apostila de digitação

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Exerccios de Digitao

Organizados por Lcia Maria da Silva

CASA BRASILTELECENTRO DE INCLUSO DIGITAL Aldeia Juvenil - Campus II UCGAv. Bela Vista - Km 2 s/n - Jd. Olmpico CEP: 74.860-210 - Goinia - Gois Telefone: (62)

3227-1751

telecentroaldeia@gmail.com

Apostila de DigitaoVerso 1,0

Organizado por Lcia Maria da Silva Coordenadora Telecentro Aldeia Juvenil Goinia-GO

Goinia, abril de 2006

Estes exerccios foram organizados com base no mtodo tradicional de datilografia.Estes exerccios foram organizados com base no mtodo tradicional de datilografia. Pg. 1

Exerccios de Digitao

Organizados por Lcia Maria da Silva

"H os que se queixam do vento, os que esperam que ele mude e os que ajustam as velas!"

Estes exerccios foram organizados com base no mtodo tradicional de datilografia.

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Exerccios de Digitao

Organizados por Lcia Maria da Silva

Noes Gerais

Estes exerccios foram organizados com base no mtodo tradicional de datilografia.

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Exerccios de Digitao

Organizados por Lcia Maria da Silva

Apostila de Digitao

Objetivo: Desenvolver a habilidade de digitar textos com rapidez e eficincia atravs de mtodo simples e exerccios fceis. Em pouco tempo, voc se tornar muito mais gil e melhor capacitado para o mercado de trabalho. Saber informtica essencial seja qual for a sua rea de atuao profissional. O bsico, a primeira regra, : Digitar Bem!

A quem se destina: Este manual se destina a voc que deseja aprender Digitao corretamente com os dez dedos e sem olhar para o teclado nem para a tela. Esperamos que voc, ao final deste curso, se torne mais um profissional que sabe extrair o mximo dos inmeros recursos disponibilizados pelo computador.

Estes exerccios foram organizados com base no mtodo tradicional de datilografia.

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Exerccios de Digitao

Organizados por Lcia Maria da Silva

Postura no computador:

1 - Digitao Na digitao evite realizar o mesmo movimento com as mos durante muito tempo, procure realizar uma digitao suave; conserve as mos retas. 2 - Conforto para os olhos Quanto menores o brilho e os reflexos na tela do monitor, maior o conforto para os olhos. Se o ajuste nos controles manuais ou o reposicionamento do monitor no corrigir esses efeitos, coloque um toldo de papelo sobre ele. Ou, ento, compre uma proteo antiofuscante, tambm conhecida por protetor de tela. 3 - De olho na tela A posio do monitor importante para evitar problemas de coluna e de fadiga ocular. Ele deve estar numa distncia de aproximadamente 70 centmetros da face do usurio, ao nvel dos olhos ou um pouco abaixo deles. Se o gabinete da mquina no permitir esta disposio, coloque alguns livros sob o monitor. 4 - Conforto para o corpo Quando voc esta de p, seu peso distribudo pela coluna lombar, favorecendo o equilbrio do corpo. Permanecendo horas sentado, sua coluna recebe uma dose de esforo extra. Nesse caso, procure manter a curva natural das costas (em formato de S). Uma boa dica: coloque um travesseiro na parte inferior da coluna para ajustar a curva lombar. 5 - Ateno com a cabea e o pescoo As dores de coluna esto, muitas vezes, relacionadas com o mau posicionamento da cabea e do pescoo. Para reduzir as chances de leses na cabea e no pescoo, evite torc-los ou sacudi-los de forma repetitiva. Utilize, tambm, um suporte de papis para eliminar movimentos laterais com a cabea. 6 - Capriche na cadeira Priorize a compra de uma cadeira confortvel, timo acessrio para minimizar o estresse do corpo. Ela deve ter um encosto ajustvel (para frente e para trs), que permita uma reclinao de at 30 graus. Prefira encostos altos, pois garantem maior apoio para as costas, diminuindo a tenso localizada. Verifique se a cadeira oferece suporte para a regio lombar, descanso de brao com almofadas e uma base com cinco pernas para reduzir o risco de quedas. 7 - Boa Circulao Digite com os braos formando um ngulo de 90 graus. Isso importante para garantir a boa circulao sangnea nos membros superiores.Estes exerccios foram organizados com base no mtodo tradicional de datilografia. Pg. 5

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8 - No Cho Ps cruzados ou apoiados na ponta dos dedos favorecem dores na parte inferior da coluna. Apoie a planta dos ps no cho, permitindo que eles fiquem retos. Se a cadeira for muito alta, coloque livros ou outro tipo de apoio sob os ps. Lembre-se ainda de manter os joelhos flexionados num ngulo de 90 graus. 9 - Parada Obrigatria saudvel estipular perodos de descanso para a vista. Para cada 2 horas de trabalho, recomenda-se um intervalo de 15 minutos. Quem trabalha todo o tempo olhando para a tela deve optar por uma pausa de 15 minutos em cada hora de servio. 10 - Ambiente Agradvel Ao trabalhar, evite o excesso de luz ambiente externa e o brilho nas paredes prximas ao computador e elimine os reflexos na tela do monitor. 11 - Passeios Espordicos Por mais correta que seja sua postura, a presso sobre os discos lombares aumenta em at 30% quando voc est sentado. A Nasa realizou uma serie de estudos com gravidade zero e descobriu que um corpo em descanso posiciona-se entre o estado de sentar e o de deitar. Como no existe uma frmula exata, os especialistas aconselham que cada profissional escolha a postura que mais lhe agrade com coerncia, claro. Aliado a isso, eles dizem que sentar de uma maneira segura se resume em levantar-se de vez em quando. 12 - Teclados Ergonmicos No se empolgue com a bela aparncia desses perifricos. Prefira os modelos com suporte de pulso, que deve ser grosso e almofadado e estar no mesmo nvel fsico do teclado - nunca abaixo. 13 - Esforo Repetitivo Dores nas mos, sensibilidade ao toque, adormecimento e formigamento dos dedos so os principais sintomas de leses por esforo repetitivo, doena crnica que atinge ombros, braos, pulsos e mos. Nunca ignore os possveis sintomas. Deixar para l pode ser muito pior. 14 - Luz A iluminao precisa ser controlada para no se sobrepor tela ou produzir reflexos indesejados. D preferncia aos lustres com ajuste manual. Confira se a luminosidade est adequada: olhe para a tela do micro - no pode haver pontos de luz notveis atrs ou ao redor dela. 15 - Pernas Livres Uma mesa de trabalho inadequada pode causar dores na nuca, nas costas e na cabea. Considere a utilizao de um mvel que permita bom espao para movimentao das pernas e oferea altura suficiente para posicionar o teclado de forma correta - aproximadamente 70 centmetros do cho. 16 - Fadiga Distancie seus olhos do monitor a cada 10 minutos, focalizando-os o mais longe possvel durante 5 segundos. Esse procedimento minimiza a fadiga ocular. 17 - O Poder do Mouse Quando voc utiliza o mouse, movimenta os msculos mais fortes do ombro e dos braos. Por isso, tenha cautela ao manusear o perifrico. No use fora para clicar ou mover o mouse; mantenha o pulso numa posio neutra; altere a postura das mos durante o trabalho. Dra. Sonia Maria Coutinho Orquiza - CRM-PR 10259 (Fonte: site da ORIENTAES MDICAS)

Estes exerccios foram organizados com base no mtodo tradicional de datilografia.

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Fase 1: Memorizao

Estes exerccios foram organizados com base no mtodo tradicional de datilografia.

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Instrues para execuo dos exerccios:

No olhar para o teclado ou para o monitor. Olhar somente para o manual, acompanhando cada bloco de letras a ser copiado. Localizar as teclas pelo tato, buscando as teclas guias como ponto de partida. Nunca usar os recursos de correo (Backspace ou Delete). Trs erros cometidos durante a digitao de cada exerccio determinaro a repetio do exerccio. Inserir nome, data, e hora no incio de cada aula. Inserir hora de inicio e fim para cada exerccio. Perguntar sempre que tiver dvidas. Exerccios: As duas mos devero estar sobre o teclado e os dedos posicionados nas teclas guias. Ao final de cada linha, teclar enter que indica fim de pargrafo. Mo esquerda: Teclas guias asdfg. Digite compassadamente. Depois do g d-se um espao, tocando o polegar da mo direita na barra espaadora.

Nome do Aluno.....: Data..............: Hora:.............: Exerccio n .....: Hora incio parte 1.......:

1

asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfgHora fim parte 1............: Hora incio parte 2 ........:

asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfgHora fim parte 2............:

Mo direita: Teclas guias lkjh. Digite compassadamente. Depois do h d-se um espao, tocando o polegar da mo esquerda na barra espaadora.Exerccio n .....: Hora incio parte 1.......: 2

lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjhHora fim parte 1............: Hora incio parte 2 ........:

lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjhHora fim parte 2............:Estes exerccios foram organizados com base no mtodo tradicional de datilografia. Pg. 8

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Exerccio n .....: Hora incio parte 1.......:

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