apostila_autocad_2013_2d_xref_e_comandos de edição.pdf

21
MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Referência Externa Manuel Lemos [email protected] Página 1 de 21 Comando XREF - REFERENCIASEXTERNAS Abre a paleta External References - Referências externas. Métodos de acesso Ribbon: Insert tab Reference panel External References Menu: Insert External References Toolbar: Reference External References Command entry: xref ou xr Status Bar: Manage Xrefs (somente se houver arquivos referenciados) Botão Faixa de opções: guia Inserir painel Referência Referências externas Menu: Inserir Referências externas Barra de ferramentas: Referência Referências externas Entrada do comando: referenciasexternas ou re Barra de status: Gerenciar refexs (somente de houver arquivos referenciados) Ao acionar o comando Xref (refex) ele abre a paleta External References (Referências externas)

Upload: deraldo-eurinidio

Post on 05-Dec-2014

179 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apostila_AutoCAD_2013_2D_Xref_e_Comandos de Edição.pdf

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Referência Externa

Manuel Lemos [email protected] Página 1 de 21

Comando XREF - REFERENCIASEXTERNAS Abre a paleta External References - Referências externas. Métodos de acesso

Ribbon: Insert tab Reference panel External References Menu: Insert External References Toolbar: Reference External References Command entry: xref ou xr

Status Bar: Manage Xrefs (somente se houver arquivos referenciados)

Botão Faixa de opções: guia Inserirpainel Referência Referências externas Menu: Inserir Referências externas Barra de ferramentas: ReferênciaReferências externas Entrada do comando: referenciasexternas ou re

Barra de status: Gerenciar refexs (somente de houver arquivos referenciados) Ao acionar o comando Xref (refex) ele abre a paleta External References (Referências externas)

Page 2: Apostila_AutoCAD_2013_2D_Xref_e_Comandos de Edição.pdf

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Referência Externa

Manuel Lemos [email protected] Página 2 de 21

Criei um novo arquivo usando o template acad.dwt e salvei como Arquivos de Referência Anexei 1 arquivo DWG (Bacia), 1 arquivo DWF (Blocks and Tables), 1 arquivo DGN (Casa 2D 1-50), 1 arquivo de imagem JPG (Residência 3D4) e 1 arquivo PDF (Residência Assobradada)

Page 3: Apostila_AutoCAD_2013_2D_Xref_e_Comandos de Edição.pdf

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Referência Externa

Manuel Lemos [email protected] Página 3 de 21

Na guia Insert (Inserir) painel Reference (Referência) se encontra os comandos de edição de arquivos de referência.

Lista com os comandos de edição de arquivos de referências da guia Insert (Inserir) painel Reference (Referência)

Comando ATTACH - ANEXAR. Abre a caixa de diálogo Selecionar arquivo de Referência. Attach - Anexar - Insere um um arquivo Xref (refex), imagem, DWF, DWFx, PDF, DGN ou nuvem de pontos (PCG ou ISD) no desenho atual.

Comando CLIP - CORTAR. Clip - Cortar - Recorta um Xref (refex), bloco, imagem, subjacência (DWF, DWFx, PDF, DGN) ou nuvem de pontos (PCG ou ISD) ou viewport para um limite especificado.

Comando ADJUST - AJUSTAR Adjust - Ajustar - Ajusta as configurações de esmaecimento, contraste, brilho e monocromático de uma imagem ou subjacência (DWF, DWFx, PDF, DGN).

Comando ULAYERS - CAMADASU Underlay Layer - Camada de subjacência - Controla a exibição de Layers (camadas) em uma subjacência Comando FRAME - FRAME

*Frames vary* - * Molduras variam* Controla a exibição de quadros para todas as imagens, subjacências, refexs cortados, objetos de cobertura e nuvens de ponto.

Hide Frame - Ocultar molduras Oculta todos os DWF, DWFx, PDF, DGN e molduras de imagem.

Display and plot frames - Exibir e plotar molduras Exibe e plota todos os DWF, DWFx, PDF, DGN e molduras de imagem.

Display but don’t plot frames - Exibir mas não plotar molduras Exibe molduras subjacentes mas impede que sejam plotadas. Comando UOSNAP - UOSNAP Determina se o snap ao objeto está ativo para a geometria em subjacências DWF, DWFx, PDF e DGN.

Page 4: Apostila_AutoCAD_2013_2D_Xref_e_Comandos de Edição.pdf

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Referência Externa

Manuel Lemos [email protected] Página 4 de 21

*Snap to underlay vary* - * Osnap a subjacência varia* As configurações para OPSMAPDWF,OSNAPPDF, e OSNAPDGN variam.

Snap to Underlay OFF - Snap a subjacências desativado Snap ao objeto é desativado para a geometria em todos os anexos de subjacências DWF, DWFx, PDF e DGN no desenho.

Snap to Underlay ON - Snap a subjacências ativado Snap ao objeto é desativado para a geometria em todos os anexos de subjacências DWF, DWFx, PDF e DGN no desenho.

Comando REFEDIT – EDITARREF Edita uma refex ou definição de bloco no desenho atual. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Selecionando um arquivo de referência DWG é ativada a guia External References (Referência externa) com os painéis Edit (Editar), Clipping (Recortando) e Options (Opções) na Ribbon (Faixa de opções). Guia External References da Ribbon - Guia Referências externas da Faixa de opções

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Guia Image da Ribbon - Guia Imagem da Faixa de opções

Page 5: Apostila_AutoCAD_2013_2D_Xref_e_Comandos de Edição.pdf

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Referência Externa

Manuel Lemos [email protected] Página 5 de 21

Comando REFEEDIT - EDITARREF Edita uma refex ou definição de bloco no desenho atual. Métodos de acesso

Ribbon: Insert tab Reference panel Edit Reference Entrada do comando: refedit ou refe

Shortcut menu: Selecione uma Xref DGN. Clique com o botão direito do mouse na área do desenho e clique em DGN Clip.

Botão Faixa de opções: guia Inserirpainel Referência Editar referência Entrada do comando: editarref ou editarr

Sumary - Resumo Os objetos selecionados da xref ou bloco selecionado são temporariamente extraídos e tornados disponíveis para edição no desenho atual. O conjunto de objetos extraídos e denominado o conjunto de trabalho, que pode ser modificada e a seguir ser novamente salvo para atualizar a xref ou a definição do bloco. List of Prompts - Lista de Prompts

Os seguintes prompts são exibidos.

Select reference: Selecione uma xref ou um bloco no desenho atual

Se você edita uma refex quando a faixa de opções está ativa, a guia contextual da faixa de opções Editar referência é exibida.

Se você inserir -editarref , no prompt do comando, são exibidas opções.

A caixa de diálogo Reference Edit (Editar referência) inclui as seguintes guias: Identify Reference - Identificar referência Settings - Configurações Guia Identify Reference (Caixa de diálogo Reference Edit) Fornece auxílios visuais para identificar a referência a ser editada e controla como ela é selecionada.

Reference name - Nome da referência Exibe a referência selecionada para edição no local e qualquer referência aninhada dentro da referência selecionada. As referências aninhadas serão exibidas apenas se o objeto selecionado fizer parte de uma referência aninhada. Se múltiplas referências forem exibidas, escolha uma xref ou um bloco específico a ser modificado. Somente uma referência pode ser editada no local por vez. Preview - Visualizar Exibe uma imagem de visualização da referência selecionada atualmente.

Page 6: Apostila_AutoCAD_2013_2D_Xref_e_Comandos de Edição.pdf

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Referência Externa

Manuel Lemos [email protected] Página 6 de 21

A imagem de visualização exibirá a referência conforme apresentada na última vez em que foi salva no desenho. A imagem de visualização da referência não será atualizada quando as alterações forem salvas de volta na referência. Path - Caminho Exibe a localização do arquivo da referência selecionada. Se a referência selecionada for um bloco, nenhum caminho será exibido. Automatically select all nested objects - Selecionar automaticamente todos os objetos aninhados Controla se os objetos aninhados são incluídos automaticamente na sessão de edição de referência. Prompt to select nested objects - Prompt para selecinar objetos aninhados Controla se os objetos aninhados devem ser selecionados individualmente na sessão de edição de referência. Select nested objects: Selecione objetos dentro da referência que deseja editar Guia Settings - Configurações (Caixa de diálogo Reference Edit - Editar referência) Fornece opções de edição de referências.

Create unique layer, style, and block names - Criar camada única, estilo, e nomes de bloco Controla se as camadas e outros objetos nomeados extraídos da referência são alterados com exclusividade. Se a opção estiver selecionada, os objetos nomeados em xrefs serão alterados (nomes terão o prefixo $#$), da mesma forma que são alterados quando xrefs são associadas. Caso contrário, os nomes de camadas e outros objetos nomeados permanecerão iguais aos do desenho de referência. Os objetos nomeados que não são alterados para tornar-se exclusivos assumem as propriedades dos que estão no desenho hospedeiro atual e compartilham o mesmo nome. Display attribute definitions for editing - Exibir definições de atributos para edição Controla se todas as definições de atributo variável nas referências de bloco serão extraídas e exibidas durante a edição de referência. Se Display attribute definitions for editing (Exibir definições de atributos para edição) estiver selecionada, os atributos (exceto os atributos constantes) se tornarão invisíveis e as definições de atributo estarão disponíveis para edição juntamente com a geometria da referência selecionada. Quando as alterações são salvas de volta na referência do bloco, os atributos da referência original permanecem inalterados. As definições de atributo novas ou alteradas afetam apenas as inserções subseqüentes do bloco; os atributos nas instâncias de bloco existentes não são alterados. Xrefs (refexs) e referências de bloco sem definições não são afetadas por esta opção. Lock Objects Not in Working Set - Bloquear objetos ausentes do conjunto de trabalho Bloqueia todos os objetos que não estão no conjunto de trabalho. Isto impede a seleção e edição acidental de objetos no desenho hospedeiro em um estado de edição de referência. O comportamento dos objetos bloqueados é semelhante ao dos objetos em uma camada bloqueada. Se você tentar editar

Page 7: Apostila_AutoCAD_2013_2D_Xref_e_Comandos de Edição.pdf

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Referência Externa

Manuel Lemos [email protected] Página 7 de 21

Comando DGNCLIP - CORTADGN Recorta a exibição de uma subjacência DGN selecionada para um limite especificado. Métodos de acesso

Ribbon: DGN Underlay contextual tabClipping panel Create Clipping Boundary Entrada do comando: dgnclip ou dgnc

Shortcut menu: Selecione uma Xref DGN. Clique com o botão direito do mouse na área do desenho e clique em DGN Clip.

Botão Faixa de opções: guia Subjacência DGNpainel Corte Criar limite de corte Entrada do comando: cortardgn Menu de atalho: Selecione uma Xref (refex) DGN. Clique com o botão direito do mouse na área do desenho e clique em

Recortar DGN. Obs.: Para ativar a guia subjacências DGN na Ribbon (faixa de opções) clique no arquivo DGN. Sumary -Resumo O limite de corte determina a parte de uma subjacência DGN fora do limite que está oculto. A visibilidade do limite de corte é controlada pela variável de sistema DGNFRAME. O limite especificado precisa estar paralelo à subjacência DGN. Tip - Dica Use o comando genérico CLIP - CORTAR para recortar imagens, referências externas, viewports e subjacências. List of Prompts - Lista de prompts Os seguintes prompts são exibidos. On - Ativado Ativa o recorte e exibe a subjacência DGN cortada até o limite definido anteriormente. Off - Desativado Desativa o recorte e exibe toda a subjacência DGN. Se você recortar novamente a subjacência DGN enquanto o recorte estiver desativado, o recorte é automaticamente ativado. Você é solicitado a excluir o limite antigo mesmo quando o recorte estiver desativado e o limite de recorte não esteja visível. Delete - Excluir Remove um limite de recorte predefinido e exibe toda a subjacência DGN. New Boundary - Novo limite Define um limite de recorte retangular ou poligonal ou gera um limite de recorte poligonal a partir de uma polilinha. Especificar o limite de recorte ou selecione a opção de inversão:[Selecionar polilinha/Poligonal/Retangular/Recorte invertido] <Retangular>: Polylinha - Polilinha Define o limite com as polilinhas selecionadas. A polilinha pode ser aberta mas deve consistir de segmentos de reta e não pode fazer auto-interseção. Polygonal - Poligonal Define um limite de recorte poligonal com três ou mais pontos especificados para os vértices de um polígono. Rectangular - Retangular Define um limite retangular com os pontos especificados para os cantos oposto. Invert Clip - Inverter recorte Inverte o modo como os objetos de limite de recorte são recortados dentro ou fora do limite. Note - Observação: Você somente pode criar um novo limite de recorte para uma subjacência DGN selecionada, quando o limite antigo é excluído.

Page 8: Apostila_AutoCAD_2013_2D_Xref_e_Comandos de Edição.pdf

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Referência Externa

Manuel Lemos [email protected] Página 8 de 21

Comando DWFCLIP - CORTARDWF Recorta a exibição de uma subjacência DWF ou DWTx para um limite especificado. Métodos de acesso

Ribbon: DWF Underlay contextual tabClipping panel Create Clipping Boundary Entrada do comando: dwfclip ou dwfc

Shortcut menu: Selecione uma Xref DWF ou DWFx. Clique com o botão direito do mouse na área do desenho e clique em DWF Clip.

Botão Faixa de opções: guia Subjacência DWFpainel Corte Criar limite de corte Entrada do comando: cortardwf Menu de atalho: Selecione uma Xref (refex) DWF. Clique com o botão direito do mouse na área do desenho e clique em

Recortar DWF. Obs.: Para ativar a guia subjacências DWF na Ribbon (faixa de opções) clique no arquivo DWF. Sumary - Resumo O limite de recorte determina a parte de uma imagem fora do limite que está oculto. A visibilidade do limite de corte é controlada pela variável de sistema DWFFRAME. O limite que especificar deverá estar em um plano paralelo à subjacência DWF ou DWFx. Tip - Dica:Use o comando genérico CLIP - CORTAR para recortar imagens, referências externas, viewports e subjacências. List of Prompts - Lista de prompts Os seguintes prompts são exibidos. On - Ativado Ativa o corte e exibe a subjacência DWF cortada até o limite definido anteriormente. Off - Desativado Desativa o recorte e exibe toda a subjacência DWF ou DWFx e a moldura. Se recortar novamente a subjacência DWF ou DWFx enquanto o recorte estiver desativado, o recorte será automaticamente ativado. Você é solicitado a excluir o limite antigo mesmo quando o corte estiver desativado e o limite de corte não esteja visível. Delete - Excluir Remove um limite de recorte predefinido e reexibe a subjacência original completa. New Boundary - Novo limite Define um limite de recorte retangular ou poligonal ou gera um limite de recorte poligonal a partir de uma polilinha. Select Polyline - Selecione a Polilinha Define o limite com as polilinhas selecionadas. A polilinha pode ser aberta mas deve consistir de segmentos de reta e não pode fazer auto-interseção. Polygonal - Poligonal Define um limite de recorte poligonal com três ou mais pontos especificados para os vértices de um polígono. Rectangular - Retangular Define um limite retangular com os pontos especificados para os cantos oposto. Invert Clip - Inverter recorte Inverte o modo como os objetos de limite de recorte são recortados dentro ou fora do limite. Note - Observação: Você somente pode criar um novo limite de recorte para uma subjacência DWF selecionada, quando o limite antigo é excluído. objetos bloqueados, eles serão filtrados do conjunto de seleção.

Page 9: Apostila_AutoCAD_2013_2D_Xref_e_Comandos de Edição.pdf

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Referência Externa

Manuel Lemos [email protected] Página 9 de 21

Comando XCLIP (CORTAREFEX) Recorta a exibição de uma xref (refex) ou um referência de bloco selecionada para um limite especificado. Métodos de acesso

Ribbon: Insert tab Reference panel Clip Menu: Modify Clip Xref Toolbar: Reference Reference Command entry: clip

Status Bar: Manage Xrefs (somente se houver arquivos referenciados)

Botão Faixa de opções: guia Inserirpainel Referência Recortar Menu: Modificar Cortar Refex Barra de ferramentas: Referência Entrada do comando: cortarefex ou cortare

Barra de status: Gerenciar refexs (somente de houver arquivos referenciados) Menu de atalho: Selecione uma Xref (refex). Clique com o botão direito do mouse na área do desenho e clique em Clip

Xref (Recortar refex). Também no painel Clipping (Recortando) você aciona o comando XCLIP (CORTAREFEX) Create Clipping Boundary (Criar limite de recorte) e Remove Clipping (Remover recortando)

Opções no Dinamic Input (Entrada dinâmica)

Opções na linha de comando Sumary - Resumo O limite de corte determina a parte de uma Xref (refex) ou instância de bloco oculta, dentro ou fora do limite. A visibilidade do limite de corte é controlada pela variável de sistema XCLIPFRAME. Tip - Dica: Use o comando genérico CLIP (CORTAR) para recortar imagens, referências externas, viewports e subjacências. List of Options - Lista de opções As seguintes opções são exibidas. On - Ativado Exibe da parte recortada da referência externa ou bloco no desenho atual. Off - Desativado Exibe toda a geometria da referência externa ou bloco no desenho atual, ignorando o limite de recorte. Clipdepth -Profundidade do recorte Define os planos de recorte frontal e posterior de uma refex ou de um bloco. Objetos fora do limite definido pelo limite e a profundidade especificada não são exibidas. Independentemente do UCS atual, a profundidade de corte é aplicada paralelamente ao limite de corte.

Page 10: Apostila_AutoCAD_2013_2D_Xref_e_Comandos de Edição.pdf

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Referência Externa

Manuel Lemos [email protected] Página 10 de 21

Front Clip Point Cria um plano de corte passando pelo limite de corte e perpendicular a ele. Distance - Distância Cria um plano de corte com a distância especificada e paralelo ao limite de corte. Remove - Remover Remove os planos de corte frontal e posterior. Delete - Excluir Remove um limite de recorte da refex ou do bloco selecionado. Para desativar temporariamente um limite de recorte, utilize a opção Desativar. Excluir apaga o limite e a profundidade de recorte. O comando APAGAR não pode ser utilizado para excluir limites de corte. Generat Polyline - Gerar polilinha Desenha automaticamente uma polilinha que coincida com o limite de recorte. A polilinha assume a camada, tipo de linha, espessura de linha e configurações de cor atuais. Utilize essa opção para modificar o limite de corte atual, utilizando EDITARP e, em seguida, redefina o limite de corte com a nova polilinha. Para visualizar a refex inteira durante a redefinição do limite, utilize a opção Desativar. New Boundary - Novo limite Define um limite de recorte retangular ou poligonal ou gera um limite de recorte poligonal a partir de uma polilinha. Select Polyline - Define o limite com as polilinhas selecionadas. A polilinha pode ser aberta mas deve consistir de segmentos de reta e não pode fazer auto-interseção. Plygonal - Poligonal Define um limite de recorte poligonal com três ou mais pontos especificados para os vértices de um polígono. Retangular - Retangular Define um limite retangular com os pontos especificados para os cantos oposto. Invert Clip - Inverter recorte Inverte o modo do limite de recorte: os objetos são recortados fora ou dentro do limite. Note - Observação: Somente é possível criar um novo limite de recorte para uma subjacência XREF (REFEX) selecionada, quando o limite antigo for excluído. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Comando ADJUST (AJUSTAR) Ajusta as configurações de esmaecimento, contraste e monocromático para a subjacência ou imagem (DWF, DWFx, PDF ou DGN) selecionada. Métodos de acesso

Ribbon: Insert tab Reference Adjust Entrada do comando: adjust ou adj

Shortcut menu: Selecione uma Xref DWF ou DWFx. Clique com o botão direito do mouse na área do desenho e clique em DWF Clip.

Botão

Faixa de opções: guia Inserirpainel Referência Ajustar Entrada do comando: ajustar ou ajus

Adjust (Ajustar) pelo Dinamic Input (Entrada dinâmica)

Page 11: Apostila_AutoCAD_2013_2D_Xref_e_Comandos de Edição.pdf

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Referência Externa

Manuel Lemos [email protected] Página 11 de 21

Adjust (Ajustar) pela linha de comando Sumary - Resumo Com o comando AJUSTAR é possível controlar diversas configurações de exibição para imagens e subjacências selecionadas (subjacências DWF, DWFx, PDF e DGN). Para confirmar as configurações, use a paleta Propriedades. List of Opitions - Lista de prompts Os seguintes prompts são exibidos. A lista de prompts depende se uma ou mais imagens ou uma ou mais subjacências foram selecionadas. Images – Imagens Fade - Esmaecer Controla o efeito de esmaecer da imagem. Os valores variam de 0 a 100. Quanto maior o valor, mais claro aparece a imagem. Esta configuração funciona indiretamente com o efeito de contraste; um valor maior de contraste mescla a imagem no plano de fundo quando esmaecer é definido com um valor maior. Contrast - Contraste Controla o contraste e, indiretamente, o efeito de esmaecimento da imagem. Os valores variam de 0 a 100. Quanto maior o valor, mais forte o contraste. Brightness - Brilho Controla o brilho e, indiretamente, o contraste da imagem. Os valores variam de 0 a 100. Quanto maior o valor, maior será o brilho da imagem e mais pixels se tornarão brancos quando o contraste for aumentado. Underlays - Subjacências Fade - Esmaecer Controla o efeito de esmaecer da subjacência. Os valores variam de 0 a 100. Quanto maior o valor, mais claro aparece o manipulador de estilos de linha no qual aparece a subjacência. Esta configuração funciona indiretamente com o efeito de contraste; um valor maior de contraste mescla a subjacência no plano de fundo quando esmaecer é definido com um valor maior. Contrast - Contraste Controla o contraste e, indiretamente, o efeito de esmaecimento da subjacência. Os valores variam de 0 a 100. Quanto maior o valor, mais forte o contraste. Monochrome - Monocromático Controla a saturação da cor de todas as áreas e mantém a luminosidade. Quando ativado, a subjacência aparece em graus variados de cinza, iniciando em preto se a luminosidade da cor do plano de fundo for de 50% ou mais. Se a luminosidade da cor do plano de fundo for menor que 50%, então as cores são invertidas, com as áreas mais escuras exibidas em branco e as áreas mais claras exibidas em preto.

Page 12: Apostila_AutoCAD_2013_2D_Xref_e_Comandos de Edição.pdf

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Referência Externa

Manuel Lemos [email protected] Página 12 de 21

Comando ULAYERS - CAMADASU Controla a exibição de camadas em uma subjacência DWF, DWFx, PDF ou DGN. Métodos de acesso

Ribbon: Insert tab Reference panel Layers Entrada do comando: ulayers ou ul

Shortcut menu: Selecione uma Xref DWF ou DWFx. Clique com o botão direito do mouse na área do desenho e clique em DWF Clip.

Botão Faixa de opções: guia Inserirpainel Referência Camadas Entrada do comando: camadasu Menu de atalho: Selecione uma Xref (refex) DWF. Clique com o botão direito do mouse na área do desenho e clique em

Recortar DWF. Caixa de diálogo Underlay Layers - Camadas subjacentes

Sumary - Resumo Após selecionar a subjacência, a caixa de diálogo Camadas de subjacência é exibida. Underlay Layers Dialog Box - Caixa de diálogo Camadas de subjacência Controla a exibição de camadas em uma subjacência DWF, DWFx, PDF ou DGN. Sumary - Resumo Você pode ativar e desativar as camadas para filtrar quais camadas são exibidas em uma subjacência. List of Options - Lista de opções As seguintes opções estão disponíveis nesta caixa de diálogo. Reference Name - Nome da referência Selecione as referências cujas camadas deseja gerenciar. Search for layer - Pesquisar por camada Filtra a lista de camada por nome rapidamente a medida que você insere caracteres. Este filtro não é salvo quando você fecha a caixa de diálogo Camadas de subjacência. Também é possível pesquisar usando cartões curinga.

Page 13: Apostila_AutoCAD_2013_2D_Xref_e_Comandos de Edição.pdf

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Referência Externa

Manuel Lemos [email protected] Página 13 de 21

On - Ativado Ativa e desativa as camadas selecionadas. Quando uma camada está ativada, ela fica visível e disponível para plotagem. Quando uma camada está desativada, ela fica invisível e não pode ser plotada, mesmo que a opção Plotar esteja ativada. Name - Nome Exibe o nome da camada. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Comando FRAME - FRAME Controla a exibição de quadros para todas as imagens, subjacências, refexs cortados, objetos de cobertura e nuvens de ponto. Métodos de acesso

Ribbon: Insert tab Reference panel Frames vary Entrada do comando: frame ou fr

Botão (Hide Frame - Ocultar molduras) Oculta todos os DWF, DWFx, PDF, DGN e molduras de imagem.

Botão (Display and plot frames - Exibir e plotar molduras) Exibe e plota todos os DWF, DWFx, PDF, DGN e molduras de imagem.

Botão (Display but don’t plot frames - Exibir mas não plotar molduras) Exibe molduras subjacentes mas impede que sejam plotadas.

Faixa de opções: guia Inserirpainel Referência Molduras variam Entrada do comando: frame ou fr

Tipo: Inteiro

Salvo em: Desenho

Valor inicial: 3

A configuração FRAME substitui as configurações de IMAGEFRAME, DWFFRAME, PDFFRAME, DGNFRAME, XCLIPFRAME POINTCLOUDCLIPFRAME e WIPEOUTFRAME.

0 A moldura não está visível e não é plotada. O quadro é exibido novamente temporariamente durante a visualização da seleção ou a seleção de objetos.

1 Exibe e plota a estrutura.

2 Exibe, mas não plota a estrutura.

3 A configuração individual varia para todos os objetos com quadros no desenho atual (imagens, subjacências, refexs cortadas e objetos de cobertura têm todas diferentes configurações de quadro).

Page 14: Apostila_AutoCAD_2013_2D_Xref_e_Comandos de Edição.pdf

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Referência Externa

Manuel Lemos [email protected] Página 14 de 21

Comando UOSNAP - UOSNAP Determina se o snap ao objeto está ativo para a geometria em subjacências DWF, DWFx, PDF e DGN. Métodos de acesso

Ribbon: Insert tab Reference panel Snap to Underlays (ON/OFF) Entrada do comando: uosnap ou uo

Botão (OFF - Desativado)

Botão (ON - Ativado) Botão

Faixa de opções: guia Inserirpainel Referência OSnap a subjacência varia (ativado/desativado) Entrada do comando: uosnap ou uo

Tipo: Inteiro

Salvo em: Registro

Valor inicial: 1

UOSNAP sobrepõe as configurações de DWFOSNAP, PDFOSNAP e DGNOSNAP. De outra forma, é possível substituir a configuração UOSNAP para subjacências DWF, DWFx, PDF e DGN ao inserir os valores para as variáveis de sistema DWFOSNAP, PDFOSNAP ou DGNOSNAP.

0 Os snaps ao objeto são desativados para a geometria em todas as subjacências no desenho

1 Os snaps ao objeto são ativados para a geometria em todas as subjacências no desenho

2 A configuração individual varia para todas as subjacências no desenho: DWF, DWFx e DGN.

Sobre o uso de snaps a objeto com subjacências Utilize snaps a objeto para desenhar ou editar objetos relacionados a uma localização precisa. Snaps ao objeto de subjacência são similares aos snaps ao objeto regulares, com a exceção de eles podem ser ativados ou desativados separadamente de snaps ao objeto regulares, e que eles somente se aplicam aos objetos em um arquivo anexado.

Page 15: Apostila_AutoCAD_2013_2D_Xref_e_Comandos de Edição.pdf

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Referência Externa

Manuel Lemos [email protected] Página 15 de 21

O snap ao objeto para a subjacência PDF é similar ao snap ao objeto da geometria do desenho. No entanto, o snap ao objeto pode não se comportar como esperado, dependendo de como o PDF foi criado. Por exemplo, se o PDF foi criado a partir de plantas de arquitetura digitalizadas , o PDF é uma imagem raster, não uma imagem com base em vetores. Portanto, o snap ao objeto não funciona. Além disso, a geometria de PDFs criados por programas de terceiros podem conter pontos de snap não padrão, como círculos sem pontos centrais. Utilize as variáveis de sistema DWFOSNAP, PDFOSNAP, DGNOSNAP e UOSNAP para ativar e desativar o snap a objeto. O snap ao objeto também pode ser ativado ou desativado no menu de atalho. Selecione uma subjacência e clique com o botão direito do mouse para exibir a opção do menu Snap ao objeto. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Como inserir uma Referência Externa

Na guia Insert (Inserir) painel Reference (Referência) clique na seta para exibir a paleta External References (Referências externas)

No primeiro botão à esquerda clique na seta para baixo▼e escolha um dos tipos de arquivos que podem ser referênciados.

Page 16: Apostila_AutoCAD_2013_2D_Xref_e_Comandos de Edição.pdf

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Referência Externa

Manuel Lemos [email protected] Página 16 de 21

Na caixa de diálogo Select Reference File (Selecionar arquivo de referência) selecione o arquivo que vai ser referênciado e clique em Open (Abrir)

Page 17: Apostila_AutoCAD_2013_2D_Xref_e_Comandos de Edição.pdf

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Referência Externa

Manuel Lemos [email protected] Página 17 de 21

Na caixa de diálogo Attach External Reference (Anexar referência externa) clique em OK

Summary - Resumo Se você anexar um desenho que contenha uma xref anexada, ela aparecerá no desenho atual. Você pode selecionar múltiplos arquivos DWG para serem anexados. Da mesma forma que os blocos, as xrefs anexadas podem ser aninhadas. Se uma outra pessoa estiver atualmente editando a xref (refex), o desenho anexado terá base na última versão salva.

Page 18: Apostila_AutoCAD_2013_2D_Xref_e_Comandos de Edição.pdf

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Referência Externa

Manuel Lemos [email protected] Página 18 de 21

List of Opitions - Lista de opções As seguintes opções são exibidas. Name - Nome Identifica o arquivo DWG selecionado para ser anexado. Browse - Procurar Exibe a caixa de diálogo Selecionar arquivo de referência (uma caixa de diálogo padrão de seleção de arquivos), na qual é possível selecionar novas referências externas para o desenho atual. Preview - Visualizar Exibe o arquivo DWG selecionado para ser anexado. Reference type - Tipo de referência Especifica se a referência externa é um anexo ou uma sobreposição. Contrariamente a uma xref que tenha um anexo, uma sobreposição é ignorada quando o desenho ao qual está anexada é anexado como uma xref a outro desenho. Locate using Geographic Data - Localizar utilizando dados geográficos Anexa o desenho utilizando dados geográficos como a referência. Scale - Escala Especificar na tela Permite efetuar a entrada no prompt do comando ou no dispositivo apontador. X - Define o fator de escala X. Y - Define o fator de escala Y. Z - Define o fator de escala Z. Uniform Scale - Escala uniforme Define os fatores de escala Y e X como os mesmos como Z. Insertion Point - Ponto de inserção Specify On-Screen - Especificar na tela Permite efetuar a entrada no prompt do comando ou no dispositivo apontador. X - Define o valor da coordenada X. Y - Define o valor da coordenada Y. Z - Define o valor da coordenada Z. Path Type - Tipo de caminho Selecione o caminho completo (absoluto), o caminho relativo para a referência externa, ou nenhum caminho, o nome da referência externa (o arquivo precisa estar localizado na mesma pasta do arquivo de desenho atual). Rotation - Rotação Especificar na tela Se Especificar na tela for selecionado, você desejar esperar até que saia da caixa de diálogo para rotacionar o objeto com seu dispositivo apontador ou no prompt do comando. Angle - Ângulo Se a opção Especificar na tela estiver desativada, insira o valor do ângulo de rotação na caixa de diálogo. Block Unit - Unidades de bloco Exibe as informações sobre as unidades de bloco. Block Name - Nome do bloco Exibe o nome do bloco associado à referência externa selecionada. Unit - Unidade Exibe o valor UNIDADESINS especificado para o bloco inserido.

Page 19: Apostila_AutoCAD_2013_2D_Xref_e_Comandos de Edição.pdf

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Referência Externa

Manuel Lemos [email protected] Página 19 de 21

Factor - Fator Exibe o fator de escala unitária, o qual é calculado baseado no valor UNIDADESINS do bloco e das unidades de desenho. Show Details - Mostrar detalhes Exibe os caminhos do arquivo de referência externa. Found In - Encontrado em Exibe o caminho no qual o arquivo de referência externa está localizado. Saved Path - Caminho salvo Exibe o caminho que é salvo com o desenho quando a referência externa é anexada. O caminho é dependente da configuração de Tipo de caminho.

No painel Edit (Editar) você aciona o comando XOPEN (XABRIR) Open Reference (Abrir referência), abre a o arquivo DWG original para edição, após modificar e salvar, todos os outros desenhos que tenha este mesmo arquivo como referência será corrigido.

Page 20: Apostila_AutoCAD_2013_2D_Xref_e_Comandos de Edição.pdf

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Referência Externa

Manuel Lemos [email protected] Página 20 de 21

No exemplo a seguir foram referenciados vários tipos de arquivos, DWG, DWF, DGN, JPG e PDF

Page 21: Apostila_AutoCAD_2013_2D_Xref_e_Comandos de Edição.pdf

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Referência Externa

Manuel Lemos [email protected] Página 21 de 21

No painel Adjust (Ajustar) você pode ajustar o Contrast (Contraste), Fad (Esmaecer) e Display In Monocreome (Exibir em monocromático). Você pode fazer os ajuste com o comando Adjust (Ajustar) PDF Underlay Ribbon Contextual tab - Guia contextual Subjacência PDF da faixa de opções

DGN Underlay Ribbon Contextual tab - Guia contextual Subjacência DGN da faixa de opções

Ver Opções e Resumo do Comando ADJUST - AJUSTAR na página 10.