apostila da primeira comunhao

84
Apostila da Primeira Comunhão Olhando para Jesus vemos como ele fala com Deus e de Deus. Jesus trata Deus por pai, ou melhor por “paizinho” (Abba) e diz-nos que o seu Pai também é nosso Pai, que nos ama. Falemos aos nossos filhos de um Deus assim: próximo, amigo, bom; um Deus que só quer que sejamos felizes, um Deus que gosta que a gente lhe fale, lhe conte as nossas alegrias e as nossas tristezas; um Deus que nunca se zanga e que não castiga ninguém, apenas pede que sejamos bons e amigos uns dos outros; um Deus que perdoa sempre, absolutamente sempre. ÍNDICE UNIDADE 1 – A NOSSA FONTE DE INSPIRAÇÃO 1º. ENCONTRO Quem sou eu? 2º. ENCONTRO A Família de Jesus, modelo para a minha 3º. ENCONTRO Igreja, a grande família de Deus 4º. ENCONTRO Santuário São Francisco de Assis – Nossa Paróquia 5º. ENCONTRO A Bíblia, o Livro da Comunidade 6º. ENCONTRO Os Livros da Bíblia 7º. ENCONTRO Como ler a Bíblia UNIDADE 2 – A PROMESSA DE DESCENDÊNCIA 8º. ENCONTRO O Presente de Deus para nós – a Criação 9º. ENCONTRO Somos escolhidos por Deus 10º. ENCONTRO Abraão, um homem de fé 11º. ENCONTRO Jacó, o escolhido de Deus 12º. ENCONTRO José do Egito, o Sonhador 13º. ENCONTRO Moisés, O libertador do povo 14º. ENCONTRO A Aliança de Deus com a humanidade 15º. ENCONTRO Êxodo, a caminhada libertadora UNIDADE 3 – A PROMESSA DO MESSIAS 16º. ENCONTRO Juízes, lideres populares 17º. ENCONTRO Reis, época de autonomia 18º. ENCONTRO Davi, um homem corajoso 19º. ENCONTRO Exílio, outra escravidão 20º. ENCONTRO Os Profetas, anunciadores do Reino 21º. ENCONTRO Alias, o profeta que falou com Deus 22º. ENCONTRO João Batista, o último dos profetas UNIDAE 4 – ENCARNAÇÃO DO MESSIAS 23º. ENCONTRO O povo a espera do Messias 24º. ENCONTRO O Sim de Maria 25º. ENCONTRO José, o homem Justo 26º. ENCONTRO O nascimento de Jesus e o seu tempo 27º. ENCONTRO Jesus crescia em idade e sabedoria EXTRAS 28. ENCONTRO A Campanha da Fraternidade 29º. ENCONTRO A Semana Santa ORAÇÕES CATÓLICAS SINAL DA CRUZ Pelo sinal da Santa Cruz, livrai- nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos

Upload: diogo-dantas

Post on 05-Dec-2014

131 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apostila Da Primeira Comunhao

Apostila da Primeira ComunhãoOlhando para Jesus vemos como ele fala com Deus e de Deus. Jesus trata Deus por pai, ou melhor por

“paizinho” (Abba) e diz-nos que o seu Pai também é nosso Pai, que nos ama. Falemos aos nossos filhos de um Deus assim: próximo, amigo, bom; um Deus que só quer que sejamos felizes, um Deus que gosta que a gente lhe fale, lhe conte as nossas alegrias e as nossas tristezas; um Deus que nunca se zanga e que não castiga ninguém, apenas pede que sejamos bons e amigos uns dos outros; um Deus que perdoa sempre, absolutamente sempre.

ÍNDICE

UNIDADE 1 – A NOSSA FONTE DE INSPIRAÇÃO1º. ENCONTRO Quem sou eu?2º. ENCONTRO A Família de Jesus, modelo para a minha3º. ENCONTRO Igreja, a grande família de Deus4º. ENCONTRO Santuário São Francisco de Assis – Nossa Paróquia5º. ENCONTRO A Bíblia, o Livro da Comunidade6º. ENCONTRO Os Livros da Bíblia7º. ENCONTRO Como ler a Bíblia

UNIDADE 2 – A PROMESSA DE DESCENDÊNCIA8º. ENCONTRO O Presente de Deus para nós – a Criação9º. ENCONTRO Somos escolhidos por Deus10º. ENCONTRO Abraão, um homem de fé11º. ENCONTRO Jacó, o escolhido de Deus12º. ENCONTRO José do Egito, o Sonhador13º. ENCONTRO Moisés, O libertador do povo14º. ENCONTRO A Aliança de Deus com a humanidade15º. ENCONTRO Êxodo, a caminhada libertadora

UNIDADE 3 – A PROMESSA DO MESSIAS16º. ENCONTRO Juízes, lideres populares17º. ENCONTRO Reis, época de autonomia18º. ENCONTRO Davi, um homem corajoso19º. ENCONTRO Exílio, outra escravidão20º. ENCONTRO Os Profetas, anunciadores do Reino21º. ENCONTRO Alias, o profeta que falou com Deus22º. ENCONTRO João Batista, o último dos profetas

UNIDAE 4 – ENCARNAÇÃO DO MESSIAS23º. ENCONTRO O povo a espera do Messias24º. ENCONTRO O Sim de Maria25º. ENCONTRO José, o homem Justo26º. ENCONTRO O nascimento de Jesus e o seu tempo27º. ENCONTRO Jesus crescia em idade e sabedoria

EXTRAS28. ENCONTRO A Campanha da Fraternidade29º. ENCONTRO A Semana Santa

ORAÇÕES CATÓLICAS

SINAL DA CRUZ

Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

PAI NOSSO

Pai nosso, que estais no Céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra, como no Céu.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos os nossos devedores, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

GLÓRIA AO PAI

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.Assim como era no princípio, agora e sempre, e por todos os séculos dos séculos. Amém.

Page 2: Apostila Da Primeira Comunhao

CREDO

Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho Nosso Senhor, o qual foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu de Maria Virgem,padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu aos infernos, ao terceiro dia ressurgiu dos mortos, subiu ao Céu, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e mortos.

Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém!

AVE MARIA

Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.

Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

ANJO DA GUARDA

Santo Anjo do Senhor meu zeloso guardador já que a ti me confiou a piedade Divina: hoje e sempre me governa, rege, guarda e ilumina. Amém.

ESPÍRITO SANTO

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.

Onde houver ódio, que eu leve o amor,

Onde houver ofensa , que eu leve o perdão,

Onde houver discórdia, que eu leve a união,

Onde houver dúvida, que eu leve a fé,

Onde houver erro, que eu leve a verdade,

Onde houver desespero, que eu leve a esperança,

Onde houver tristeza, que eu leve a alegria,

Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, fazei que eu procure mais

Consolar que ser consolado;

Compreender que ser compreendido,

Amar, que ser amado.

Pois é dando que se recebe

É perdoando que se é perdoado

E é morrendo que se nasce para a vida eterna...

1º. QUEM SOU EU?

Somos gente, somos feitos com amor, por amor, pelo amor e para o amor. Feitos à imagem e semelhança de Deus, feitos com inteligência, liberdade, afeto, vontade. Somos as mais perfeitas criaturas: “Deus me amou e quis que eu existisse”.

Recebemos de Deus o mundo com suas riquezas.

Todo esse mundo que vemos, a terra e tudo o que ela contém, são coisas dadas por Deus, como um pai dá presentes aos seus filhos, mas o presente maior que Deus nos dá é o amor a cada pessoa.

A maior felicidade, para nós, é gostar de Deus, do projeto que ele oferece para a nossa felicidade, é viver como filhos e irmãos de todas as pessoas e criaturas, procurando sempre fazer o bem.

Você já imaginou como seria triste este mundo se a gente não tivesse com quem falar, com quem brincar?

Neste nosso grupo, toda semana a gente pode se encontrar e vamos passar alguns momentos alegres para falarmos de coisas muito bonitas e saber um pouquinho mais da vida de nosso querido grande Amigo Jesus.

Os amigos se querem bem, se ajudam e não falam mal um do outro. Além dos amigos deste grupo, temos outros amigos, não temos?

Agradeça a Deus pelos amigos que você tem...

2

Page 3: Apostila Da Primeira Comunhao

ECO DA VIDA

Um filho e seu pai caminhavam pelas montanhas.

De repente seu filho, cai, machucou-se e grita. - Aaaii!

Para a sua surpresa escuta a voz se repetir, em algum lugar da montanha: - Aaaii!

Curioso, pergunta:

- Quem é você?

Recebe como resposta:

- quem é você?

Contrariado, grita:

- Seu covarde!

Escuta como resposta:

- Seu covarde!

Olha para o pai e pergunta aflito:

- O que é isso?

O pai sorri e fala:

- Meu filho, preste atenção.

Então o pai grita em direção à montanha:

- Eu admiro você!

A voz responde:

- Eu admiro você!

De novo o homem grita:

- Você é um campeão!

A voz responde: - Você é um campeão!

O menino fica espantado, não entende.

Então o pai explica:

- As pessoas chamam isso de ECO, mas na verdade isso é a vida. Ela lhe dá de volta tudo o que você diz ou faz. Nossa vida é simplesmente o reflexo de nossas ações. Se você quer mais amor no mundo, crie mais amor no seu coração. Se você quer mais competência da sua equipe, desenvolva a sua competência.

O mundo é somente a prova da nossa capacidade. Tanto no plano pessoal, quanto no profissional, a vida vai lhe dar de volta o que você deu a ela.

2º. A FAMÍLIA DE JESUS, MODELO PARA A MINHA.

A história da Família de Jesus foi assim:

MARIA JOSÉ JESUS1. Era filha de Joaquim e Ana.2. Uma jovem que cresceu na cidade de

Nazaré;3. Vivia numa família fiel a Deus;4. Pelo poder criador de Deus e pela ação do

Espírito Santo, ela se torna a Mãe de Jesus;5. Quando Jesus nasceu, Maria era ainda

muito jovem.6. Ela era obediente a Deus e aos seus pais.

1. Era um jovem justo, honesto e trabalhador;

2. Deus confiou a ele o cuidado de seu Filho Jesus;

3. José se alegrou com essa boa notícia de Deus;

4. Aceito a criação como seu filho e lhe deu o nome de Jesus.

1. Nasceu em Belém, numa manjedoura;

2. Recebeu o nome de Jesus, que em hebraico significa “Deus Salva”;

3. O seu nome nos ajuda a entender sua identidade e missão;

4. Ele é o Deus que vem nos salvar.

A família de Jesus teve problemas, mas a fé em Deus ajudou a superar todas as dificuldades. Já, logo após o nascimento, seus pais se apresaram a salvar a sua vida das mãos de Herodes, que queria matá-lo.

Depois da morte de Herodes, toda a família voltou para Nazaré, cidade onde Jesus viveu, cresceu e aprendeu muitas coisas com seus familiares e amigos.

O amor fortalecia a vida de todos naquela família.

Com a história da família de Jesus, devemos agradecer a Deus pelo amor presente nas nossas famílias. Mesmo tendo muitas dificuldades, podemos viver em um ambiente de amor e muito respeito pelas pessoas que vivem com a gente em nossas casas.

Todos os seres humanos vêm de uma família, têm um pai e uma mãe. Jesus também teve uma família. A Família é à base de toda ou qualquer pessoa. A Família é única. Ela é formada pelo pai, pela mãe, por seus irmãos e Você.

3

Page 4: Apostila Da Primeira Comunhao

Na família devemos ter:

1. Amor: É o primeiro fundamento. O amor não deve ser demonstrado apenas nas palavras, mas também nas ações.

2. Respeito: É o segundo fundamento. Os membros da família devem demonstrar respeito uns aos outros mesmo que aja desacordo ou determinação.

3. Compromisso: É o terceiro fundamento. Não importa o que aconteça, o compromisso é necessário para a sobrevivência da família.

Atividades:

1 – Responda:a – O que você acha da sua família?____________________________________________________________________________________________b- Escreva sobre a sua família:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________c- Você se considera um bom filho? O que falta para isso?____________________________________________________________________________________________d- Você ajuda nos afazeres da sua casa? O que você faz?____________________________________________________________________________________________e – Você costuma pedir a bênção de seus pais ? Por quê?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________f- Por que a bênção de seus é importante? Escreva sua opinião.________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________2 – Façamos a oração pela Família

Que nenhuma família comece em qualquer de repente / Que nenhuma família termine por falta de amor / Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente / E que nada no mundo separe um casal sonhador / Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte / Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois / Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte / Que eles vivam no ontem, no hoje e em função de um depois.

Que o marido e a mulher tenham força de amar sem medida / Que ninguém vá dormir sem pedir a benção ou sem dar seu perdão / Que as crianças aprendam

no colo o sentido da vida / Que a família celebre a partilha do abraço e do pão / Que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois / Que seu firmamento a estrela que tem maior brilho / Seja a firme esperança de um céu aqui mesmo e depois.

Que a família comece e termine sabendo onde vai / E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai / Que a mulher seja um céu de ternura aconchego e calor / Que os filhos conheçam a força que brota do amor.

Abençoa Senhor as famílias, amém..;

Abençoa senhor a minha também.

A TESOURA E A AGULHA

Desde pequena, a moça se acostumara a conviver com tecidos, tesouras, agulhas e linhas de diversos padrões e cores. Sua mãe, exímia costureira, sustentava toda a família com muito trabalho e honestidade.

A moça casara com um frio empresário que gastava as energias com os negócios e dava muita importância ao que ela nem sempre julgava essencial.

Já estava acostumada a ver o marido cortar os passeios com os filhos por um almoço de negócios, já não agüentava ouvir o marido falar em cortes, mudanças precipitadas... Isso sem falar nas inúmeras vezes que foi cortada ao tentar argumentar, discutir os problemas do cotidiano...

Numa rara noite em que todos estavam em casa, a caçula começou a implicar com o irmão.4

Page 5: Apostila Da Primeira Comunhao

O pai, sempre ocupado, não suportava o barulho e sem querer ouvir ou entender a situação mandou as duas crianças para o quarto, sem conversa.

A mulher simplesmente pegou sua caixinha de costura com alguns retalhos e chamou o marido:

- Agora não, meu bem!

- Agora sim, querido!

O homem percebendo que não tinha escolha, sentou-se e ficou olhando os retalhos, a agulha, a tesoura, carretéis de linha sem nada compreender.

- Meu bem, para que serve a tesoura? - perguntou brandamente a mulher.

- Para cortar, aparar...

- E a agulha?

- Para costurar, ora!

- Você consegue fazer uma colcha de retalhos só cortando?

- Na verdade não faria de jeito nenhum - não sei costurar, lembra?

- Não estou brincando! Você já viu ou soube de alguma costureira que costura sem linha e agulha, só com tesoura?

- Claro que não, meu amor.

- Minha mãe me falou um dia, quando meu pai nos deixou, que nossa família era como uma colcha de retalhos. Cada um de nós era um retalho colorido. Para que nossa colcha fique sempre bonita precisamos usar a agulha e as linhas.

- E daí?

- Daí que você só sabe usar a tesoura. Corta nossos momentos de lazer, corta a minha palavra, corta o diálogo com as crianças. Você só separa, separa...

- Eu?

- Sim. Aprenda a unir nossa família. Aprenda a unir o seu trabalho à nossa família, unir os seus amigos aos meus... Qualquer dia você perceberá o quanto nos cortou de sua vida e talvez seja tarde.

O marido nada disse - sinal de que ia pensar, refletir. Mudanças demandam tempo.

- Não vou mais falar sobre isso. Só quero que você pense, tá? Estou no quarto das crianças. Vou costurá-las porque não quero dois retalhos tão importantes de minha vida separados. Boa noite!

- Boa noite.

Dali a meia hora o marido entrou no quarto em que brincavam as crianças, enquanto a mulher costurava uma bonita colcha de retalhos.

A cena enterneceu o homem e o fez juntar-se aos três. Abraçou-os e os levou para jantar.

3º. IGREJA: A GRANDE FAMÍLIA DE DEUS

A Igreja é a grande família de Deus, é a comunidade que tem como tarefa a construção do Reino de Deus. Na igreja as pessoas batizadas assumem um compromisso especial com Jesus e com o Povo de viver unidos e fazer o bem.

Jesus nos ensina também que a igreja, lugar de encontro da comunidade é a casa de Deus e nossa casa. É neste lugar que se reúne a família de deus para louvá-lo e agradecê-lo.

Deus, no seu infinito amor, escolheu para formar sua grande família, homens e mulheres que quisessem ser seus filhos e assim, espalhar por toda a terra o amor e a esperança, através da Igreja

5

Page 6: Apostila Da Primeira Comunhao

Às vezes, pensamos que igreja é aquele monte de tijolos um em cima do outro que formam o lugar onde o povo vai rezar... Não. Igreja significa POVO REUNIDO DIANTE DE DEUS.

O lugar onde os nos reunimos deveria se chamar CASA DA IGREJA, pois antigamente, lá no tempo dos apóstolos eles chamavam assim o lugar que o povo se reunia. O que aconteceu é que acostumaram a chamar o lugar onde o povo se reunia de igreja e aí acostumaram a chamar a Casa da Igreja de Igreja.

Cada um na igreja tem seu papel, isto é, todos tem seu valor: Papa, Bispos, Padres, Religiosos e Religiosas e principalmente os Leigos, que somos nós.

E aí, que tal SER IGREJA? NÃO É LEGAL?

Conheço a minha Igreja?

Para querer bem a uma pessoa é preciso conhecê-la. Vamos conhecer como começou a Igreja Católica Apostólica Romana.

Tudo teve início com a morte, Ressurreição e Ascensão de Jesus. Através do convívio dos apóstolos com Jesus, eles puderam conhecê-lo e amá-lo. Aos poucos se foi criando uma profunda afeição entre os apóstolos e Jesus. Após a Ascensão, Eles foram enviados pelo próprio Jesus que mandou descer sobre eles o Espírito Santo (Pentecostes) e a partir deste momento eles começaram a falar em nome de Jesus e a pregar a todos que encontravam as coisas que Jesus tinha-lhes ensinado. Eles formaram as primeiras comunidades cristãs (seguidoras de Cristo), pois muitas pessoas se convertiam por causa das pregações dos apóstolos e começaram a viver de forma diferente e a formar um novo povo de Deus, viviam em comunidades e procuravam viver os valores do Evangelho de Cristo. Muitos foram perseguidos, mas testemunharam, com seu sangue, o evangelho que pregaram. Todos deram a sua vida por Jesus.

E mais ainda, o próprio Jesus fala a Simão (Pedro): “Simão, tu és pedra e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder da morte não poderá vencê-la." (Mt. 16,18) E Pedro foi, assim o primeiro Papa da História da Igreja. E hoje nós, que fomos Batizados, somos chamados a sermos apóstolos de Jesus, e pregar o Evangelho e a vivê-lo, mesmo que isto seja difícil, por que o que Jesus nos ensina no Evangelho, é totalmente ao contrário do que a sociedade nos obriga a viver.

Celebremos em Família:

1 – Reunir a família para partilharem as questões a seguir:a) Jesus confiou aos apóstolos uma missão, qual é esta missão? Leia em Jo 20, 19-23. Hoje, quem são estes a quem Jesus chama para esta missão e qual é o sinal que recebem para anunciar que são apóstolos de Cristo?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________b) E a nossa família, como está vivendo a missão que Jesus nos confiou, de vivermos como uma comunidade Cristã, a igreja Doméstica? Em que podemos melhorar?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________3 – Em família, partilhe a Palavra de Deus: Salmo 139 (138)).O que Deus quer nos falar?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A FORMIGUINHA E O MONGE

Era uma vez um monge que vivia num mosteiro na periferia de uma cidade. Ele vivia rezando e trabalhando, trabalhando e rezando. Tudo que almejava na vida era a sua santificação. Depois de muito sofrer, rezar e trabalhar, ele não sentia nada de diferente em sua vida. Não se sentia santo, pelo

contrário, sentia-se mais pecador. Com esse sentimento, entrou em crise. Deixou de rezar... Trabalhava com preguiça... Vivia resmungando pelos corredores. E, triste, não pensava mais em ser santo: preparava-se para ir embora daquele mosteiro...

Estava ele vagando nesses pensamentos quando viu uma formiguinha carregando uma folha muito maior

6

Page 7: Apostila Da Primeira Comunhao

do que ela, O peso da folha fazia com que a formiguinha caísse para o lado e para o outro. Apesar dos tombos que levava, ela não desistia de carregar a folha. Sabia que aquela folha salvaria sua vida.., Assim, caía para a direita... caía para a esquerda... A formiguinha recomeçava... Entrava debaixo da folha, prendia-a com suas tesouras e continuava a carregar...

O monge ficou ali por muito tempo, apreciando... Desfrutando aquela visão da formiguinha a carregar a enorme folha até que entrasse no formigueiro. Quando deu por si, já estava escurecendo. Contemplativo, o monge pensou em sua vida e nos sentimentos que ultimamente invadiam seu coração.

Pensou na formiguinha carregando a sua salvação e disse para si mesmo:

- Serei como essa formiguinha. Carregarei a minha fé com todas as minhas forças. Ainda que as tentações me derrubem, jamais desistirei de me tornar santo. Permanecerei no mosteiro e serei um monge santo, bom, com muitas virtudes... Amarei os meus e a todos que cruzarem o meu caminho... Em tudo, amar e servir...

Assim, rezando feliz, o monge voltou às suas atividades cotidianas, fortalecido pelo infinito amor de Deus que se manifesta nas mais variadas situações da vida.

A FÉ PODE MOVER MONTANHAS

Uma pequena comunidade construiu um novo santuário em um terreno doado por um membro da igreja.

Dez dias antes da nova igreja ser aberta, o fiscal da prefeitura informou ao frei que o estacionamento era inadequado para o tamanho da construção.

Até que conseguissem dobrar o tamanho do estacionamento, não poderiam usar o novo santuário.

Infelizmente, como o terreno era pequeno, tinham usado cada centímetro na construção, com exceção da montanha atrás do terreno.

Para construir um estacionamento maior, teriam que mover a montanha.

Destemido, o frei anunciou que à noite gostaria de contar com todos os membros que tivessem “fé para mover montanhas”.

Durante o encontro eles fariam orações pedindo à Deus por luz para encontrarem uma solução.

Na hora marcada, somente 24 pessoas apareceram para a oração.

Eles rezaram por quase três horas.

Quando o frei terminou, ele disse ao grupo.

- Abriremos no domingo marcado, Deus nunca nos abandona.

Na manhã seguinte, quando ele estava em seus estudos, alguém bateu à porta.

- Com licença, frei. Eu sou de uma companhia de construção do município vizinho.

- Estamos construindo um novo centro comercial e estamos precisando de terra para um aterro. O senhor estaria disposto a nos vender um pouco de terra daquela montanha atrás da igreja? Nós pagaremos pela terra que removermos e pavimentaremos toda a área exposta.

- Se o senhor concordar, podemos iniciar imediatamente. Nós não poderemos prosseguir nossa obra enquanto não conseguirmos terra para o aterro, daí a urgência.

A pequena igreja estava aberta no domingo marcado como fora originalmente planejado e existiam muito mais membros com “fé que move montanhas” do que no dia da oração. Você apareceria para aquele encontro para oração?

Muitas pessoas dizem que a fé vem dos milagres.

Mas outros sabem: Os milagres vêm da fé!

5º. A BÍBLIA, O LIVRO DA COMUNIDADE

A Bíblia é a Palavra de Deus porque através da Bíblia Deus fala às pessoas, às comunidades cristãs. A Bíblia também é chamada por Palavra de Deus, Sagrada Escritura, Livro Sagrado ou Divina Revelação. Deus fala

7

Page 8: Apostila Da Primeira Comunhao

também pelos acontecimentos de cada dia. A Bíblia fala da História do Povo que foi escolhido por Deus e nos ajuda a viver conforme seu desejo. É o livro mais vendido e lido do mundo inteiro. Bíblia vem da palavra grega biblion que significa “livro”, “Biblioteca” ou “Coleção de Livros”. Ela se divide em duas partes: Antigo Testamento, que vai do começo da humanidade (Criação) até a vinda de Jesus Cristo. Contém 46 livros que tratam da história da humanidade e da doutrina do Povo de Deus. Novo Testamento, contém 27 livros que narram a vida e os ensinamentos de Jesus e dos apóstolos e a história dos primeiros 60 anos da Igreja.

Ao todo são 73 livros, divididos em capítulos (número impresso grande) e versículos (números pequenos no meio das frases). Cada livro da Bíblia está divido em capítulos e cada capítulo em versículos. Assim sendo as citações da Bíblia são apresentadas da seguinte maneira: Título do Livro, seguido do Capítulo e do ou dos Versículos. As citações bíblicas são indicadas de forma abreviada Ex.: I Cor 4,6-13 significa primeira carta de São Paulo aos Corínios, capítulo 4, versículos de 6 a 13.

A Bíblia é um livro doutrinal e não um livro histórico, por isso muitas vezes faltam descrições de alguns períodos como, por exemplo, a juventude e infância de Jesus nos Evangelhos.

Curiosidades Bíblicas:

01. Onde se lê na Bíblia sobre a conservação da natureza?

R: Deuteronômio 20-19.

02. Quais os alimentos que o povo de Israel não comeu durante os 40 anos de peregrinação pelo deserto?

R: Pão e vinho. Deuteronômio 29-5,6.

03. Quais as 4 cidades mencionadas na Bíblia que foram destruídas por causa da ira de Deus?

R: Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim. Deuteronômio 29-23.

A Bíblia foi totalmente inspirada por Deus. Para Definirmos inspiração, preferimos seguir o conceito descrito por São Tomás de Aquino:

Vemos, assim, que os livros da Bíblia foram escritos por homens movidos pela ação direta de Deus, de forma a prevenir erros, fazendo que aceitemos Deus como autor principal e o homem como autor secundário. O homem é instrumento de Deus e é movido e dirigido por Ele.

Porém, não devemos confundir inspiração com revelação: a revelação ocorre quando Deus mostra ou descobre ao ser humano verdades de fé; a inspiração, como vimos, é o ato de Deus mover ao ser humano a escrever verdades de fé, assistindo e preservando seus escritos do erro.

O fato de Deus de ter inspirado homens, não significa, contudo, que tenha anulado a inteligência e a liberdade do ser humano. Sobre isso, ensina-nos o Magistério da Igreja:

Na redação dos livros sagrados, Deus escolheu homens, dos quais se serviu fazendo-os usar suas próprias faculdades e capacidades a fim de que, agindo Ele próprio neles e por eles, escrevessem, como verdadeiros

autores, tudo e só aquilo que Ele próprio quisesse” (Dei Verbum, 11).

Mas por que Deus inspiraria seres humanos para elaborar a Bíblia?

Ora, Deus é nosso Criador e nos criou por amor! Inspirando alguns santos homens a escrever tais livros, deu à religião uma base divina, absolutamente correta, já que, por serem inspirados, os livros da Bíblia são a própria Palavra de Deus, em toda a sua essência e força.

Já que foram escritos por homens, de forma que podemos entender seu conteúdo, foram usadas linguagens humanas. Quase todas as Bíblias modernas trazem logo na primeira folh a as três linguagens que foram usadas para compô-la: o hebraico, o aramaico e o grego. O hebraico foi usado para a redação de quase todo o Antigo Testamento; o aramaico (língua falada na Palestina na época de Jesus) foi usado para alguns pequenos trechos do

Testamento = Aliança, compromissoAntigo Testamento = aliança de Deus com o povo judeu Novo Testamento =Aliança de Deus com a humanidade

8

Page 9: Apostila Da Primeira Comunhao

Antigo Testamento e, segundo alguns estudiosos, para o original do Evangelho de Mateus; o grego comum (koiné), por fim, foi utilizado para escrever alguns poucos livros do Antigo Testamento e para todo o Novo Testamento.

Oração antes de ler a Bíblia.

Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu Te conheça e Te faça conhecer, Te ame e Te faça amar, Te sirva e Te faça servir, Te louve e Te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e

todos consigamos a vida eterna. Amém!

Atividades:

1- A Bíblia divide-se em duas grandes partes: ______________________ e ________________________________2 - Quantos livros têm: Antigo Testamento: ____ Livros. Novo Testamento: _____ Livros3 - Com a Bíblia na mão, tentem encontrar os livros abaixo indicados e escreva-os na ordem em aparecem.( )Atos do Apóstolos ( ) Gênesis ( ) Carta aos Romanos ( ) Mateus ( ) Isaías ( ) Salmos ( ) Juízes ( ) Eclesiástico ( ) João.4 - Assinale V nas afirmações verdadeiras, e F nas falsas:( ) Deus quer falar aos seres humanos.( ) Um livro só para cristãos. ( ) Deus quer falar com cada um de nós.( ) Um livros que contém muitos livros.( ) Um livro que serve só para as pessoas mais velhas.( ) Um livro que fala do amor de Deus para com as pessoas.

DEUS É COMO AÇÚCAR

Um certo dia, um frei, querendo conhecer um pouco mais os seus paroquianos e as crianças, foi a uma sala de catequese falar de Deus. Chegando lá, perguntou se as crianças conheciam Deus, e elas responderam que sim.

Continuou a perguntar e elas disseram:

- Deus é nosso Pai, Ele fez a terra, o mar e tudo o que está nela: nos fez como filhos Dele.

E o frei, impressionado com as respostas das crianças, resolveu ir mais longe:

- Como vocês sabem que Deus existe, se nunca o viram?

A sala ficou toda em silencia, mas Pedro, um menino muito tímido, levantou a mãozinha e disse:

- A minha mãe me disse que Deus é como açúcar no meu leite que ela faz todas as manhãs. Eu não vejo o açúcar que está dentro da caneca, no meio do leite, mas, se ela tira, fica sem sabor.

- Deus existe e está no meio de nós, só que não o vemos, mas se ele sair de perto, nossa vida fica sem sabor.

O frei sorriu e disse:

- Muito bem Pedro, eu agora seio que Deus é nosso açúcar e que está todos os dias adoçando nossa vida.

Deu a bênção e foi embora da escola surpreso com a resposta daquela criança.

9

Page 10: Apostila Da Primeira Comunhao

6º. OS LIVROS DA BÍBLIA

A Bíblia não foi escrita numa única língua, mas em três línguas diferentes. A maior parte do Antigo Testamento foi escrita em hebraico. Era a língua que se falava na Palestina antes do cativeiro. Depois do cativeiro, o povo de lá começou a falar o aramaico.

Mas a Bíblia continuou a ser escrita, copiada e lida em hebraico. Para que o povo pudesse ter acesso à Bíblia, foram criadas escolinhas em toda a parte. Jesus deve ter frequentado a escolinha de Nazaré para aprender o hebraico. Só uma parte bem pequena do Antigo Testamento foi escrita em aramaico.

Um único livro do Antigo Testamento, o livro da Sabedoria, e todo o Novo Testamento foram escritos em grego. O grego era a nova língua do comércio que invadiu o mundo daquele tempo, depois das conquistas de Alexandre Magno, no século IV antes de Cristo.

Assim, no tempo de Jesus, o povo da Palestina falava o aramaico em casa, usava o hebraico na leitura da Bíblia, e o grego no comércio e na política. Quando os apóstolos saíram da Palestina para pregar o Evangelho aos outros povos, eles adotaram uma tradução grega do Antigo Testamento, feita no Egito no século III antes de Cristo para os judeus imigrantes que já não entendiam mais o hebraico nem o aramaico.

Esta tradução grega é chamada Septuaginta ou Setenta. Na época em que ela foi feita, a lista (cânon) dos livros sagrados ainda não estava concluída. E assim aconteceu que a lista dos livros desta tradução grega ficou mais comprida do que a lista dos livros da Bíblia hebraica.

É desta diferença entre a Bíblia hebraica da Palestina e a Bíblia grega do Egito, que veio a diferença entre a Bíblia dos protestantes e a Bíblia dos católicos.

Os protestantes preferiram a lista mais curta e mais antiga da Bíblia hebraica, e os católicos, seguindo o exemplo dos apóstolos, ficaram com a lista mais comprida da tradução grega dos Setenta.

Há sete livros a mais na Bíblia dos católicos: Tobias, Judite, Baruc, Eclesiástico, Sabedoria, os dois livros dos Macabeus, além de algumas partes de Daniel e de Ester. São chamados "deuterocanônicos", isto é, são da segunda (deutero) lista (cânon).

A primeira tradução da Bíblia chama-se Vulgata, feita por São Jerônimo a pedido do Papa Damaso. Atualmente a Bíblia é traduzida em todas as línguas, portanto é o livro mais conhecido, mais lido e mais meditado do mundo.

UNIDADE DA BÍBLIA

Apesar de diversos livros, de diferentes autores e da distância de tempo entre eles há uma unidade na Bíblia.

No Antigo Testamento é anunciado o Messias, o Filho de Deus que tem a missão de salvar a humanidade.

No Novo Testamento é narrada a história e a doutrina do Salvador e de sua Igreja.

Os Livros da Bíblia

(abreviações)

10

Page 11: Apostila Da Primeira Comunhao

4. OBS: Estes livros não tem na Bíblia dos Evangélicos

Celebremos em Família:

1 - Quantos grupos de livros existem no Antigo Testamento?_________________________________a) - Quais os grupos de livros existem no Antigo Testamento?

Grupo 1: __________________________ Grupo 2: ________________________________

Grupo 3: __________________________ Grupo 4: ________________________________

11

ANTIGO TESTAMENTOAmós Am

Abdias Ab

Gênesis Gn Jonas Jn

Êxodo Ex Miquéias Mq

Levítico Lv Naum Na

Números Nm Habacuc Hab

Deuteronômio Dt Sofonias Sf

Josué Js Ageu Ag

Juízes Jz Zacarias Zc

Rute Rt Malaquias Ml

I e II Samuel 1Sm, 2Sm

NOVO TESTAMENTOI e II Reis 1Rs, 2Rs

I e II Crônicas 1Cr, 2Cr

Esdras Esd Mateus Mt

Neemias Ne Marcos Mc

1. Tobias Tb Lucas Lc

1. Judite Jt João Jo

1. Ester Est Atos dos Apóstolos At

2. I e II Macabeus 1Mc, 2Mc Romanos Rm

Jó Jó I e II Coríntios 1Cor, 2Cor

Salmos Sl Gálatas Gl

Provérbios Pr Efésios Ef

Eclesiastes Ecl Filipenses Fl

Cântico dos Cânticos Ct Colossenses Cl

3. Sabedoria Sb I e II Tessalonicenses 1Ts, 2Ts

4. Eclesiástico Eclo I e II Timóteo 1Tm, 2Tm

Isaías Is Tito Tt

Jeremias Jr Filemon Fm

Lamentações Lm Hebreus Hb

5. Baruc Br Tiago Tg

Ezequiel Ez I e II Pedro 1Pd, 2Pd

6. Daniel Dn I, II e III João 1Jo, 2Jo, 3Jo

Oséias Os Judas Jd

Joel Jl Apocalipse Ap

Page 12: Apostila Da Primeira Comunhao

Grupo 5: __________________________b) - O que quer dizer Torá?_________________________________________c) - O que quer dizer Pentateuco?_________________________________________d) - Preencha os quadros com a quantidade de livros de cada grupo.

Grupo de Livros Quantidade

LeisPoéticosProfetas MaioresProfetas MenoresHistóricosProfetas Menores

A ESTRELA VERDE

Era uma vez em que havia milhões de estrelas no céu. Estrelas de todas as cores: brancas, lilases, prateadas, douradas, vermelhas, azuis...

Um dia, elas procuraram o Senhor, o Deus do Universo, e disseram-lhe:

- Senhor Deus, gostaríamos de viver na Terra com os seres humanos.

- Assim será feito - disse-lhes Deus -, conservarei vocês todas pequeninas como são vistas e podem descer à Terra.

- Conta-se que naquela noite houve uma linda chuva de estrelas. Umas desceram nas torres das igrejas, outras foram voar e brincar com os vaga-lumes no campo, outras se misturaram nos brinquedos das crianças e a Terra ficou maravilhosamente iluminada. Porém, passando algum tempo, as estrelas resolveram abandonar os humanos e voltar ao céu, deixando a Terra escura e triste.

- Por que voltaram? Perguntou Deus, à medida em que voltavam ao céu.

- Senhor, não nos foi possível permanecer na Terra. Lá existe muita miséria, muita desgraça, fome, violência, guerra maldade, doença...

E o Senhor lhes disse:

- Claro, o lugar de vocês é aqui no céu, a Terra é o lugar do transitório, daquilo que passa, do imperfeito, daquele que caiu, daquele que erra, daquele que

morre... Aqui no céu é o lugar da perfeição, o lugar onde tudo é bom, onde tudo é eterno...

Depois que chegaram as estrelas e conferindo o seu número, Deus falou de novo:

- Mas está faltando uma estrela! Será que se perdeu no caminho?

Um anjo que estava perto retrucou:

- Não, Senhor! A estrela resolveu ficar entre os seres, ela descobriu que seu lugar é exatamente onde está a imperfeição, onde há limites, onde as coisas não vão bem...

- Mas que estrela é essa? - Voltou Deus a perguntar.

- Por coincidência, Senhor, era a única estrela desta cor.

- E qual era a cor desta estrela? - Insistiu Deus.

- É verde, Senhor! A estrela verde do sentimento da esperança.

E, quando olharam para a Terra, a estrela verde já não estava mais sozinha.

A Terra estava novamente iluminada, porque havia uma estrela verde no coração de cada pessoa, porque o único sentimento que o ser humano tem e Deus não tem é a Esperança. Deus já conhece o futuro e a esperança é própria da natureza humana, própria daquele que cai, daquele que erra, daquele que não é perfeito, daquele que ainda não sabe qual é o seu futuro.

7º. COMO LER A BÍBLIA

Antes de lermos a Bíblia devemos pedir a unção do Espírito Santo a fim de que Ele nos ilumine para que possamos compreender e vivenciar a Palavra.

Devemos ler a Bíblia com respeito, humildade e prudência.

12

Page 13: Apostila Da Primeira Comunhao

1. Respeito: porque é a Palavra de Deus.

2. Humildade: não querendo Entender tudo o que tem na Bíblia para se tornar um doutor da Lei.

3. Prudência: nunca apegar-se a uma só frase sem conhecer o contexto e não arriscar-se a dar interpretações pessoais.

A Bíblia possui 73 livros, divididos em duas grandes partes:

O Antigo Testamento e o Novo Testamento.

O Antigo Testamento tem 46 livros.

O Novo Testamento tem 27 livros.

COMO PROCURAR E ENCONTRAR UMA CITAÇÃO BÍBLICA

As citações têm sempre a seguinte ordem: título do livro (abreviado), capítulo e versículo.

Ex: Jo 10,10 = lê-se assim: Evangelho de João, capítulo 10, versículo 10.

1. A vírgula ( , ) separa o capítulo do versículo:

(Jo 6,50 = Evangelho de João, capítulo 6, versículo 50).

2. O ponto ( . ) indica um pulo entre os versículos. Neste caso lê-se o(s) número(s) que vem antes e depois do ponto:

(Jo 1,3.9 = Evangelho de João, capítulo 1, versículos 3 e 9).

3. O traço ( - ) indica que devemos ler de um versículo até o outro:

(Jo 17,20-26 = Evangelho de João, capítulo 17, versículos de 20 a 26);

também pode indicar uma seqüência de capítulos:

(Jo 17,20-18,12 = Evangelho de João, do capítulo 17, versículo 20 até o

capítulo 18, versículo 12).

4. O ponto e vírgula ( ; ) separam uma citação de outra: Jo 1,5;16,14 = lê-se o versículo 5 do capítulo 1 e o versículo 14 do capítulo 16.

ou um livro de outro: Jo 1,5;Mt 1,22 = neste caso, deve-se procurar as

duas citações pedidas, uma no Evangelho de João e outra no Evangelho

de Mateus.

5. Um esse ( s ) indica o versículo imediatamente posterior ao citado:

Jo 1,5s = Evangelho de João, capítulo um, versículos cinco e seguinte, 6.

ou seja, Jo1,5s = Jo 1,5-6.

6. Dois esses (ss) indicam os versículos seguintes ao citado, até onde se fizer necessária a citação.

7. Às vezes encontramos um a, ou b, ou ainda um c depois da citação do versículo. EX: Jo 1,18a = lê-se a primeira parte do versículo dezoito. Quando a letra que vem logo depois da citação é b, deve-se ler a segunda parte do versículo e quando é c, lê-se a terceira parte do versículo (isso acontece porque um versículo pode ser formado por uma, duas ou até três frases).

8. Quando o livro tem um só capítulo, omite-se a indicação do capítulo, e cita-se só o versículo. Ex: Jd3 = Epístola de Judas, versículo três. Quando o livro tem mais de um capítulo, o numero que vem logo após a indicação do livro é a indicação do capitulo. Ex: Jo2 = deve-se ler todo o capítulo dois do Evangelho de João.

Celebremos em Família:

1 - Agora que já aprendemos muitas coisas sobre a Bíblia, já podemos utilizar sempre em nossas vidas.

Leia o Salmo 26(25): O que Deus quer nos falar?

13

Page 14: Apostila Da Primeira Comunhao

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - Encontrem estas citações na Bíblia. Tirem um versículo que mais lhes chamou a atenção.

1 jo 4,1-16: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ESTRELA GUIA

Estava Deus a caminhar sossegadamente pelo universo... Contemplava sua criação, e, aproveitando o passeio, verificava se tudo estava correndo bem.

Em certo ponto de sua caminhada, deparou-se com uma de suas estrelas, num choro compulsivo...

Com certa tristeza, aproximou-se e perguntou docemente:

- Por que choras, minha filha?

A pobre estrela, aos prantos, mal conseguia falar:

- Sabe, meu Pai. Estou triste, não consigo achar uma razão para a minha existência. O sol, com toda a sua magnitude, fornece calor, luz e energia às pessoas. As estrelas cadentes, incentivam paixões e sonhos. Os cometas, geram dúvidas e mistérios. E eu, aqui, parada.

Deus ouviu tudo atentamente com doçura e paciência, decidiu explicar à estrela os porquês, porém, foi interrompido por uma voz, que vinha de longe.

Era uma criança, que caminhava com sua mãe, em um dos planetas da região.

A criança dizia à sua mãe:

- Veja mamãe! O dia já vai nascer!

A mãe ficou meio confusa, como podia, uma criança, que mal sabia as horas, saber que o sol já nasceria, mesmo estando tão escuro?

- Como você sabe disso, meu filho?

- Veja aquela estrela! - falou a criança apontando para a estrela que estava chorando - Papai me disse que ela anuncia o novo dia. Ela sempre aparece pouco antes do sol, e aponta o lugar de onde o sol vai sair.

Ouvindo aquilo, a estrela pôs-se a chorar... Deus, calmamente lhe falou:

- Podes ver? Sabes agora, o motivo de tua existência? Tudo o que criei, fiz por alguma razão de ser. És a estrela que anuncia o novo dia. E com o novo dia, renovam-se as esperanças, os sonhos. E serves para orientar os homens, para onde caminhar. Ao te ver, sabem que não estão perdidos, pois sabem qual o seu destino.

A estrela ouviu tudo atentamente. Sentiu uma alegria celestial invadindo sua vida. A partir de então, ela brilhou cada vez mais, pois sabia que era importante e indispensável ao ciclo da vida.

8º. O PRESENTE DE DEUS PARA NÓS – A CRIAÇÃO

LEITURA BÍBLICA - Gn. 1,1-25

No início Deus criou os céus e a terra. A terra era sem forma, vazia, escura e coberta de água. O Espírito de Deus flutuava sobre a água. E Deus disse: "Haja luz", e ela apareceu. Deus viu que a luz era boa. Ele separou a luz da escuridão, e chamou a luz de "dia" e a escuridão de "noite". A tarde e a manhã foram o primeiro dia. E Deus disse: "Que haja um grande espaço entre as águas debaixo do céu e as de cima". E Ele chamou o espaço de "céu". A tarde e a manhã foram o segundo dia. Deus disse: "Que as águas debaixo do céu se ajuntem em um lugar, e

14

Page 15: Apostila Da Primeira Comunhao

que haja um espaço seco". Ele chamou o lugar seco de "terra"; e chamou de "mares" o ajuntamento de águas. Deus viu que isso era bom. E Deus disse: "Que a terra produza ervas, plantas e árvores frutíferas"; e isso aconteceu, e Deus viu que tudo era bom. A tarde e a manhã foram o terceiro dia. Deus disse: "Que haja luzes no céu para determinarem as estações, os dias e os meses". Deus criou duas grandes luzes; o Sol para governar o dia, e a Lua para governar a noite. Ele criou também as estrelas, e as espalhou pelo céu para que iluminassem a Terra. Deus viu que isso era bom. A noite e a manhã foram o quarto dia. Deus disse: "Que as águas fiquem cheias de criaturas vivas, e que as aves voem pelo céu". Deus criou grandes animais marinhos e tudo o que se move nas águas. Criou peixes e aves, e viu que tudo era bom, e os abençoou dizendo: "Sejam frutíferos e se reproduzam". E a tarde e a manhã foram o quinto dia. Deus disse: "Que a terra se encha de criaturas vivas". Então ele criou os animais da terra, o gado e tudo que rasteja, para se reproduzirem; e Deus viu que isso era bom.

Por um simples ato de sua vontade, Deus fez o mundo – a partir do nada, pois, no princípio, só Ele – Eterno – existia.

No sétimo dia, Deus descansou de seu trabalho. Pois a terra estava pronta. Deus abençoou este dia. E daí em diante, todos os homens deveriam descansar de seu trabalho no sétimo dia. Os judeus consideram o sábado como dia sagrado, neste dia eles não trabalham, nem estudam, somente louvam a Deus. Nós, cristãos, temos o domingo

como dia consagrado a Deus, pois foi no domingo que Cristo ressuscitou trazendo para nós a nova criação. Não existe nada no mundo que Deus não tenha feito. E no mundo inteiro não existe uma criança da qual Deus não

cuide.

Oração: Senhor, meu bondoso Deus, tu que criaste o mundo, pensando em dar uma boa vida para nós, ajuda-nos a não destruirmos o nosso mundo. Muito obrigado por este presente que coloca a cada dia em nossas mãos.

Amém.

Cântico das Criaturas – São Francisco de Assis

Altíssimo, onipotente, bom SenhorTeus são o louvor, a glória, a honra

E toda a benção.

Só a ti, Altíssimo, são devidos;E homem algum é digno

De te mencionar

Louvado sejas, meu SenhorCom todas as tuas criaturas,

Especialmente o senhor irmão Sol,Que clareia o dia

E com sua luz nos alumia.E ele é belo e radiante

Com grande esplendor:De ti, Altíssimo, é a imagem.

Louvado sejas, meu Senhor,Pela irmã Lua e as Estrelas,

Que no céu formaste as clarasE preciosas e belas.

Louvado sejas, meu Senhor,Pelo irmão Vento,

Pelo ar, ou nubladoOu sereno, e todo o tempo,

Pelo qual às tuas criaturas dás sustento.

Louvado sejas, meu SenhorPela irmã Água,

Que é muito útil e humildeE preciosa e casta.

Louvado sejas, meu Senhor,Pelo irmão Fogo

Pelo qual iluminas a noite,E ele é belo e jucundo

E vigoroso e forte.

Louvado sejas, meu Senhor,Por nossa irmã a mãe Terra,Que nos sustenta e governa

E produz frutos diversosE coloridas flores e ervas.

Louvado sejas, meu Senhor,Pelos que perdoam por teu amor,

E suportam enfermidades e tribulações.

Bem-aventurados os que as sustentam em paz,

Que por Ti, Altíssimo, serão coroados.

Louvado sejas, meu Senhor,Por nossa irmã a Morte corporal,

Da qual homem algum pode escapar.

Ai dos que morrerem em pecado mortal!

Felizes os que ela acharConformes à tua santíssima vontade,

Porque a morte segunda não lhes fará mal!

Louvai e bendizei ao meu Senhor,E dai-lhe graças,

E servi-o com grande humildade.

Atividades:

1 – Leia Jr 27,5 e responda:15

Page 16: Apostila Da Primeira Comunhao

1. – Quem fez todas as coisas?_______________________________________________________________2. – Para quem Deus deu as coisas que ele criou, “com sua grande força e braço estendido”?

____________________________________________________________________________3. - O que é mais belo para você?_____________________________________________________________4. - O que é mais útil?______________________________________________________________________5. - O que você mudaria?___________________________________________________________________2 - Qual das criações de Deus Você mais gostou? Por quê?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________3 - Estamos cuidando bem das coisas que Deus criou? Por que?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________4- Qual é o livro da Bíblia que conta a história da criação do mundo?____________________________________________________________________________________________5 - O que posso fazer para cuidar melhor do mundo?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Celebremos em Família:

1- Releia Gn 1, 1-30 e responda a estas questões.

a) Tudo na natureza é perfeito, pelo menos foi criado para que tudo fosse perfeito, mas nós muitas vezes quebramos o ciclo natural das coisas. Já paramos para pensar como as plantas crescem, florescem e caem as folhas. A árvore não proíbe suas folhas de cair, porque sabe que precisa delas no chão para, no inverno, manter a terra úmida e assim buscar força na raiz. Precisamos preservar o meio ambiente? Como?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________2 – Em nossa casa, nos preocupamos em reciclar o lixo, em aproveitar mais nossos alimentos, evitamos a poluição ambiental, jogamos o lixo no lixo ou na rua, provocamos queimadas, etc.?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

CARTA DO CACIQUE SEATTLE

Carta que o cacique Seattle escreveu ao Presidente dos Estados Unidos, em 1855, depois de o governo ter dado a entender que desejava comprar o território da tribo indígena

O Grande Chefe de Washington mandou dizer que deseja comprar a nossa terra. O Grande Chefe assegurou-nos também de sua amizade e benevolência. Isto é gentil de sua parte, pois sabemos que ele não precisa da nossa amizade. Vamos, porém, pensar em sua oferta, pois sabemos que se não o fizermos, o homem branco virá com armas e tomará nossa terra.

Como podes comprar ou vender o céu, o calor da terra? Tal idéia é-nos estranha. Se não somos donos da pureza do ar ou do resplendor da água, como então podes comprá-los? Cada torrão desta terra é sagrado para meu povo. Cada folha reluzente de pinheiro, cada praia arenosa, cada véu de neblina na floresta escura, cada clareira e inseto a zumbir são sagrados nas tradições e na consciência do meu povo. A seiva que circula nas árvores carrega consigo as recordações do homem vermelho.

Somos parte da terra e ela é parte de nós. As flores perfumadas são nossas irmãs; o cervo, o cavalo, a grande águia - são nossos irmãos. As cristas rochosas, os sumos das campinas, o calor que emana do corpo de um mustang, e o homem - todos pertencem à mesma família.

Portanto, quando o Grande Chefe de Washington manda dizer que deseja comprar nossa terra, ele exige muito de nós. O Grande Chefe manda dizer que irá reservar para nós um lugar em que possamos viver confortavelmente. Ele será nosso pai e nós seremos seus filhos. Portanto, vamos considerar a tua oferta de comprar nossa terra. Mas não vai ser fácil, não. Porque esta terra é para nós sagrada!

16

Page 17: Apostila Da Primeira Comunhao

Esta água brilhante que corre nos rios e regatos não é apenas água, mas sim o sangue de nossos ancestrais. Se te vendermos a terra, terás de te lembrar que ela é sagrada e terás de ensinar a teus filhos que é sagrada e que cada reflexo espectral na água límpida dos lagos conta os eventos e as recordações da vida de meu povo. O rumorejar d’água é a voz do pai de meu pai. Os rios são nossos irmãos, eles apagam nossa sede. Os rios transportam nossas canoas e alimentam nossos filhos. Se te vendermos nossa terra, terás de te lembrar e ensinar a teus filhos que os rios são irmãos nossos e teus, e terás de dispensar aos rios a O ar é precioso para o homem vermelho, porque todas as criaturas respiram em comum - os animais, as árvores, o homem. O homem branco parece não perceber o ar que respira. Como um moribundo em prolongada agonia, ele é insensível ao ar fétido. Mas se te vendermos nossa terra, terás de te lembrar que o ar é precioso para nós, que o ar reparte seu espírito com toda a vida que ele sustenta. O vento que deu ao nosso bisavô 0 seu primeiro sopro de vida, também recebe o seu último suspiro. E se te vendermos nossa terra, deverás mantê-la reservada, feita santuário, como um lugar em que o próprio homem branco possa ir saborear o vento, adoçado com a fragrância das flores campestres.

O que é o homem sem os animais? Se todos os animais acabassem, o homem morreria de uma grande solidão de espírito. Porque tudo quanto acontece aos animais, logo acontece ao homem. Tudo está relacionado entre si.

Ensina a teus filhos o que temos ensinado aos nossos; que a terra é nossa mãe. Tudo quanto fere a terra - fere os filhos da terra. Se os homens cospem no chão, cospem sobre eles próprios.

Tudo quanto agride a terra, agride os filhos da terra. Não foi o homem quem teceu a trama de vida: ele é meramente um fio da mesma. Tudo que ele fizer à trama, a si próprio fará.

Nem o homem branco, cujo Deus com ele passeia e conversa como amigo para amigo, pode ser isento do destino comum. Poderíamos ser irmãos, apesar de tudo. Vamos ver. De uma coisa sabemos que o homem branco venha, talvez, um dia a descobrir: nosso Deus é o mesmo Deus. Talvez julgues, agora, que o podes possuir do mesmo jeito como desejas possuir nossa terra; mas não podes. Ele é Deus da humanidade inteira e é igual sua piedade para com o homem vermelho e o homem branco. Esta terra é querida por Ele, e causar dano à terra é cumular de desprezo o seu Criador. Os brancos também vão acabar; talvez mais cedo do que todas as outras raças. Continua poluindo a tua cama e hás de morrer uma noite, sufocado em teus próprios dejetos!

Se te vendermos a nossa terra, ama-a como nós a amávamos. Protege-a como nós a protegíamos. Nunca esqueças de como era esta terra quando dela tomaste posse! E com toda a tua força, o teu poder e todo o teu coração - conserva-a para teus filhos e ama-a como Deus nós ama a todos. De uma coisa sabemos: o nosso Deus é o mesmo Deus. Esta terra é por Ele amada. Nem mesmo o homem branco pode evitar o nosso destino comum.

9º. SOMOS ESCOLHIDOS POR DEUS

Será que sou diferente dos outros? Por que fulano é mais feliz, mesmo sendo pobre, sem recursos? Por que somos diferentes dos outros animais?

Mas às vezes nos comportamos como um cavalo, espalhando patada para todo mundo, ou como um porco, vivendo numa eterna sujeira, ou ainda resmungando feito um burro. Quantas vezes nos fazemos igualzinho ao elefante, levantando poeira ao nosso redor, ou como um leão esbravejando quando estamos com raiva. E tem aqueles que se acham tão superiores que andam olhando para cima, feito um avestruz ou uma girafa, ou uma ema. Vocês já viram uma anta, é aquele bicho, engraçado que quando se vê em perigo, sai correndo e não olha para os lados somente para frente e aí, se tiver um buraco, ela cai, se tiver um barranco ela se esborracha. E os macacos então, sempre pulando de galho em galho e às vezes nos comportamos como eles. Não sabemos para onde ir quando acontece algo de ruim que nos deixa preocupados, assustados, com raiva.

Será que somos animais?

Deus nos criou a sua imagem e semelhança e para sermos felizes ele nos deu de presente toda a sua criação para tomarmos conta dela da melhor maneira possível. E o mais importante, Deus nos ama muito!

Nós somos a parte mais importante da criação.

O ser humano é diferente das outras coisas criada por Deus, porque recebeu vários dons.

DOM é mesma coisa que presente.

Veja os belos presentes que nós ganhamos de Deus:

17

Page 18: Apostila Da Primeira Comunhao

- Inteligência: O ser humano pensa e consegue falar o que pensa.

- Consciência: Sabe que Deus existe.

- Vontade: É capaz de tomar as suas próprias decisões.

- Liberdade: Pode escolher: fazer o bem ou fazer o mal.

Vejamos na Bíblia como Deus nos criou: Gn 1,26-31

Então Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastem sobre a terra."

Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher.

Deus os abençoou: "Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra."

Deus disse: "Eis que eu vos dou toda a erva que dá semente sobre a terra, e todas as árvores frutíferas que contêm em si mesmas a sua semente, para que vos sirvam de alimento.

E a todos os animais da terra, a todas as aves dos céus, a tudo o que se arrasta sobre a terra, e em que haja sopro de vida, eu dou toda erva verde por alimento." E assim se fez.

Atividades:

2 – Vamos ler o salmo 8 e depois responder:

Salmo 8

Ó Senhor, nosso Deus, como é glorioso vosso nome em toda a terra!

Vossa majestade se estende, triunfante, por cima de todos os céus.

Da boca das crianças e dos pequeninos sai um louvor que confunde vossos adversários, e reduz ao silêncio vossos inimigos.

Quando contemplo o firmamento, obra de vossos dedos, a lua e as estrelas que lá fixastes:

Que é o homem, digo-me então, para pensardes nele? Que são os filhos de Adão, para que vos ocupeis com eles?

Entretanto, vós o fizestes quase igual aos anjos, de glória e honra o coroastes.

Destes-lhe poder sobre as obras de vossas mãos, vós lhe submetestes todo o universo.

Rebanhos e gados, e até os animais bravios, pássaros do céu e peixes do mar, tudo o que se move nas águas do oceano.

Ó Senhor, nosso Deus, como é glorioso vosso nome em toda a terra!

1. Qual foi a missão que Deus deu ao ser humano?___________________________________

__________________________________________________________________________________

2. Como a pessoa pode realizar o que Deus quer dela?_______________________________

__________________________________________________________________________________

3. Você é responsável pelo mundo criado?____________________________________________

4. O que você pode fazer para que o mundo seja como Deus Criou?

_________________________________________________________________________

Celebremos em Família:

18

Page 19: Apostila Da Primeira Comunhao

1- Pense e responda: Quem é mais importante para Deus: Você ou um peixinho? Por quê?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Escreva as qualidades que você tem, que são dons, que você recebeu de Deus:

____________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________

Se somos feitos à imagem e semelhança de Deus, somos cheios de amor, mas será que nós demonstramos este amor que há dentro de nós, através de nossos atos e nossas palavras. De nossa boca saem palavras de crescimento e benção? Será que usamos nosso corpo de forma adequada? Nossos sentidos são usados para quê? Nossas mãos abençoam e constroem? Nossos ouvidos sabem ouvir o nosso irmão, escutam músicas que nos fazem crescer na graça de Deus? Nossos olhos são usados para consolar, apascentar, choram pelo sofrimento do nosso irmão, e veem a beleza da criação? Nossos pés, para onde nos levam, por caminhos da paz e da justiça, para fazer o bem?

Reflitam sobre como estamos vivendo. De acordo com a vontade Deus ou usamos nossa vida para aquilo que não é do agrado de nosso criador? Somos todos filhos de Deus e vivemos como irmãos?

Façam uma oração espontânea, em família, agradecendo ou pedindo ao Senhor para ajudá-los a viverem na graça de Deus.

MACACO OU HUMANO?

Três macacos sentados num coqueiro discutindo sobre coisas de que ouviram dizer...

Disse um deles para os outros dois:

- Há um rumor de que pode ser verdade que os seres humanos descendem da nossa nobre raça.

- Bem, essa idéia é uma desgraça! – disse um outro macaco.

Nenhum macaco jamais desprotegeu sua fêmea ou deixou seus bebês famintos ou arruinou a vida deles.

E nunca ouviu-se dizer que alguma mãe macaca tivesse dado seus filhos para outra ou que alguma delas tivesse passado os filhos de uma para outra mãe, até que eles ignorassem de quem realmente eram filhos.

Há também uma outra coisa que nunca foi vista: Macacos cercando um coqueiro e deixando os cocos apodrecerem, proibindo outros macacos de alimentar-se, já que se a árvore fosse cercada a fome faria outros macacos nos roubarem.

Há ainda uma outra coisa que macacos jamais fizeram: Sair à noite para roubar, usando arma de fogo, porretes ou facas para tirar a vida de outros macacos.

Sim, os humanos descendem de uma espécie rude.

Mas, manos...

Com certeza eles não descendem de nós

10º. ABRAAÕ, UM HOMEM DE FÉ

Deus criou o mundo e colocou nele o ser humano. A ele, Deus deu a missão de cuidar de todas as demais criaturas e povoar o mundo. Muito tempo passou. Muitas coisas aconteceram. Chegou o tempo de Deus se mostrar aos seres humanos, para que eles o conhecessem.

Havia um homem eu Ur, chamado Abrão. Deus o chama de um povo que servia a outros deuses. Deus lhe indica um caminho novo, para que ele experimente o seu amor. Com Abrão Deus é muito generoso ele faz promessas grandiosas e lhe diz: “ Já não te chamarás mais Abrão, mas teu nome será Abraão” Gn 17,5.

Abraão era um homem de grande fé. Viveu por volta do ano de 1850 antes de Cristo. Quando Deus o chamou a viajar para uma terra, ele deixou sua terra natal, UR, sem saber o que ia lhe acontecer, mas confiou no Deus que o chamava pelo nome e lhe dava uma missão. Hoje temos muitas pessoas que deixam sua cidade, estado até mesmo seu país, e vai atender ao chamado de Deus, para uma missão especial, as vezes muito longe de casa.

19

Page 20: Apostila Da Primeira Comunhao

Vamos ler, na Bíblia a passagem que fala sobre Abraão, ou Abrão como era o seu nome. (Gn 12,1-10; 17,1-8; 22,1-19 )

Como Deus chamou Abraão ele também nos chama, nem sempre precisamos ir para outra cidade, ou país, mas quando deixamos de assistir a novela ou o programa de televisão de que gostamos ou um jogo de futebol, um ida ao clube, um passeio e dedicamos nosso tempo para o crescimento da comunidade e colocamos nossos dons a serviço do Reino de Deus, nos também somos missionários.

Abraão era uma pessoa muito boa porque acreditava em Deus, e fez a vontade dele. Abraão é chamado o homem de fé. Por causa de sua fé, Deus fez de Abraão uma grande nação e deu um filho a sua mulher Sara, que era estéril. (Gn 18, 9-14; 21,1-7)

Abraão acreditava em tudo que Deus lhe falava e por mais difícil que fosse fazer a sua vontade ele sempre obedecia. Mas um dia Deus pediu uma coisa tão difícil que Abraão achou que não aguentaria fazer.

Vamos ver o que Deus pediu a Abraão em Gn 22, 1-18

Depois disso, Deus provou Abraão, e disse-lhe: “Abraão!” “Eis-me aqui”, respondeu ele.

Deus disse: “Toma teu filho, teu único filho a quem tanto amas, Isaac; e vai à terra de Moriá, onde tu o oferecerás em holocausto sobre um dos montes que eu te indicar.”

No dia seguinte, pela manhã, Abraão selou o seu jumento. Tomou consigo dois servos e Isaac, seu filho, e, tendo cortado a lenha para o holocausto, partiu para o lugar que Deus lhe tinha indicado.

Ao terceiro dia, levantando os olhos, viu o lugar de longe.

“Ficai aqui com o jumento, disse ele aos seus servos; eu e o menino vamos até lá mais adiante para adorar, e depois voltaremos a vós.”

Abraão tomou a lenha do holocausto e a pôs aos ombros de seu filho Isaac, levando ele mesmo nas mãos o fogo e a faca. E, enquanto os dois iam caminhando juntos, Isaac disse ao seu pai: “Meu pai!” “Que há, meu filho?” Isaac continuou: “Temos aqui o fogo e a lenha, mas onde está a ovelha para o holocausto?”

“Deus, respondeu-lhe Abraão, providenciará ele mesmo uma ovelha para o holocausto, meu filho.” E ambos, juntos, continuaram o seu caminho.

Quando chegaram ao lugar indicado por Deus, Abraão edificou um altar; colocou nele a lenha, e amarrou Isaac, seu filho, e o pôs sobre o altar em cima da lenha.

Depois, estendendo a mão, tomou a faca para imolar o seu filho.

O anjo do Senhor, porém, gritou-lhe do céu: “Abraão! Abraão!” “Eis-me aqui!”

“Não estendas a tua mão contra o menino, e não lhe faças nada. Agora eu sei que temes a Deus, pois não me recusaste teu próprio filho, teu filho único.”

Abraão, levantando os olhos, viu atrás dele um cordeiro preso pelos chifres entre os espinhos; e, tomando-o, ofereceu-o em holocausto em lugar de seu filho.

Abraão chamou a este lugar “O Senhor Proverá”, de onde se diz até o dia de hoje: “Sobre o monte de “O Senhor Proverá”.

Pela segunda vez chamou o anjo do Senhor a Abraão, do céu, e disse-lhe: “Juro por mim mesmo, diz o Senhor: pois que fizeste isto, e não me recusaste teu filho, teu filho único, eu te abençoarei.

Multiplicarei a tua posteridade como as estrelas do céu, e como a areia na praia do mar. Ela possuirá a porta dos teus inimigos, e todas as nações da terra desejarão ser benditas como ela, porque obedeceste à minha voz.

6 – Leia Gn 17,1-2 e responda:

a) Quem Deus diz que é?____________________________________________________________________

b) O que ele pede para Abrão?_______________________________________________________________

c) O que Deus promete para Abraão?_________________________________________________________

20

Page 21: Apostila Da Primeira Comunhao

Celebremos em Família:

A história de Abraão é a história de um homem que tem fé e segue o caminho que Deus lhe indica.

1. Escolha, das palavras abaixo, aquelas que indicam atitudes necessárias, gestos concretos, que você vai procurar fazer todos os dias, para poder seguir o caminho que Deus indica. Escreva as palavras que você achou nas setas.

CORAGEM ÂNIMO CONFIANÇA RAIVADESORDEM COMIDA BRIGAS PARTILHA

ESMOLA CARIDADE HONESTIDADE FRATERNIDADEFIDELIDADE RACISMO MISERICÓRDIA MALDADE

ORAÇÃO DESOBEDIÊNCIA OBEDIÊNCIA AMORPERDÃO INVEJA DESUNIÃO SERVIÇOPRATOS ALEGRIA DESÂNIMO TRISTEZAROUPAS RIQUEZAS DECISÃO MEDO

FÉ EM DEUS

Os moradores de uma região, castigada pela seca há vários anos, foram até o padre da paróquia local pedir-lhe que rezasse uma missa especial que trouxesse a chuva de volta.

O padre negou-se a realizar a missa, alegando que nada aconteceria, pois seria necessário que o povo tivesse muita fé em Deus. O religioso foi, então, pressionado pela comunidade. Todos afirmavam que possuíam a fé requerida para que a chuva acontecesse. Muito contrariado, o padre marcou a missa para a manhã seguinte.

Na hora combinada, o povo ocupava todos os lugares da igreja em silêncio. O padre chegou sem dar uma palavra. Atravessando os bancos, foi se esquivando de cada um dos fiéis. Dirigindo-se ao púlpito, disse:

- Caros irmãos, tomei uma decisão: lamento informar-lhes que não vou rezar a missa, pois agora tenho absoluta certeza de que vocês não têm fé!

Foi aquela agitação na igreja, todos reagindo contra as palavras do padre. O líder da comunidade levantou-se e protestou com veemência:

- Padre, em nome de todos aqui reunidos, permita-me discordar de sua posição. O senhor está enganado, pois todos aqui têm muita fé e acreditam que esta missa vai trazer a chuva.

O padre escutou com atenção e, dirigindo-se aos “fiéis”, perguntou:

- Irmãos, se vocês têm tanta fé como dizem ter, respondam-me: quem aqui trouxe guarda-chuva?

Os olhares constrangidos dos presentes logo mostraram a realidade do momento: ninguém levara guarda-chuva!

11º. JACÓ, O ESCOLHIDO DE DEUS

Vimos no encontro anterior a fé grandiosa de Abraão, que foi capaz de entregar o seu amado filho, sua garantia de descendência, para Deus. No ultimo momento, Deus interferiu através do anjo não deixando que Abraão sacrificasse o seu filho Isaac. Este era um costume dos povos antigos: sacrificar o filho mais velho aos deuses em forma de oferendas.

Com a história de Isaac, temos que Deus não quer este tipo de sacrifício. Ele quer o contrário, que todos tenhamos vida e vida em abundância.

Vamos ver a história de JACÓ.

ESAÚ VENDE O DIREITO DE PRIMOGENITURA – Gn 25,29-34

Na tradição dos povos do Oriente próximo, o primeiro filho teria privilégios frente aos outros irmãos. Com a morte do pai, o primogênito herdaria o poder no clã, recebendo dupla porção dos bens familiares. Agora

21

Page 22: Apostila Da Primeira Comunhao

imaginem só, no primeiro nascimento a mãe dá a luz a dois filhos homens. Nesse caso, alguns segundos definiriam qual dos dois meninos seria o herdeiro que receberia a bênção da primogenitura e perpetuaria o nome do pai.

Como Esaú nascera um pouco antes de Jacó, cabia a ele o direito da bênção, isto é, o direito de ser o principal herdeiro de Isaac. Esaú tornou-se hábil caçador; Jacó gostava de viver na sua tenda.

Um dia, Jacó havia preparado um prato de lentilhas. Esaú chegou da caça, exausto de fadiga, e disse-lhe: "Dá-me desse legume vermelho porque estou muito cansado!". Jacó respondeu: "Primeiro dá-me o direito de primogenitura". Esaú disse: "Estou morrendo de fome. De que me serve o direito de primogênito?". Jacó continuou: "Jura que me cedes". Esaú fez o juramento e depois de ter comido e bebido, saiu.

JACÓ É ABENÇOADO EM VEZ DE ESAÚ

Estando velho e quase cego, Isaac disse a Esaú: "Toma o teu arco, vai à caça e traz-me o guizado de que eu gosto, para eu te abençoar antes de morrer". Logo que Esaú saiu, Rebeca disse a Jacó: "Meu filho, vai escolher no rebanho dois dos melhores cabritos; com eles farei para teu pai um prato como ele gosta e tu irás levá-lo para ele te abençoar antes de morrer".

Depois de ter preparado o prato, Rebeca vestiu a Jacó com as roupas de seu irmão Esaú; cobriu-lhe o pescoço e as mãos com a pele dos cabritos e mandou-o a Isaac, seu pai. O velho mandou Jacó se aproximar, apalpou-lhe as mãos e o pescoço, mas não o reconheceu. Depois de ter comido, Isaac abençoou Jacó e disse: "Deus te dê do orvalho do céu e da ferilidade da terra. As nações hão de inclinar-se diante de ti e tu serás o senhor de teus irmãos. Maldito seja quem te amaldiçoar e bendito quem te abençoar!".

Foi assim que Jacó se tornou herdeiro das promessas.

JACÓ TAMBÉM É ENGANADO

Jacó deixou o lar apressado e sozinho. Ele estava triste e com medo. Seu pai lhe perdoaria? E Deus? Esaú viria matá-lo?

Enquanto caminhava, Jacó pensava na terrível mentira que contara. Ele confessou a Deus que havia pecado e pediu que lhe mostrasse que não fora esquecido por Ele.

Finalmente, depois de dois dias, ele se deitou no solo, usando uma pedra como travesseiro.

Enquanto dormia, Deus enviou a Jacó uma maravilhosa mensagem em sonho. O Senhor repetiu a Jacó todas as promessas que havia feito a Abraão. Jacó finalmente havia recebido a primogenitura, embora tivesse feito coisas erradas!

Depois disso, Jacó caminhou cerca de 720 quilômetros para chegar à casa de seu tio Labão em Harã. Ele parou em um poço e perguntou a alguns pastores de ovelhas se conheciam Labão.

- Sim - responderam eles. - Aí vem sua filha com suas ovelhas.

Jacó ajudou Raquel a dar água para as ovelhas e lhe disse quem ele era.

Labão acolheu Jacó em sua casa. Por um mês, Jacó ajudou tanto quanto podia. Finalmente, Labão disse:

- Você não deve trabalhar de graça. Quanto devo lhe pagar?

Jacó prontamente respondeu:

- Depois que eu trabalhar sete anos, você pode me dar Raquel em casamento.

Quando o período terminou, começou a cerimônia de casamento. A noiva chegou com um véu grosso cobrindo seu rosto, e Jacó já estava casado antes de saber que Labão o havia enganado. Labão o havia casado com Léia, a irmã de Raquel.

Jacó ficou zangado, mas nada podia ser feito. Ele prometeu trabalhar outros sete anos por Raquel. Labão ficou contente, porque Jacó era um bom trabalhador.

22

Page 23: Apostila Da Primeira Comunhao

Jacó sentiu como era ser enganado, da mesma forma que ele havia enganado seu pai Isaac. Ele também aprendeu que, embora Deus estivesse com ele como prometera, Ele não o livrou dos problemas que seus erros causaram.

JACÓ RECEBE O NOME GLORIOSO DE ISRAEL

Jacó ficou 20 anos na Mesopotâmia, em casa de seu tio Labão. Por fim, Deus disse-lhe: "Volta para a terra de teus pais e eu estarei contigo". Jacó obedeceu.

No caminho, um homem misterioso lutou com ele até pela manhã. E disse-lhe então: "Deixa-me porque já vem vindo a aurora". Jacó respondeu: "Não te deixarei partir enquanto não me abençoares". O homem misterioso disse-lhe "Daqui em diante não te chamarás Jacó, mas Israel - que quer dizer guerreiro de Deus - porque se lutaste com tanta valentia com Deus, muito mais forte serás contra os homens". E o abençoou.

Mais tarde, Esaú reconciliou-se com Jacó. Jacó teve doze filhos homens e uma filha mulher. Mas, de todos, ele preferia um: José, o primeiro filho de sua amada esposa Raquel. É a história de José que conheceremos no próximo encontro.

A história de Jacó nos mostra a importância de querer estar perto de Deus, a ponto de lutar por sua bênção. Uma bênção que foi transmitida a seus filhos e, por meio deles, a nós.

Atividades:1 – Jacó foi abençoado por Isaac. Deus abençoa todas as pessoas. Ele escolhe algumas para uma missão especial, como escolheu Jacó. Jacó aceitou a missão que Deus lhe deu.a) – Você sente o chamado de Deus em sua vida?_____________________________________________b) Como você vai responder ao chamado que Deus lhe faz?___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________c) – Deus não olha para as aparências, mas para o coração, que é fonte de amor. Escreva algumas atitudes que saem do nosso coração que nos ajudam a realizar a missão que Deus nos dá:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________2 - Leia Gn 25,24-28 e responda:a) – Quanto ano tinha Isaac quando os gêmeos nasceram?_________________________________b) – Como nasceram os gêmeos?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________c) Quem era o filho preferido de Isaac?___________________ e de Raquel? ____________________3 – Porque Esaú vendeu o seu direito de primogênito?____________________________________________________________________________________________________________________________________

Celebremos em Família:1 – Leia Gn 27,1-29 e responda:a) - Porque Jacó conseguiu “enganar” seu pai Issac, recebendo o bênção no luar de seus irmão Esaú?_______________________________________________________________________________________b) - Como Issac conseguiu reconhecer Jacó como Esaú?__________________________________________________________________________________________________________________________________c) - O que disse Issac ao Jacó quando ele se aproximou para receber a bênção?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________d) - O que Jacó serviu ao seu pai Isaac, quando foi receber a bênção?_____________________________________________________________________________________________________________________

O CACHORRINHO E O TIGRE23

Page 24: Apostila Da Primeira Comunhao

Um cachorrinho, perdido na selva, vê um tigre correndo em sua direção.

Pensa rápido, vê uns ossos no chão e se põe a mordê-los.

Então, quando o tigre está a ponto de atacá-lo, o cachorrinho diz:

- Ah, que delícia este tigre que acabo de comer!

O tigre pára bruscamente e sai apavorado correndo do cachorrinho, e no caminho vai pensando:

- Que cachorro bravo! Por pouco não come a mim também!

Um macaco, que havia visto a cena, sai correndo atrás do tigre e conta como ele havia sido enganado.

O tigre, furioso, diz:

- Cachorro maldito! Vai me pagar!

O cachorrinho vê que o tigre vem atrás dele de novo e desta vez traz o macaco montado em suas costas.

- Ah, macaco traidor! O que faço agora?, pensou o cachorrinho. Em vez de sair correndo, ele ficou de costas, como se não estivesse vendo nada.

Quando o tigre está a ponto de atacá-lo de novo, o cachorrinho diz:

- Macaco preguiçoso! Faz meia hora que eu o mandei me trazer um outro tigre e ele ainda não voltou!

12º. JOSÉ DO EGITO, O SONHADOR

A vida de José é narrada nos capítulos 37 a 50 de Gênesis.

A história de José é um relato que envolve traições, deslealdades familiares, perdões e bênçãos...

Ele tinha dezessete anos e cuidava do rebanho com seus irmãos.

Jacó amava mais José do que os outros filhos, porque ele era o filho da sua velhice com Raquel, que era a mulher que ele tanto amava. Certo dia Jacó resolveu dar ao seu filho José uma linda túnica.

Seus irmãos ficaram com muita inveja dele.

José era mesmo especial, ele começou a ter alguns sonhos “estranhos” com seus irmãos e até com os seus pais. Depois de contar os sonhos todos ficaram preocupados, até seu pai ficou chateado e os seus irmãos ficaram muita raiva.

Os sonhos que José teve mostravam que ele seria o mais importante da sua família. No primeiro sonho, José e seus irmãos estavam amarrando feixes de trigo no campo, o feixe de José se levantou e os feixes dos irmãos se curvaram a ele. No outro sonho o sol, a lua e onze estrelas se inclinavam para José.

Jacó não gostou do que José tinha sonhado e os seus irmãos ficaram ainda mais bravos com ele.

Os irmãos de José estavam em Siquém cuidando do rebanho, e Jacó mandou que José fosse ver se estavam tudo bem com eles.

José obedeceu e foi procurá-los.

De longe ele foi visto pelos irmãos e falavam: “Lá vem o sonhador”.

Eles pensaram em matá-lo, mas depois mudaram de idéia.

José chegou e já tiraram sua túnica e depois de o terem jogado em um buraco o venderam aos mercadores por 20 siclos de prata e ele foi levado ao Egito como escravo. Para seu pai Jacó falaram que José havia sido atacado por um animal e mostraram sua túnica manchada de sangue. Jacó reconheceu a túnica e chorou pelo filho.

No Egito, José foi vendido para Potifar e foi morar na casa dele. Ele era casado e sua mulher gostou e queria ficar com ele, mas José fugiu dela e de raiva ela mentiu ao marido dizendo que José queria ficar com ela. Potifar acreditou em sua esposa e José então foi preso. Deus estava com ele, e lá na prisão José, explicou o sonho de um copeiro e de um padeiro. Depois de dois anos faraó teve um sonho e ninguém sabia explicar, o copeiro lembrou-se de José e falou a faraó que mandou buscá-lo “rapidinho”.

24

Page 25: Apostila Da Primeira Comunhao

José se arrumou e foi falar com o rei e ele contou o sonho a José. A explicação era que o Egito iria ter sete anos de fartura e depois sete anos de fome. José disse também que nos anos de fartura, seria bom que guardasse os mantimentos para os anos de fartura. Isto agradou o faraó e ele tirou o seu anel e deu a José e o colocou como autoridade no Egito.

José agora é muito importante, além do anel ele usava um colar de ouro e roupas de linho, os setes anos de fome chegaram e só no Egito havia alimentos. Jacó, pai de José, mandou seus filhos ao Egito para comprar alimento, e era José que vendia os mantimentos, porque era governador. Seus irmãos se curvaram diante dele. José os conheceu e lembrou-se do seu primeiro sonho. Eles não o reconheceram.

José demorou em dar os mantimentos a eles, e os acusou de serem espiões no Egito, eles negavam e diziam que eram doze irmãos filhos de um mesmo pai, o mais novo estava com o pai e o outro já havia morrido. Depois de algum tempo José os deixou ir, encheu o saco de cereais e ainda devolveu o dinheiro de cada um. Simeão ficou preso no Egito e só seria libertado quando os outros irmãos retornassem trazendo Benjamin, irmão mais novo.

Os irmãos de José voltaram ao Egito para comprar mais alimentos e levaram Benjamin. José se alegrou e preparou um almoço para eles. Quando partiram levaram muito cereal e por ordem de José foi colocado um copo de prata na bagagem de Benjamin. O mordomo os alcançou e eles tiveram de voltar na presença de José. Desta vez José não conseguiu esconder quem ele era, revelou-se dizendo que era o irmão que eles tinham vendido, os irmãos tiveram medo, mas José os acalmou e pediu para que trouxesse e depois de beijar os irmãos abraçou Benjamin e chorou.

Os irmãos de José voltaram para casa de seu pai e contaram para Jacó tudo o que havia acontecido e disseram que José o filho querido estava vivo e era um homem importante no Egito e queria que todos fossem morar com ele. Jacó se alegrou e foi para o Egito levando tudo que era seu toda sua família foi morar na cidade de Gósen, e quando José encontrou com o seu pai, o abraçou e chorou.

Atividades:1 – Porque José foi jogado no posso pelos seus irmãos?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________Quantos filhos Jacó teve? E o que ele mais amava? ____________________________________________________________________________________________Celebremos em Família:Leia com seus familiares Gn 50,15-21 e responda:1 - Os irmãos de José mereciam o perdão? ____________________________________________________________________________________________2 - Por que sim ou por que não? ____________________________________________________________________________________________3 - Por que Deus nos perdoa pelas coisas erradas que fazemos? ____________________________________________________________________________________________4 - Por que é importante experimentarmos o perdão de Deus? ____________________________________________________________________________________________5 - De que maneiras o perdão de Deus nos motiva a perdoarmos os outros?____________________________________________________________________________________________

A VERDADEIRA INTELIGÊNCIA

Um homem viúvo tinha três filhos. Queria-lhes muito bem e tinha um grande sonho: que eles fossem sábios e felizes! Ele nunca fora muito rico. Mas, sendo sábio e trabalhador, conseguiu acumular algumas riquezas.

De idade avançada, começou a pensar em repartir seus bens entre os filhos. Resolveu pô-los à prova, para ver qual deles era mais inteligente e mais capaz de administrar suas riquezas.

Chamou-os e deu a cada um duas moedas, pedindo-lhes que fossem comprar algo que enchesse o quarto, onde tinha apenas a cama. Os filhos saíram um a um, apressados e com vontade de satisfazer o desejo do pai.

O mais velho correu ao mercado e comprou dois fardos de palha! O segundo viu um homem vendendo penas de aves e lembrou-se de comprar um saco delas.

25

Page 26: Apostila Da Primeira Comunhao

O mais novo, porém, levou algum tempo para decidir o que deveria comprar com as duas moedas para encher o quarto do pai. Queria encontrar um objeto que fosse útil. Depois de muito pensar, teve uma idéia: foi a uma loja e comprou uma lamparina e uma caixa de fósforos.

Regressou à casa, feliz com a compra que fizera. No seu coração, desejava que também os irmãos tivessem sido bem sucedidos.

Ao chegarem em casa, o mais velho espalhou pelo chão a palha que comprara, enquanto o outro encheu com as penas somente um canto do quarto. Não conseguiram satisfazer o desejo do pai.

Quando o mais novo chegou com um pequeno embrulho debaixo do braço, olharam-no muito admirados. Ninguém se atrevia a perguntar-lhe o que tinha comprado. Pelo tamanho, parecia um objeto insignificante.

Calmamente o caçula abriu o embrulho e tirou a lamparina. Acendeu-a e a luz iluminou a casa, enchendo-a de alegria e de conforto.

Todos o felicitaram pela brilhante idéia. O pai, sem hesitar, entregou-lhe todas as riquezas, pois tinha certeza de que ele não só as administraria bem, como também saberia ajudar os irmãos.

13º. MOISÉS, O LIBERTADOR DO POVO

Vimos no encontro anterior que José salvou o seu povo, trazendo-o para morar no Egito.

Passaram-se mais de quatro séculos desde que Jacó fora para o Egito com toda a sua família e, durante este tempo, seus descendentes se multiplicaram e formaram um povo numeroso. Os egípcios, temerosos com o aumento dos hebreus, tornaram-nos escravos e os submeteram a muitos maltratos.

Deus, então, viu todo o sofrimento a que era submetido seu povo. Era por volta do ano 1.250 a.C.

Certo dia, apareceu a Moisés numa sarça ardente e disse-lhe que levasse todos os hebreus de volta à terra de Canaã, a terra prometida. Do meio do fogo que ardia e não consumia a planta, o Senhor se apresentou a Moisés dizendo o seu nome “EU SOU.”

Moisés, obediente à palavra do Senhor, levou consigo Aarão, seu irmão, e foi ao faraó pedir que permitisse a saída dos hebreus do Egito. O faraó, entretanto, não permitiu, pois eles eram a força de trabalho utilizada nas construções.

Então, Deus ordenou a Moisés que lançasse dez pragas sobre o Egito:

TEXTO PRAGA POR QUÊ?

1. Ex 7,14,25A água do Nilo, das lagoas e riachos se transformara em sangue e deixaram de ser potáveis.

Esta praga aconteceu porque os egípcios obrigavam seus escravos a carregar água para eles.

2. Ex 7,26-8,11 As Rãs infestaram o país e as habitações. Esta praga foi o castigo por terem os egípcios obrigados os judeus a pescar para eles.

3. Ex 8,12-15 Os piolhos se multiplicavam atormentando os homens e os gados.

Esta praga ocorreu porque os judeus eram proibidos de tomar banho.

4. Ex 8, 16-28 Invasão dos animais selvagens no Egito.Este foi o castigo por terem os egípcios mandados os judeus caçar animais, expondo-os ao perigo de serem comidos por eles.

5. Ex 9,1-7Uma peste matou todo o gado.

Esta praga foi o castigo por terem os egípcios mandados os judeus a lugares remotos para apascentar as ovelhas e com fim de separá-los de suas famílias.

6. Ex 9,8-12Os homens e os animais ficaram cobertos de tumores que se arrebentavam em úlceras.

Deus trouxe a sarna ao Egito porque os judeus eram obrigados a construir casas de banho.

7. Ex 9,12-35 Uma violenta chuva de granizo devastou os campos e as plantações e destruiu as

Essa praga serviu de castigo para os egípcios por terem obrigado aos judeus a lavrar a terra.

26

Page 27: Apostila Da Primeira Comunhao

colheitas.

8. Ex 10,1-20 Uma nuvem de gafanhoto inunda o país. Os judeus eram obrigados a plantar árvores para que os egípcios gozassem de seus frutos.

9. Ex 10,21-29 Trevas profundas envolveram o Egito por três dias.

Este foi o castigo por terem os egípcios posto alguns judeus em calabouços.

10. Ex 11,1-10Morrem todos os primogênitos do Egito. Esta última praga se alastrou pelo Egito por

terem os judeus sido obrigados a jogar os seus filhos recém nascidos no Nilo.

Atividades:1 - O que aconteceu com os descendentes de Jacó no Egito? ____________________________________________________________________________________________2 - O que fez o faraó para impedi-los de crescerem? Por fim, que ordem se deu? ____________________________________________________________________________________________3 - O faraó deixou os israelitas saírem? ____________________________________________________________________________________________4 - No dias de hoje há pessoas que lutam para libertar o povo do sofrimento? quem são estas pessoas? ____________________________________________________________________________________________5 - E quem, ou o quê, está levando as pessoas a sofrerem? ____________________________________________________________________________________________

Celebremos em Família:

1 – Deus libertou o seu povo das mãos do faraó do Egito. Desde o início Ele já se manifestava a favor dos mais fracos. Hoje existem muitas pessoas que luta pela causa dos mais fracos. Em nossa família nos preocupamos com a situação das pessoas mais frágeis? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________2 - Conhecemos alguma situação de fragilidade? O que podemos fazer? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________3 - Leiam Deuteronômio 18,9-15. Deus sempre se mostrou misericordioso para com seu povo, mas nós sempre nos esquecemos do amor de Deus por nós e nos distanciamos Dele. Nossa família tem outros deuses? Quais são? O que eles podem fazer por nós?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A MENSAGEM SECRETA

Era uma vez um homem muito rico e generoso que tinha um lindo papagaio numa belíssima gaiola de ouro. Era uma ave tão esperta e falante que, de longe, todos confundiam sua voz com a de uma pessoa.

Certo dia, o homem decidiu fazer uma viagem e perguntou à esposa, à filha e aos empregados o que desejavam que ele lhes trouxesse de presente. Aproximando-se da gaiola, disse ao papagaio:

- Meu querido amigo, o que você gostaria de ganhar?

- Não preciso de nada - respondeu a ave -, tenho apenas um desejo. Neste país para o qual o senhor vai viajar, existe uma grande floresta onde há uma árvore maravilhosa, a árvore dos papagaios. Foi lá que eu

nasci. É lá que estão todos os meus amigos. Por favor, vá até eles e transmita-lhes esta minha mensagem:

- Meu papagaio, que mora em minha casa, numa linda gaiola dourada, mandou-me dizer a vocês, que vivem livremente pela floresta, jardins e bosques, que o coração de cada um de vocês ficou frio e duro como pedra, pois se esqueceram de seus infelizes irmãos que vivem trancafiados. Se vocês não os ajudarem, morrerão na gaiola.

- E o papagaio acrescentou ainda:

- Por favor, meu senhor, preste muita atenção na resposta que eles lhe darão.

O homem anotou a mensagem e partiu. Atravessou muitos lagos e florestas, até chegar ao país

27

Page 28: Apostila Da Primeira Comunhao

onde nascera o papagaio. Depois, prosseguiu em sua rota para descobrir onde ficava a magnífica árvore que ele descreveu. Ao encontrá-la ficou surpreso com a beleza das aves misturadas às folhas e galhos daquela árvore imensa. Tirou uma folha de papel do bolso e anunciou:

- Caros amigos papagaios, trago aqui uma mensagem que minha ave me pediu que transmitisse a vocês.

Tão logo, porem, que ele chegou à parte em que o papagaio dizia que o coração de seus amigos era duro como pedra todas as aves caíram mortas das árvores. Assustado, o homem partiu correndo de lá. Quando regressou ao lar, preparou-se para contar a triste notícia ao seu querido papagaio.

- Meu amigo, aconteceu a coisa mais terrível do mundo. Estou tão triste e desconsolado! Fiz tudo

como você me pediu, mas, quando cheguei ao trecho da mensagem em você diz que seus amigos têm coração duro como pedra, eles caíram mortos bem na minha frente.

Mal o homem terminou de falar, seu próprio papagaio caiu duro diante dele. O homem chorou muito, tirou o papagaio da gaiola e o levou até o jardim para enterrá-lo. Logo que deitado sobre a relva, porem, o papagaio abriu os olhos e saiu voando. Só então o homem percebeu que sua ave tinha recebido uma mensagem secreta. Na verdade, quando os papagaios da árvore se fingiram de mortos, estavam apenas mostrando como se deve fazer para escapar de uma gaiola. Agora ele também seria livre como seus irmãos.

Quanto ao homem, em vez de se julgar traído pela ave, ficou feliz com a beleza e a alegria de seu vôo, sentindo muita leveza no próprio coração.

14º. O ÊXODO, A CAMINHADA LIBERTADORA

Somente na décima praga, quando o Faraó viu seu primogênito ser morto, foi que prometeu libertar os hebreus e deixou Moisés tirar o povo judeu do Egito. Porém, ele vendo que ficaria sem os seus escravos, que eram milhares, resolveu mandar o seu exército atrás dos israelitas para trazê-los de volta para o Egito. Moisés é avisado do que estava acontecendo e chegando às margens do mar vermelho, ficou muito preocupado, pois as pessoas lamentavam contra Moisés que havia prometido a libertação, mas que agora os soldados do faraó estavam chegando para levá-los de volta. Ele não podia recuar porque não tinha armas para enfrentar seu adversário. Nem prosseguir porque à sua frente estava o Mar Vermelho, barrando o caminho. Moisés disse ao seu povo: "Não temais, o Senhor combaterá por vós!". Por ordem de Deus, Moisés estendeu a mão sobre o mar; imediatamente as águas se dividiram, erguendo-se como muralha à direita e à esquerda, e os israelitas atravessaram sem molharem os pés. Os egípcios avançaram por sua vez até ao meio do mar. Mas o Senhor disse a Moisés: "Estende a mão sobre o mar". Moisés obedeceu e imediatamente as águas se juntaram e cobriram todo o exército do faraó, com os carros e cavaleiros. Ninguém escapou.

Os filhos de Israel entoaram então um cântico de louvor e ação de graças ao Senhor, dizendo: "Cantemos ao Senhor porque fez brilhar a sua glória: precipitou no mar os cavalos e os cavaleiros".

Em seguida, os israelitas conduzidos por Moisés dirigiram-se para o deserto até o Monte Sinai.

O caminho era árido e pedregoso, a caminhada pelo deserto era dura e cansativa. Os alimentos que havia trazido do Egito estava se esgotando. Não é muito fácil conseguir encontrar água no deserto. O povo estava com sede e fome. Começou a se esquecer das obras grandiosas que Deus fez, e, lembrando-se do alimento que tinham no Egito.

“Toda a assembléia pôs-se a gritar e chorou aquela noite. Todos os israelitas murmuraram contra Moisés e Aarão, dizendo: Oxalá tivéssemos morrido no Egito ou neste deserto! Por que nos conduziu o Senhor a esta terra para morrermos pela espada? Nossas mulheres e nossos filhos serão a presa do inimigo. Não seria melhor que voltássemos para o Egito”? (Nm 14,1-3).

Então, Deus deu para o povo um alimento chamado Maná, que o povo não conhecia (Maná significa “o que é isso?”) e codornizes. Também tirou água da rocha em Meriba, saciando a sede do povo. Mais uma vez Deus salvou o povo.

Enquanto o povo caminhava pelo deserto, Deus acompanhava-o. De dia pela nuvem, de noite pela luz. Até que o povo voltou para a Terra Prometida aos antepassados.

28

Page 29: Apostila Da Primeira Comunhao

Celebremos em Família:

1 – Leia Dt 30,14 e responda:

a) – Onde está a Palavra?____________________________________________________________________

b) – Para que serve a palavra?________________________________________________________________

2 – Jo 1,17:

a) – Por quem foi dada a Lei?________________________________________________________________

b) – O que nos foi dado por Jesus?___________________________________________________________

3 – Sb 10,15-17:

a) – A qual povo o texto se refere?___________________________________________________________

b) – Qual é a nação opressora?______________________________________________________________

c) – Quais os sinais da presença de Deus que o povo livre via?

1. Durante o dia________________________________

2. Durante a noite______________________________

4 – Seguindo o exemplo, escreva no quadro abaixo:

1. O nos escraviza?

2. O que podemos fazer para nos libertar do que nos escraviza?

ATITUDES QUE NOS ESCRAVIZA ATITUDES QUE NOS LIBERTAFicar com raiva Ter paciência

ENSINANDO A VOAR

O rei recebeu como obséquio dois filhotes de aves de caça e os entregou ao mestre da “cetreria”, para que os treinasse para a próxima temporada de caça, entretenimento dos nobres da época, enquanto esperavam por alguma guerra.

Passados alguns meses, o instrutor comunicou ao rei que uma das aves já estava com toda sua performance de caça pronta para ser testada, mas que a outra ave não tinha se movido do seu galho desde que tinha chegado ao palácio, a tal ponto que tinham que lhe alcançar a comida, para que não morresse de fome.

O rei, um sujeito muito hábil, mandou chamar curandeiros e até senadores para que verificassem qual era o problema com a ave, mas de nada adiantou; ela não saía do lugar...

Pelas janelas dos seus aposentos, o monarca podia ver o pássaro imóvel no galho. Mesmo que sua pose fosse autêntica e seu corpo delineado, faltava-lhe a qualidade principal, que era voar.

Publicou, por fim, um anúncio entre seus súditos procurando alguém que ensinasse o pássaro a voar. Na manhã seguinte, viu a ave voando agilmente pelos jardins!

- Traga-me o autor desse milagre! — disse o rei. — Quero recompensá-lo e aprender sua técnica mágica.

Quando o sujeito foi apresentado, o rei lhe perguntou:

- Como conseguiu? Você é mágico, por acaso?

O homem respondeu:

- Não, Majestade, apenas entendi que se cortasse o galho, onde a ave se agarrava, ela iria precisar de algo mais, e isso eram suas asas...

29

Page 30: Apostila Da Primeira Comunhao

15º. A ALIANÇA DE DEUS COM A HUMANIDADE

O povo de Deus enfrentou muitas dificuldades durante a caminhada até a Terra Prometida. Deus foi fiel e permaneceu com eles todo o tempo.

Moisés conversava com Deus para renovar sua fé na esperança de poder viver com o seu povo a alegria da aliança estabelecida. Uma aliança de amor e de libertação.

No terceiro mês depois da saída do Egito, os israelitas chegaram ao pé do Sinai. Armaram as tendas em frente do monte e Moisés subiu até junto de Deus. O Senhor disse-lhe: "Manda que lavem as vestes e estejam prontos para o terceiro dia. Nesse dia, quando soar a trombeta, que se aproximem do monte" . Moisés obedeceu ao Senhor.

Esta Aliança foi feita entre Deus e seu povo e, ao mesmo tempo, entre Deus e cada pessoa deste povo.

O homem aceitou a oferta de amor de Deus e prometeu fazer a Sua vontade. Deus deu para o povo uma lei, apresentada nos 10 mandamentos, sinal da sua Aliança com o seu povo.

Os Mandamentos são orientações que todas as pessoas devem seguir em defesa da vida. Deus nos pede uma vida de comunhão e se faz presente no nosso meio.

A presença de Deus no meio do povo se dá através das Tábuas da Lei que estavam depositadas sobre a Arca da Aliança, sinal visível da aliança que Deus fez com seu povo. A Arca era guardada da Tenda, que era o sinal do Templo que seria construído no futuro.

Os três primeiros Mandamentos se referem a importância de viver em comunhão com Deus nosso Criador, pois é ele que põe nos corações das pessoas o amor que faz gerar a vida e a esperança.

Os outros sete se referem ao nosso compromisso de respeitar a vida de várias maneiras. É uma proposta para uma vida organizada; as pessoas precisam se respeitar e confiar uma nas outras. Devemos viver fraternalmente.

OS MANDAMENTOS DE DEUS – Ex 20,-1-17

I. Não terás outros deuses, nem farás imagens deles para as adorar

Devemos amar a Deus porque Ele é bom; porque nos criou e nos ama e porque esta sempre conosco.

Sempre devemos escolher, em cada situação da vida, o que mais agrada a Deus; o que for da sua vontade.

II. Não pronunciarás em vão o nome do Senhor, teu Deus.

Este Mandamento completa o primeiro. Devemos falar de Deus sempre com muito carinho e respeito. Ser sinceros em nossas atitudes e ações.

III. Lembra-te de santificaro dia do sábado.

Devemos participar das atividades religiosas de nossa comunidade. Participar da santa missa aos domingos (o nosso dia do Senhor) e dias festivos. Valorizar a nossa comunidade, pois nela nos reunimos para louvar a Deus, ouvir sua palavra e encontrar os irmãos.

IV. Honra teu pai e tua mãe para viveres muito tempo sobre a terra.

Devemos ser gratos a quem nos transmitiu a vida. Tratar os nossos pais com carinho, respeito e gratidão. É necessário sermos sinceros com eles, não mentir, confiar e acolher seus conselhos e ensinamentos. Ajudá-los na velhice a na doença. Ajudar a nossa família a fazer da casa um lugar de amor, alegria e compreensão.

V. Não matarás.

É preciso defender a vida de todos os perigos. Ninguém pode tirar a vida de outras pessoas. A vida é o dom mais precioso que Deus nos deu. Devemos respeitar a vida de todos os seres vivos e zelar pela segurança de nossa casa e de nossa comunidade. Devemos evitar todos os vícios que prejudicam a nossa saúde, a vida.

VI. Não cometerás adultério.

Este mandamento nos diz que as pessoas precisam se fazer respeitar. Isso e muito importante, pois só através deste respeito nasce o amor de verdade. O amor entre o homem e a mulher deve ser igual ao amor de Jesus por todos nos. Quando entra o adultério na família, ela é destruída.

30

Page 31: Apostila Da Primeira Comunhao

VII. Não roubarás.

Deus dar lugar para todos nos no mundo; por isso, devemos respeitar as coisas dos outros.

Não é só o ladrão que desrespeita este mandamento, mas também aqueles que se apropriam do que não é seu; não devolvem ou estragam o que é do outro ou de todos; enganam as pessoas querendo ter vantagens para si.

VIII. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

Este nos ensina a ter lealdade e sinceridade. Deus não gosta que a gente faça juramento. Não devemos jurar. A falsidade prejudica os outros e a nos mesmos. Um pecado grave é a Calunia. Caluniar uma pessoa e falar coisas dela sem saber se são verdades. A verdade deve ser a base entre o relacionamento entre as pessoas.

IX. Não cobiçarás a mulher doteu próximo.

Este nos ensina que o casamento precisa ser respeitado. Deus nos pede que sejamos muito responsáveis, amando a família. Casamento não é uma aventura. Não e para um dia, nem para uma semana.

Quando o esposo e a esposa são felizes, toda a família e feliz. Ele só pode acontecer quando as pessoas se conhecem bem, fazendo crescer o amor, o carinho e a fidelidade entre os esposos.

X. Não cobiçarás a casa do teu próximo, nem o seu campo, nem o

seu servo ou serva, nem o seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe

pertença.

Nos cristãos, devemos trabalhar para ter o que precisamos, sem tirar proveito do que é dos outros. Para que Deus abençoe cada vez mais precisamos não desejar nada do próximo, mas agradecer o que conquistamos; Pois foi pela sua graça.

Para refletir:

Perto da casa de Maria José, todos os dias passa a linha do trem. Ferro forte, ligado a linhas velhas de madeira. O trem passa todos os dias, quase na mesma hora tcuf...tcuf...tcuf...tcuf... e quando passa perto de uma estrada... tut...tut...tut...!

Como é lindo ver um trem sempre na linha, um gigante de ferro transportando pessoas ou cargas. Certa vez, o pai de Maria José lhe disse:

- Eu me lembro que um dia, há muitos anos, vinha um trem carregado de açúcar e saiu da linha, os vagões viraram, derramando toda a carga.

Minha filho, a nossa vida é pouco semelhante ao modo como funciona o trem. Enquanto estamos na linha, que a lei de Deus, a nossa viagem esta garantida, mas se tentarmos viver sem a lei de Deus, “sair dos trilhos”, a nossa vida começa a perder o sentido e derramamos toda a nossa “Carga”, o amor de Deus por nós.

Atividades:1 – Responda: a – Onde foi que Moisés recebeu as Lei de Deus? _____________________________________________b – O que significa Aliança para você. Explique?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________c – O que são os mandamentos da Lei de Deus?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________d – Os dois primeiros mandamentos falam do nosso encontro com Deus e como descobrir e encontrar o verdadeiro Deus. Você pode mostrar o seu amor a Deus amando aos seus irmãos. Que atitudes você pode ter para demonstrar o amor de Deus?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________2 - Escreva três palavras que indicam: a – Vida:____________________________________________________________________________________b – Respeito à vida: _________________________________________________________________________3 - O mandamento Não Mataras está incluído na frase: Não devemos destruir os sonhos das pessoas. Explique:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

31

Page 32: Apostila Da Primeira Comunhao

4 – Na sua opinião, por que a mentira prejudica o mentiroso?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5 – Devemos respeitar as coisas dos outros. Por que não devemos desejar algo de nossos irmãos?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________6 – Qual desses mandamentos, você achou mais importante? Por quê?____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Celebremos em Família:

1 – Leia a carta de São Paulo a Elíseos 5, do 25-31 e copie a frase que você achou mais importante:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 – Leia Ex 16, 16-20. Escreva qual foi a mensagem que você tirou desse texto:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________3 – Escreva uma frase sobre a sinceridade: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A LIÇÃO DO LÁPIS

O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura perguntou:

- Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E, por acaso, é uma história sobre mim?

A avó parou a carta, sorriu e comentou com o neto:

- Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.

- O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.

- Mas ele é igual a todos os lápis que eu vi na minha vida!

- Tudo dependo do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.

- Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Essa mão nós chamamos Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à sua vontade.

- Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa mais madura e afinada

- Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente mau, mas algo importante para nos manter no caminho da verdade.

- Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você.

- Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços, portanto procure ser consciente de cada ação.

32

Page 33: Apostila Da Primeira Comunhao

16º. JUÍZES, LIDERES POPULARES

"Os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor. Esqueceram-se do Senhor, seu Deus, e serviram aos Baalins e às Acherás... Quando, porém, os filhos de Israel chamaram ao Senhor, este suscitou um salvador para libertar os filhos de Israel, a saber, Otoniel, filho de Cenez, irmão mais moço de Caleb." (Jz 3, 7. 9)

Quando o povo de Israel entrou na Terra Prometida, a terra foi dividida entre as doze tribos de Israel. Cada tribo tinha o nome de um dos doze filhos de Jacó.

O povo libertado por Moisés, depois de escapar do Egito, recebeu os mandamentos e conseguiu chegar à Terra Prometida. Moisés morreu antes de entrar na Terra Prometida, deixando a condução do povo para Josué.

Quando Josué morreu, os hebreus já tinham se estabelecido em Canaã. Nesta terra, o Povo começou a viver no meio de outros povos que eram mais fortes e poderosos, começando a se afastar de Deus, aprendendo os maus costumes desses povos e se esquecendo dos Mandamentos e da Aliança.

Para ajudar os israelitas a sair dessa situação, Deus fez surgir JUIZES que, conforme a ocasião, levavam o povo a voltar–se para Ele e a se libertar.

A história dos Juízes está situada entre 1200 a 1020 anos, antes de Cristo. Foi um tempo cheio de dificuldades, com a continuação da conquista da Terra Prometida.

Os JUIZES eram lideres populares, animados por Deus. Tinham muita fé e coragem. Por isso, conseguiram realizar a libertação desejada pelo povo.

O livro de Juízes, no Antigo Testamento, conta história da ação de Deus por meio desses homens e mulheres, chamados JUÍZES.

Desta forma, vai acontecendo a história do povo:

1. O povo se esquece da lei de Deus e peca.

2. Deus manda um opressor como castigo.

3. O povo chora e se arrepende.

4. Deus suscita um Juiz.

5. O Juiz ajuda o povo.

6. O povo tem paz até a morte do juiz.

Esses líderes eram os “Juízes Menores”. Houve tempos em que surgiram grandes dificuldades, situações de guerra, quando surgiram líderes que uniram e guiaram as tribos na luta contra os inimigos. Esses líderes foram chamados de “Juízes Maiores”.

Os juízes menores foram: Samgar, Tola, Jair, Abesã, Elon e Abdon.

Os juízes maiores foram: Otoniel, Aod, Débora e Barac, Gedeão, Jefté e Sansão.

A grande dificuldade enfrentada pelos juízes no governo dos israelitas era a infidelidade a Deus por parte do povo, que muitas vezes se voltava para o culto aos deuses pagãos. Outra dificuldade era enfrentar e vencer os povos cananeus que ainda resistiam.

Débora conseguiu a vitória sobre os reis cananeus que habitavam as terras centrais e, assim, possibilitou a união entre as tribos do norte e as do sul. Gedeão, que a princípio relutou em assumir a liderança dos hebreus, tentou reorganizar o povo e conseguiu vencer os reis de Madiã. O jovem Sansão lutou contra os filisteus, que haviam se estabelecido na região costeira e se tornaram uma ameaça séria aos hebreus. Era um homem muito forte, muito corajoso, mas também pouco prudente. Ele acabou se apaixonando por Dalila, que o traiu e o entregou aos seus inimigos, os filisteus, que o mataram.

O tempo dos juízes termina com o início das atividades do profeta Samuel, considerado o último dos Juízes. Quando Samuel envelheceu, os israelitas começaram a pressioná-lo para que escolhesse para o povo não um novo juiz, mas, agora, um rei. Sobre este assunto veremos no próximo encontro.

Atividades:1 - Responda:

33

Page 34: Apostila Da Primeira Comunhao

a - O que são os Juízes?____________________________________________________________________________________________b – O que acontece com o povo quando chega a Terra Prometida?____________________________________________________________________________________________c – Quem foi o primeiro juiz? _______________________________________________________________d – Para você o que é a Terra Prometida por Deus?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________e - Quem foi Sanção?____________________________________________________________________________________________f- Quem traiu Sanção? O que fez? __________________________________________________________g – O que Você achou mais importante na história de JUÍZES?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Celebremos em Família:1 - Leia juízes 16, 4-24 e escreva o que você entendeu:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________2 – Escreva o nome de uma ou mais pessoas que você conhece e que podem ser comparadas a um juiz: ____________________________________________________________________________________

A ASSEMBLÉIA NA FERRAMENTARIA

Contam que em uma marcenaria houve uma estranha assembléia. Foi uma reunião, onde as ferramentas juntaram-se para acertar suas diferenças.

Um martelo estava exercendo a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria que renunciar. A causa? Fazia demasiado barulho e além do mais passava todo tempo golpeando.

O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo.

Diante do ataque o parafuso concordou, mas por sua vez pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em conflito.

A lixa aceitou, com a condição de que se expulsasse o metro, que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fora o único perfeito.

Nesse momento entrou o marceneiro, juntou todos e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente, a rústica madeira se converteu num fino móvel. Quando a marcenaria ficou novamente sem ninguém, a assembléia reativou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra e disse:

- Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o marceneiro trabalha com nossas qualidades, ressaltando nossos pontos valiosos. Assim, não pensemos em nossos pontos fracos e concentremo-nos em nossos pontos fortes. Então a assembléia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limpar e afinar asperezas e o metro era preciso e exato. Sentiram-se então como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade e uma grande alegria tomou conta de todos pela oportunidade de trabalhar juntos.

17º. REIS, EPOCA DE AUTONOMIA

Vimos no último encontro que o tempo dos juízes termina com o início das atividades do profeta Samuel, considerado o último dos Juízes. Não havia Reis cada um fazia o que achava correto.

Quando Samuel envelheceu, os israelitas começaram a pressioná-lo para que escolhesse para o povo não um novo juiz, mas, agora, um rei. “Estás velho e teus filhos não seguem as tuas pisadas. Dá-nos um rei que nos governe, como o têm todas as nações” (Sm 8,5). Isto desagradou profundamente Samuel, que foi se aconselhar com Deus que disse: “Ouve a voz do povo em tudo o que te disseram. Não é a ti que eles rejeitam, mas a mim, pois já não querem que eu reine sobre eles. Fazem contigo como sempre o têm feito comigo, desde o dia em que

34

Page 35: Apostila Da Primeira Comunhao

os tirei do Egito até o presente: abandonam-me para servir a deuses estranhos. Atende-os, agora; mas declara-lhes solenemente, dando-lhes a conhecer os direitos do rei que reinará sobre eles” (Sm 8,7-9).

Samuel sabia das conseqüências de um rei terreno. Ele transmitiu todas as palavras do Senhor ao povo: “Eis, disse ele, como vos há de tratar o vosso rei: tomará os vossos filhos para os seus carros e sua cavalaria, ou para correr diante do seu carro. Fará deles chefes de mil e chefes de cinquenta, empregá-los-á em suas lavouras e em suas colheitas, na fabricação de suas armas de guerra e de seus carros. Fará de vossas filhas suas perfumistas, cozinheiras e padeiras. Tomará também o melhor de vossos campos, de vossas vinhas e de vossos olivais, e dá-los-á aos seus servos. Tomará também o dízimo de vossas semeaduras e de vossas vinhas para dá-los aos seus eunucos e aos seus servos. Tomará também vossos servos e vossas servas, vossos melhores bois e vossos jumentos, para empregá-los no seu trabalho. Tomará ainda o dízimo de vossos rebanhos, e vós mesmos sereis seus escravos. E no dia em que clamardes ao Senhor por causa do rei, que vós mesmos escolhestes, o Senhor não vos ouvirá” (Sm 8,11-18).

Mas o povo teima em querer um rei. Deus atende o pedido e unge-lhe Saul rei em Israel, este se desvia dos caminhos do Senhor e é sucedido por um jovem pastor, Davi. Deus tem nele um coração segundo o seu coração, pois buscou andar sempre nos seus conselhos. Por este motivo, Deus promete-lhe nunca faltar sucessor na sua casa, e assim, seu filho Salomão sucede-lhe no trono. Contudo, este esqueceu do seu Deus e buscou outros deuses. Porquanto, veio sobre ele a ira do Senhor que não deixa impune sua idolatria. Porém, lembra-se de Davi e retarda sua ira a sua descendência.

Um único povo, um único rei, um único Deus. Este era o propósito do Senhor, e que, por causa dos pecados do seu rei, o povo ver agora o reino dividido, assim como foi o coração de Salomão.

Depois de Salomão, o rei de Israel ficou divido:

1. Reino Norte: - Israel - 1º Rei - Jeroboão – Não são da descendência de Davi. Praticavam o que era mal aos olhos de Deus.

2. Reino Sul: - Judá - 1º Rei - Roboão (filho de Davi) – Eram fiéis a dinastia de Davi.

Vários outros reis assumiram o trono, tanto no Reino do Norte como no do Sul, mas nenhum outro foi igual a Davi. É desde que vem a promessa do Messias que traria de volta a paz, a harmonia e a união entre os povos. Sobres Davi, refletiremos no próximo encontro.

A OVELHA NEGRA

Era uma vez uma ovelhinha diferente das suas irmãs de rebanho: era negra. Por isso, era desprezada e sofria todo tipo de maus tratos. As outras lhe davam mordidas, patadas; procuravam colocá-la em último lugar no rebanho. Quando estavam num prado pastando, o rebanho inteiro tentava não deixar que a ovelhinha negra provasse uma ervazinha sequer. Dessa forma, sua existência era horrível.

Farta de tanto desprezo, a ovelhinha negra afastou-se do rebanho. Durante muito tempo vagou sem rumo pelo bosque. Quando anoiteceu, exausta, a ovelhinha deitou-se, sem perceber, em um monte de farinha, onde dormiu.

Ao raiar o dia, acordou e viu, cheia de surpresa, que se havia transformado em uma ovelha muito branca, imaculada. Voltou então ao seu rebanho, onde foi muito bem recebida e proclamada rainha, pela sua bela aparência.

Naquela ocasião, estava sendo anunciada a visita do príncipe dos cordeiros, que vinha em busca de uma esposa.

O príncipe foi recebido no rebanho com grandes honras. Enquanto ele observava as ovelhas que formavam o rebanho, desabou uma violenta tempestade. A chuva dissolveu a farinha que cobria o pêlo negro de nossa ovelhinha, e ela recuperou sua cor natural.

Quando a viu, o príncipe resolveu que seria a escolhida. As outras ovelhas perguntaram por quê.

- É diferente das outras. E isso, para mim, é suficiente.

35

Page 36: Apostila Da Primeira Comunhao

Assim, a ovelhinha negra tornou-se princesa e teve, finalmente, o destino justo que merecia.

18º. DAVI, UM HOMEM CORAJOSO

Nas colinas de Belém um jovem cuida dos rebanhos de seu pai Jessé. É Davi, e ele leva a sério tudo o que faz. Certa vez lutou contra um leão que ameaçava o seu rebanho. Em outra ocasião, matou um urso.

Os filisteus e os israelitas estavam prontos para a guerra. Os filisteus estavam em uma colina e os israelitas em outra.

Um campeão chamado Golias apareceu do lado do acampamento dos filisteus. Ele tinha quase três metros de altura. Os israelitas estavam com muito medo. Por 40 dias Golias apareceu, todas as manhãs e todas as tardes, repetindo o mesmo desafio. Berrou para os israelitas:

- Mandem um homem e deixem nós dois lutarmos.

Os três irmãos mais velhos de Davi tinham seguido Saul para a guerra. Davi era o mais novo deles e tomava conta das ovelhas de seu pai. Um dia seu pai disse:

- Leve estes pães para seus irmãos e veja como eles estão.

Davi chegou até o acampamento e foi até a linha de frente para ver seus irmãos. Enquanto Davi conversava com eles, Golias berrou seu desafio de costume. E Davi ouviu também.

Davi disse a Saul:

-Vou lutar contra o gigante.

Saul respondeu: “Você ainda é um garoto”.

Mas Davi disse a Saul: “Já matei um leão e um urso. Deus vai me livrar das mãos deste filisteu”.

Davi escolheu 5 pedras lisas no riacho. Com o cajado de pastor e a funda nas mãos, Davi se aproximou de Golias. Golias olhou para Davi e percebeu que ele ainda era um menino. Ficou ofendido e disse a Davi:

- Será que sou um cachorro, para você me atacar com um pedaço de pau?

Davi respondeu:

- Você vem contra mim com espada e com escudo. Mas eu vou contra você no nome do Senhor Todo-Poderoso!

Davi correu na direção de Golias. Ele pegou uma das pedras e atirou no seu inimigo. A pedra acertou bem no meio da testa de Golias, e ele caiu de cara no chão.

Quando os filisteus viram que o herói deles estava morto, fugiram.

Após estes acontecimentos o Rei Saul viu que teria que ceder o seu trono a Davi, e assim Davi se tornou Rei. Ele também escreveu a maioria dos salmos que estão na Bíblia. Da descendência de Davi nasceu José e Maria pai adotivo e Mãe de Jesus.

Davi foi o rei do povo Judeu durante muitos anos, sua história é narrada na bíblia, e muitos de seus salmos e poemas se encontram nela.

Ele amava o Senhor e o Espírito de Deus lhe dirigia o pensamento. Seu amor por Deus e a unção de Deus sobre ele o levavam a compor lindas músicas e poesias para Deus. Ele era valente, um guerreiro muito bem sucedido. O segredo estava em que sempre fazia as coisas em nome de Deus.

Também era uma pessoa propensa a pecar, e pecou gravemente contra o Senhor, mas porque amava a Deus, sempre se arrependia.

SALMO 6 - Deus liberta o aflito

Javé, não me castigues com tua ira, não me corrijas com teu furor! Piedade, Javé, que eu desfaleço! Javé,

cura-me, pois meus ossos tremem. Todo o meu ser estremece... E tu, Javé, até quando? Volta-te, Javé! Liberta-me! Salva-me, por teu amor! Pois na morte ninguém se lembra de ti: quem te louvaria no túmulo? Sinto-me

esgotado de tanto gemer, e de noite eu choro na cama, banhando o meu leito com lágrimas. Meus olhos se derretem de dor, envelhecem de tantas contradições. Afastem-se de mim, malfeitores todos: Javé ouviu o meu

36

Page 37: Apostila Da Primeira Comunhao

soluço! Javé ouviu o meu pedido. Javé acolheu a minha prece. Envergonhem-se meus inimigos todos, retirem-se depressa, cheios de vergonha!

HISTÓRIA DA LAGARTA

Havia uma lagarta que tinha muito medo de sair por ai e morrer pisoteada pelos homens. Por isso, foi-se fechando. As plantas também a rejeitavam, achando que ela só queria comer suas folhas. Mal sabiam que essa lagarta gorda, e que rasteja, pedindo ajuda, poderia ser aquela borboleta que viria ajudar a polinizar as flores dessas mesmas plantas.

Mas, a lagarta só chorava, apertada, em sua tristeza, até que uma coruja, aquela ave que só consegue enxergar a noite, quando tudo está escuro, disse a ela, pare de chorar, faça alguma coisa! Aí dentro de você mora uma linda borboleta, deixe-a sair. Ela pode voar, ser aceita pelos homens e pelas plantas, ver lá de cima o que você vê daqui debaixo, mudar de jardim e tudo o mais.

A lagarta, então, pediu ajuda. Como poderia se tornar borboleta? A coruja, sábia amiga, disse-lhe que era necessária uma metarmofose, de mudança, em que precisava se fechar num casulo para empreender esforços, que viriam dores, mas só as necessárias para fazer as mudanças. Mas o que realmente era preciso era pensamento positivo. Que poderia ser livre, bem aceita, e voar leve, por onde desejasse. Que pensasse em ser borboleta o tempo todo e tudo poderia ir mudando, até que, mais rápido do que ela imaginasse, ela sairia do casulo, como uma borboleta.

19º. O EXÍLIO, OUTRA ESCRAVIDÃO

Após a morte de Salomão o reino foi dividido em dois: o reino de Israel, formado pelas dez tribos do norte, e o reino de Judá, no território das tribos de Judá e Benjamim.

O Reino de Israel, com sua capital Samaria, durou mais de 200 anos, e teve 19 reis; o Reino de Judá sobreviveu 350 anos, com sua capital, Jerusalém, e teve o mesmo número de reis, todos da linhagem de Davi.

Os motivos que levaram o povo a voltar a ser escravo é que os reis foram infiéis a Deus e a Aliança, levando o povo junto. Deus envia os profetas na tentativa de reconciliação, mas dura pouco tempo, como vemos em Jr 7,25-28:

“Desde o dia em que vossos pais deixaram o Egito até agora, enviei-vos todos os meus servos, os profetas. Todos os dias sem cessar os mandei.

Eles, porém, não os escutaram, nem lhes deram atenção; endureceram a cerviz e procederam pior que os pais. Quando tudo isso lhes transmitires, também a ti não escutarão. Chamá-los-ás e não obterás resposta. Dir-lhes-ás então: Esta é a nação que não escuta a voz do Senhor, seu Deus, e não aceita suas advertências. A lealdade desapareceu, tendo sido banida de sua boca”.

Injustiças gritantes, depravação, cultos a outros deuses, sacrifícios de crianças, abandono de Deus, são outras tantas infidelidades do povo à Aliança feita com Deus. Os reis e o povo preferiram fazer aliança com os povos vizinhos e seus deuses.

No ano de 722 aC, o reino do de Israel foi destruído totalmente pelo império Assírio. O povo foi levado como escravo e foi esquecido. Acabou o reinado de Israel, ficando somente o de Judá.

Judá, que continuava tendo como rei pessoas da descendência de Davi, continuou resistindo as invasões dos povos vizinhos até o ano de 587 aC. Nabucodonosor, rei da Babilônia, entra com o seu forte exército em Jerusalém, destrói o Templo de Deus e leva o povo para a escravidão na Babilônia.

Às margens dos rios da Babilônia, os judeus assumiram o compromisso de lembrar para sempre da sua pátria: “Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha destra da sua destreza. Apegue-se a língua ao paladar, se não lembrar de ti, se não preferir Jerusalém à minha maior alegria.” (Sl. 137.5,6)

O exílio durou até 538 aC. O povo voltou para as suas terras, mas elas não eram mais deles. Tinham novos donos. Eles também não tinham mais reis, pois estavam sobre o domínio do imperador Ciro. Eles perderam a liberdade, a autonomia e identidade.

37

Page 38: Apostila Da Primeira Comunhao

A falta de um rei que os governe, faz surgir à esperança de que Deus fará surgir, da descendência de Davi, um rei para restaurar o que eles tinham perdido, cumprindo a promessa feita aos antepassados. Deus faz uma nova aliança com o povo, voltando a ser o grande Pastor de Israel:

“Vou recolher os israelitas de entre as nações onde se acham dispersos; vou congregá-los de toda parte e trazê-los para a sua terra. Farei com que, em sua terra, sobre as montanhas de Israel, não formem mais do que uma só nação, que não possuam mais do que um rei. Não mais existirá a divisão em dois povos e em dois reinos. Não mais se mancharão com seus ídolos nem cometerão infames abominações: libertá-los-ei de todas as transgressões de que se tornaram culpados e purificá-los-ei. Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. Meu servo Davi será o seu rei; não terão todos senão um só pastor; obedecerão aos meus mandamentos, observarão as minhas leis e as porão em prática. Habitarão a terra que concedi a meu servidor Jacó, aquela em que vossos pais residiram; eles aí permanecerão; eles, seus filhos e os filhos de seus filhos para sempre. Davi, meu servo, será para sempre o seu rei. Concluirei com eles uma aliança de paz, um tratado eterno. Eu os plantarei e multiplicá-los-ei. Estabelecerei para sempre o meu santuário entre eles. Minha residência será no meio deles. Eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. E as nações saberão que sou eu, o Senhor, quem santifica Israel, quando o meu santuário se achar constituído para sempre no meio do (meu) povo” (Ez 37,21-28).

Esta promessa se realizará com a vinda de Jesus Cristo, descendente de Davi.

Atividades:

1 – Leia 2Rs 18,9-16 e responda: Quem era o rei de Israel quando a Samaria foi conquista._______________________. Qual o nome do rei a Assíria que Conquistou a Samaria?_______________________. Para onde foi deportado o povo de Israel pelo rei da Assíria?________________________. Porque o reino de Judá não foi destruído também?_________________________________________________. Quando foi a quantia que o rei de Judá pagou para não ser destruída?___________________________________________________________.

Celebremos em Família:

1 – Leia 2 Rs 23,1-9 e responda:

Qual o nome do rei de Judá que reformulou a Aliança com Deus?__________________. O que ele mandou dizer aos anciãos de Judá?__________________________________________________________. O que Ele mandou o sacerdote retirar do Templo e queimar?_________________________________.____________________________________________________________________________________________2 – Leia 2Rs 24,18-20 e responda:Qual o nome do último rei de Judá? _____________________________. Quantos anos ele tinha?______________________. Quanto tempo reinou?_________________________. Qual o nome de sua mãe?_________________________. O que ele fez aos olhos do Senhor?______________________.

O REI DE QUASE-TUDO

O rei de quase tudo tinha quase tudo. Tinha terras, exércitos e tinha muito ouro.

Mas, o rei não estava satisfeito com o quase tudo. Ele queria tudo. Queria todas as terras. Queria todos os exércitos do mundo. E queria todo o ouro que ainda houvesse.

Assim, mandou os seus soldados à procura de tudo. E mais terras foram conquistadas.

Outros exércitos foram dominados. Nos seus cofres já não cabia tanto ouro. Mas o rei ainda não tinha tudo. Continuava o rei de quase tudo.

Por isso ele quis mais, quis as flores, frutos e os pássaros. Quis as estrelas e quis o sol. Flores e frutos e pássaros lhe foram trazidos. Estrelas foram aprisionados e o sol perdeu a liberdade.

38

Page 39: Apostila Da Primeira Comunhao

Mas o rei ainda não tinha tudo. Porque tendo as flores, não lhes podia prender a beleza e o perfume. Tendo os pássaros, não lhes podia prender o cantar. Tendo as estrelas, não lhes podia prender o brilho. E tendo o sol, não lhe podia prender a luz.

O rei era ainda o rei de quase tudo.

E ficou triste. Na sua tristeza saiu a caminhar pelos seus reinos. Mas os reinos eram agora muito feios. As flores e os frutos tinham estrelas e o dia não tinha sol. E triste como ele eram os seus súditos.

Então o rei de quase tudo não quis mais nada. Mandou que devolvessem as flores aos campos e que entregassem as terras conquistadas. Mandou que plantassem árvores para que dessem frutos e que soltassem os pássaros. Mandou que distribuíssem as estrelas pelo céu e que libertassem o sol.

O rei ficou feliz. Na sua imensa alegria sentiu a paz. E sentindo a paz, o rei viu que não era mais o rei de quase tudo. Ele agora tinha tudo.

20º. OS PROFETAS, ANUNCIADORES DO REINO

Um profeta é um homem chamado por Deus para ser Seu representante na Terra. Quando um profeta fala por Deus é como se Deus estivesse falando. Ele ensina a verdade e interpreta a palavra de Deus. Chama os pecadores ao arrependimento. Recebe revelações e orientação do Senhor em nosso benefício. Pode ver o futuro e prever acontecimentos para que o mundo seja prevenido.

A experiência de um profeta pode variar. Ele pode ser jovem ou velho, extremamente culto ou ter pouca escolaridade. Pode ser um fazendeiro, um vaqueiro ou um sacerdote.

Os profetas chegaram a sua vocação por um chamado que sentiram de Deus. Ele não chama pelo telefone, cartas, palavras... Chama através da vida, através dos sinais do tempo, da realidade. Isso por três fatores:

1. Experiência de Deus: no certo momento da vida, ele se sente chamando;

2. Chamado a uma missão: quem é chamado, não consegue ficar calado, quieto. É despertado para missão;

3. A experiência transforma a vida do profeta. Ele muda de atitude. Do medo passa a ter coragem (Jr 1,6), fica desconcertado (Ez 3,15), jamais esquece a experiência (At 9,9).

Quem não passa por esse processo, a veracidade de sua mensagem fica questionada. Nisso, entra o termo falso e verdadeiro profeta. Os falsos eram aqueles que estavam a serviço exclusivo do rei e dos seus interesses, tendo como função justificar todo tipo de opressão. Um exemplo disso é o confronto que aconteceu entre Jeremias e Hananias (Jr 28). Hananias, o falso profetas, anunciava e convocava o povo para a guerra contra a Babilônia.

Jeremias, sabia que Israel não podia com o exército da Babilônia, por, para salvar o povo da morte, pregava “não a guerra”. Neste texto o profeta Jeremias questiona a fonte de inspiração do oráculo de Hananias, resultando no oráculo que culmina com morte de Hananias.

Eis algumas características dos falsos profetas:

1. Só pregam sonhos (Jr 23,14.25-32);

2. Não sabem ler os sinais dos tempos;

3. Entendem mal o que ler;

4. Pregam falsas esperanças (Jr 21,28);

5. Estão a serviço do estado – Acab tinha 400 profetas (1Rs 22,6-28);

6. Visões ilusórias (Is 30,10);

7. Não questionam as ações do rei;

8. Presunçosos - dizem que Deus nada fará à nação e ao templo.

39

Page 40: Apostila Da Primeira Comunhao

Samuel é o primeiro a inaugurar a era dos grandes profetas de Israel. Foi ele, por ordem de Javé, que consagrou Saul como o primeiro monarca de Israel e, um pouco depois, profere um oráculo depondo o mesmo (1Sm 9,9.11.18-19).

De Samuel a Amós, primeiro profeta a registrar por escrito suas atividades, temos um vasto movimento profético de tradição oral, mesmo antes da monarquia. No tempo de Davi, aparece Natã e Gad, companheiros fiéis de Davi e seus defensores no campo religioso. Sob Salomão, começa-se a surgir profetas opositores diretos da monarquia, como Aías de Silo, que anuncia a separação do Reino de Israel.

Depois de Aías aparecem vários outros profetas que, de uma certa forma, vão preparando o terreno para o surgimento dos que conhecemos, principalmente por terem deixado registrados as suas atividades. Desde merecem destaque Elias e seu seguidor Eliseu. Elias foi um profeta das bases populares; denunciador das injustiças sociais, caso de Nabot (1Rs 21); e interventor da política opressora de Acab e Jezabel. O que foi Elias e o que ele fez em favor do povo, teve continuidade com seu discípulo Eliseu.

Com esses profetas, acontece uma mudança de mentalidade, de função e de mensagem. Passa-se de apoio ao rei e o seu regime, para a contestação, para as promessas e castigo de Deus para o rei e o povo.

Nos momentos que o povo se esquecia de Javé e das leis da boa ordem, surgiram os profetas. Se há profetas, é porque há crise. Os profetas eram os reformadores que chamavam o povo a voltar aos caminhos esquecidos. Convocavam o povo à conversão, à mudança de vida.

Oração: «Na minha angústia invoquei a Javé, e ele me atendeu.

Do fundo do abismo pedi tua ajuda, e ouviste a minha voz.

Jogaste-me nas profundezas, no coração do mar, e a torrente me envolveu.

Passaram sobre mim as tuas ondas e vagas.

Então pensei: ‘Eu fui expulso para longe dos teus olhos;

nunca mais poderei admirar a beleza do teu santo Templo?’

Eu estava cercado de água até o pescoço, o abismo me rodeava,

um lodo se agarrava à minha cabeça.

Desci até as raízes das montanhas, a terra se fechava sobre mim para sempre.

Mas tu retiraste da fossa a minha vida, Javé, meu Deus!

Quando minhas forças se acabavam, eu me lembrei de Javé.

E minha oração pôde chegar a ti, no teu santo Templo.

Quem segue os ídolos, abandona o amor de Javé.

Mas eu, entre cânticos de louvor, é a ti que presto o meu culto

e com ação de graças cumpro os meus votos.

A salvação pertence a Javé». (Jn. 2,3-10)

Celebremos em Família:

1 - Para você o que são Profetas?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________2 – Qual é a missão dos profetas?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 3 -Cite uma coragem dos profetas:__________________________________________________________

40

Page 41: Apostila Da Primeira Comunhao

4 – Qual é a principal arma dos profetas? Por quê?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________5 – O que são falsos profetas?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________6 – Como podemos ser profetas nos dias de hoje?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________7 – Leia Lc 4, 16–20 e complete:O Profeta é aquele que __________________________________ a Boa Nova aos pobres, a libertação aos cativos, aos cegos ________________________________ e a __________________________________ aos oprimidos.

A GOTINHA DE ÁGUA

Era uma vez, uma minúscula gotinha de água que vivia em uma nuvem sobre os mares do Sul.

Ela vivia muito satisfeita e sentia-se orgulhosa de sua força, pois mesmo nas maiores tempestades, ela era uma das poucas gotas que conseguia segurar-se na nuvem e dessa forma não cair. Outras gotas iam e vinham, mas ela mantinha-se firme, pois gostava muito de sua nuvem, a qual nunca se dissipava por completo.

Certa tarde, particularmente abafada, a gotinha viu na nuvem uma outra gota, conhecida sua a quem não via já há muito tempo.

- Como vai? - perguntou, animada.

- Bem, e você? - respondeu a outra.

- Estou ótima! Por onde andou? Nunca mais a vi..

- Ah! É que eu acabei de chegar..., você sabe como é; com o calor a gente acaba evaporando e volta para cá.

- disse a gotinha.- Eu não sei, porque na verdade nunca sai daqui, mesmo nas maiores tempestades, eu sempre consigo ficar. - respondeu arrogantemente.

- Então você nunca deixou esta nuvem? - perguntou a outra surpresa.

- Nunca! - respondeu triunfante a gotinha orgulhosa.

No entanto, a gotinha recém chegada olhava para a outra com piedade, e não com admiração. Isso incomodou bastante a gotinha orgulhosa, que não se conteve e perguntou:

- Porque está me olhando assim?

Ao que a outra respondeu: - É que me causa muita pena ver alguém que foi criada com potencial para ser um oceano insistir em continuar sendo apenas uma gotinha solitária.

Naquela mesma tarde choveu torrencialmente sobre o oceano, e a nuvem, finalmente se dissipou até a última gota.

21º. ELIAS, O PROFETA QUE FALOU COM DEUS

Deus amava muito o seu povo e queria ver todos no caminho da felicidade. Fazia surgir, no meio deste povo, gente para mostrar como deve ser uma vida com Ele. Eram os profetas, pessoas que falavam em nome de Deus. Eles surgiram para denunciar aos reis e ao povo seus erros e convidá-los a mudar de vida.

Os reis do Reino do Norte, o Reino de Israel, fizeram tudo mal à vista de Deus. O mais desprezível era o Rei Acab que “fez muito mais para provocar à ira o Senhor Deus de Israel do que todos os reis de Israel que o antecederam”. Ele se casou Jezabel, que era do país vizinho, Fenícia, conhecidos adoradores de ídolos. Acab serviu e adorou o deus dela, Baal, o ídolo que segundo os Cananeus controlava o tempo. Acab construiu um templo para Baal na cidade de Samaria, a capital de Israel. Deus não se agradou que um deus falso ocupasse o coração do seu povo. Ele enviou o Elias, que morava no Reino do Sul, como profeta para o Reino do Norte para chamar as pessoas de volta para Deus.

Elias vai e profetiza contra o rei Acab, dizendo:

- Estou a serviço de Deus e tenho um recado para o rei. Durante três anos não cairá uma gota de chuva. E isto vai ser um sinal de Deus.

41

Page 42: Apostila Da Primeira Comunhao

Acab começa a perseguir Elias para matá-lo, mas Deus protege Elias, escondendo-o e mandando que os corvos trouxessem pão e carne duas vezes por dia.

Depois Deus o envia a uma longa viagem até Serepta, a uma viúva que o proveria com comida. Mas tudo o que ela tinha era um punhado de farinha e um pequeno frasco com óleo. Ela faz um pão e dá para o Profeta, arriscando, ela e seu filho, a morrer de fome, pois era a única coisa que tinha para comer. Pelo seu gesto, a farinha e o óleo nunca mais faltaram na casa da viúva.

Depois voltou junto ao Rei Acab e denunciou mais injustiças..

“O profeta Elias levantou-se como um fogo, sua palavra queimava como uma tocha” ( Eclo 48,1 );

Elias desafiou Acab a ir ao monte Carmelo oferecer sacrifico ao falso deus Baal e ele, como profeta, ofereceria ao Deus verdadeiro. Na hora do sacrifico só Deus mandou fogo do céu para queimar a vítima. O povo reconheceu que o Deus de Elias era verdadeiro. Isso deixou Jezabel, mulher de Acab muito irritada que jurou matar Elias.

Elias teve medo e fugiu para o deserto. Já não tinha mais coragem nem esperança. Pediu a morte dizendo:

- Agora basta, Javé, tira-me a vida. Não sou melhor que meus pais.

Elias, cansado, desanimado, deitou e dormiu debaixo de uma árvore chamada junípero. Um anjo o tocou e disse:

- Levanta-te e come.

Elias abriu os olhos e viu um pão cozido e um jarro de água. Comeu, bebeu e tornou-se a deitar. Mas o anjo de Javé veio pela segunda vez, tocou-o e disse:

- Levanta-te e come porque o caminho é longo.

Elias levantou-se, comeu e bebeu, e depois sustentado por aquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até à montanha de Deus, o Horeb.

Nesta montanha Elias encontrou-se frente a frente com Deus. (1 Rs 17)

Segundo a Bíblia, Elias não morreu. Ele foi elevado aos céus numa carruagem de fogo.

Celebremos a nossa fé:

Fiquemos de pé, como Elias ficou diante de Deus. Fechemos os olhos... Deus nos vem através do silêncio... vamos escutar o que Ele quer nos falar.

CONVITE AO LOUVOR

E agora, bendigam o Deus do universo, que realiza por toda parte coisas grandiosas.

Ele exaltou os nossos dias desde o seio materno e age conosco segundo a sua misericórdia.

Que ele nos dê um coração alegre e conceda a paz aos nossos dias em Israel, para todo o sempre. Que a sua misericórdia permaneça fielmente conosco, e nos resgate enquanto vivermos. (Eclo 49 22-24)

Atividades:1 - Leia 1Rs 17,1-6 e responda: porque Deus escondeu Elias?____________________________________________________________________________________________2 - Leia a história sobre o rei Acab e a rainha Jezabel em 1Rs 16,30–34 e faça uma lista das coisas que o rei Acab fez e que enfureceram a Deus._____________________________________________________________________________________________________________________________________a) - O que você descobre sobre Deus nesta passagem?___________________________________________________________________________________________________________________________________b) - O que Deus fez?___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________c) - Que características de Elias você descobriu nesta história? ___________________________________________________________________________________________________________________________

42

Page 43: Apostila Da Primeira Comunhao

3 – Leia Lucas 9,:10–17 e veja a semelhança entre a história da viúva que partilhou a única farinha e o óleo que tinha. 1. Como as duas histórias são semelhantes?_____________________________________________

_____________________________________________________________________________________2. O que contam ambas histórias sobre Deus?____________________________________________

______________________________________________________________________________________Celebremos em Família:

1 – Como posso estar mais atento à presença de Deus em minha vida?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________2 – Como Deus fala comigo?____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 3 – Como Deus me inspira?______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________4 – Como Deus me alcança?_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A FARMÁCIA

João era dono de uma bem sucedida farmácia numa cidade do interior.

Era um homem bastante inteligente, mas não acreditava na existência de Deus ou de qualquer outra coisa além do seu mundo material.

Um certo dia, estava ele fechando a farmácia, quando chegou uma criança aos prantos dizendo que sua mãe estava passando mal e que se ela não tomasse o remédio logo iria morrer.

Muito nervoso, e após insistência da criança, resolveu reabrir a farmácia para pegar o remédio.

Sua insensibilidade perante aquele momento era tal que acabou pegando o remédio no escuro mesmo e entregando a criança que agradeceu e saiu dali as pressas. Minutos depois percebeu que havia entregado o remédio errado para a criança e que se sua mãe o tomasse seria morte instantânea.

Desesperado tentou alcançar a criança, mas não teve êxito.

Sem saber o que fazer e com a consciência pesada, ajoelhou-se e começou a chorar e dizer que se realmente existisse um Deus que não o deixasse passar por assassino. De repente, sentiu uma mão a tocar-lhe o ombro esquerdo e ao virar, deparou-se com a criança a dizer: "Senhor, por favor não brigue comigo, mas e que cai e quebrei o vidro do remédio, da pro Senhor me dar outro?"

Muitas pessoas ainda não conhecem a Deus, não tiveram ainda uma experiência de vida com ele, por isso pensam que ele não existe ou que esta dentro de nós, mas não só Ele existe como te ama, claro que também esta dentro de nos, pois se não O permitirmos entrar em nossos corações, Ele jamais forçara a entrada.

22º. JOÃO BATISTA, O ÚLTIMO PROFETA

João Batista e Jesus eram primos em segundo grau, porque Maria, Mãe de Jesus, e Isabel, mãe de João, eram primas. Sempre se avistavam os meninos, com pouca diferença de idade. João era o mais velho.

Nazaré, com sua paisagem, das mais belas de toda a Galiléia, é talvez o mais formoso recanto da Palestina. Suas ruas humildes e pedregosas, suas casinhas pequeninas, se agrupam em cima das montanhas.

Certamente, João e Jesus, quando se encontravam, falavam de assuntos próprios de crianças, mas em vista da realização da vontade de Deus para ambos.

“João partira primeiro” disse Jesus. Seria o Precursor, isto é: o preparador do caminho. Aquele que falava ao deserto.

Aquele que foi chamado “A vós que clama no deserto’’. Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

João era valoroso pregador, amigo da justiça e da verdade. Vestia-se de peles de animais e alimentava-se de mel silvestre e frutas. Usando um cinto largo a volta da cintura e cajado de pastor de ovelhas.

43

Page 44: Apostila Da Primeira Comunhao

Operário, de primeira hora, é ele o símbolo rude da verdade. Exprimindo a austera disciplina que antecede a espontaneidade, João é o primeiro sinal do cristão ativo, em guerra com as próprias imperfeições do seu mundo interior, a fim de estabelecer com Jesus, o santuário de sua realização.

Foi por essa razão que dele disse Jesus: “Dos nascidos de mulher, João é o maior de todos”

Chamado o Batista porque por ele, o povo era batizado no rio Jordão, confessando os seus pecados.

Porém ele os alertava dizendo: “Raça de víboras” quem vos induziu a fugir da ira vindoura? Produzi frutos de arrependimento, e não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por Pai a Abraão, porque eu vos digo, que mesmo d’ estas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão.

E também esta posto o machado a raiz das árvores: Toda árvore que não produz bons frutos, é cortada e lançada ao fogo.

Eu vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim, é mais poderoso do que eu; cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com fogo e o Espírito Santo. Em sua mão ele tem a pá, limpará a sua eira e recolherá no celeiro o seu trigo e queimará a palha com fogo.

Suas palavras eram exigentes e fortes. Para o povo em geral, João aconselhava a prática da fraternidade. E para os cobradores de impostos e soldados aconselhava a prática da justiça.

João convidava as pessoas para arrependerem – se dos seus pecados. Batizava as pessoas para que ficassem com o coração purificado para a vinda de Jesus.

Foi o ultimo profeta do Antigo testamento, escolhido por Deus.

Um dia Herodes, o chefe da região, mandou matá-lo, porque sua pregação incomodava a ele e as pessoas que viviam em desacordo com a lei de Deus. Morreu decapitado pela coragem em pregar a mensagem de Jesus: justiça e a fraternidade.

João Batista deu exemplo de como as coisas precisam ser mudadas.

Celebremos em Família:Leia na Bíblia Lc 3,1-20, o final da vida de João Batista, responda:a) O motivo porque Herodes mandou prender João_______________________________________________________________________________________________________________________________________b) Porque Herodíades não podia mandar matar João, apesar de odiá-lo____________________________________________________________________________________________c) Qual foi o pedido de Salomé, filha de Herodíades:______________________________________________________________________________________________________________________________________d) Como Herodes se sentiu, tendo que matar João:___________________________________________

A VISITA DE JESUS

Era uma noite iluminada... Um anjo apareceu a uma família muito rica e falou para a dona da casa:

- Estou te trazendo uma boa notícia: Esta noite o Senhor Jesus virá visitar a tua casa!

Aquela senhora ficou entusiasmada. Jamais acreditara ser possível que esse milagre acontecesse em sua casa. Tratou de preparar uma excelente ceia para receber a Jesus. Encomendou frangos, assados, conservas, saladas e vinhos importados.

De repente, tocou a campainha. Era uma mulher com roupas miseráveis, com aspecto de quem já sofrera muito...

- Senhora - disse a pobre mulher - será que não teria algum serviço para mim? Tenho fome e tenho necessidade de trabalhar.

- Ora bolas - retrucou a dona da casa. Isso são horas de vir me incomodar? Volte outro dia. Agora estou muito atarefada com uma ceia para uma visita muito importante.

A pobre mulher se foi. Pouco mais tarde, um homem, sujo de graxa, veio bater-lhe à porta.

44

Page 45: Apostila Da Primeira Comunhao

- Senhora, falou ele, o meu caminhão quebrou bem aqui na esquina. Não teria a senhora, por acaso, um telefone para que eu pudesse me comunicar com um mecânico?

A senhora, como estava ocupadíssima em limpar as pratas, lavar os cristais e os pratos de porcelana, ficou muito irritada:

- Você pensa que minha casa é o que? Vá procurar um telefone público...Onde já se viu incomodar as pessoas dessa maneira?

Por favor, cuide para não sujar a entrada da minha casa com esses pés imundos!

E a anfitriã continuou a preparar a ceia, escolheu na adega os melhores vinhos. Nesse meio tempo, alguém lá fora bate palmas.

- Será que agora está chegando Jesus? - pensou ela emocionada.

E com o coração batendo acelerado, foi abrir a porta. Mas se decepcionou. Era um menino de rua, todo sujo e mal vestido...

- Senhora, estou com fome. Dê-me um pouco de comida!

- Como é que eu vou te dar comida, se nós ainda não ceamos? Volta amanhã, porque esta noite estou muito atarefada... não posso te dar atenção.

Finalmente a ceia ficou pronta. Toda a família esperava, emocionada, o ilustre visitante. Entretanto, as horas iam passando e Jesus não aparecia. Cansados de tanto esperar, começaram a tomar aqueles coquetéis. especiais que, pouco a pouco, já começaram a fazer efeito naqueles estômagos vazios, até que o sono fez com que se esquecessem dos frangos, assados e de todos os pratos saborosos.

Na manhã seguinte, ao acordar, a senhora se viu, com grande espanto, na presença do anjo.

- Será que um anjo é capaz de mentir? gritou ela. Eu preparei tudo esmeradamente, aguardei a noite inteira e Jesus não apareceu. Porque você fez isso comigo? Porque essa brincadeira?

- Não fui eu que menti... Foi você que não teve olhos pra enxergar, explicou o anjo.

- Jesus esteve aqui em sua casa por três vezes: Na pessoa da mulher pobre, na pessoa do caminhoneiro e na pessoa do menino faminto, mas a senhora não foi capaz de reconhecê-lo e acolhê-lo em sua casa...

23º. O POVO A ESPERA DO MESSIAS

Por muito tempo o povo de Israel sofreu com a escravidão, com as guerras e com o passar dos anos, este povo de Deus se distanciou do Deus que o libertou, esqueceu as maravilhas que Deus tinha realizado em favor do seu povo.

Os profetas anunciavam que viria o Messias, que iria libertar de vez o povo sofrido de Israel. E todos esperavam ansiosamente por este dia.

Isaías, um dos profetas maiores, anunciou que nasceria uma criança, que seria o Salvador. Que ele viria através de uma jovem da descendência de Davi e Deus preparou o seu povo para recebê-lo.

E nascia a esperança da libertação!

“Pois saibam que Javé lhes dará um sinal: A jovem concebeu e dará à luz um filho, e o chamará pelo nome de Emanuel” (Isaías 7,14)

Mas muitos esperavam que o libertador seria um guerreiro, um líder forte, que levaria o povo a lutar pela liberdade, trazendo poder e força para Israel. Que seu Reino seria dominador.

Porém, Deus enviou seu filho único, para libertar o seu povo do sofrimento, da angústia, das situações de pecado em que vivia. Isaías muito tempo antes do nascimento do Messias, pregava a sua vinda, e o povo se animava e conseguia força para continuar lutando.

“Eu, Javé, chamei você para a justiça, tomei-o pela mão, e lhe dei forma, e o coloquei como aliança de um povo e luz para as nações. Para você abrir os olhos dos cegos, para tirar os presos da cadeia, e do cárcere os que vivem no escuro. Eu sou Javé: esse é o meu nome. Não vou dar para outro a minha glória, nem vou ceder minha honra

para os ídolos. As primeiras coisas já aconteceram; coisas novas é o que eu agora anuncio: antes que elas comecem, eu as comunico a vocês” (Isaías 42, 6-9).

Quando esperamos algum acontecimento, ficamos ansiosos. Vocês já viram uma mulher grávida?

45

Page 46: Apostila Da Primeira Comunhao

O que acontece na gravidez? Os pais ficam ansiosos por verem o rostinho da criança, se preparam, preparam o ambiente para receber bem o novo membro da família. Assim, somos nós, temos que nos preparar para receber bem o Salvador do Mundo, Jesus.

Este tempo nós vivemos na Igreja no período chamado ADVENTO. É o tempo de espera do Messias, dias antes do NATAL. Mas sempre é tempo de esperar e preparar nossos corações para o nascimento de Jesus. Antes o povo de Deus esperava o nascimento do Messias, do enviado, o ungido. Hoje nós esperamos a 2ª vinda de Jesus que, quando foi para o Pai, prometeu que voltaria, não como uma criança, mas para estabelecer o Reino de Deus de uma vez por todas.

Quando o Filho do Homem vier na sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. (Mt, 25,31-32)

Celebremos em Família:

1 – Leia 2Sm 7,12-16 e responda:

a) – Qual promessa encontramo neste texto?_________________________________________________

____________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________

2 – Leia Lc 1,30-33 e compare com o texto anterior (2Sm 7,12-16). Você acha que o texto do Evangelho de Lucas é a realização da promessa que Deus fez a Samuel? Explique por quê?

____________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________

3 – Em Is 7,14, temos a promessa que Deus fez ao profeta. Leia e compare com Mt 1,23. O que você acha da realização da promessa? O Filho de Maria é de fato o esperado pelo povo?

____________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________

“Pois Deus amou de tal forma o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele acredita não morra, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, e sim

para que o mundo seja salvo por meio dele. Quem acredita nele, não está condenado; quem não acredita, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho único de Deus” (Jo 3,16-18).

O VISITANTE – OI JESUS, EU SOU O ZÉ

Cada dia, ao meio dia, um pobre velho entrava na igreja, e poucos minutos depois saia. Um dia, o padre lhe perguntou o que fazia:

- Venho rezar, respondeu o velho. Mas é estranho, disse o padre, que você consiga rezar tão depressa.

- Bem retrucou o velho, eu não sei recitar aquelas orações compridas. Mas todo dia, ao meio dia, eu entro na igreja e só falo:

- Oi, Jesus eu sou o Zé, vim te visitar.

Num minuto, já estou de saída.

- É só uma oraçãozinha, mas tenho certeza que ele me ouve.

Alguns dias depois, o Zé sofreu um acidente e foi internado num hospital e, na enfermaria passou a exercer um influencia sobre todos os doentes mais tristes se tornaram alegres, muitas risadas passaram a ser ouvidas. Zé, disse-lhe um dia uma irmã que lá trabalhava:

46

Page 47: Apostila Da Primeira Comunhao

- Os outros doentes dizem que você esta sempre tão alegre...

- É verdade, irmã, estou sempre tão alegre. É pôr causa daquela visita que recebo todo dia. Me faz feliz!...

A irmã ficou atônita. Já tinha notado que a cadeira encostada na cama do Zé estava sempre vazia. O Zé era um velho solitário, sem ninguém...

- Quem o visita? A que hora?

- Todos os dias. - respondeu Zé, com um brilho nos olhos. Todos os dias, ao meio dia ELE vem ficar no pé da cama. Quando olho para ELE, ELE sorri e diz: Oi, Zé, eu sou JESUS, eu vim te visitar.

24º. O SIM DE MARIA

Uma jovem, nascida da descendência de Davi, vivia com seus pais Joaquim e Ana, no lugarejo chamado Nazaré, próximo à cidade de Jerusalém. Ela, como as jovens daquele tempo fazia os serviços da casa, estudava as escrituras e como todos os judeus, esperava pela vinda do Messias, aquele que iria salvá-los das mãos dos Imperadores Romanos. Esta jovem, de nome Maria (Miriam em Hebraico) estava comprometida com José, também da descendência de Davi, homem bom e justo. Eles se casariam daí a alguns dias.

Numa tarde, quando voltava do poço, Maria entrou em casa, quando o seu quarto ficou todo iluminado por uma luz muito forte e desta luz veio uma voz:

- Ave, cheia de graça, o Senhor é convosco!

- Quem será que conversa comigo? pensou Maria, muito assustada.

- Encontrastes graça diante de Deus, não tenhas medo. Você vai ficar grávida, terá um filho e colocará nele o nome de Jesus. Este menino é o filho de Deus e ele reinará para sempre.

Maria, inquieta perguntou ao anjo:

- Mas, como posso engravidar, se sou virgem e ainda não me casei?

- O Espírito do Senhor lhe cobrirá, e será gerado em ti o filho do Altíssimo. Lembra-se de Isabel, sua prima? Ela também está grávida, apesar de ser mais velha, veja, para Deus nada é impossível.

- Eis aqui a serva do Senhor, que ele faça em mim segundo a sua vontade.

Acontecendo isto o anjo a deixou e naquele mesmo instante, Maria já estava com seu filho no ventre.

Mas Maria sabia que iria enfrentar muitas dificuldades, a primeira delas era contar para seu noivo o que tinha acontecido. Naquele tempo, a mulher que engravidasse, sem se casar era apedrejada até morrer, então Maria contou a José tudo o que o anjo lhe falou. José era um homem temente a Deus, bom e gostava de tudo muito certo e ficou muito triste e sem saber o que fazer, porque ele não entendia como podia ter acontecido, Maria uma jovem tão responsável, como ela podia ter deixado isto acontecer, pensava José. Mas o mesmo anjo lhe apareceu em sonho e falou para José que ele deveria aceitar Maria como sua esposa, porque o filho que ela esperava era mesmo o filho de Deus e que era verdade tudo aquilo que Maria lhe contara. Foi assim que José pegou Maria e casou-se com ela. E os três tiveram que ir para uma cidade chamada Belém, por que o imperador queria saber quantas pessoas viviam em seu Império.

A história do Salvador começa assim, Deus quer que o mundo todo seja dele, viva em paz, por isso ele mandou o seu filho, para semear a paz.

Muitas pessoas não aceitam Maria como uma pessoa especial, muitos acham que ela foi somente um objeto, usada por Deus para o nascimento de seu filho. Mas nós católicos, gostamos de Maria como nossa Mãe, por que ela foi a primeira a acreditar em Jesus e a aceitar a vontade de Deus. Maria, para nós é exemplo de serviço a Deus, de doação, de evangelizar e ser evangelizada. Vejam, ela não é maior que Jesus, mas está sempre ao seu lado, como uma mãe está ao lado do filho.

Ela já tinha sido escolhida para esta missão, antes do seu nascimento.

Já pensaram se Maria não tivesse aceitado ser mãe de Jesus?

47

Page 48: Apostila Da Primeira Comunhao

Toda as vezes que entrarem em uma Igreja, cumpri-mentem primeiro Jesus Vivo na Eucaristia (dentro do Sacrário), depois poderão conversar com Maria e os santos. Mas não se esqueçam, eles não são deuses, são

exemplos de vida que precisamos seguir para ter uma vida santa como a deles.

“Eis aqui a Serva do Senhor, faça-me em mim segundo a tua palavra” ( Lucas 1,38)

UM SER ESTRANHO

Os anjinhos, curiosos, rodeavam o Senhor. É que Ele resolvera melhorar a espécie humana, com um novo ser. Ele disse:

- Vai ser uma Super-mulher.

- Super-mulher? Perguntou um anjinho.

- Sim. No futuro, quando os homens usarem uma linguagem diferente, poderão chamá-la de Mulher-maravilha.

- O que é Mulher-maravilha? Quis saber outro anjinho.

- É uma mulher com poderes especiais. Escuta a distância, esmaga uma pedra com as mãos, salta um muro de quatro metros, só com um impulso do corpo.

- E esta nova pessoa vai ser mesmo a Mulher-maravilha? Vai fazer tudo isso? Perguntou um terceiro anjo.

- Que nada. Esta nova criatura vi passar despercebida. Dá até a impressão de ser meio boba. Fará tudo de graça. Não cobra nada. Carrega pacote pesado, traz verduras e frutas da feira, puxa compras do supermercado. Faz tudo: lava, passa, cozinha, costura, remenda. Cuida das plantas, dos animais, trata das pessoas, da casa, se preocupa com a economia. Tudo de graça.

- Mas lá no planeta Terra ninguém trabalha de graça. Trata-se de uma pessoa debilóide? É retardada? Perguntou um anjo intrigado.

- De jeito nenhum. Admito que este ser faz coisas que só um retardado poderia fazer.

- Mas é muito espertinha, apesar de nunca falar em pagamento. Dá tudo, pela pura alegria de dar.

- Sem esperar nada em troca.

- Mas então é um São Francisco, de tanta mansidão!

- Nada disso. Às vezes é braba como uma pimentinha.

- É difícil de entender, Senhor. E é muito frágil?

- Só na aparência, porque é mulher. Mas por dentro tem a força, a coragem de uma leoa. Carrega peso que nenhuma outra mulher carregaria. Vai às escolas, aos hospitais, às igrejas. Entende de chás, de ervas, de remédios, de tudo.

- É superdotada? Será talvez o que os homens chamarão no futuro de mulher-biônica?

- Que tem braços e pernas de molas e aço, no lugar de músculos e ossos?

- Nada disso, tem ossos comuns, músculos comuns. Agüenta golpes físicos e golpes mortais. Agüenta frio, seca, inundação, agüenta até mortes. E é sempre a mais forte, a que dá coragem aos outros. Passa fome, passa sem comer e até sem dormir. E no dia seguinte se está com frio, põe um xalezinho nos ombros e, na igreja ou em casa, tem uma longa conversa comigo e já está em pé.

- E não tem ao menos um companheiro para ajudá-la?

- Às vezes tem. Mas em geral, dá muita mão-de-obra. A maioria bebe, joga, fuma, gasta dinheiro à toa, é fraco e mulherengo. Alguns são bons e ajudam de verdade. Em geral, com um companheiro ou sem, ela toca o barco para frente.

- E não se queixa? Parece que nem gratidão recebe?

- Queixa-se. Mas só para mim. Também basta o ingrato chegar perto, dar-lhe um abraço ou um beijo ou uma flor, e a bobona já chora de alegria.

- É, ela é estranha. E como será conhecida lá embaixo?

- Com um nome muito comum. Em geral, quando ela vive, as pessoas não lhe dão muito valor. Depois, quando ela morre, choram, pois descobrem que perderam um tesouro.

- E como vai ser o nome dela, perguntaram todos?

- Vai se chamar simplesmente MÃE.

25º. JOSÉ, O HOMEM JUSTO

O nome José significa "Deus acrescenta", ou "Deus cumula de bens". E a essência sobre sua pessoa foi expressa nessa frase evangélica "era um homem justo" (Mt 1.9).

48

Page 49: Apostila Da Primeira Comunhao

Todas as histórias de amor são bonitas. Mais bonita ainda é a história de amor de Deus para com seu povo. E muito nos encanta ver como Deus uniu ao seu plano de amor pessoas simples do povo. Deus escolheu pessoas e associou-as a seu mistério de Salvação, desde o nascimento de Jesus até hoje. Entre essas pessoas, destaca-se a presença de Maria e José. Maria, em um sentido dos privilégios, é uma figura única. Por outro lado, temos o homem José que, sem grandes privilégios, participa da vida de Cristo de um modo particular e especial. Assim escreve Mateus sobre José:

“O nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes que morassem juntos, achou-se grávida pelo Espírito Santo. E José, seu esposo, sendo justo, e não a querendo difamá-la, resolveu separar-se secretamente” (Mt 1,18-19).

José entra na história como o homem justo. Resume em si toda a vida de santidade dos patriarcas, tornando-se ele o último patriarca do Antigo Testamento e o primeiro do novo. Ser justo tem muito a ver com Deus que é amor e justiça. Justiça é santidade. É justo porque não quer levar à desonra sua querida esposa, tão jovem e linda. Essa desonra, como nos descreve o Deuteronômio, era o apedrejamento. “Se uma jovem virgem é noiva de um homem, e um outro homem a encontrar na cidade e deita com ela, levareis os dois para a porta da cidade e os apedrejareis e eles morreram: a jovem porque, estando na cidade, não gritou por socorro; e o homem porque possuiu a mulher do seu próximo” (Dt 22,23-24).

José não suportaria ver sua linda noiva sendo apedrejada. Note-se aí a intensidade de amor existente entre esses dois jovens, responsáveis agora pelo Filho de Deus feito homem.

Ele tem a graça de uma íntima união com Cristo, sendo pai. Participa intimamente das etapas da vida de Cristo, com Maria, no nível profundo de serviço amoroso. Coopera com o mistério da Salvação. Que profundidade de amor recíproco! Seu amor de pai influenciava o amor filial de Jesus. Essa união tão amorosa realiza o projeto de Deus que ama seu povo. A humanidade de Jesus conduz sua alma a mais profunda união com Deus. O casal vivia a permanente visão de Deus, através da humanidade de Jesus. Imaginemos José contemplando seu garotão, homem feito, e Jesus, que conhecia o que havia no coração do homem, correspondia àquele olhar.

A ligação de José com seu povo era muito simpática. Todos diziam de Jesus: É O Filho de José. Para o povo, José era como um sobrenome de Jesus. Como carpinteiro viveu no meio do povo e ali fez conhecido seu Filho, o herdeiro de sua profissão.

É através de José que Deus cumpre a promessa feita aos antepassados, de uma descendência para sempre. Ao narrar o nascimento de Jesus, o evangelista Mateus, destaca a figura de José, esposo de Maria, colocando-o em estreita relação com Abraão, o pai de povo hebreu e com Davi, de cuja descendência nasceria o Salvador (cf. Mt 1,1-24).

A vida de José foi totalmente voltada a criar Jesus, principalmente em sua infância.

Um dia José levou Maria e Jesus para visitar o templo e para apresentar Jesus a Deus no templo. E como Maria, José também ficou preocupado quando Jesus teria se perdido no templo, pois Jesus tinha apenas 12 anos.

José é o modelo de pai que precisamos para nossos dias. Ele não abandona seu lar; não abandona sua esposa e seu filho. Ele participa ativamente do processo de crescimento de seus filhos, saindo de cena quando eles estão adultos e prontos para assumirem a missão confiada a cada um, como fez com Jesus.

Atividades:

1 – Leia Mt 1,17 e responda:As __________________, desde Abraão até ______________, são ____________________. Desde Davi até o ____________________________________________, quatorze gerações. E, depois do ___________________________ até Cristo, ____________________________________. 2 – Leia Mt 1,16 e descubra o nome do pai de José:___________________________________________3 – Leia Mt 1,20 e escreva o que o Anjo do Senhor disse a José em sonho:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________4 – Leia Mt 1,23 e complete:

49

Page 50: Apostila Da Primeira Comunhao

Eis que a ______________________ conceberá e dará a luz um ________________, ao qual darão o nome de _______________________________, que quer dizer:___________________________________.5 – Porque José foi chamado de um homem justo?________________________________________________________________________________________________________________________________________6 – Leia Mt 2,13-15 e responda: O que disse o Anjo do Senhor a José em sonho?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________7 – Você conhece alguma pessoa que passou pela mesma experiência de José, cansando com uma mulher que já tinha filhos? Como ele trata as crianças?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

CINCO MINUTOS

No parque, uma mulher sentou-se ao lado de um homem em um arco perto do playground.

- Aquele, logo ali é meu filho – ela disse apontando para um pequeno menino usando uma camiseta vermelha e que deslizava no escorregador.

- Um bonito garoto – o homem respondeu e completou – aquela usando vestido branco, pedalando em sua bicicleta, é minha filha.

Então, olhando o relógio, o homem chamou a sua filha:

- Vamos filha. Vamos para casa?

- Mais cinco minutos papai – suplicou a menina – por favor, só mais cinco minutos.

O homem concordou e a pequena continuou pedalando sua bicicleta para alegria de seu coração.

Os minutos se passaram e o pai levantou-se novamente e chamou sua filha:

- Hora de ir agora.

- Ah! Papai, mais cinco minutos, só mais cinco minutos – outra vez pediu a menina.

O homem sorriu e disse:

- Está certo.

- O senhor é certamente um pai muito paciente – a mulher ao lado comentou.

O homem sorriu e disse:

- O meu filho mais velho, foi morto por um motorista bêbado no ano passado, quando montava sua bicicleta perto daqui. Eu nunca passei muito tempo com ele, agora eu daria tudo para estar apenas mais cinco minutos com meu filho, e eu prometi não cometer o mesmo erro com ela. Afinal não é ela que tem mais cinco minutos para andar de bicicleta, na verdade eu é que tenho mais cinco minutos para vê-la brincar.

O NÓ DO AFETO

Em uma reunião de pais, numa escola da periferia, a diretora ressaltava o apoio que os pais devem dar aos filhos; pedia-lhes também que se fizessem presentes o máximo de tempo possível...

Ela entendia que, embora a maioria dos pais e mães daquela comunidade trabalhassem fora, deveriam achar um tempinho para se dedicar e entender as crianças.

Mas a diretora ficou muito surpresa quando um pai se levantou e explicou, com seu jeito humilde, que ele não tinha tempo de falar com o filho, nem de vê-lo, durante a semana, porque, quando ele saía para trabalhar, era muito cedo, e o filho ainda estava dormindo... Quando voltava do serviço, já era muito tarde, e o garoto não estava mais acordado.

Explicou, ainda, que tinha de trabalhar assim para prover o sustento da família, mas também contou que isso o deixava angustiado por não ter tempo para o filho e que tentava se redimir, indo beijá-lo todas as noites quando chegava em casa. E, para que o filho soubesse da sua presença, ele dava um nó na ponta do lençol que o cobria. Isso acontecia religiosamente todas as noites quando ia beijá-lo. Quando o filho acordava e via o nó, sabia, através dele, que o pai tinha estado ali e o havia beijado.

O nó era o meio de comunicação entre eles.

A diretora emocionou-se com aquela singela história e ficou surpresa quando constatou que o filho desse pai era um dos melhores alunos da escola.

50

Page 51: Apostila Da Primeira Comunhao

26º. O NASCIMENTO DE JESUS E SEU TEMPO

O povo hebreu vivia na esperança da vinda do Messias, pregada e preparada pelos profetas e anunciada por João Batista.

Como Ele será, pensavam: Um rei, um general um doutor, um rico ou poderoso?

Mas Jesus nasce pobrezinho, e seu berço é uma manjedoura, lugar onde come os animais, na pequena cidade de Belém, na Judéia.

Por que será que Deus permitiu que seu filho nascesse assim?

Ele quis nos ensinar que a maior riqueza é a simplicidade e a grandeza de nosso coração; a generosidade de nossas ações e a boa vontade e o amor pelo próximo.

José e Maria levaram Jesus a Jerusalém para o oferecerem a Deus, no Templo, e depois voltaram para a cidade de Nazaré.

Jesus foi uma criança como tantas outras crianças: alegre, feliz, amado e respeitando aos seus pais. Preocupava–se com as tristezas e com as crianças de seu povo.

Aprendeu a ler e a escrever. Gostava de ir à sinagoga (Igreja dos Judeus). Ouvia e seguia os ensinamentos de Maria, sua mãe. Aprendeu a trabalhar de carpinteiro e ajudava seu pai, José.

Como homem, Jesus agradecia a Deus todas as coisas criadas.

Com 12 anos Jesus sabia que tinha uma Missão a cumprir.

Jesus nasceu para nós! Vamos adorá–lo e glorificá-lo, aceitando a mensagem de amor e esperança que Ele nos traz.

Cada um de nós nasceu condicionado de muitas maneiras. Condicionamentos que ninguém escolhe, mas que afetam a nossa vida profundamente vejamos alguns condicionamentos:

3. Lugar em que nasce: país, região, cidade;

4. Tempo em que nasce: época, século, guerra, paz, mudança;

5. Cultura que recebe: língua, sotaque, mentalidade, história, família;

6. Caráter ou índole: tímido, expansivo, introvertido;

7. Cor ou raça: branca, negra, amarela, mestiça;

8. Sexo: masculino ou feminino;

9. Religião: católica, protestante, espírita;

10. Situação econômica: pobre, rico, classe média;

11. Físico: forte, frágil, alto, baixo.

Estes condicionamentos são pontos de partida para qualquer coisa que se queira fazer na vida. Jesus assumiu esse condicionamento e o assumiu no meio dos pobres: “Sendo de condição divina, esvaziou-se a sem mesmo e assumiu a condição de servo, assemelhando-se aos homens” (Fl 2,6-7).

12. “Sendo rico se fez pobre” – 2Cor 8,9

13. “Filho de carpinteiro” – Mt 13,55

14. “Igual a nós em tudo menos o pecado” – Hb 4,15

15. Foi criado em Nazaré da Galiléia – Lc 4,16

16. Falava o aramaico com sotaque de judeu da Galiléia;

17. Era visto como judeu na Samaria (Jo 4,9) e como Galileu na Judéia (Mt 26,69). Seria como um nordestino que vive em São Paulo.

Jesus veio de uma família pobre. Como todo judeu do interior, Jesus trabalhava como agricultor. Além disso, aprendeu a profissão de seu pai e servia ao povo como carpinteiro.

51

Page 52: Apostila Da Primeira Comunhao

Ele passou sua infância e adolescência nessa situação: fome, pobreza e doença, com muito desemprego e endividamento. Nesse contexto, Jesus “Crescia em sabedoria, tamanho e graça diante de Deus e dos Homens” (Lc 2,52).

Para Refletir:

Deus se fez homem para que, sendo igual, fosse reconhecido pelo seu semelhante.

Jesus esteve no meio de nós, caminhou, falou, chorou, riu, realizou muitos milagres e curas, suas mãos santas devolveram a muitos a dignidade, seu olhar envolvente a muitos converteu. Jesus se fez carne e sangue para nos alimentar, nasceu humilde para nos ensinar a viver na humildade, se fez pobre para nos mostrar que não podemos nos apegar às riquezas deste mundo.

Atividades:

1 – Quais os nomes dos três Reis Magos que vieram do Oriente ver Jesus?_____________________________________________________________________________2 – Quais presentes os Reis Magos deram a Jesus?_____________________________________________________________________________3 – Leia Mt 2,1-18 e responda:a) O que os Reis Magos perguntaram Herodes?_____________________________________________________________________________b) – O que Herodes fez ao saber da notícia do nascimento de Jesus?_____________________________________________________________________________c) – Porque José, Maria e o menino Jesus tiveram que fugir para o Egito?_____________________________________________________________________________d) – Porque Herodes mandou matar todas as crianças até dois anos de idade?_____________________________________________________________________________4 – Leia Lc 1,26-27 e complete os espaços e encontre as palavras na cruzadinha.5 - No ______________ mês, o anjo ________________ foi enviado por ______________ a uma cidade da ________________________ chamada _________________________, a uma ____________________, prometida em ____________________________a um ______________________ chamado _________________________________, da família de ___________________.6 – Escreva uma oração, pedindo a Jesus que faça as crianças serem como Ele foi: Feliz e bom: Celebremos em Família:1 – Pesquise os símbolos natalinos abaixo e escreva o seu significado.Anjos: _____________________________________________________________________________________Velas: ______________________________________________________________________________________Estrelas de natal____________________________________________________________________________Sinos: _____________________________________________________________________________________Árvore de natal:_____________________________________________________________________________Presépio: ___________________________________________________________________________________Papai Noel: ________________________________________________________________________________Bolas Coloridas: ____________________________________________________________________________Coroa do Advento:__________________________________________________________________________Ceia de natal_______________________________________________________________________________Presentes___________________________________________________________________________________Arranjos secos:_____________________________________________________________________________

MELKINASSAR, O QUARTO REI MAGO

Quando Jesus nasceu em Belém, apareceu no Oriente no céu uma estrela brilhante. Os Magos disseram entre si:

- Sigamos a estrela, que ela irá indicar-nos onde se encontra o Salvador do mundo.

Eram três reis e chamavam-se Gaspar, Belchior e Baltazar. Ao chegarem à casa do Menino, adoraram-no e ofereceram-lhe os seus presentes, - ouro, incenso e mirra.

Mas houve um quarto rei chamado Melkanassar, que se atrasou e teve de fazer a viagem sozinho. Ao

52

Page 53: Apostila Da Primeira Comunhao

fim do primeiro dia de viagem, chegou junto a uma cabana. Sobre ela parou a estrela. Entrou e lá dentro jazia um velhinho doente a chamar por socorro.

O quarto rei não o abandonou. Fez-lhe os curativos e alimentou-o. Ficou ali até ele se curar. Depois, partiu de novo, seguindo a estrela.

Um dia, encontrou um homem faminto. Cheio de compaixão, repartiu com ele os seus alimentos.

Mais adiante, ouviu prolongados gemidos. Era um idoso a tremer de frio. Com ele repartiu a sua roupa.

O quarto rei continuou o seu caminho, socorrendo os infelizes que encontrava. Para isso, até já tinha vendido a sua coroa de ouro.

Um dia, encontrou uma família muito triste. O pai estava para partir à procura do Messias, de quem ouvira falar e se encontrava na Judéia, para lhe pedir ajuda. Mas o quarto rei disse-lhe:

- Eu vou no teu lugar!

O camelo, entretanto, morrera de cansaço. O rei partiu a pé a caminho de Jerusalém. Ao chegar à

cidade, sentiu um ambiente muito triste. Perguntou onde se encontrava o Messias e disseram-lhe:

- Foi morto há três dias. Crucificaram-no no Calvário.

O quarto rei foi ao Calvário e lá estavam cruzes vazias. Lamentou-se dizendo: “Há mais de trinta anos à procura do Messias, e não o pude ver vivo!”

De repente, viu um jovem vestido de branco que lhe disse:

- Por que te lamentas?

O quarto rei explicou a sua história a esse jovem radiante de luz. Este disse-lhe:

- Não te lamentes. Tu já o encontraste mais de uma vez no teu caminho.

O quarto rei perguntou-lhe:

- Mas quem és tu?

Ele respondeu:

- Eu sou Jesus vivo. Passei da morte para a vida sem fim. E tudo o que fizeste aos pobres e infelizes, a mim o fizeste!

27º. JESUS CRESCIA EM IDADE E SABEDORIA

Todos os anos, em obediência aos preceitos da Lei, os judeus eram obrigados a participarem das três principais festas religiosas que se realizavam no Templo em Jerusalém: Páscoa, Pentecostes e Tabernáculos. Por essa razão, desde criança, Jesus com seus pais, em companhia de parentes, vizinhos e amigos, formavam uma grande caravana e viajavam de Nazaré à Jerusalém, para participarem daquelas celebrações. Era necessário a formação de caravanas para se protegerem contra os assaltos de bandidos e ladrões, que infestavam aquela região.

Também pela Lei, aos 12 anos de idade, os homens eram considerados “cidadãos judeus”, adquirindo direitos e obrigações civis e religiosas, da mesma forma que as mulheres ficavam legalmente autorizadas a se casarem. Geralmente a declaração da “maioridade” dos rapazes, era feita no Templo, num dia da semana durante as celebrações da Páscoa.

Quando Jesus completou 12 anos de idade, viajou a Jerusalém para participar da Páscoa, e declarar a sua maioridade, conforme determinava a Lei.

Naquela primavera do ano 7 d.C., quando Jesus foi a Jerusalém para declarar a sua maioridade, encontrou a cidade muito movimentada, cheia de movimentos políticos e aconteciam brigas, furtos, saques de propriedades e mortes violentas, deixando no povo um grande medo e uma imensa incerteza, pela ausência de uma autoridade constituída que mantivesse a ordem e impusesse o direito e a justiça. Em conseqüência, as famílias que chegavam para participarem das cerimônias, procuravam manter-se unidas entre si e junto de seus amigos, para que não fossem atacadas pelos assaltantes.

Terminadas as solenidades da Páscoa Judaica, como acontecia em todos os anos, as famílias regressaram a seus lares. Entretanto, desta vez Jesus ficou em Jerusalém, sem que ninguém percebesse. José e Maria sentiram falta de sua presença, mas imaginaram que ele estivesse com outros rapazes na caravana. Não deram grande importância ao fato porque o conheciam muito bem e sabiam, que algo de útil estava fazendo. Mas, no fim do primeiro dia de viagem, quando a caravana parou a fim de descansarem e passarem a noite, sua ausência começou a ser realmente sentida, porque ele não apareceu para ajudar os seus pais. Com aflição, José e Maria o procuraram nas barracas das diversas famílias e não o encontraram, ninguém tinha notícias dele.

53

Page 54: Apostila Da Primeira Comunhao

Cada hora que passava, mais aumentavam os seus temores e as suas incertezas, porque se lembravam daquele estado de revolta e violência que estava Jerusalém. Chegaram ao entardecer, cansados da viagem e cheios de pensamentos negativos que tirava a tranqüilidade do casal. No terceiro dia, pela manhã, encontraram Jesus no Templo! (Que alívio!) Ele estava sentado entre os escribas e doutores da lei, sendo questionado e respondendo todas as perguntas com sabedoria e discernimento, explicando os versículos da Sagrada Escritura com a autoridade que somente ele sabia exercer. Todos estavam admirados com sua inteligência e com suas palavras. Verdadeiramente o Espírito de Deus estava nele e falava pelos seus lábios, pelos seus gestos e seu coração.

- José e Maria ficaram impressionados com o que viram, aguardaram o momento oportuno e o chamaram. Maria falou:

“Meu Filho, porque agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu, aflitos, te procurávamos”. (Lc 2,48)

JESUS respondeu:

“Porque me procuráveis? Não sabíeis que devo estar na casa de meu Pia?” (Lc 2, 49)

José e Maria não entenderam a resposta do Filho, que como tantas outras, brotavam com graça e encantamento, de um imenso e notável mistério chamado Jesus. Também perceberam, não se tratava de uma resposta “brusca” ou “mal-educada”. Jesus sempre foi carinhoso e obediente aos seus pais. Era a manifestação da autoridade divina que reconhecia no Criador o único e verdadeiro Pai. Embora com apenas 12 anos de idade, o Espírito Santos se manifestava nele, confirmando que ele era de fato o Filho eterno de Deus.

Por sua vez, Jesus percebendo que sem querer tinha causado aflições a José e Maria, despediu-se dos doutores da lei e seguiu com seus pais para Nazaré, obedecendo-lhes com total submissão. (Lc 2,51).

Na Bíblia, não há nada escrito sobre a vida de Jesus no período da Infância e Juventude, mas só por este momento que é descrito nas escrituras, nós podemos imaginar como foi a vida do jovem Jesus. Obediente aos pais, estudioso das Escrituras Sagradas. E como José era carpinteiro, com certeza ele ensinou a Jesus a ser um excelente carpinteiro, pois somente depois dos 30 anos é que Jesus vai começar a anunciar a sua missão e edificar o Reino de Deus. Dizem alguns estudiosos que José morreu quando Jesus ainda era bem jovem, assim Jesus tinha que cuidar de sua Mãe e do sustento a casa.

Oração: Senhor, meu bom Deus, que eu possa ser obediente a Ti como foi o seu filho Jesus, que eu cresça também na sabedoria e na graça diante de Ti. Amém.

Celebremos em Família:Leiam Efésios 6,1-4.10-17 e reflita:Como estão vivendo as famílias, estão de acordo com a palavra de Deus?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________3 – Como foi a infância de Jesus?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________4 – E como é a nossa infância, hoje?_____________________________________________________________________________________________

AS PEDRAS GRANDES E O VASO

Um professor de ciências de um colégio queria demonstrar um conceito aos seus alunos. Pegou um vaso de boca larga e colocou algumas pedras dentro. Então perguntou a classe:

- Está cheio?

Unanimemente responderam:

- Sim!

O professor então pegou um balde de pedregulhos e virou dentro do vaso. Os pequenos pedregulhos se alojaram nos espaços entre as rochas grandes. Então perguntou aos alunos:

- E agora, está cheio?

Desta vez alguns estavam hesitantes, mas a maioria respondeu:

- Sim! 54

Page 55: Apostila Da Primeira Comunhao

O professor então levantou uma lata de areia e começou a derramar areia dentro do vaso. A areia então preencheu os espaços entre os pedregulhos. Pela terceira vez o professor perguntou:

- Então, está cheio?

Agora a maioria dos alunos estava receosa, mas novamente muitos responderam:

- Sim!

O professor então mandou buscar um jarro de água e jogou-a dentro do vaso. A água saturou a areia. Neste ponto, o professor perguntou para a classe:

- Qual o objetivo desta demonstração?

Um jovem e brilhante aluno levantou a mão e respondeu:

Não importa quanto a ‘agenda’ da vida de alguém esteja cheia, ele sempre conseguirá ‘espremer’ dentro mais coisas!

- Não, respondeu o professor, o ponto é o seguinte: A menos que você coloque as pedras em primeiro lugar dentro do vaso, nunca mais as conseguirá colocar lá dentro. As pedras grandes são as coisas importantes de sua vida: seu relacionamento com Deus, sua família, seus amigos, seu crescimento pessoal e profissional. Se você preencher sua vida somente com coisas pequenas, como demonstrei com os pedregulhos, com a areia e a água, as coisas realmente importantes nunca terão tempo, nem espaço em suas vidas.

28º. CAMPANHA DA FRATERNIDADE

A Campanha da Fraternidade é um grande mutirão de evangelização e conscientização da Igreja Católica no Brasil, com o apoio de várias Igrejas cristãs.

Foi criada em 1962, é organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e se desenvolve durante o período da Quaresma.

A cada ano é escolhido um tema para ajudar os cristãos e todas as pessoas de boa vontade a viverem a fraternidade e a solidariedade em compromissos concretos.

O que é a Campanha da Fraternidade?

O percurso da Quaresma é acompanhado pela realização da Campanha da Fraternidade – a maior campanha da solidariedade do mundo cristão. Cada ano é contemplado um tema urgente e necessário.

A Campanha da Fraternidade é uma atividade ampla de evangelização que ajuda os cristãos e as pessoas de boa vontade a concretizarem, na prática, a transformação da sociedade a partir de um problema específico, que exige a participação de todos na sua solução. Ela tornou-se tão especial por provocar a renovação da vida da igreja e ao mesmo tempo resolver problemas reais.

Seus objetivos permanentes são: despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum; educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor: exigência central do Evangelho. Renovar a consciência da responsabilidade de todos na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária.

Os temas escolhidos são sempre aspectos da realidade sócio-econômico-política do país, marcada pela injustiça, pela exclusão, por índices sempre mais altos de miséria. Os problemas que a Campanha visa ajudar a resolver, se encontram com a fraternidade ferida, e a fé, tem o compromisso de restabelecê-la.

7. Qual é a relação entre Campanha da Fraternidade e a Quaresma?

A Campanha da Fraternidade é um instrumento para desenvolver o espírito quaresmal de conversão e renovação interior a partir da realização da ação comunitária, que para os católicos, é a verdadeira penitência que Deus quer em preparação da Páscoa. Ela ajuda na tarefa de colocar em prática a caridade e ajuda ao próximo. É um modo criativo de concretizar o exercício pastoral de conjunto, visando a transformação das injustiças sociais.

Desta forma, a Campanha da Fraternidade é maneira que a Igreja no Brasil celebra a quaresma em preparação à Páscoa. Ela dá ao tempo quaresmal uma dimensão histórica, humana, encarnada e principalmente comprometida com as questões específicas de nosso povo, como atividade essencial ligada à Páscoa do Senhor.

A PARÁBOLA DOS SETE VIMES55

Page 56: Apostila Da Primeira Comunhao

Era uma vez um pai que tinha sete filhos. Quando estava para morrer, chamou-os e disse-lhes:

- Filhos, já sei que não posso durar muito; mas, antes de morrer, quero que cada um de vocês busque um vime seco e me traga aqui.

- Eu também? - perguntou o menor, que só tinha quatro anos. O mais velho tinha vinte e cinco e era um rapaz muito reforçado e o mais valente da freguesia.

- Você também - respondeu o pai ao garotinho. Saíram os sete filhos. Daí a pouco, retomaram, trazendo cada um o seu vime seco. O pai pegou no vime que trouxe o filho mais velho e entregou-o ao mais novinho, dizendo-lhe:

- Parta esse vime.

O pequeno partiu o vime, e não lhe custou nada parti-lo. Depois o pai entregou o outro ao mesmo filho mais novo e disse-lhe:

- Agora, parta também esse.

O pequeno partiu-o. Partiu, um a um, todos os outros que o pai lhe foi entregando, e não lhe custou nada parti-los todos. Partindo o último, o pai disse outra vez aos filhos:

- Agora, busquem outro vime e tragam-no para mim.

Os filhos tornaram a sair. Daí a pouco, estavam outra vez ao pé do pai, cada um com o seu vime.

- Agora, entregue-os a mim - disse o pai.

E dos vimes todos fez um feixe, atando-os com um cordão de palha. Voltou-se para o filho mais velho e disse-lhe:

- Tome, este feixe! Parta-o!

O filho empregou quanta força tinha, mas não foi capaz de partir o feixe.

- Não pode? - perguntou ao filho.

- Não, meu pai, não posso.

- E algum de vocês é capaz de parti-lo? Experimentem.

Não foi nenhum capaz de parti-lo, nem dois juntos, nem três, nem todos juntos.

O pai disse-lhes, então:

- Meus filhos, o mais pequenino de vocês partiu, sem nada lhe custar, todos os vimes, enquanto os partiu um por um; e o mais velho de vocês não pôde parti-los todos juntos; nem vocês, todos juntos, foram capazes de partir o feixe. Pois bem, lembrem-se disso e do que lhes vou dizer: enquanto estiverem unidos,

como irmãos que são, ninguém zombará de vocês, nem lhes fará mal, ou os vencerá. Mas logo que se separarem ou reinar entre vocês a desunião, facilmente serão vencidos. Acabou de dizer isso e morreu.

Os filhos foram muito felizes, porque viveram sempre em boa irmandade, ajudando-se sempre uns aos outros. E como não houve forças que os desunissem, também nunca houve forças que os vencessem.

56

Page 57: Apostila Da Primeira Comunhao

29º. A SEMANA SANTA

Semana Santa é a semana que precede a Páscoa. Nessa semana a Igreja celebra os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, para oferecer a todos os homens a salvação.

Celebrar a Semana Santa para os cristãos é aprofundar as dimensões mais importantes da vida humana. É a ocasião privilegiada oferecida pela liturgia da Igreja para a renovação de um compromisso com a vida, e com a fonte da vida, a única que tem força para superar a morte e os esmagamentos que pesam sobre o povo.

A Igreja Católica encontra na Semana Santa o ápice de sua fé. Nela, católicos do mundo inteiro celebram os mistérios da reconciliação, realizados por Jesus nos últimos dias de sua vida terrena, a começar pela entrada messiânica em Jerusalém.

A Semana Santa comemora a Paixão de Cristo, sua morte e ressurreição. O centro da Paixão de Cristo é a Cruz, símbolo da fé e da redenção. Na sociedade atual a Semana Santa vem perdendo o clima religioso popular. Porém, sobrevivem manifestações de devoção centralizada na Paixão de Cristo. É venerado o Cristo "homem das dores", o nazareno sofredor e moribundo.

Vejamos as celebrações da Semana Santa

DOMINGO DE RAMOS

O Domingo de Ramos dá início à Semana Santa. Nos lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. A Igreja recorda os louvores da multidão que cobriu de ramos e mantos os caminhos para Jesus passar, dizendo: "Hosana ao Filho de David. Bendito o que vem em nome do Senhor". (Lc 19, 38 - MT 21, 9). Com ramos, durante a procissão, os cristãos de hoje manifestam sua fé em Jesus como Rei e Senhor.

Quinta-feira Santa

Instituição da Eucaristia e Cerimônia do Lava-pés

A cerimônia do Lava-pés acontece na quinta-feira santa e recorda o gesto de Jesus de lavar os pés de seus discípulos e dizer: “Sede assim uns com os outros” – ou seja, devemos servir uns aos outros, com total humildade, gratuidade e amor.

Nessa mesma quinta-feira, a Igreja celebra a Ceia do Senhor. Nela, Jesus Cristo oferece a Deus-Pai o seu Corpo e Sangue na forma de Pão e Vinho, e os entrega aos Apóstolos para comer e beber. E manda que ofereçam aos seus sucessores. É a Eucaristia.

Depois disso, Jesus vai ao Getsemani para orar e é preso e condenado.

Sexta-feira Santa

Celebra-se a Paixão e morte de Jesus Cristo. O silêncio, o jejum e a oração marcam este dia, mas não deve ser vivido em clima de luto, mas de profundo respeito diante da morte do Senhor que, morrendo, foi vitorioso e trouxe a salvação para todos, ressurgindo para a vida eterna.

Neste dia, não se celebra a Santa Missa. É o único dia do ano que não tem missa na Igreja.

Às 15h, hora que Jesus morreu, é celebrada a principal cerimônia do dia: a Paixão do Senhor. À noite há Procissão do Enterro, levando a imagem do Senhor morto.

Sábado Santo

No Sábado Santo ou Sábado de Aleluia, a principal celebração é a "Vigília Pascal". A Vigília Pascoal é a memória da noite santa da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A Igreja mantém-se de vigília à espera da vitória do Senhor sobre a morte.

Cinco elementos compõem a liturgia da Vigília Pascal: a benção do fogo novo e do círio pascal; a proclamação da Páscoa, que é um canto de júbilo anunciando a Ressurreição do Senhor; a liturgia da Palavra, que é uma série de leituras sobre a história da Salvação; a renovação das promessas do Batismo e, por fim, a liturgia Eucarística.

Domingo de Páscoa

57

Page 58: Apostila Da Primeira Comunhao

A palavra PÁSCOA vem do hebreu PESEACH e significa PASSAGEM. É celebrada pelos judeus desde o antigo testamento até hoje. A Páscoa dos judeus é a passagem do mar Vermelho, que ocorreu muitos anos antes de Cristo: Moisés conduziu o povo hebreu para fora do Egito, mas foram perseguidos pelos exércitos do faraó. Quando chegaram às margens do Mar Vermelho, guiado por Deus, Moisés levantou seu bastão e as ondas se abriram, formando duas paredes de água e um corredor enxuto. Então, o povo passou.

Jesus também festejava a Páscoa, pois era judeu. Foi por isso que Ele ceou com seus discípulos. Condenado à morte na cruz e sepultado, ressuscitou três dias após, num domingo, logo depois da Páscoa judaica. A ressurreição de Jesus Cristo é o ponto central e mais importante da fé cristã . Através da sua ressurreição, Jesus prova que a morte não é o fim e que Ele é, verdadeiramente, o Filho de Deus. Nossa Páscoa é a passagem da morte para a vida. O medo dos discípulos por causa da morte de Jesus na Sexta-Feira transforma-se em esperança e júbilo no Domingo da Páscoa.

Alguns Símbolos da Páscoa

Cordeiro

O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa, relembra o sacrifício realizado pelos israelitas no primeiro dia da Páscoa, como símbolo da libertação do Egito. Os sacerdotes derramavam seu sangue junto ao altar e a carne era comida na ceia pascal. Hoje Jesus é o Cordeiro Pascal que deu a vida por nós, transformando-se em alimento na Eucaristia. João Batista, quando está junto ao rio Jordão em companhia de alguns discípulos e vê Jesus passando e diz:

"Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (Jo 1, 29 e 36).

Ovo

Simboliza uma nova vida. Vida que está para nascer.

Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida.

A ressurreição de Jesus também indica o princípio de uma nova vida. O sepulcro de Jesus ocultava uma vida nova que irrompeu na noite pascal.

Ofertar ovos significa desejar que a vida se renove em nós.

Coelho

É o símbolo da fertilidade, são animais que reproduzem com facilidade e em quantidade. Representa, portanto, a capacidade da Igreja produzir novos discípulos e espalhar pelo mundo a mensagem de Cristo.

Pão e vinho

Na ceia do Senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor.

Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos para celebrar a vida eterna. Lembram que Jesus é o pão vivo e o vinho novo que sustentam nossa vida.

Peixe

Em grego, peixe é ICTUS, as iniciais de “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”.

Por isso, os primeiros cristãos usavam o peixe como símbolo de sua fé.

Círio Pascal 58

Page 59: Apostila Da Primeira Comunhao

É uma vela grande e grossa que é acesa no fogo novo, no Sábado Santo, no início da celebração da Vigília Pascal. Faz-se a inscrição dos algarismos do ano em curso; depois se crava neste, cinco grãos de incenso que lembram as cinco chagas de Jesus e as letras "Alfa" e "Omega", primeira e última letra do alfabeto grego, que significa o princípio e o fim de todas as coisas.

A luz que é Jesus Cristo afugenta toda a treva do erro, da morte, do pecado. O círio é o símbolo do Cristo vivo, ressuscitado, a luz dos Povos.

Cruz

Jesus que morreu na cruz para nos salvar, deu à humanidade mais uma lição de humildade: sendo Filho de Deus, que tudo pode, ele morreu da forma mais humilhante que havia em seu tempo.

A cruz nos recorda o sofrimento e a ressurreição de Jesus Cristo.

A cruz é também o símbolo oficial do cristianismo.

Temos, então, um símbolo da Páscoa e um símbolo da fé católica, o sinal do cristão.

Atividades:1 – Qual é o símbolo oficial do cristianismo?_________________________________________________2 – Você tem cruz?__________________________________________________________________________3 – as são as cruzes que você e a humanidade carregam hoje?____________________________________________________________________________________________________________________________4 – Escreva em volta da cruz de Jesus os diversos tipos de atitudes que nos oprimem e que nos causa sofrimento, e, por isso, devem ser evitadas5 – Escreva dentro da cruz de Jesus gestos de amor que nos liberta da opressão e geram vida e fraternidade para cada um de nós e para os que convivem conosco. Faça como no exemplo.

Celebremos em Família:1 - O que é a Semana Santa?____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________2 - O que é o Domingo de Ramos?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________3 - O que é celebrado na 5ª-feira Santa?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________4 - O que comemoramos na 6ª-feira Santa?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________5 - O que é o Sábado Santo?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________6 - O que é a Vigília Pascal?____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________7 - O que celebra a Igreja no Domingo de Páscoa?____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

PREÇO ALTÍSSIMO

59

Page 60: Apostila Da Primeira Comunhao

Um homem que trabalhava nas minas de carvão da Inglaterra no século passado conversava com um padre dizendo:

- Eu gostaria muito de conseguir crer que Deus pode perdoar todos os meus pecados. Mas eu não consigo aceitar a ideia de que tudo o que eu preciso fazer é arrepender-me e confiar n'Ele. É muito barato!

Ao que o padre respondeu:

- Meu amigo, você foi trabalhar hoje?

- Sim!

- Você pagou alguma coisa para sair do buraco da mina?

- É claro que não! Não me custou nada. Eu só tive que entrar no elevador da mina e eles me alçaram para a superfície.

Ao que o padre perguntou:

- Você não ficou com medo de confiar naquele elevador? Pois o custo para você sair da mina foi muito barato!

Então com um sorriso o mineiro exclamou:

- Não, é claro que não. A viagem de elevador foi de graça. Mas a empresa gastou muito dinheiro para construir um elevador seguro para nos tirar da mina.

Finalmente a verdade bíblica ficou clara na mente daquele homem. Ele percebeu que o perdão dos pecados é grátis, mas que foi pago um preço altíssimo pelo Filho de Deus, Jesus Cristo. Sem nunca ter pecado Jesus deu a sua vida por pecadores como eu e você. Ele veio do céu à Terra e morreu na cruz durante a Páscoa para que "todo aquele que nele crê não morra mas tenha a vida eterna".

Cristo pagou uma dívida que não era sua para acabar com uma dívida que não podíamos pagar!

60