apostila libras i-2011

51
ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE ENSINO ESPECIAL

Upload: pollyanna-franca

Post on 29-Dec-2015

94 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

ESTADO DE GOIÁS

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

COORDENAÇÃO DE ENSINO ESPECIAL

Agradecemos a Deus pela oportunidade de podermos, em equipe, executar nossos trabalhos.À professora Milca pelo interesse e apoio prestado ao CAS.A toda equipe da Superintendência de Ensino Especial - SUEE, na pessoa do Senhor Sebastião

Donizete pela atenção e presteza no atendimento e encaminhamento das ações necessárias à execução desta produção.

À Superintendência de Ensino a Distância - SUED, pelo trabalho em parceria, o qual possibilitou a impressão deste material.

À professora Meranda pelo carinho e eficiência na condução dos trabalhos.Agradecimentos especiais a toda a equipe do CAS, ao Curso Chaplin e à Associação dos Surdos

de Goiânia - ASG, sempre dedicados e presentes nas avaliações, correções e sugestões durante a confecção deste material.

À Moema Públio de Souza Baiocchi, pela eficiente dedicação e correção formal desta edição.

AGRADECIMENTOS

O Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez - CAS/Goiás iniciou suas atividades em outubro de 2005, a partir de uma parceria entre o Ministério da Educação e Cultura (MEC), a Secretaria de Educação Especial (SEESP) e a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEE) através da Superintendência de Ensino Especial-SUEE.

Desde então, oferece cursos de Libras, Português para surdos destinado a professores de recursos e Intérprete de Libras. Atende também a educandos surdos nas disciplinas Libras e Português, no contra turno escolar, além de avaliar profissionais intérpretes que já estão atuando nas escolas ou que pretendem atuar. Constam ainda do projeto do CAS/Goiás, em implantação, cursos de formação para instrutor de surdo de Libras; pesquisa, produção e divulgação de tecnologias e materiais de apoio didático-pedagógicos para adaptações curriculares, além da promoção de um espaço de convivência que favoreça a integragração entre pessoas surdas e ouvintes.

A proposta pedagógica deste centro é maximizar a comunicação em Língua de Sinais, através de cursos contextualizados, ministrados por profissionais capacitados considerando não somente o aprendizado dos sinais (léxico da Libras) como também o da estrutura lingüística desta língua.

Este material didático impresso, é produzido especialmente para o curso de capacitação em Libras, construído a partir de pesquisas e consultorias junto à comunidade surda de Goiânia. A equipe do CAS espera que este material possa contribuir para a aprendizagem e a maior divulgação da Libras no Estado de Goiás. Esta equipe continuará incansavelmente a buscar novos materiais e novas metodologias de ensino da Libras para atender à proposta pedagógica deste centro e à expectativa dos cursistas.

Equipe de Elaboração

É considerada como surda aquela pessoa que, por ter perda auditiva, compreende o mundo e interage com ele o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura e sua identidade principalmente pelo uso da LSB, mais conhecida como Língua Brasileira de Sinais(Libras). Segundo Lucinda Ferreira Brito (1997), as línguas de sinais são línguas naturais. Assim como as línguas orais, elas surgiram espontaneamente da interação entre pessoas e permitem a expressão de qualquer contexto: descritivo, emotivo, racional, literal, metafórico, concreto e abstrato. Ou seja, elas permitem a expressão de qualquer significado decorrente da necessidade comunicativa e expressiva do ser humano.

As línguas de sinais distinguem-se das línguas orais porque se utilizam de um meio ou canal visual-espacial e não oral auditivo. Assim, articulam-se espacialmente e são percebidas visualmente, ou seja, usam o espaço e as dimensões que ele oferece na constituição de seus mecanismos “fonológicos”, morfológicos, sintáticos e semânticos para veicular significados, os quais são percebidos pelos seus usuários através das mesmas dimensões espaciais.

A legislação determina a inclusão da Libras como disciplina curricular, a formação do instrutor e do professor de Libras em nível superior (com prioridade das pessoas surdas para o ingresso nesses cursos), a formação do tradutor e do intérprete de Libras, a difusão e a utilização da Libras e da Língua Portuguesa e a facilitação do acesso das pessoas surdas à educação, entre outras providências.

Lideranças surdas de todo o Brasil têm se articulado junto à Federação Nacional de Educação e Integração do Surdo (FENEIS) e ao Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) com o objetivo de pesquisar e desenvolver técnicas de ensino da Libras. Em parceria com o MEC, a FENEIS tem promovido cursos de capacitação, curso básico de LIBRAS e cursos para Professores/Intérpretes.

Considerando o exposto acima, pode-se compreender o esforço na divulgação da LIBRAS e a luta pelo respeito da sociedade pela língua de sinais, assim como a preocupação dos profisionais envolvidos e da comunidade surda com a capacitação de recursos humanos para o ensino dessa língua, que representa a Identidade e Cultura Surda Brasileira.

* Referência bibliográfica- BRITO, Lucinda Ferreira et al - (P. Ex.) Lingua Brasileira de Sinais - Volume III - Série Atualidades Pedagógicas - Brasília: SEESP, 1997

Equipe de Elaboração

1. Histórico da Educação dos Surdos2. Informações Básicas ao Cursista3. Os Parâmetros da Libras

� Alfabeto Datilológico e Numerais

� Configurações de Mão na Libras

� Verbos

� Pronomes Pessoais

� Pronomes Possessivos

� Advérbios de Afirmação / Negação

� Léxicos do Dia-a-dia

� Pronomes Interrogativos

� Advérbios de Tempo

� Dias da Semana / Meses

� Pronomes Interrogativos

� Numerais Ordinais

� Familia

� Profissionais da Escola

� Objetos Escolares

� DisciplinasBibliografia

venda proibida - distribuição gratuita 06

07

0910

12

15

21

25

30

37

19

23

29

31

43

45

49

19

17

13

11

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAAPOSTILA SEM A AUTORIZAÇÃO DO CENTRO DE CAPACITAÇÃO DE

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM SURDEZ - CAS

As pessoas surdas foram consideradas, por muitos anos, incapazes de aprenderem e não freqüentavam estabelecimentos escolares. Os surdos, principalmente os que não falavam, eram excluídos da sociedade, sendo proibidos de casarem-se, possuir ou herdar bens e viver como as demais pessoas. Assim, privados de seus direitos básicos, tinham sua sobrevivência comprometida.

Abaixo estão relacionados os principais registros que temos sobre a História da Educação dos Surdos:

No final do século XV:

������Não havia escolas especializadas para surdos;��Pessoas ouvintes tentavam ensinar aos surdos, como:- Gerolamo Cardamo, italiano, que utilizava sinais e linguagem escrita; - Pedro Ponce de Leon, monge beneditino espanhol, que utilizava treinamento de voz e leitura labial, além de sinais.

Séculos XVI a XIX:

Alguns professores dedicaram-se à educação dos surdos, entre eles Ivan Pablo Bonet (Espanha), Abbé Charles Michel de I'Epée (França) que fundou em Paris a primeira escola pública para surdos-mudos em que utilizavam uma língua de sinais, Samuel Heinicke e Moritz Hill (Alemanha), Alexandre Gran Bell (Canadá e EUA) e Ovide Decroly (Bélgica).

Esses professores divergiam quanto ao método para o ensino dos surdos. Uns eram favoráveis à priorização da língua falada, O Método Oral Puro, e outros ao Método Combinado, em que mesclavam a língua de sinais, já conhecida pelos alunos, e o ensino da fala. Em 1880, no Congresso Mundial de Professores de Surdos, em Milão, na Itália, definiu-se pelo ensino dos surdos pelo Método Oral Puro. A. J. de Moura e Silva, professor do INES, visitou o Instituto Francês de Surdos em 1896, como enviado do governo brasileiro, para avaliar a decisão do Congresso de Milão sobre o Método Oral Puro e concluiu que ele não era funcional para todos os surdos.

Em 1857, Hernest Huet, professor francês surdo, partidário de I'Epée, que utilizava o Método Combinado, veio para o Brasil, a convite de D. Pedro II, para fundar a primeira escola para meninos surdos de nosso país. O Imperial Instituto de Surdos Mudos, hoje INES, mantido pelo Governo Federal, atende em seu Colégio de Aplicação crianças, jovens e adultos surdos, de ambos os sexos. A partir de Huet, os surdos brasileiros passaram a contar com uma escola especializada para sua educação e tiveram a oportunidade de criar a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), que mesclou a Língua de Sinais Francesa e os sistemas de comunicação já usados por surdos de outras localidades.

Século XX:

Aumentou o número de escolas para surdos em todo o mundo. No Brasil, foram criados o Instituto Santa Terezinha, em São Paulo, para meninas surdas, a Escola Concórdia em Porto Alegre, a Escola de Surdos, em Vitória, o Centro de Audição e Linguagem “Ludovico Pavoni” (CEAL/LP), em Brasília; e várias outras que, assim como o INES e a maioria das escolas de surdos do mundo, adotaram o Método Oral.

07venda proibida - distribuição gratuita

A garantia do direito de todos à educação, a propagação das idéias de normalização e de integração das pessoas com necessidades especiais e o aprimoramento das próteses otofônicas fizeram com que as crianças surdas de diversos países passassem a ser encaminhadas para as escolas regulares.

A organização em âmbito mundial de pessoas portadoras de necessidades especiais, não só garantiu os seus direitos enquanto cidadãos, como favoreceu a divulgação de suas reinvidicações que, no caso dos surdos, são: respeito à língua de sinais, direito a um ensino de qualidade, acesso aos meios de comunicação, através de legendas e do TDD e serviços de intérpretes, entre outras;

Os surdos assumiram a direção da única Universidade para Surdos do mundo, a Gallaudet University Library, em Washington, EUA, e passaram a divulgar a Filosofia da Comunicação Total. Mais recentemente, com os avanços nas pesquisas sobre surdez, linguagem e educação dos surdos, eles passaram a preconizar a Filosofia da Educação Bilingüe, que defende o acesso da criança surda, o mais precocemente possível, a duas línguas: à língua de sinais e à língua de seus pais.

Os surdos lutaram por décadas pela oficialização da Língua Brasileira de Sinais (LSB) enquanto ensinava essa língua aos ouvintes. O projeto de Lei para o reconhecimento da Libras iniciou sua tramitação no Congresso nacional em 1991. O projeto foi aprovado e, transformado na Lei 10.436, foi sancionado em 24 de abril de 2002. A Lei reconhece a Libras como meio legal de comunicação e expressão. A regulamentação desta lei foi publicada com o decreto nº.5626/05, em dezembro de 2005. Essa legislação é um marco legal e histórico na educação dos surdos brasileiros, que passaram a ter assegurado, de fato e de direito, seu acesso à educação de qualidade.

Equipe de Elaboração

08 venda proibida - distribuição gratuita

POLEGAR

INDICADOR

MÉDIO

ANULAR

MÍNIMO

ANTEBRAÇOBRAÇO

DORSO DA MÃO PALMA DA MÃOPALMA PARA TRÁS

(PALMA PARA DENTRO)

PALMA PARA ESQUERDA

PALMA PARA DIREITA PALMA PARA CIMA

PALMA PARA BAIXO

PUNHOPULSO

PALMA PARA FRENTE(PALMA PARA FORA)

09venda proibida - distribuição gratuita

��Língua de sinais: É a língua utilizada pelas comunidades surdas. A língua de sinais apresenta as propriedades específicas das línguas naturais, sendo, portanto, reconhecida pela Lingüística. A língua de sinais é visuoespacial e baseia-se nas experiências visuais das pessoas surdas

��Língua de sinais brasileira: É a língua utilizada pelas comunidades surdas brasileiras.

��Libras: É uma das siglas para referir a língua de sinais brasileira (LÍngua BRAsileira de Sinais). Esta sigla é difundida pela Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos - FENEIS

��LSB: É outra sigla para referir-se à língua de sinais brasileira (Língua de Sinais Brasileira). Esta sigla segue os padrões internacionais de denominação das línguas de sinais.

O que é denominado de palavra ou item lexical nas línguas orais-auditivas é denominado “sinail” nas línguas de sinais. Ele é formado a partir da combinação do movimento das mãos em uma posição determinada e em um determinado local que pode ser uma parte do corpo ou um espaço em frente ao corpo. Estas combinações para articulação das mãos, que podem ser comparadas aos fonemas e às vezes aos morfemas, são chamadas de parâmetros.

Portanto, nas línguas de sinais podem ser encontrados os seguintes parâmetros:

Configuração das mãos: é a forma que a mão assume ao realizar um sinal. São ao todo, 64 configurações, das quais fazem parte o alfabeto e os números.

Ponto de articulação: é o local em que incide a mão predominante configurada, podendo esta tocar alguma parte do corpo ou estar em um espaço neutro vertical (da altura da cintura até à cabeça) ou horizontal (à frente do emissor). Os sinais TRABALHAR, BRINCAR e CONSERTAR são feitos no espaço neutro e os sinais ESQUECER, APRENDER e PENSAR são feitos na testa;

Movimento: os sinais podem ter ou não movimento. Os exemplos acima têm movimento, com exceção de PENSAR que não tem movimento, assim como por exemplo, AJOELHAR e EM-PÉ.

Orientação: os sinais podem ter uma direção e a inversão desta pode significar oposição, contrário ou concordância número-pessoal, como os sinais QUERER E QUERER-NÃO; IR e VIR;

Expressão facial e/ou corporal: muitos sinais, além dos 04 parâmetros acima, têm como traço diferenciador a expressão facial e/ou corporal, como, por exemplo, os sinais ALEGRE e TRISTE. Há sinais feitos somente com a bochecha como, por exemplo, LADRÃO e ATO-SEXUAL.

O sinal nasce da combinação destes 04 ou 05 parâmetros. Falar com as mãos é, portanto, combinar estes elementos que formam as palavras e frases em um contexto. Para conversar, em qualquer língua, não basta conhecer as palavras. É preciso aprender as estruturas que transformam as palavras em frases.

10 venda proibida - distribuição gratuita

11venda proibida - distribuição gratuita

ALFABETO MANUAL DA LIBRAS

A B C D E FÇ

H I J K LG

M N O P Q R

T U V X W YS

Z

NUMERAIS

1 2 3 4 5

6 7 8 9 0

12 venda proibida - distribuição gratuita

CONFIGURAÇÕES DE MÃO DA LIBRAS

1 2 3 4 5 6 7

8a 8b 9 10 11 12 13 14

15 16 18a 18b 19 20 21

22a 22b 23 24 25 2726

28 29a 29b 30 31 32 33

34 35a 35b 36 37a 37b 3938

40 41 42 43 44 46a45

46b 47 48 49 50 51b51a

52 53a 53b 54 55 5756

58 59a 59b 60 61 6462 63 17

Errata

APRESENTAR

Mão direita aberta palma para frente, indicador esquerdo na palma da mão direita. Mover as mãos para a direita.

VERBO

Mão esquerda em S horizontal, palma paradentro; mão direita em V, palma para dentro.Tocar os dedos direitos nas costas dos dedosesquerdos.

CONHECER

Mão direita em 4, palma para esquerda em frente ao queixo. Bater a

lateral do indicador no queixo.

13venda proibida - distribuição gratuita

Mão direita em A horizontal, palma para esquerda; mão esquerda aberta horizontal, palma para cima. Mover a mão direita para

frente, sobre a palma esquerda, distendendo os dedos indicador e polegar terminando em L.

COMPRAR

Mãos na configuração 51a horizontal, palma a palma, mão direita acima da esquerda. Fechar as mãos, juntando-as, encostando o mínimo direito

sobre o polegar esquerdo.

CONTAR

GOSTAR

Mão direita aberta, palma para dentro, tocando o peito. Fazer

expressão agradável.

PRAZER

Mão direita aberta, palma para dentro, tocando o peito. Movê-la

descrevendo círculos horizontais nosentido horário.

14 venda proibida - distribuição gratuita

NÃO GOSTAR

Mão direita aberta palma para dentro, tocando o peito. Baixar ligeiramente a mão e movê-la para frente e para direita, virando a palma para baixo, com

expressão negativa.

MOSTRAR

Mão direita aberta palma para frente, indicador esquerdo na palma da mão direita. Mover as mãos para a frente

15venda proibida - distribuição gratuita

A Libras possui um sistema pronominal próprio que pode ser singular, dual, trial, quatrial e plural.

VOCÊ EL@

NÓS - 3 NÓS - 4

EU

NÓS - 2

+VOCÊ - 2NÓS - TOD@ +VOCÊ - TOD@

16

+EL@ - 3 EL@S

+EL@ - GRUPO

O pronome pessoal no singular, utiliza o mesmo sinal (mão na configuração D), diferenciando-

se apenas pela orientação da mão:

- EU: apontar o dedo para o peito do emissor;

- VOCÊ: apontar o dedo para o receptor e olhar diretamente para ele;

- EL@: apontar o dedo para uma pessoa que não esta na conversa ou para um

lugar convencionado, mas não olhar diretamente para esta pessoa/lugar.

No dual a mão ficará em DOIS, no trial em TRÊS e no quatrial em QUATRO

O pronome pessoal no plural tem o sinal para a respectiva pessoa do grupo (1ª, 2ª, 3ª) mais o

sinal GRUPO. Ou a mão em configuração “D” fazendo um semicírculo à frente ou lado do emissor.

venda proibida - distribuição gratuita

17

Os pronomes possessivos, como os pessoais e demonstrativos, também não possuem marca

para gênero e estão relacionados às pessoas do discurso e não à coisa possuída, como acontece em

português.

ME@ ME@

DEL@

SE@

PRÓPRI@

Para a 1ª pessoa, ME@, pode haver duas configurações de mão: uma é a mão aberta com os

dedos juntos, que bate levemente no peito do emissor; a outra é a configuração da mão em P com o dedo

médio batendo no peito. Para as 2ª e 3ª pessoas, a mão tem esta configuração em P, mas o movimento é

em direção à pessoa com quem se fala (2ª pessoa) ou que está sendo mencionada (3ª pessoa).

Não há sinal específico para os pronomes possessivos no DUAL, TRIAL, QUATRIAL e

PLURAL (grupo). Nestas situações são utilizados os pronomes pessoais correspondentes. Exemplo:

NÓS FILH@ = “nosso(a) filho(a)".

venda proibida - distribuição gratuita

18 venda proibida - distribuição gratuita

19venda proibida - distribuição gratuita

SIM NÃOMão esquerda horizontal aberta, palma para cima; mão direita emU. Bater os dedos direitos na palma da mão esquerda.

Mão direita fechada, dedo indicador estendido. Balançara mão para os lados.

TARDE

Mão direita vertical aberta, palma para frente,ao lado direito da cabeça. Mover a mão em um arco para frente e para baixo. Finalizandocom a mão para baixo.

Mão esquerda horizontal aberta, palma para baixo, dedos apontando para direita; mão direita horizontal aberta, palma para baixo, dedos unidos e ligeiramente curva-dos, palma dos dedos tocando o dorso da mão esquerda. Mover a mão direita e frente,encobrindo a lateral do dedo mínimo esquerdo.

NOITE

BOM DIA

Mão direita com os dedos unidos próxima a boca. Mover a mão pra frente abrindo os dedos. Mãos em L, polegaresjuntos. Mover as mãos para os lados, em sentidos opostos

OI TUDO BEM

Com a mão direita, soletrarO-I, levando a mão da esquerda para direita.

Mão direita vertical, palma para dentro, pontas dos dedos unidas emfrente à boca. Mover a mão ligeiramente para frente, distendendo e

separando os dedos. Depois fazer o número 1 (joia).

COM LICENÇA POR FAVOR DESCULPE

20

NOME PRAZER CONHECER

venda proibida - distribuição gratuita

Mão direita em U, palma para frente. Mover a mão para direita,em movimento de pára-continua.

Mão direita horizontal aberta, palma para dentro tocando o peito.

Movê-la descrevendo círculos horizontais, no sentido horário.

Mão direita em 4, palma para aesquerda em frente ao queixo. Bater na lateral do indicadorpróximo ao lado direito do

queixo.

Mãos horizontais abertas palmaa palma, unidas pelas pontas

dos dedos. Movê-las ligeiramente para trás.

Mãos horizontais abertas palmaa palma, unidas pelas pontas

dos dedos. Movê-las ligeiramente para trás.

Enfatizar a expressão facial.

Mão direita em Y, palma paradentro, tocando o queixo.

O pronome interrogativo QUAL é mais utilizado no inicio da frase, mas pode ser também

utilizado no final

Os pronomes interrogativos QUE e QUEM geralmente são usados no inicio da frase, mas o

pronome interrogativo ONDE e o pronome QUEM, quando usado com o sentido de "quem é" ou " de

quem é" são mais usados no final da frase.

ONDE QUAL

21venda proibida - distribuição gratuita

Mãos horizontais palma a palma na configuração 18b. Mover as mãos ao mesmo tempo, levemente para baixo.

Mãos horizontais paralelas palmas para baixo, Mover a s m ã o s p a r a f o r a , terminando com a palma para cima.

QUE / O QUE

Mão direita vertical fechada, palmapara frente, dedos indicador e

polegar distendidos e unidos pelas pontas. Mover a mão para frente,

duas vezes, com expressão interrogativa.

QUEM

Mão direita vertical palma para trás na configuração 18b, na alturada testa. Mover a mão até a altura do queixo. Depois fazer o sinal de

que.

22 venda proibida - distribuição gratuita

23venda proibida - distribuição gratuita

Na Libras não há marca de tempo nas formas verbais, é como se, nas frases, muitos verbos

ficassem no infinitivo. O tempo é marcado sintaticamente através de advérbios de tempo que indicam

se a ação ocorre no presente, passado ou futuro.

Eles vêm no começo da frase, mas podem também ser utilizados no final. Frases no presente

quase sempre não são marcadas. Frases no passado e no futuro devem ser marcadas.

ANTES

ATRASADO DEPOIS

Soletrar A-D-V. Depois mão direita na configuração 47, palma para cima. Fazer um

semi giro com pulso no sentido horário (movimento

horizontal).

ADVÉRBIOS DE TEMPO

Mão esquerda vertical aberta, palma para a direita; mão direita em L,

palma para a frente, ponta do polegar tocando a palma esquerda. Girar a

mão direita para cima, virando a palma para frente.

Mão direita em D horizontal, palma para dentro, diante do ombro direito.

Mover a mão em um arco para cima e para frente.

AMANHÃ

Com o dedo médio, tocar a tempora em direção para baixo

ANTEONTEMMão em L horizontal, palma para baixo, encostando o polegar na bochecha e. indicador para frente. Sem tirar o polegar da bochecha, levar o dedo indicador para trás distendendo o dedo médio.

Mão esquerda vertical aberta, palma para a direita; mão direita em L, palma para a frente, ponta do polegar tocando a palma esquerda. Dobrar a mão direita pelo pulso para baixo, virado a palma para trás.

FUTUROMão direita em F, palma para a esquerda, diante do ombro direito. Mover a mão em um arco para cima e para frente.

MANHÃ

Mão esquerda horizontal aberta, palma para cima dedos para frente;

mão direita em 5, palma para a esquerda. Bater as pontas dos

dedos direitos, na palma esquerda, virando a palma direita para baixo.

24 venda proibida - distribuição gratuita

Mãos horizontais abertas, palmas para dentro. Mover

a mão para baixo, inclinando para cima.

HOJE /AGORA

Mão direita em S, palma para a esquerda Mover a mão direita em arco para frente e para baixo, distendendo os

dedos um a um do mínimo ao polegar.

MADRUGADA

Mão em L horizontal, palma para baixo, encostando o polegar na bochecha e. indicador para frente. Sem tirar o polegar da

bochecha, levar o dedo indicador para trás.

ONTEM

Mão direita vertical aberta, palma para trás, dedos unidos, ao lado direito da cabeça.

Dobrar a mão pelo pulso para baixo.

PASSADO

SEGUNDA-FEIRA

Mão direita em D, palma para a esquerda, diante da face. Mover amão descrevendo um círculo vertical em sentido horário.

Mão direita em V, palma para frente, no lado direito da cabeça. Tocar o lado do dedo indicador na têmpora, duas vezes.

TERÇA-FEIRA

Mão direita em 3, palma para frente, no lado direito da cabeça. Tocar o lado do dedo indicador na têmpora, duas vezes.

DOMINGO

QUARTA-FEIRA

Mão direita em 4, palma para frente, no lado direito da cabeça. Tocar o lado do dedo indicador na têmpora, duas vezes.

25venda proibida - distribuição gratuita

DIASoletrar D-I-A.

SEMANA

Mão direita em D ou 7 do lado direito da testa. Mover a mão para frente e para direita.

Mover a mão direita para baixo, em direção à base do dedo indicador esquerdo

MÊS JANEIRO

Mão direita em J horizontal, palma para baixo. Balançar a mão para direita e para esquerda duas vezes.

MARÇO

Soletrar: M-A-R-Ç-O

26

FEVEREIRO

Mão direita em F vertical, balançando para direita e esquerda.

venda proibida - distribuição gratuita

QUINTA-FEIRA

Mão direita em 5, palma para frente, no lado direito da cabeça. Tocar o lado do dedo indicador na têmpora, duas vezes.

SEXTA-FEIRA

Mão direita em X, palma para trás, do lado direito da boca. Levar o dedo em direção à bochecha duas vezes

SÁBADO

Mão direita em S vertical, palma para esquerda, diante da boca. A b r i r e f e c h a r a m ã o ligeiramente

Mãos paralelas dedos unidos, e mãos em forma de concha, palmas para baixo. Levar os dedos para frente e para trás.

SETEMBRO

27

mão direita em O. Fazendo movimento circular no sentido horário.

OUTUBRO

venda proibida - distribuição gratuita

Mãos em U horizontal, palmas para baixo, movê-las para cima e para baixo, batendo os dedos uns contra os outros.

4

JUNHO

ABRIL

Mão direita em A vertical, próximo ao lado direito do pescoço.Mover a mão para cima e para direita.

Balançar a mão direita em A, para esquerda e para direita, depois tocá-la no peito (aberta).

AGOSTO

MAIO

Soletrar: M-A-I-O

JULHO

Soletrar J-U-L-H-O.

mão direita em N. Movê-la ligeiramente, para cimae para baixo

NOVEMBRO DEZEMBRO

Fazer sinal de Papai Noel

28 venda proibida - distribuição gratuita

Mãos em S horizontal, direita sobre a esquerda. Mover a mão direita sobre

a mão esquerda, descrevendo um círculo vertical, finalizando com a

mão direita sobre a esquerda novamente.

ANO

Mãos em S horizontal, direita sobre a esquerda. Mover a mão direita

sobre a mão esquerda, descrevendo círculos horizontais.

ANO ANO (1 ano)

Mão direita na configuração 14 vertical, palma para esquerda, ponta do indicador próximo aoqueixo. Mover a mão direita

para frente.

O pronome interrogativo COMO é mais utilizado no inicio da frase, mas pode ser também

utilizado no final. O pronome interrogativo POR QUE é mais utilizado no final da frase, mas pode

também ser utilizado no inicio.

O pronome interrogativo COMO, também pode ser utilizado na forma datilológica: C-O-M-O,

em contexto enfático. Não há diferença entre o sinal, nas formas interrogativa e explicativa, do

pronome POR QUE. A função é determinada pelas expressões faciais e/ou corporais.

COMO

29venda proibida - distribuição gratuita

POR QUE

Mãos fechadas, dedos indicadores distendidos. Bater o indicador direito, por sobre

o indicador esquerdo duas vezes.

Mãos horizontais paralelas, palmas para cima na configuração

44. Balançar as mãos horizontalmente ao mesmo tempo.

QUANDO (passado)

Mão vertical aberta, palma para trás,acima do ombro direito. Mover a mão em movimentos circulares

para trás.

QUANDO (futuro)

Mão horizontal aberta, palma para trás,acima do ombro direito. Mover a mão

em movimentos circulares para frente.

1º 2º 3º 4º 5º 6º

7º 8º 9º 10º

Os númerais ordinais de 1º a 9º têm a mesma forma dos cardinais, mas os ordinais possuem

movimentos enquanto os cardinais não. Os ordinais de 1º a 4º têm movimento vertical e os ordinais de

5º a 9º têm movimento horizontal. A partir do numeral 10, não há diferença entre os cardinais e os

ordinais.

30 venda proibida - distribuição gratuita

31venda proibida - distribuição gratuita

Mão direita em C horizontal, palma para cima, dedos tocando cada lado do queixo.

Mover a mão ligeiramente para baixo, unindo as pontas dos dedos.

PAI

Fazer o sinal de Homem e, em seguida, mão direita horizontal fechada, palma para frente, apontando para o lado esquerdo.Beijar o dorso da mão direita.

HOMEM

Mão direita em A, palma para esquerda, polegar destacado. Passar o lado do polegar sobre a bochecha, em direção ao queixo.

MULHER

Fazer o sinal de Mulher e, em seguida, mão direita horizontal fechada, palma para frente, apontando para o lado esquerdo.Beijar o dorso da mão direita.

MÃE

FAMÍLIA

Mãos em F, palma a palma. Movê-las em arco para lados opostos e para frente, finalizando com os mínimos se tocando e as palmaspara dentro.

32 venda proibida - distribuição gratuita

Mão direita em C horizontal, palmapara esquerda, lateral do polegar tocando a testa.

TIO ESPOSO

Unir as mãos pelas palmas e apertá-las.

NAMORADO

Mãos verticais abertas, palma apalma. Balançar, várias vezes,

o dedo médio flexionado.

IRMÃO

Mãos em D horizontal, tocar os indicadores, movendo-os

para frente e para trás

Mão vertical aberta, palma para trás dedos unidos apontando para baixo, polegar tocando a testa. Mover a mão para trás, sobre a testa.

SOBRINHO

Mãos em D horizontal, palmas para baixo, na altura da cintura. Movê-las

alternadamente, para frente e para trás.

PRIMO

FILHO

Mão horizontal aberta, palma para dentro, dedos separados com as pontas apoiadas no peito.Mover a mão pra frente, unindo as pontas dos dedos.

Mão em 5, palma para o rosto, dedos tocando o rosto. Mover a mão para baixo e fechá-la.

ADOTIVO

33venda proibida - distribuição gratuita

Mão direita em C lado esquerdo do corpo. Movê-la para a direita.

CUNHADO

NETO

Mão direita em N, palma para baixo, apontando para esquerda, lateral do indicador tocando o

queixo, duas vezes.

Fazer o sinal de pai e depois 2º.

PADRASTO

Fazer o sinal de homem e mão direita em S horizontal, palma para dentro, abaixo do queixo. Tocar a mão sob o queixo duas vezes.

VOVÔ

JOVEM

Mãos horizontais, abertas, palma para cima, dedos unidos, curvados e inclinados para a esquerda, ao lado

esquerdo do corpo. Flexionar os dedos, duas vezes.

CRIANÇA

Mão direita aberta vertical, palma para a esquerda, dedoa mínimo encostado na boca. Mover os dedos para baixo desde o mínimo

até o indicador, fechando a mão. Depois mão direita aberta, palmapara baixo, dedos para frente, na altura da cintura.

34 venda proibida - distribuição gratuita

OUVIR

Mão direita vertical aberta, palma para frente, acima do ombro direito. Movê-la em direção à orelha direita, fechando em S vertical com a palma para frente.

RESPEITAR

Mão direita aberta horizontal, palma para trás, dedos para a esquerda, em frente à testa.Mover a mão para baixo.

MORAR

Fazer o sinal de casa duas vezes.

SENTIR

Mão direita horizontal aberta, palma para dentro, dedos separados e

curvados. Tocar as pontas dos dedos no peito, duas vezes fazendo

expressão de sentir.

FALAR

Mão direita em P horizontal, palma para dentro, ponta do dedo médio próximo à boca. Mover a mão para frente.

CASAR

Unir as mãos esquerda e direita palma a palma e apertá-las.

35venda proibida - distribuição gratuita

Fazer sinal de casar, depois separa as mãos levando as palmas para fora.

SEPARAR (relacionamento)

36 venda proibida - distribuição gratuita

37venda proibida - distribuição gratuita

ALUNO

Mão direita em A, no alto do braço esquerdo.

Fazer sinal de escola, depois mãos abertas horizontais, palmas para baixo, movê-las para cima e para baixo alternadamente, tocando-as pelos dedos.

1

12

2

Fazer sinal de livro, depois mãos em B vertical, palma a palma. Mover uma das mãos, balançando, para o lado oposto da outra.

BIBLIOTECÁRIA

38 venda proibida - distribuição gratuita

PORTEIRO

Mão em V balançando levemente para os lados, sobre o pulso da outra mão. Mãos em B encostadas pelo indicador,palmas pra frente. Uma das mão para trás, invertendo-se a posição, finalizando com a palma desta, para trás.

COORDENADOR

Mãos horizontais em C, lado a l a d o . M o v e r a s m ã o s alternadamente para frente e para trás, para lados opostos.

Mão esquerda horizontal aberta, palma pra cima, dedos inclinados para direita;mão direita horizontal aberta, palma para baixo, dedos inclinados para esquerda,

tocando a palma esquerda. Girar a mão direita pelo pulso para cima e para baixo.

Mão direita em R, palma para a esquerda inclinada para frente, tocando o lado di-reito da testa. Mover a mão para cima epara direita.

DIRETORCOZINHEIRA (MERENDEIRA)

Mão direita fechada, braço esquerdo estendido, como se segurasse uma

panela. Fazer um movimento circularcom a mão direita.

INTÉRPRETE

Mão em I. Mover a mão em arco para cima e para direita.

INSTRUTOR

39venda proibida - distribuição gratuita

PROFESSOR

Mão em P. Mover a mão em arco para cima e para direita.

PROFESSOR DE RECURSOS

Mão direita em R, sobre a palma da mão esquerda. Levaras duas mãos juntas para frente.

SECRETARIA

Mão esquerda aberta, horizontal palmapara cima, mão direita na configuração53b palma para baixo. Passar as pontas dos dedos de uma mão sobre a palma

da outra, para frente e para trás.SERVENTE

Mãos horizontais abertas, palmas para cima,dedos inclinados uns para os outros, na altura da cintura. Tocar os lados dos dedos mínimosa cada lado da citura, alternadamente, 2 vezes.

VERBOS

AJUDARMão esquerda em D, palma para trás; mão direita vertical aberta, palma para frente, tocando o indicador esquerdo. Movê-las para frente.

CUIDAR

Mãos direita em V horizontal, palma para baixo; mão esquerda fechada com

indicador distendido. Bater o pulso direito sobre o polegar esquerdo,

repetidas vezes.

40 venda proibida - distribuição gratuita

EXPLICAR

Mãos em S horizontal, palma para trás, aos lados da cabeça. Mover as mãos para baixo, distendendo os dedosà partir dos dedos mínimos até o polegar.

ENSINAR

Mãos em S horizontal, palma para frente, diante do peito. Movê-las para frente distendendo e separando os dedos, várias vezes.

FAZER

Mãos em A horizontal, esquerda palma para dentro e direita palma para fora. Bater os polegares um contra o outro, próximo às unhas duas vezes.

41venda proibida - distribuição gratuita

REUNIR

Mãos em R, palma para frente. Movê-las em arco para lados opostos e para frente, finalizando comos mínimos se tocando e as palmas para dentro.

TRABALHAR

Mãos em L horizontal, palmas para baixo,n a a l t u r a d a c i n t u r a . M o v ê - l a s , alternadamente, para frente e para trás, duasvezes.

1

1

2

2

42 venda proibida - distribuição gratuita

Mão direita aberta vertical palma para cima, com a mão esquerda

fazer o movimento tal qual estivesse folheando um livro.

CADERNO

LÁPIS

Mão horizontal fechada, palma para dentro, indicador e polegar distendidos e unidos pelas pontas, próximos à boca. Esfregar a ponta dos dedos.

43

Fazer sinal de escola, depois mãos horizontais em 1, mover as mãos, alternadamente, para cima e para baixo tocando os dedos; depois fazer sinal de coisas.

1

1

2

2

venda proibida - distribuição gratuita

BORRACHA

Mão esquerda horizontal aberta, palma para cima; mão direita em Ahorizontal, palma para baixo, indi-cador destacado, sobre a palma es-querda. Esfregar o indicador para

esquerda e direita.

Mão direita horizontal em D; mão esquerda fechada sobre o indicador da direita. Esfregar o indicador direito com a ponta dos dedos da mão esquerda.

CANETA

Mãos verticais abertas, palma com palma. Abrir as mãos, de modo que terminem lado a lado com as

palmas para cima.

LIVRO

PERGUNTAR

Mão esquerda horizontal aberta, palma para direita; mão direita em D horizontal, palma para baixo, indicador apontado para frente, lateral do indicador direito tocando a base do pulso

esquerdo. Mover a mão direita para frente.

RESPONDER

Mão em R horizontal, ponta dos dedos tocando oqueixo. Mover a mão em um arco para frente e

para baixo.

44

Mãos em Y, palma para dentro,inclinadas uma para outra. Movê-las

em pequenos círculos verticais alternados.

BRINCAR GUARDAR

Mãos horizontais abertas, com palma para baixo, esquerda com dedos apontados para a direita e mão direita com dedos apontados para frente,

atrás da mão esquerda. Mover a mão direita para frente, passando-a sob a palma esquerda.

venda proibida - distribuição gratuita

Mãos horizontais lado a lado na configuração 8b à frente do pescoço. Mover as mãos em lados opostos para fora e juntar os dedos, descrevendo uma régua no ar. Depois braço esquerdo horizontal dobrado em frente ao corpo; mão

direita vertical dedos indicador e polegar unidos pelas pontas. Mover a mão da esquerda para a direita.

RÉGUA

VERBOS

45venda proibida - distribuição gratuita

Mão esquerda em S horizontal, palma para baixo; mão direita aberta horizontal, dedos encurvados palma para cima. Bater os dorsosda mão.

DISCIPLINA ARTES

Mão direita em U sobre a palma da mão esquerda. Levar os dois dedos da mão direita para frente e para trás, enquanto circula a mão

direita em volta da esquerda.

BIOLOGIA

Mão esquerda horizontal fechada. Mão direita sobre o polegar esquerdona configuração 62 depois configuração 53b.

Mão em C vertical, tremendo.

CIÊNCIAS

EDUCAÇÃO FÍSICA

Mãos verticais abertas, palmas para dentro. Aproximando e afastando as mãos dos ombros.

FILOSOFIA

Mão em F vertical na têmpora. Mover a mão em circulos

próximo à cabeça.

46 venda proibida - distribuição gratuita

Mãos em G horizontal, dedões virados um para o outro. Girar asmãos pelos pulsos, porém não completar o giro.

GEOGRAFIA HISTÓRIA

Mão em V, palma para frente. Passar a lateral do indicador para frente no lado da

testa, repetidas vezes.

LITERATURA

Mão direita em L vertical; mão esquerda vertical aberta, palma para direita.Polegar direito encostado na palma esquerda. Levar a mão direita para o lado direito e levemente para baixo, tremendo a mão.

MATEMÁTICA

Mão em M vertical. Movimentá-lalevemente para cima e para baixo.

PORTUGUÊS

Mão horizontal aberta, palma para baixo, dedos separados. Passar o dorso do polegar para baixo sobre o centro do peito, várias vezes.

Mão na configuração 5 vertical, dorso do indicador direito na palma da mão esquerda. Descer a mão direita, permanecendo com a esquerda parada.

REDAÇÃO

APRENDERMão direita em S vertical, palma para esquerda, tocando a tes ta. Abr ir e fec harligeiramente a mão, duas vezes.

Mão vertical, dedos unidos inclinados para dentro, ponta dos dedostocando o lado da testa.Mover a mão para frente e para fora,

fechando-a em A.

SABER

Mãos horizontais abertas, palmas para cima, inclinadas para dentro,

dedos inclinados uns para os outros. Bater duas vezes o dorso dos dedos direitos, sobre a palma

dos dedos esquerdos.

ESTUDAR

47

ENTENDER

Mão direita vertical aberta, palma para esquerda, ponta dos dedos tocando o lado direita da

testa. Balançar a mão ligeiramente para frente

e para trás.

venda proibida - distribuição gratuita

VERBOS

NÃO ENTENDERFazer sinal de entender, balançando a cabeça em sinal negativo.

TER

Mão direita em L vertical. Tocar opolegar no peito várias vezes. Balançando a cabeça em sinal

positivo.

NÃO TER

Mão direita em L vertical. Mover o polegarpara baixo repetidas vezes, balançando a cabeça em sinal negativo.

48

NÃO TER

Mão direita em A vertical polegar distendido. Bater a unha do polegar no queixo, balançando a cabeça em sinal negativo.

venda proibida - distribuição gratuita

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil, Brasília, 1998.

BRASIL, Secretaria de Educação Especial. Língua Brasileira de Sinais/ Organizado por Lucinda

F. Brito et. al.- Brasília: SEESP, 1997. Vol. III (Série Atualidades Pedagógicas).

BRASIL, Secretaria de Educação Especial. Deficiência Auditiva/ Organizado por Lucinda F.

Brito et. al.- Brasília: SEESP, 1997. Vol. I (Série Atualidades Pedagógicas).

LUCHESI, Maria Regina Chirichella. Educação de Pessoas Surdas: Experiências vividas, histórias

narradas. Papirus. Campinas, SP, 2003.

QUADROS, Ronice Muller de. Língua de Sinais Brasileira: Estudos Linguísticos. Porto Alegre:

Artmed, 2004.

VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

FELIPE, TANYA A. Libras em Contexto: curso básico, livro do estudante cursista. Brasília. MEC,

2001.http://www.ines.org.br/ines_livros/FASC7_INTRO.HTM

http://www.feneis.org.br/

49venda proibida - distribuição gratuita