/73

258 │ Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores ....

duas mudanças revolucionárias na força de trabalho dos países desenvolvidos: a ex- plosão da educação avançada e a investida das mulheres em carreiras fora de casa. A

transferência dos trabalhos voltados para atividades rotineiras, com pouco conheci-mento agregado, atividades de montagem e fabricação para países em desenvolvimen-to. A passagem do centro de gravidade da população dos trabalhadores braçais paratrabalhadores de conhecimento e serviços é irrevogável, assim como o envelhecimen-to tanto da força de trabalho como da população.

Os homens de negócios precisam perguntar: “O que esses fatos consumados signi-ficam para o nosso negócio? Que oportunidades e ameaças eles criam? Que mudançaseles exigem em nossas empresas, na organização, metas, produtos, serviços e em nos-

sas políticas? Que mudanças eles tornam possíveis e são provavelmente vantajosas?”

Diante das incertezas surge a pergunta: VOCÊ É RESILIENTE? CASO NÃO SEJA DEVERIA...

Um investidor ao longo do tempo tem que se tornar um resiliente, após vivenciar várias crises econômicas, e seus efeitos sobre o mercado financeiro, chega-se a con-clusão que o mercado é resiliente, e para sobreviver e ter sucesso de longo prazo nelevocê tem que se tornar um.

Se você não sabe o significado, não se preocupe, milhões também desconhecemesta palavra. A palavra vem da física e significa, originalmente, a capacidade de umcorpo voltar à forma original depois de um choque. Nos últimos anos, a palavra vemsendo utilizada em diversas áreas de gerenciamento, indicando a capacidade das pes-soas de reagir positivamente na adversidade, suportar a pressão e ao mesmo tempomanter a calma e o equilíbrio.

Page 56: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 56/73

Um dos aspectos mais importantes de medição do desempenho de uma empresacentra-se na comparação entre o retorno que os ativos (investimentos) são capazes de

 produzir em determinado período e o custo dos recursos alocados.

O RTA ou TSR (Total Shareholder Return), nada mais é do que a variação do valor de mercado da ação (ganhos ou perdas de capital) somado aos dividendos pagos pelaempresa no período, antes dos impostos e corrigidos pela inflação.

Assim, os retornos totais aos acionistas passam a ser calculados pela seguinte fór-mula:

 

Equação 16.1

Onde:

RTA = Retorno Total ao Acionista

Div t+1 = Total de dividendos mais ganhos de capital no período (t+1)

P t+1 = Preço da ação no período (t+1)

P t = Preço da ação no período t

 R ETORNO T OTAL  AO  ACIONISTA  E O BTENÇÃO 

 DE D ADOS 

C  APÍTULO 16 

Page 57: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 57/73

Para realizar algumas análises vamos rever alguns conceitos de estatística queserão utilizados nos próximos capítulos: Média, Desvio Padrão e Coeficiente de Va-riação.

17.1. MÉDIA ARITMÉTICA

A média aritmética é a mais utilizada, que é obtida dividindo-se a soma das ob-servações pelo número delas. É um quociente geralmente representado pela letra μ,quando se tratar de toda população, ou pelo símbolo , quando se tratar de uma amos-tra. Se tivermos uma série de N valores de uma variável x, a média aritmética simplesserá determinada pela expressão:

Equação 17.1

 No Excel basta utilizar a função MÉDIA, conforme Tabela 17.1.

TABELA 17.1 - FUNÇÃO MÉDIA NO EXCEL

A1 5

2 7

3 9

4 10

5 =MÉDIA(A1:A4) que resultará em 7,75

C ONCEITOS   DE E  STATÍSTICA

C  APÍTULO 17 

Page 58: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 58/73

Antes de falarmos da Teoria de Carteiras vamos compreender as propriedadeseconômicas da função utilidade que auxilia na processo racional de escolha pelosinvestidores de aplicações com diferentes relações de retorno esperado x risco.

FIGURA 18.1 – I NVESTIMENTOS COM DIFERENTES RETORNOS ESPERADOS E RISCOS

A primeira propriedade da função utilidade é a insaciabilidade, o que leva investi-dores a preferir mais a menos.

A segunda propriedade da função utilidade que se aplica aos investidores avessos

ao risco, esta relacionada a atitude dos investidores frente ao risco. Os investidores podem ser classificados relativamente à sua atitude em relação ao risco:

• AVESSOS AO RISCO (para os quais foi desenvolvida a teoria de carteiras de Ma-rkowitz) - (conservador) - conforma-se com retornos mais limitados, em troca doconforto da segurança;

• PROPENSO AO R ISCO - é um especulador (não é sentido pejorativo) aceita bancar o risco em troca de melhores rendimentos;

• INDIFERENTES AO RISCO - ocuparia uma posição intermediária entre os anteriores;

T  EORIA  DE C  ARTEIRAS 

C  APÍTULO 18

Page 59: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 59/73

286 │ Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores ....

Para os avessos ao risco o objetivo é assumir maior exposição ao risco em troca daesperança de um retorno maior.

FIGURA 18.2 – UTILIDADE PARA INVESTIDOR  AVESSO AO RISCO

18.1. PRINCÍPIOS BÁSICOS

Construir uma carteira de ações que satisfaça ao investidor com relação à com- binação do retorno x risco. O mercado de capitais tende a se aproximar da eficiênciana medida em que os investidores estejam cada vez mais informados. Quanto mais omercado se desenvolve, maior é o número de técnicas utilizadas, visando a proximi-dade daquilo que se usou chamar eficiente.

A estimativa de risco x retorno de uma ação vai diferir de um investidor para outro.E, na medida em que risco retorno são estimativas subjetivas, se tratando de previsõesdo futuro, há um espaço enorme para discordância. As pessoas diferem com relação à

 previsão do futuro, seja o futuro da economia, seja o retorno esperado de uma ação nomercado. Além disso, as previsões dos investidores vão se modificar ao longo do tem-

 po, à medida que se recebem novas informações relevantes a respeito daquela ação.

O CAPM (Capital Assets Pricing Model) Modelo de Precificação de Ativos per-mite identificar o prêmio de risco de uma ação como sendo o prêmio de risco domercado, ponderado do pelo risco da ação.

Page 60: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 60/73

Teoria de Carteiras │ 287

18.2. R ETORNO DE UM ATIVO - CAPM - MODELO DE PRECI-FICAÇÃO DE ATIVOS FINANCEIROS

O CAPM (Capital Asset Pricing Model), Modelo de Precificação de Ativos Finan-ceiros, é considerado um dos mais tradicionais no campo das finanças.

A idéia do modelo CAPM é combinar um ativo livre de risco com um nível deretorno mínimo a uma carteira formada por ativos com riscos. A fórmula do CAPMnos permite encontrar a taxa justa de retorno de um ativo financeiro a um determinadonível de risco é dividida em duas partes:

1) R F : corresponde a taxa livre de risco

2) (R M – R F)*β : corresponde ao prêmio de risco.

R = R F + β*(R M – R F) Equação 18.1

Onde:

R = Retorno do ativo

R F = Rentabilidade do ativo livre de risco

R M = Rentabilidade do ativo de mercado

β = Beta (representa a relação do risco do ativo em relação ao mercado)

FIGURA 18.3 - CAPM

Page 61: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 61/73

O coeficiente beta nada mais é do que o coeficiente de regressão da reta que me-lhor ajusta o retorno de um título com o retorno da carteira do mercado, ou seja, é umindicador que mede como reage o preço de um título às oscilações do índice represen-

tativo de seu mercado.Para se calcular o beta de uma ação específica basta levantar, simultaneamente,

as rentabilidades da ação e do índice da carteira do mercado em iguais intervalos detempo (mensal, por exemplo) e ajustar pelo processo dos mínimos quadrados a retaque melhor se ajusta a esse conjunto de pontos no espaço retorno da ação x retorno dacarteira do índice de mercado.

O beta é a tangente do ângulo da reta de regressão dos mínimos quadrados que re-laciona o retorno da ação com o retorno do mercado, é obtido através da expressão:

 

Equação 19.1

Quando tal regressão é efetuada tomando-se, em vez do retorno da ação contra oretorno do mercado, os respectivos retornos excessivos (entende-se por retorno exces-sivo o retorno que excede o retorno do título de redá fixa sem risco), deve-se notar quenão se altera a taxa de inclinação da reta de regressão e que a reta obtida denominadade linha característica da ação. Na Figura 19.1 está configurada a linha característicada ação.

O C OEFICIENTE B ETA β

C  APÍTULO 19

Page 62: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 62/73

296 │ Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores ....

FIGURA 19.1 – LINHA CARACTERÍSTICA DA AÇÃO

Cuja equação é:

 

Equação 19.2

O beta indica o grau de volatilidade de forma que:

Uma ação com beta = 1 é considerado neutro. Reflete o mesmo comportamento domercado. Se o mercado sobe 5% (Índice BOVESPA) aquela ação tende a subir 5%. Seo mercado (Índice BOVESPA) cai 5%, aquela ação tende a cair 5%.

Um título com beta > 1,0. Por exemplo: uma ação com β = 1,25 significa que se o

mercado (Índice BOVESPA) apresentar uma queda de 10%, aquela ação deverá sofrer uma queda de 12,50% no seu preço.

Um título com beta < 1,0. Por exemplo: uma ação com β = 0,5 significa que se omercado cair 6%, a ação deverá sofrer uma queda de somente 3%.

Page 63: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 63/73

Muitos investidores gastam tempo tentando descobrir ações:

• SUBAVALIADAS: os preços estão inferiores ao patamar de mercado

• SUPERAVALIADAS: os preços estão superiores ao patamar de mercado

Os atributos que devem ser analisados e o retorno esperado depende do modelo deequilíbrio que esta sendo utilizado pelo investidor.

 Na utilização do modelo do CAPM, somente o atributo β (beta da ação) é rele-vante. A partir do beta da ação é calculado o retorno esperado através da utilização daSML (Security Market Line).

FIGURA 20.1 – R ETORNO ESPERADO EM SITUAÇÃO DE EQUILÍBRIO

Se todas as ações não se comportam de acordo com esse modelo de equilíbrio,então o modelo é falho, mas é mais prático e realista acreditar que existe um modelode equilíbrio e que algumas ações não o obedecem.

O A LFA  DE  UMA AÇÃO

C  APÍTULO 20

Page 64: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 64/73

Com o levantamento efetuado no Capítulo 16 temos a rentabilidade mensal, con-forme Tabela 21.1.

TABELA 21.1 – R ENTABILIDADE MENSAL

C  ALCULANDO OS  COEFICIENTES   DAS   AÇÕES   E   MONTANDO UMA C  ARTEIRA 

 DE AÇÕES 

C  APÍTULO 21

Page 65: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 65/73

Definido a linha do mercado de capitais em função do comportamento históricodas rentabilidades do índice de mercado e do título de renda fixa sem risco, ao inse-rirmos neste gráfico o desempenho de outras carteiras em análise, caso os administra-dores dessas carteiras tenham selecionado efetivamente ações subavaliadas o retornodessas carteiras deverá se situar acima da linha de mercado de capitais.

FIGURA 22.1 – AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE CARTEIRAS BASEADO CAPM

 Í  NDICES   DE AVALIAÇÃO  DE D ESEMPENHO  DE  

C  ARTEIRAS 

C  APÍTULO 22

Page 66: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 66/73

Índices de Avaliação de Desempenho de Carteiras │ 319

EXCEL 2007

7. Utilizando o mesmo arquivo que estávamos trabalhando, preencha as célulascom as fórmulas do Índice de Treynor, conforme Figura 22.6.

Figura 22.6 – Fór mul a do Índice de Treynor 

8. Observe pelo resultado que o desempenho da carteira foi superior ao Iboves-

 pa, conforme Figura 22.7.

FIGURA 22.7 – R ESULTADO DO Í NDICE DE TREYNOR 

Os dois índices utilizados para avaliação do desempenho de carteiras relacionama rentabilidade obtida ao risco incorrido para obtenção dessas rentabilidades. Quanto

maiores os índices obtidos, maior a rentabilidade por unidade de risco, portanto me-lhor o desempenho da carteira no período analisado.

Page 67: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 67/73

Vamos montar uma carteira composta pelas ações da Tabela 23.1 de forma a obter o melhor retorno x risco.

TABELA 23.1 - AÇÕES

AÇÃO R ETORNO ESPERADO MÉDIA HISTÓRICA

R ISCO (DESVIO PADRÃO)

VALE5 4,95 8,46

USIM5 4,86 8,92

GGBR4 3,48 7,35

CSNA3 5,65 8,47

PETR4 2,86 8,27

BBDC4 2,79 8,79

ITAU4 2,77 5,93

Admitindo-se que o investidor possua R$ 100.000,00 para investir, calcular o in-vestimento em cada ação para se compor a carteira ótima das ações em risco.

SOLUÇÃO:

A carteira ótima, nesse caso, é aquela sobre a fronteira eficiente das ações em aná-

lise, no ponto B tangente à reta com origem em RF, conforme Figura 23.1.

C  ÁLCULO  DA C  ARTEIRA ÓTIMA  PELA M  ÉDIA-

V  ARIÂNCIA (C  ARTEIRA 

COM M  AIOR R ELAÇÃO  R ETORNO  X R ISCO )

C  APÍTULO 23

Page 68: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 68/73

340 │ Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores ....

24. Preenchendo uma nova coluna L com o Retorno Total ao Acionista da Car-teira Otimizada e calculando os índices e desempenho, conforme Figura 23.26.

   F   I   G   U   R   A   2   3 .   2   6  –   C    Á   L   C   U   L   O   S   D   A   C   A   R   T   E   I   R   A   O   T   I   M   I   Z   A   D   A

Page 69: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 69/73

As aplicações de renda fixa são remuneradas a taxas muito próximas ao CDI / Se-lic, desta forma podemos procurar ações que apresentem boa política de distribuiçãode dividendos de forma a obter ganhos com dividendos muito próximos a renda fixa,além da possível valorização da ação. É importante observar que normalmente em-

 presas boas pagadoras de dividendos às vezes apresentam baixa valorização de suasações ao longo dos anos, mas isso não é regra.

 E  SCOLHER AÇÕES   BOAS   PAGADORAS   DE P  ROVENTOS   EM D INHEIRO  AO  INVÉS   DE  

 I  NVESTIR  EM R ENDA F  IXA (P  ARA I  NVESTIDORES   AVESSOS   AO R ISCO

C  APÍTULO 24 

Page 70: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 70/73

Page 71: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 71/73

I – PIB

1, 2 E 3 – PIB

O Produto Interno Bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de to-dos os bens e serviços finais produzidos em uma determinada região (qual seja, países,estados, cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é

um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar aatividade econômica de uma região.

 Na contagem do PIB, considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo daconta todos os bens de consumo de intermediário (insumos). Isso é feito com o intuitode evitar o problema da dupla contagem, quando valores gerados na cadeia de produ-ção aparecem contados duas vezes na soma do PIB.

PIB NOMINAL E PIB REAL

Quando se procura comparar ou analisar o comportamento do PIB de um país aolongo do tempo, é preciso diferenciar o PIB nominal do PIB real. O primeiro diz res-

 peito ao valor do PIB calculado a preços correntes, já o segundo é calculado a preçosconstantes. Para avaliações mais consistentes, o mais indicado é o uso de seu valor real, que leva em conta apenas as variações nas quantidades produzidas dos bens, enão nas alterações de seus preços de mercado. Para isso, faz-se uso de um deflator (normalmente um índice de preços) que isola o crescimento real do produto daqueleque se deu artificialmente devido ao aumento dos preços da economia.

 E  XPLICAÇÃO  DOS   I  NDICADORES  

 M  ACROECONÔMICOS 

 A NEXO B

Page 72: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 72/73

Page 73: Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

8/14/2019 Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores usando Análise Gráfica e Fundamentalista

http://slidepdf.com/reader/full/aprenda-a-analisar-e-investir-em-acoes-na-bolsa-de-valores-usando-analise 73/73

Explicação dos Marcadores Macroeconômicos │ 379

 

FIGURA 4 – R ELAÇÃO DÍVIDA PÚBLICA/PIB  NO MUNDO

IV – ÍNDICES DE INFLAÇÃO

13 – IPC – FIPE

O IPC/FIPE é calculado mensalmente pela USP/FIPE.

O IPC/FIPE mede a variação de preços para o consumidor na cidade de São Paulocom base nos gastos de quem ganha de um a vinte salários mínimos. Os grupos dedespesas estão compostos de acordo com o POF (Pesquisas de Orçamentos Familia-res) em constante atualização. A estrutura de ponderação de maneira geral é similar aoINPC/IBGE e IPCA/IBGE.

O período de pesquisa das variações de preços ocorre a partir do primeiro ao últi-

mo dia de cada mês. A publicação dos índices ocorre normalmente no período de dez avinte do mês subseqüente. A FIPE divulga também as variações de preços das últimasquatro semanas imediatamente anteriores. Deste modo este índice “evita” sustos eindica tendências fortes das variações de preços principalmente da camada de rendada população analisada A FIPE divulga o IPC desde Fevereiro de 1939