apostila introdução à ead (parte 1) 2013

19
Licenciatura em Letras. Curso a distância da UFAL-UAB. Introdução à Educação a Distância. Prof. Gonzalo Abio 1 Curso de Letras a Distância Universidade Federal de Alagoas e Universidade Aberta do Brasil I I N N T T R R O O D D U U Ç Ç Ã Ã O O À À E E D D U U C C A A Ç Ç Ã Ã O O A A D D I I S S T T Â Â N N C C I I A A Professor Gonzalo Abio (Centro de Educação, UFAL) [email protected] Maceió 2013

Upload: gonzalo-abio

Post on 18-Dec-2014

2.766 views

Category:

Education


0 download

DESCRIPTION

Primeira entrega de um conjunto de três apostilas utilizadas em uma disciplina introdutória sobre Educação a Distância para alunos que iniciam a carreira de letras espanhol na Universidade Federal de Alagoas pelo sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Curso 2013. As outra duas partes desta apostila são: Parte 2: http://www.slideshare.net/tabano/apostila-introduo-ead-parte-2 Parte 3:http://www.slideshare.net/tabano/apostila-introduo-ead-2013-parte3

TRANSCRIPT

Page 1: Apostila Introdução à EaD (parte 1) 2013

Licenciatura em Letras. Curso a distância da UFAL-UAB.

Introdução à Educação a Distância. Prof. Gonzalo Abio

1

CCuurrssoo ddee LLeettrraass aa DDiissttâânncciiaa

UUnniivveerrssiiddaaddee FFeeddeerraall ddee AAllaaggooaass

ee UUnniivveerrssiiddaaddee AAbbeerrttaa ddoo BBrraassiill

IINNTTRROODDUUÇÇÃÃOO ÀÀ EEDDUUCCAAÇÇÃÃOO AA

DDIISSTTÂÂNNCCIIAA

Professor Gonzalo Abio (Centro de Educação, UFAL) [email protected]

Maceió

2013

Page 2: Apostila Introdução à EaD (parte 1) 2013

Licenciatura em Letras. Curso a distância da UFAL-UAB.

Introdução à Educação a Distância. Prof. Gonzalo Abio

2

ORIENTAÇÕES INICIAIS GERAIS

INTRODUÇÃO

Olá,

Este material instrucional foi preparado para ajudar os alunos que iniciam seus estudos na modalidade a distância. Aqui você encontrará informações, procedimentos e dicas de como se preparar e participar do curso.

O conteúdo deste texto está dividido em diversas recomendações para: - Antes do início das aulas - Durante o curso - Recomendações na hora de participar de: · Chats · Para obter ajuda

Leia este Manual com atenção e mantenha-o sempre à mão para consultá-lo quando tiver alguma dúvida acerca do funcionamento e dinâmica do curso.

ANTES DO INÍCIO DAS AULAS

Preencha este breve questionário online

Para obter informações prévias dos alunos participantes neste curso e poder direcionar melhor as atividades que serão realizadas, queremos que você preencha este pequeno questionário online, seguindo o link do polo em que estudará.

- Se você é aluno do polo de Arapiraca, clique aqui ou copie e cole este link no seu navegador web. http://bit.ly/1g62XJG

- Se você é aluno do polo de Maceió, clique aqui ou copie e cole este link no seu navegador web. http://bit.ly/1onHY5U

- Se você é aluno do polo de Maragogi, clique aqui ou copie e cole este link no seu navegador web. http://bit.ly/NqwWyZ

Page 3: Apostila Introdução à EaD (parte 1) 2013

Licenciatura em Letras. Curso a distância da UFAL-UAB.

Introdução à Educação a Distância. Prof. Gonzalo Abio

3

Faça algumas leituras prévias

Enquanto aguarda o início das aulas, você pode preparar-se lendo e refletindo sobre este texto bem curto que trata sobre a administração do tempo, elemento crítico em educação a distância - e na vida em geral. Bastante prático e objetivo, esse texto resume o conteúdo de um livro do prof. Eduardo Chaves intitulado: “Administrar o tempo é planejar a vida”, acessível desde http://bit.ly/107uFrS

Um resumo desse texto de Chaves (1998) pode ser visto em uma apresentação que está em http://slidesha.re/ZspnYR

Programe seu tempo e organize sua agenda para as próximas semanas

A disciplina de “Introdução à Educação a Distância” tem uma carga horária de 60 horas distribuída em várias semanas. Consulte a programação geral do curso e da disciplina. Certamente você deve ter levado em consideração que terá disponibilidade de tempo para fazer um curso universitário a distância, utilizando algumas horas diárias por semana e também os sábados e domingos. Não é fácil. Por isso é tão importante fazer um planejamento e saber aproveitar as horas livres para realizar os estudos que demandará este curso de longa duração.

Antes do início do curso, organize sua agenda diária e semanal de modo a reservar o tempo necessário para fazer o curso. Ao fazer isso, procure aproximar-se ao máximo da situação ideal: 2-3 horas por dia útil. No entanto, se sua agenda semanal não lhe permite separar esse tempo nos dias úteis, pense na possibilidade de utilizar algumas horas nos finais de semana, mas sempre pensando que nos finais de semana muito provavelmente haverá necessidade de ir ao polo de educação a distância para ter encontros presenciais com outros alunos, professores e tutores..

Talvez haja algum dia em que você não disponha dessas várias horas mas consiga reservar pelo menos 1 hora, nesse caso, distribua as outras 2 horas ao longo dos demais dias. Evite, porém, concentrar as 20 horas de cada semana em 2 ou 3 dias apenas. A natureza

Page 4: Apostila Introdução à EaD (parte 1) 2013

Licenciatura em Letras. Curso a distância da UFAL-UAB.

Introdução à Educação a Distância. Prof. Gonzalo Abio

4

assíncrona da interação na sua turma virtual exigirá um acompanhamento frequente e se possível diário.

Pense que os alunos dos cursos presenciais muito provavelmente gastam entre uma e duas horas, às vezes mais, para ir até a universidade todos os dias, além do tempo nas aulas e o tempo dedicado no estudo. Considerando que a carga horária do curso que você tem não é menor que a de um curso presencial, é por isso necessário que administre muito bem seu tempo diário dedicado aos estudos.

Fonte: Enchanting Greenlake House. Flickr. http://www.flickr.com/photos/43293254@N02/8322028771

Não é mentira que um curso de graduação a distância permite uma maior flexibilidade nos horários de estudo, mas isso não quer dizer que um curso nessa modalidade de ensino será mais fácil ou com menos responsabilidades que um curso presencial. Algumas instituições tentam “vender” os cursos a distância passando esse tipo de imagem ou sensação, mas não podemos confundir flexibilidade com facilidade ou falta de comprometimento. Por isso é nossa insistência em que você administre bem seu tempo e planeje os horários para estudo.

Prepare seu caderno de anotações

Tal como em qualquer curso presencial, é sempre bom dispor de um caderno para fazer anotações. Nele, você poderá registrar as descobertas que for fazendo com a leitura dos textos e o acompanhamento das discussões, as dúvidas que forem aparecendo, seus questionamentos, os primeiros rascunhos dos trabalhos, etc. Você pode usar um caderno comum, de papel, ou um caderno digital – um ou vários documentos de texto feitos no processador de textos

Page 5: Apostila Introdução à EaD (parte 1) 2013

Licenciatura em Letras. Curso a distância da UFAL-UAB.

Introdução à Educação a Distância. Prof. Gonzalo Abio

5

de seu computador e organizado em pastas devidamente identificadas. O importante é que você possa contar com um instrumento que lhe permita organizar e sintetizar o que você aprenderá neste curso e rever sempre que precisar ou quiser.

Salve, organize e preserve seus trabalhos e arquivos digitais

Ao longo desta carreira universitária você produzirá uma enorme quantidade de trabalhos diversos em formato digital, mas também terá necessidade de coletar e guardar outros textos e materiais multimidiáticos diversos sobre temas de interesse e relacionados com o curso. Além de saber localizar, guardar, organizar e compartilhar essas informações e materiais, que será um dos objetivos desta disciplina inicial, é muito importante que tenha, desde um primeiro momento, um pendrive, se possível, dedicado apenas ao curso, para guardar as tarefas, trabalhos e documentos gerados. O pendrive é tão ou mais importante que o caderno e a caneta.

Sempre é muito bom manter as informações salvas em mais de um lugar (no pendrive e no computador pessoal ou no pendrive e em algum serviço virtual para armazenamento de arquivos, por exemplo, no Google Disco, anteriormente chamado de Google Drive ou o Dropbox, que são dois sistemas para guardar arquivos na Internet que você poderia utilizar para ter sempre seus arquivos salvos. Até o próprio e-mail pode servir para enviar arquivos e guardar lá até sua utilização.

Figura. Um modelo de pendrive para armazenar dados (custo aproximado: entre dezoito e vinte e cinco reais). Observe a porta USB na cabeça dele para inserir ou plugar em uma entrada USB do computador ou tablet. Existem outros modelos e marcas de pendrive. Com um pendrive de 2 ou 4 Gb de capacidade você terá espaço mais que suficiente para guardar uma considerável quantidade de arquivos, mais que suficiente para iniciar seu curso a distância.

Page 6: Apostila Introdução à EaD (parte 1) 2013

Licenciatura em Letras. Curso a distância da UFAL-UAB.

Introdução à Educação a Distância. Prof. Gonzalo Abio

6

ATENÇÃO: Após alguns segundos de ter inserido corretamente o pendrive na entrada USB do computador, deverá aparecer um ícone no lado inferior direito da tela do computador (Veja a figura). Trabalhe acessando as pastas ou arquivos existentes no pendrive ou salvando arquivos criados no computador. Quando finalizar os trabalhos, lembre de desativar o pendrive antes de tirá-lo da entrada USB, clicando nesse ícone que está na tela do computador e depois clicando OK no aviso que aparecerá de “Remover hardware com segurança” (ou similar). É muito importante que não se esqueça de fazer isso antes de retirar o pendrive da entrada USB, para não danificar e inutilizar o pendrive e os arquivos nele guardados. Veja a figura do ícone que deve aparecer no canto direito e inferior da tela do computador e no qual você deverá clicar antes de retirar o pendrive.

DURANTE O CURSO

Observe os objetivos e atividades que devem ser feitas em cada semana

Leia quais são os objetivos e coisas que você deverá estudar na semana e fique atento para os prazos dados para discussão e entrega das possíveis atividades a serem realizadas nesse período de tempo.

Leia os textos-base

Page 7: Apostila Introdução à EaD (parte 1) 2013

Licenciatura em Letras. Curso a distância da UFAL-UAB.

Introdução à Educação a Distância. Prof. Gonzalo Abio

7

A cada unidade do programa da disciplina, você encontrará a indicação de textos que servirão de base para o estudo. Estes textos, todos disponíveis online ou no material impresso, deverão ser lidos por todos os alunos. Até o início de cada unidade, faça uma leitura atenta e cuidadosa destes textos, procurando identificar suas ideias centrais. Nessa leitura, anote as dúvidas e questionamentos que lhe surgirem e destaque as ideias que mais lhe chamarem a atenção. Você pode imprimir estes textos ou lê-los no monitor de seu computador - como preferir.

Acompanhe a discussão dos textos

Pressupondo que cada aluno tenha feito a leitura do(s) texto(s)-base da unidade, o professor fará comentários e levantará para a turma algumas questões para reflexão e debate, procurando dinamizar a discussão de ideias e a troca de informações e opiniões no contexto de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa. Isto acontecerá principalmente por meio dos fóruns específicos na plataforma Moodle ou através de outras ferramentas. Acompanhe atentamente esta discussão, lendo as mensagens enviadas pelo professor e pelos seus colegas. Você pode fazer essa leitura diretamente na tela ou imprimir algumas ou todas as mensagens para lê-las no papel. Isto fica a seu critério, mas não é necessário imprimir tudo o que você recebe.

As mensagens geradas no próprio fórum podem ser recebidas também via e-mail. Por isso, é recomendável consultar o correio eletrônico todos os dias. A discussão poderá gerar uma média de 20 mensagens por dia útil. Isto significa que se você deixar de consultar seu e-mail por 3 dias úteis consecutivos poderá encontrar cerca de 60 mensagens acumuladas. Isso certamente dificultará o acompanhamento da discussão, além do fato de que algumas pessoas já têm dificuldades para administrar esse volume de 20 mensagens diárias, mas lembre que em qualquer momento você também pode deter o envio automático dos e-mails com os comentários produzidos nos fóruns.

Uma outra sugestão é usar ou abrir um endereço de correio eletrônico exclusivamente para o acompanhamento deste curso. Recomendamos o serviço de Gmail (http://www.gmail.com). Uma sugestão é que tenha um e-mail com seu nome e sobrenome (ex. [email protected]) pois e-mails como loirinha.bonitinha o joao.gladiator não dizem muito sobre sua pessoa. Desde o próprio Gmail você poderá concentrar e ler todas as mensagens que tiver em outros endereços de e-mail (opção “Configurações” > “Contas e importação”).

Page 8: Apostila Introdução à EaD (parte 1) 2013

Licenciatura em Letras. Curso a distância da UFAL-UAB.

Introdução à Educação a Distância. Prof. Gonzalo Abio

8

ATENÇÃO: Se trocar seu endereço de e-mail, você mesmo deverá atualizar o e-mail no perfil pessoal do Moodle Para isso, deve seguir o caminho seguinte: clique em participantes, que está na coluna direita no Moodle > clique em seu nome > logo clique na aba “modificar perfil” e mude seu e-mail no espaço correspondente. Também deve atualizar seu e-mail no sistema acadêmico da UFAL. Manter atualizado o endereço de recebimento das mensagens é muito importante.

Contribua para a discussão

Seja um participante ativo e não passivo. A reciprocidade é fundamental para a aprendizagem colaborativa. Se desejamos receber, precisamos estar dispostos a contribuir. Por isto, além de ler as mensagens distribuídas pelo sistema, procure participar ativamente da discussão enviando dúvidas, questionamentos, opiniões ou informações que você julgar relevantes. Sua dúvida pode ser a dúvida de outros colegas e, ao formulá-la e enviá-la para a discussão, você estará permitindo seu esclarecimento diante de todos. O questionamento e o confronto de ideias e opiniões reforçam a necessidade de buscar fundamentos e aprofundar a discussão. Informações alimentam o debate e contribuem para o aprendizado coletivo.

Ao contribuir para a discussão, evite a redundância: se uma pergunta ou dúvida já foi colocada, não é preciso colocá-la novamente. Sinta que a discussão deve fluir como um bordado a várias mãos, em que cada um recebe do outro pano, linha e agulha, acrescenta mais um ponto e passa o bordado ao companheiro seguinte. Perceba que, aos poucos, um hipertexto vai sendo coletivamente redigido através da contribuição de cada aluno, de cada professor.

Observe também que cada unidade tem tema e objetivos definidos. Evite fugir do tema ou sair dos objetivos da discussão.

Leituras complementares: outra oportunidade para contribuir

Em cada unidade do programa, além do(s) texto(s)-base, são encontradas recomendações de leituras complementares. Algumas delas estão disponíveis online. Outras correspondem a artigos de revistas ou livros que estão disponíveis ou podem ser adquiridos via Internet. São textos que, embora não sejam fundamentais para a discussão, são muito úteis para aprofundá-la. O aluno não está

Page 9: Apostila Introdução à EaD (parte 1) 2013

Licenciatura em Letras. Curso a distância da UFAL-UAB.

Introdução à Educação a Distância. Prof. Gonzalo Abio

9

obrigado a fazer estas leituras complementares, mas ganhará muito se dispuser de tempo para fazer algumas delas.

Por outro lado, mesmo quem dispuser de tempo adicional não conseguirá fazer todas as leituras complementares. Por isso mesmo, outra forma de contribuir para a discussão é fazer um breve relato para a turma das principais teses ou informações contidas em um destes textos, ou ainda trazer para a discussão posições ou opiniões neles calcados.

Aqueles que são mais tímidos ou que percebem que aquilo que teriam a colocar a respeito do(s) texto(s)-base já foi posto por outros, podem se utilizar desse recurso para contribuir para o aprendizado colaborativo da turma.

Mostrar curiosidade, além da criatividade e esforço para contribuir e compartilhar novas informações relacionadas com os assuntos que estão sendo discutidos são aptidões e habilidades muito valorizadas nos tempos atuais.

Inclua sua bagagem pessoal

Sendo este um curso universitário, ou seja, para alunos adultos, é muito valorizada a bagagem de experiências e conhecimentos vividos no contexto de atuação de cada um. Isto também é relevante e pode somar à bagagem trazida por outros e às leituras feitas por todos para ajudar todos a aprenderem mais. Não tenha medo e recorra a experiências anteriores reunidas em contextos diversos, leituras feitas em outros cursos, e tudo o que constitui sua bagagem e que forma um conjunto que somente você possui. Assim, contribua também para a discussão em cada unidade e, consequentemente, contribuindo para a aprendizagem de todos. Contamos com suas contribuições, lembre que você é um aluno adulto e pode ajudar muito neste curso com suas experiências e opiniões.

CURIOSIDADE: Procure saber as diferenças entre pedagogia, andragogia e heutagogia e poderá ver quanto são válidas suas experiências prévias e opiniões. Contamos com sua participação no curso para seu crescimento e melhoria.

Tenha sempre à mão seu caderno de anotações

Acostume-se a ter seu caderno por perto, de papel ou digital, sempre que for ler textos e mensagens do curso e consulte-o periodicamente para rever tópicos e avaliar seu progresso.

Page 10: Apostila Introdução à EaD (parte 1) 2013

Licenciatura em Letras. Curso a distância da UFAL-UAB.

Introdução à Educação a Distância. Prof. Gonzalo Abio

10

ALGUMAS RECOMENDAÇÕES PARA AS PARTICIPAÇÕES

CHATS

O curso e realizado fundamentalmente de forma assincrônica, mas eventualmente pode haver um ou mais encontros no chat através do próprio Moodle (chat é uma conversa online que acontece principalmente de forma digitada, embora cada vez é mais comum os vídeo-chats quando a velocidade de Internet o permite. Os encontros para o chat, por exemplo, para esclarecimento de dúvidas, como são sincrónicos dependem de hora marcada para acontecer, mas sendo praticamente impossível que haja um horário em que todos possam participar é por isso, a participação nos chats é facultativa. No entanto, todos podem ter acesso ao conteúdo desses encontros. Uma cópia do registro dos chats (o chamado log) fica disponível através do sistema de chat, logo após o encerramento de cada encontro.

Nas conversas de chat evite monopolizar a palavra e procure ser breve e objetivo. Ao escrever sua participação, quando a palavra lhe for concedida, evite o constrangimento do "silêncio", isto é, da demora na digitação de várias frases enviadas de uma só vez. Pressione a tecla "Enter"

depois de cada frase, utilize reticências quando ainda for prosseguir e indique claramente quando tiver concluído sua intervenção.

Na sala de Moodle do curso haverá duas salas de chat disponíveis para que em qualquer momento os alunos possam conversar e interagir sobre temas relacionados com o curso.

PARA OBTER AJUDA

Sempre que você se defrontar com algum problema, dúvida ou dificuldade de natureza pedagógica ou técnica, você pode escrever para seu professor e tutores. Para isso, use as ferramentas de comunicação disponíveis no ambiente do curso, caso você sinta que o assunto pode ser do interesse de outros colegas, ou use o e-mail pessoal do professor ou tutores, caso você perceba que a questão diz respeito somente a você. No polo também deve ficar sempre por perto um tutor presencial, pode conversar com ele.

Em resumo, para tentar resolver problemas ou dúvidas pedagógicas ou tecnológicas lembre que sempre existem vários canais e níveis de ajuda:

1° - Algum colega próximo (ou familiar) > 2° - O tutor presencial > 3° - O tutor a distância > 4° - O professor.

Page 11: Apostila Introdução à EaD (parte 1) 2013

Licenciatura em Letras. Curso a distância da UFAL-UAB.

Introdução à Educação a Distância. Prof. Gonzalo Abio

11

Também pode e deve consultar o Fórum para dúvidas técnicas existente no Moodle, assim como alguns tutoriais na seção de Recursos de nossa disciplina.

Figura. Aluno ajudando duas colegas que tem uma dúvida sobre utilização da ferramenta fórum do Moodle (foto do autor).

Junte alguns colegas do curso para fazer um grupo de estudos

Claro que o aluno virtual pode e deve ser autônomo, mas independentemente disso é muito recomendável criar um grupo de estudo ou pelo menos ter algum parceiro para o estudo entre os alunos que participam no curso. Dessa forma poderão confrontar diversos pontos de vista, intercambiar dicas e estratégias de estudo, se ajudar uns aos outros, resolver as dificuldades mais facilmente, ter apoio e conversas nos momentos difíceis que com certeza virão. A sensação de sentir que é um membro ativo de uma comunidade (virtual) de aprendizagem é muito importante e até necessária!

Page 12: Apostila Introdução à EaD (parte 1) 2013

Licenciatura em Letras. Curso a distância da UFAL-UAB.

Introdução à Educação a Distância. Prof. Gonzalo Abio

12

Figura. Alunos da UAB-UFAL estudando em equipe em um encontro presencial (foto do autor). CURIOSIDADE: Como uma forma de revisar e sintetizar muitas das coisas que foram ditas até aqui, sugerimos que faça este simples teste da revista Nova Escola: "Você tem o perfil do aluno da Educação a distância?" http://abr.ai/4fl8cO

Para saber mais:

DEMO, Pedro. Estudar, Texto Discutíveis, n. 27. 2010. Disponível em: http://bit.ly/Yo8qkU MARTINS, Ana Rita; MOÇO, Anderson. Educação a distância vale a pena? Nova Escola, ed. 227, Novembro 2009. Disponível em: http://abr.ai/Etpop

ZERO HORA. Guia de estudo a Distância, 03-06-2013. Disponível em: http://videos.clicrbs.com.br/rs/zerohora/videonews/24726

Page 13: Apostila Introdução à EaD (parte 1) 2013

Licenciatura em Letras. Curso a distância da UFAL-UAB.

Introdução à Educação a Distância. Prof. Gonzalo Abio

13

MAIS DICAS # 1

Se você sabe mexer com um computador e navegar pela Internet então não veja estas dicas que são destinadas para aqueles alunos que tem pouco contato com computadores..........

Ainda está aqui meu caro aluno? Então continuemos com algumas recomendações práticas para o manuseio inicial do computador. 1- Vamos usar o mouse?

Com o computador ligado movimente o mouse para a direita, esquerda, para cima e para baixo, para observar o movimento da seta na tela do computador. Observe a posição correta da mão acima do mouse. Não tenha medo, ele não dá choque! ☺☺☺☺

Observou como a seta na tela se moveu de acordo com seus movimentos no mouse?

Isso mesmo. O mouse funciona como um apontador sobre a tela do computador e disponibiliza normalmente quatro tipos de operações:

Movimento Clique Duplo clique Arrastar e largar

O modelo mais comum de mouse possui dois botões. O botão esquerdo é o mais utilizado. A rodinha entre os dois botões serve para movimentar para cima e para baixo a página que estamos olhando (scroll).

Page 14: Apostila Introdução à EaD (parte 1) 2013

Licenciatura em Letras. Curso a distância da UFAL-UAB.

Introdução à Educação a Distância. Prof. Gonzalo Abio

14

Veja na tabela abaixo os diversos tipos de clique que poderá utilizar com o mouse de dois botões:

Tipo de clique

Descrição

clicar

Apertar e soltar o botão esquerdo do mouse uma vez.

clicar duas vezes (duplo clique)

Apertar e soltar duas vezes, rapidamente, o botão esquerdo do mouse.

clicar com o botão direito

Apertar e soltar uma vez o botão direito do mouse.

selecionar texto ou selecionar e arrastar

objetos

Posicionar o ponteiro do mouse em algum objeto da tela, pressionar e manter pressionado o botão esquerdo enquanto move-se o mouse, arrastando o objeto selecionado até o local desejado. Também serve para selecionar textos ou trechos de textos.

Tabela que mostra os diversos tipos de clique que podem ser feitos com o mouse de dois botões.

Page 15: Apostila Introdução à EaD (parte 1) 2013

Licenciatura em Letras. Curso a distância da UFAL-UAB.

Introdução à Educação a Distância. Prof. Gonzalo Abio

15

2- Vamos ver outra coisa importante. Existem umas "teclas mágicas" muito úteis para copiar e colar textos e figuras, por exemplo, de uma página web para um processador de texto. São as combinações de teclas Ctrl + C = copiar a informação selecionada previamente, para depois, com Ctrl + V = colar essa informação ou imagem selecionada em outro programa. Essas combinações de teclas serão muito utilizadas aqui.

Figura A: Teclas Ctrl + C para copiar um texto, imagem ou arquivo previamente selecionado.

Figura B: Teclas Ctrl + V para colar o texto ou imagem selecionado em um outro local ou documento.

.

3- Aprendendo a digitar

Entre as habilidades necessárias para poder realizar um curso a distância estão poder digitar no computador com alguma facilidade. Sabemos que para aqueles que não tiveram até agora acesso a computadores esse é um grande desafio e infelizmente não podemos ajudar muito, mas como nossa intenção é utilizar esta disciplina inicial também com o objetivo de praticar essas habilidades básicas vamos oferecer algumas dicas nesse sentido.

Page 16: Apostila Introdução à EaD (parte 1) 2013

Licenciatura em Letras. Curso a distância da UFAL-UAB.

Introdução à Educação a Distância. Prof. Gonzalo Abio

16

3a. Conhecendo o teclado

Figura. Teclado de computador. Olhe para o teclado do computador ou para esta imagem e identifique suas partes, tentando localizar as seguintes partes: as teclas das letras, a tecla Escape (Esc) para sair ou fechar a janela ou programa atual, as teclas de funções (F1, F2, F3...), as teclas numéricas (no lado direito do teclado), a tecla Enter, as teclas de controle do cursor, as teclas para digitar letras em maiúsculas (Shift ou Capital Lock)) e a tecla Delete para apagar texto, etc.

Pode haver algumas pequenas diferenças entre esta imagem e o teclado do computador que você tiver disponível neste momento.

3b. Jogos e teste de digitação

Depois de observar as letras no teclado sugiro brincar um pouco com dois jogos presentes na seção de jogos do site TypingTest.com (http://www.typingtest.com/games): primeiro, com o Keyman Typing Game (Para começar clique no botão Start Game e depois em Start. Mais tarde recomendamos o segundo jogo chamado Bubbles Typing Game (Jogo para digitar nas bolhas) opção Alphabets (a-z). Também para começar o jogo deve clicar em Start Game.

Pode explorar e praticar com outras atividades desse mesmo site.

3c. Teste de velocidade de digitação

Cansou de jogar ou já tem alguma habilidade? Então, por último, sugerimos que visite a página inicial desse mesmo site http://www.typingtest.com e faça um teste de velocidade de digitação (Typing Speed Test). Para isso, escolha um texto em português e clique em Start Test para fazer o teste em que deverá digitar por um minuto na maior velocidade e correção possível o texto que aparecerá em português. O teste inicia quando você começa a digitar o texto. Compartilhe com seus colegas o resultado que obteve no final de número de palavras digitadas por minuto (WPM). Pode repetir o teste todas as vezes que desejar.

Page 17: Apostila Introdução à EaD (parte 1) 2013

Licenciatura em Letras. Curso a distância da UFAL-UAB.

Introdução à Educação a Distância. Prof. Gonzalo Abio

17

Independentemente do resultado, sempre é possível melhorar essa velocidade e com certeza ao longo destas poucas semanas do curso, com um pouco de atenção e esforço você poderá aperfeiçoar sua prática para digitar, pois consideramos que essa habilidade é de grande importância. Aliás, no final do curso, provavelmente você terá uma avaliação para observar se adquiriu uma velocidade de digitação mínima para aproveitar de forma autônoma um curso a distância como este que está aqui começando.

Lembre que com maior habilidade para digitar você poderá fazer as tarefas com menor esforço e gasto de tempo. Lembre também que não adianta que outro faça as tarefas por você. Não espere pelos outros. Você deverá fazer o esforço e adquirir essa habilidade necessária.

4. Noções de ergonomia e dicas de saúde no trabalho com computadores

Quando você trabalha por várias horas no computador, laptop ou tablet deve pensar em cuidar a posição do corpo e outros detalhes para tentar evitar a aparição de cansaço excessivo, dores nas articulações ou lesões por esforço repetitivo (o temido LER). Seguem algumas dicas que merecem ser observadas e entendidas para sua colocação em prática:

Observe a imagem e as ações que devem ser tomadas no trabalho com computadores

Fonte: http://arbusto15.blogspot.com.br/2012/10/ergonomia.html

Page 18: Apostila Introdução à EaD (parte 1) 2013

Licenciatura em Letras. Curso a distância da UFAL-UAB.

Introdução à Educação a Distância. Prof. Gonzalo Abio

18

Salientamos algumas dicas para evitar alguns dos erros mais comuns:

- Não sente de forma incorreta, não force os pés, nem os deixe pendurados sem apoio;

- Não estique e force sem necessidade o braço que fica com o mouse;

- Não force o pulso da mão que mantém o mouse. Para deixar o pulso em linha reta sugerimos que faça um pequeno rolo com uma toalha de rosto que colocará sob o pulso. Outra solução é o uso de um pad para o mouse com encosto em gel, mas esse encosto em gel não pode ser pequeno, caso contrário o rolinho de toalha pode ser até melhor (e mais barato e fácil de encontrar) ☺

Figura A. Posição não correta do pulso e mão no mouse

Figura B. Posicionamento correto sem forçar o pulso e mão no mouse com ajuda de uma toalha de rosto dobrada

- Regule a altura da tela do computador de forma que a borda superior da tela fique à altura dos olhos;

- Regule a altura da cadeira e a posição dos pés, assim como a distância dos olhos à tela do computador;

- Cuide que o brilho da tela do computador fique confortável (o brilho e contraste podem ser regulados pelos botões que todo monitor possui);

- Não trabalhe com a tela do computador de lado. Sempre deve ficar na sua frente;

- Evite que o brilho das luzes ou do sol incida na tela do computador;

- Evite bater no teclado e apertar os botões com muita força. Substitua esses periféricos se estiverem dando problemas.

- Regule sempre o tamanho das imagens e textos na tela para uma leitura sem esforço (tanto com o zoom do programa de computador

Page 19: Apostila Introdução à EaD (parte 1) 2013

Licenciatura em Letras. Curso a distância da UFAL-UAB.

Introdução à Educação a Distância. Prof. Gonzalo Abio

19

que utilizamos nesse momento, como também utilizando no navegador da web as teclas Ctrl + tecla + para aumentar o zoom ou Ctrl + tecla – para diminuir o zoom).

- Descanse o corpo e olhos cada algum tempo. Exercícios de alongamento são muito beneficiosos para relaxar os músculos e esticar os tendões.

- Quem trabalho muitas horas com computadores deve prevenir os problemas físicos. Não descuide a ergonomia. Fortaleça os músculos e não deixe aparecer as dores!

- Leia outros textos e materiais aqui sugeridos sobre este importante tema.

Para saber mais:

AREASEG. 25 Dicas Ergonômicas para Usuários de Computadores. Material traduzido a partir do "UCLA Ergonomics Program", s/d. Disponível em: http://bit.ly/9h0JxM GONÇALVES, Higor, Ergonomia no trabalho. Youtube, s/d.,Disponível em: http://youtu.be/LT1hFaJpENE HEMPF, Hans-Dieter. Fique em forma no computador: Como relaxar no trabalho. Como evitar problemas de saúde. São Paulo: Editora Manole, 2001.

VALIN, Allan. Ergonomia: como fazer para se posicionar corretamente em frente ao PC. Tecmundo, 16 jan. 2009. Disponível em: http://bit.ly/Ka0I5g

ATIVIDADE: Chegamos no final desta seção inicial que traz alguns comentários orientativos para os alunos que começam seus estudos em um curso semipresencial mediado pelas tecnologias.

Como uma revisão do que aqui foi exposto, sugerimos que faça uma lista com os aspectos que mais tenham chamado sua atenção até aqui e que considere mais importantes. Converse com pelo menos um colega do curso ou com seu grupo de estudo sobre suas opiniões. Lembre que tínhamos recomendado a criação de duplas ou grupos de estudo para incentivo e melhor aproveitamento da disciplina.

Tanto no fórum específico na plataforma Moodle, quanto na comunidade que criamos na rede social Facebook haverá um espaço específico para conversar entre todos sobre estes primeiros pensamentos sobre o curso e eventuais dúvidas ou questionamentos. Participe e contribua com a qualidade de seu curso.