apostila iso 9000

12
Cartilha ISO 9000 Montex Montagem Industrial Ltda.

Upload: vagner-santos

Post on 05-Jul-2015

491 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Boa Apresentação

TRANSCRIPT

Page 1: Apostila Iso 9000

CartilhaISO 9000

Montex Montagem Industrial Ltda.

Page 2: Apostila Iso 9000

O QUE É A ISO?

ISO 9000 é um conjunto de normas que permitem que uma empresa mantenha seus processos cada vez melhores. Aumentado assim a competitividade da empresa.

O QUE SIGNIFICA ISO?

ISO Significa Igual em grego como o objetivo dos países é padronizar as normas de qualidade essa palavra foi colocada como símbolo de padronização das normas. Atualmente mais de 120 países adotam as normas ISO. No Brasil a ISO é representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). As normas ISO foram criada em 1987 e sofreram duas revisões, uma 1994 e outra em 2000.

ISO 9001-2000 está baseada em três requisitos principais que são:

Satisfação do Cliente.

Este é o principal foco da ISO 9001-2000. Não adiante manter uma sistema de gestão e este não proporcionar satisfação dos clientes. Portanto todos os esforços em preparar o sistema de gestão da qualidade deve ter como objetivo principal a satisfação dos clientes.

Indicadores de DesempenhoIndicadores nos ajudam a medir nosso desempenho e nos mostrar onde estamos falhos e o que podemos melhorar.Indicadores servem para tomarmos decisões baseadas em fatos

Melhoria ContínuaNada é tão bom que não possa ser melhorado.Clientes sempre satisfeitos requerem um sistema em contínua transformação e melhoria.

20 1

Page 3: Apostila Iso 9000

ISO 9001-2000 está baseada em três requisitos principais que são:

Satisfação do Cliente.Este é o principal foco da ISO 9001-2000. Não adiante manter uma sistema de gestão e este não proporcionar satisfação dos clientes. Portanto todos os esforços em preparar o sistema de gestão da qualidade deve ter como objetivo principal a satisfação dos clientes.Indicadores de DesempenhoIndicadores nos ajudam a medir nosso desempenho e nos mostrar onde estamos falhos e o que podemos melhorar.Indicadores servem para tomarmos decisões baseadas em fatos

Melhoria ContínuaNada é tão bom que não possa ser melhorado.Clientes sempre satisfeitos requerem um sistema em contínua transformação e melhoria.

QUEM FAZ A QUALIDADE SÃO AS PESSOAS TODOS SOMOS

RESPONSÁVEIS PELA QUALDIDADE

OBJETIVOS DA ISO 9000

Satisfação de ClientesClientes sempre satisfeitos devem ser a tônica dos negócio de uma corporação, eles são a razão da empresa existir.

Ser uma ferramenta de gestão dos NegóciosComo ferramenta de gestão a ISO confere à empresa um modelo de gestão da qualidade através da adoção de uma Política de Qualidade desdobrada em objetivos e indicadores da qualidade.

Ter um modelo de Gestão por ProcessosOs processos de uma corporação são com um conjunto de engrenagens que faz uma máquina funcionar. Para que funcionem adequadamente e conveniente correta lubrificação e cuidados. A ISO 9000 confere à empresa um modelo de gestão por processos onde suas entradas e saídas são apropriadamente controladas e verificada sua eficácia através de adoção de indicadores de qualidade do processo.

19 2

Page 4: Apostila Iso 9000

8.5 MelhoriasEsse item diz que devemos melhorar continuamente nossos processos, para tanto duas ações são necessárias, para melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade

8.5.1 Ação Corretiva

Ação corretiva são providencias tomadas para eliminação de uma não conformidade detectada, evitando assim a sua repetição

8.5.1 Ação Preventiva

São ações para eliminar as causas de possíveis não conformidades antes que elas ocorram.

Objetivos da ISO 9000

Atender aos requisitos do cliente com eficácia. Clientes sempre satisfeitos é sinal que a empresa atende continuamente seus requisitos.

Clientes fator de sobrevivência

Não existe empresa sem clientes e nós trabalhadores não existimos sem a empresa, na realidade podemos dizer que o verdadeiro patrão é o cliente.

Qualidade Total

Qualidade é coisa muito mais de gente do que de máquinas.

192

Page 5: Apostila Iso 9000

Objetivos da ISO 9000Os funcionários se desenvolvem profissionalmente aumentado sua qualificação profissional e posicionamento no mercado

O cliente também ganhaPois sabe que está comprando de uma empresa em que o seu produto é produzido com funcionários qualificados e treinados para o exercício de suas funções

Conscientização

O grande trabalho é conscientizar todos da empresa para a qualidade e em muitos casos quebrar antigos paradigmas que são velhos hábitos que necessitam serem mudados.

318

8.3 Controle de Produto Não Conforme

Esse item diz que a organização deve separar e identificar corretamente produtos não conforme evitando assim seu uso intencional e não intencional.

8.4 Analise de DadosA organização deve coletar e analisar dados para que possa tomar decisões e ações para melhoria dos processos de forma a evitar não conformidades, tais dados são:

• Satisfação dos Clientes;

•Conformidade do produto;

• Características e tendências dos processos;

•Performance dos fornecedores;

Page 6: Apostila Iso 9000

174

8.3 Medição Análise e Melhoria

Devemos medir e analisar o sistema em intervalos periódicos e utilizar essas informações para o planejamento da melhoria

8.1 Generalidades

8.2 Medição e MonitoramentoAs organizações devem

medir e analisar os processos para verificar sua

capacidade de atender os requisitos do clientes isso

inclui:

•Inspeções no recebimento;

•Inspeções no processo ;

•Inspeções do produto;

•Satisfação de Clientes;

•Auditorias Internas;

FornecedoresFornecedores ampliam sua possibilidade de negócios pois se tornam parceiros da empresa com relacionamento mutuamente benéficos.

SociedadeA sociedade ganha pois ao se produzir com qualidade aumentamos riquezas desenvolve-se tecnologias.

Meio AmbienteA natureza também ganha pois quem produz com qualidade também respeita o Meio Ambiente.

Page 7: Apostila Iso 9000

Estrutura da ISO 9001-2000

A ISO 9001-2000 está dividida em 8 Seções

1 Objetivo

2 Referências Normativas

3 Termos e Definições

4 Sistema de Gestão da Qualidade

5 Responsabilidade da Direção

6 Gestão de Recursos

7 Realização do Produto

8 Medição Analise e Melhoria

Vamos falar da Seção 4 a 8 que trata do sistema de gestão da qualidade

516

Quando o cliente fornecer o produto que será utilizado no seu processo a organização deverá ter o devido cuidado com o mesmo. A inspeção e controles aplicados devem refletir o mesmo com as matérias primas adquiridas

7.6 Controle dos dispositivos de Medição e Monitoramento

É conveniente que os equipamentos de medição e monitoramento sejam controlados e calibrados em intervalos periódicos para assegurar que os requisitos do produtos monitorados por tais equipamento sejam confiáveis

Page 8: Apostila Iso 9000

156

7.5 Produção e Fornecimento de Serviço

Esse item diz o que fazer para que organização tenha um processo de produção onde o produto ou serviço seja realizado sob condições controladas, nesses controles estão inclusos:

•Produto

•Matéria Prima

•Recursos

•RH

•Equipamento

•Instruções de Trabalho

Condições controladas são:

•Disponibilidade de Informações sobre o equipamento;

•Dispositivos para monitorar e medir

•Medição das atividades de entrega e pós entrega

E principalmente uma maneira para rastrear o produto.

Item 4 – Sistema de Gestão da Qualidade

Esse item diz a organização deve estabelecer um sistema de gestão da qualidade, sendo esse um conjunto de atividades que visem garantir a qualidade. Basicamente ele fornece o que a empresa tem que fazer para montar um sistema de gestão da qualidade.

Manual da QualidadeTodas as atividades do sistema de gestão da qualidade devem estar documentadas em uma manual da qualidade.Digamos que o manual da qualidade é constituição da empresa com todas as leis da qualidade que a empresa deve seguir.

Page 9: Apostila Iso 9000

714

Outro requisito muito importante e destruir documentação obsoleta, evitando assim que documentos que não valem mais sejam utilizados.

Toda a documentação dos sistema deve ser controlada isso inclui:

•Procedimentos,

•Normas;

•Desenhos;

Portanto todos os documentos do sistema de gestão da qualidade devem ser analisados e aprovados antes da sua emissão

7.3 Projeto e Desenvolvimento

Todas as etapas do projeto e desenvolvimento de novos produtos devem ser controladas. As responsabilidades em cada etapa devem ser estabelecidas, essas etapas são:

•Planejamento do projeto;

•Entradas do projeto;

•Saídas do projeto;

•Análise critica e verificação;

•Validação e alterações;

7.4 Aquisição

Para garantir a qualidade éque o produto adquirido atenda a todas as especificações, para tanto regras de qualificação e seleção de fornecedores devem ser instituídas bem como os critérios de verificação do produto adquirido.

Page 10: Apostila Iso 9000

138

Item 7- Realização do Produto

7.1 Planejamento da Realização do Produto.

Esse item diz que o processo de produção deve ocorrer de forma planejada e cada etapa do processo deve ser registrada de forma a comprovar que o produto atende a todos os requisitos do cliente

7.2 Processos relacionados a clientesTodos os requisitos do cliente devem estar definidos e a organização deve analisar criticamente todos esses requisitos

A organização também deve estabelecer um canal de comunicação com o cliente para verificação de seus pedidos incluindo suas eventuais reclamações.

Item 5 – Responsabilidade da Direção

5.1 Comprometimento da direção.Define quais ações a alta direção deve ter para manter um sistema de gestão da qualidade eficiente.

5.2 Foco no cliente

A alta direção deve assegurar que os requisitos do cliente sejam atendidos com eficácia garantindo continuamente a sua satisfação.

Page 11: Apostila Iso 9000

912

5.3 Política da QualidadeA Política da qualidade é o documento mestre da empresa, nela se reflete o compromisso que a organização tem para com a qualidade. Ela deve ser implementada e mantida, também deve ser de conhecimento de todos da organização e incluir um comprometimento com a melhoria contínua de suas atividades

5.4 Planejamento da qualidade (pensar antes de fazer)

A alta direção deve assegurar que o sistema de gestão da qualidade ocorra de forma planejada para tanto deve:

•Instituir objetivos da qualidade mensuráveis;

•Instituir indicadores de desempenho para monitoramento;

6.3 Infra-Estrutura

A organização deve manter infra-estrutura necessárias para que condições favoráveis a prática da qualidade, devendo incluir:

•Edifício e instalações;

•Espaço de trabalho;

•Equipamentos e máquinas;

•Serviços de Apoio

6.4 Ambiente de Trabalho

A organização deve gerenciar o ambiente de trabalho de forma que esse propicie a pratica da qualidade. Um ambiente de trabalho limpo e seguro aumenta a capacidade que a empresa tem de produzir com qualidade

Page 12: Apostila Iso 9000

Item 6 – Gestão de Recursos

6.1 Provisão de Recursos

Para manter um sistema de gestão da qualidade a organização de prover os recursos necessários, que são:

•Recursos Humanos;

•Financeiros;

•Infra-estrutura

6.2 Recursos Humanos

A competência da pessoas é verificada com treinamento e habilidades adquiridas, educação e experiência. É fundamental que todos da organização tenham consciência de suas atividades e de como elas contribuem para melhoria da qualidade.

5.5 – Responsabilidade, autoridade e comunicação

1110

Cada membro da organização deve saber perfeitamente quais são as suas responsabilidades e isso deve ser comunicado pela alta direção da organização. Além disso deve indicar um membro da empresa que independente de outras responsabilidades realize o ela entre a alta direção e os colaboradores da empresa.

5.6 Análise critica pela direção

A alta direção deve analisar todo o sistema de gestão da qualidade em intervalos regulares e traçar planos de melhoria do sistema.