apostila - lideranca

31
LIDERANÇA (Apostila Oficial do Curso)

Upload: costawashington

Post on 12-Dec-2015

32 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Liderança

TRANSCRIPT

Page 1: Apostila - Lideranca

LIDERANÇA

(Apostila Oficial do Curso)

Page 2: Apostila - Lideranca

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 2

MATERIAL DE APOIO AO CURSO WEB ”INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA”

Desenvolvido pela equipe da Fábrica de Conteúdos da Weblife Studios

...

COORDENAÇÃO GERAL E DIDÁTICO-PEDAGÓGICA

Prof. José Renato C. de Souza, Msc

COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO

Fernanda Cardoso de Carvalho Marinho

...

REDAÇÃO, ROTEIRO E REVISÃO

Fernanda Cardoso de Carvalho Marinho (Redação e Roteiro)

Diane Mazzoni Canaan (Redação e Roteiro)

...

ÁREA GRÁFICA

Alcides Gonçalves Correa Júnior (Ilustrador)

André Persechini (Estagiário de Ilustração e Designer)

Armando Fontes Carvalho da Silva (Designer Gráfico)

Luiz Fernando Alves Silva (Programador)

Thiago Antônio de Oliveira (Ilustrador)

Page 3: Apostila - Lideranca

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 3

DICAS PARA A BOA APRENDIZAGEM EM CURSOS À DISTÂNCIA:

O BOM ALUNO DE CURSOS À DISTÂNCIA:

• Nunca se esquece que o objetivo central é aprender o conteúdo, e não apenas terminar o curso. Qualquer um termina, só os determinados aprendem! • Lê cada trecho do conteúdo com atenção redobrada, não se deixando dominar pela pressa. • Sabe que as atividades propostas são fundamentais para o entendimento do conteúdo e não realizá-las é deixar de aproveitar todo o potencial daquele momento de aprendizagem. • Explora profundamente as ilustrações explicativas disponíveis, pois sabe que elas têm uma função bem mais importante que embelezar o texto, são fundamentais para exemplificar e melhorar o entendimento sobre o conteúdo. • Realiza todos os jogos didáticos disponíveis durante o curso e entende que eles são momentos de reforço do aprendizado e de descanso do processo de leitura e estudo. Você aprende enquanto descansa e se diverte! • Executa todas as atividades extras sugeridas pelo monitor, pois sabe que quanto mais aprofundar seus conhecimentos mais se diferencia dos demais alunos dos cursos. Todos têm acesso aos mesmos cursos, mas o aproveitamento que cada aluno faz do seu momento de aprendizagem diferencia os “alunos certificados” dos “alunos capacitados”. • Busca complementar sua formação fora do ambiente virtual onde faz o curso, buscando novas informações e leituras extras, e quando necessário procurando executar atividades práticas que não são possíveis de serem feitas durante as aulas. (ex.: uso de softwares aprendidos.) • Entende que a aprendizagem não se faz apenas no momento em que está realizando o curso, mas sim durante todo o dia-a-dia. Ficar atento às coisas que estão à sua volta permite encontrar elementos para reforçar aquilo que foi aprendido. • Critica o que está aprendendo, verificando sempre a aplicação do conteúdo no dia-a-dia. O aprendizado só tem sentido quando pode efetivamente ser colocado em prática.

Aproveite o seu aprendizado.

Atenciosamente, Equipe Weblife Studios

Page 4: Apostila - Lideranca

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 4

ÍNDICE

• Módulo - A Liderança ................... 05 o Como liderar o O bom líder o Características do líder

• Módulo - Motivação ................... 09 o Como motivar as pessoas o Expectativas dos funcionários o Fatores de motivação o Expectativas e Recompensas

• Módulo - Estilos de Liderança ................... 14 o O líder x O chefe o Formas de Liderar o Tipos de Liderança o Escala de Liderança o O perfil dos líderes o Atividade de Fixação

• Módulo - Últimas Considerações ................... 25 o Por que o líder é tão importante? o O que o líder deve ter o Uma equipe eficaz o Benefícios do Trabalho em Equipe o Atividade de Fixação

Page 5: Apostila - Lideranca

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 5

MÓDULO – A LIDERANÇA

Como liderar A liderança do líder

Fazer com que todos caminhem na mesma direção. Criar condições para que as pessoas possam exercer todo o seu potencial. Propiciar confiança, estimular e incentivar as pessoas a perseguirem um ideal. Ser um líder.

Os líderes desenvolvem entusiasmo e auto-estima entre os liderados. Eles são pessoas capazes de transmitir grande poder ao restante do grupo.

Trabalhar com pessoas e com grupos também é lidar diretamente com a resistência.

Liderar é tomar decisões que nem sempre agradam as pessoas, é administrar conflitos de interesses, é saber lidar, e fazer com que as outras pessoas também saibam, com normas, procedimentos e novas realidades.

É mais do que simplesmente mandar; é orientar, estimular, ajudar, compreender.

mais do que simplesmente mandar; é orientar, estimular, ajudar, compreender.

Ser líder não é nascer líder

Através da persistência e do constante treinamento qualquer pessoa pode adquirir habilidades necessárias a um grande líder. Essas características podem ser alcançadas através de ensinamentos, experiências, desenvolvimento da intuição, da persistência e da capacidade de aprender com tentativas e erros.

As empresas estão valorizando cada vez mais funcionários que exerçam função de líder. Afinal, não é possível que uma organização cresça e realize mudanças sem que seus funcionários se comprometam seriamente.

E, para que isso aconteça, é fundamental que existam pessoas que garantam esta “injeção de ânimo” em todos.

Page 6: Apostila - Lideranca

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 6

Ter visão, dedicação e integridade: ter liderança

Em uma equipe de trabalho, cada pessoa possui características diferentes. Elas se destacam justamente por essas diferenças. No entanto, para fazer com que essa equipe produza resultados, é preciso que o líder saiba como administrar todas essas diferenças.

É necessário direcionar esforços, comunicar, motivar, avaliar, valorizar e recompensar os membros da equipe.

O líder trabalha diretamente com pessoas e, somente através delas, é possível alcançar os objetivos da empresa. Por isso, os líderes devem, principalmente, saber como lidar com elas.

Ou seja, liderança também é um comportamento que deve estar cheio de vontade de “servir”.

Page 7: Apostila - Lideranca

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 7

O bom líder

Todos os especialistas em liderança garantem: para ser um bom líder é necessário “descer do pedestal”. Ou seja, o líder não deve se achar melhor do que ninguém. Pelo contrário, ele deve se aproximar o máximo possível de seus clientes, de seus colegas de trabalho, de seus subordinados.

É fundamental que o líder conheça muito bem quem trabalha com ele. E isso não quer dizer apenas ler o cadastro do colega de trabalho ou do funcionário e decorar seu nome. O líder tem que se interessar pela vida pessoal dele: saber se o filho está indo bem na escola, se tem alguém doente na família, se tem algo que possa fazer para ajudar. Principalmente, saber se ele está feliz em trabalhar na empresa.

O bom líder começa um projeto com o final já em mente e faz o que é importante. Ele sabe que é preciso trabalhar muito para alcançar bons resultados e toma cuidado para não se perder na correria do dia-a-dia, fazendo sempre as mesmas coisas, sem sair do lugar. Como se estivesse em uma esteira de “hamster” (aquela rodinha em que o ratinho fica correndo).

O líder deve pensar sempre em vencer, compreender para depois ser compreendido. Buscar aliados e formar uma boa equipe, cercando-se dos melhores profissionais.

Preste atenção neste caso:

Um escritor e também especialista em Liderança, contou que estava andando por um bosque e viu um Senhor tentando cortar uma árvore. O homem parecia estar exausto e não tinha realizado nem um terço do trabalho ainda. O escritor percebeu que o serrote não estava afiado e perguntou para o homem: “Por que você não afia seu serrote?”. O homem respondeu: “Você acha que eu tenho tempo para isso? Tenho que terminar isso aqui ainda hoje”.

Isso pode estar acontecendo com você também. Afinal, faz quanto tempo que você não afia o seu serrote? Que você não pensa em você e no seu aperfeiçoamento profissional? Para ser um líder, você precisa saber aonde quer chegar e estar sempre

planejando coisas novas.

Os líderes enxergam as possibilidades que as outras pessoas não conseguem enxergar. E estão sempre revendo, criticando e modificando o próprio comportamento.

Page 8: Apostila - Lideranca

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 8

Características do líder

Então, para começar, veja algumas características importantes que você deve adquirir ou aperfeiçoar para ser um bom líder:

• Ter consciência da importância desta função. • Sentir que é capaz de realizá-la. • Perceber a intensidade da interdependência do grupo (quanto maior, maior a

sua responsabilidade). • Perceber os sentimentos de valor e de aceitação do grupo em relação a você. • Ter confiança em suas opiniões e decisões. • Possuir grande desejo de realização. • Ter “sede de poder” (mas utilizando-o sempre a favor do grupo).

Page 9: Apostila - Lideranca

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 9

MÓDULO – MOTIVAÇÃO

Como motivar as pessoas A função de gerar motivação

Para que as organizações tenham sucesso, é necessário que o líder esteja preparado para gerenciar as mudanças, desenvolver e aperfeiçoar habilidades humanas, motivar talentos e influenciar, positivamente, o comportamento de seus liderados.

Para motivar as pessoas que estão ao seu lado, você deve levar em consideração as capacidades, aspirações e necessidades de cada uma delas. Essa é uma das funções mais importantes do líder, pois contribui para o bom desempenho de toda a equipe no ambiente de trabalho.

As pessoas possuem necessidades (desejos, aspirações e objetivos individuais) que funcionam como forças internas e que impulsionam o comportamento delas frente às mais diversas situações da vida.

Para que haja motivação dentro de uma empresa, é preciso que existam alguns estímulos internos como, por exemplo, expectativas quanto segurança, reconhecimento, recompensas e vários outros.

Expectativas dos funcionários

Veja quais são as principais expectativas dos funcionários de acordo com determinadas faixas etárias:

Dos 20 aos 30 anos:

Geralmente, nesta fase ocorrem muitas mudanças de emprego e os jovens trabalhadores se esforçam para tentar se adaptar às empresas. Eles dão muita "bola fora", mas agem com muito entusiasmo. O objetivo deles é amadurecer, experimentar e desafiar. Em uma equipe, um profissional com esta idade possui mais condições de fazer coisas inovadoras.

Page 10: Apostila - Lideranca

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 10

Dos 30 aos 40 anos:

Os profissionais dessa faixa etária têm como objetivo completar o que já foi realizado na fase anterior. As mudanças de emprego diminuem e o profissional é capaz de fazer uma boa auto-avaliação. Eles buscam responsabilidades e desejam crescer dentro da empresa. A vontade de fazer muitas coisas acaba sendo substituída pela vontade de fazer uma coisa só, mas muita bem feita. Numa equipe, são eles que pensam e organizam o trabalho.

Dos 40 aos 50 anos:

É nesta fase que a maioria das pessoas descobre que o trabalho não é tudo na vida e isso se torna uma grande oportunidade de crescimento. Fisicamente, eles já não têm o vigor de antes. Como profissional, eles desejam encontrar valor naquilo que fazem.

Acima dos 50 anos:

Nesta etapa há dois caminhos: a sabedoria e o declínio. O profissional que segue o caminho da sabedoria está muito mais calmo agora. Esta é a idade da sabedoria, da paciência, da vontade de ensinar e transmitir o conhecimento para os mais jovens. Eles têm grande capacidade de emitir julgamentos equilibrados sobre as atividades da equipe.

Page 11: Apostila - Lideranca

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 11

Fatores de motivação

São fatores que motivam as pessoas:

• Bons salários; • Benefícios Sociais; • Política e diretrizes da empresa; • O clima organizacional; • Regulamentos Internos.

As motivações estão relacionadas com o conteúdo do cargo e com as tarefas que a pessoa executa.

Todas as pessoas possuem necessidades básicas como:

• Necessidades Fisiológicas: alimentação, sono, atividades físicas, etc.

• Necessidades Psicológicas: segurança, autoconfiança, afeição, etc. • Necessidades de auto-realização: de estar sempre em desenvolvimento e de

realizar o próprio potencial.

Page 12: Apostila - Lideranca

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 12

Quando essas necessidades não são satisfeitas, podem levar aos seguintes comportamentos:

• Agressividade. • Reações Emocionais adversas. • Alienação e apatia.

Portanto, é muito importante que o líder conheça a sua equipe, saiba reconhecer os anseios e os pontos fortes e fracos de cada um da equipe para que consiga conduzir todos em busca dos objetivos da empresa.

Expectativas e Recompensas

Expectativas: São os objetivos pessoais e a vontade de se atingir esses objetivos. Podem ser: dinheiro, segurança, aceitação social, reconhecimento. São várias coisas que as pessoas procuram alcançar simultaneamente.

Recompensas: É a relação existente entre a produtividade e os objetivos individuais. Por exemplo, se uma pessoa trabalha visando obter um salário maior ela pode ser incentivada através de uma remuneração por produção.

A Relação entre Expectativas e Recompensas: É a capacidade percebida pelo líder de influenciar a produtividade da sua equipe. Ele deve tentar satisfazer as expectativas com as recompensas adequadas.

Na verdade, a motivação está dentro das pessoas, mas pode ser influenciada por alguns fatores externos. A motivação interna deve ser complementada com a motivação externa. É aí que entra a função do líder.

O líder tem que conhecer o potencial de motivação interna de cada pessoa que trabalha com ele e deve saber o que fazer para que o ambiente de trabalho aumente a satisfação profissional de todos.

Page 13: Apostila - Lideranca

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 13

O Reconhecimento

O reconhecimento proporciona, entre outras coisas, um sentimento de segurança nas pessoas. Faz com que o trabalhador perceba que está trabalhando bem, incentivando-o a melhorar cada vez mais. Além disso, a pessoa toma conhecimento de que suas atitudes são realmente valorizadas pela empresa.

O elogio, corretamente utilizado, sem exageros e sem ser “da boca pra fora”, demonstra o reconhecimento do líder pelo trabalho dos outros que estão ao seu redor e produz resultados muito satisfatórios. A qualidade e a quantidade do rendimento individual e coletivo podem aumentar consideravelmente através do reconhecimento.

Essas são formas simples e eficazes de gerar entusiasmo, empenho e lealdade em uma equipe que devem ser utilizadas pelo líder motivador, além de transformar o ambiente de trabalho num lugar muito mais agradável.

O bom líder deve saber também:

• Como lidar com elogios não merecidos. • Elogiar somente quando realmente for merecido. • Quando um trabalho for bem feito, o líder deve tornar público o

reconhecimento. • O líder não deve colocar tudo a perder com críticas destrutivas

que não levam a nada. • O bom desempenho deve ser agradecido e parabenizado

sempre. • O líder deve saber exatamente quando uma pessoa deve ser

elogiada e por que está sendo elogiada.

Page 14: Apostila - Lideranca

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 14

MÓDULO – ESTILOS DE LIDERANÇA

O líder x O chefe

As pessoas podem confundir liderança com chefia, mas existem grandes diferenças entre o comportamento do líder e o do chefe:

O chefe conduz, já o líder aconselha;

O chefe inspira medo, já o líder inspira entusiasmo;

O chefe diz "eu" e o líder sempre diz "nós";

O chefe se preocupa com as coisas, o líder com as pessoas;

O chefe colhe os lucros, o líder os distribui;

O chefe enxerga o hoje, o líder contempla o amanhã.

Formas de Liderar

Às vezes, um líder pode até não ter plena consciência do seu papel de “condutor” de homens. Ele pode ser a pessoa que o grupo escolheu para exercer essa função, sem que tenha havido qualquer eleição ou ordem para isso.

As próprias situações acabam “elegendo” o líder. Quando nos damos conta, alguém já está assumindo essa posição de responsabilidade, de dirigir e coordenar as atividades relacionadas às tarefas da empresa.

A maior preocupação do líder refere-se à execução de algum objetivo específico do grupo.

E a maneira pela qual esse líder influencia as outras pessoas do grupo é chamada de "estilo de liderança".

Page 15: Apostila - Lideranca

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 15

Como já foi dito, muitas características são, normalmente, apontadas como necessárias à personalidade de um líder, como, por exemplo, honestidade, carisma, coragem.

Seja qual for o estilo do líder, ele terá maior facilidade em atingir os objetivos quanto maior for a confiança que os liderados depositarem nele.

E, além disso, a pessoa que lidera precisa sempre e em todos os sentidos e momentos apresentar um comportamento exatamente igual àquele que espera de seus liderados. Ele tem que ser um ótimo exemplo.

O líder, apesar da importância dos objetivos que busca atingir, não

deve esquecer que lida diretamente com pessoas, seres humanos, que trazem consigo todas as suas limitações.

Sendo assim, apesar da necessidade do profissionalismo, o lado humano das pessoas não pode ser desprezado nunca.

Exercer o papel de líder de pessoas não significa ser dono de todas as verdades e senhor de todas as decisões.

O líder deve reconhecer que também tem limitações, sejam elas físicas ou intelectuais e que seus liderados têm capacidades e podem ajudá-lo.

Compartilhar a liderança com os liderados não enfraquece o líder, muito pelo contrário, na maioria das situações torna o líder ainda mais forte.

Fingir que sabe tudo perante seus liderados demonstra, entre outras coisas, muita insegurança.

Page 16: Apostila - Lideranca

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 16

O líder deve estar sempre se reciclando para acompanhar todas as mudanças e inovações. Por isso, ele precisa:

• Ter uma visão ampla para observar os problemas e interpretar o que está acontecendo;

• Ouvir o que as pessoas dizem e como dizem quando querem defender uma idéia;

• Manter confidentes e aliados por perto; • Defender as boas idéias com entusiasmo e ter

coragem de rejeitar as más; • Demonstrar empatias e respeitar as dificuldades dos

subordinados em lidar com as mudanças.

Inteligência Emocional

Ter Inteligência Emocional significa usar as suas emoções da forma mais inteligente possível para ajudar a si mesmo – intrapessoalmente – e para ajudar também no seu relacionamento com as outras pessoas - interpessoalmente. É a sua capacidade de lidar com os seus sentimentos e com as outras pessoas.

Como o líder terá que estar sempre se relacionando com as pessoas é muito importante que ele desenvolva sua inteligência emocional.

O líder tem que saber perceber, avaliar, expressar e compreender corretamente suas emoções, podendo, assim, controlá-las para ter clareza e orientar corretamente as outras pessoas.

Page 17: Apostila - Lideranca

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 17

Componentes da Inteligência Emocional

Autoconsciência: Saber se avaliar. Reconhecer e identificar todas as impressões e expectativas que você tem das situações, de si próprio e das outras pessoas.

Controle Emocional: Sua capacidade de se controlar e de redirecionar seus impulsos e estados de espírito.

Automotivação: Paixão pelo trabalho, vontade de perseguir os objetivos com perseverança.

Empatia: Habilidade de tratar as pessoas de acordo com suas reações emocionais.

Sociabilidade: Capacidade de encontrar pontos em comum com as pessoas e cultivar essas afinidades, criando círculos de convivência.

Tipos de Liderança

Os estilos de liderança podem ter dois tipos de orientações diferentes: o líder pode trabalhar visando o controle do grupo e o alcance da tarefa ou pode se orientar através da participação e a manutenção, procurando o fortalecimento do próprio grupo.

O líder autoritário é aquele condutor, que define o que e como deve ser feito. É ele, aliás, que define tudo. E por isso chegamos à conclusão que ele acredita que a sua opinião é sempre a mais correta. Seus subordinados são pouco merecedores de confiança. Fica claro que a atenção principal deste líder está voltada para as tarefas e não para as relações humanas de seu grupo. Ele, geralmente, baseia seu poder na posição que ocupa.

Já o líder democrático busca compartilhar suas decisões e atividades com os outros. Ele possui outra visão do ser humano e de si e acredita que todos devam participar do planejamento e execução da tarefa. Por isso, podemos concluir que ele não se considera o dono da verdade. Ele sabe que todos possuem condições para agir com autonomia e responsabilidade. Sua atenção está orientada, principalmente, para as relações interpessoais e seu poder é baseado na credibilidade que o grupo deposita nele.

Page 18: Apostila - Lideranca

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 18

Funções da liderança

• Definir os objetivos, identificar o propósito e as intenções de uma organização ou grupo;

• Planejamento: garantir que haja um plano, de preferência aceito por todos, para atingir o objetivo;

• Instruir: explicar claramente o plano e os objetivos para todos;

• Controlar: supervisionar e monitorar tudo o que se refere ao serviço que está em andamento

• Avaliar: só assim o líder poderá revisar ou avaliar o desempenho dos membros da sua equipe, tendo base para dar o “feedback” para todos. Fazer “feedback” consiste, basicamente, em buscar informações sobre o que fazemos a fim de “ajustar” o nosso comportamento. Como não temos certeza de que as pessoas reagem exatamente do jeito que planejamos às nossas ações, é preciso correr atrás destas respostas para saber o que anda agradando ou desagradando e constatar se realmente estamos conseguindo o que queremos.

Escala de Liderança

Confira a escala contínua de comportamentos de liderança:

1. O líder apenas comunica sua decisão, que é aceita sem contestação.

2. O líder "vende" sua decisão, defendendo-a antes de obter a aceitação.

3. O líder “testa” sua decisão ouvindo opiniões dos membros do grupo.

4. O líder consulta os membros da equipe antes de tomar uma decisão.

5. O líder consulta os membros sobre as possíveis alternativas de decisão.

6. O líder define os limites e a decisão será tomada pelos membros.

7. O líder e os membros tomam as decisões em conjunto, dentro dos limites definidos pelos superiores.

Repare que quanto mais descemos na escala, maior é a interação entre o líder e seus liderados. A liderança é exercida de forma menos autoritária e mais democrática.

Page 19: Apostila - Lideranca

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 19

As teorias existentes sobre liderança revelam que os estilos autoritários e democráticos de liderar estão ligados a preocupações organizacionais como: tarefas (produtividade) e pessoas (satisfação).

Esses estilos de liderança podem ser desenvolvidos e modificados, a partir da conscientização de cada líder.

Há uma teoria conhecida como "trilha-meta de liderança" que procura explicar o impacto do comportamento do líder sobre a motivação, a satisfação e o desempenho dos membros do grupo.

O comportamento do líder será aceito pelos liderados se for percebida uma fonte de satisfação imediata ou futura. De acordo com o modelo "trilha-meta", os esforços do líder devem ser orientados no sentido de tornar o caminho para se alcançar os

objetivos o melhor possível para os seus liderados.

Para isso, é preciso usar o estilo mais apropriado para cada situação. Há quatro tipos principais de comportamento de liderança que transitam entre os estilos autoritário e democrático:

• Liderança Autoritária - os liderados recebem ordens minuciosas e sabem exatamente o que se espera que eles façam, sem que eles possam opinar ou sugerir mudanças.

• Liderança de Apoio - o líder demonstra interesse e amizade, preocupa-se de verdade com os liderados e tenta aproximar-se de todos.

• Liderança Participativa: o líder conversa com os liderados, escuta e usa suas sugestões, mas as decisões finais são dele.

• Liderança Orientada para a Realização: o líder estipula objetivos desafiantes para os seus liderados e demonstra que confia neles e na capacidade que eles possuem para atingir os desafios propostos com alto desempenho.

Há um outro estilo, denominado Liderança Situacional em que se destaca a importância da situação e o líder define o melhor estilo que deve ser adotado.

Page 20: Apostila - Lideranca

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 20

Esse modelo sugere que vários estilos podem ser usados pelo mesmo líder em diferentes situações.

A situação e o grupo influenciam o estilo de liderança que deve ser adotado pelo líder, tendo, às vezes, que apresentar mais características de um do que de outro. Mas ele deve desenvolver certa flexibilidade, conseguindo transitar pelos diferentes estilos sem chegar a extremos.

Raramente um líder possui apenas um estilo, que seja sempre autoritário ou sempre democrático. Ou por mais que um líder seja

democrático, nada impede que ele também dê grande atenção para a tarefa. Essa “mistura” de estilos numa mesma pessoa pode ser extremamente eficiente.

Definir apenas um estilo como o mais adequado é praticamente impossível. Existem inúmeras situações em que o grupo poderá passar e cada uma delas exigirá uma forma ou outra de liderança.

Fatores como a maturidade dos membros do grupo, o relacionamento interpessoal, as diversas tarefas que deverão ser cumpridas e os prazos para execução, certamente, influenciarão no modo do líder agir.

Seguindo esse raciocínio, podemos analisar as diferentes situações com que nos deparamos no dia-a-dia e, conseqüentemente, os estilos mais adequados para lidar com cada uma delas. Podemos, por exemplo, verificar o grau de motivação, de comprometimento e de preparo técnico da equipe que lideramos.

Page 21: Apostila - Lideranca

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 21

Para exemplificar, vamos supor algumas situações:

• Numa equipe extremamente motivada, comprometida em alcançar os objetivos e bem preparada tecnicamente, o líder poderá estar mais voltado para a definição dos objetivos e para a verificação dos resultados.

• Numa outra situação, o líder pode estar a frente de uma equipe formada por pessoas altamente capacitadas, porém desmotivadas e sem comprometimento com os resultados. Neste caso, o líder não precisará se preocupar tanto com os aspectos técnicos da execução das tarefas, mas deverá estar voltado para o incentivo e estímulo dos participantes.

• Agora, imagine uma outra situação, contrária a descrita acima: uma equipe motivada e comprometida, porém não tão competente para a realização das tarefas exigidas. O foco principal do líder deverá ser a capacitação técnica dos membros, através de treinamento.

• Por último, vamos imaginar um grupo de pessoas desmotivadas, descomprometidas e incompetentes. Neste caso, a atenção do líder deverá estar voltada para todos os aspectos.

Page 22: Apostila - Lideranca

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 22

Portanto, fica evidente a necessidade do líder desenvolver sua sensibilidade e percepção, identificando e definindo a melhor forma para atuar de acordo com sua equipe.

E lembre-se: a responsabilidade de tornar uma equipe cada vez mais eficiente é essencialmente do líder.

O perfil dos líderes

Como já falamos, o líder pode possuir características e atributos diferenciados. Separamos abaixo alguns perfis. Em todos eles alguma característica do bom líder se sobressai. Lembrando sempre que o ideal é mesclar todas elas.

O líder entusiasta

Possui na sua personalidade uma vocação natural para vencer e triunfar. Ele acaba transmitindo todo esse entusiasmo para seus liderados. Fazendo com que todos corram atrás dos objetivos com muita energia.

O líder comprometido

Costuma colocar bastante amor no que faz. Possui enorme responsabilidade e cumpre suas tarefas com muita dedicação.

O líder Humano

Mais do que tudo, ele sabe ouvir. A empresa é compreendida por ele pela perspectiva da realidade humana. Ele promove o bom relacionamento entre as pessoas.

Page 23: Apostila - Lideranca

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 23

O líder Motivador

Ele é um grande “energizador” de pessoas. Possui a capacidade de incentivar seus liderados a continuar caminhando para alcançar sempre objetivos maiores.

O líder Professor

Ele tem prazer em ensinar e possui uma postura madura para lidar com os erros. Ele aconselha, tratando o erro de agora como uma fonte de aprendizado para vitórias futuras.

O líder Empreendedor

Ele enxerga longe, vê novas oportunidades e possui segurança para tomar decisões e gerenciar mudanças.

Page 24: Apostila - Lideranca

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 24

Atividade de fixação

Para testar o que você já aprendeu até aqui, numere corretamente a coluna da direita, de

acordo com a coluna da esquerda:

Page 25: Apostila - Lideranca

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 25

MÓDULO – ÚLTIMAS CONSIDERAÇÕES

O líder na empresa

Por que o líder é tão importante?

Normalmente, costumamos associar o surgimento de um líder a situações de emergência ou a momentos de decisão.

Isso acontece porque o líder de uma equipe é o único capaz de promover as mudanças necessárias, assumir os possíveis riscos e fazer as coisas que os outros não estão dispostos a fazer pela empresa.

Confira mais algumas virtudes essenciais em um bom líder:

Honestidade

A honestidade está diretamente relacionada com a confiança que os liderados depositam no líder e com a responsabilidade assumida por ele perante as outras pessoas.

É muito fácil encontrar a falta de honestidade quando existe apenas o interesse pelos lucros, privilégios, benefícios fáceis e enriquecimento ilícito em cargos de autoridade e que têm a confiança de muita gente.

A honestidade é a principal virtude profissional. É um princípio que não admite relatividade ou tolerância.

Sigilo

O respeito aos segredos das pessoas e dos negócios da empresa, deve ser desenvolvido em todos os profissionais.

Se uma pessoa conta algo sigiloso para outra, principalmente no trabalho, é porque realmente confia nela e acredita que a informação será preservada silenciosamente.

Revelar planos e projetos de uma empresa que ainda não foram colocados em prática, por exemplo, pode fazer com que sejam copiados e colocados no mercado pelos concorrentes antes mesmo que a empresa que os concebeu tenha tido a oportunidade de lançá-los.

Documentos, registros contábeis, planos de marketing, pesquisas científicas, hábitos pessoais, dentre outros, devem ser mantidos em sigilo e sua revelação pode representar sérios problemas para a empresa ou para os clientes do profissional.

Page 26: Apostila - Lideranca

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 26

Competência

É o exercício do conhecimento de forma adequada e persistente a um trabalho ou a uma profissão. Ou seja, é colocar em prática o que se sabe com eficiência. Devemos buscá-la sempre.

A função de um líder é ser líder, e a de um bom líder é liderar bem.

É muito importante a busca pela competência profissional em qualquer área de atuação.

Nem sempre é possível acumular todo conhecimento exigido por determinada tarefa, mas é necessário saber recusar serviços quando não se tem a devida capacitação para executá-lo.

Prudência

Todo trabalho, para ser executado, exige muita segurança. A prudência faz com que o profissional analise as situações complexas e difíceis com mais facilidade e de forma mais profunda e minuciosa. Isso contribui para a maior segurança, principalmente, das decisões a serem tomadas. A prudência é indispensável nos casos de decisões sérias e graves, pois evita os julgamentos apressados e as lutas ou discussões inúteis.

Coragem

Todo profissional precisa ter coragem.

A coragem ajuda o líder a reagir às críticas injustas e a se defender.

Com coragem, não se tem medo de lutar pela verdade e pela justiça.

O líder tem que ter coragem para tomar decisões indispensáveis e importantes para a eficiência do trabalho, sem levar em conta possíveis atitudes ou atos de desagrado dos chefes ou dos colegas.

Page 27: Apostila - Lideranca

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 27

Perseverança

Qualidade difícil de ser encontrada, mas muito necessária. Em todo e qualquer trabalho estamos sujeitos a incompreensões, insucessos e fracassos que precisam ser superados. O profissional deve dar continuidade ao seu serviço, sem se entregar as decepções ou às mágoas.

Compreensão

Ajuda o profissional a ser bem aceito pelos seus liderados, facilitando a aproximação e o diálogo, imprescindível no relacionamento profissional.

Mas compreensão não pode ser confundida com fraqueza. O profissional não pode se deixar levar por todas as opiniões e atitudes, muitas vezes, de má fé. Ele tem que saber ponderar e não esquecer dos objetivos que precisam ser alcançados.

A compreensão sugere bastante calor humano e pode trazer muitos benefícios para a empresa.

Humildade

O líder precisa ter humildade suficiente para reconhecer que não é o dono da verdade. Ele deve saber que, assim como ele, muitas pessoas da equipe também possuem bom senso e inteligência.

A humildade representa a auto-análise que todo profissional deve realizar para reconhecer suas limitações, buscar ajuda entre seus colegas e se disponibilizar para sempre estar aprendendo coisas novas e se aperfeiçoando.

Imparcialidade

A imparcialidade é uma característica essencial para quem quer se tornar um líder. Ela é tão importante que se torna um dever nesse cargo. Somente sendo imparcial o líder saberá julgar e ponderar as situações com exatidão. Assim, conseguirá defender os verdadeiros valores sociais e éticos, se posicionando corretamente perante as mais diversas situações que terá que enfrentar.

Lembre-se sempre que para ser justo é preciso ser imparcial.

Page 28: Apostila - Lideranca

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 28

O que o líder deve ter

A Liderança exige do líder:

• Atitude e, até mesmo, alguns sacrifícios pessoais.

• Conhecimento da liderança de outros líderes.

• Conhecimento do comportamento do ser humano.

• Conhecimento em liderança.

• Obtenção de experiência através da ação.

• O líder precisa de Obediência, Confiança, Respeito e Cooperação Leal.

• Precisa ser amistoso e firme.

• Precisa ter afeição pelas pessoas.

• Precisa reconhecer a contribuição das pessoas.

• Deve ter uma preocupação sincera com o bem estar das pessoas.

• Boa disposição para elogiar.

• Habilidade para inspirar, para estabeler um clima de cooperação e para aconselhar sempre.

• Talento para convencer.

Page 29: Apostila - Lideranca

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 29

Uma equipe eficaz

Agora, preste atenção em algumas dicas finais para se ter uma equipe eficaz:

• Os valores da empresa, as metas e os objetivos da equipe devem estar claramente definidos. Os membros da equipe precisam saber qual é o objetivo do trabalho para que o esforço de todos seja feito na mesma direção. Cada um, por mais que esteja realizando apenas a sua função específica, deve estar ligado ao significado maior do trabalho e deve encará-lo sempre como um desafio. Para isso, a comunicação é fundamental. Como diz o ditado que cai perfeitamente neste caso: é melhor pecar pelo excesso de comunicação do que pela falta.

• A individualidade e a diversidade da equipe devem sempre ser respeitadas. Vale lembrar que todas as equipes, sem exceção, são formadas por pessoas que possuem histórias de vida, conhecimentos e experiências bem diferentes e únicas. O líder, além de aceitar, deve estimular essas diferenças, fazendo com que cada um dê o seu melhor. Em um time de futebol, por exemplo, cada jogador possui um talento diferente e todos possuem o mesmo alvo: o gol. E assim também deve ser uma equipe de trabalho.

• Não se esqueça de motivar e reconhecer os talentos à sua volta. Normalmente, as equipes vão perdendo o entusiasmo com o tempo. O líder deve cuidar para que isso não aconteça. Novos desafios devem ser propostos sempre. E é fundamental que você saiba reconhecer o que cada profissional está realizando de valor para a empresa.

• Não se engane. Não há como evitar: você terá mesmo que aprender a lidar com conflitos. Quando se está em grupo é natural que haja choque de opiniões e personalidades. O seu desafio é saber valorizar essas diferenças, fazendo dos motivos do conflito um bom motivo para crescer e superar as adversidades. Em uma equipe não deve haver competições improdutivas.

Page 30: Apostila - Lideranca

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 30

Benefícios do Trabalho em Equipe

Uma equipe bem afiada e com um bom profissional na liderança só pode trazer bons resultados para uma organização. Trabalhar em equipe significa utilizar as melhores competências de cada integrante. Um é bom em uma coisa, o outro possui uma especialidade diferente... E um completa o outro. Todas as características somadas têm tudo para formar uma equipe eficiente. Só depende de o líder saber gerenciar tudo isso da melhor forma possível.

Efeitos da boa Liderança

Os membros da equipe se sentem mais valorizados: cada um deles sente que realmente faz diferença para o sucesso da organização. Essa diferença pode até ser pequena, mas isso não importa. As pessoas entendem que o que elas fazem tem sentido e significado.

Aprendizagem e competência valorizadas: os bons líderes valorizam a evolução constante, a atualização de conhecimentos e o crescimento pessoal e profissional. Isso contribui para que as pessoas não se acomodem, buscando sempre um maior desenvolvimento.

Os profissionais se sentem parte de um todo: onde existe liderança, existe uma equipe. As pessoas se sentem dentro de uma família e formam uma unidade, um time. Compartilham um forte "senso de comunidade".

Page 31: Apostila - Lideranca

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 31

Trabalho entusiasmante: onde há uma liderança eficiente o trabalho se torna mais estimulante, desafiador e divertido. As pessoas são estimuladas por meio da identificação e da compreensão.