apostila - cvtpn writer

97
OPENOFFICE.ORG WRITER (Apostila Oficial do Curso) CVT – PONTE NOVA É PROIBIDO EMPRESTAR PARA O ALUNO LEVAR PARA CASA, POIS É MATERIAL DE SALA DE AULA.

Upload: costawashington

Post on 12-Dec-2015

22 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Writer, editor de textos

TRANSCRIPT

OPENOFFICE.ORG WRITER

(Apostila Oficial do Curso)

CVT – PONTE NOVA

É PROIBIDO EMPRESTAR PARA O ALUNO LEVAR PARA CASA, POIS É MATERIAL DE SALA DE AULA.

DICAS PARA A BOA APRENDIZAGEM EM CURSOS À DISTÂNCIA:

O BOM ALUNO DE CURSOS À DISTÂNCIA:

• Nunca se esquece que o objetivo central é aprender o conteúdo, e não apenas terminar o curso. Qualquer um termina, só os determinados aprendem!

• Lê cada trecho do conteúdo com atenção redobrada, não se deixando dominar pela pressa.• Sabe que as atividades propostas são fundamentais para o entendimento do conteúdo e não

realizá-las é deixar de aproveitar todo o potencial daquele momento de aprendizagem.• Explora profundamente as ilustrações explicativas disponíveis, pois sabe que elas têm uma

função bem mais importante que embelezar o texto, são fundamentais para exemplificar e melhorar o entendimento sobre o conteúdo.

• Realiza todos os jogos didáticos disponíveis durante o curso e entende que eles são momentos de reforço do aprendizado e de descanso do processo de leitura e estudo. Você aprende enquanto descansa e se diverte!

• Executa todas as atividades extras sugeridas pelo monitor, pois sabe que quanto mais aprofundar seus conhecimentos mais se diferencia dos demais alunos dos cursos. Todos têm acesso aos mesmos cursos, mas o aproveitamento que cada aluno faz do seu momento de aprendizagem diferencia os “a lunos certificados” dos “a lunos capacitados” .

• Busca complementar sua formação fora do ambiente virtual onde faz o curso, buscando novas informações e leituras extras, e quando necessário procurando executar atividades práticas que não são possíveis de serem feitas durante as aulas. (ex.: uso de softwares aprendidos.)

• Entende que a aprendizagem não se faz apenas no momento em que está realizando o curso, mas sim durante todo o dia-a-dia. Ficar atento às coisas que estão à sua volta permite encontrar elementos para reforçar aquilo que foi aprendido.

• Critica o que está aprendendo, verificando sempre a aplicação do conteúdo no dia-a-dia. O aprendizado só tem sentido quando pode efetivamente ser colocado em prática.

Aproveite o seu aprendizado.

Atenciosamente,Equipe Weblife Studios

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 2

ÍNDICE

• 1 - Conhecendo o Writer ..................................................... 04

o O OpenOffice.org Writer o Salvando documentos o Operações básicas o Utilizando a ajuda

• 2 - Iniciando o trabalho ...................................................... 19o Trabalhando com texto o Manipulação em bloco o Movimentação pelo documento o Atividades sugeridas

• 3 - Formatando e configurando ........................................... 37o Formatando fontes o Formatando parágrafos o Marcadores e numeração o Modelos e estilos o Formatando páginas o Atividades sugeridas

• 4 - Personalizando documentos .......................................... 71o Utilizando imagens o Trabalhando com tabelas o Hyperlinks o Atividades sugeridas

• 5 - Finalizando o trabalho ................................................... 92o Exportando como PDF o Exportando para o Word o Imprimindo

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 3

MÓDULO 1 - CONHECENDO O WRITER

1. O OpenOffice.org Writer O OpenOffice.org Writer é um programa editor de texto que está em constante desenvolvimento através do projeto de código aberto OpenOffice.org.

Ele é gratuito e pode ser baixado da internet ou gravado em CD e copiado para quantos computadores você desejar. Através dele, você pode criar, editar, compartilhar e ler documentos de textos.

Iniciando o Writer Windows

1. Clique no botão Iniciar do Windows.

2. Posicione o cursor sobre a opção Todos os programas.

3. Posicione o cursor em OpenOffice.org.

4. Clique em OpenOffice.org Writer.

2. Iniciando o Writer Linux Fedora1. Clique no botão Iniciar do Linux.

2. Posicione o cursor em Office.

3. Clique em OpenOffice.org Writer.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 4

3. Conhecendo a tela do WriterAntes de iniciarmos propriamente o trabalho com textos, é necessário que se conheça e identifique a função dos elementos que compõem a tela do programa.

● Barra de título: Exibe o nome do programa e do documento, além de disponibilizar as opções de fechar o programa e de maximizar, minimizar ou mover a tela.

● Barra de menus: Exibe os menus contendo as opções de comandos para o programa.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 5

● Barra de ferramentas padrão: Usada como opção de atalho para um grande número de ações conseguidas normalmente através de comandos.

● Barra de ferramentas formatação: Usada como opção de atalho para a maioria dos comandos de formatação para textos.

● Régua: Permite ajustar recuos de parágrafos, margens do texto, paradas de tabulação, largura de colunas em textos colunados e tabelas.

● Área de trabalho: É como se fosse uma folha de papel pronta para receber os caracteres que constituirão o documento.

● Barras de rolagem vertical e horizontal:

Através delas, você pode visualizar as partes atualmente não exibidas do documento.

● Barra de status: Contém as informações sobre o trabalho em execução.

3.1 ­ Barra de status

Número de páginas

Exibe o número da página atual e o número total de páginas do documento. Um duplo clique nessa área permite que você navegue pelo documento.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 6

Estilo da página

Exibe o estilo da página atual. Pode ser modificado com um clique do botão direito do mouse, quando aparecerá a lista de opções mostrada na figura abaixo:

Exibição

Exibe a porcentagem de visualização do documento. Também pode ser alterado com um clique do botão direito do mouse.

Modo de inserção 

Clicar sobre essa área alterna entre o modo de escrita de Inserir o texto digitado sem interferir no anteriormente digitado ou escrever Acima dele, apagando-o.

Modo de seleção 

A cada clique, muda a forma de seleção entre:

DESV: clique no texto onde deseja posicionar o cursor; clique em uma célula para torná-la ativa e qualquer outra seleção será então desfeita.

EXT: um clique no texto amplia ou reduz a seleção atual.

ADIC: uma nova seleção é adicionada a uma seleção existente, o resultado será uma seleção múltipla.

* Caso você tenha feito alterações no documento que ainda não foram salvas, um asterisco irá aparecer nessa região.

Assinaturas digitais

Permite que você aplique uma assinatura digital no documento.

Inserir campo

Abre a caixa de diálogo de Campos (que será explicada mais adiante neste curso).

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 7

4. Criando o Primeiro TextoCriar um texto no Writer é muito simples. Uma vez carregado para a memória, o Writer abre automaticamente um documento e posiciona o ponteiro de inserção, representado pela barra vertical na linha 1, coluna 1, da primeira página. A partir desse momento, você pode começar a digitação como se estivesse usando uma máquina de escrever.

Qualquer caractere digitado será inserido na posição do ponteiro de inserção. O Writer possui, ativado como padrão, o recurso de deslocamento automático de palavras. Isso quer dizer que não é necessário teclar ENTER no final de uma linha, para que o ponteiro salte para o início da linha seguinte. O Writer desloca a palavra que excede a margem direita para a próxima linha, sempre que essa situação ocorrer. Você só deve pressionar ENTER quando quiser forçar o avanço do ponteiro para a próxima linha.

Acentos

Para acentuar uma palavra, proceda assim:

1) Tecle o acento. Não irá aparecer nada na tela;

2) Tecle a letra que você quer acentuar.

3) Por exemplo, para escrever a palavra AMAZÔNIA:

a) Escreva AMAZ (para isso pressione a tecla CAPS LOCK e digite a palavra)

b) Tecle o acento circunflexo (segure SHIFT e pressione a tecla que possui o circunflexo) – não irá aparecer nada na tela.

c) Digite O. Este caractere irá aparecer acentuado, ficando o texto assim: AMAZÔ

d) Digite o restante da palavra – NIA

4.1 ­ Correção de Erros de Digitação

 As Teclas BackSpace e Del

A primeira consiste em usar a tecla BACKSPACE, que fica no canto direito superior do teclado principal. Cada vez que essa tecla é pressionada, o cursor move-se uma posição para a esquerda e apaga o caractere que estava ocupando aquela posição. Uma vez apagado o caractere incorreto, basta digitar o novo caractere.

Cada vez que BACKSPACE é pressionada, o texto à direita do cursor é deslocado também para a esquerda.

Enquanto BackSpace apaga sempre o caractere à esquerda do cursor, a tecla Del, que se encontra no teclado numérico e no teclado intermediário superior, apaga o caractere atual, ou seja, aquele que está na posição do cursor.

Se você perceber um erro que está na linha anterior ou algumas palavras para trás, mova o cursor até a posição do caractere incorreto, pressione Del e digite o caractere correto.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 8

4.2 ­ Inserir Novas LinhasVocê não precisa se preocupar com o fim de uma linha. Simplesmente continue digitando o

texto, que o Writer se encarrega de mover as novas palavras para a linha seguinte. Quando for necessário criar um novo parágrafo, simplesmente tecle ENTER e isso fará com que uma nova linha seja inserida no seu texto.

____________________________________________________________________________________

EXERCÍCIO 1

1) Digite as seguintes palavras:

Você, Caminhão, Sofá, Nº, Digitação, Lingüiça, R$ 349,00, Mª Do Carmo,X²+2x+45=0, pão, paralelepípedo,calça jeans, unitário, SOMA, Açúcar,MÉDIA, “Erro na digitação”, US$/Hora.

____________________________________________________________________________________

5. Salvando documentosPara que você possa abrir e trabalhar novamente em um documento de texto, é necessário salvá-lo. Assim, ele ficará guardado no seu computador e poderá ser acessado quando você quiser.

Quando você for salvar seu arquivo pela primeira vez ou salvá-lo com outro nome, basta clicar no menu Arquivo e escolher a opção Salvar como.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 9

A caixa de diálogo de Salvar como abrirá na tela com as opções:

Nome: digite um nome para o arquivo que será salvo.

Salvar na pasta: pré-determina alguns locais possíveis onde será salvo o arquivo.

Navegar em outras pastas: permite a escolha da unidade de armazenamento onde será salvo o arquivo.

Tipo de arquivo: ermite a escolha do formato em que você quer salvar seu arquivo. O Writer permite que você salve documentos de texto inclusive nos formatos de texto do Microsoft Office.

Salvar com senha: permite que você crie uma senha para o documento.

Extensão automática de nome de arquivo: se essa opção estiver desmarcada, você precisará indicar a extensão do arquivo; caso contrário, a extensão vai ser acrescentada automaticamente de acordo com o formato que você escolheu.

Salvar: conclui o salvamento do arquivo.

Cancelar: fecha a caixa de diálogo sem salvar o documento ou as informações que você possa ter digitado nela.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 10

EXERCÍCIO 2

1) DIGITAR O TEXTO ABAIXO:

O que é o Blu-Ray?

Blu-ray é o mais novo formato de disco óptico da atualidade, sendo para muitos, o sucessor do DVD. Esta mídia foi desenvolvida para o armazenamento de uma grande quantidade de dados, cerca de 25 GB, e execução de vídeos de altíssima qualidade. Enquanto o DVD usa um laser de 650 de nanômetros, o Blu-ray utiliza um de 405, possibilitando gravar mais informações em um disco do mesmo tamanho.

O nome “ Blu-ray” (Blue = azul; ray = raio) vem do fato desta tecnologia utilizar um laser azul para ler e gravar dados. O “ e” de “ blue” foi retirado do nome do produto devido ao fato de que em alguns países não é possível registrar uma palavra comum como nome comercial.

Além das vantagens de armazenamento e alta-definição, uma das características do blu-ray é a presença de um substrato em sua composição, evitando assim o surgimento de defeitos provenientes de arranhões. O principal fator negativo deste tipo de tecnologia é o preço de sua mídia, bastante elevado se comparado com o DVD.

2) SALVE O DOCUMENTO CRIADO. SIGA OS PASSOS ABAIXO:

PASSO A PASSO

Clique no Menu Arquivo. Selecione Salvar Como. Vai aparecer uma janela parecida com essa abaixo:

No campo Nome digite o nome do arquivo, no caso vai ser Primeiro Texto. Logo após clique em: Navegar em outras pastas, A janela se extenderá e do lado esquerdo aparecerão as pastas de sistema. Escolha Pasta Pessoal dando dois cliques nela. Agora do Lado Direito dê dois cliques na pasta com o nome do seu professor. Clique no botão CRIAR PASTA. Aparecerá em azul uma frase escrita, DIGITE O NOME DA NOVA PASTA. Não clique em nada, digite o seu nome completo, logo após clique em cima do nome digitado. Clique no Botão Salvar. Pronto! O documento foi salvo.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 11

5.1 ­ Salvando alteraçõesCaso o documento em que você esteja trabalhando já tenha sido salvo anteriormente, você pode salvá-lo sem ter que fornecer as informações da caixa de diálogo Salvar como novamente.

As alterações serão salvas no documento com mesmo nome e local que você definiu ao salvá-lo pela primeira vez.

Para isso, você pode:

• clicar no menu Arquivo e escolher a opção Salvar ou

• clicar no ícone da barra de ferramentas ou

• pressionar as teclas Ctrl e S ao mesmo tempo.

5.2 ­ Opções de salvamentoVocê pode modificar algumas das características do processo de salvamento de arquivos. Para isso, clique no menu Ferramentas e em Opções.

No lado esquerdo da caixa de diálogo que irá surgir (semelhante à figura abaixo), clique em Carregar/Salvar e em Geral.

Dentre as diversas opções que ela te oferece, há a de Salvar informações de AutoRecuperação a cada... min.

Essa opção liga o salvamento automático em um determinado tempo (no caso de queda de energia, você não perde o seu trabalho). No entanto, o salvamento automático não substitui o comando Salvar, você ainda deve salvar o documento ao terminar de trabalhar nele.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 12

6. Operações básicas6.1 ­ Fechando o WriterPara fechar o Writer, você pode:

• clicar no menu Arquivo e em Fechar ou

• clicar no botão fechar à direita da barra de menu ou

• pressionar as teclas Ctrl e Q ao mesmo tempo ou

• clicar duas vezes no ícone do Writer na extrema esquerda da barra de título.

Caso o documento em que você estiver trabalhando tenha sofrido alguma modificação e você não o tenha gravado, o Writer exibirá uma mensagem de advertência, atentando-o para tal fato. Você pode, então, salvar o documento, descartá-lo sem gravar ou cancelar a operação.

6.2 ­ Criando documentosPara dar início a um novo documento em branco, você pode clicar no menu Arquivo e em Novo ou

clicar no primeiro ícone ( ) da barra de ferramentas.

Como o pacote OpenOffice.org é pensado como um conjunto, você terá aqui a opção de criar outros tipos de arquivo, além do de texto.

Para abrir um documento em branco sem as opções de outros tipos de arquivo, você pode pressionar as teclas Ctrl e N ao mesmo tempo.

OBS: Ao abrir o Writer, um novo documento em branco é aberto automaticamente.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 13

6.3 ­ Abrindo documentosPara se abrir um documento, é indispensável que ele tenha sido salvo anteriormente.

No Writer, vários arquivos podem ser abertos ao mesmo tempo. Lembre-se, porém, de fechar os arquivos desnecessários.

Para abrir um documento efetue o seguinte comando:

- clique no menu Arquivo e Abrir... ou - pressione ao mesmo tempo as teclas Ctrl e O ou

- clique sobre o ícone disposto na esquerda da barra de ferramentas.

6.4 ­ Documentos recentesO Writer te oferece ainda a possibilidade de acessar uma lista dos documentos que você utilizou mais recentemente. Para acessar essa lista, clique no menu Arquivo e em Documentos recentes.

Basta clicar em qualquer opção dessa lista para abrir o arquivo.

6.5 ­ Modos de exibiçãoO Writer oferece duas formas de visualização para que você possa adequar-se ao tipo de documento. As opções estão no menu Exibir.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 14

Layout de impressão 

Você pode ver como os elementos (tais como cabeçalhos e rodapés, figuras, etc.) serão posicionados na página impressa. Esse modo de exibição é útil para a verificação da aparência final do documento.

Layout da Web

Facilita a leitura on-line. O texto é exibido maior e disposto de forma a se ajustar à janela, em vez de aparecer da maneira como ele será impresso. Este modo de apresentação é usado na Internet.

6.6 ­ ZoomAlém das opções de modo de exibição, você pode ajustar a visualização do seu documento de texto através do recurso de zoom. Para acessá-lo, você pode:

• clicar no menu Exibir e na última opção: Zoom ou

• clicar no ícone da barra de ferramentas.

Escolha entre as opções e clique em OK.

Outra maneira de alterar o zoom do documento é clicando com o botão direito do mouse sobre a área que mostra a porcentagem de exibição do documento na barra de status.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 15

6.7 ­ Utilizando a ajudaQuando surgir alguma dúvida sobre o OpenOficce.org, você pode usar seus diferentes tipos de ajuda.

Ajuda passo a passo

Para acessá-la:

- clique no último ícone da barra de ferramentas ou- clique no menu Ajuda e clique em Ajuda do OpenOffice.org ou- pressione a tecla F1.

Uma janela, com as opções de ajuda, irá aparecer na tela.

Veja que você pode escolher o tópico sobre o qual deseja saber mais de diversas formas, clicando nas diferentes guias da janela.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 16

Dicas

As dicas informam os nomes dos botões da barra de ferramentas. Para exibir uma dica, posicione o ponteiro do mouse sobre um botão da barra de ferramentas até que o nome do botão apareça.

As dicas também são exibidas para alguns elementos de um documento, como nomes de capítulos, quando você percorre um documento longo.

O que é isto?

Permite que você posicione o mouse sobre algum objeto e que assim veja uma explicação sobre ele. Para tal, clique no menu Ajuda e em O que é isto?

O ponteiro do mouse vai assumir a forma de uma seta com uma interrogação , que você poderá posicionar sobre qualquer elemento da tela. Por exemplo:

Assistente da ajuda

Quando algumas ações são realizadas no OpenOffice.org, o assistente de ajuda aparecerá automaticamente na tela.

Ele aparece em uma pequena janela no canto do documento. Para exibir a ajuda da tarefa, clique dentro dessa janela:

Ele será fechado automaticamente após um período curto.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 17

EXERCÍCIO 3

1) ABRIR O DOCUMENTO SALVO NO EXERCÍCIO 2.

PASSO A PASSO

Clique no menu Arquivo e Abrir... ou clique sobre o ícone disposto na esquerda da barra de ferramentas. Aparecerá a seguinte janela:

Selecione do lado esquerdo Pasta Pessoal, escolha do lado direito o nome do professor, depois o seu nome, depois o nome do arquivo. Que no caso é Primeiro Texto. Depois clique no botão Abrir. Ou então escolha o documento desejado e clique em Abrir.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 18

MÓDULO 2 – TRABALHANDO COM TEXTO

Ao iniciar o Writer, automaticamente é aberto um novo documento.

Para começar a trabalhar com seu texto, basta clicar na área de trabalho para ativar o cursor de texto e digitar, sem se preocupar com as quebras de linhas, que acontecerão automaticamente. Pressione a tecla Enter ao final de cada parágrafo.

Você pode ainda mudar a posição do cursor com o mouse, bastando clicar na posição desejada.

O cursor se desloca para a esquerda à medida que os caracteres vão sendo digitados.

1. Acentuação e pontuaçãoTodo documento só poderá ser considerado bem redigido se estiver obedecendo às regras básicas de acentuação e pontuação. Portanto, veja como funcionam as teclas de acentuação e pontuação no Writer.

Vale lembrar a função de algumas teclas de uso freqüente quando se redige um texto:

Caps Lock - ativa/desativa letras maiúsculas. Shift – deve ser pressionada para digitar a 1ª letra de uma palavra em maiúscula e para digitar os caracteres que estão acima de uma tecla com dupla função.Enter - faz com que o cursor se desloque para o início da próxima linha, finalizando assim o parágrafo atual.

A tabela abaixo mostra o procedimento para acentuar palavras.

Como acentuar Exemplos

á ´ + a pá, pé, pó, só, até, ótimo, último

à shift ´ + a À, àquela

ã shift ~ + a mão, são, põe, então, ação

â shift ^ + a vê, tê você, lâmpada, relâmpago

" shift " + espaço “ aspas” , “ teste” , “ fácil”

ç ´ + c ação, açúcar, aço, força, faço

ü " + u tranqüilo, eqüino, lingüiça

´ ´ + espaço d'água, D'antes, Sant'Ana

ª alt + 166 ou alt + a 1ª, 2ª, Profª, Srª

º alt + 167 ou alt + o 1º, 2º, 3º, 4º

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 19

2. Editando um documentoPara corrigir erros comuns de digitação, utilize as teclas:

• Back Space para excluir caracteres anteriores ao cursor ou

• Delete para excluir caracteres posteriores ao cursor.

Se você apertar, ao mesmo tempo em que as teclas acima, a tecla Ctrl, a ação será exercidas sobre uma palavra inteira.

3. Desfazendo comandosO Writer oferece vários recursos para desfazer ações erradas das quais você tenha se arrependido de ter feito.

Clique no ícone da barra de ferramentas para desfazer a ação executada ou então pressione ao mesmo tempo as teclas Ctrl e Z.

Para refazer uma ação que você tenha desfeito, clique em ou pressione as teclas Ctrl e R ao mesmo tempo.

Você pode ainda escolher quantas ações serão desfeitas ou refeitas clicando na seta à direita do ícone de desfazer. Uma lista das últimas ações vai aparecer e você pode escolher até qual deseja desfazer.

Ao desfazer uma ação, você também desfaz todas as ações acima dela na lista.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 20

EXERCÍCIO 4

1) Digite o seguinte texto, não se preocupe com a formatação. Apenas digite o texto.

QUEM ESTÁ PREPARADO PARA O WINDOWS VISTA?

A Jon Peddie Research (JPR) estima que cerca de 1.2 bilhão de computadores estão na ativa hoje em dia – sem contar os desativados. Uma boa porcentagem dessas máquinas roda com versões anteriores ao Windows XP. Com base nos dados coletados em mais de duas décadas de vendas de placas de vídeo extras e integradas, a JPR determinou que aproximadamente 51% dos PCs em uso no final de 2005 não estariam prontos para receber o Windows Vista. Mas o Vista interage com o hardware do PC de forma diferente das antigas versões do Windows, pois o sistema utiliza o poder do processador de vídeo. As melhorias resultantes na interface, conhecidas como  Aero Glass, transcendem os efeitos visuais, como janelas transparentes, e mudam de fato a experiência nos computadores. Segundo a JPR, apenas um em cada dez PCs está pronto para agüentar a riqueza da Aero Glass.

Mas as pessoas não vão ficar desamparadas – e nem vão precisar comprar novos computadores. Para usufruir a interface Aero Glass no Vista, você vai precisar de uma placa de vídeo moderna e compatível com DirectX9. 

Placas integradas não são suficientes. Isso não significa que você vai ter que gastar um monte de dinheiro num aparato de alta tecnologia. A nVidia GeForce 7600 GT e a Radeon X1600 Pro rodam no Vista muito bem e estão disponíveis nos formatos AGP e PCI Express.

2) Formate o texto utilizando a Barra de Ferramentas de Formatação de acordo com as instruções abaixo:

- TÍTULO = Selecione o título e troque a Fonte para Courier, com o título selecionado troque o Tamanho da Fonte para 18 e Centralize o Título, ainda com o título todo selecionado aplique Negrito, aplique Itálico à palavra WINDOWS e troque a cor da fonte para Azul-Claro, aplique Itálico à palavra VISTA e troque a cor da fonte para Vermelho-Claro.

- TEXTO = Selecione todo o texto e troque a fonte para Nimbus Roman No9 L, ainda com o texto todo selecionado aplicar o alinhamento Justificado, Se precisar selecione o texto novamente e troque o Tamanho da Fonte para 11, selecionar todas as palavras (JPR) do texto e aplicar negrito, selecionar todas as palavras (Aero Glass) e aplicar itálico e sublinhado.

3) Salve o texto com o nome Windows Vista dentro da pasta com seu nome, em: Pasta Pessoal, Nome do Professor, Seu Nome.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 21

4. Utilizando AutoCorreçãoAlguns erros de digitação são comuns o bastante para que se possa prevê-los.

A AutoCorreção é um recurso do Writer que permite que erros comuns possam ser corrigidos automaticamente sem que haja a necessidade de aplicação de verificação ortográfica.

A tabela abaixo mostra algum desses erros.

Digite Resultado

TEste Teste

tESTE Teste

...ponto. continua ...ponto. Continua

aida Ainda

adimissão Admissão

adivogado Advogado

adimitir Admitir

cafe Café

ben Bem

bon bom

decer descer

detale detalhe

ezata exata

ezemplo exemplo

iso isso

(c) ©

(r) ®

(tm) ™

terça Terça

Há algumas possibilidades de correção que já estão disponíveis quando o Writer é instalado. Mas a AutoCorreção pode ser personalizada, ou seja, você pode acrescentar palavras ou remover as que não for de interesse para a sua correção.

Para criar uma variável e controlar o processo da Auto Correção, clique no menu Ferramentas e em AutoCorreção.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 22

Essa caixa de diálogo te oferece várias opções de AutoCorreção, entre elas:

4.1 ­ SubstituirSubstituir: Digitar uma palavra errada para que possa ser corrigida, você poderá também digitar as siglas de uma expressão Ex: qeu.

Por: Digitar a palavra certa para a qual a palavra errada será alterada, ou digitar a expressão correspondente à sigla digitada em Substituir, Ex: que.

5. Inserindo campos O Writer já prevê algumas opções de campo que você pode precisar usar e disponibiliza-as numa lista. Para acessá-la, clique no menu Inserir, na opção Campos e escolha entre as opções.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 23

O Writer vai acrescentar a informação escolhida no documento de acordo com as informações que você tiver determinado nas propriedades no OpenOffice.org e na janela Propriedades (menu Arquivo).

Se você não tiver especificado essas informações, pode acrescentá-las clicando no menu Inserir, em Campos e em Outros. Essa caixa de diálogos irá oferecer ainda outras várias opções de campos a serem inseridos.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 24

6. Caracteres especiais Se você deseja utilizar um caractere que não esteja claramente representado no teclado, você pode ter acesso às opções de caracteres especiais, de acordo com as fontes instaladas no seu computador, clicando no menu Inserir e em Caractere especial.

Selecione uma fonte para exibir os caracteres especiais que são associados a ela.

Clique nos caracteres especiais que você deseja inserir. Serão apresentados uma visualização e o código numérico correspondente àquele caractere. Clique em OK.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 25

EXERCÍCIO 5

1) DIGITE O TEXTO ABAIXO:

Os naipes do baralho:

♥ - Copas - ♥

♠ - Espada - ♠

♦ - Ouros - ♦

♣ - Paus - ♣

OBS: Se errar em alguma fase abaixo, lembre-se de utilizar o botão Desfazer( ).

PASSO A PASSO

Primeiramente não se preocupe com os símbolos, digite somente o texto. Após a digitação posicione o cursor sobre o Início do Título e pressione a tecla ENTER duas vezes. Posicione novamente o cursor no início do documento e clique em Inserir, Caractere Especial... Aparecerá uma tela assim:

Em Fonte: selecione a fonte OpenSymbol e procure o símbolo do Pirata e clique em OK.

Já de volta ao documento selecione o Pirata e mude a fonte para 22.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 26

Para inserir o mesmo símbolo até o fim da linha, selecione o Pirata e Clique no ícone Copiar( ) na

barra de formatação Padrão, aponte o cursor para logo após o Pirata e clique em Colar( ). Quando clicamos em Copiar a informação vai para a Área de Transferência e é possível Colá-la várias vezes se necessário. Assim que utilizar uma próxima vez o botão Copiar então esta nova informação substituirá a antiga. Continuando, Posicione o cursor do mouse após o segundo pirata e clique várias vezes em Colar, até que a linha seja preenchida de Piratas.

Na frente do escrito Copas posicione o cursor, através do menu Inserir, Caractere Especial... Selecione a fonte OpenSymbol e procure o símbolo COPAS, logo após pressione OK. Assim faça com todos os outros símbolos. Ah, não se esqueça de sempre posicionar o cursor no lugar certo antes de inserir o símbolo.

2) DIGITE A SEGUINTE EXPRESSÃO:

O ☎ foi a evolução das , porém o é a invenção

tecnológica mais atual por onde recebemos e enviamos E-MAIL.

PASSO A PASSO

Digite o texto sem os símbolos. Insira os símbolos nas posições como acima. O processo é o mesmo do exercício 1. Qualquer dúvida é só reler como se faz.

O contorno também chamado de Borda é a novidade. Primeiramente selecione o texto, clique no menu Formatar, Parágrafo. Selecione a Guia Bordas como abaixo:

Primeiro selecione o Estilo, como mostrado acima, depois selecione A Disposição de Linhas, depois clique em OK.

3) Salve o arquivo com o nome Naipes dentro da pasta com seu nome, em: Pasta Pessoal, Nome do Professor, Seu Nome.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 27

7. Localizando e substituindo palavrasÉ possível que você faça uma procura por palavras no seu documento e as substitua por outras através da caixa de diálogo de Localizar e Substituir. Para acessá-la, você pode:

• clicar no menu Editar e em Localizar e Substituir ou

• clicar no ícone da barra de ferramentas ou

• pressionar as teclas Ctrl e F.

7.1 ­ Procurar por:Escreva a palavra que deverá ser localizada no texto. Clique em Localizar para procurar a primeira ocorrência da palavra que estiver depois da posição atual do cursor. Clique em Mais opções para definir a direção e outros detalhes para uma procura personalizada.

7.2 ­ Substituir por:Digite a palavra que vai substituir a palavra localizada. Clique em Substituir para substituir a primeira ocorrência da palavra. E caso a palavra se repita, você poderá substituir todas as ocorrências da palavra de uma vez, clicando em Substituir tudo.

Outra forma de localizar itens do texto e através do ícone Selecionar objetos de Procura da Barra de Rolagem Vertical.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 28

EXERCÍCIO 6

1) APLIQUE NEGRITO ÀS PALAVRAS “ CAFÉ” E ITÁLICO À PALAVRA “ SOLTEIRO” E SUBLINHADO À “ CASAL” .

HOTÉIS, POUSADAS E ALBERGUES EM OURO PRETO – MG

Pousada Vila Rica – Quartos: casal = R$70,00; solteiro R$40,00 – café e estacionamento.Pousada Tiradentes – Quartos: casal = R$90,00; solteiro R$ 70,00 – café e estacionamento.Pouso dos Viajantes – Quartos: casal = R$ 80,00; solteiro R$ 80,00 – café e estacionamento.Brumas Hotel – Quartos: casal = R$90,00; solteiro R$ 40,00 – estacionamento e piscina.

PASSO A PASSO

Clique no menu Editar, Localizar e Substituir... Na janela que se abre, digite em Localizar Por a palavra café e clique em Localizar. Pode aparecer uma nova janela dizendo o seguinte: “ Openoffice.org Writer pesquisou até o final do documento. Deseja continuar do início?” Clique em Sim. O Writer localizará a primeira palavra “ café” então reposicione a janela que está aberta, clicando na barra de título e arrastando para assim poder ver que o Writer está com uma palavra selecionada. Continuando, visualizando que a palavra em questão está selecionada então clique no botão Negrito. Faça assim com as palavras solteiro e casal.

2) AGORA FAÇA UMA SUBSTITUIÇÃO COM AS PALAVRAS “ CAFÉ” PARA “ CAFÉ DA MANHÔ .

PASSO A PASSO

Para resolver o exercício faça da seguinte maneira:Clique no menu Editar, Localizar e Substituir...Na janela que se abre, digite em Localicar Por a palavra café e em Substituir por digite café da manhã. Clique no botão Localizar.Reposicione a janela que está aberta, clicando na barra de título e arrastando para assim poder ver que o Writer está com uma palavra selecionada. No caso o Writer vai selecionar “ café” . É só fazer o clique no botão Substituir.

OBS: Para cada palavra a ser substituída é necessário primeiro clicar em Localizar, depois em Substituir. Ou o usuário poderá utilizar o botão Substituir Todas, que fará um serviço mais rápido.

3) SALVE O TEXTO COM O NOME POUSADAS OURO PRETO DENTRO DA PASTA COM SEU NOME, EM: PASTA PESSOAL, NOME DO PROFESSOR, SEU NOME.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 29

8. Manipulação em Bloco 

8.1 ­ Selecionando o textoPara mover, formatar, excluir ou alterar um texto ou elemento gráfico é necessário selecionar esse elemento. O texto ou elemento gráfico selecionado será realçado.Para cancelar a seleção, clique em qualquer ponto do documento.

Para selecionar com o mouse, clique sobre uma palavra:

• uma vez para selecioná-la,

• duas vezes para selecionar a frase inteira a que ela pertence,

• três vezes para selecionar o parágrafo inteiro a que ela pertence.

Para selecionar com o teclado:

Para selecionar Pressione as teclas

Um bloco de texto Shift e as setas direcionais do teclado ( , , , ).

Documento inteiro Ctrl e A.

Do cursor ao fim Ctrl e Shift e End.

8.2 ­ MovendoSignifica remover (recortar) o texto ou elemento gráfico selecionado de uma posição e inseri-lo em outra posição.

Para movimentar, selecione o texto a ser movimentado e:

• clique no menu Editar e em Recortar ou

• clique no ícone da barra de ferramentas padrão ou

• pressione as teclas Ctrl e X ao mesmo tempo.

O texto desaparecerá do local e irá para a área de transferência. Para posicionar este texto em outra área do documento, clique no local desejado e:

• clique no menu Editar e Colar ou

• pressione as teclas Ctrl e V ao mesmo tempo ou

• clique no ícone da barra de ferramentas padrão e escolha entre as opções que foram previamente copiadas ou recortadas e mandadas para a área de transferência:

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 30

8.3 ­ CopiandoSignifica fazer uma cópia do texto ou elemento gráfico selecionado e inseri-lo em outra posição, deixando o original intacto. Para copiar, selecione o texto a ser copiado e:

• clique no menu Editar e em Copiar ou

• clique no ícone da barra de ferramentas padrão ou

• pressione as teclas Ctrl e C ao mesmo tempo.

Uma cópia do texto selecionado irá para a área de transferência do Office. Para posicionar este texto em outra área do documento, clique no local desejado e:

• clique no menu Editar e Colar ou

• pressione as teclas Ctrl e V ao mesmo tempo ou

• clique no ícone da barra de ferramentas padrão e escolha entre as opções que foram previamente copiadas ou recortadas e mandadas para a área de transferência:

8.4 ­ Arrastar e soltarPara mover e copiar, você pode ainda utilizar o recurso arrastar e soltar.

Os textos e outros objetos que estejam no documento podem ser movidos ou copiados com o mouse.

Para isso, selecione a área a ser copiada ou recortada, clique sobre ela e arraste o ponteiro do mouse para a região onde deseja colar. Pressionar a tecla Ctrl antes de liberar o botão do mouse, poderá

controlar se o objeto será copiado ou movido .

Você pode cancelar a operação arrastar e soltar pressionando a tecla Esc antes de liberar o botão do mouse.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 31

9. Movimentação pelo documento 

9.1 ­ Teclas de atalhoO Writer oferece recursos que podem facilitar sua movimentação pelo documento através de teclas especiais. Veja na tabela abaixo:

Tecla Movimentação TeclasCombinadas

Movimentação

Linha abaixo CTRL + Parágrafo abaixo

Linha acima CTRL + Parágrafo acima

Caractere à direita CTRL + Palavra à direita

Caractere à esquerda CTRL + Palavra à esquerda

HOME Início da linha CTRL + HOME Início do documento

END Final da linha CTRL + END Final do documento

PGUP Meia tela acima CTRL + PGUP Início da tela

PGDN Meia tela abaixo CTRL + PGDN Final da tela

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 32

 EXERCÍCIO 7

1) DIGITE O TEXTO ABAIXO, EXATAMENTE COMO ESTÁ ESCRITO:

Os editores de tesxto não são apenas uma forma informatizada de “d atilogafar” textos.Através deles, você pode dijitar e mudar a aparênçia do seu texto de várias maneiras, mudando o tipo e tamanho de letra, dos parágrafos, colocando figuras e tabelas no texto... É possível até criar etiquetas e cartas para mala direta, o que os tornam bastante úteis.Uma vez armazenado o texto em um arqivo, que ficará gravado em um disco, ele pode ser alterado livremente e impresso quantas vezes você quizer.Dentre os vários editores de texto que você pode ter, destacamos o Microsoft Word e o OpenOffice.org Writer.

PASSO A PASSO

Aprenderemos nesse texto a fazer correção ortográfica, utilizando o botão direito do mouse, o ícone Verificação Ortográfica, o ícone Autoverificação Ortográfica ou no menu Ferramentas e em Verificação Ortográfica(ou pressionar F7).

Primeiramente, observe se o botão AutoVerificação Ortográfica está marcado( ). Ele serve para marcar automaticamente palavras que o programa não reconhece e, por conseguinte erradas. Mas as palavras podem não estar erradas, podemos observar as palavras “ Microsoft” , “ Office” e “ Writer” estão escritas na forma correta porém elas são palavras da língua Inglesa, logo o programa reconhecerá como erradas. Para que essas palavras não fiquem mais com o sublinhado vermelho então clique com o botão direito em cima da palavra “M icrosoft” e selecione A palavra é Inglês(EUA). Faça esse procedimento para cada expressão da língua Inglesa no texto.O botão direito do mouse também é fortemente utilizado para pouparmos tempo nas correções, pois quando clicamos com ele sobre um vocábulo errado, o programa nos apresenta uma série de palavras que podem o substituir. Daí é só selecionar alguma e pronto!

Vamos à resolução do problema pelo método tradicional, clique no botão Verificação Ortográfica( ), ou pressione F7 ou clique no menu Ferramentas, Verificação de Ortografia...

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 33

Tome bastante cuidado daqui pra frente!

Em Não consta do dicionário sempre aparecerão as palavras erradas do texto. Elas estarão de vermelho, como exemplo “ tesxto” . Em Sugestões haverá opções para correção do vocábulo errado. Pode-se selecionar a sugestão “ texto” , pois é o correto, e clique em Alterar. Ao invés de selecionar uma sugestão você pode fazer a correção apagando e digitando a forma certa da palavra em “ Não consta do dicionário” e logo após clicar em Alterar.

As opções:Ignorar uma vez = é utilizada quando você sabe que a palavra em questão está escrita na forma correta, porém o programa identifica esta palavra como errada.Ignorar tudo = é utilizada quando você sabe que a palavra em questão está escrita na forma correta. O programa identificará todas essas mesmas palavras no texto todo como certas.Adicionar = é utilizada para adicionar um vocábulo novo ao dicionário, geralmente quando você sabe que a palavra está escrito certo, porém o programa diz que ela está errada.Alterar = quando selecionamos algum vocábulo em “ Sugestões” ou então quando alteramos em “ Não consta do dicionário” sempre precisaremos clicar em Alterar.Alterar Tudo = o programa irá alterar todas as palavras iguais às da última correção.AutoCorreção = o programa substitui o vocábulo errado pelo primeiro nome que aparecer em Sugestões.

2) SALVE O TEXTO COM O NOME EDITORES DE TEXTO DENTRO DA PASTA COM SEU NOME, EM: PASTA PESSOAL, NOME DO PROFESSOR, SEU NOME.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 34

10. NavegadorO navegador do Writer é um importante recurso para facilitar sua movimentação pelo documento. Para acessá-lo, você pode:

• clicar no menu Editar e em Navegador ou

• clicar no ícone da barra de ferramentas ou

• pressionar a tecla F5.

Todo o conteúdo do navegador é separado em categorias, como títulos, folhas, tabelas, quadros de texto, figuras, objetos OLE, seções, hyperlinks, referências, índices ou notas.

O navegador exibe todos os tipos de objetos contidos em um documento. Se um sinal de adição aparecer ao lado de uma categoria, indica que existe pelo menos um objeto desse tipo naquele documento.

Para utilizar o navegador, abra a categoria clicando no sinal de adição. Se você posicionar o ponteiro do mouse no nome de uma categoria, o número do objeto será exibido em uma dica adicional.

O navegador possui ainda uma barra de ferramentas própria com algumas opções de comandos, como saltar para uma página específica, mover o curso para o cabeçalho ou para fora dele, etc.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 35

Atividades sugeridas

Faça as atividades abaixo para fixar e consolidar o que você acabou de aprender. Caso surja alguma dúvida, releia a parte do módulo que trata daquele assunto.

Todas as atividades sugeridas deste curso devem ser feitas em seqüência, pois construirão uma única apresentação, sendo realizadas umas sobre as outras.

1. Abra um novo documento em branco do Writer.

2. Digite o texto a seguir, sem se preocupar com as quebras de linhas, pois o Writer fará isso automaticamente. Tecle Enter ao final de cada parágrafo.

Observe ao digitar que entradas de AutoTexto surgirão auxiliando sua digitação. Aproveite e use este recurso sempre que acontecer.

OpenOffice.org

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

OpenOffice.org é um uma suite office de código aberto. Está disponível para diferentes plataformas: incluindo Microsoft Windows, Unix, Solaris, Linux e Mac OS X. A Suite é compatível com o Microsoft Office.

OpenOffice.org é baseado em uma versão mais velha de StarOffice que foi adquirido por Sun Microsystems em Agosto de 1999. O código fonte da suite foi libertada, e foi criado um projecto para desenvolver um software de código aberto em Julho de 2000: o OpenOffice.org. O principal objectivo era quebrar o dominio do mercado do Microsoft Office, fornecendo uma alternativa de baixo custo, de alta qualidade e aberta. O OpenOffice.org é compativel com os formatos de ficheiros do Microsoft Office. Por ser gratuito, será instalado por padrão no projeto PC Conectado, no qual microcomputadores a preços populares serão vendidos para pessoas de baixa renda no Brasil, com subsídios oferecidos pelo Governo.

O código fonte da suite está disponivel sob duas diferentes licenças: o LGPL e o SISSL.

O projecto e o software são referenciados geralmente como "OpenOffice" mas, devido a um disputa de marca registada, a Sun foi obrigada a mudar o nome do software, que passou a se chamar "OpenOffice.org".

3. Salve o documento digitado na pasta Meus Documentos (se necessário crie uma outra pasta para guardá-lo), com o nome OpenOffice.

4. Verifique a ortografia do documento digitado.

5. Salve as alterações, se necessário.

6. Feche o documento.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 36

MÓDULO 3 - FORMATANDO E CONFIGURANDO

1. Formatando fontes O Writer permite que você modifique a aparência do seu texto de diversas maneiras. Vamos começar com a fonte.

Fontes são letras, números, símbolos (como @* e &), marcas de pontuação e espaços.

Para mudar a aparência dos caracteres, é preciso primeiro selecionar o texto a ser modificado. Utilize então a barra de ferramentas de formatação.

Permite que você aplique estilos de formatação pré-definidos ao texto selecionado.

Define o tipo de fonte.

Define o tamanho da letra.

Ativa e desativa negrito.

Ativa e desativa itálico.

Ativa e desativa sublinhado.

Alinha o texto à esquerda.

Centraliza o texto.

Alinha o texto à direita.

Justifica o texto, isto é, alinha-o tanto à direita quanto à esquerda.

Ativa e desativa numeração.

Ativa e desativa marcadores.

Diminui ou aumenta o recuo.

Escolhe a cor da fonte.

O realce funciona como uma caneta hidrocor fluorescente usada para destacar o texto. Você pode clicar sobre o ícone e escolher uma cor ou selecionar primeiro o texto e depois aplicar o realce.

Para desabilitar o realce, clique em cima do ícone novamente.

Aplica cor no plano de fundo do texto.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 37

2. Caixa de diálogo de formatação Selecione o texto a ser formatado e clique no menu Formatar e em Caractere. Uma caixa de diálogo aparecerá e, através de suas diferentes guias, você poderá modificar a formatação do seu texto.

2.1 ­ FontesVocê pode escolher a fonte, seu tipo e tamanho.

2.2 ­ Efeitos da fonteEspecifique os efeitos de fonte que deseja usar.

2.3 ­ PosiçãoEspecifica a posição, a escala, a rotação e o espaçamento dos caracteres.

2.4 ­ Layout AsiáticoDeixa o texto com formato asiático

2.5 ­ Hyperlink Atribui um novo hyperlink ao texto ou edita o hyperlink selecionado.

2.6 ­ Plano de fundo Define a cor do plano de fundo do texto selecionado.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 38

 EXERCÍCIO 8

1) DIGITE E FORMATE O TEXTO ABAIXO:

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Teve   inicio  após  a  Segunda Guerra  Mundial,   e   recebeu esse  nome em 1956, é definida como a inteligência exibida por qualquer coisa que tenha sido criada pelo homem. Desde os primórdios do tempo, o homem é  fascinado pela idéia de construir máquinas tão inteligentes como o homem.

O foco principal da I.A atualmente é de criar uma máquina que seja capaz de reproduzir faculdades humanas como criatividade, uso da linguagem e o auto­aperfeiçoamento. A Inteligência Artificial pode ser deferida de forma ambígua e não satisfatória ao homem.

Após Hollywood ter produzido diversos filmes relacionados a tal tecnologia, fez com que as pessoas parassem para pensar como seria um mundo de homens e maquinas inteligentes que comportamentos seguir diante de tal realidade e o mais importante se seríamos capazes de aceitar e lidar com um acontecimento dessa magnitude.

Nos  filmes “O Homem Bicentenário”  e   “A.I   (Inteligência   Artificial)”,  mostram a vontade da máquina de se tornar humano, de querer ter o direito de manifestar sentimentos  até   então  humanos,   o  publico  que  assistiu  a  estes   filmes   ficara comovidos.

Mas será  que ficariam dessa forma se hoje as  máquinas  passassem a conviver conosco, pelo fato de ver apenas na tele do cinema e nunca pensar que isso pode estar num futuro próximo é  o grande erro humano, pois talvez isso ocorra muito antes do que imaginamos.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 39

 PASSO A PASSO

– Título = Selecione o texto e procure as opções em Formatar, Caractere.Fonte = URW GOTHIC L. Tamanho = 28. Centralizado. Negrito. Aplicar o Efeito de Caixa Alta (Versalete). Cor = azul. Plano de Fundo = Amarelo.

– Texto = Selecione o texto e procure as opções em Formatar, Caractere.Parágrafo feito com o TAB. Justificado. Fonte = Century School Book L. Tamanho = 12. Utilize em: “ Segunda Guerra Mundial” Sublinhado duplo. Utilize em: “ Hollywood” subscrito.Utilize em: “ O Homem Bicentenário” o tachado simples e sublinhado Negrito. Utilize em: “ Inteligência Artificial” a posição sobrescrito. Aplique a cor verde nas palavras “ máquinas” , realce de amarelo e negrito. Para fazer este exercício

utilize o ícone Localizar e Substituir( ).

2) SALVE O TEXTO COM O NOME INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DENTRO DA PASTA COM SEU NOME, EM: PASTA PESSOAL, NOME DO PROFESSOR, SEU NOME.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 40

3. Alterando as combinações de maiúsculas e  minúsculasVocê pode colocar todas as letras de um texto selecionado em maiúsculas ou minúsculas. Para isso, clique no menu Formatar e em Alterar capitulação. Escolha entre maiúscula ou minúscula.

4. Copiando a formataçãoUma vez que um texto esteja com a formatação desejada, você poderá copiar aquela formatação para outro trecho de texto. Para tal:

1. Selecione o texto formatado.

2. Clique no ícone pincel , localizado no centro da barra de ferramentas.

3. Selecione o texto a ser formatado.

Para copiar a formatação para vários textos, clique duas vezes no ícone pincel e selecione os textos a serem formatados.

_

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 41

 EXERCÍCIO 9

1) ABRA O ARQUIVO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E APLIQUE AO PRIMEIRO E TERCEIRO PARÁGRAFOS A CAPITALIZAÇÃO MAIÚSCULA.

PASSO A PASSO

Primeiramente selecione o texto que deseja aplicar a Capitalização Maiúscula. Depois clique em Formatar, Alterar Capitalização, Maiúsculas...

2) COPIE A FORMATAÇÃO DO TÍTULO E APLIQUE AO SEGUNDO E QUINTO PARÁGRAFOS.

PASSO A PASSO

Antes de tudo, selecione o título, clique no ícone Pincel, depois selecione o texto que deseja.

3) SALVE AS ALTERAÇÕES NO DOCUMENTO. UTILIZANDO O ÍCONE SALVAR ( )

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 42

5. Formatando parágrafos

5.1 ­ Formatando parágrafosUm texto tem como principal unidade de referência o parágrafo. No Writer, é considerado parágrafo todo período finalizado por Enter.

Quando você finaliza um parágrafo, o Writer transporta a formatação do parágrafo anterior para o próximo parágrafo, que poderá ser uma linha de texto, um objeto de desenho, um símbolo qualquer, etc.

Para identificar bem esse item, o Writer lhe atribui a marca de parágrafo que possibilitará a sua identificação.

Se quiser visualizar o símbolo na tela, clique sobre o ícone na direita da barra de ferramentas .

5.2 ­ Formas do ponteiro de clique e de digitaçãoQuando você move o cursor em uma área de formatação específica, a forma que ele vai assumir indica qual opção de alinhamento será aplicada quando você clicar duas vezes.

Alinhar à esquerda Alinhar à direita

Centralizar Recuo à esquerda

Quebra automática à esquerda Quebra automática à direita

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 43

5.3 ­ Recuo de parágrafosA régua do Writer pode ser usada para recuar parágrafos. Basta selecionar os parágrafos a serem recuados, clicar na régua e arrastar para a posição desejada.

Você também poderá recuar os parágrafos usando o recuo padrão do Writer. Para isso, clique no ícone

aumentar recuo da barra de ferramentas de formatação. Para voltar o recuo, clique no ícone

diminuir recuo .

5.4 ­ Formatar parágrafoA formatação de parágrafos poderá ser feita de forma mais detalhada, definida por medidas exatas, e ainda contar com uma visualização prévia de como ficará o texto depois de formatado. Para tal, clique no menu Formatar e em Parágrafo. A seguinte caixa de diálogo surgirá:

5.4.1 ­ Recuo e espaçamento

Na guia Recuos e Espaçamentos, você pode definir as seguintes características pra os parágrafos selecionados:

• Recuo - especifica o espaço entre as margens esquerda e direita da página e o parágrafo.

• Espaçamento - cria um espaço antes ou depois de cada parágrafo selecionado.

• Espaçamento de linhas - cria espaços de uma linha para outra de cada parágrafo selecionado.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 44

5.4.2 ­ Alinhamento

Na mesma caixa de diálogo (menu Formatar, Parágrafo), há ainda a guia Alinhamento.

- Esquerda – alinha o texto selecionado à esquerda.

- Direita – alinha o texto selecionado à direita.

- Centro – centraliza o texto selecionado.

- Justificado – alinha o texto tanto à direita quando à esquerda da página.

- Última linha – define o alinhamento para a última linha do parágrafo.

– Texto a texto Alinhamento - opções de alinhamento para caracteres superdimensionados ou subdimensionados em relação ao restante do texto no parágrafo.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 45

 EXERCÍCIO 9

1) DIGITAR O TEXTO ABAIXO.

Soneto do amor extinto

Pior do que lembrar um bom passadoperdido embora, porém bem vivido,é pensar tão-somente o quanto agoraa vida já perdeu todo sentido.

Pior que o sonho antigo e lisonjeiroé o medo do presente assim vaziodaquela boa saudade agora ausentee do desejo que míngua a cada dia.

É tão difícil falar do que não falae emudeceu por trás da própria vida

toda feita penumbra do que cala

sem revolver feridas já fechadassem reabrir as velhas cicatrizes que no lugar de sangue vertem nada.

Adelaide Amorim

PASSO A PASSO

1- Digite o texto sem se preocupar com a formatação. Selecione o Título e aplique a cor Cinza 40%. Ainda com ele selecionado aplique um Recuo para a direita de 1 cm. Deixe com Alinhamento à Esquerda.2 – Selecione a primeira estrofe e aumente o Recuo da Margem Esquerda para 2,5 cm, com Alinhamento à Esquerda.3 - Selecione a segunda e a quarta estrofe e aumente o Recuo da Margem Esquerda para 1,5 cm, com Alinhamento à Esquerda.4 – Selecione a terceira estrofe e diminua o Recuo da Margem Direita para 13 cm, com Alinhamento à Direita.5 – Selecione o Nome da Autora, aplique a cor Marrom, Itálico, tamanho 10, diminua o Recuo a margem direita para 15 cm.6 – Fonte do Texto = Garamond e Tamanho = 12.7 - Fonte do Título = Garamond, Tamanho = 16 e Negrito.8 - Fonte do Nome da Autora = Courier New, Tamanho = 9, Negrito e Itálico.

OBS: Para fazer do número 1 ao 5 utilize ( ) e ( ) na régua horizontal. O primeiro ícone possui um triângulo superior e um inferior, o de cima recua a primeira linha de um parágrafo e clicando em cima do triângulo debaixo moverá o parágrafo inteiro. Já o segundo ícone recua o parágrafo inteiro para a esquerda.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 46

5.4.3 ­ Fluxo de texto

Na mesma caixa de diálogo (menu Formatar, Parágrafo), na guia Fluxo de texto, você pode definir:

5.4.3.1 ­ Hifenização

Especifique as opções de hifenização para os documentos de texto.

• Automaticamente - insere automaticamente hífens em um parágrafo, conforme a necessidade.

• Caracteres no fim da linha - insira o número mínimo de caracteres a serem deixados no fim da linha antes que um hífen seja inserido.

• Caracteres no início da linha - insira o número mínimo de caracteres que devem aparecer no início da linha, após o hífen.

• Nº máximo de hífens consecutivos - insira o número máximo de linhas consecutivas que podem ser hifenizadas.

5.4.3.2 ­ Quebras

Especifique as opções de quebra de página ou coluna. Marque Inserir e, em seguida, selecione o tipo de quebra que você deseja usar.

• Tipo - selecione o tipo de quebra que você deseja inserir: por página ou coluna.

• Posição - selecione onde deseja inserir a quebra.

• Com Estilo de Página - marque essa caixa de seleção para que a primeira página após a quebra tenha outro estilo de página e defina qual será ele.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 47

• Estilo de Página - selecione o estilo de formatação que deseja usar para a primeira página após a quebra.

• Número de página - insira o número que deverá aparecer na primeira página após a quebra. Se desejar usar a numeração de páginas atual, selecione "0".

5.4.3.3 ­ Opções

Especifique as opções de fluxo do texto para parágrafos que aparecem antes e depois da quebra de página.

Colocar imagens de antes e depois de aplicadas as opções abaixo:

• Não dividir parágrafo - move o parágrafo todo para a próxima página ou coluna após a quebra inserida.

• Manter com o próximo parágrafo - mantém juntos o parágrafo atual e o parágrafo seguinte quando uma quebra de página ou de coluna é inserida.

• Controle de linhas órfãs - especifica o número mínimo de linhas de um parágrafo antes de uma quebra de página. Marque esta caixa de seleção e, em seguida, insira um número na caixa Linhas. Se o número de linhas no fim da página for menor do que o valor especificado na caixa Linhas, o parágrafo será movido para a próxima página.

• Controle de linhas viúvas - especifica o número mínimo de linhas de um parágrafo na primeira página após a quebra. Marque esta caixa de seleção e, em seguida, insira um número na caixa Linhas. Se o número de linhas no início da página for menor do que o valor especificado na caixa Linhas, a posição da quebra será ajustada.

5.4.4 ­ Numeração

Na mesma caixa de diálogo (menu Formatar, Parágrafo), na guia Numeração, você pode definir:

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 48

• Estilo de numeração - selecione o estilo de numeração que você deseja aplicar ao parágrafo.

• Numeração - esta seção aparece somente quando você edita as propriedades do parágrafo atual.

• Numeração de linhas - especifique as opções de numeração de linhas. Para adicionar números de linhas ao documento, escolha Ferramentas - Numeração de Linhas.

• Reiniciar neste parágrafo - reinicia a numeração de linhas no parágrafo atual.

• Iniciar com - insira o número a partir do qual a numeração de linhas deve reiniciar.

5.4.5 ­ Tabulações

Na mesma caixa de diálogo (menu Formatar, Parágrafo), a guia Tabulações define a posição de uma parada de tabulação em um parágrafo.

Selecione um tipo de parada de tabulação, insira uma nova medida e, em seguida, clique em Novo.

Se desejar, você também pode especificar as unidades de medida a serem utilizadas para a tabulação (cm para centímetro ou " para polegadas). As tabulações existentes à esquerda da primeira tabulação definida serão removidas.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 49

5.4.6. ­ Capitulares

Em alguns documentos costuma-se aplicar, à letra inicial de um capítulo ou página, um formato destacado. Esse efeito chama-se Letra Capitulada.

Para capitular letras, posicione o cursor ou selecione o parágrafo e, na caixa de diálogo de Formatar parágrafo (menu Formatar, Parágrafo), clique na guia Capitulares:

• Exibir capitulares - aplica as configurações de capitular ao parágrafo selecionado.

• Palavra inteira - exibe a primeira letra da primeira palavra do parágrafo como uma capitular e o restante das letras da palavra como tipo grande.

• Número de caracteres - insira o número de caracteres a serem convertidos em capitulares.

• Linhas - insira o número de linhas pelas quais você deseja estender a capitular a partir da primeira linha do parágrafo. A seleção é limitada entre 2 a 9 linhas.

• Distância do texto - insira a quantidade de espaço a ser deixada entre as capitulares e o restante do texto do parágrafo.

• Texto - insira o texto que você deseja exibir como capitulares, em vez das primeiras letras do parágrafo.

• Estilo do Caractere - selecione o estilo de formatação que você deseja aplicar às capitulares. Para usar o estilo de formatação do parágrafo atual, selecione [Nenhum].

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 50

Exercício 10

1) DIGITE O TEXTO ABAIXO:

Wireless

ireless é uma tecnologia que permite a conexão de dois dispositivos atra­vés de ondas de rádio, sem haver a necessidade do uso de cabos. Diferen­temente das demais áreas de negócio, a tecnologia wireless, também co­

nhecida   como   Wi­fi   (Wireless   Fidelity),   permite   a   criação   de   ondas   de   rádio   em freqüências não licenciadas, dispensando qualquer tipo de licença ou autorização do agente regulador das comunicações para operar.

WBasicamente, são necessários dois itens em uma conexão sem fio: um 

hotspot e um dispositivo com capacidade de comunicação wireless. Hotspot é o pon­to de acesso pelo qual o sinal é transmitido. Atualmente, muitos computadores, prin­cipalmente laptops, já vêm com um sistema de comunicação wireless integrado. Mui­tas casas, escritórios e estabelecimentos comerciais, como shoppings, restaurantes, li­vrarias, etc., possuem suas próprias redes wireless, possibilitando conectar­se à inter­net sem nenhum tipo de cabo, um grande salto em termos de versatilidade e eficiên­cia.

Essas redes, conhecidas como WLANs, possibilitam o acesso à Inter­net em alta velocidade em raios menores que 100 metros, ou seja, áreas relativamente pequenas. Outra solução de conexão nesse sentido é aquela que usa altas freqüências, sendo necessário, nesse caso, uma autorização do órgão competente. Esse tipo de co­nexão,   conhecido por  streaming,   também está   sendo  crescentemente  usado  pelos usuários.

Desta forma, a tecnologia wireless se apresenta como uma alternativa às redes convencionais, possibilitando as mesmas funcionalidades, porém de forma flexível, de fácil configuração e com boa conectividade.

2) FAÇA TABULAÇÃO NO TÍTULO À ESQUERDA DE 6 CENTÍMENTROS.

3) FAÇA TABULAÇÃO TIPO À ESQUERDA NO TEXTO DE 3 CENTÍMETROS PARA O 2º, 3º E 4º PARÁGRAFOS

4) JUSTIFIQUE OS PARÁGRAFOS.

5) TÍTULO - FONTE COURIER, TAMANHO 20, NEGRITO. TEXTO – FONTE UTOPIA, TAMANHO 12.

6) HIFENIZAR O TEXTO.

7) CAPITULAR A PRIMEIRA LETRA “ W” DO TEXTO.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 51

5.4.7. ­ Bordas

O Writer disponibiliza vários recursos para que você possa aplicar bordas ou linhas nas extremidades dos parágrafos ou até mesmo na página toda. É possível ainda mudar a cor de fundo, com ou sem a aplicação da borda, efeito denominado sombreamento.

Para atribuir bordas e/ou sombreamentos, selecione os parágrafos e clique no menu Formatar, em Parágrafo e na guia Bordas. A caixa de diálogo ficará como na figura abaixo:

• Disposição de linhas – defina em quais margens do texto serão aplicadas as bordas.

• Linha – defina a espessura e estilo da borda.

• Espaçamento de conteúdo – especifique a quantidade de espaço que você deseja deixar entre a borda e o conteúdo da seleção.

• Estilo de sombra – escolha se você deseja aplicar sombra na borda e qual o estilo e cor dela.

• Propriedades – mescla o estilo de parágrafo e o de sombra do parágrafo atual com os do parágrafo seguinte.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 52

5.4.8. ­ Plano de fundo

Na caixa de diálogo de Formatar parágrafo, a guia Plano de fundo define a cor que será aplicada ao fundo do texto selecionado.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 53

5.5 ­ Marcadores e numeraçãoAs ferramentas para marcadores e numeração são utilizadas quando se pretende digitar algum tipo de listagem que exija números para identificar os itens, ou marcadores para destacar os parágrafos. Veja os exemplos:

1. Item 1 • Item 1

2. Item 2 • Item 2

3. Item 3 • Item 3

Para criar uma lista numerada ou com marcadores, selecione o(s) parágrafo(s) e clique sobre o ícone:

Para criar uma lista numerada.

Para criar uma lista com marcadores.

5.5.1 ­ Formatando marcadores e numeração

Você pode escolher os tipos de marcadores e numeração, clicando no menu Formatar e em Marcadores e Numeração.... A seguinte caixa de diálogo surgirá:

5.5.1.1. ­ Marcadores 

Você pode escolher um novo marcador, diferente do padrão. São apresentadas oito opções de marcadores para você utilizar.

5.5.1.1 ­ Tipo de numeração

Oferece opções de formatos para listas numeradas ou marcadas por letras do alfabeto.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 54

5.5.1.3 ­ Estrutura de tópicos

Possibilita atribuir uma numeração em vários níveis para textos com itens destacados em tópicos e subtópicos. Mas, para isso, os subtópicos já deverão estar recuados (recue usando o ícone aumentar recuo, visto anteriormente).

5.1.1.4 ­ FigurasDisponibiliza opções de figuras para serem utilizadas como marcadores.

5.1.1.5 ­ PosiçãoDefine a localização e espaçamento do marcador ou numeração em relação ao texto.

5.1.1.6 ­ OpçõesDefine as opções de formatação para as listas numeradas ou com marcadores. Se preferir, você pode aplicar a formatação aos níveis individuais na hierarquia da lista.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 55

EXERCÍCIO 10

1) DIGITE O TEXTO ABAIXO E APLIQUE OS MARCADORES

PRINCIPAIS PEÇAS DE UM COMPUTADOR:✗ Monitor✗ Mouse✗ Teclado✗ Gabinete✗ Estabilizador✗ Impressora✗ Caixas de Som

2) DIGITE O TEXTO ABAIXO E APLIQUE OS MARCADORES

I. CanetaII. LápisIII. BorrachaIV. Caderno

____________________________________________________________________________________

5.6 ­ Modelos e estilos

Modelos são documentos que contêm estilos de formatação específicos, figuras, tabelas, objetos e outras informações. Um modelo é utilizado como base para criar outros documentos. Por exemplo, você pode definir os estilos de parágrafo e caractere em um documento, salvá-lo como um modelo e, em seguida, utilizar este modelo para criar um novo documento com os mesmos estilos.

A menos que você especifique o contrário, todo novo documento de texto do Writer é baseado no modelo "Padrão".

O OpenOffice.org possui um número de modelos predefinidos de estilo e formatação que você pode usar para criar tipos diferentes de documentos de texto.

5.6.1 ­ Estilos e formatação

Estilos são conjuntos de formatações que podem ser aplicados em um texto ou página. Use a janela Estilos e formatação para aplicar, criar, editar, adicionar e remover estilos de formatação.

Para acessá-la:

• clique no menu Formatar e em Estilos e formatação ou

• pressione a tecla F11.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 56

5.6.2 ­ Categorias de estilos

A caixa de diálogo de Estilos e formatação apresenta, na parte de cima, os ícones que representam categorias de estilos a serem aplicado em diferentes partes do documento. Veja a lista de estilos que cada um deles representa:

Estilos de Parágrafo

Use para aplicar a mesma formatação - como fonte, numeração e layout - aos parágrafos do documento.

Estilos de Caractere

Use para aplicar estilos de fontes ao texto selecionado em um parágrafo.

Estilos de Quadro

Use para formatar o layout e a posição dos quadros.

Estilos de Página

Use para determinar layouts de página, incluindo a presença de cabeçalhos e rodapés.

Estilos de listas

Use para formatar caracteres de número e de marcador e para especificar recuos.

Modo de Formato de Preenchimento

Aplica o estilo selecionado ao objeto ou ao texto selecionado no documento. Clique neste ícone e, em seguida, arraste uma seleção no documento para aplicar o estilo. Para sair deste modo, clique no ícone novamente ou pressione a tecla Esc.

Novo estilo a partir da seleção

Cria um novo estilo com base na formatação do parágrafo, da página ou da seleção atual.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 57

Atualizar estilo

Atualiza o estilo selecionado na janela para que corresponda ao estilo da seleção de texto atual.

Carregar estilo

Abre a caixa de diálogo Carregar estilos para importar estilos de outro documento.

5.6.3 ­ Grupos de estilos 

Na parte de baixo da caixa de diálogos Estilos e formatação, há uma lista com grupos de estilos a serem aplicados. Esses grupos funcionam como filtros, através dos quais você pode exibir diferentes tipos de estilo e assim encontrar aquele que você deseja mais facilmente.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 58

Nome Significado

Automático Exibe estilos apropriados ao contexto atual.

Todos os estilos Exibe todos os estilos da categoria de estilo ativa.

Estilos aplicados Exibe os estilos da categoria selecionada que estão aplicados no documento atual.

Estilos personalizados Exibe todos os estilos definidos pelo usuário na categoria de estilo selecionada.

Estilos de caracteres Exibe estilos de formatação para texto.

Estilos de capítulos Exibe estilos de formatação para títulos.

Estilos de listas Exibe estilos de formatação para listas com números ou marcadores.

Estilos de índices Exibe estilos de formatação para índices.

Estilos especiais de regiões

Exibe estilos de formatação para cabeçalhos, rodapés, notas de rodapé, notas de fim, tabelas e legendas.

Estilos HTML Exibe uma lista de estilos para documentos HTML.

Estilos condicionais Exibe os estilos condicionais definidos pelo usuário.

HierárquicoExibe os estilos da categoria selecionada em uma lista hierárquica. Para exibir os estilos de um subnível, clique no sinal de adição (+)ao lado do nome do subnível.

5.6.4 ­ Criando estilos

Para criar um novo estilo, siga os seguintes passos:

1. Abra a caixa de diálogo de Estilo e formatação.

2. Escolha um dos grupos de estilos e selecione o mais semelhante ao que você quer criar.

3. Clique em:

4. Dê um nome para o estilo que deseja criar e clique em OK.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 59

Aquele estilo passará a fazer parte do grupo de estilos anteriormente selecionado. Para modificar as propriedades daquele estilo, clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha Modificar.

Uma caixa de diálogo de formatação, que variará de acordo com o grupo de estilos, irá aparecer na tela para que você possa determinar e alterar as características daquele estilo.

5.6.5 ­ Criando modelos

Você pode criar um modelo para usar como base para criar novos documentos de texto. Para isso, siga os procedimentos:

1. Crie um documento e adicione o conteúdo e os estilos de formatação desejados.

2. Clique no menu Arquivo, em Modelos e em .

3. Na caixa Novo Modelo, digite o nome do novo modelo.

4. Selecione uma categoria de modelo na lista Categorias.

1.Clique em OK.

Para criar um documento baseado no modelo, clique no menu Arquivo, em Novo e então em Modelos e Documentos.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 60

Selecione o modelo e, em seguida, clique em Abrir.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 61

6. Formatando páginas No Writer, você pode ainda configurar a formatação de cada página em particular ou de todas as páginas do documento. Para isso, clique no menu Formatar e em Página.

Nome

Exibe o nome do estilo selecionado. Se você estiver criando ou modificando um estilo personalizado, digite um nome para ele. Você não pode alterar o nome de um estilo predefinido.

Próximo estilo

Selecione um estilo existente para ser seguido como estilo atual no documento. Para estilos de parágrafos, o próximo estilo é aplicado ao parágrafo criado quando você pressiona Enter. Para estilos de páginas, o próximo estilo é aplicado quando uma nova página é criada.

Vinculado com

Selecione um estilo existente no qual deseje basear o novo estilo ou selecione nenhum para definir seu próprio estilo.

Categoria

Exibe a categoria para o estilo atual. Se você estiver criando ou modificando um novo estilo, selecione Estilo personalizado na lista.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 62

6.1 ­ Formatando a páginaFormatar uma ou todas as páginas de um documento é uma das tarefas mais importantes na criação de um documento. Essa guia da caixa de diálogo Estilo de página, permite que você defina e altere diversas características da página:

Formato de papel

Defina o formato do papel e altere, se quiser, sua altura e largura. Você pode escolher também a orientação da impressão, que poderá ser Retrato (horizontal) ou Paisagem (vertical).

Margens

Determine a margem, isto é, distância entre as bordas do papel e onde será iniciada a impressão do texto.

Layout da página

Especifique se aplicará a formatação às páginas ímpares, às páginas pares ou às páginas ímpares e pares que usem o estilo de página atual.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 63

EXERCÍCIO 11

1) DIGITE O TEXTO ABAIXO

CVT

Centro Vocacional Tecnológico

Ponte Nova – MG

2) FORMATE A PÁGINA EM PAISAGEM. CENTRALIZE “ CVT(COR VERDE) E PONTE NOVA-MG(COR LARANJA E NEGRITO)” E AUMENTE SEU TAMANHO PARA 90. CENTRALIZE “ CENTRO VOCACIONAL TECNOLÓGICO” E DEIXE SEU TAMANHO COM 55. FICARÁ PARECIDO COM ESSA FIGURA ABAIXO:

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 64

6.2 ­ Plano de fundoVocê pode modificar a cor do fundo da página do seu documento ou até mesmo colocar uma figura como plano de fundo. Faça isso através da guia Plano de fundo da caixa de diálogo de Estilo de página.

Em Como, escolha se você deseja mudar a cor do plano de fundo ou acrescentar uma figura. O espaço em branco à direita mostrará a cor ou figura que você escolher.

Defina as demais características para o seu plano de fundo e clique em OK.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 65

6.3 ­ Cabeçalhos e rodapésCabeçalho e rodapé são espaços exibidos - no topo da página, no caso do cabeçalho, ou na base da página, no caso do rodapé - aos quais você adiciona texto ou figuras.

Para acrescentar um cabeçalho ou um rodapé a uma página do seu documento, escolha a guia Cabeçalho ou Rodapé na caixa de diálogo Estilo de página.

Os cabeçalhos e rodapés são adicionados ao estilo de página atual. Todas as páginas que usarem o mesmo estilo receberão automaticamente o cabeçalho ou o rodapé que você adicionar. É possível ainda inserir campos - tais como números de páginas e títulos de capítulos - nos cabeçalhos e rodapés de um documento de texto.

Defina suas características e clique em OK.

Aparecerá um espaço no topo e no pé do documento para que você digite ou insira algum elemento no cabeçalho ou rodapé do documento.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 66

6.4 ­ Criação de textos colunadosAté o momento, nossos textos têm sido criados no formato de colunas simples, preenchendo a página de uma margem à outra. Mas podemos formatar o documento, ou apenas alguns parágrafos em duas ou mais colunas, como no formato jornalístico. As colunas poderão ter a mesma largura ou larguras diferenciadas de acordo com a necessidade de cada parágrafo ou documento.

Para criar um texto colunado, selecione o texto desejado e clique no menu Formatar e em Página. Clique na guia Colunas.

Você pode optar por uma das opções predefinidas, ou escolher o número de colunas desejado.

Nas opções de largura e espaçamento observe a possibilidade de formatar a largura de cada uma das colunas definidas, ou optar por colunas da mesma largura. O espaçamento padrão manterá uma distância mínima necessária para que as colunas não fiquem muito próximas. Ainda assim, para colunas muito próximas, recomenda-se o uso de uma linha separadora.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 67

EXERCÍCIO 12

1) DIGITE O TEXTO ABAIXO:

Pen Drive

Pen Drive ou Memória USB Flash Drive é um dispositivo de memória constituído por memória flash, com aspecto semelhante a um isqueiro. Surgiu no ano de 2000, com o objetivo de substituir o disquete, resgatar dados de computadores estragados, realizar backup com mais facilidade, abrigar determinados sistemas e aplicativos mais utilizados.

Quando os modelos de pen drives são encaixados na porta USB do computador, aparecem como um disco removível ou podem aparecer automaticamente como dispositivos removíveis. Para a utilização dos mesmos em sistemas antigos, deve­se instalar um pacote de software denominado device driver para permitir que o sistema o reconheça como disco removível. 

2) CONFIGURE PARA FICAR DESSA FORMA ABAIXO: OU SEJA, NO TEXTO FOI FEITO 3 COLUNAS. E ADICINADO UMA FIGURA DA INTERNET. AO FINAL DO PRIMEIRO PARÁGRAFO.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 68

6.5 ­ Notas de rodapé e notas de fim de páginaNotas de rodapé são um recurso utilizado para se fazer comentários ou explicações sobre termos utilizados no texto.

Para utilizá-los no Impress, posicione o cursor depois da palavra a ser referenciada pela nota e clique no menu Formatar, em Página e na guia Nota de rodapé.

Ou então clique no menu Inserir e em Nota de rodapé.

A exclusão das notas pode ser feita com a simples eliminação do número respectivo ao lado da palavra referenciada. Selecione o número e pressione a tecla Delete.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 69

Atividades sugeridas

Faça as atividades abaixo para fixar e consolidar o que você acabou de aprender. Caso surja alguma dúvida, releia a parte do módulo que trata daquele assunto.

Todas as atividades sugeridas deste curso devem ser feitas em seqüência, pois construirão uma única apresentação, sendo realizadas umas sobre as outras.

1. Abra o arquivo “ OpenOffice.odt” .

2. Atribua ao título “ OpenOffice.org” a fonte Arial com tamanho 20 e cor azul.

3. O restante do texto deve possuir a fonte Times New Roman com tamanho 14.

4. Coloque em negrito todas as ocorrências de “ OpenOffice.org” .

5. Atribua negrito e itálico à sentença “ Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.”

6. Centralize o título.

7. O restante do texto deverá ser justificado com espaçamento entre linhas de 1,5 cm.

8. Selecione o 1º parágrafo e aumente o recuo de todas as linhas à esquerda para 2 cm.

9. Selecione e aumente o recuo somente da primeira linha para 2 cm.

10. Aplique no título o efeito de sombra, sombreamento amarelo e parágrafo centralizado.

11. Utilize letra capitulada no primeiro parágrafo.

12. Formate borda simples superior e inferior para o 1º parágrafo.

13. Trabalhe com a ferramenta Pincel para atribuir os estilos Negrito, Itálico e Sublinhado a outras palavras e termos técnicos do texto.

14. Digite no mesmo documento, como continuação do texto já digitado, o seguinte:

A suite OpenOffice.org é composta pelos seguintes componentes:OOo Writer OOo Calc OOo Draw OOo Base OOo Impress OOo Math OOo Web

15.Insira marcadores para os itens da lista acima.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 70

MÓDULO 4 - PERSONALIZANDO DOCUMENTOS

UTILIZANDO IMAGENS

1. GaleriaO pacote OpenOffice.org vem com uma série de imagens que você pode utilizar em seu documento. Para ter acesso a elas:

• clique no menu Ferramentas e em Gallery ou

• clique no ícone da barra de ferramentas padrão.

Na esquerda da tela, aparecem os temas de imagens disponíveis no programa. Clique nos temas para ver as imagens contidas dentro de cada um deles.

1.1 ­ Criando um novo tema

Para criar um novo tema na galeria do OpenOffice.org, clique no botão e a seguinte caixa de diálogo abrirá:

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 71

Na guia Geral, digite o nome que deseja dar ao seu tema.

Na guia Arquivos, escolha os arquivos que farão parte desse tema.

Um clique em abre uma caixa de diálogos para que você selecione uma pasta que contenha as imagens que você deseja utilizar.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 72

Escolha a pasta e clique em OK. Uma lista com os arquivos da pasta selecionada aparecerá:

Selecione a imagem que você deseja utilizar no seu tema e clique em , ou para que todos os arquivos da lista sejam adicionados ao tema.

2. Inserindo imagem da galeriaClique com o botão direito do mouse na imagem e posicione o ponteiro do mouse sobre Inserir.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 73

A imagem aparecerá na tela com pequenos quadrados verdes que, quando arrastados, mudam e dimensão da figura.

3. Inserindo figuras do arquivoVocê pode inserir, no documento de texto, uma figura que esteja salva no seu computador. Para isso, posicione o cursor onde você deseja inserir a figura e então clique no menu Inserir, em Figura e em Do arquivo.

Selecione a figura que deseja incluir e clique em Abrir.

4. Barra de ferramentas de quadroQuando alguma figura estiver selecionada, a barra de ferramentas de quadro aparecerá na janela do Writer.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 74

Posiciona a figura em uma linha separada do texto.

Dispõe o texto nos quatro cantos da figura.

Coloca a figura por cima do texto.

Alinha a figura à esquerda da página.

Centraliza a figura.

Alinha a imagem à direita da página.

Aplica bordas na figura.

Define o estilo da linha para a borda.

Define a cor da borda.

Permite que você altere entre opções de ancoramento, isto é, de posicionamento fixo da figura que pode ser em relação à página, parágrafo ou texto.

5. Barra de ferramentas de figuraPara editar algumas características de uma figura, clique no menu Exibir, em Barra de ferramentas e na opção Figura.

Abre a janela para inserir figura.

Abre a barra de filtro gráfico. Através dela, você pode aplicar vários efeitos na figura, como envelhecimento, relevo, contraste, etc.

Permite deixar a figura como está (padrão), colocá-la em escalas de cinza, preta e branca ou como marca d´água (a imagem fica clara, para ser utilizada de fundo pra textos e outros objetos).

Abre a janela de cor para que você possa modificar os níveis de cores aplicadas na figura, o brilho, contraste e o gama.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 75

Regula a transparência da imagem.

Inverte horizontalmente a figura.

Inverte verticalmente a figura.

5.1 ­ Propriedades da figuraVocê pode ainda alterar e definir outras propriedades e características para a figura clicando duas vezes sobre ela.

Através dessa caixa de diálogo, você pode redimensioná-la, colocar bordas, cortar parte da figura e outras várias opções.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 76

EXERCÍCIO 13

1) Digite o texto abaixo e insira uma figura e aplique nela Escala de Cinza.

TV Digital

A televisão digital usa uma forma de modulação e compressão digital da imagem para transmiti­la em uma mesma freqüência, com uma superior qualidade de imagem e nitidez.

O Brasil  optou pelo padrão japonês,  depois de uma longa disputa entre  os padrões   americano   e   europeu,   para  ver quem oferecia maiores vantagens. O   início   das   transmissões   da   TV  Digital no Brasil começou no dia 2 de dezembro   de   2007,   apenas   para   a  região   metropolitana   de   São   Paulo. Segundo   o   cronograma   da  implementação da TV Digital,  o sinal chegará   às   cidades   de   Belo  Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília em fevereiro, e em julho alcançará todas as capitais.

A maior desvantagem da TV digital é o seu preço. As televisões com o sistema acoplado terão um   preço   bastante   salgado   para   a   maioria   da   população.   Outra   opção   é   a   compra   de   um conversor, um aparelho que transforma a imagem das TVs analógicas em digital. Em relação ao conversor,   seus   preços   também   estão   significativamente   maiores   do   que   o   esperado   pelo Ministério das Comunicações, no entanto, esse preço tende a cair gradativamente.

PASSO A PASSO

1) Digite o texto

2) Justifique o texto

3) Insira a figura. Menu Ferramentas, Gallery. Escolha Planos de Fundo e escolha um parecido com este aí de cima.

4) Clique com o botão direito em cima da figura e escolha Quebra Automática, Quebra Automática de Página e arraste a figura para o meio do segundo parágrafo.

5) Clique novamente em cima da figura e aparecerá a barra de ferramentas Figura. Se não aparecer clique em Exibir, Barras de Ferramentas, Figura. Continuando: Quando aparecer a barra de ferramentas Figura clique na seta azul para baixo e escolha Escala de Cinza.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 77

6. Barra de ferramentas de desenhoPermite que você enriqueça seu documento e o texto com efeitos e outros elementos. Para acessá-la,

clique sobre o ícone da barra de ferramentas ou clique no menu Exibir, em Barra de ferramentas e então em Desenho.

O primeiro botão volta para o cursor normal caso você esteja utilizando uma ferramenta de desenho.

Permite que você adicione um fontwork ao seu documento, isto é, um objeto de texto criados com efeitos predefinidos ao qual é possível aplicar opções de formatação adicionais.

Permite que você insira uma figura do seu computador no documento.

Ativa e desativa as opções de efeitos 3D a serem aplicados sobre os desenhos.

Para utilizar as demais opções da barra de ferramentas de desenho:

1. Clique sobre o ícone dela.

2. Clique no local do documento onde deseja inseri-la.

3. Arraste o mouse até ela adquirir o tamanho desejado.

4. Solte o botão do mouse.

Desenha uma reta.

Desenha um retângulo preenchido por uma cor.

Desenha uma elipse preenchida por uma cor.

Desenha uma linha a mão livre.

Delimita a área onde aparecerá uma caixa de texto.

Cria uma reta que termina em um quadrado para ser inserido um texto explicativo de algum item. Para transformar o quadrado em círculo, posicione o cursor até ele se transformar em uma mão e clique.

Apresenta opções de formas geométricas.

Apresenta opções de formas de símbolos.

Apresenta opções de setas largas.

Apresenta opções de elementos gráficos de fluxogramas.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 78

Apresenta opções de balões de textos explicativos.

Apresenta opções de desenhos de estrelas.

Permite que você altere a forma do objeto selecionado.

6.1 - Edição dos elementos de desenho

Após inserir um elemento gráfico ou desenho no seu documento, você pode querer alterar propriedades dele como a cor de fundo, espessura da linha, aplicar sombras, etc. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha entre as opções:

6.1.1 ­ Linha

Permite alterar as propriedades da linha ao redor do desenho. Você pode alterar sua espessura, forma, estilo, cor, transparência, etc.

6.1.2 ­ Área

Opções de cor, transparência, sombra e preenchimento com gradientes, imagens ou padrões para a área do desenho.

6.1.3 ­ Texto

Se o desenho tiver algum texto nele, oferece opções de alinhamento, localização e efeitos para ele.

6.1.4 ­ Posição e tamanho

Você pode alterar o tamanho, a orientação, a posição e a ancoração do desenho.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 79

6.1.5 ­ Organizar

Enviar o desenho para frente ou para trás dos outros elementos do documento.

6.1.6 ­ Alinhamento

Esquerda, direita, centralizado e justificado.

6.1.7 ­ Quebra automática

A postura que o desenho vai tomar em relação ao texto ao seu redor.

6.1.8 ­ Ancorar

Vincular o desenho a localização de algum elemento do documento.

6.1.9 ­ Legenda

Permite que você acrescente uma legenda ao desenho.

6.1.10 ­ Agrupar

Agrupa os objetos selecionados de forma que passarão a ser tratados com um só objeto.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 80

EXERCÍCIO 14

1) Faça o seguinte desenho abaixo utilizando a barra de Desenhos.

OBS: Se a barra não estiver sendo exibida clique no menu Exibir, Barras de Ferramentas, Desenho.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 81

CVT – Centro Vocacional Tecnológico

Olá Lua, como vai?

Vou bem, Obrigada!

7. Inserindo um FontworkVocê pode adicionar um efeito especial ao texto usando o recurso Fontwork. Para acessar esse recurso, clique no menu Exibir, em Barra de ferramentas e em Fontwork.

Clique no primeiro ícone para acessar a galeria de Fontworks.

Selecione a forma como deseja que o texto seja apresentado e clique em OK. Em seguida, clique duas vezes sobre o fontwork para poder editar o texto.

Digite o texto e clique novamente sobre o fontwork.

Os pequenos quadrados azuis representam as extremidades do fontwork e servem para que você possa redimensioná-lo arrastando-os.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 82

A barra de ferramentas de fontwork apresenta ainda outras opções:

Define a forma do fontwork.

Alterna a altura das letras do fontwork.

Define o alinhamento do fontwork em relação à página.

Define o espaçamento entre os caracteres do fontwork.

Se o fontwork que você escolher for uma figura em 3D, a barra de ferramentas de configurações 3D  também irá  abrir.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 83

EXERCÍCIO 15

1) FAÇA O DESENHO ABAIXO UTILIZANDO O FONTWORK.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 84

 8. Trabalhando com tabelas As tabelas permitem organizar colunas de números e texto em um documento.

Para o trabalho com tabelas, o Writer dispõe de um menu exclusivo para essa função. Você pode optar por inserir uma tabela ou desenhar as linhas e colunas da forma que preferir.

8.1 ­ Inserindo tabelasPara inserir uma tabela, clique no menu Tabela, em Inserir e em Tabela.

Especifique um nome para a tabela. Isso ajudará na hora em que você for utilizar o navegador para achá-la. Determine ainda a quantidade de colunas e linhas e os ajustes automáticos a serem utilizados e clique em OK.

Outra maneira de inserir a tabela é através do ícone Inserir tabela da barra de ferramentas padrão. Arraste o mouse para definir o número de colunas e linhas.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 85

8.2 ­ Desenhando tabelasA barra de ferramentas de tabelas dispõe de botões que permitem a criação de tabelas desenhando cores e espessuras de linhas.

Clique no menu Exibir, em Barra de ferramentas e em Tabela para que a barra de ferramentas de tabelas seja exibida na tela.

Você poderá criar e apagar tabelas; escolher o estilo, a espessura e a cor da linha; definir as bordas e sombreamentos; alinhar o texto, as colunas e as linhas da tabela; etc.

8.3 ­ Manipulando a tabelaA manipulação da tabela poderá ser efetuada utilizando as seguintes teclas:

Tecla Função

Tab Próxima célula.

Shift e Tab Célula anterior.

Setas de movimentação Células adjacentes.

Enter Novo parágrafo dentro da célula.

Ctrl + Tab Insere uma tabulação padrão.

Para selecionar partes da tabela, você deve:

• Linha(s) - posicione o mouse à esquerda da linha a ser selecionada e, quando o ponteiro mudar de formato, clique. Arraste para mais linhas.

• Coluna(s) - posicione o ponteiro do mouse na parte superior da coluna e, quando o ponteiro mudar de formato, clique. Arraste para mais colunas.

8.4 ­ Inserindo linhas e colunasSelecione o local e o conteúdo de linhas ou colunas a serem inseridas e clique no menu Tabelas e em Inserir. Selecione o elemento a ser inserido (linhas, colunas ou tabela) que será disponibilizado conforme a seleção aplicada.

Para adicionar uma linha no final de uma tabela, você pode ainda posicionar o cursor na última célula da tabela e, pressione a tecla Tab.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 86

8.5 ­ Excluindo linhas, colunas e a tabelaSelecione o local e conteúdo das linhas ou colunas a serem excluídas, clique no menu Tabelas e em Excluir. Escolha se você quer excluir a tabela, colunas ou linhas.

8.6 ­ Formatando a tabelaA formatação de uma tabela pode ser efetuada utilizando os comandos já apresentados para formatação de texto. Lembrando que, para o Writer, cada célula é considerada como um parágrafo.

Você pode ainda clicar no menu Tabela em Propriedades da Tabela...

- Guia tabela - determine o nome da tabela, a largura, o espaçamento e o alinhamento. Você pode ainda alterar as bordas e o sombreamento da tabela.

- Guia fluxo de texto - determine como será a relação entre a quebra do texto e a tabela.

- Guia colunas - especifique a largura das colunas.

- Guia bordas – permite que você acrescente e especifique bordas e sombreamentos para a tabela.

- Plano de fundo – permite que você coloque uma cor ou figura como plano de fundo para uma célula ou para toda a tabela.

8.7 ­ Autoformatação da tabelaPara formatar a tabela automaticamente, clique Tabela e em AutoFormatar. A caixa de diálogo surgirá:

Escolha um dos formatos da lista. Clicando sobre cada um deles, aparece um exemplo.

A mesma caixa de diálogo pode ser obtida com um clique sobre o ícone da barra de ferramentas de tabela.

8.8 ­ FórmulaVocê pode utilizar alguns recursos do Calc nas suas tabelas do Writer. Por exemplo, clique no menu Tabela e em Fórmulas. A barra de fórmulas do Calc aparecerá na tela do Writer.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 87

EXERCÍCIO 16

1) FAÇA UMA NOTA FISCAL COMO ABAIXO:

RM ÓTICA LTDA.Fone: (41) 3257-9117

Rua Nicarágua, 647 – Bacacheri – CEP 82510-170 – Curitiba - ParanáCNPJ : 08.270.160/0001-62 Inscr. Est. 903.85973-34

NOTA FISCAL DE VENDA AO CONSUMIDOR

Data ________ de ____________________________ de ____________

Nome: _____________________________________________________

End: _______________________________________________________Quant. Discriminação de Mercadorias Preço Unit. TOTAL

Não vale como reciboR. Aviador Vicente Wolski, 363 – Ctba. – PR TOTAL R$

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 88

9. HyperlinksAtualmente existe uma crescente relação entre os aplicativos de uso comum e a Internet. A cada dia, as ferramentas desenvolvidas para computadores ficam mais próximas e integradas a ela.

O Writer possui várias dessas ferramentas que proporcionam a comunicação e transferência de informações entre computadores.

9.1 ­ HyperlinkVocê pode enriquecer seu documento inserindo hyperlinks para outros itens. O hyperlink é um elemento no qual você clica para pular para outro local, podendo este ser no mesmo documento ou para outros arquivos.

O destino dos pulos do hyperlink pode estar em seu disco rígido, na intranet de sua empresa ou na Internet.

Um hyperlink é representado por uma imagem "sensível" ou texto de exibição que freqüentemente é azul e sublinhada.

9.2 ­ Inserindo um hyperlinkSelecione o texto ou objeto de desenho que você deseja utilizar como hyperlink e:

• clique no menu Inserir e em Hiperlink ou

• clique no ícone da barra de ferramentas padrão .

A caixa de diálogo surgirá:

Digite as informações de acordo e clique em Aplicar.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 89

EXERCÍCIO 17

1) FAÇA O CERTIFICADO DE GARANTIA ABAIXO:

CERTIFICADO DE GARANTIA

A PC HOUSE LTDA-ME garante o(s) equipamento(s) descrito(s) na Nota em anexo, pelo prazo discriminado abaixo, a partir da data da aquisição, contra defeitos de fábrica (matéria prima) que impeçam o funcionamento dentro das características especificadas para o(s) mesmo(s).

Durante o período de garantia, PC HOUSE LTDA-ME, providenciará o reparo ou a troca, sem nenhum ônus para o comprador do(s) equipamento(s) ou componentes que provem estar defeituosos.

As condições abaixo acarretarão a PERDA INTEGRAL DE SUA GARANTIA:a) Se o equipamento foi danificado por acidentes, quedas, raios, incêndios, inundações, roubo,

ligação à tensão incorreta, mau uso ou aplicação indevida;b) Violação de selo(s) e ou etiqueta(s) do (s) componente (s);c) Se o equipamento foi reparado ou sofreu modificações por serviços não autorizados pela PC

HOUSE LTDA-ME.

EQUIPAMENTOS: GARANTIA

GABINETE (FONTE) 12 MESESMONITOR 12 MESESIMPRESSORA 12 MESESDRIVE CD ROM, DRIVE 3.1/2, GRAVADORAS E DRIVES DE DVD 12 MESESCOOLER (DO PROCESSADOR E DA FONTE) 03 MESESEQUIPAMENTOS USADOS 03 MESES

PC HOUSE LTDA-MERua Rodrigo Valadares 22, lojas 01/02 – Valença – Rio de Janeiro CNPJ: 08.140.618/0001-04CEP 37894-207 Fone: (22) 5689-5623

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 90

PC HOUSE

Atividades sugeridas

Faça as atividades abaixo para fixar e consolidar o que você acabou de aprender. Caso surja alguma dúvida, releia a parte do módulo que trata daquele assunto.

Todas as atividades sugeridas deste curso devem ser feitas em seqüência, pois construirão uma única apresentação, sendo realizadas umas sobre as outras.

1. Digitar o cabeçalho (Curso do Writer) e o rodapé com data, número de páginas e hora.

2. Criar nota de rodapé para a palavra “ código aberto” com a referência:

O software chamado Open source, ou em português código aberto, é um tipo de software cujo código fonte é público. O software de código aberto respeita as 4 liberdades definidas pela Free Software Foundation, porém, não estabelece certas restrições como as contidas na GPL. É advogado pela Iniciativa do Código Aberto (Open Source Initiative).

3.Formate o texto em duas colunas.

3.Insira uma figura no centro como marca d’ água.

3.Insira um link no texto “ Wikipédia, a enciclopédia livre” ligando-o ao endereço de internet: http://pt.wikipedia.org/

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 91

MÓDULO 5 - FINALIZANDO O TRABALHO

1. Exportando como PDFAcrobat PDF é um padrão de arquivos usado mundialmente (principalmente na internet) que funciona como um tipo de impressão digital onde você visualiza, imprime, seleciona e faz buscas em um arquivo com se fosse um original impresso, sem a necessidade de ter o programa que gerou o arquivo.

Para visualizar um arquivo PDF, basta ter um leitor instalado no seu computador. Hoje em dia, os computadores já vêm com o Adobe Acrobat Reader, que cumpre essa função, instalado. Mas caso você não o tenha, pode baixá-lo gratuitamente pela internet.

Através do OpenOffice.org, você pode exportar arquivos para o formato PDF com apenas um clique no ícone da barra de ferramentas ou clicando no menu Arquivo e em Exportar como PDF.

A janela de Exportar abrirá para você escolher um nome para o arquivo PDF e o local onde pretende salvá-lo.

Assim fica fácil criar arquivos para leitura sem precisar utilizar conversores, como acontece com outros programas do gênero.

2. Exportando para o WordO OpenOffice.org Writer e o Microsoft Office Word têm vários pontos em comum. As interfaces e comandos dos programas são muito similares, permitindo que o usuário de um consiga trabalhar no outro sem maiores dificuldades.

Veja, por exemplo, as telas de um e outro programa:

E veja como as respectivas barras de ferramentas são parecidas:

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 92

Através do Writer, você pode abrir, visualizar e até mesmo criar e editar nos formatos do Word. O inverso não acontece.

O Word não é capaz de lidar com os documentos nos formatos do Writer. Mas, quando você precisar que um documento do Writer possa ser lido pelo Word, siga os seguintes procedimentos:

1. No Writer, abra o documento.

2. Clique no menu Arquivo e em Salvar como.

3. No campo Salvar como tipo, escolha um formato que seja do Word.

4.Clique em Salvar.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 93

3. Conversão em massaPara converter vários arquivos de uma vez, clique no menu Arquivo, em Assistentes e em Conversor de documentos e siga os passos que o assistente te indicar.

O processo de conversão de arquivos pode demorar muito. Portanto, reflita bastante sobre a real necessidade dele.

4. WordArt e FontWorkO FontWork é o equivalente do Writer ao WordArt do Word.

No entanto, quando um arquivo do Word é aberto pelo Writer, o WordArt é exibido como um gráfico e deixa de poder ser editado. A mesma coisa acontece quando um arquivo criado no Writer, mesmo que devidamente convertido, é aberto no Word.

5. Espaçamentos de fontesGeralmente, o espaçamento entre caracteres no Word é menor do que no Writer, fazendo com que, no Word, cada linha do texto tenha mais caracteres. O espaçamento entre linhas também pode ser um pouco diferente. Portanto, as quebras de páginas podem ficar em lugares ligeiramente diferentes.

6. Diferenças em tabelasO Writer não permite que uma linha de uma tabela seja dividida entre páginas, ao contrário do Word.

Outra diferença é que no Writer não há alinhamento vertical de texto em uma coluna.

Portanto, não há problema em importar arquivos com tabelas do Word para o Writer e vice-versa, mas essas tabelas não devem conter alinhamento vertical ou linhas maiores que uma página.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 94

7. Recomendações Alguns problemas de formatação que poderiam surgir nesse intercâmbio de arquivos entre o Word e o Writer podem ser evitados simplesmente através de práticas de bom processamento e digitação de textos, como:

• Utilize estilos de parágrafos e caracteres ao invés de formatação direta.

• Use as fontes de uso mais comum.

• Evite utilizar as teclas de espaço e tabulação múltiplas vezes para alinhar textos, prefira o uso de tabelas para essa função.

• Uso as propriedades de fluxo de texto e quebra de página, ao invés de realizar quebras de página manuais

8. Imprimindo

8.1 - Visualizando a impressãoÉ possível saber como sua impressão do documento vai ficar antes mesmo de imprimi-lo. Para tal, basta:

• clicar no menu Arquivo e em Visualizar página ou

• clicar no ícone da barra de ferramentas padrão

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 95

Nesse modo de visualização, a área de trabalho apresenta uma barra de ferramentas própria.

Volta para a página anterior.

Vai para a próxima página.

Volta para a primeira página do documento.

Vai para a última página do documento.

Mostra duas páginas de cada vez.

Mostra quantas páginas você determinar de cada vez, reduzindo o tamanho das páginas para que se possa ter uma visão geral do documento.

Aumenta a visualização da página.

Controla o percentual de visualização, possibilitando reduzir ou ampliar as páginas.

Diminui a visualização da página.

Exibe a página em tela inteira (ocultando botões e barras de ferramentas).

Imprime a página exatamente como você está vendo.

Abre uma caixa de diálogo onde você pode configurar as opções de impressão.

Fecha o modo de visualização, retornando à área de trabalho.

8.2 ­ Imprimindo o documentoApós verificar se o arquivo está pronto para a impressão, você já poderá imprimir seu documento. Para isso, você pode:

• clicar no menu Arquivo e em Imprimir ou

• teclar Ctrl e P ao mesmo tempo.

A seguinte caixa de diálogo surgirá:

39

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 96

Verifique primeiro se a impressora que está conectada no seu computador é a mesma que está configurada. Depois, defina:

8.2.1 ­ Intervalo de impressão

Oferece opções para imprimir todas as páginas do documento, somente os parágrafos que estão selecionados ou especificar quais as páginas que deverão ser impressas.

8.2.2 ­ Cópias

Determina o número de cópias.

Você pode ainda especificar outras opções em . As opções aí contidas vão depender da impressora que você estiver utilizando.

Direitos reservados. É proibida a cópia não autorizada deste material. 97