apostila eureka vestibular tô aí

24
Apresentação - Prof. Marlus Geronasso (Língua Portuguesa) Assessoria Pedagógica - Profª. Regina Luque Professores Colaboradores - V oluntários CIÊNCIAS HUMANAS Língua Portuguesa (Yeso) Literatura (Fábio Bettes) Interpretação de Texto (Wella) História Geral (Edilson Chaves) História do Brasil (Mocelin) Geografia Geral (Laércio de Mello) Língua Inglesa (Ricardo Westfhalen) Língua Inglesa (Jomar) Língua Espanhola (Jaime Marinero) CIÊNCIAS EXA T AS Física (Elton Dias Júnior) Física (Toni) Matemática (Kolb) Matemática (Emerson) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Biologia (Geraldo) Biologia (Ricardo) Química (Giba) Química (Mateos) Química (Renato Vaz) APOIO (Eliane Garcia Dias) Geografia (Wanda Sofia) Biologia (Edinilson Rotini) Matemática (Waldemir) Acadêmico de Psicologia www.pr.gov.br/rtve [email protected] ONG EDUC AME BRASIL

Upload: inep

Post on 07-Jun-2015

5.561 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apostila Eureka Vestibular tô aí

1

www.pr.gov.br/[email protected]

ONG EDUC AME BRASIL

Apresentação - Prof. Marlus Geronasso (Língua Portuguesa)

Assessoria Pedagógica - Profª. Regina Luque

Professores Colaboradores - Voluntários

CIÊNCIAS HUMANAS

Língua Portuguesa (Yeso)Literatura (Fábio Bettes)

Interpretação de Texto (Wella)História Geral (Edilson Chaves)

História do Brasil (Mocelin)Geografia Geral (Laércio de Mello)

Língua Inglesa (Ricardo Westfhalen)Língua Inglesa (Jomar)

Língua Espanhola (Jaime Marinero)

CIÊNCIAS EXATAS

Física (Elton Dias Júnior)Física (Toni)

Matemática (Kolb)Matemática (Emerson)

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Biologia (Geraldo) Biologia (Ricardo)

Química (Giba)Química (Mateos)

Química (Renato Vaz)

APOIO

(Eliane Garcia Dias) Geografia (Wanda Sofia) Biologia

(Edinilson Rotini) Matemática

(Waldemir) Acadêmico de Psicologia

www.pr.gov.br/[email protected]

ONG EDUC AME BRASIL

Page 2: Apostila Eureka Vestibular tô aí

www.pr.gov.br/[email protected]

ONG EDUC AME BRASIL

2

Page 3: Apostila Eureka Vestibular tô aí

3

www.pr.gov.br/[email protected]

ONG EDUC AME BRASIL

COMPREENSÃO DE TEXTO - Prof. Wella

As questões de 1 a 4 referem-se ao texto que segue.

A cerveja

A versão nacional de sexo, drogas e rock androll é samba, suor e cerveja. A famosa louragelada se configurou como a bebida número 1quando as indústrias perceberam que eranecessário associar um conceito queestimulasse as vendas. Como as marcas quepatrocinam esportes, as campanhaspublicitárias de cerveja agregaram ao ato debeber a idéia de lazer em grupo. Ao contrário dapinga, ela é uma bebida para ser compartilhadae, com isso, se traduziu como um instrumentode alegria coletiva, uma espécie de combustívelque faz aflorar a característica da festividade docaráter nacional. “Cerveja é amizade,confraternização e descontração, enfim, valoresmuito próximos de nós brasileiros”, defineMarcos Mesquita, superintendente do Sindicerv,Sindicato das Indústrias Cervejeiras. Da décadade 80 para a de 90, os fabricantes enterraramde vez o caráter artesanal da cerveja. Pequenasprodutoras foram compradas e as marcastradicionais investiram em sistemas de produçãomais eficientes, o que ajudou a baratear o custodo produto e aumentar o volume de vendas.Colocá-la como patrocinadora das festas decarnaval foi a estratégia definitiva para alçá-lade vez a paixão nacional. A cerveja é hoje oproduto nacional que mais contribui para asreceitas públicas, cerca de R$ 5,5 bilhões porano, superando os carros e o cigarro.

(Veja, Edição Especial, 021578, 29/12/99.)

01. (UEL-PR) “... as indústrias perceberam queera necessário associar um conceito queestimulasse as vendas.”

Segundo o texto, esse conceito seria:

a) A bebida número 1.b) A loura gelada.c) O rock and roll.d) O samba.e) O lazer em grupo.

02. (UEL-PR) Segundo o texto, é correto afirmar:

a) A cerveja ficou mais barata por causa daprodução artesanal.b) Por causa do alto consumo da cerveja asfábricas pequenas conseguem manter-se nomercado.c) A cerveja contribui muito para as receitaspúblicas, sendo superada apenas pelos carrose cigarros.d) A cerveja passou, definitivamente, a produtomuito apreciado pelo brasileiro quando começoua patrocinar festas de carnaval.e) As técnicas sofisticadas e eficientes deprodução da cerveja atingiram seu auge nasdécadas de 80 e 90, privilegiando, depois disso,a fabricação artesanal.

03. (UEL-PR) As aspas usadas no texto têm afunção de:

a) Enfatizar idéias importantes.b) Isolar informações intercaladas.c) Insinuar que as palavras estão sendo usadasem outro sentido.d) Delimitar expressões de origem estrangeira.e) Marcar discurso direto.

04. (UEL-PR) “Ao contrário da pinga, ela é umabebida para ser compartilhada e, com isso, setraduziu como um instrumento de alegriacoletiva, uma espécie de combustível que fazaflorar a característica da festividade do caráternacional.”“Colocá-Ia como patrocinadora das festas decarnaval foi a estratégia definitiva para alçá-Iade vez a paixão nacional.”

Observados os ajustes necessários, asexpressões aflorar e alçá-Ia podem sersubstituídas, sem alteração do sentido do texto,por:

a) emergir - elevá-Ia à condição deb) delinear - torná-Ia altac) reiterar - transformá-Iad) vir à tona - divulgá-Iae) enterrar - subestimá-Ia

Page 4: Apostila Eureka Vestibular tô aí

www.pr.gov.br/[email protected]

ONG EDUC AME BRASIL

4

LÍNGUA PORTUGUESA - Prof. Yeso

Tópicos relevantes para a prova:

Coesão

a) Ordem dos elementosb) Palavras referenciaisc) Uso de conectivos (conjunções, preposiçõese pronomes relativos).

Léxico

a) Repertório vocabularb) Diferentes sentidos das palavras

Transformações sintáticas

a) Uso de conectivos no período composto(manutenção ou mudança de sentidos entreorações).b) Transposição de discursos.

Verificação de norma culta

a) Concordânciab) Regênciac) Uso de pronomesd) Conjugação e correlação verbale) Ortografia

01. Nascidos na chamada “década perdida”, osjovens de hoje revelam facetas mais complexasdo que se poderia supor. Se os anos 80 ospremiaram com um mundo tenso, os 90 lhesderam a globalização, que pôs essa geraçãoem sintonia com tudo de tudo. Hoje, o início doséculo XXI lhes desvenda caminhos pelosquais eles seguem sem saber exatamentecomo prosseguir. Tomá-los pelas mãos seriauma afronta; abandoná-los, uma temeridade.

Eis o impasse.

Sobre as relações observadas no texto acima,não se pode dizer:

a) As formas pronominais “os”, “lhes” e “los” sereferem, semanticamente, ao mesmo elemento.b) “impasse”, no texto, se refere ao dilema dese considerar o jovem como dependente ouabandoná-lo, sem atenção.c) “pelos quais” tem como referência o termoanterior, “caminhos”.d) A expressão “essa geração” recupera, notexto, a expressão “década perdida”.e) “afronta”, no texto, pode ser entendido como“ofensa”, “ultraje”.

02. As alternativas abaixo operam alterações naconstrução frasal do texto. Assinale aquela quenão pode ser aceita sob o ponto de vistasintático-semântico.

a) Se os anos 80 os premiaram com um mundotenso, os 90 lhes deram a globalização > Aopasso que os anos 80 os premiaram com ummundo tenso, os 90 lhes deram a globalização.b) “lhes desvenda caminhos pelos quais elessem seguem sem saber exatamente comoprosseguir” > lhes desvenda caminhos que elessem seguem sem saber exatamente comoprosseguir .c) “lhes desvenda caminhos pelos quais elessem seguem sem saber exatamente comoprosseguir” > lhes desvenda caminhos pelosquais eles sem seguem sem que saibamexatamente como prosseguir.d) “Tomá-los pelas mãos seria uma afronta;abandoná-los, uma temeridade” > Tomá-lospelas mãos seria uma afronta, mas abandoná-los, uma temeridade.e) “Se os anos 80 os premiaram com um mundotenso” > Se os anos 80 os premiou com ummundo tenso

Page 5: Apostila Eureka Vestibular tô aí

5

www.pr.gov.br/[email protected]

ONG EDUC AME BRASIL

LITERATURA - Prof. Fábio

- MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DEMILÍCIAS (Manuel Antônio de Almeida)

ASPECTOS ESSENCIAIS

Þ “Era no tempo do rei”. – Rio de Janeiro, início doséculo 19Þ Narração em 3.ª pessoa, com um narrador oniscienteÞ Leonardinho – anti-herói (malandro) ou, em certamedida, um herói picarescoÞ Estilo leve, descompromissado e bem humorado,com uma linguagem simplesÞ Final feliz: Leonardo e Luisinha juntos

01. Assinale V ou F nas afirmações a seguir:

1. ( )A escolha pelo foco narrativo adotado écoerente, uma vez que o protagonista écaracterizado como incapaz de refletir sobreos seus próprios atos; logo, seria ilógicosupô-lo capaz de produzir o discursoalinhavador de suas aventuras.

2. ( )Nas intervenções metalingüísticas,percebe-se o tom anti-monárquico e oceticismo do autor, o que aproxima sua visãode mundo a de Machado de Assis. Logo, aobra apresenta contundente crítica social.

3. ( )A obra destoa do Romantismoconvencional, uma vez que os personagensnão são seres idealizados, a ação se passaem ambientes menos nobres e há certo tomirônico, o que confere à obra um certo tomde crítica social.

4. ( )Ao narrar as peripécias do jovemLeonardo, o romance apresenta, com olharcrítico e bem humorado, os costumes dasociedade brasileira da época de D. JoãoVI, marcada por uma certa lassidão de valores,o que permitia às personagens transitar pelouniverso da ordem e da desordem, de acordocom as conveniências, o que reflete a falta deestruturação social do Brasil no século XIX.

5. ( ) Leonardinho, personagem tido como anti-herói, apresenta semelhanças com outrospersonagens marcantes de nossa cultura,como: Macunaíma, personagem do livrohomônimo de Mário de Andrade; Viramundo,de O grande mentecapto, de FernandoSabino: Zé Carioca, dos quadrinhos de WaltDisney; Agostinho, da série televisiva Agrande família.

- DOM CASMURRO (Machado de Assis)

ASPECTOS ESSENCIAISÞ A temática do suposto adultério – a ambigüidade

narrativaÞ Narrativa em 1ª pessoa – “atar as duas pontas da vida”Þ Estilo sóbrio e clássicoÞ A presença da metalinguagem e da intertextualidade

Þ O ceticismo diante da condição humana

02. Assinale V ou F nas afirmações a seguir:

1. ( )A teoria de que a “vida é uma ópera” levao narrador a afirmar: “cantei um duoterníssimo, depois um trio, depois um quattuor(...)”, revelando os amores, afeições eamizades que se entrecruzam durante o livro:duo – Bentinho e Capitu; trio – Capitu,Bentinho e Escobar; quattour: Capitu eEscobar, Bentinho e Sancha. Mas o final da“ópera” é o solo de Bentinho, solitário ecasmurro.

2. ( )O livro pode ser lido como uma espéciede autopsicanálise de Bento Santiago,sobrevivente de uma história de amor comfinal trágico. Ao longo da narrativa que faz,acha-se emotivamente mutilado, por julgar-se traído pela esposa Capitu e o melhoramigo, Escobar.

3. ( )Podem-se identificar duas fases nanarrativa: na primeira, aparentemente, tudoparece acontecer para que Bentinho e Capituse unam e constituam um família; nasegunda, temos um movimento justamenteoposto.

4. ( )Com o retorno d o filho Ezequiel, já adulto,Bentinho reconhece a falta de fundamentopara as suas suspeitas e reconcilia-se como passado.

5. ( )Mais do que fatos, Dom Casmurro é umaobra que nos apresenta a versão dos fatospela voz de seu personagem-narrador. Assim,só conhecemos a personagem Capitu, porexemplo, pela visão do marido que se julgatraído. Logo, além do ciúme e da traição,temas fundamentais desta obra, temostambém a questão da dúvida a respeito doque conhecemos das pessoas e daquilo queelas realmente são.

Page 6: Apostila Eureka Vestibular tô aí

www.pr.gov.br/[email protected]

ONG EDUC AME BRASIL

6

- TERRAS DO SEM FIM (Jorge Amado)

ASPECTOS ESSENCIAISÞ A disputa pela conquista e posse das terras produtivas

para o plantio do cacau, no sul da Bahia: injustiças,opressão, violência

Þ Narrativa dividida em 6 partes: o navio; a mata;gestação de cidades; o mar; a luta; o progresso

Þ A ação ocorre no início do século 20Þ Linguagem simples, sem sofisticações estilísticas;

maior atenção dada ao enredoÞ A mata personificada; o sul da Bahia como um

Eldorado; as cidades comandadas pelos coronéis

03. Assinale V ou F nas afirmações a seguir:

1. ( ) Para a obtenção das terras de SequeiroGrande, os coronéis utilizam-se de meioslícitos e ilícitos, tais como incêndios, caxixes,tocaias e conchavos políticos. O estopim doconflito entre os Badarós e Horácio daSilveira foi a tocaia comandada por aquelesa Firmo, que escapou vivo e buscouproteção de Horácio.

2. ( ) A sociedade de Ilhéus e de Itabuna semoldava de acordo com as vontades doscoronéis: estes indicavam os prefeitos,controlavam os jornais e manipulavam ajustiça conforme seus interesses. Quem oscombatia era a igreja católica, que não securvava perante as maldades e o poderio dehomens como Horácio da Silveira e SinhôBadaró.

3. ( ) Em meio a conflitos sangrentos, tocaias ecaxixes, há no livro alguns casais que seunem por laços afetivos sinceros: Ester edr. Virgílio, capitão João Magalhães eDon´Ana Badaró, Raimunda e Antônio Vítor.

4. ( ) A epígrafe do livro (Eu vou contar umahistória, uma história de espantar), a luavermelha que deixava um rastrosanguinolento no mar (na primeira parte dolivro), a mata misteriosa (segunda parte dolivro) prenunciam um enredo marcado peloconflito sangrento, terminado graças àintervenção do governo federal dividindo asterras entre os coronéis da região epequenos agricultores.

5. ( ) As personagens Raimunda e Don’AnaBadaró representam o contraponto entre acasa-grande e a senzala, herança dopatriarcalismo rural.

- O PAGADOR DE PROMESSAS (Dias Gomes)

ASPECTOS ESSENCIAISÞ A tragédia da incomunicabilidade; a tirania do sistema

contra o indivíduoÞ Tragédia em três atosÞ Sem contextualização histórica precisa (apenas atual)Þ Diálogos curtos, incisivos, marcados pelas distorçõesÞ Salvador (BA), às portas da Igreja de Santa Bárbara; a

peregrinação de Zé-do-Burro

04. Assinale V ou F nas afirmações a seguir:

1. ( ) Zé-do-Burro é uma pessoa pura,ingênua, que deseja viver de acordo com osseus princípios e cumprir a sua promessa.Contra ele, no entanto, levanta-se umaconspiração de pessoas e organizações quenão se conformam com essa pureza e boafé.

2. ( ) A arma utilizada para a eliminação doherói é a persistente e sistemáticadeturpação do verdadeiro significado daspalavras e ações do protagonista,interpretadas erroneamente e utilizadascomo argumentos contra ele próprio.

3. ( ) Os trabalhadores que tentam a vidamelhor nas roças de cacau, no Sul da Bahia,assemelham-se a Zé-do-Burro, personagemde O pagador de promessas, que emigrada capital para o interior do mesmo estado,buscando uma vida melhor, livre dasprivações econômicas.

4. ( ) Em O pagador de promessas (DiasGomes), obra inserida entre as produçõesnacionais contemporâneas, a questãoagrária é um assunto presente ao longo dapeça. Tal questão também foi abordada emoutros momentos de nossa literatura, como:no Pré-Modernismo (Euclides da Cunha),no Romance Regionalista de 30 (JorgeAmado e Graciliano Ramos, por exemplo)e na 3.ª Geração Modernista, com JoãoCabral de Melo Neto.

5. ( ) Dias Gomes, em O pagador depromessas, e Jorge Amado em Terras dosem fim, fazem, cada um à sua maneira,críticas à igreja católica, insensível aoclamores populares.

Page 7: Apostila Eureka Vestibular tô aí

7

www.pr.gov.br/[email protected]

ONG EDUC AME BRASIL

- O SANTO E A PORCA (Ariano Suassuna)

ASPECTOS ESSENCIAISÞ A vida é traição.Þ Gênero dramático; o humor surge dos equívocos;

desfecho feliz para todos, menos para Euricão.Þ Sem contextualização histórica precisa.Þ Diálogos curtos e vivos.Þ Interior do Nordeste.

05. Assinale V ou F nas afirmações a seguir:

1. ( ) A peça dialoga com outras peçasconsagradas da dramaturgia mundial comoAulularia, de Plauto. A genialidade de ArianoSuassuna está no fato de recriar a histórianum ambiente nordestino, captando ouniversal presente nos personagens tãotípicos a esse espaço.

2. ( ) O humor despertado pelos mal-entendidos, o final feliz e o constante climade tensão aproximam esta peça às deMartim Pena, teatrólogo do períodoromântico.

3. ( ) Nas rubricas do texto, percebe-se oforte tom de denúncia social existente napeça, o que a aproxima temática ecronologicamente ao Romance Regionalistade 30.

4. ( ) A necessidade de sobreviver à misériae o sonho de construir seu futuro fazem deCaroba uma estrategista que se sujeita àcondições sem se conformar com elas. Elase mostra profunda conhecedora dosanseios e secretos desejos das pessoas etem a capacidade de gostar de todas elas,apesar das manias e defeitos queapresentam. O final feliz com Pinhão é umprêmio à sua firmeza de propósitos e à suapersistência.

5. ( ) A peça é um exemplar típico da culturanordestina, tanto pela ambientação comopela linguagem simples e direta, que aaproxima da literatura de cordel.

LITERATURA - Prof. Marcelo

(UFPR-2002) Leia os dois poemas de ManuelBandeira.Momento num café

Quando o enterro passouOs homens que se achavam no caféTiraram o chapéu maquinalmenteSaudavam o morto distraídosEstavam todos voltados para a vida.

Um no entanto se descobriu num gesto largo edemoradoOlhando o esquife longamenteEste sabia que a vida é uma agitação feroz e semfinalidadeQue a vida é traiçãoE saudava a matéria que passavaLiberta para sempre da alma extinta.

Irene no céu

Irene pretaIrene boaIrene sempre de bom humor

Imagino Irene entrando no céu:– Licença, meu branco!E São Pedro bonachão:– Entra, Irene. Você não precisa pedir licença.

01. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

( ) Os dois poemas têm como tema a morte,propício a considerações sobre a transcendênciae abordado a partir de elementos cotidianos, oque é um procedimento recorrente na poesia deManuel Bandeira.( ) “Irene no Céu”, assim como “Evocação doRecife” e “Mangue”, traz a evocação de um Brasilde urbanização recente e ainda próximo doperíodo da escravidão, quando as relaçõessociais e humanas eram diversas das que seencontram no Brasil contemporâneo.( ) Na segunda estrofe de “Momento num Café”há referências diretas à tuberculose, doença deque Manuel Bandeira sofria desde a juventude efez de toda sua vida uma espera pela morte que,afinal, só veio na velhice.( ) Em “Irene no Céu”, Manuel Bandeira, aodescrever Irene como “preta” e o ser superior,São Pedro, como um branco a quem ela temque pedir licença, revela uma posturapreconceituosa presente também em “Poematirado de uma notícia de jornal” e “Rondó doCapitão”.( ) O segundo poema representa uma fase decrise espiritual de Manuel Bandeira, já que, ao

Page 8: Apostila Eureka Vestibular tô aí

www.pr.gov.br/[email protected]

ONG EDUC AME BRASIL

8

contrário do primeiro, em que aparece umacrença profunda na vida eterna, nele a alma seextingue, libertando a matéria.

- Leia o poema de Ferreira Gullar -

Na Lagoa

A cidadedebruçada sobreseus afazeres surdade rocknão sabe aindaque a garçavoltou.

Faz pouco, longedaqui entre aveslacustres a notíciacorreu: a lagoarodrigo de freitasestá assim de tainhas!– oba, vamos ládar o arde nossa graça,disse a garça

e veio:

desceudo céu azulsobre uma pedrado aterroa branca filha das lagoas

e está lá agorareal e implausívelcomo o poemaque o gullar não consegue escrever

02. Sobre os versos transcritos acima ebaseando-se em sua leitura do livro “MuitasVozes”, assinale as respostas corretas.

I - Em “Muitas Vozes”, as coisas banais do dia-a-dia, a família, e a própria arte de fazer poesiasão temas trabalhados por Ferreira Gullar.II - Gullar é um poeta exagerado na expressãolingüística de seus sentimentos, e trabalha comuma linguagem que idealiza a natureza.III -Gullar parece partir de elementosautobiográficos para a composição de seustextos poéticos.

IV - Em relação a sua “técnica poética”, Gullar negaas estruturas mais tradicionais da poesia, evitando ojogo rigoroso de rimas e métricas, além de utilizar-se de um vocabulário “comum”, o que o aproximadas idéias do modernismo de 22.Estão corretas as alternativas:

a) I e IIb) II, III e IVc) I, III e IVd) II e IVe) Todas

Acompanhe o trecho do livro Terras do Sem Fim,de Jorge Amado:

A mata dormia o seu sono jamaisinterrompido. Sobre ela passavam os dias e asnoites, brilhava o sol do verão, caíam as chuvasdo inverno. Os troncos eram centenários, umeterno verde se sucedia pelo monte afora,invadindo a planície, se perdendo no infinito. Eracomo um mar nunca explorado, cerrado no seumistério. A mata era como uma virgem cujacarne nunca tivesse sentido a chama do desejo.E como uma virgem, era linda, radiosa e moça,apesar das árvores centenárias. Misteriosacomo a carne de mulher ainda não possuída. Eagora era desejada também.

A mata dormia. As grandes árvoresseculares, os cipós que se emaranhavam, alama e os espinhos defendiam o seu sono.

(Terras do Sem Fim, ed. Record, p. 34)

03. Com base no TEXTO transcrito e a leiturado romance Terras do Sem Fim, pode-seafirmar:

a) Embora seja um autor do século XX, o estilonarrativo de Jorge Amado aproxima-se, pelapreferência na abordagem psicológica de suaspersonagens, à estética realista de Machado deAssis.b) A narrativa de Jorge Amado é estritamenteobjetiva; o autor evita metáforas e comparaçõespoéticas, buscando priorizar as descriçõesdetalhadas dos acontecimentos e dos mínimosgestos de cada personagem.c) Modernista e dono de uma técnica narrativainovadora, Jorge Amado nega, em seus textos,

Page 9: Apostila Eureka Vestibular tô aí

9

www.pr.gov.br/[email protected]

ONG EDUC AME BRASIL

a adjetivação, numa clara intenção de se fazerobjetivo.d) Neste trecho, o autor ironiza a mata.e) Neste trecho, o autor idealiza a mata, numaatitude bastante próxima a dos autoresromânticos do século XIX, como José deAlencar.

LÍNGUA INGLESA - Prof. Ricardo

- Conjugações:

AND BUT THEN

HOWEVER ALTHOUGH

NEVERTHLESS DESPITE

THEREFORE IN SPITE OF

* Only - Just - More - By the way - Always - Never

- Steps! Como trabalhar o texto:

STEP 1 - Separe nomes próprios e números /valoresSTEP 2 - Separe os VerbosSTEP 3 - Separe o vocabulário que você conheceSTEP 4 - Separe o título e a fonte

01. (UFPR) - Pilot's agony on tape in crash Crash investigators at the site of the USAirdisaster near Pittsburg, which all 132 people diedlast week , released a tape recording yesterdayof the pilot’s last desperate struggle to save hisaircraft. Flight 427 was en route from Chicagoto Florida when it crashed seven miles short ofa stopver at Pittsburgh - Pennsylvania. The last intelligible words of Peter Germano,captain of Flight 427, were in tones of nakedterror: “ ... Traffic emergency... Oh shit....Ahhhh,ahhhh, ahhhh ...” “ The actual words do not tell us very muchabout what happened “ said Carl Vogt, of theNational Trasportation Safety Board. He addedthat although sabotage was ruled out, he wasconsidering a bird strike. Even a single goosesucked into na aero-engine can bring down naaircraft. Other possible explanations include runningout of fuel, turbulence and pilot error.

(The Sunday Times, Sept. 11, 1994)

01. What information is in the text ?

01. The place where the plane crashed happened02. The destination of Flight 427.04. The number of people who were killed in theaccident.08. Possible causes of the accident16. The nationality of the captain of Filght 427.32. The pilot’s name.64. The year the plane was built.

02. Based on the text it’s correct to say that:

01. The National Transportation Safety Board wasinvestigating the causes of the plane crash.02. The pilot was listening to a tape when theplane crashed04. Pittsburgh is situated in Pennsylvania.08. Nobody survived from the accident16. The plane was brought down by sabotage32. The disaster happened this year

- Expressions -

01 - PAIN IN THE NECK UM SACO DE AGUENTAR!02 - HIGH AND LOW POR TODA A PARTE!03 - FED UP ENTEDIADO!04 - FEELING BLUE TRISTE!05 - SHAKE IT UP APRESSE - SE!06 - TOP OF THE HEAP MAIORAL - O BOM!07 - PUT IT ON LINE SER FRANCO!08 - IN THE KNOW BEM INFORMADO!09 - LEMON UMA DROGA!!!10 - ANNIE OAKLEY ENTRADA GRATUITA!11- BUZZ TELEFONEMA!12- FOOTLOOSE LIVRE DE “RESPONSAS”!13 - CHICKEN COVARDE!

Page 10: Apostila Eureka Vestibular tô aí

www.pr.gov.br/[email protected]

ONG EDUC AME BRASIL

10

14 - DIRT-CHEAP BARATÍSSIMO!15 - HEAD OVER HEELS IN LOVE TOTALMENTE APAIXONADO!16 - BUTTERFLIES IN THE STOMACH FRIOZINHO NA BARRIGA!!

GOOD LUCK!!

LÍNGUA ESPANHOLA - Prof. Jaime Marinero

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Preste muita atenção nas dicas parainterpretar bem um texto.

1. Os exercícios de Interpretação na verdade sãode ENTENDIMENTO DO TEXTO. Por isso evitededuções pessoais e restrinja-se ao que oselaboradores da prova querem dizer.2.Ao analisar as alternativas ,elimine de cara,as absurdas; procurando prestar atenção nasprováveis corretas.3. Assim que você tiver as respostas possíveis,leia novamente o texto até que não haja maisdúvidas.

TEXTO 1(UFPR – 2005)“La Tribune (Paris). Coca Cola, después de cincoaños de investigaciones sobre sus prácticascomerciales a petición de Pepsi, ha cedido a laspresiones de la Comisión Europea. El gigantede Atlanta ha aceptado en particular suprimir suscláusulas de exclusividad. Sus clientes podráncomprar y vender las bebidas gaseosas de losaprovisionadores que elijan.”

(Disponível em: <http://www.elmundo.es/quiosco>Acesso em: 20 out. 2004.)

01.Com relação ao texto, considere as seguintesafirmativas:I. Antes da decisão da Comissão Européia, osclientes do “gigante de Atlanta” só podiamcomprar as bebidas fornecidas pela Pepsi.II. Pressionada pela Comissão Européia, a Pepsiinvestigou práticas comerciais adotadas pelaCoca-Cola.III. Sob pressão da Comissão Européia, a Coca-Cola não mais impedirá que os estabelecimentos

comerciais comprem e vendam refrigerantes dediversas marcas.

02. Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.b) Somente a afirmativa III é verdadeira.c) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.d) Somente a afirmativa I é verdadeira.e) Somente a afirmativa II é verdadeira.

TEXTO 2

Todas las lenguas, ricas o pobres, tienen unaexpresión que determina, si no el carácter, almenos una manifestación peculiar de la raza opueblo que la usa... EI portugués y el brasileñotienen la palabra “saudade” que abarca por sísola toda la escala graduada del sentimiento,porque permite expresar no sólo la tristeza deuna despedida, la alegría de un recuerdo, ladelicadeza de una emoción, la verdad de unaesperanza, la nostalgia de la patria, esamelancolía de la ausencia, la afección de unaamistad, la fuerza de un vínculo, la sombra deuna pena, la sensación de un afecto o la formade pensamiento imperecedero.“Saudade” es todo eso; “Saudade” no puede sertraducido en ningún idioma con una sola palabra.“Saudade” es vida, es recuerdo, es pena, esalegría, es esperanza, es nostalgia, es vínculo,es amistad, es cariño, es afecto, es todo, porquese puede aplicar a todas las situaciones en queel alma quiere expresar su fuerza, poniendo asu servicio el corazón.“Saudade”’ palabra mágica que los brasileñosusan con las modificaciones que sus espíritusdelicados y su cultura distinguida sabenexpresar...”Saudade”’ alma de un idioma y almade un pueblo que saben sentir y que en suslatidos saben unir sus sentimientos a aquellosque le son queridos.

Alberto Blancas (Argentina)In Curso Práctico de Español.Francisco Frigério. Ed. Arco Iris /

7a.Ed.pg. 106

03. Según el texto anterior, podemos afirmar que:

a) Ningún idioma posee expresiones peculiares.

Page 11: Apostila Eureka Vestibular tô aí

11

www.pr.gov.br/[email protected]

ONG EDUC AME BRASIL

SINO-----> aparecerá “ no “ TODAVIA,PORÉM

PERO = MAS TODAVIA,PORÉM

AUNQUE EMBORA, MESMO QUE AINDA QUE, APESAR DE QUE

PORQUE = QUE PORQUE

ES DECIR,O SEA ISTO É,POR ASSIM DIZER

POR CONSIGUIENTE POR ISSO

Preposiciones

SOBRE - EN - ANTE - TRAS

- Preposición EN-- Antes de Medios de TransporteEjemplo: Viajaré a Madrid EN avión.

- HACIA # HASTA

DE <----------------------> HASTA

HACIA

Pronombres Personales

- Cuidado con los siguientes -

TÚ = TU / VOCÊ Tratamiento Informal

USTED = O SENHOR /A SENHORA Tratamiento Formal

USTEDES = OS SENHORES/AS SENHORAS / VOCÊS

Los artículos

Estudiaremos los DEFINIDOS

- MASCULINOS: EL ............ O LOS ......... OS- FEMENINOS: LA ............ A LAS........... AS

b) “Saudade” indica un acto de falsedad.c) “Saudade” indica, entre otras cosas, unaforma de afecto o cariño.d) Esta palabra -”saudade” – no es típica delos brasileños.e) Ninguna persona tiene dicho sentimiento.

Heterosemánticos - (Falsos Cognados)

Son palabras con escrita igual o muy parecida,pero con significado totalmente diferente.Ejemplos:

1. Rato > Momento2. Ratón > Rato

ALEJADO > AFASTADOLISIADO > ALEIJADO

LARGA > LONGAANCHA > LARGASALSA > MOLHOPEREJIL > SALSA

RUBIA > LOIRAPELIRROJA > RUIVA

CERRADA > FECHADAFECHADA > DATADA

DÉBIL > FRACOFLACO > MAGRO

APELLIDO > SOBRENOMESOBRENOMBRE (APODO) > APELIDO

TALLER > OFICINAOFICINA > ESCRITÓRIO

ESCRITORIO > ESCRIVANINHACUBIERTO > TALHER

TODAVÍA > AINDASIN EMBARGO > TODAVIAMIENTRAS > ENQUANTO

EN CUANTO > ASSIM QUEPRESUNTO > PROVÁVEL

JAMÓN > PRESUNTOACORDARSE > LEMBRAR(-SE)

DESPERTAR > ACORDARAZAR > ACASO

MALA SUERTE > AZAR

Principales Conjunciones

SIN EMBARGO,NO OBSTANTE TODAVIA,PORÉM

Page 12: Apostila Eureka Vestibular tô aí

www.pr.gov.br/[email protected]

ONG EDUC AME BRASIL

12

- NEUTRO: LO ....O

¿Cómo diferenciar El de Lo ?¡ ESTO ES MUY IMPORTANTE !

EL > Cuando nos refiramos a unSustantivo Masculino Singular.

Ejemplo: El libro.

LO > Nunca antes de Subst.Vendrá antes Adjetivos, Adverbios y

Participios.Ejemplo: Lo lindo de Lolita son sus ojos.Espero que vengas lo antes posible.

HISTÓRIA - Prof. Edilson

A IDADE MÉDIA tem início por volta do século Vcom as invasões bárbaras ao Império Romano.Este período tem duração de aproximadamentemil anos e divide-se em Alta Idade Média (séc. Vao XI) que corresponde à primeira metade dosmil anos e sua principal característica é aformação e o crescimento do sistema feudal(ruralização da economia) do ocidente, ou seja,os territórios invadidos e ocupados pelosgermânicos. A outra fase vai do século XI ao XVe caracteriza-se pela vida urbana e um intensodesenvolvimento do comércio, outracaracterística é a grave crise que atingiu parteda Europa medieval levando esse período ao seu“fim”. Período Clássico – 476 a 1453 (tomadade Constantinopla pelos turcos).

IMPERIALISMO é a dominação de um povo(países industrializados) sobre o outro (paísespobres) sob os aspectos políticos, econômicos,culturais etc. Sua concentração se deu empaíses localizados na África e Ásia. Os principaispaíses que participaram dessa corrida peladominação foram a Inglaterra, a França, aAlemanha, a Itália e a Bélgica.COLONIALISMO E IMPERIALISMO: algumasdiferenças. Enquanto o antigo colonialismoconcentrou-se sobretudo entre Portugal e Espanhae que tinham como interesse a obtenção de metaispreciosos e exportação de produtos manufaturados,o imperialismo tinha como característica a procurade matérias-primas industriais – petróleo – carvão eferro.Vai gerar a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

ESTADOS DITATORIAIS: logo após a criseeconômica de 1929, o mundo “deixou” deacreditar na democracia pregada pelos EstadosUnidos da América e “novos” pensamentoscomeçam a surgir no mundo: (Itália) Fascismo– 1922; (Alemanha) Nazismo – 1933; (Rússia)Stalinismo - 1924; (Brasil) Getulismo – 1930.Também em Portugal com Salazar e naEspanha com Franco.As principais características dos regimesnazifacista são a defesa do capitalismo nacional,o antisemitismo, o anticomunismo eantisocialismo.

POPULISMO: o dicionário Aurélio define assim:Bras. Simpatia pelo povo; Bras. Política fundadano aliciamento das classes sociais de menorpoder aquisitivo.Leia um trecho da obra de Maria H. Capelato.Multidões em cena: propaganda política novarguismo e no peronismo. Campinas, SP:Papirus, 1988.“Getúlio Vargas explicitou, em seu discurso de‘Primeiro de Maio’, em 1938, que ‘Ordem eProgresso’ eram suas mais importantesaspirações, acrescentando que ‘um país não éapenas uma aglomeração de indivíduos emterritório, mas é, principalmente, uma unidadede raça, uma unidade de língua, uma unidadede pensamento. Para se atingir esse idealsupremo, é necessário, por conseguinte, quetodos caminhem juntos em uma prodigiosaascensão (...) para a prosperidade e para agrandeza do Brasil” (apud Wolfe 1994, p. 32).

BRASIL – DEMOCRATIZAÇÃO: a DitaduraMilitar do Brasil durou de 1964 à 1985 esseperíodo foi caracterizado pelo uso da força,inexistência de liberdade de expressão eperseguição a qualquer tipo de oposição.Em 1984 tem início o Movimento de Diretas Já!Movimento pela volta das eleições diretas parapresidente da República, o que não ocorreu e onovo presidente foi eleito por um ColégioEleitoral, Tancredo Neves para Presidência eJosé Sarney para vice. Com a morte deTancredo Neves, José Sarney assume – NovaRepública – 1988 passa a vigorar a novaConstituição conhecida como “ConstituiçãoCidadã”, com a volta dos direitos sociais e aliberdade de expressão.

Page 13: Apostila Eureka Vestibular tô aí

13

www.pr.gov.br/[email protected]

ONG EDUC AME BRASIL

“Depois de um século de colonização políticae geográfica, as potências industriaiscomeçaram a colonizar a grande reserva que éa alma humana. Os novos domínios seriam ainteligência, a vontade, o sentimento e aimaginação de centenas de milhares de sereshumanos que vêem cinema, ouvem rádio, vêeme ouvem televisão. A técnica feita indústriapermitiu a consolidação de grandes complexos,produtores e fornecedores de imagens, depalavras e de ritmos, que funcionam como umsistema entre mercantil e cultural.” (BOSI,Ecléa. Cultura de massa e cultura popular,1972.)01. O texto refere-se criticamente ao adventodos meios de comunicação de massa, queinvadem, cada dia mais, o cotidiano dassociedades contemporâneas. Assinale aalternativa que justifica as críticas feitas aosmeios de comunicação.

a) O efeito de sedução dos meios decomunicação de massa tem sua origem nosrecursos formais da literatura erudita, o que, desaída, revela seu caráter antidemocrático.b) Enquanto os meios de comunicação dospaíses altamente industrializados cumprem oobjetivo de democratização do conhecimento,nos países subdesenvolvidos eles se limitam adivertir o público.c) Os meios de comunicação de massa sãoinstrumentos de colonização porque dãosustento ao avanço tecnológico que possibilitao crescimento do poderio econômico de paísesdo Terceiro Mundo.d) Os meios de comunicação de massaaprofundam a desigualdade social, uma vez quesomente os ricos podem consumi-los.e) Mais do que um mero conjunto de tecnologias,os meios de comunicação se sobrepõem àsidentidades sociais tradicionais, impondo seusvalores e seus padrões e levando àhomogeneização da cultura.

HISTÓRIA - Prof. Mocelin

01. (UEPG - PR) - Sobre a cultura helenística,assinale o que for correto:

01) As cidades foram os grandes espaços deflorescimento da cultura helenística; Atenas

continuou servindo de modelo às demais,tornando-se importante pólo de atraçãointernacional.02) A expansão geográfica realizada a partir dasconquistas de Alexandre possibilitou o surgimentoe o desenvolvimento de outros importantescentros urbanos como Alexandria, no Egito, ePérgamo, na Ásia Menor.04) Um traço inovador da cultura helenística foia intervenção direta do Estado nas atividadesculturais, criando instituições que funcionariamcomo centros de produção cultural, escolas emuseus.08) Mesmo que a designação helenística sejausada sobretudo para salientar a influência ori-ental na cultura grega, reconhece-se que aidentidade grega prevaleceu e, posteriormente,expandiu-se pelo mundo.16) Alexandre conseguiu consolidar um impériocoeso e uniforme que, pela sua estrutura,manteve-se íntegro por longo tempo.

02. (UEL - PR) - As três heranças culturais queformaram a Idade Média - a romana, a germânicae a cristã – tinham preconceito em relação aotrabalho. Na sociedade escravocrata romanaprivilegiava-se a dedicação aos prazeresmateriais e às “coisas do espírito” (poesia,filosofia, música); a sociedade germânicavalorizava a riqueza obtida pela conquista; já opensamento cristão identificava o trabalho aoresgate do pecado original. (Adaptado de:FRANCO JR., Hilário. Cocanha. São Paulo:Companhia das Letras, 1998.)Com base no texto e nos conhecimentos sobreo trabalho no medievo, considere as afirmativasa seguir.I. As obrigações dos camponeses variavamconforme a sua condição jurídica (livres,escravos ou servos), mas o século XIcaracterizou-se pela servidão no Ocidenteeuropeu, o que implicou obrigações como acorvéia e o pagamento de várias taxas.II. O trabalho não era condizente com a formaçãoda nobreza. Suas riquezas provinham daexploração dos patrimônios herdados,principalmente terras, e da pilhagem resultantedos conflitos militares.III.O movimento camponês da jacqueriepretendeu a abolição do trabalho, a liberdade deexpressão nos assuntos políticos e religiosos eo estabelecimento de um governo comunal.

Page 14: Apostila Eureka Vestibular tô aí

www.pr.gov.br/[email protected]

ONG EDUC AME BRASIL

14

IV. A partir do progresso agrícola entre osséculos XI e XII, a população, de modo geral,passou a se alimentar mais e melhor, o quepossibilitou o crescimento demográfico e osucessivo dinamismo comercial.V. A ascensão da burguesia, ao final da IdadeMédia, intensificou a rejeição ao trabalho, o quese evidencia no crescimento de movimentosanarquistas nos meios urbanos.Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I, II e IIIb) I, II e IVc) I, III e Vd) II, IV e Ve) III, IV e V

03. (UFSC) - São alternativas corretas referentesaos regimes totalitários europeus:

01) O Estado Totalitário generalizou-se pelaEuropa no período entre guerras como nazismo,fascismo, salazarismo e franquismo.02) O exemplo mais representativo detotalitarismo de direita foi o da Alemanha, ondeAdolf Hitler implantou o governo do PartidoNacional Socialista dos Trabalhadores Alemães(Nazista).04) O quadro “Guernica” do Pablo Picassoexprime a Guerra Civil Espanhola (1936-1939),que implantou o Estado fascista (no sentido detotalitário) na Espanha sob o governo de Fran-cisco Franco.08) A Liga das Nações pôs fim ao Terceiro Reich.16) No “Mein Kampf” (Minha Luta), Hitlerafirmava que a expansão alemã se daria rumoao leste e pela destruição do Estado Bolchevista.32) Na Itália, Mussolini assumiu o poder apoiadopelo Partido Fascista.

04. (UNIOESTE - PR) - Sobre a história daAmérica Latina durante o século XX, é corretoafirmar:

01) A Frente Sandinista de Libertação Nacional(FSLN) chegou ao poder na Nicarágua (1979),derrubando, mediante guerrilhas, a dinastiaSomoza.02) Durante seu governo, o presidente argentinoPerón procurou apoiar-se em três poderosas

forças: proletariado, exército e Igreja.04) O peronismo ou justicialismo baseou-se emuma política populista de cunho antinacionalista,inspirada nas doutrinas fascistas propagadasapós a Segunda Guerra Mundial.08) Salvador Allende chegou ao poder, no Chile(1973), como o primeiro e único presidentesocialista na América Latina.16) Os governos populistas, cujos líderesautoritários e carismáticos se mantinham nopoder sem o apoio popular, surgiram na AméricaLatina após 1950.32) A Conferência de Puebla colocou no centroda orientação da Igreja latino-americana a “opçãopreferencial pelos pobres”.64) O Mercosul foi firmado em 1991, com aassinatura do Tratado de Assunção pela Argen-tina, Brasil, Paraguai e Uruguai, e entrou em vigorem 1995.

GEOGRAFIA - Prof. Laércio

Demografia

01. Dentre as muitas visões estereotipadassobre a diversidade regional brasileira, duas sãobastante comuns: a de que o conjunto daAmazônia constitui um “vazio demográfico” e aque associa toda a região Nordeste ao climaseco.Com base nessa afirmação e nosconhecimentos de geografia brasileira, assinalea alternativa correta.

Page 15: Apostila Eureka Vestibular tô aí

15

www.pr.gov.br/[email protected]

ONG EDUC AME BRASIL

a) A noção de “vazio demográfico” serviu parajustificar políticas de “integração nacional” queobjetivavam direcionar osimigrantes nordestinos para a Amazônia, asquais resultaram em fracasso.b) A idéia de que o problema da seca afeta oconjunto do Nordeste advém do fato de que amaior parte da população nordestina habita osertão, que possui clima árido.c) A Sudene foi instituída no período militar como objetivo de implementar obras contra a seca,o que generalizou a idéiade que a região é árida em seu conjunto.d) A noção de “vazio demográfico” é válidaapenas para as áreas da Amazônia ocupadaspor populações indígenas, devidoao caráter nômade desses povos.e) A Sudam, com obras de saneamento ecombate a epidemias, visa promover aocupação da Amazônia Legal, devido aser essa a área específica que, por ser insalubre,apresenta-se “vazia”.

Placas Tectônicas

Dorsal oceânica Focos de Terremotos Sentido esquemático dos movimentos das placas

Arco insular Vulcões ativos Cristas de montanhas (dorsais) em expansão

02. O Estado pode ser definido como o conjuntoarticulado de instituições jurídico-administrativaspor meio das quais um agrupamento socialautônomo se organiza politicamente e se fazrepresentar perante outros agrupamentos domesmo tipo. Com base nos conhecimentos degeografia política, assinale a alternativa queapresenta o conceito de território nacional maisadequado à definição de Estado apresentadaacima.

a) Espaço geográfico no qual são exercidas asoberania nacional e as devidas funções degoverno, e cujas fronteiras são estabelecidas pormeio de tratados internacionais ou impostas pelaforça das armas.b) Porção da superfície terrestre ocupada edefendida por uma determinada população e quecontém o espaço vital necessário para reproduziro modo de vida dessa população.c) Espaço social que se distingue por refletir, emsua organização, as tradições culturais de umacomunidade étnica homogênea.d) Parcela da superfície terrestre definida pelacomunidade internacional como espaçoeconômico de uma nacionalidade e devidamentecartografada por organismos ligados à ONU.e) Espaço ocupado por uma comunidade eestabelecido após um longo processo históricode adaptação dessa comunidade ao seu meioambiente.

Considere a seguinte tabela.Cidade Latitude Altitude (m) Média térmica anual

(Adaptado de SENE, E.; MOREIRA, J. C. Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização.São Paulo; Scipione, 1998. p.463-464. Dados básicos: Anuário Estatístico do Brasil, 1995.)

03.Com base nessa tabela e em seu conhecimentosobre o clima, é INCORRETO afirmar:

a) É excepcional que uma cidade com a latitudede Brasília apresente média térmica anual su-

Page 16: Apostila Eureka Vestibular tô aí

www.pr.gov.br/[email protected]

ONG EDUC AME BRASIL

16

perior a uma cidade com a latitude de Curitiba;tal excepcionalidade se deve ao fato de as duascidades terem altitudes semelhantes.b) As cidades litorâneas, praticamente ao níveldo mar, podem apresentar, mesmo em posiçõesgeográficas distintas, médias térmicasaproximadas, já que as amplitudes térmicasdiária e sazonal são menores, devido ao fatormaritimidade.c) A média térmica de Curitiba é inferior à dePorto Alegre devido à influência do fator altitude.d) Curitiba e Porto Alegre, cidades localizadasao sul do Trópico de Capricórnio, apresentamas menores médias térmicas dentre as cidadesassinaladas, tendo em vista a influênciapredominante do fator latitude.e) Os dados das cidades assinaladas permitemafirmar que o Brasil é um país continental comaspectos geográficos diferenciados.

FÍSICA - Prof. Elton

Óptica

01. (ITA-SP) No final de uma tarde de céu límpido,quando o Sol está no horizonte, sua cor parece“avermelhada”. A melhor explicação para essebelo fenômeno da natureza é que:

a) o Sol está mais distante da Terra.b) a temperatura do Sol é menor no final da tarde.c) a atmosfera da Terra espalha comprimentosde onda mais curtos, como por exemplo o daluz azul.d) a atmosfera da Terra absorve os comprimentosde onda azul e verde.e) a atmosfera da Terra difrata a luz emitida pelo Sol.

02. (UEL-PR) O esquema a seguir representaum raio de luz r1 que se propaga do meio 1 parao meio 2.

De acordo com os dados, o seno do ângulo limitede refração do meio 2 para o meio 1 é:

Dados: .21βsen e

23αsen ==

a) 33

b) 23

c) 22

d )

32

e) 3

2

03. (Unisinos-RS) - O Caminho da LuzA luz do objeto observado A entra no Hubbleatravés de seu topo B e é refletida pelo espelhoprimário C. Depois disso é refletida no espelhosecundário D, que a concentra na base dotelescópio E, onde estão os instrumentoscientíficos de análise.

(Folha de São Paulo, 25/04/90)

No dia 24/04/1990 foi colocado em órbita otelescópio espacial Hubble. Entre osinstrumentos de observação, monitoração eanálise estão dos espelhos de 2,4 m e 0,3 m dediâmetro. A respeito de espelhos esféricos,afirma-se:

I. Todo raio de luz que incide no espelhopassando pelo seu centro de curvatura reflete-se sobre si mesmo.II. Todo raio de luz que incide no vértice doespelho reflete-se simetricamente em relaçãoao eixo principal do espelho.III. Todo raio de luz que incide paralelamente aoeixo principal do espelho reflete-se passandopelo centro de curvatura do espelho.Das afirmativas:

a) somente I é correta.b) somente II é correta.c) somente I e II são corretas.d) somente I e III são corretas.e) I, II e III são corretas.

Page 17: Apostila Eureka Vestibular tô aí

17

www.pr.gov.br/[email protected]

ONG EDUC AME BRASIL

04. (PUC-MG) Se uma pessoa observa que suaimagem num espelho é diminuída e direita,então esse espelho é:

a) necessariamente côncavo.b) necessariamente convexo.c) necessariamente plano.d) plano ou convexo.e) plano ou côncavo.

Eletromagnetismo

05. (Ufscar-SP) Na figura, as linhas tracejadasrepresentam superfícies eqüipotenciais de umcampo elétrico:

Se colocarmos um condutor isolado na regiãohachurada, podemos afirmar que esse condutorserá:

a) percorrido por uma corrente elétrica contínua,orientada da esquerda para a direita.b) percorrido por uma corrente elétrica contínua,orientada da direita para a esquerda.c) percorrido por uma corrente oscilante entreas extremidades.d) polarizado, com a extremidade da direitacarregada negativamente e a esquerda,positivamente.e) polarizado, com a extremidade da direitacarregada positivamente e a da esquerda,negativamente.

06. A figura representa um circuito elétricosimples de corrente contínua. Determine:

a) a intensidade da corrente elétrica que percorreesse circuito; (0,27 A)b) a diferença de potencial entre os pontos A e B.(2,7 V)

07. (UFMG) Uma espira condutora quadrada écolocada no mesmo plano e ao lado de umcircuito constituído de uma pilha, de umalâmpada e de um interruptor, como mostra afigura. Todas as alternativas apresentam açõesque geram uma corrente elétrica induzida naespira, exceto:

a) desligar o interruptor.b) ligar o interruptor.c) manter o interruptor ligado ou desligado.d) manter o interruptor ligado e afastar a espirado circuito.e) manter o interruptor ligadoroximar a espira docircuito.

08. ((PUC-MG) Uma espira metálica, circular, deraio R, está totalmente imersa em um campomagnético uniforme, de intensidade B. Umagente externo faz com que, em certo tempo(Dt), o raio da espira dobre de valor. A figura abaixoilustra o fenômeno.

Page 18: Apostila Eureka Vestibular tô aí

www.pr.gov.br/[email protected]

ONG EDUC AME BRASIL

18

Tendo em vista essa situação, leia atentamenteos itens abaixo:I. Não há força eletromotriz induzida, porque ocampo magnético, no interior da espira,permaneceu constante.II. O fluxo de campo magnético, no interior daespira, duplicou.III. A corrente elétrica induzida tem sentidohorário.Assinale:

a) se todas as afirmativas estiverem corretas.b) se todas as afirmativas estiverem incorretas.c) se apenas as afirmativas I e II estiveremcorretas.d) se apenas as afirmativas I e III estiveremcorretas.e) se apenas as afirmativas II e III estiveremcorretas.

FÍSICA - Prof. Toni

01. Dois corpos A e m de massas mA=3kg e mB

=2kg movem-se juntos sobre uma superfíciehorizontal, onde são aplicadas forças F1=30N eF2=10N conforme indica a figura. Considerandoa aceleração da gravidade g=10m/s2 e ocoeficiente de atrito cinético de 0,3, avalie asseguintes proposições:I. A aceleração do sistema é de 1m/ss.II. A força que A exerce em B é igual a 18NIII. As forças de atrito entre o corpo A e B e asuperfície são respectivamente 9N e 6N.

a) todas as alternativas são falsas.b) apenas a alternativa I é verdadeira.c) as alternativas I e III são verdadeiras.d) apenas a alternativa III é falsa.e) todas as alternativas são corretas.

02. A Teoria da Relatividade estabelece queenergia cinética e massa são equivalentes,afirma que toda forma de energia é equivalenteem massa inercial, ou seja, pode se manifestarcomo força de resistência à alteração davelocidade, fazendo por exemplo, que umpedaço de metal aquecido tem Maior massa doque se estiver à temperatura ambiente. EstaTeoria apresenta uma lei de conservação paramassa-energia, pois as transformações demassa em energia podem ser detectadas commais facilidade com grandes velocidades.Numere a coluna da direita com base nasunidades no SI da coluna da esquerda.

(1)temperatura ( ) m/s(2)energia ( ) J(joule)(3)massa ( ) N(Newton)(4)velocidade ( ) Kg(quilograma)(5)força ( ) K(kelvin)

a) 1,2,3,4,5b) 2,1,3,5,4c) 4,2,5,3,1d) 4,2,1,5,3e) 2,4,5,3,1

03. Uma das características que diferem ondastransversais de ondas longitudinais é queapenas as ondas transversais podem ser:

a) polarizadasb) refletidasc) espalhadasd) refratadase) difratadas

04. (cefet/pr 2004)Deseja-se projetar umapista PARA POUSOS E DECOLAGENS DEAVIÕES A JATO. Para decolar o avião aceleracom 4m/s2 até atingir a velocidade de 100m/s.Deve-se, porém, deixar espaço para queo piloto possa interromper a decolagem,caso surja algum problema. Neste caso, oavião desacelera com 5m/ss. O comprimentomínimo da pista para que o piloto possainterromper a decolagem no instante em queo jato atinge a velocidade de decolagem,sem no entanto ter deixado o solo é de:

Page 19: Apostila Eureka Vestibular tô aí

19

www.pr.gov.br/[email protected]

ONG EDUC AME BRASIL

a) 10000mb) 4450mc) 1000md) 250me) 2250m

05. Ao nível do mar, uma pedra de gelo demassa m gramas, a -20ºC, recebeu7.400calorias de uma fonte quente e, após 4minutos e 20 segundos, apresentou-se sob aforma de vapor de água, a 120ºC. Considere1cal=4J, calor específico do gelo 0,5 cal/gºC,calor específico do água 1 cal/gºC, calorespecífico do vapor 0,5 cal/gºC, LF =80 cal/g eLv=540cal/g.Avalie as proposições:I. A massa m é igual a 10g.II. A potência da fonte quente é de aproximadamente24W.III. A massa m de vapor de água a 100ºC recebeu200 cal para elevar sua temperatura a 120ºC.

a) todas as alternativas são falsas.b) apenas a alternativa I é verdadeira.c) as alternativas I e III são verdadeiras.d) apenas a alternativa III é falsa.e) todas as alternativas são corretas.

MATEMÁTICA - Prof. Emerson

01. Segundo um especialista em petróleo(Estado de S. Paulo, 5 de março de 2000), oconsumo total de energia mundial foi estimadoem 8,3 bilhões de toneladas equivalentes depetróleo (tep) para 2001. A porcentagem dasdiversas fontes da energia consumida no globoé representada no gráfico.

Segundo as informações apresentadas, parasubstituir a energia nuclear utilizada é necessário,por exemplo, aumentar a energia proveniente dogás natural em cerca de

a) 10%b) 18%c) 25%d) 33%e) 50%

02. Uma turma de torcedores de um time defutebol quer encomendar camisetas com oemblema do time para a torcida. Contataramcom um fabricante que deu o seguinteorçamento:- Arte final mais serigrafia: R$ 90,00;independente do número de camisetas.- Camiseta costurada, fio 30, de algodão: R$ 6,50por camiseta.

Quantas camisetas devem ser encomendadascom o fabricante para que o custo por camisetaseja de R$ 7,00?

a) 18b) 36c) 60d) 180e) 200

03. A reta de equação 2x + 4y + k = 0 é tangente,no plano cartesiano à circunferência de equaçãox2 + y2 = 5. Um possível valor de k é:

a) 10

b) 10 5c) 2 5d) 8

e) 5

Page 20: Apostila Eureka Vestibular tô aí

www.pr.gov.br/[email protected]

ONG EDUC AME BRASIL

20

04. Uma empresa de alimentos imprimiu emsuas embalagens um cartão de apostas doseguinte tipo:

Cada cartão de apostas possui 7 figuras de bo-las de futebol e 8 sinais de “X” distribuídos entreos 15 espaços possíveis, de tal forma que aprobabilidade de um cliente ganhar o prêmionunca seja igual a zero. Em determinado cartãoexistem duas bolas na linha 4 e duas bolas nalinha 5. Com esse cartão, a probabilidade de ocliente ganhar o prêmio é

a) 1/27.b) 1/36.c) 1/54.d) 1/72.e) 1/108.

05. Um copo em forma de cone com altura iguala 20 cm tem capacidade igual a 400 ml e estácheio de suco. Uma pessoa bebeu umaquantidade de suco iate a metade da altura. Aquantidade restante no copo, em ml, é:

a) 200b) 150c) 120d) 100e) 50

BIOLOGIA - Prof. Geraldo

01. O esquema abaixo representa etapas doprocesso de gametogênese no homem.

Sobre esse processo, assinale a alternativa correta.

a) a célula A é diplóide e as células B, C e D sãohaplóides.b) a separação dos homólogos ocorre durantea etapa 2.c) as células A e B são diplóides e as células Ce D são haplóides.d) a redução no número de cromossomosocorre durante a etapa 3.e) a separação das cromátides-irmãs ocorredurante a etapa 1.

02. Assinale a opção que contém os númerosque representam os indivíduos cujos genótiposnão se pode determinar com exatidão, noheredograma abaixo, que se refere a um tipo deanomalia causada pela ação de um generecessivo:

a) 1 e 2b) 1, 3 e 5c) 3, 5 e 7d) 1, 7 e 8e) 4, 6 e 11

03. Associe o Filo às suas características eassinale a alternativa que dê a correspondênciaCORRETA.

1.Mollusca2.Annelida3.Arthropoda4.Chordata

( ) Exoesqueleto quitinoso e pernas articuladas( ) Cordão nervoso dorsal e fendas faríngeas( ) Cutícula quitinosa e clitelo( ) Manto e rádula

a) 3 – 4 – 2 – 1b) 3 – 4 – 1 – 2

Page 21: Apostila Eureka Vestibular tô aí

21

www.pr.gov.br/[email protected]

ONG EDUC AME BRASIL

c) 4 – 3 – 2 – 1d) 4 – 1 – 2 – 3e) 1 – 2 – 3 – 4

04. A figura a seguir representa uma flor deangiosperma.

Com base na figura e nos conhecimentos sobreo assunto, considere as afirmativas a seguir.I. As setas 2 e 4 indicam estruturas pertencentesao aparelho reprodutor masculino da flor.II. A seta 3 indica o local de produção do grão depólen.III. No interior da estrutura indicada pela seta 1ocorre o crescimento do tubo polínico.IV. As setas 1 e 3 indicam estruturaspertencentes ao aparelho reprodutor femininoda flor.V. No interior da estrutura indicada pela seta 4ocorre a fecundação dos gametas.Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e II.b) II e IV.c) III e V.d) I, III e IV.e) II, IV e V.

BIOLOGIA - Prof. Ricardo

01. (FMTM 2005) Há 150 anos, o rio Tâmisa quecorta a cidade de Londres emanava tamanhomau cheiro que foi preciso fechar o Parlamento.A poluição era tanta que cerca de 50 anos atrásele foi considerado oficialmente morto.Decididos a trazer o rio à vida, os ingleses seempenharam e hoje, em suas águas limpas,vivem 121 espécies de peixes. A recuperaçãodo Tâmisa tem sido constante ao longo dequatro décadas como resultado do tratamentode resíduos. (Revista Fapesp, agosto de 2004)Sobre o texto, foram feitas as seguintesafirmações:

I. A morte do rio deve-se à baixa concentraçãode oxigênio, o que torna inviável a presença deanimais aquáticos;II. O rio se torna pobre em oxigênio devido aoexcesso de seres anaeróbios;III. O mau cheiro exalado é proveniente desubstâncias formadas durante a decomposiçãoincompleta de compostos orgânicos pormicrorganismos anaeróbios;IV. O lançamento de dejetos orgânicos no rioprovoca, num primeiro momento, aumento napopulação animal, devido ao processo deeutrofização;V. Uma das formas de tratamento de resíduosconsiste na decomposição dos dejetos orgânicosem tanques adequados, antes de a águaretornar ao rio.Está correto o contido apenas em:

a) I, II e Vb) I, III e Vc) I, IV e Vd) II, III e IVe) III, IV e V

02. (UEM 2005) As atividades humanas geramdiversos tipos de poluentes: lixo, fumaça, gasesde escapamentos e resíduos industriais, entreoutros. Entre os principais poluentes do ar,encontram-se monóxido e dióxido de carbono(45%), óxidos de enxofre (19%), óxidos denitrogênio (16%) e hidrocarbonetos (13%). Sobreesses poluentes, assinale a alternativaincorreta.

a) O monóxido de carbono (CO) é um gás incolore inodoro resultante da queima incompleta demoléculas orgânicas.b) O dióxido de enxofre e o dióxido de nitrogênioliberados pela atividade industrial podem formarácidos que se dissociam na água das nuvens eprecipitam nas chamadas chuvas ácidas.c) A sílica (SiO2), liberada pelas fábricas decimento na forma de partículas em suspensãono ar, é uma das causas de doençaspulmonares, como a fibrose e o enfisema.d) O fenômeno denominado efeito estufa resultada presença de CO2, NO2, CH4 e outrasmoléculas capazes de absorverem calor.e) O dióxido de carbono (CO2) tem a propriedade

Page 22: Apostila Eureka Vestibular tô aí

www.pr.gov.br/[email protected]

ONG EDUC AME BRASIL

22

de se ligar ionicamente com o átomo de ferropresente na molécula de hemoglobina dosangue, inutilizando-a para o transporte de gásoxigênio.

03. (UFPE e UFRPE 2005) O equilíbrio hídricono corpo humano depende dos hormônios:a) testosterona e tiroxina.b) glucagon e timosina.c) ADH (antidiurético) e aldosterona.d) paratormônio e calcitonina.e) calcitonina e antidiurético.

04. Após a ingestão de alimentos, a taxa deglicose no sangue eleva-se. O organismohumano evita a hiperglicemia, convertendo a........... presente no sangue em ........... ,armazenado no ........... através da ação dohormônio ........... secretado no ........... .

Assinale a alternativa que contém as palavrasque completam as lacunas acima, observada aseqüência em que se apresentam.

a) glicose, glicogênio, fígado, insulina, pâncreas.b) glicose, amido, intestino, insulina, pâncreas.c) amido, glicogênio, intestino, glucagon, fígado.d) glicose, amido, fígado, insulina, intestino.e) glicose, glicogênio, fígado, insulina, intestino.

QUÍMICA - Prof. Renato

01. Os elementos oxigênio, enxofre, selênio etelúrio pertencem à família 6A (Grupo 16)conhecida como calcogênios.Analisando o gráfico, podemos concluir que oponto de ebulição muito elevado da água é devidoao fato de suas moléculas:

a) possuírem geometria linear.b) não apresentarem polaridade.c) possuírem maior massa molar.d) estarem ligadas entre si por pontes dehidrogênio.e) possuírem geometria trigonal plana.

02. Qual das reações equacionadas abaixo éde auto-oxirredução ou desproporcionamento?

a) CaCO3 D CaO + CO2 pirólise

b) HCl + NaOH NaCl + H2O

c) H2SO4 + Ba(NO3)2 BaSO4 + 2HNO3

d) Zn + 2 HCl ZnCl2 + H2(g)

e) H2O2 l H2O + O2(g) fotólise

QUÍMICA - Prof. Mateos

03. O gráfico traz a curva de solubilidade doNitrato de potássio (KNO3):

Uma solução saturada de KNO3 em 100 g H2Oa 70oC é resfriada a 20oC. Qual a massaaproximada de sal que cristaliza?

a) 140 gb) 110 g

Page 23: Apostila Eureka Vestibular tô aí

23

www.pr.gov.br/[email protected]

ONG EDUC AME BRASIL

c) 30 gd) 80 ge) 50 g

04. A coloração castanha característica do céunas regiões metropolitanas é devida a altasconcentrações de NO2 lançadas no ar peloscanos de escapamentos dos ônibus, caminhões,automóveis, etc.

Na atmosfera o NO2 dimeriza-se estabelecendoo equilíbrio representado pela equação:

2 NO2(g) N2O4(g) DH < 0 castanho incolor

Num dia de verão, com temperatura elevada,espera-se que a coloração castanha:

EUREKA - PROGRAMA DA PARANÁ EDUCATIVA

AOS SÁBADOS ÀS 15 HAOS DOMINGOS ÀS 6H30

Pauta

NOVEMBRO DEZEMBRO

19/11 - Reprise do aulão - UFPR 03/12 - Ciências Biológicas 26/11 - Língua Portuguesa - Redação 10/12 - Ciências Exatas 17/12 - Balanço - Vestibulares 24/12 - Eureka - Natal 31/12 - Eureka - Destaques do Ano

E-mail

[email protected]

Sítios

www.pr.gov.br/rtvewww.diaadiaeducacao.pr.gov.br

a) diminua de intensidade.b) aumente de intensidade.c) permaneça inalterada.d) desapareça totalmente.e) impossível determinar.

Page 24: Apostila Eureka Vestibular tô aí

www.pr.gov.br/[email protected]

ONG EDUC AME BRASIL

24

www.pr.gov.br/[email protected]

ONG EDUC AME BRASIL