apostila de geografia - eja

5
APOSTILA DE GEOGRAFIA (3º ano ensino médio -EJA) Professor Sidney Júnior URBANIZAÇÃO 1. INTRODUÇÃO O que e urbanização? | Urbanização é um fenômeno caracterizado por uma concentração cada vez maior de pessoas em cidades. O fenômeno da urbanização relaciona-se ao contínuo crescimento da população urbana enquanto diminui a população rural. A transferência da população rural para as áreas urbanas foi maior a partir do século XIX, a princípio na Europa Ocidental, em função da Revolução Industrial. Observe a Figura 1. Figura 1 - URBANIZAÇÃO GLOBAL O desenvolvimento industrial provocou o crescimento e a multiplicação das cidades. Contudo, embora nem todos os países do mundo sejam industrializados, a urbanização, hoje, é um fenômeno mundial. 2. URBANIZAÇÃO NOS PAÍSES DESENVOLVIDOS Como se deu a urbanização nos países desenvolvidos? Os países desenvolvidos foram os primeiros a se urbanizarem. O deslocamento das populações rurais para as áreas urbanas foi provocado pela necessidade de mão-de-obra exigida pela atividade industrial e, posteriormente, pelo comércio e pela prestação de serviços. É importante lembrar que nesses países, ao longo dos anos, ocorreram grandes transformações no campo, graças ao desenvolvimento industrial. A mecanização das atividades rurais aumentou ainda mais o processo de urbanização, à medida que liberava mão-de-obra para as cidades. A urbanização dos países desenvolvidos foi lenta e gradativa''•-. O movimento da população do campo para a cidade foi facilitado pelo desenvolvimento das atividades econômicas urbanas e a conseqüente melhoria da infra- estrutura( moradia, transportes, saneamento básico, eletricidade etc. Porém cabe ressaltar que nos primeiros anos da Revolução Industrial as cidades europeias ainda não estavam preparadas para as novas atividades econômicas e para receber o grande contingente populacional. Entretanto, a medida que a economia se desenvolveu, os problemas foram sendo solucionados. Mapa 1 PROPORÇÃO DA POPULAÇÃO URBANA SOBRE O TOTAL | | ATÉ 33% DE 53 A 75% """""" MAIS DE 75% 3. A URBANIZAÇÃO NOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS A urbanização dos países subdesenvolvidos ocorreu principalmente após a 2- Guerra Mundial. Ao contrário dos países desenvolvidos, a urbanização dos países subdesenvolvidos é recente e desorganizada. Apesar de a industrialização de alguns países subdesenvolvidos a causa principal da urbanização é o êxodo rural. O grande contingente populacional que se desloca do campo para as cidades é resultado do predomínio dos latifúndios, do desemprego no campo e da miséria. NEYGEO www.neygeo.xpg.com.br 20

Upload: miguel-guerra

Post on 24-Nov-2015

138 views

Category:

Documents


62 download

TRANSCRIPT

  • APOSTILA DE GEOGRAFIA (3 ano ensino mdio -EJA)

    Professor Sidney Jnior

    URBANIZAO

    1. INTRODUOO que e urbanizao? | Urbanizao um fenmeno caracterizado por uma concentrao cada vez maior de pessoas em cidades. O fenmeno da urbanizao relaciona-se ao contnuo crescimento da populao urbana enquanto diminui a populao rural.A transferncia da populao rural para as reas urbanas foi maior a partir do sculo XIX, a princpio na Europa Ocidental, em funo da Revoluo Industrial. Observe a Figura 1.

    Figura 1 - URBANIZAO GLOBAL

    O desenvolvimento industrial provocou o crescimento e a multiplicao das cidades.Contudo, embora nem todos os pases do mundo sejam industrializados, a urbanizao, hoje, um fenmeno mundial.

    2. URBANIZAO NOS PASES DESENVOLVIDOS

    Como se deu a urbanizao nos pases desenvolvidos?Os pases desenvolvidos foram os primeiros a se urbanizarem. O deslocamento das populaes rurais para as reas urbanas foi provocado pela necessidade de mo-de-obra exigida pela atividade industrial e, posteriormente, pelo comrcio e pela prestao de servios. importante lembrar que nesses pases, ao longo dos anos, ocorreram grandes transformaes no campo, graas ao desenvolvimento industrial. A mecanizao das atividades rurais aumentou ainda mais o processo de urbanizao, medida que liberava mo-de-obra para as cidades.A urbanizao dos pases desenvolvidos foi lenta e gradativa''- . O movimento da populao do campo para a cidade foi facilitado pelo desenvolvimento das atividades econmicas urbanas e a conseqente melhoria da infra-estrutura( moradia, transportes, saneamento bsico, eletricidade etc.Porm cabe res sa l t a r que nos primeiros anos da Revoluo Industrial as cidades europeias ainda no estavam preparadas para as novas atividades econmicas e para receber o grande contingente populacional. Entretanto, a medida que a economia se desenvolveu, os problemas foram sendo solucionados.

    Mapa 1PROPORO DA POPULAO URBANA SOBRE O TOTAL| | AT 33% DE 53 A 75%"""""" MAIS DE 75%

    3. A URBANIZAO NOS PASES SUBDESENVOLVIDOS

    A urbanizao dos pases subdesenvolvidos ocorreu principalmente aps a 2- Guerra Mundial. Ao contrrio dos pases desenvolvidos, a urbanizao dos pases subdesenvolvidos recente e desorganizada.

    Apesar de a industrializao de alguns pases subdesenvolvidos a causa principal da urbanizao o xodo rural. O grande contingente populacional que se desloca do campo para as cidades resultado do predomnio dos latifndios, do desemprego no campo e da misria.

    NEYGEO www.neygeo.xpg.com.br20

  • APOSTILA DE GEOGRAFIA (3 ano ensino mdio -EJA)

    Professor Sidney JniorNa maioria desses pases o aumento da populao urbana no e acompanhado por um desenvolvimento equivalente das atividades econmicas das cidades e de sua infra-estrutura.A existncia de inmeras favelas nas cidades do mundo subdesenvolvido explicada em parte por esse excedente populacional, desempregado ou subempregadol:'.

    Exerccio de fixao i l1. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso):1 ( ) Entende-se por urbanizao o crescimento da populao

    urbana simultaneamente" diminuio da populao rural.2. ( ) Na Europa a Revoluo Industrial possibilitou a

    mecanizao do campo e a consequente liberao da mo-de-obra.

    3. ( ) A urbanizao dos pases desenvolvidos foi rpida e desorganizada.

    4: A urbanizao dos pases subdesenvolvidos ocorreu principal-mente aps a 1- Guerra Mundial.

    5.( ) Nos pases subdesenvolvidos a urbanizao recente e desor-ganizada. ou seja, as cidades ainda no esto preparadas parao excesso de pessoas: faltam empregos e infra-estrutura.

    6( ) A causa principal da urbanizao dos pases subdesenvolvidos foi o rapido desenvolvimento industrial.

    4. O CRESCIMENTO DAS CIDADES

    O crescimento das cidades uma das consequncias daUrbanizao. Porm, as cidades no crescem ou se desenvovem de forma homognea (por igual).A rede urbana (conjunto de cidades) de um pas formada por cidades de diferentes tamanhos (grandes, mdias e pequenas) e de diferentes funes (cidades comerciais,Industriais, administrativas, religiosas, tursticas etc.)

    As cidades podem ser classificadas dentro de uma hierarquia ; de acordo com a sua importncia em relao s demais cidades

    A hierarquiaurbana esta associada a influncia ou dependncia de uma cidade em relao as outras.

    O que so metrpoles e quais suas caractersticas?

    4.1. METRPOLES

    Metrpoles so cidades densamente povoadas e com grande desenvolvimento econmico.Essas cidades podem ser classificadas como metrpoles regionais ou metrpoles nacionais, dependendo de sua rea de influncia.Exemplos de metrpoles nacionais: Nova York (EUA), Montreal (Canad), Tquio (Japo), Moscou (Rssia), Londres (Inglaterra), Paris (Frana), So Paulo (Brasil), entre outras.

    4.2. REGIES OU REAS METROPOLITANAS

    Regies ou reas Metropolitanas so reas formadas por uma metrpole e por um conjunto de cidades vizinhas, entre as quais existe uma forte integrao econmica e social.

    Nas reas metropolitanas, a conurbao (unio fsica entre duas ou mais cidades) um fenmeno comum.A formao das metrpoles est relacionada a conurbao, fenmeno que ocorre quando a expanso (crescimento horizontal) provoca a unio fsica entre duas ou mais cidades.

    4.3. MEGALPOLESMegalpole o fenmeno resultante de uma conurbao de metrpoles, ou seja, trata-se de uma rea formada por uma cadeia quase contnua de cidades que unem duas ou mais metrpoles.Esse termo foi criado pelo gegrafo Jean Gottman para explicar uma concentrao urbana do Nordeste dos EUA (Bos-Wash). Em uma rea que corresponde a 1% do territrio localiza-se 20% da populao total dos EUA em inmeras cidades com mais de um milho de habitantes. A ligao das metrpoles de Boston e Washington (Bos-Wash) forma a maior megalpole do mundo que liga. entre outras cidades. as metrpoles de Nova York, Baltimore e Filadlfia.

    Mapa 2 - A MAIOR MEGALPOLE DO MUNDO

    Ainda nos Estados Unidos outras megalpoles podem ser destacadas: Chipitts Liga as metrpoles de Chicago e Pittsburgh, in-

    cluindo Detroit. Sansan Liga as metrpoles de San Francisco e San Diego,

    incluindo Los Angeles.No Japo destaca-se: A megalpole formada pelas metrpoles de Tquio e Osaka,

    incluindo Nagoya.Na Europa, destacam-se: A megalpole formada pelas metrpoles de Londres,

    Birmingham, Liverpool e Manchester, na Inglaterra. A megalpole formada pelas metrpoles de Bonn, Colnia e

    Dusserdorf, na Alemanha. A megaipole formada pela regio parisiense, na Frana.No Brasil, a regio situada no eixo-- compreendido entre as metrpoles de So Paulo e Rio de Janeiro (Vale do Paraba) pode ser considerada uma megalpole em formao.

    Exerccio de fixao2. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso):

    1. ( ) Uma das consequncias da urbanizao o crescimento das cidades.

    2. ( ) A rede urbana de um pas formada por cidades de diferentes tamanhos e funes.

    NEYGEO www.neygeo.xpg.com.br21

  • APOSTILA DE GEOGRAFIA (3 ano ensino mdio -EJA)

    Professor Sidney Jnior3. ( ) As metrpoles so cidades pouco povoadas, porm de

    grande desenvolvimento econmico.4. ( ) Entre as cidades que fazem parte de uma rea

    metropolitana existe uma forte integrao econmica e social

    5. ( ) Conurbao a unio fsica entre duas ou mais cidades.6. ( ) Megalpoles so metrpoles de grande extenso

    territorial e concentrao populacional.7. ( ) No Brasil entre as metrpoles de So Paulo e

    Rio de Janeiro existe uma megalpole em formao.

    8.

    5. O crescimento das cidades e os problemas ambientais

    O crescimento das cidades tem provoca uma srie de problemas relacionados habitao (moradia), transportes, trn-sito, abastecimento de gua e luz, entre outros.Porm, entre os vrios problemas existentes nas reas urbanas, a poluio ambiental um dos mais graves.A poluio no ocorre somente nas reas urbanas. No campo ela tambm est presente, como, por exemplo, a poluio dos rios e a poluio do solo, provocadas pelo uso intensivo de agrotxicos (pesticidas e inseticidas). Contudo, nas cidades que a poluio se faz mais presente.

    5.1. A POLUIO DO ARA poluio do ar chamada poluio atmosfrica e provocada pela emisso de gases e material particulado .Nas cidades, os grandes agentes poluidores da atmosferaso as indstrias e os automveis. Alguns dos principaisgases poluidores so: O monxido de carbono liberado plos motores a combusto,

    quando inalado:: pelo homem dificulta o transporte de oxignio pelo sangue, causando srios problemas nos sistemas respiratrio e nervoso.Quando o dixido de enxofre e o xido de nitrognio (emitidos por determinadas indstrias) entram em contato com a gua da atmosfera, reagem quimicamente tornando-se cido sulfrico e cido ntrico. Essas substncias provocam a ocorrncia das chuvas cidas. Essas chuvas causam srios problemas para a sade do homem. alm de destruir a vegetao, os metais e as construes.

    O CFC (Clorofluorcarbono) um gs liberado plos aerossis'- e por vazamentos ou acidentes em fbricas de refrigeradores. Ele provoca a destruio da camada de oznio.O oznio um gs da atmosfera que funciona como filtro natural dos raios ultravioletas. Sem a proteo da camada de oznio, os raios solares podem causar srios danos ao meio ambiente. Provocam a destruio de plantas e animais e o desenvolvimento de cncer de pele nos homens. Os cientistas constatam que a camada de oznio est cada vez mais destruda.Os poluentes atmosfricos tambm so responsveis por grandes alteraes das condies climticas como, por exemplo, o aumento da temperatura.

    Grfico 1 GS CARBNICO (CO,) NA ATMOSFERA

    A concentrao de gs carbnico pode provocar o efeito estufa. Esse poluente permite a entrada dos raios solares que aquecem a Terra, mas impede a sada do calor do planeta.

    O aumento da temperatura mdia da superfcie terrestre pode ter consequncias desastrosas, como o derretimento das calotas polares , elevando o nvel das guas ocenicas e conseqentemente inundando as ilhas e continentes.

    Figura 2 - 0 EFEITO ESTUFA

    Nas grandes cidades a poluio atmosfrica, associada ausncia de reas verdes, ao excesso de asfalto e grande quantidade de concreto, provoca um aumento da temperatura local. Essas regies so chamadas ilhas de calor e so muito comuns nas reas urbanas. O material particulado em suspenso lanado na atmosfera pelas

    indstrias provoca asma, efisema pulmonar, bronquite, irritao nos olhos etc., alm de causar constantes nevoeiros, reduzindo a visibilidade nas reas urbanas.

    As chuvas e os ventos so os dispersores naturais dos poiuentes atmosfricos.Porm, nas cidades, essa disperso prejudicada pela presena de muitos prdios e peia diminuio das reas verdes que alteram a circulao do ar e a incidncia- de chuvas, aumentando a poluio.Nos meses de inverno ocorre um fenmeno em algumas grandes cidades chamado inverso trmica, que tambm dificulta a disperso dos poluentes.

    NEYGEO www.neygeo.xpg.com.br22

  • APOSTILA DE GEOGRAFIA (3 ano ensino mdio -EJA)

    Professor Sidney JniorO ar situado prximo superfcie da Terra normalmente mais quente do que o ar situado acima dele.A inverso trmicaocorre quando o ar prximo superfcie torna-se mais frio que o ar das camadas atmosfricas mais elevadas. Como o ar mais pesado, ele impede que o ar quente desa.Nessa sittuaco. a ausncia dos ventos impede que a poluio se disperse devido a essa massa de ar frio estacionria.

    5.2. POLUIO DAS AGUASA maior fonte de poluio das guas o esgoto domstico e industrial.

    O despejo contnuo de esgoto sem tratamento polui os rios e os mananciais1':, torna a gua imprpria para o consumo e destri a vida aqutica.

    5.3. O LIXO URBANO

    O lixo gerado pelas cidades pode provocar srios problemas ao ambiente, principalmente se no houver uma destinao racional para o mesmo, ou seja, uma forma de trat-lo e armazen-lo que procure no prejudicar o ambiente.Em muitos pases, o lixo colocado em depsitos a cu aberto ou em aterros' , provocando a poluio do solo e dos lenis de guas subterrneas. Em alguns casos o lixo incinerado1 , principalmente quando se trata de lixo hospitalar. Porm, as chamins dos incineradores no possuem filtros e provocam a poluio atmosfrica.

    O tratamento ideal do lixo exige: A realizao da coleta seletiva do lixo. Essa coleta permite a

    reciclagem'-- de produtos no biodegradveis, como plsticos, vidros, metais etc. Coleta seletiva do lixo o termo utilizado para a tarefa de selecionar os vrios tipos de lixo, permitindo o seu reaproveitamento. Produto no biodegradvel o termo usado para indicar produtos que no se desfazem (destroem) de forma natural.

    A decomposio do lixo orgnico. O lixo decomposto pode ser usado para adubar a terra ou para produzir gs natural (usado como combustvel). Grandes quantidades de lixo orgnico podem produzir gs metano, que pode ser usado para movimentar mquinas.

    Exerccio de fixao

    4. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso):1. ( ) A maior fonte de poluio dos rios e mananciais o esgoto.2. ( ) O lixo hospitalar normalmente incinerado.3. ( ) Os aterros podem provocar a poluio do soio e dos

    lenis de gua subterrneos.4. ( ) A coleta seletiva do lixo e a reciclagem de latas, vidros,

    plsticos e papis uma soluo racional para o problema do lixo das reas urbanas.

    5. ( ) O lixo orgnico serve exclusivamente para a produo de adubo.

    Exerccios propostos

    1. (UEL-PR) Em relao urbanizao nos pases subdesenvolvidos, pode-se afirmar que:

    a) foi acompanhada de uma grande e adequada oferta de empregos urbanos nos setores Secundrio e Tercirio.

    b) a mais antiga do planeta, tendo se iniciado com a Revoluo Industrial.

    c) acompanhada por igual ritmo de industrializao, criando numerosos empregos nas fbricas.

    d) a mecanizao do campo liberou a mo-de-obra e a industrializao criou novos empregos no setor.

    e) ocorre em virtude da expulso do homem do campo pela falta de empregos e de terras e a esperana de trabalho na cidade.

    2. (UFPA) Quanto ao espao rural e urbano correio afirmar que:

    i - Atualmente existe equilbrio entre as populaes rurais e urbanas, tanto nos pases desenvolvidos como nos subdesenvolvidos.

    II - O "xodo rural", que ocorre em larga escala nos pases do Terceiro Mundo, provoca o crescimento desordenado do chamado setor informal ' ' das cidades.

    III - O espao rural e o urbano esto interligados de tal maneira que os problemas das cidades no so solucionados, se isolados dos problemas do campo.

    Assinale:a) Se apenas a frase l for correia.b) Se apenas a frase II for correta.c) Se apenas as frases l e II forem correias.d) Se apenas as frases II e III forem correias.e) Se todas as frases forem correias.

    3. (MACK-SP)O xodo rural um fato inexorvel- , que ocorre pela liberao da mo-de-obra, em virtude da modernizao da agricultura, ou em consequncia da presso demogrfica e do empobrecimento das populaes rurais, devido s formas antiquadas na produo. No ltimo caso determinar:a) uma urbanizao anmala e ritmo acelerado.b) um aumento populacional igual nas atividades setoriais

    secundrias e tercirias.c) uma urbanizao integrada em ritmo lento.d) um incremento dos setores primrio e tercirio.e) todas as alternativas so verdadeiras.

    4. (FCMSC-SP) O termo "megalpole" faz parte do vocabulrio geogrfico norte-amencano e designa:a) a regio que se estende de Boston a Washington e que

    caracteriza o maior conjunto urbanizado dos Estados Unidos.

    b) a organizao espacial e econmica das indstrias norte-americanas que, estrategicamente, formam complexos industriais em vrios pontos do territrio norte-americano.

    c) a grande concentrao agroindustrial no meio-oeste americano, conhecido como o de maior rendimento agrcola do mundo.

    d) a rea de predomnio de atividades extrativas no oeste americano, responsvel pelo abastecimento da possante indstria americana.

    e) as reas de grandes concentraes de populao negra e centro-americanas no sul e oeste dos Estados Unidos e que no conseguiram ainda se integrar no seio da sociedade norte-americana.

    NEYGEO www.neygeo.xpg.com.br23

  • APOSTILA DE GEOGRAFIA (3 ano ensino mdio -EJA)

    Professor Sidney Jnior5. (Vunesp-SP) As precipitaes que ocorrem nas proximidades

    das grandes concentraes industriais podem causar danos vegetao, s pessoas e at mesmo s construes e mquinas. Devido s caractersticas apresentadas por essas precipitaes, elas recebem uma denominao especial. Assinale a alternativa que contm o nome correio do tipo de precipitao e a causa responsvel pela sua ocorrncia:a) Fog, poluio do ar.b) Chuvas cidas, poluio do ar.c) Inverso trmica, poluio das guas.d) Chuvas cidas, poluio das guas.e) Nvoa mida. poluio das guas.

    6. -(FMU-SP) Assinale a alternativa incorreta:a) Em So Paulo, a poluio atmosfrica urbana mais

    intensa nos. meses de inverno, pela ocorrncia de inverses trmicas.

    b) Apesar disso, em certas manhs de vero, a poluio atmosfrica pode ser elevada, se ocorrer a permanncia do ar frio.

    c) Nas inverses trmicas ocorre sempre a ascenso do ar frio superficial e a queda do ar quente elevado.

    d) O CO (monxido de carbono) um dos poluentes mais nocivos das atmosferas urbanas.

    e) O S02 (dixido de enxofre) encontrado, em maiores propores, nos locais que comportam refinarias de petrleo, como o caso de Capuava(SP).

    7. (Unicamp-SP) Considerando-se as diferentes formas de uso do

    solo da figura e supondo-se idnticas as condies atmosfricas e de relevo, as temperaturas do ar mais elevadas devero ser encontradas em:

    a) 1 b)2c)3 d)4e) 5

    8. (FAFI-BH-MG) Leia as afirmativas abaixo referentes s questes ambientais:I - O efeito estufa causado pela concentrao de gs

    carbnico na atmosfera responsvel pelo aumento da temperatura media do clima da Terra.

    II - A diminuio da camada de oznio causada, principalmente, plos clorofluorcarbonos despejados na atmosfera, permite que os raios nocivos ultravioletas do Sol alcancem a superfcie do planeta.

    III -Os raios ultravioletas do Sol podem causar danos srios aos seres vivos do planeta, como aumentar a incidncia de cncer de pele nos seres humanos e alterar o crescimento da vegetao, entre outros.

    IV - A inverso trmica ocorre durante o inverno, em reas urbano-in-dustriais, quando uma massa de ar frio aprisiona uma poro de ar extremamente poludo nas camadas inferiores da troposfera.

    Esto corretas as afirmativas:a) l, II e IV -apenas b) l, III e IV-apenasc) l, II e III-apenas d) l, II, III e IV

    A Geografia e o cotidiano

    1. Caracterize s diferenas entre a urbanizao dos pases desenvolvidos e a dos subdesenvolvidos?

    2. O lixo um dos piores problemas ambientais que enfrentamos hoje, descreva os motivos para o aumento da produo de lixo, principalmente nas grandes cidades e proponha solues para esse problema.

    Glossrioaerossis: embalagens que liberam os produtos em forma de

    gs, como, por exemplo, o desodorante e os inseticidasaterros: terrenos cobertos por terrabiodegradveis: que se decompem, se integram naturezacalotas polares: guas ocenicas das reas polares, permanentemente congeladascontingente: grupo de pessoasdispersores: que dispersam, espalhameixo: linha ou rea do terreno que se estende entre dois pontos geogrficos.excedente: excesso, sobragradativa: aos poucoshierarquia: classificao em ordem crescente ou decrescente de

    acordo com a importncia dos elementos classificadosinalado: absorvido pelas vias respiratriasincidncia: ocorrnciaincinerado: queimadoinexorvel: inabalvelmananciais: nascente de gua, fontematerial particulado: pequenos elementos slidos suspensos na atmosferapoluio: ato ou efeito de poluir, tornar prejudicial sade, sujar,

    provocar a deteriorao.reciclagem: renovao, reaproveitamentosaneamento bsico: gua e esgoto encanados e tratadossetor informal: atividades econmicas realizadas de forma clandestina (ilegal)simultaneamente: ao mesmo temposubemprego: funo ou trabalho desempenhado como "bico", sem vnculo empregatcio, com baixa remunerao.

    ! recursos extrados do material didtico do ensino mdio Frase professora Soraia Fernandez Magalhes

    NEYGEO www.neygeo.xpg.com.br24