apostila d moda

46
Prof. Rubens PRODUÇÃO GRÁFICA Desenho no Computador A tarefa de desenhar, requer treino e estudo de técnicas específicas. Muitas vezes, as técnicas, dentro dos métodos tradicionais, é uma tarefa árdua. Após utilizarmos régua e, provavelmente, compasso para construir figuras e estruturas, desenhar contornos com canetas específicas e preencher áreas com pincéis e tintas apropriadas. Isto pode tomar tempo e esforço consideráveis para o desenhista principiante. As técnicas de acabamento são inúmeras a serem assimiladas. O advento do computador não só revolucionou nossos meios de processamento de informação, como também possibilitou novos métodos para a criação do desenho. A capacidade do computador em cálcular, ampliou-se para os programas gráficos e de periféricos a eles relacionados, tornando-o capaz de realizar com grande eficiência a maior parte do trabalho de desenho, antes realizado a lápis na prancheta. Deste modo, abre-se novas possibilidades de aplicação, restando apenas, um treinamento mais curto e específico, se comparado ao método tradicional de se ilustrar.

Upload: yara-santos

Post on 09-Jul-2015

1.270 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apostila d moda

Prof. Rubens

PRODUÇÃO GRÁFICA

Desenho no Computador

A tarefa de desenhar, requer treino eestudo de técnicas específicas.

Muitas vezes, as técnicas, dentrodos métodos tradicionais, é uma tarefaárdua. Após utilizarmos régua e,provavelmente, compasso para construirfiguras e estruturas, desenhar contornoscom canetas específicas e preencheráreas com pincéis e tintas apropriadas.Isto pode tomar tempo e esforçoconsideráveis para o desenhistaprincipiante. As técnicas de acabamentosão inúmeras a serem assimiladas.

O advento do computador não sórevolucionou nossos meios deprocessamento de informação, comotambém possibilitou novos métodospara a criação do desenho.

A capacidade do computador emcálcular, ampliou-se para os programasgráficos e de periféricos a elesrelacionados, tornando-o capaz derealizar com grande eficiência a maiorparte do trabalho de desenho, antesrealizado a lápis na prancheta.

Deste modo, abre-se novaspossibilidades de aplicação, restandoapenas, um treinamento mais curto eespecífico, se comparado ao métodotradicional de se ilustrar.

Page 2: Apostila d moda

Prof. Rubens

O Computador

Operar um computador hoje em dia ésimples e requer um período detreinamento relativamente curto.

O fascinante é que o computadorpermite que o desenhista elabore projetoscom máxima precisão e com inúmerosefeitos visuais.

Portanto, um computador têmcapacidades, e objetivos específicos.

Geralmente, um desenhista necessitade um computador de boa capacidade eque seja pessoal, para o desenvolvimentode seus projetos.

Os computadores pessoais pertencemà categorias IBM ou Machintosh.

A categoria IBM- compatíveis sãoconhecidos como Pc’s. Estes têm váriasmarcas e modelos, e são os maisacessíveis, por serem de custo menor, secomparados aos Machintosh. Porém, osMachintoshes, possuem uma interfacegráfica para usuários, permitindo assim,que seu usuário trabalhe diretamente comelementos pictóricos, obtendo resultadosde alta resolução.

Percebemos no entanto, que adistância destas categorias, vemdiminuindo a cada dia, pois os software jápodem migrar de um sistema para o outro,sem danos ao seu usuário.

Para se trabalhar de forma eficientecom a maior parte dos programasgráficos disponíveis, será importante teruma memória de acesso randônico(RAM) maior do que 4 e umaunidade de disco rígido interna ouexterna que exceda 50 .

Outros equipamentos essenciais sãouma impressora em cores, para obteruma reprodução nítida dos resultados nopapel, e um scanner (leitor óptico), quepode ser adquirido posteriormente, paralidar com imagens fotográficas ou jáimpressas.

Todos os computadores sãounidades de processamento, e possuemum monitor, um teclado e um mouse.Seu componente principal é a unidadede processamento central (CPU), sendoque suas informações podem serarmazenadas em seu disco rígido ou emdisco flexível.

Desta maneira, pode-se gravarprogramas e diferentes informações,pois os discos flexíveis, são portas deentrada para informações que serãoarmazenadas.

Um computador é praticamenteinoperante sem o . Osprogramas, basicamente são paraprocessamento de textos, planilhas,banco de dados e programas gráficos.

megabytes

megabytes

software

PRODUÇÃO GRÁFICA

Page 3: Apostila d moda

Prof. Rubens

Imagens no computadorImagens vetoriais Formato Bitmap

As imagens vetorias, tambémchamadas de imagens orientadas aobjetos ou imagens de desenho, sãodefinidas matematicamente com umasérie de pontos unidos por linhas.

Os elementos gráficos em um arquivovetorial são chamados de objetos.

Cada objeto é uma entidadeindependente com propriedades como cor,forma, contorno, tamanho e posição natela, incluídas na sua definição..

Trabalhar com o CorelDraw nodesenho de moda, significa maiorfuncionalidade e capacidade depersonalização, elaborado pelo usuário.

Nele, você pode personalizar o espaçode trabalho, exibir uma vasta palheta decores, e obter infinitas possibilidades eflexibilidade nos desenhos criados, bemcomo trabalhar nos dois formatosapresentados.

O Corel oferece também vínculos naWeb, colaborando para qualquer tipo detrabalho que seja elaborado via Internet,bem como criação de páginas.

Ao contrário dos programas deilustração vetorial, os aplicativos deedição de fotografias, trabalham comimagens em formato bitmap.

Ao lidar com imagens nesteformato, você pode aperfeiçoarpequenos detalhes, fazer alteraçõesradicais e intensificar efeitos.

PRODUÇÃO GRÁFICA

Page 4: Apostila d moda

Prof. Rubens

Programa Gráfico CorelDRAW, umprograma abrangente

Um eficiente programa gráfico, seráaquele capaz de oferecer todas osrecursos e efeitos visuais, que antes sóeram possíveis nas técnicas ilustrativasconvencionais.

Logo, conhecer noções decomposição, luz e sombra,diagramação, e outros recursos, serãoimportantes elementos para se criarprojetos gráficos. Não bastando apenas,saber operar o software. Mas a escolhade um programa abrangente, no quetange aos seus recursos gráficos eefeitos que se pode adquirirlhe facilitaráa tarefa do desenhista.

Há normalmente no mercadoprogramas gráficos, mais específicos àpintura, desenho, programação depáginas, processamento de imagens,manipulação de fontes e modelagemstridimensional.

Cada programa descrito, mereceriaanálise específica para a finalidade aque se pretende alcançar.

O CorelDraw, mesmo sendo umprograma de alta performance para odesenho, ou seja, define comexatidão imagens vetorias, é capaztambém de proporcionar boaaparência e disposição na tela, parapaletas de cores, mesmo em formatosBitmap.

Este Programa Profissional,vincula várias atualizações:

• Permite captar imagensdiretamente de câmara digital e criararquivos PDF idênticos à imagem,independente se estas imagens sãode ambiente Pc’s ou Macintoshes;

• Oferece espaço de trabalho paralinguagem de programação VisualBasic;

• Avisos sonoros podem serassociados aos eventos do CorelDrawaos sons do Windows;

• Ferramentas interativas paraefeitos especiais;

• Atualização automática com osvínculos da WEB e

Muitos outros recursos quemostraremos a seguir.

PRODUÇÃO GRÁFICA

Page 5: Apostila d moda

Barra Padrão

Barra Propriedades

Conceitos Gráficos do CorelDraw

O CorelDraw oferece maleabilidade, por você poder personalizar sua área detrabalho, atualização de palhetas de cores, bem como vasta opções de filtros deefeitos especiais.

A Barra de Propriedades é uma Ferramenta que oferece diferentes opções,dependendo do objeto selecionado e do objetivo que se pretende alcançar.

Janela Principal

PRODUÇÃO GRÁFICA

Prof. Rubens

Page 6: Apostila d moda

Caixa de Ferramentas

Ferramenta de Seleção

Ferramenta de Formar / Ferramenta Faca / Ferramenta Borracha / Ferramenta Transformação Livre

Ferramenta Zoom / Ferramenta Enquadramento

Ferramenta Retângulo

Ferramenta Elípse

Ferramenta Polígono / Ferramenta Esperial / Ferramenta Papel Gráfico

Ferramenta Texto

Ferramenta Preenchimento Interativo / Ferramenta de Preenchimento Interativo de Malha

Ferramenta Transparência Interativa

Ferramenta Mistura Interativa / Ferramenta Contorno Interativo / Ferramenta Distorção Interativa /Ferramenta Extrusão Interativa/ Ferramenta Aplicar Sombra Interativa

Ferramenta Conta-Gotas / Ferramenta Lata de Tinta

Ferramenta Contorno

Ferramenta Preenchimento

Observe que os ícones que apresentam uma seta preta abaixo,oferecem outras possibilidades. Para isso, basta manterpressionado o botão do mouse sobre a Ferramenta e abrirá ummenu desdobrável desta forma, será possível selecionar aFerramenta que antes não era visualizada.

Ferramenta Mão Livre / Ferramenta Bézier / Ferramenta Mídia Artística /Ferramenta Dimensão/ Ferramenta Linha de Conexão / Ferramenta Conector Interativo

PRODUÇÃO GRÁFICA

Prof. Rubens

Page 7: Apostila d moda

Prof. Rubens

Ao clicar duas vezes sobre o objeto, asâncoras se alteram, para âncoras derotação. Com isso, poderemos rotacionarobjetos manualmente. Lembre-se queesta mesma operação poderá ser feita, apartir da Barra de Propriedades.

A partir dos exemplos abaixo,desenhe as figuras geométricas;

A partir da caixa de ferramentas, iremosclicar com a Ferramenta de Seleção naFerramenta retângulo ou (F6) e gerar umretângulo em qualquer tamanho.

Perceba que ao gerar um retângulo,apareceram âncoras, das quais vocêpoderá clicar arrastando, alterandoassim, seu tamanho.

Será possível, através da ferramentaZoom, aumentar ou d iminu i r avisualização. Desta forma você poderáaproximar a visualização, sem alterar otamanho real do objeto desenhado.

Através da barra de propriedades, estafunção poderá ser executada, oferecendoum ajuste exato.

EXERCÍCIOS

Todas as figuras sugeridas acima,poderão ter o tamanho de 30,0mm por30,0mm aproximadamente. Este valorvocê poderá obter a partir da Barra dePropriedades.

Ferramenta de Seleção

Ferramenta de Zoom

PRODUÇÃO GRÁFICA

Page 8: Apostila d moda

Prof. Rubens

Barra de Propriedades

Com diferenciados recursos, a Barrade Ferramentas assume opçõesdistintas, quando selecionadoferramenta, objetos ou texto. Destaforma, agilizará a utilização de todos osrecursos disponíveis. Pois os mesmossempre ficam em evidência, quando suaopção for selecionada.

Perceba que ao desenhar qualquerobjeto na página, sempre aparecerá naBarra de Propriedades valores dascoordenadas da régua, expressos em X(para posicionamento horizontal e Y(para posicionamento vertical).

Ao seu lado, teremos uma caixa quemostrará as dimensões dos abjetoscriados, largura na caixa de cima ealtura na caixa abaixo.

Após teremos, uma graduação quepermite especificar um valor percentualde objetos selecionados, no sentidovertical e horizontal.

Barra de Status permitevisualizar o posicionamentodos objetos desenhados.

Page 9: Apostila d moda

Prof. Rubens

1.A partir desta ferramenta, você pode

desenhar elipses e círculos, arrastando omouse. Observe que a Barra de Statusexibe as dimensões da elipse enquantovocê desenha.

Desenhe uma elipse com 15,0 mm X18,0 mm.

2.Permite desenhar retângulos e

quadrados, arrastando com o mouse.A Barra de Status exibe as dimensõesenquanto você desenha.

Desenhar um retângulo com 8,0 mmX 10,0 mm. Arrastá-lo para a base inferiorda elipse.

3.Desenhar novamente outro retângulo

nas dimensões de 30,0 mm X 90.0mm.Arraste este retângulo para a base inferiordo retângulo menor.

4.A partir do Menu Principal, clique emEditar e em seguida clique em SelecionarObjetos. Desta forma selecionaremostodas as figuras geométricas.

5.Clique em organizar e em seguida, cliqueem Organizar e Distribuir. Selecionecentralizar no sentido vertical. Clique emOk. Este comando centralizará todos osobjetos selecionados no sentido vertical.

Ferramenta Elipse

Ferramenta Retângulo

Ferramenta Retângulo

Selecionar Objetos

Centralizar Figuras

EXERCÍCIO PRÁTICO

PRODUÇÃO GRÁFICA

Page 10: Apostila d moda

Prof. Rubens

Ferramenta de Formar permite manipularnós e caminhos para alterar a forma delinhas, textos, btmaps e qualquer figurageométrica. Sua função se altera, diantede cada tipo de objeto selecionado.

A Ferramenta Faca separa (quebra) umobjeto, gerando desta forma novos objetosquando seccionados.

A Ferramenta Borracha permite apagarpartes ou detalhes de um objeto semseparar nenhum caminho fechado.

A Ferramenta Transformação Livre alteraorientações e aparências de objetos.

A seguir iniciaremos a utilização destasferramentas:

FERRAMENTA DE FORMAR

PRODUÇÃO GRÁFICA

Page 11: Apostila d moda

Prof. Rubens

COMPUTADOR E A MODA

1. Criar um retângulo com 24,0 mm X48,0mm;

2. Para alterar o retângulo a partir daFerramenta de Formar, será necessárioconvertê-lo em curvas.Clique em Organizar no menu principal eselecione Converter em Curvas ou a tecla“Ctrl + Q”.

A seguir selecione a Ferramenta deFormar para alterar o retângulo;

3. Para alterar o retângulo a partir daFerramenta de Formar, será necessárioconvertê-lo em curvas.Clique em Organizar no menu principal eselecione Converter em Curvas ou a tecla“Ctrl + Q”.

A seguir selecione a Ferramenta deFormar alterar o retângulo;

4. Agora com a Ferramenta de Formarposicionada nos vértices (nós) doretângulo, reduzir o lado superior.Com a Ferramenta de Curva, localizada naBarra de Propriedades, será possíveltransformar segmento de reta em curvas.Observe novas âncoras surgem parafacilitar a construção de curvas.

EXERCÍCIO

20

Gerar curvas

Page 12: Apostila d moda

Prof. Rubens

COMPUTADOR E A MODA

Crie o hábito de utilizar a FerramentaDe Zoom. Desta forma, facilitará a

visualização das âncoras.

Utilizando o mesmos recursos elaboradosaté aqui, é possível criar a representaçãográfica do corte e de sua montagem.

5. Repare que gerando um novo retângulona base superior da saia, foi possível criara Cintura (Cós).

6. Para indicar o Zíper com Braguilhadevemos proceder da mesma forma, gerarum novo retângulo porém, muito estreito echanfrá-lo em seguida.É importante não esquecer de transformá-lo em curva logo após de criar o retângulo,ainda com a Ferramenta de Formar,levanta-se o vértice (nó), até representar aBraguilha.

EXERCÍCIO Plano de Corte

21

Fre

nte

Cos

tasZ

íper

de

20,0

cm

Tecido 0,70cmcom 1,50 cm de comp.

Page 13: Apostila d moda

Prof. Rubens

COMPUTADOR E A MODA

Permite digitar diretamente na tela comoTexto Artístico ou em molduras como Textode Parágrafo.

O Corel oferece ainda, recursos quepodem ser aplicados à fonte;

A partir do Menu Principal, pode-se obtermais recursos de transformação de texto:• Altera o estilo de linha sobreposta;• Altera o estilo de riscado;• Especifica o tipo de alinhamento;• Especifica o espaçamento desejado;• Altera espaçamento entre palavra;• Altera o espaçamento entre linha;• Especifica diferentes Bullets;• Especifica recuos em textos.

A seguir faremos alguns desses recursos.

TEXTO ARTÍSTICO

Selecione a Ferramenta Texto, emseguida clique sobre a página edigite a paladra “MODA”.Escolha a Ferramenta de Seleção.É possível aumentar o tamanho dafonte, utilizando a Barra dePropriedades, bem como alterar afamília da tipologia.Sobre a Ferramenta Lista deFonte, localizada na Barra dePropriedades, pode-se escolher atipologia desejada e alterar otamanho da fonte.

FERRAMENTA TEXTO

22

NEGRITO ITÁLICO SUBLINHADO

Page 14: Apostila d moda

Prof. Rubens

COMPUTADOR E A MODA

Elaborar uma Ficha Técnica de Moda:

Abrir novo documento, formatar páginapara A4.Gerar um retângulo de 190,0mm por285,0mm

Na base superior à esquerdaescrever:

Logo abaixo, criar 2retângulos, uma ao lado dooutro na dimensão de 80,0mm por 100,0 mm de altura,cada um.

Em seguida, escrever: “DESCRIÇÃO DO MODELO”,Para isso utilizaremos corpo12 da Fonte Arial.

“DESENHO TÉCNICO DEMODA”.

Criar um retângulo namedida de 20,0 mm de alturapor 80,0mm no comprimento,localizando-o bem abaixodos dois retângulos maiores.

Gerar dois retângulos, com80,0 mm no comprimento e50,0 mm de altura cada um.

Escrever texto conformemodelo dentro dosretângulos;

Abaixo deste retângulo,escrever a palavraAVIAMENTOS.

Criar novamente doisretângulos de 80,0 mm decomprimento por 50,0 mm dealtura cada um.

Escrever texto conformemodelo dentro dosretângulos;

A seguir, abaixo deste últimoquadro, escreveremos apalavra PILOTAGEM.

Criar um retângulo de 30,0mm de altura por 160,0 mmde comprimento e escreverdentro deste, conformemodelo:

Obs.: Este formulário criado,

tem como objetivo colocar

elementos básicos de uma Ficha

Técnica de Moda. Portanto, ao

criá-lo, pode-se personalizar

itens a partir dos mesmos

recursos que o Corel oferece.

EXERCÍCIO

23

DESENHO TÉCNICO DE MODA

DESENHO TÉCNICO DE MODA

Descrição do Modelo:

DESENHO TÉCNICO DE MODA

DESENHO TÉCNICO DE MODA

Ane

xar

amos

tra

de te

cido

Ane

xar

amos

tra

de te

cido

Descrição do Modelo:

Descrição do Modelo:

Tecido 1Nome:Fornecedor:Preço:Largura:Composição:Rendimento:

Tecido 1Nome:Fornecedor:Preço:Largura:Composição:Rendimento:

Descrição:Fornecedor:Referência:Cor:Quant.:Preço:

AVIAMENTOS

Tecido 2Nome:Fornecedor:Preço:Largura:Composição:Rendimento:

Tecido 2Nome:Fornecedor:Preço:Largura:Composição:Rendimento:

DESENHO TÉCNICO DE MODA

Ane

xar

amos

tra

de te

cido

Descrição do Modelo:

Tecido 1Nome:Fornecedor:Preço:Largura:Composição:Rendimento:

Descrição:Fornecedor:Referência:Cor:Quant.:Preço:

AVIAMENTOS

Tecido 2Nome:Fornecedor:Preço:Largura:Composição:Rendimento:

DESENHO TÉCNICO DE MODA

Ane

xar

amos

tra

de te

cido

Descrição do Modelo:

Tecido 1Nome:Fornecedor:Preço:Largura:Composição:Rendimento:

Descrição:Fornecedor:Referência:Cor:Quant.:Preço:

Tecido:Corte:Costura:

AVIAMENTOS

PILOTAGEMAPROVAÇÃO

Tecido 2Nome:Fornecedor:Preço:Largura:Composição:Rendimento:

Page 15: Apostila d moda

DESENHO TÉCNICO DE MODA - ANEXAR AMOSTRA DE TECIDO

Descrição do Modelo:

Descrição:Fornecedor:Referência:Cor:Quant.:Preço:

Tecido:Corte:Costura:

AVIAMENTOS

PILOTAGEM

APROVAÇÃO

Tecido 2Nome:Fornecedor:Preço:Largura:Composição:Rendimento:

Tecido 1Nome:Fornecedor:Preço:Largura:Composição:Rendimento:

COMPUTADOR E A MODA

MODELO DE FICHA TÉCNICA

23

As medidas sugeridaspodem sofrer algumaalteração, conforme

a necessidade de seuimpresso.

É importante consideraruma margem

para poder fazerposteriormente furos

para grampear earquivar.

Prof. Rubens

Page 16: Apostila d moda

COMPUTADOR E A MODA

MODELO DE FICHA TÉCNICA

23

Prof. Rubens

Page 17: Apostila d moda

DESENHO TÉCNICO DE MODA - ANEXAR AMOSTRA DE TECIDO

Descrição do Modelo:

Descrição:Fornecedor:Referência:Cor:Quant.:Preço:

Descrição:Fornecedor:Referência:Cor:Quant.:Preço:

Tecido:Corte:Costura:

AVIAMENTOS

PILOTAGEM

APROVAÇÃO

Tecido 2Nome:Fornecedor:Preço:Largura:Composição:Rendimento:

Tecido 1Nome:Fornecedor:Preço:Largura:Composição:Rendimento:

COMPUTADOR E A MODA23

Prof. Rubens

Page 18: Apostila d moda

DESENHO TÉCNICO DE MODA - ANEXAR AMOSTRA DE TECIDO

Descrição do Modelo: CAMISA DE CREPE DE MALHA

Descrição:Fornecedor:Referência:Cor:Quant.:Preço:

Descrição:Fornecedor:Referência:Cor:Quant.:Preço:

BotõesABC

009881Branco

06 de 2,0cmR$ 0,50 unid.

Tecido:Corte:Costura:

Calculado para malha com fator 1.1 de elasticidade

Frente, gola, manga/corte cada peça 2 vezes

Primeiramente avesso, para retornar costura na frente

AVIAMENTOS

PILOTAGEM

APROVAÇÃO

Tecido 2Nome:Fornecedor:Preço:Largura:Composição:Rendimento:

Tecido 1Nome:Fornecedor:Preço:Largura:Composição:Rendimento:

Crepe de Malha/azulCrepe StretchSulfabrilR$ 35,00/m²1,60m

1,40m74%algodão/26% poliester

COMPUTADOR E A MODA23

Prof. Rubens

Page 19: Apostila d moda

Prof. Rubens

COMPUTADOR E A MODA

Criando texto.Ao escolher a Ferramenta Texto, semanter o mouse pressionado sobre apágina de desenho e arrastá-lo a áreadesejada, será possível gerar textoslongos. A partir da opção Editar Texto,pode-se digitá-lo e formatá-lo emdiferentes diagramações.

FERRAMENTA ROTAÇÃO LIVREEsta Ferramenta permite girar o objeto noângulo que desejar

FERRAMENTA REFLEXÃO de ÂNGULOPermite espelhar um objeto de acordo comângulo especificado.

Arrastando somente o mouse, é possívelobter resultados satisfatórios.

Duplicando e sobrepondo a palavra, serápossível conquistar um efeito especial.

Para duplicar, basta selecionar o objeto,selecionar Editar e em seguida clicar emDuplicar, ou teclar CTRL + D

Criando Efeitos EspeciaisCom a Ferramenta de Formar, podemosgerar Efeitos no texto, Esta Ferramentaassume diferentes propriedades, quandoutilizada em Fontes.

Digite a Palavra “MODA” e escolha aFerramenta de Formar.

Perceba que cada caracteres possui umnó de edição para manipulação. Destaforma, é possível alterar seu espaçamentoentre letra, bem como alterar sualocalização. VEJA O EXEMPLO:

OUTROS RECURSOS NA TIPOLOGIA

23

MO

D A

MODA

MO

DA

MODA

MODA

MODA

MODAMODA

MODA

MODA

LEMBRE-SE QUE ESTESRECURSOS SÃO

ITULIZADOS PARA QUALQUEROBJETO TEXTUAL OU NÃO.

Page 20: Apostila d moda

COMPUTADOR E A MODA

O corel além de oferecer possibilidadesprofissionais para o desenvolvimento deprojetos, permite ainda desenvolverdesenhos com máxima precisão demedidas.De forma muito fácil, os projetos demoldes e desenhos técnicos, poderão serdesenvolvidos em escala natural, podendoainda ser alterados para milímetro,centímetro ou a escala de medida que seuprojeto exige.

Observe que a régua trabalha no esquemados eixos cartesianos X e Y. Desta formafacilitará, colocar qualquer medida em suapágina de trabalho.

Este importante ícone, posicionado noencontro das duas réguas, possibilitacalibrar o ZERO das réguas na localidadeexigida do objeto desenhado em suapágina de trabalho.Portanto, basta selecionar este ícone como botão do mouse pressionado e arrastá-lono local desejado. Assim facilitará a leiturada graduação da régua nos eixos “X” e “Y”

FERRAMENTA ROTAÇÃO LIVREEsta Ferramenta permite girar o objeto noângulo que desejar

Será posível acionar mais recursos a partirdo Menu Principal. Selecione emOrganizar e em seguida, clique emTransformações.Uma nova caixa se abrirá, oferecendovárias modalidades de transformaçôes emseu objeto.Lembre-se que logo abaixo, no MenuPrincipal, há uma opção “LimparTransformações”. Desta forma, qualqueroperação indesejada, poderá ser refeitasem prejuízo de seu trabalho, ou mesmoperda de arquivos.

RÉGUA

23

LEMBRE-SE QUE A FERRAMENTAZOOM, SEMPRE LHE DARÁ

MAIOR PRECISÃO NAVISUALIZAÇÃO DE OBJETOSPORÉM, NÃO REPRESENTA

UMA ESCALA DE MEDIDA ADOTADA.

Prof. Rubens

Page 21: Apostila d moda

COMPUTADOR E A MODA

Mantendo o botão do mouse apertadosobre a Ferramenta Mão Livre, abre-se umMenu desdobrável, que pemite selecionaras Ferramentas Bézier, Caneta Natural,Dimensionamento e Linha de Conexão.Permite criar curvas, utilizando um estilode desenho com conexão de pontos, noqual você especifica os pontos inicial efinal da linha ou curva que se desejadesenhar.Esta Ferramenta oferece infinitaspossibilidades para compor desenhos comretas e curvas. É importante relacionarestas Ferramentas, com o lápis dedesenho numa folha de papel, ou sejamantendo o botão do mouse pressionadosobre a página e arrastando o apontador,você poderá criar diferentes tipos de linhasadequadas ao estilo e formato de desenhoque se pretende fazer.

A Ferramenta Mão Livre Permite desenharlinhas e formas à mão livre, utilizando umestilo de desenho com clicar e arrastar.

Ferramenta Mídia Artística permite aplicarpinceladas ou objetos a uma curva.Mantendo pressionado o botão do mousesobre ela, aparecerá a partir do menudesdobrável.Quando selecionado a Ferramenta MídiaArtística, a Barra de Propriedades assumecaracterísticas próprias, para que todas asfunções desta Ferramenta possam serexploradas em sua plenitude. Função dePincel, Espalhador, Caligrafia e Pressão.Exemplificaremos a seguir.

FERRAMENTA BÉZIER

23

Obs.: Para excluir qualquer objeto, bastaselecioná-lo.

Em seguida, pressione a tecla <Delete>.

Prof. Rubens

Page 22: Apostila d moda

Obs.: È importante lembrar que já fizemosedição de linhas curvas com aFerramenta de Formar, a partir de suasâncoras e nós.

COMPUTADOR E A MODA

Criar um Desenho Técnico a partir daFerramenta Bézier.

ATENÇÃO: Alguns desenhos propostosaqui, tem como objetivo facilitar aassimilação das Ferramentas do Corel.Portanto, você perceberá que neles nãotrabalhamos medidas exatas, para quevocê possa, ao manuseá-lo desenharlivremente, podendo até criar seuspróprios desenhos.

Selecione a Ferramenta Bézier clicando naFerramenta Mão Livre, o menudesdobrável aparecerá, e permitirá quevocê o selecione:

Após selecionado a Ferramenta Bézier,iniciaremos o traçado. Lembre-se queagora você está ao sabor da criação.Portanto, ao seguir cada etapa desteexercício, você ficará satisfeito com osresultados conquistados. Estes recursos,somados a outras Ferramentas do Corel,vão lhe oferecendo um repertório vastoque lhe habilitará criar desenhos maiscomplexos.

Dê um clique para iniciar a linha dodesenho e outro clique quando houverponto de conexão de linha reta com linhacurva. Perceba que ao clicar no ponto deconexão, e ainda com o botão do mousepressionado, arrastando-o delicadamente,aparecerão âncoras, que lhe permite editarnós e gerenciar as curvas.

EXERCÍCIO

23

Prof. Rubens

Page 23: Apostila d moda

COMPUTADOR E A MODA

Com a Ferramenta de Formar, ajuste aslinhas tortas. Conquistando o resultadosmelhante ao modelo feito abaixo:

Perceba que criamos somente metade dodesenho do Blazer. Desta forma ficará fácilmanter a simetria do desenho,obedecendo as etapas a seguir:

Duplique o desenho, pressionando asteclas <CTRL + D>, e em seguida naBarra de Propriedades, vamos espelhar aSegunda metade

EXERCÍCIO

23

Duplicar

EspelharAlinhar as duas metades, a partir da opçãoOrganizar e a subopção “Alinhar eDistribuir”, selecionado “Topo ou Base”,desta forma faremos um alinhamentopreciso das partes.

Para Espelhar basta clicar no íconeindicado na Barra de Propriedades, ouainda selecionar a opção Organizar, emseguida a subopção Transformação.

Prof. Rubens

Page 24: Apostila d moda

COMPUTADOR E A MODA

EXERCÍCIO

23

É importante que as partes do Blazerestejam selecionadas. Clicar em “Soldar”na janela que se abriu e em seguida, como apontador iremos clicar no local da solda(da junção que se pretende), veja;

Após ter alinhado corretamente as partes,devemos soldá-las. Para isso selecione aopção “Organizar” e a subopção“Formato”, nela um Menu desdobrávelaparecerá, onde você deve escolher“Soldar”.

Agora temos as partes juntas, restandoapenas colocarmos os detalhes finais,como gola, bolso, botões ou outrosdetalhes que você desejar.

Lembre-se que ao fazer a gola, você deveproceder da mesma forma em que fizemoso Blazer até aqui.

Observe que linhas de costura da junçãodas mangas, foram feitas com aFerramenta Bézier, bem como a linha domeio (abertura do Blazer) e a linha de trásda gola. Os botões e bolsos foram feitoscom circunferências e retângulos notamanho que você desejar.

Prof. Rubens

Page 25: Apostila d moda

COMPUTADOR E A MODA

OUTROS EXEMPLOS

23

A partir de outros exemplos você poderápraticar seus desenhos, criando grandehabilidade com o treino.A apresentação de seus desenhostécnicos de moda, ganharão incomparávelqualidade e precisão.Perceba que ao fazer os desenhos,facilitará estudos e pesquisas de cores ematerias diferenciados e com muitaagilidade.

Não somente a isso, mas também Planode Corte de suas peças podem ser feitasno Corel, verificando de ante mão oaproveitamento de material, issorepresenta uma grande economia quandoem produção de grande escala.

Prof. Rubens

Page 26: Apostila d moda

COMPUTADOR E A MODA

OUTROS EXEMPLOS

23

A rapidez com que você conseguedesenvolver os modelos é muito grande, ecom a vantagem de duplicando o modelocriado, será possível desenhar commáxima precisão as costas em riqueza dedetalhes.

O Corel oferece recursos até paradesenvolver modelos mais complexos eassimétricos.

Prof. Rubens

Page 27: Apostila d moda

COMPUTADOR E A MODA

CONSTRUÇÃO DO CROQUIS

23

A Construção de croquis, masculino,feminino e infantil, são essenciaisferramentas para planejar o desenhotécnico de moda e verificar com issodetalhes importantes para a modelagem.Portanto, esses desenhos podem serdesenvolvidos em ilustração eposteriormente, serem oudesenvolvê-los diretamente no Corel.

scaneados

A partir deste desenho esquemático daanatomia humana, poderemos verificar osdiferentes biotipos e as alterações namodelagem para adequar ao tipo físico aque se propõe o projeto.

Prof. Rubens

Page 28: Apostila d moda

COMPUTADOR E A MODA

CONSTRUÇÃO DO CROQUIS

23

Observe que as Ferramnetas utilizadas atéentão, foram as mesmas já aprendidas ouseja, Ferramenta Mão Livre e FerramentaBézier.Com um pouco de treino, chegaremos aresultados surpriendentes.

Observe que este croqui, foi feito a partirde nove cabeças de altura. O desenhoestilizado é feito artísticamente seguindooutros cânones para sua elaboração.Porém, é possível fazer belasapresentação utilizando este tipo dedesenho esquemático.

Prof. Rubens

Page 29: Apostila d moda

COMPUTADOR E A MODA

GALERIA DE CROQUIS

23

Aqui mostraremos alguns estilos que vocêpoderá utilizar, desenvolver e aplicar seusprojetos

Prof. Rubens

Page 30: Apostila d moda

COMPUTADOR E A MODA

GALERIA DE CROQUIS

23

Prof. Rubens

Page 31: Apostila d moda

COMPUTADOR E A MODA

GALERIA DE CROQUIS

23

Prof. Rubens

Page 32: Apostila d moda

COMPUTADOR E A MODA

GALERIA DE CROQUIS

23

Page 33: Apostila d moda

COMPUTADOR E A MODA

GALERIA DE CROQUIS

23

Page 34: Apostila d moda

COMPUTADOR E A MODA

FERRAMENTA PREENCHIMENTO - Paleta de Cores

23

Permite aplicar cores de preenchimento ede contorno, quando se clica com o botãoesquerdo ou direito do mouse. É possívelexibir a Paleta de Cores em qualquer lugarna janela do aplicativo CorelDraw, mas,por padrão, ela é exibida na lateral direitada tela.

O botão esquerdo do mouse define a corde preenchimento do objeto; já o botãodireito, a cor do contorno.Para visualizar mais cores, basta clicarsobre o botão “Abrir Paleta de Cores”.O Corel atribui um contorno-padrão aoobjeto, podendo ser alterado através daferramenta Contorno. Ao manter o botãopressionado sobre essa ferramenta, abre-se um menu desdobrável que permiteacesso rápido aos estilos de contornosmais utilizados.

Prof. Rubens

Page 35: Apostila d moda

COMPUTADOR E A MODA

EXERCÍCIO DE PREENCHIMENTO

23

A seguir faremos um desenho técnico de um

colete, onde aplicaremos diferentes recursos de

preenchimentos:1. Criar um retângulo com 24,0 mm x 48,0 mm;

2. Para gerar alterações no retângulo, será necessário utilizar a Ferramenta de Formar, para convertê-

lo em curvas.Clique em Organizar no Menu Principal e selecione Converter em Curvas ou tecle “Ctrl + Q”. A seguir

selecione a Ferramenta de Formar para alterar o retângulo;

3. A partir desta ferrmenta, foi considerado um espaço para o ombro e em sua base superior, foi gerado

uma curva;

Lembre-se que

podemos desenhar

somente a metade do

Colete e duplicar

espelhando sua

outra metade. Desta

forma, manteremos

a simetria dos lados.

Prof. Rubens

Page 36: Apostila d moda

COMPUTADOR E A MODA

EXERCÍCIO DE PREENCHIMENTO

23

4. Aproximadamente em sua metade, iremos

gerar uma âncora com a Ferramenta de Formar.E iremos transportar seu vértice inferior esquerdo,

alinha verticalmente a esta âncora criada.

Estamos desenhando sem aplicar medidas

portanto, será necessário visualizar o

modelo proposto para que não fique

discrepante, em relação ao original.

Perceba que com a Ferramenta deFormar, foi possível transformar o ladosuperior esquerdo em curva, criandoassim, a abertura dos braços.

Prof. Rubens

Page 37: Apostila d moda

COMPUTADOR E A MODA

EXERCÍCIO DE PREENCHIMENTO

23

5. Um novo ponto foi gerado na base inferior, a

partir da Ferramenta de Formar, e em seguida foi

transportado um pouco abaixo de seu

alinhamento normal;

6. Em seguida, duplicamos o desenho;

Com as teclas

“Ctrl+D”, será

possível diplicar o

desenho, ou indo ao

Menu Principal e

clicando em

Duplicar.

Prof. Rubens

Page 38: Apostila d moda

7. Repare que a partir da Barra de

Propriedades, e com um lado

selecionado, será possível espelhar sua

metade, restando apenas alinhá-lo;

8. A partir de seu alinhamento,será fácil soldar as duasmetades, tornando suas partesem um objeto.No Menu Principal, em Organizare clicando em Formato,selecionaremos a subopçãosoldar

COMPUTADOR E A MODA

EXERCÍCIO DE PREENCHIMENTO

23

Prof. Rubens

Page 39: Apostila d moda
Page 40: Apostila d moda

Prof. Rubens

COMPUTADOR E A MODA

EXERCÍCIO DE PREENCHIMENTO

23

Retirando Contornos:Ao selecionar a Ferramenta de contornoe seu menu desdobrável, além dasopções de espessuras de linhas, vocêterá também objetos sem contornos,basta seleciná-los;

Os comandos apresentados até aqui, foram

utilizados em exercícios anteriores.Com muita facilidade e rapidez, foi possível

desenhar um Colete. Agora poderemos

aplicar diferentes recursos de

Preenchimentos, bem como detalhes.

Page 41: Apostila d moda

COMPUTADOR E A MODA23

Ao manter o botão pressionado sobre a

Ferramenta de Preenchimento, abre-se um menu

desdobrável, que fornecerá além do

preenchimento normal, diferentes ferramentas de

de colorização:Uniformes, Gradientes, Texturas e Padrão.

Esta caixa de diálogo lhe proporcionará um visualizador com diferentes cores em seu espectro.

Prof. Rubens

Page 42: Apostila d moda

COMPUTADOR E A MODA

PREENCHIMENTO

23

O Guia Misturadores de Cores, exibi uma ampla opção de misturas

Paletas Fixas, são paletas de cores disponíveis através de um sistema de cores compostas Pantone,

que é baseado no modelo CMYK.As primeiras 2000 cores são combinações de duas cores; as restantes são combinações de três e

quatro cores.

Personalizar Paletas, esta opção permite escolher uma paleta de cores personalizada.

Prof. Rubens

Page 43: Apostila d moda

COMPUTADOR E A MODA

PREENCHIMENTO

23

O Guia Misturadores de Cores, exibi uma ampla

opção de misturas

Paletas Fixas, são paletas de cores disponíveis

através de um sistema de cores compostas

Pantone, que é baseado no modelo CMYK.As primeiras 2000 cores são combinações de

duas cores; as restantes são combinações de três

e quatro cores.

Personalizar Paletas, esta opção permite escolher

uma paleta de cores personalizada.

Prof. Rubens

Page 44: Apostila d moda

BITMAP

COMPUTADOR E A MODA23

Os bitmaps são gráficos compostos por pixeles.

Os pixeles são pontos que se apresentam na tela

do computador, e combinados formam uma

imagem. Ao contrário dos gráficos vetoriais, dos

quais os formatos são representados por linhas

curvas e segmentos de retas, que podem ser

facilmente manuseados sem perder sua

qualidade. Já os bitmaps, tem melhor aparência

quando é exibido ou impresso.

Prof. Rubens

Page 45: Apostila d moda

Prof. Rubens

COMPUTADOR E A MODA23

A partir do menu Bitmap, você

abrirá a opção Converter em

Bitmap.Esta caixa de diálogo que se abre,

lhe dará as opções para escolher

o número de cores que deseja.

Permite escolher a resolução em

“dpi”, suavisar as bordas de um

bitmap.Aprimorar a transmisão de cores e

ainda, ao converter a imagem

para bitmap, utilizar o perfil de

separação ativo

Page 46: Apostila d moda

COMPUTADOR E A MODA

OPÇÕES EDITAR BITMAP

23

Os bitmaps são gráficos compostos por pixeles.

Os pixeles são pontos que se apresentam na tela

do computador, e combinados formam uma

imagem. Ao contrário dos gráficos vetoriais, dos

quais os formatos são representados por linhas

curvas e segmentos de retas, que podem ser

facilmente manuseados sem perder sua

qualidade. Já os bitmaps, tem melhor aparência

quando é exibido ou impresso.

Prof. Rubens